xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/04/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 abril 2013

Em Crato, padre Airton Freire visita o Alto da Penha


  
Padre Airton Freire

Último sábado, 27 de abril. A tarde estava nublada.
  
A notícia da vinda do padre Airton Freire, à capela do bairro Alto da Penha, em Crato, levou grande número de pessoas ao pequenino templo. Esses fiéis foram participar da recitação do Terço da Divina Misericórdia. Trata-se de uma oração revelada numa aparição de Jesus Cristo à freira polonesa, Santa Faustina. Oração destinada a aplacar a ira de Deus sobre a humanidade pecadora, que traz, ainda, as bênçãos da misericórdia divina sobre os que a rezam.

   Padre Airton chegou pontualmente às três horas da tarde e ficou ajoelhado à entrada da humilde capelinha. Recebeu as boas vindas do padre Arileudo Machado, (foto ao lado)  vigário paroquial da Região Pastoral do Alto da Penha, esta formada, também, pelas comunidades do Mutirão e de São Vicente.

   Após a reza do terço, padre Arileudo, microfone à mão, utilizou um moderno projetor para mostrar – ao padre Airton, e aos fiéis presentes – imagens da construção há quatro anos. O prédio era sujo, feio, semiabandonado. O lugar onde hoje funciona a capelinha servia de residência aos traficantes e de  depósito para venda de drogas, especialmente do “crack”.  Tudo mudou para melhor, disse o padre Arileudo, exibindo imagens dos dias atuais. Atualmente, no prédio funciona a Pastoral do Menor, que vem assistindo cerca de 80 crianças carentes daquele bairro, oferecendo educação, merenda escolar, lazer e formação religiosa a essas crianças.

    Voluntários que integram a Fundação Terra-Crajubar ajudam no trabalho de promoção social do Alto da Penha. A Fundação Terra é uma obra criada pelo padre Airton, a partir da experiência feita na cidade de Arcoverde (PE).  Uma das voluntárias do Fundação Terra-Crajubar informa como é a participação delas: a Fundação Terra existe para servir aos mais pobres dentre os pobres. E acrescenta: “Na Terra estamos para servir”, este é o nosso lema. Noutras palavras: “Revelar o Pai, como Cristo nos revelou, segundo as necessidades do tempo”, este é o nosso carisma. Somos servos da misericórdia na busca do testemunho e serviço anunciados pelo Cristo Jesus.

   Padre Airton percorreu todo o edifício e depois, silenciosamente, deixou o Alto da Penha. Foi se recolher, pois no dia seguinte – domingo, 28 – vai pregar retiro para cerca de 300 pessoas no bairro Mirandão, na cidade de Crato. Depois retornará para os seus afazeres em Arcoverde.

“A Justiça tirou o direito dos pais educarem seus filhos”



Mais antiga moradora da comunidade Cacimba dos Pombos, no Pirambu, a servidora federal aposentada Irene Pirapora Ribeiro, 84, diz que o aumento do número de jovens na criminalidade seria culpa da própria Justiça.

“Não havia filho mandando nos pais ou ameaçando os pais no tempo em que os pais tinham o direito de educar seus filhos. Agora a Justiça tirou o direito dos pais educarem seus filhos. Não se pode dar uma palmada educativa, nem ao menos gritar para o filho”, comentou a mulher, que integra a Federação do Movimento Comunitário do Pirambu (Femocopi), a Federação das Entidades das Áreas de Risco de Fortaleza (FEARF) e o Conselho de Saúde Guiomar Arruda.

“Tenho uma filha de 59 anos, que sempre me obedeceu e me respeitou. Mesmo quando ela casou e teve dois filhos, a educação que eu dei para ela prevaleceu”, ressaltou.

Moradora de uma das áreas mais violentas de Fortaleza, a mulher de 84 anos afirma que muitos jovens ingressaram no crime, depois que os pais perderam a autoridade sobre seus filhos. “Antes diziam que era melhor o menino apanhar em casa, que apanhar da Polícia. E agora?”

Blog do Eliomar de Lima.

A Terra é nossa casa - Por: Emerson Monteiro


A Terra se povoa como a macieira dá maçãs. As pessoas são produzidas da Terra como as maçãs das macieiras. Alan Watts

Como a denominação citada acima, A Terra é nossa casa, o cantor e compositor pernambucano Nando Cordel produziu, em dois volumes, essas dez historinhas educativas, material didático de boa qualidade.  Além dos cadernos coloridos, há dois CDs que compõem a edição ilustrada por Carlos Pinto, num projeto gráfico da Clã Comunicação.

