xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/04/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 abril 2013

Ministério Público Federal denuncia fraude no Bolsa Família


O Ministério Público Federal em Santo Ângelo (RS) ajuizou 18 denúncias pelo crime de estelionato contra entidade de direito público tendo como objeto fraudes na obtenção do benefício Bolsa Família. Os 18 denunciados eram funcionários da Prefeitura de Ijuí.

O procedimento foi instaurado pelo Ministério Público Federal em razão de notícia veiculada em jornal da cidade de Ijuí, de que um grande número de funcionários da prefeitura daquela cidade estariam cadastrados e recebendo, em tese indevidamente, valores do Programa Bolsa Família. Colhidas as informações preliminares e confirmada a veracidade da notícia, foi determinada a instauração de inquérito policial para investigar as eventuais fraudes e seus responsáveis.

Concluído o inquérito, no qual foram investigados mais de 30 beneficiários do Bolsa Família, o Ministério Público Federal encaminhou as denúncias para a Justiça Federal em Santo Ângelo. Além da condenação dos responsáveis, o MPF/RS busca na Justiça a devolução aos cofres públicos dos valores indevidamente recebidos, cerca de R$ 30 mil.

O procurador da República Osmar Veronese salienta que as prefeituras, que são as responsáveis pelo cadastro das famílias de baixa renda (consideradas em situação de pobreza, hoje com renda per capita de até R$ 140 mensais) e/ou que se enquadrem no sistema de condicionalidades estabelecido no programa, devem ter cuidado ao fazer este cadastramento.

Fonte: Ministério Público Federal


EUA impedem entrada de filha de Raul Castro no país para receber prêmio


Mariela Castro tem promovido campanhas de conscientização como defensora dos direitos dos homossexuais

A filha do presidente de Cuba, Raúl Castro, não poderá visitar a Filadélfia nesta semana para receber um prêmio por sua atuação na defesa dos direitos homossexuais, porque as autoridades dos Estados Unidos negaram a concessão de um visto para ela. Mariela Castro, que é diretora do Centro Nacional de Educação Sexual de Cuba, participaria de um evento promovido pelo Fórum Igualdade.

Como defensora dos direitos dos homossexuais, Mariela tem promovido campanhas de conscientização, treinado policiais e negociado com parlamentares para a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo em Cuba.

Na última quinta-feira (25) ela estava em Nova York participando de um evento da Organização das Nações Unidas (ONU). Normalmente o Departamento de Estado dos EUA impede os diplomatas cubanos de viajarem para locais distantes mais de 25 milhas (cerca de 40,2 quilômetros) de Manhattan. As informações são da Associated Press.
 
Estadão Conteúdo


´Mestres do Sabor´ promove delícias da culinária do Cariri


Crato. Valorizar os sabores dos frutos e outros alimentos presentes na região do Cariri e dar novos significados a eles em receitas variadas. Esses são os objetivos apresentados pela Secretaria de Cultura do Crato, através do Núcleo de Gastronomia, através da realização do projeto Mestres do Sabor. No momento, estão sendo catalogadas as pessoas que detêm conhecimentos notórios na área.

Tia Nuta , que elabora geleias de macaúba, acredita que o Mestres do Sabor vai valorizar os seus doces, a memória dos sabores e obter lucros FOTO: YACANÃ NEPONUCENA - A proposta será a de capacitá-las e inseri-las formalmente no mercado de trabalho. Atualmente, a maioria das produções de alimentos compostos de produtos nativos é artesanal. A atividade é fonte de renda para diversas famílias na região. A partir das descobertas e experiências, a ação pretende equilibrar os ingredientes e sabores característicos da cultura alimentar do povo nordestino.

