xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/04/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 abril 2013

Transforme o seu TIM em TIM BETA ( A dica do dia )



O Tim Beta é maravilhoso! Todo mundo quer um Tim Beta, ficar ligando 24 horas por dia pagando apenas 25 centavos POR DIA ( e não por ligação ). Tem muita gente vendendo chips TIM Beta, o que pouca gente sabe é que qualquer pessoa pode transformar o seu mísero chip TIM em um TIM  beta. Como ? Esta é a minha dica do dia.

Posso relatar a minha experiência. Para fazer a conversão, você precisa de um crédito de pelo menos 100 reais no seu Tim pré-Pago. Sem isso, é impossível converter o seu chip Tim normal para o Beta. A colocação desse crédito é possível quase exclusivamente nas lojas TIM ( não confundir com as revendas, nas revendas, muitas vezes não é possível por 100 reais de crédito ). Pois bem, vá até uma loja autorizada TIM e coloque 100 ( ou mais ) reais de crédito no seu número TIM. Em seguida, basta ligar para a operadora e dizer que deseja transformar o seu TIM normal em TIM beta e que já fez o devido acréscimo de 100 reais para a conversão. No meu caso, após a colocação do crédito, um funcionário da TIM veio "botar boneco", dizendo que a promoção havia acabado. Desliguei e fiz outra tentativa, liguei e peguei outro funcionário, que fez a conversão imediata ( sabe como é, nessas operadoras tem cada gente burra... ). Feita a conversão para TIM BETA, em torno de meia hora depois, meu chip foi convertido. Quando o procedimento estiver finalizado, você receberá uma mensagem confirmando. Aí é só correr para o abraço!

Esta é uma dica muito útil. Tem gente por aí vendendo chip TIM BETA por preços exorbitantes. Não caia nessa! Ligue para sua operadora e faça a conversão, sem mudar de número.

Ah! Uma outra dica: Se você possui como eu, um telefone Samsung GALAXY S3 ou similar, você vai precisar de um micro-chip, pois o chip normal não cabe nele, mas lá mesmo na na loja TIM, eles te vendem um microchip com o seu mesmo número, fazendo a migração para um novo microchip. E um detalhe: Se for mesmo comprar um chip TIM BETA por aí, cuidado com as falsificações, lembre-se que todos eles, a embalagem é sempre preta. Não existe Tim Beta azul, por exemplo.

Abraços, e Boa Sorte na sua conversão para o Tim BETA!

Dihelson Mendonça


Notas Cratenses - Armando Rafael


NE - O Prof. Armando Rafael recentemente escreveu notas muito pertinentes, e na velocidade em que as postagens do Blog do Crato se apresentam, o conteúdo rapidamente vai para o fundo do baú. Resolvi, portanto trazê-las ao topo, a fim de que nossos leitores possam apreciá-las melhor.

Cadê o Ronda do Quarteirão?

Quando chegaram à conurbação Crajubar, as viaturas (pense num carrão!) do Ronda Quarteirão eram vistas a todo o momento circulando pelas ruas das cidades de Crato-Juazeiro-Barbalha. Os policiais chegaram a visitar as casas dando o número do celular para qualquer emergência. Aos poucos aquela eficiência inicial foi arrefecendo. Deu no que deu. Além do sumiço das viaturas, experimente fazer uma chamada para o Ronda Quarteirão...


Além do mais

A violência e os assaltos só fizeram aumentar na Região Metropolitana do Cariri. A decepção dos cidadãos e cidadãs com o crescimento da violência é grande. Só perde para a decepção com a volta da carestia que está assombrandoo dia-a-dia da brava gente caririense.

Escolheram a pior opção

Os brasileiros poderiam ter escolhido, no entanto,  pelo menos um sistema moderno de parlamentarismo republicano, a exemplo da Alemanha, França, Finlândia... mas não! A massa ignara optou    pelo sistema de presidencialismo vigente na Bolívia, Venezuela, Equador... Para o historiador Dennison de Oliveira, autor do livro “História do Brasil: política e economia”, diferente do que se pensa, caso o parlamentarismo tivesse sido adotado no País, hoje não se viveria uma "'sarneyzação' do Congresso", porque "o eleitor é que teria maioria no Congresso, ao invés do presidente da República, como atualmente ocorre". Segundo eles, o modelo daria suporte a um plano de governo e não a um personagem político.