Esses volumes trazem temas diversos, desde Escovar os dentes, Não chame palavrão, Agradecendo ao Criador, até vertentes doutrinárias qual A Paz, Respeite as pessoas, Respeite a Natureza, Drogas, Seja humilde, dentre outros importantes para vir ao público a que se destinam, professores e alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

O que nos causa espécie nesse elaborado trabalho, cujo projeto, criação, redação e música coube a Nando Cordel, fica por conta do cuidado na transmissão às gerações atuais das preocupações de ordem prática e orientação dos valores essenciais ao viver com arte e sabedoria. Extensão de considerada obra artística nos discos e palcos pelo Brasil afora, esses livrinhos de A Terra é nossa casa consolidam o empenho do autor em conscientizar quanto aos deveres que visem a preservação da espécie humana e manutenção da saúde deste mundo em que vivemos. Daí sua afirmação textual de que O Planeta é nossa Casa, a família somos todos nós. Só com atitude no bem podemos ser felizes de verdade, que consta da capa de ambos os livretos.

Diante, por isso, da coerência qual segue na missão esclarecedora que abraçou através da música e das apresentações que realiza, Nando Cordel agora lança mão do instrumento permanente e prático do livro, no intuito de chegar aos educadores e propiciar meios de trabalhar ideias valiosas na formação dos nossos jovens, isto com a qualidade refinada que o caracteriza no decorrer de todo o sucesso de carreira já consagrada.

Aos que desejam adquirir a publicação informamos o contato de divulgação: Aconchego – Edições Musicai
s – fone: (81) 3361.5363; ou o endereço eletrônico do próprio artista: nando@nandocordel.com .br      

Rosemary e um mar de mensagens eletrônicas que não vieram à tona ainda - Por Lauro Jardim



E-mails que ainda não começaram a ser vasculhados.

A devassa que começou a ser feita nas mensagens eletrônicas de Rosemary Noronha está apenas no início. Além do Rosemary@planalto.gov.br, usada em boa parte das articulações flagradas pela Operação Porto Seguro, outros oito e-mails eram acessados pela ex-chefe do Escritório da Presidência em São Paulo

Comentário.

Infelizmente os  beneficiários do Bolsa Votos e os amestrados não  vêem isso..

Dirceu na piscina - Por Lauro Jardim.



Condenado a dez anos de cadeia por ser o chefe da quadrilha do mensalão, José Dirceu parece não estar preocupado com sua iminente ida para a prisão.

Quem acessa o Facebook de sua namorada, Evanise Santos, vê uma foto do casal, recentemente postada, abraçado e tomando um belo banho de piscina.

Comentário:

Enquanto isso, a CCJ da Câmara Federal que tem entre seus membros Paulo Maluf procurado pela Interpol, João Paulo Cunha e José Genoíno condenados pelo Supremo criam leis  para fechá-lo.

Noticias do fim-de-semana (Armando Rafael)

Já está circulando o nº 10 de Cariri Revista


“Está circulando a edição nº 10 de Cariri Revista, a qual tem, nesta edição, dentre outros, os seguintes destaques: O Cariri de Xico Sá, matéria sobre o famoso jornalista brasileiro, nascido em Crato, criado em Juazeiro do Norte e que conquistou a cidade de São Paulo; A Fórmula Secreta do Bálsamo da Vida, de Rachel Arraes; A história da Cajuína São Geraldo, dentre outras palpitantes reportagens.


Menina Benigna desperta interesse na Itália
A editora Città Nuova – localizada em Roma e pertencente ao Movimento dos Focolares – enviou correspondência  à Diocese de Crato solicitando dados biográficos da Serva de Deus Benigna Cardoso da Silva. O Movimento dos Focolares edita a enciclopédia  Biblioteca Sanctorum, com dados biográficos de todos os santos da Igreja Católica. Agora, ela vai incluir informações sobre a menina-mártir de Santana do Cariri, cuja causa de beatificação foi aprovada pela Congregação para a Causa dos Santos, órgão do Vaticano.

Novos voos Cariri-Recife
Enquanto a empresa aérea Gol extinguiu um voo diário que fazia entre Juazeiro do Norte e Fortaleza,  a empresa Trip comunica que criou dois voos diários na rota entre o Cariri e Recife. Os novos voos têm início a  partir da próxima segunda-feira – dia  29 de abril – , com saída saída de Juazeiro às 11:30h e 19:00h.