Para compor as novas receitas, os Mestres do Sabor estão utilizando os frutos, sementes e hortaliças que são cultivadas na região, como a manga, o jatobá, jenipapo e cajarana. Todos ainda são pouco comercializados nos supermercados e feiras livres. O projeto surgiu após a observação do desaparecimento no mercado de alimentos tradicionais da região Nordeste, como a mangaba, macaúba, pequi e umbu. Segundo a coordenadora do Núcleo de Gastronomia, Soraya Piancó, a preocupação é com o resgate das atividades extrativistas e com os valores nutricionais que estão sendo perdidos ou desperdiçados pelos consumidores, devido Às mudanças dos hábitos alimentares. "É importante que a gente disponibilize produtos diferenciados, que agradem ao público consumidor. Temos muitos alimentos ricos em nutrientes e que não estão sendo aproveitados. Alguns já estão até em risco de extinção. Queremos valorizar essas riquezas", revela.

Poupa

A geleia de macaúba contém alto valor energético, indicada para as pessoas que apresentam dificuldade na visão ou doenças como raquitismo e osteoporose. Entre os alimentos já elaborados pelo projeto Mestres do Sabor, o destaque é para a pasta de pequi, feita da poupa da fruta nativa do cerrado brasileiro e presente na Chapada do Araripe. A receita caseira auxilia na escassez do sabor, em períodos de baixa estação. A produção do patê é feita manualmente e a ele é adicionado somente sal. Outro item que está conquistando o paladar dos consumidores é a geleia de macaúba. Ela também é elaborada somente com a poupa do fruto, açúcar e água. No Cariri, diferentemente de outras regiões do País, onde estudos revelam a macaúba como a nova aposta para alavancar a produção de biodiesel no Brasil e onde ela é economicamente representativa, parte da produção é destinada apenas à alimentação de animais e a outra apodrece. Ainda não há uma colheita direcionada para outros fins. Poucos extrativistas investem na produção do óleo da amêndoa.
Segundo Soraya Piancó, a geleia de macaúba contém altos níveis de ômega 3, vitamina A, proteína e além de possuir um alto valor energético, ela é indicada para as pessoas que apresentam dificuldade na visão ou doenças como raquitismo, osteoporose, artrite e artrose. Através do conhecimento notório do "Mestres do Sabor" sobre a culinária regional, que muitas vezes é repassado entre as gerações, o projeto propõe buscar novas possibilidades de transformar os frutos da região em outras formas de alimentos, a exemplo das farinhas, geleias, doces e sucos. Com o apoio dos cozinheiros, a ação tenta resgatar a identidade da culinária local. Agora, as pesquisas sobre os alimentos estão sendo feitas nos bairros, sítios e distritos do Crato. Em apenas dois meses, seis fontes de sabedoria já foram identificadas, entre elas está Maria de Jesus Guedes dos Santos, conhecida popularmente como Tia Nuta, que reside no Sítio Engenho da Serra, no distrito de Santa Fé. Lá, há mais de dez anos, ela mantém a tradição familiar de produzir doces dos mais variados sabores, como os de oliveira, jatobá e jaca. Com a ajuda das filhas, a agricultora revende seus produtos em algumas feiras direcionadas ao incremento negócios do homem do campo.

Tia Nuta conta que acredita que o Mestres do Sabor valorizará os seus doces e a memória dos sabores. Ela espera obter lucros. "Fiquei muito feliz porque outras pessoas vão poder conhecer meus doces. Faço tudo com muito amor e quero ser reconhecida por isso, além de poder ganhar um dinheirinho extra", revela. Através de oficinas inovadoras que envolverão as pessoas que preparam os alimentos e empresários do setor alimentício, a Secretaria de Cultura espera capacitar tecnicamente os participantes para que eles possam apresentar novas possibilidades de receitas.

Mais informações

Secretaria de Cultura do Crato
Nucleo de Gastronomia
Endereço: Rua Theospito
Abath S/N
Centro-Crato
Telefone: (88)3523-2365

YACANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste


Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No centro do Crato




Temos a satisfação de apresentar o nosso mais novo anunciante, a cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


O novo "point" da cidade... 



DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

Sesc realiza virada literária no Crato e exibe filme "A Conversação"


Na próxima terça-feira (30), o Sesc realiza o Sarauversário do Lume, em comemoração aos cinco anos do projeto literário “Lume – Ciclo de Leituras”. A programação acontece das 19h, da terça-feira, às 7h da quarta-feira (1), com uma virada literária na Galeria da Unidade. Entrada gratuita. A iniciativa, destinada à comunidade em geral, propõe uma leitura na íntegra da obra “A metamorfose”, de Franz Kafka, além do momento “Amigo poético secreto”, onde os participantes farão a leitura de poesias levadas pelos mesmos.