E bote pior nisso

Já para o  cientista político Paulo Kramer, a vitória esmagadora do presidencialismo em 1993 pode ser explicada pela cultura personalista, que permeia o imaginário latino-americano. "Nem foi necessário um esforço especial, o presidencialismo ganhou por inércia (...)  Esse personalismo e populismo são tendências correntes, profundas e tradicionais, arraigadas no imaginário político latino americano.

No mais

O principal argumento dos defensores do parlamentarismo é a possibilidade do governo perpetuar enquanto o parlamento estiver satisfeito com o plano de governo, diferente do que acontece no presidencialismo onde a estabilidade é negociada com o Congresso, como explica Kramer. "Por meio daquele processo de distribuição de cargos, emendas, tentou-se até dinheiro vivo, mas parece que não deu muito certo (mensalão)... independente de ser Lula, Dilma, Itamar ou FHC, é assim que funciona".

Túnel do tempo

Mas como desgraça só presta quando é grande, reproduzo ao lado a primeira página do "Diário de Pernambuco" de  22 de abril de 1993. Naquela edição,  constou os "números oficiais" do último plebiscito realizado no Brasil. Números do plebiscito: Segundo informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), de um universo de 90.256.461 eleitores na época, 73,36% compareceram às urnas (66.209.385 eleitores), sendo que 551.043 votaram em trânsito na ocasião. A república foi escolhida por 43.881.747 (66,28%) eleitores e a monarquia recebeu 6.790.751 (10,26%) votos. Votaram em branco neste item 6.813.179 (10,29%) eleitores e 8.741.289 (13,20%) anularam o voto.

São números que enganam (como, aliás, quase todos os divulgados no Brasil). O Colégio eleitoral era de  90.256.461 eleitores, em 1993.  As abstenções somaram 23.246.311 (25,78% dos eleitores); Anularam o voto, 8.741.289 (13,20%; votaram em branco 7.030.852 e votaram pelo retorno da Monarquia: 6.843.19. Total dos eleitores que não votaram na República: 45.990,119, ou seja, 50,97% do eleitorado. Fossemos um país sério teria sido marcado novo plebiscito...

Cratenses na Alemanha

O Pároco de São José Operário da Ponta da Serra, padre Ricardo Sales (nascido em Crato, na foto ao lado com o Papa Bento XVI), viajará brevemente à Alemanha, com o objetivo de visitar algumas famílias ponta serranas, que residem naquele país europeu. Pouca gente sabe, mas bom número de cratenses – a maioria oriunda do distrito de Ponta da Serra – reside e trabalha na Alemanha. E por falar em São José Operário, tem início neste domingo – 21 de abril – o novenário dedicado ao padroeiro da Ponta da Serra e do bairro Lameiro, ambos localizados em Crato, cuja festa é comemorada no dia 1º de maio.

Safra de padres

Aliás, a cidade de Crato é a que mais tem dado vocações sacerdotais nos últimos tempos. Nasceram em Crato, dentre outros: padre Edvan Carlos (pároco de Jardim), mons. João Bosco Esmeraldo (reitor do Santuário Eucarístico), padre Leonardo Pinheiro (Administrador paroquial de São Vicente de Paulo, em Barbalha), padre Aldízio Nunes (administrador paroquial da Ponta da Serra), padre Cícero Caboclo (pároco de Potengi), padre Francisco Sales (administrador paroquial do bairro Batateiras), padre José Vicente (pároco de Nossa Senhora de Fátima), padre Antônio Luís (pároco de Mauriti), padre Luciano Brito (Administrador Paroquial de N.Sra. Auxiliadora em Juazeiro), padre Georgerlânio Felipe (Administrador Paroquial de Salitre), além de outros cratenses que não exercem funções pastorais, a exemplo do monsenhor José Honor, Padre Francisco Roserlândio, Padre Rocildo Lima e Padre Paulo César Andrelino. Eu escrevi "dentre outros"Se houve omissão em relação aos outros padres nascidos em Crato, favor informar seus nomes no local de "Comentários", abaixo.


24 de abril: festa do co-padroeiro de Crato


Que Nossa Senhora da Penha é a padroeira principal da cidade de Crato todo mundo sabe sabe. Poucos, no entanto, sabem que Crato também tem um co-padroeiro. Trata-se de São Fidelis de Sigmaringa, (foto ao lado) que antes de adotar este nome como capuchinho,usava o nome civil: Marcos Rey. Este santo, antes de optar pela vida religiosa,  era um famoso advogado..