10 anos da morte do Padre Vieira

O último dia 19 de abril assinalou os 10 anos do falecimento do Padre Antônio Batista Vieira (foto ao lado).  Nascido  no município de Várzea Alegre em 14 de junho de 1910,  este sacerdote estudou no Seminário São José de Crato e Seminário da Prainha, em Fortaleza. Ordenado presbítero em 1942 foi um dos intelectuais de mais destaque do Ceará nas décadas 60,70 e 80 do século passado.

Legado Intelectual


Padre Antônio Vieira escreveu mais de 20 livros, dentre os quais se destacam: 100 Cortes sem Recortes (1963), O Jumento, nosso irmão (1964), O verbo amar e suas complicações (1965), Sertão brabo (1965), Mensagem de Fé para quem não tem Fé (1981), A Mãe do Belo Amor (1982), Penso, logo desisto (1982), Pai nosso (1983), Bom dia, meu irmão (1984), Porque fui cassado (1985), Gramática do absurdo (1985), A Igreja, o Estado e a questão social (1986), A família (evolução histórica, sociológica e antropológica) (1987), Senhor, aumentai a minha Fé (1989), Eu e os outros (1987).

Político


Espírito inquieto, profundamente inteligente, Padre Vieira aventurou-se na política – sem lenço e sem documento – e foi eleito deputado federal pelo partido que fazia oposição ao regime autoritário dos militares. Veemente na sua coerência oposicionista, foi, por isso,  cassado pelo governo ditatorial e a partir daí voltou a lecionar em universidades e fazer cursos acadêmicos no exterior. Um grande homem! Ao que conste a cidade de Crato – a quem ele devotou os mais nobres sentimentos de amor e exaltação – ainda não cumpriu o dever de fazer uma homenagem à altura da memória do  ilustre Padre Antônio Batista Vieira. Lamentavelmente, somos uma cidade ingrata!

O país da incoerência
No Brasil, uma pessoa quando chega aos 16 anos pode votar, dirigir, beber, usar drogas, roubar, matar e, agora, pode até mudar  de sexo, conforme decisão do SUS. Agora, se tem menos de 21 anos não pode ser responsabilizado pelos seus atos de violência. Daí o aumento de assaltos e assassinatos feitos pelos marginais-mirins que se auto intitulam “de menor”. Vade retro...

Tá feia a coisa

Lucro da Petrobrás recuou 16,5% no 1º trimestre,  caindo  para R$ 7,7 bilhões. A queda deveu-se ao recuo na produção de petróleo e à defasagem existente no preço dos combustíveis. Isso apesar de, nos últimos 10 meses, a Petrobrás ter reajustado o preço da gasolina em 14,9% e o diesel em 21,9. Já a produção total de óleo e gás natural da estatal somou 2,552 milhões de barris diários no primeiro trimestre, uma queda  de 5% na comparação com o mesmo período do ano anterior.

Do seriado: Coisas da República

Piora a crise entre os poderes Judiciário e Legislativo no Brasil. Com o Projeto de Emenda à Constituição–PEC nº 37, os deputados querem frear as ações do Ministério Público, impedindo-o de investigar malversações da classe política.  Agora, os representantes do povo tentam engessar o Judiciário com a nova PEC 33. São integrantes do Congresso querendo impor a imoralidade e a impunidade na máquina pública. A população brasileira, embora timidamente, já começa a protestar nos quatro cantos do país. Ao lado a charge do jornal "O Povo" deste sábado.

Enfim, uma boa notícia
O Senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à Presidência da República, defende o fim da reeleição presidencial e o retorno de um mandato único de 5 anos. A medida se justifica, uma vez que no Brasil a maioria do eleitorado elege, inocentemente, governantes incompetentes que ascendem ao poder graças aos “competentes marqueteiros”.

Freud explica?
A mídia anuncia – com estardalhaço – que a Polícia Federal pediu a quebra de sigilo de Freud Godoy, o assessor para assar churrasco do ex-presidente Lula.     Na prática, isso significa apenas desperdício de tempo e uma esperança de punição, a qual – a exemplo das demais – será frustrada em curto prazo.  Os tribunais estão abarrotados de pendências antigas, que não são julgadas por falta de tempo...

No mais
O panorama continuará o mesmo: no Brasil somente os ladrões de galinha – os que forem julgados e considerados culpados – cumprirão pena em regime fechado...

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31