Sobre o projeto
Iniciado em 2008 em uma das salas do curso de Letras da Universidade Regional do Cariri (URCA), o “Lume – Ciclo de Leituras” tem por objetivo divulgar textos da cultura geral, artística, científica, política e humanística. Um ano após a sua criação, o projeto migrou para a Biblioteca da Unidade Crato do Sesc, onde permanece até hoje. Os encontros acontecem todas as terças-feiras, das 19h às 21h, de forma gratuita. Dentre as leituras realizadas estão quadrinhos, músicas, poesias e cartas.
SERVIÇO

Sarauversário do Lume - (Uma virada literária)
5 anos do Projeto“Lume – Ciclo de Leituras”
Local: Galeria da Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Data: 30/4
Horário: 19h às 7h
Informações: (88) 3523.4444

Sesc exibe “A conversação” no Crato

Com o objetivo de difundir a linguagem cinematográfica e proporcionar o entretenimento de forma gratuita, o Sesc realiza, na segunda-feira (29), mais uma edição do projeto Cinemarana, na Unidade Crato. A sessão acontece às 19 horas, com o filme “Muito mais que um crime”. Com direção de Francis Ford Coppola, o filme conta a história de Harry Caul (Gene Hackman), um especialista em escutas que tem como objetivo roubar segredos industriais. Ele se vê envolvido em uma complexa trama que põe em xeque suas concepções morais e o faz passar de perseguidor a perseguido. A classificação indicativa é de 14 anos.

SERVIÇO
Cinemarana – A conversação
Local: Unidade Crato do Sesc (Rua André Cartaxo, 443)
Data: 29/4
Horário: 19h
Informações: (88) 3523.4444


Secretaria de Cultura do Crato quer reconstruir o Teatro Salviano Saraiva


Por falta de instalações adequadas, segurança, iluminação especifica, tratamento acústico, sistema de refrigeração, saída de emergência, infiltrações nas paredes e outras deficiências, o Teatro Salviano Arraes Saraiva, em Crato, foi interditado pela Secretaria Municipal de Cultura. A secretária Dane de Jade não considera ali um teatro, apenas um auditório e um palco que precisam ser requalificados e que todo o espaço seja adequado dentro dos padrões exigidos a serviço das artes cênicas. Ela convidou o arquiteto cênico, Robson George, da Fundação Nacional das Artes para um parecer técnico e saber se é possível reconstruir o espaço e transformá-lo num teatro com toda infraestrutura necessária. Para a secretária, um teatro vai alem da platéia e do palco. Ele tem que ter salas, passagens, vãos e áreas espaçosas e que tudo isso fique escondido dos olhos do publico onde os funcionários, atores e equipes técnicas possam se locomover de um lado para o outro sem serem vistos. Dane de Jade acha que, para transformar o auditório Salviano Arraes em um teatro, vai ser um grande desafio porque os espaços disponíveis são pequenos e cheios de obstáculos que, para superá-los, talvez precise mexer na estrutura do prédio. A secretária explicou ainda que, a partir do parecer do arquiteto, a secretaria começará a elaborar o projeto, planejar os investimentos e saber onde buscar os recursos.

O arquiteto cênico, Robson George não adiantou muita coisa sobre o que viu, mas garantiu que em 60 dias seu relatório estará pronto. Disse que as limitações do prédio e do local vão lhe obrigar a buscar uma maneira simples que possa facilitar a adequação, adotando uma mudança de formato sem fugir daquilo que manda a Associação de Normas Técnicas Brasileiras (ABNT). Admitiu a possibilidade de diminuir o espaço da platéia, reduzindo um numero de acentos que hoje é de 198 poltronas.  Quanto a acessibilidade é quase impossível implantá-la dentro das exigências atuais por falta de áreas suficientes, disse o arquiteto. Por outro lado, Eric Seabra, diretor do museu J. de Figueiredo Filho e que tem 20 anos de experiência em teatro, acha que as mudanças pretendidas não são tão complicadas como se imagina e sugeriu a inversão de locais entre o palco e a platéia, um projeto acústico nas paredes internas do prédio, ficando a entrada principal ao interior do teatro pela Rua José Carvalho. No espaço onde hoje funciona a entrada principal ficariam os camarins, copa e salas. Para ele, a mudança economizaria espaços e daria mais visibilidade. O único prejuízo, segundo ele, seria a diminuição do mezanino, porem nada impossível diante de uma boa analise de um engenheiro, explicou Seabra.