Segundo seu biografo Afonso Souza: “Inteligente e aplicado, Marcos Rey fez com sucesso seus estudos na católica Universidade de Friburgo, na Suíça. De elevada estatura, bela presença, semblante sério e sereno, Marcos era respeitado pelos professores e admirado pelos condiscípulos que, por sua ciência e virtude cognominaram-no de o Filósofo Cristão”. São Fidelis foi escolhido pelo fundador de Crato – frei Carlos Maria de Ferrara– há 273 anos – como co-padroeiro da primitiva capelinha de taipa, coberta de palha, erguida em 1740 no centro da então Missão do Miranda, embrião da atual cidade de Crato.


Vitral existente na Capela do Santíssimo, na Catedral de Crato: À esquerda, A Mãe do Belo Amor, primeira devoção mariana do sul do Ceará. À direita, São Fidelis de Sigmaringa, co-padroeiro de Crato

Ainda segundo o seu biografo: “Como era em tudo brilhante, em breve adquiriu fama e clientela. O Dr. Marcos Rey, no entanto, preferia as causas dos pobres às dos ricos, para poder defendê-los gratuitamente. Em suas defesas, jamais utilizou recurso algum que pudesse tisnar a honra da parte contrária”. Entretanto, Marcos Rey decepcionou-se com a advocacia e decidiu a abandoná-la, ingressando na ordem franciscana. Percorreu a Espanha, França, Itália convertendo multidões e passou a ser perseguido pelos radicais protestantes da época.

Foi à sombra do castelo de Sigmaringa, às margens do Danúbio, na Alemanha, que frei Fidelis encontrou refúgio, quando perseguido. Mas no dia 24 de abril de 1622, após celebrar uma missa, de volta ao castelo, caiu nas mãos de soldados protestantes que o assassinaram. Foi beatificado em 1729, e canonizado 17 anos depois. O Vaticano o escolheu como o Protomártir da Sagrada Congregação da Propaganda Fidei.
                                                        São Fidelis de Sigmaringa

Por: Armando Lopes Rafael


Festa do Rotary Club do Crato



Legenda da foto com os componentes da mesa da presidência; a partir da esquerda: Dr. Carlos Eduardo Paz (Presidente do Rotary Club Fortaleza Edson Queiroz); Professora Marta Régia Frutuozo Alcântara Alencar (Presidente da Casa da Amizade do Crato); Dr. Walter Soares membro do Rotary Club de Paranaíba e Governado indicado para administrar o Distrito 4490 no período 2014/2015; Dr. Mário Antonino de Oliveira Filho (ex-presidente do Rotary Club Recife Largo da Paz, ex-governador do Distrito 4500, ex-diretor de Rotary International (EDRI 1985/1987) e membro ativo do Conselho Superior da Cooperativa Editora Brasil Rotário); Dr. Antônio José Figueiredo Albuquerque (Presidente do Rotary Club de Crato); Dr. Pedro Ivo de Carvalho Viana (Governador do Distrito 4490; Dr. Raimundo Marques de Almeida (Presidente do Rotary Club Crato-Centro; Dr. Ronaldo Sampaio Gomes de Matos (Prefeito do Município de Crato, Ceará); Dr. Ricardo Vieira Lima Magalhães Gondim (Presidente da Cooperativa Editora Brasil Rotário); Dr. Wellingtos Lins de Alencar (ex-presidente do Rotary Club de Crato, ex-governador assistente do Distrito 4490 e membro da comissão de coordenação do XXX Inteclubes do Cariri).

Nos dias 19 a 21 de abril de 2013, a cidade de Crato, “Princesa do Cariri”, localizada no Sul do Estado do Ceará, Região conhecida por “Cariri”; foi  sede do XXX Interclubes do Cariri, evento que reúniu os clubes de Rotary da Região Sul do Estado do Ceará e clubes  de outras cidades mais distantes.

Sob a liderança do Rotary Club do Crato, o primeiro encontro de clubes de Rotary do Cariri, denominado - Interclubes - foi realizado no Hotel Caldas no município de Barbalha no dia 21 de março de 1983, portanto, há 30 anos.
A ideia da criação do Interclubes do Cariri nasceu do rotariano Euclides Francelino de Lima, membro do Rotary de Crato, que por motivos profissionais residiu alguns anos na capital pernambucana, onde ingressou no clube Largo da Paz. Euclides sempre visitava a cidade de Crato, onde tem uma empresa comercial, ele, juntamente com o seu companheiro rotariano José Ribeiro Quadros de São Luiz Maranhão, na época Governador do Distrito 4490, com base em experiência dos clubes de Rotary da área metropolitana do Recife procuravam uma formula de sustentação para o Rotary Club de Barbalha, afilhado do Rotary Club de Crato, ainda em fase de formação.

Naquele ano Dr. João Correia Saraiva presidia o cube mais antigo do interior do Ceará, o Rotary Club de Crato,  com o apoio do seu clube, especialmente, com o entusiasmo do saudoso rotariano Jefferson Albuquerque ex-governador do nosso Distrito, também com o apoio da Rádio Educadora do Cariri que fez a cobertura do evento, na pessoa do jornalista e rotariano Umberto Cabral, o certame foi um sucesso.

O Rotary Club do Crato assumiu a responsabilidade de coordenar os Interclubes do Cariri até o segundo e terceiro ano. Somente a partir do quarto ano mediante acordo entre os clubes de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, cada cidade por seu clube ou clubes se responsabilizaram em sediar, coordenar e realizar os Interclubes do Cariri, em anos alternados.

O Interclubes é um evento que por sua importância e pelos temas discutidos em palestras, companheirismo e pelo número de participantes, rotarianos, autoridades e convidados, hoje, é comparado a uma mini conferência distrital.

O interclubes proporcionam aos seus participantes a oportunidade de acrescentar novos conhecimentos e companheirismo, reverem companheiros e companheiras. Conhecer novas experiências sobre o que Rotary faz no mundo. Incentiva os clubes participantes a elaborarem projetos em prol da comunidade, e com certeza contribui para fazer novas amizades. Além dos visitantes conhecerem as belezas naturais da Região.

Por engano ou falta de conhecimento, alguns interclubes foram enumerados erroneamente como se tivessem duas datas para comemoração, ou seja, o dia da realização do primeiro evento, realizado no município de Barbalha, e a data em que foi convencionado para a realização do Interclubes Cariri em rodízios entre as três cidades, Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha.

Portanto, mais uma vez fica esclarecido que a data oficial da criação do Interclubes do Cariri é  o dia 21 de março de 1983. Assim, neste ano de 2013, estaremos realizando o XXX Interclubes do Cariri, também ficou convencionado que a numeração da ordem cronológica, dos interclubes, preferencialmente, deve ser grafada em algarismo romano.

No XXX Interclubes do Cariri estiveram presentes a família rotária do Crato, o Dr. Ronaldo Gomes de Matos (Prefeito do Município de Crato), outras autoridades e convidados, também as delegações dos clubes de São Luiz Praia Grande, este representado por Pedro Ivo de Carvalho Viana Governador do Distrito Rotário 4490;  Rotary de  Parnaíba, Rotary Club Teresina, Teresina Rio Poty, Fortaleza, Fortaleza Estoril, Fortaleza Centenário, Fortaleza Edson Queiroz, este último representado por Carlos Eduardo; Fortaleza Sul (este representado pela rotariana Vera Machado); Rotary Club Recife Largo da Paz (representado por seu ex-governador Mario Antonino de Oliveira, que foi diretor de Rotary International no período 1985 a 1987); Rotary Club Rio de Janeiro (representado por Ricardo Vieira Lima, diretor presidente da Cooperativa Editora Brasil Rotário; Rotary Club Juazeiro do Norte, Juazeiro Padre Cícero, Juazeiro Cariri; Rotary Club de Barbalha; Rotary Club Crato-Centro.






Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Jornalista
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Somos o que praticamos - Por: Emerson Monteiro


No frigir de tudo, nossa cara reflete em cheio aquilo que somos, livres, pois, de querer levar na conversa os demais membros do grupo, qual querer passar tangerina por melancia. Na fase das imagens de laboratório dos agoras industriais, a tradição dos atos pesa além de quaisquer detalhes, face de a realidade prevalecer antes do que a propaganda dourar diferente do que se é na essência. Sobram famosos de fancaria, isso de pessoas ou coisas sem autenticidade, tipos vendilhões que enganariam, caso possível, até as próprias consciências doloridas e as sombras que projetam nas noites silenciosas da injúria. Vitrines das latarias entulham corredores de fama dos trastes artificiais que enfeiam as telas de led desse mercado persa chinês de hoje.
Ainda assim, no entanto, na cara do protagonista, prevalecem os acontecimentos que produzem e plantam. Pois as bestas feras agem que nem besta fera, ainda que diante dos palcos mais sofisticados. Então pintam a fisionomia das tintas acrílicas caras, no entanto fora dos propósitos, porquanto desconfiam das atitudes pessoais, sem admitir que rezem na cartilha postiça do faz de conta.