No prédio onde é hoje o Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva funcionou o Cine Moderno, uma das cinco salas de exibição cinematográfica que o Crato tinha nos tempos românticos do cinema no Cariri. Com a sua desativação o imóvel foi adquirido pela prefeitura com o objetivo de construir no local um teatro municipal. A obra foi feita, porem muito longe dos ideais concebidos por aquilo que podemos chamar de teatro, semelhantemente a outros equipamentos culturais sem qualidade no município, disse a secretária de cultura, Dane de Jade.

Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Prefeito lança o projeto “Crato em Ação”, com atendimentos no distrito de Ponta da Serra

      
Com centenas de atendimentos realizados à população, foi lançado no último sábado, no distrito de Ponta da Serra, em Crato, o projeto ‘Crato em Ação’, coordenado pela primeira-dama do Crato, Gil Mattos. O Projeto contou com serviços de diversos setores da administração municipal. O lançamento oficial aconteceu com a presença do prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, que saudou os moradores do distrito. Ele esteve acompanhado do vice-prefeito, Raimundo Bezerra Filho, e do secretariado.

O projeto, que será levado aos bairros, distritos e zona rural da cidade, com um calendário a ser desenvolvido pela coordenação, teve uma boa receptividade dos moradores, que tiveram a oportunidade de ter atendimentos nas áreas da saúde, educação, ação social, emissão de documentos, além de lazer e cultura. Os atendimentos à população foram feitos na praça central, Posto de Saúde da Família (PSF) e Escola Municipal, com emissão de documentos, consultas médicas, oficinas e cadastramento do Bolsa Família, que estiveram entre os serviços mais procurados, com um número significativo de atendimentos.

O prefeito Ronaldo destacou a importância da inclusão social e o crescimento da comunidade. “É gratificante poder escutar a população, na medida do possível, atender as pessoas com bons serviços”, ressaltou o gestor. Ele participou diretamente do atendimento à população.

Segundo a primeira-dama, Gil Mattos, coordenadora do evento, o projeto tem a finalidade de beneficiar milhares de pessoas do Município, com a atuação de todas as secretarias da Prefeitura Municipal do Crato, interagindo com a realidade da localidade oferecendo alguns serviços.

Os moradores da Ponta da Serra tiveram acesso a cortes o cabelo, oficinas de gastronomia, orientação nas áreas de saúde, como prevenção à dengue, higiene bucal, triagem de cataratas, prevenção ginecológica, teste de glicemia e diabetes. Também houve palestra educativa direcionada ao público masculino, atendimento odontológico e ultrassom para gestantes.

A dona-de-casa, Maria da Silva Moura, 59 anos, aproveitou vários serviços, durante a primeira edição do ‘Crato em Ação’. Fez desde os teste de glicemia, cadastramento do Bolsa Família. Entusiasmada, ela disse que nunca tinha visto tantos médicos atendendo em sua comunidade, além de usufruir dos cortes de cabelos e atendimento dentário.

PMC


HAPPY STORE - CONFECÇÕES


HAPPY STORE CONFECÇÕES

Produtos de qualidade, com bons preços e uma empresa genuinamente cratense !





Preço, qualidade, variedade


Os proprietários: Vera Veloso e Franzé Brito


As melhores marcas, os melhores preços.



Anuncie no Blog do Crato
A MAIOR VITRINE DO INTERIOR DO CEARÁ - 212.000 Acessos por mês
Entre em contato pelo e-mail:  blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30