Podem até escovar os dentes, usar perfume francês de qualidade, andar em limusines último tipo, trajar paletós trazidos de Miami, falar fino inglês, conquanto besta fera que entra e sai, e revela a natureza de besta fera logo conhecida dos outros, devido a insistência do rabo aparecer quando menos esperam.

O travo na língua pesa quando fingem exigir mágicas sofisticadas a fim de apresentar fisionomias que destruam a imagem que vem de dentro, das criaturas aquelas de espécie buliçosa, sempre disposta a vender gato por lebre da verdade que mora dentro. Corações de bichos cruéis espalhados nas veredas dos noticiários de plantão.

Esses dias mesmos, ih!, que dói de doer saber das histórias daquilo que acontece dentro das criaturas desse chão, nos tais corações endurecidos.

Aqui somos o que praticamos a todo instante, orgulhosos ou humildes, porém retratos fiéis que revelam que trazemos íntima personalidade inevitável.    

Por: Emerson Monteiro

O Crato está ligado no Blog do Crato - Anuncie a sua Empresa na Internet




Que tal um cafezinho gostoso ? - Cafeteria DI CAFFÉ - No Shopping RESIDENCE - No Centro do Crato




Temos a satisfação de apresentar o nosso mais novo anunciante, a cafeteria DI CAFFÉ, localizada no Shopping Residence, no centro do Crato. Um local muito aprazível, que está cada vez mais se transformando no novo "point" para aquele bate-papo gostoso, e claro, saborear o melhor café da cidade. Nós que já éramos fãs de carteirinha do DI CAFFÉ, agora, mais do que nunca estaremos por lá encontrando os amigos. E aproveitando, deixo aqui o convite: Que tal tomar um delicioso café na DI CAFFÉ ?



O local mais aconchegante para você saborear um delicioso café... 


No centro da cidade, bem ali no Shopping RESIDENCE 


O novo "point" da cidade... 



DI CAFFÉ - Rua Santos Dumont, 38 - Shopping Residence Loja 8A
O mais aconchegante Café do Crato.

Poeta e Fotógrafo Cratense Wilson Bernardo é destaque na TV Verdes Mares Cariri


O Poeta e Fotógrafo Wilson Bernardo é entrevistado pelo repórter Paulo Ernesto Arraes em conversas fotográficas:




Veja o vídeo:

http://g1.globo.com/videos/ceara/cetv-1dicao/t/juazeiro-do-norte/v/geopark-araripe-e-sede-de-mais-um-conversas-fotgraficas/2534986/

TV Verdes Mares Cariri

150 anos de nascimento de Dom Quintino, 1º bispo de Crato


Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva
Foto do arquivo particular do Diácono Policarpo Rodrigues

   No próximo dia 31 de outubro a Diocese de Crato comemorará o sesquicentenário de nascimento do seu primeiro bispo: Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva. Ele foi nas duas primeiras décadas do século XX, o homem mais importante da Região do Cariri. Mas quem   via Dom Quintino vestido com sua indumentária de bispo – batina preta com faixa roxa à cintura, casas dos botões na mesma cor; cruz peitoral e anel, ambos de ouro – não podia imaginar que por dentro daquela imponência habitava uma pessoa pobre e de hábitos simples. Ele assim se vestia para cumprir as orientações da Igreja, àquela época. Na verdade, Dom Quintino nunca aspirou a ser bispo (chegou a rejeitar a nomeação para a Diocese de Teresina), mas levava a sério a altíssima dignidade desse cargo. 

   Além do mais, sabia separar a função episcopal da sua pessoa. Tinha ciência de que a cruz peitoral e o anel episcopal não eram dele, enquanto pessoal, individual, e sim representavam símbolos da sacralidade da hierarquia, na Igreja Católica, da qual ele era um lídimo representante.

   Sabemos que Dom Quintino era muito devoto de Santa Teresa de Jesus e se identificava com a espiritualidade carmelitana. Aí incluída a pobreza apostólica. No que consiste esta? Na imitação da pobreza de Cristo. Jesus foi pobre, desde o momento de sua concepção no seio da Virgem Maria. Depois, quis Ele nascer em Belém, na mais completa desnudez. E durante sua vida pública – conforme lemos nos Evangelhos – não tinha onde reclinar a cabeça, contentando-se, muitas vezes, com o dormir ao relento.
Todos os que escreveram sobre o primeiro bispo de Crato são unânimes em reconhecer em Dom Quintino uma pessoa desapegada dos bens materiais. Durante os quatorze anos, nos quais foi bispo, residiu numa casa alugada – pagava trinta mil réis mensais – a um rico proprietário de Crato, José Rodrigues Monteiro.

   Padre Azarias Sobreira, no seu livro “O primeiro Bispo de Crato”, escreveu:
“A muitos que só o conheceram superficialmente parecerá um paradoxo. Mas é fora de dúvida que Dom Quintino viveu pobre e morreu paupérrimo. Tirante os móveis de casa e as insígnias episcopais, o seu único legado foram os livros e um cavalo de estimação, que o vigário de Saboeiro, Padre José Francisco, lhe havia oferecido.
“Dinheiro? Nem quanto bastasse para as custas do seu enterro. Propriedades? Nem sequer uma casa de palha. No entanto, S.Exa. passou quinze anos regendo a melhor paróquia do Estado (à época, Crato e Juazeiro reunidos), e outros tantos anos no governo de uma diocese brasileira.

“Quando vigário de Crato, segundo teve ocasião de me dizer, mandou, diversas vezes, à casa do milionário José Rodrigues Monteiro, tomar de empréstimo o dinheiro necessário para a feira da semana (…) Vendo-o entrar na velhice sem ter feito a mais pequenina reserva pecuniária, tomei, um dia, a liberdade de aconselhá-lo a fazer seguro de vida. Deu-me a seguinte resposta o homem de Deus:
“– Eu ainda não ouvi contar que um padre de boa vida morresse de fome.
“E continuou a só pensar na sua querida diocese e nos alunos do seminário diocesano, esquecido de si mesmo e dos seus pelo sangue”. 

   Quando ocorreu a morte de Dom Quintino, a Cúria Diocesana não dispunha de dinheiro suficiente para seu sepultamento. Um cidadão cratense, José Gonçalves, abriu uma subscrição e saiu a percorrer residências e estabelecimentos comerciais angariando doações para o funeral do grande bispo. Graças a essa iniciativa, foram realizadas as exéquias daquele que, nos últimos quatorze anos, fora o homem mais importante do Cariri…
Texto e postagem: Armando Lopes Rafael

Homenagem a Bárbara de Alencar - De Lá Pra Cá


Parte 1

Parte 2:

 

Enviado por George Macário de Brito

Judoca medalha de ouro Sarah Menezes estará em Crato dia 26 de Abril



A JUDOCA DE OURO SARAH MENEZES ESTARÁ EM CRATO, NO SESC, NA PRÓXIMA SEXTA, DIA 26 DE ABRIL, PARTICIPANDO DE EVENTO PARA PROMOVER O JUDÔ.

Sarah Gabrielle Cabral de Menezes (Teresina, 26 de março de 1990) é uma judoca e campeã olímpica brasileira. Entrou para a história do esporte nacional ao se tornar a primeira mulher do país a conquistar uma medalha de ouro neste esporte em Jogos Olímpicos.

SEJA BEM-VINDA, SARAH MENEZES! 
SINTA-SE EM CASA! AQUI É LUGAR DE MULHERES GUERREIRAS... 
TERRA DE LUTA, DE BÁRBARA DE ALENCAR!

Por: George Macário de Brito


Plano de saúde que negar atendimento será suspenso



O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou, nesta quarta-feira, critérios mais rigorosos para monitoramento e suspensão temporária de planos de saúde. Agora, as empresas que tiverem contra si reclamação de negativa de atendimento estarão sujeitas a multa ou até suspensão de novas vendas. Até então a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluía apenas queixas em relação a descumprimento de prazos para marcação de consultas, exames e cirurgias.

"A negativa de atendimento dentro do rol de procedimentos obrigatórios que o plano deve cumprir, negativa no período de carência, não oferecer ou negar exame, não garantir o reembolso, passam a ser reclamações monitoradas para suspensão do direito de venda", explicou o ministro durante audiência pública no Senado. As operadoras de planos de saúde passam a ser obrigadas também a justificar, por escrito, em até 48 horas, o motivo de ter negado autorização para algum procedimento médico.
As suspensões começam a ser feitas, de acordo com os novos critérios, em junho. Isso porque, para receber essa punição, é necessário haver reincidência nas reclamações, ou seja, a empresa precisa ter, contra si, a mesma reclamação em dois ciclos seguidos - a avaliação é feita a cada três meses.

Reclamações

Entre dezembro de 2012 e março deste ano, a ANS recebeu 13,3 mil reclamações sobre garantias de atendimento, envolvendo 509 operadoras de planos. Nenhum plano foi suspenso, porque esse foi o primeiro ciclo em que os novos critérios de punição começaram a ser medidos. A avaliação teve um decréscimo na comparação com o período anterior, quando foi registrado um total de 13,6 mil queixas - no ciclo de setembro a dezembro de 2012, a regra de negativa de reclamação ainda não estavam valendo. Nesse ciclo, 29 operadoras haviam sido suspensas.

A multa a que os planos de saúde que não cumprem os critérios de garantia de atendimento definidos pela ANS varia de R$ 80 mil a R$ 100 mil. Em caso de reincidência podem sofrer medidas administrativas como suspensão de comercialização de parte ou da totalidade dos seus planos de saúde e a decretação do regime especial de direção técnica, inclusive com a possibilidade de afastamento de seus dirigentes. As empresas que deixarem de informar a cláusula do contrato que explique a negativa serão penalizadas em R$ 30 mil.
Das 29 operadoras suspensas de setembro a dezembro de 2012, 12 recuperaram a situação assistencial no primeiro trimestre de 2013. Das 17 restantes que permanecem suspensas, oito foram encaminhadas para a saída de mercado - duas em liquidação extrajudicial, seus em portabilidade especial.

Relatórios

Desde que a ANS começou a monitorar os planos de saúde, em 2011, cinco relatórios de monitoramento já foram apresentados. No período, três planos tiveram a comercialização suspensa em definitivo. Ao todo, 396 planos, de 56 operadoras, foram punidas com suspensão temporária, 16 delas com reincidência nos quatro primeiros ciclos. A negativa de cobertura é a principal reclamação de usuários - corresponde a 75,7% das mais de 75,9 mil reclamações recebidas em 2012.

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 48,6 milhões de pessoas têm planos de saúde com cobertura de assistência médica e outros 18,4 milhões, exclusivamente odontológicos. O ministro destacou a necessidade de denunciar as operadoras. "O que queremos é estimular a reclamação, que o usuário comunique a ANS. A queixa registrada pelo usuário é decisiva para o controle de qualidade que é preciso ser feito nos planos de saúde", afirmou. O cliente pode registrar a queixa pelo Disque ANS (0800 701 9656), a Central de Relacionamento no site da ANS ou um dos 12 núcleos.

Estadão


Calçada da Fama: As mentiras em torno da Petrobras - Odilon Martins Fonseca.



Mentir e mentir!

Enquanto vende ativos pelo mundo inteiro para reforçar seu combalido caixa, a Petrobras gasta fortunas para dizer que vai tudo bem.

No primeiro governo Lula foi anunciado através de milionária campanha publicitária nas "Mídias Golpistas" que o Brasil já era autosuficiente em combustíveis, uma balela eleitoreira desmentida pelas crescentes importações de petróleo e refinados.

Em 2010, na campanha eleitoral que, para a dupla Lula/"Dra." já durava 2 anos, foi dito aos nordestinos que a Transposição do São Francisco estaria pronta ao final daquele ano.

Balela: R$ 8,4 bilhões depois as obras da Transposição estão praticamente abandonadas.

2013: ações da Petrobras despencam nas Bolsas, prejuízos monumentais. Solução: propagar diariamente que o Pré-sal já está produzindo 300 mil barris de petróleo/dia.

Verdade: A 1ª sonda de exploração do Pré-sal, prevista para ser entregue à Petrobras em 2015, corre o risco de ser construída em Cingapura. O GLOBO, 22/04/2013.


Crato - MAÇONARIA - I Grande Encontro de Irmãos e Amigos do Cariri Pró construção do Palácio Maçônico


Com a Orquestra Sonata e Aluízio do Acordeon

Comissão Pro Construção do Palácio Maçônico de Crato-CE

Data: 27 de Abril de 2013
Local: Serrano Atlético Cratense - Crato - CE
Horário: 22:00
Ingresso: R$ 20,00


Desoneração da folha de pagamento é forma de manter o nível de emprego, diz Dilma


Brasília – A presidenta Dilma Rousseff defendeu, na noite de hoje (23), a desoneração da folha de pagamento de diversos setores da economia como a forma encontrada pelo governo federal de manter o nível de emprego no país. A declaração ocorreu durante o discurso de abertura do 2º Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – Desafios dos Novos Governantes Locais, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

“Porque nós precisamos, sem demitir ninguém, ter o custo da mão de obra mais barato e a forma de reduzir o preço da mão de obra é reduzir a folha de pagamento das empresas. Nós hoje somos um país que tem um dos menores índices de desemprego no mundo,  5,7%. Esse menor nível de desemprego permite também que nós tenhamos um mercado pujante, uma demanda imensa sobre o setor de serviços e permite também que nós tenhamos junto o controle da inflação”, disse a presidenta.

Até agora, o governo federal beneficiou 42 setores da economia com a desoneração da folha de pagamento. No último dia 5 de abril, foram desonerados 14 setores, entre eles transporte rodoviário de carga, metroferroviário de passageiros, transporte ferroviário de carga, transporte de navegação de travessia, gestão de cargas e descargas de contêineres e prestação de serviços, que serão beneficiados a partir do dia 1º de janeiro de 2014.

Dilma também voltou a falar sobre taxa de juros e considerou que, para ela, estão atualmente em níveis “aceitáveis” para o crescimento da economia brasileira. No último dia 17, o o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentou a taxa Selic em 0,25 ponto percentual e o índice foi para 7,5% ao ano. Foi o primeiro aumento dos juros em quase dois anos.

 “O país tem de crescer acelerado. Para  crescer acelerado, ele tem que ser competitivo. Daí porque fizemos um grande esforço, do início do governo até hoje. Primeiro, nós reduzimos os juros brasileiros para patamares aceitáveis. Reduzir os juros para patamares menores não significa que ele não suba e não desça. Ele vai continuar subindo e descendo, mas ele vai fazer isso em um nível mais adequado aos padrões internacionais e, portanto, mais competitivo”, disse.

A presidenta destacou ainda em seu discurso o pacto federativo entre municípios, estados e União como uma conquista democrática dos últimos dez anos e citou programas como Minha Casa, Minha Vida, feitos em parceria com as prefeituras. Entretanto, fez ela questão de ressaltar que não poderá atender a todas as demandas levantadas pelos prefeitos.

“Eu não vou mentir. Eu não vou atender a tudo que o [presidente da FNP, João] Coser pediu, não tem a menor condição. Mas o que eu vou fazer é procurar atender ao máximo possível. Não porque isso seja um favor, porque não é um favor. É uma obrigação do governo federal”.

Edição: Fábio Massalli
Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil


Aeroporto de Juazeiro terá dois novos voos para Recife


A partir do próximo mês, será o total de oito voos com destinos para a Capital cearense e outras cidades

Juazeiro do Norte. A obra tão esperada dos Módulos Operacionais Provisórios (MOPs), do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, deverão ter ordem de serviço assinada no próximo dia 29, com a presença da superintendência regional Nordeste da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em Juazeiro do Norte. A obra, que deveria estar pronta desde abril do ano passado, irá ampliar a área de embarque e desembarque. Durante a solenidade, em que estarão presentes os representantes da empresa vencedora da licitação, a Life Construtora, de Salvador (BA), também devem ser anunciados mais dois voos diários que passam a operar a partir do começo do mês, das empresas Trip e Gol, com destinos para Recife.

No primeiro trimestre do ano, houve redução de embarques. FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

O investimento nos novos espaços, com apenas 20% da obra executada, em virtude da primeira empresa contratada ter desistido dos serviços, será de R$ 2,1 milhões, até menor do que a primeira licitação de R$ 2,8 milhões. A obra dos módulos deveria estar pronta em 150 dias. No local, foi feito apenas parte do piso e montada a estrutura metálica. A Infraero ultimou a rescisão do contrato com a Eurobravin para lançar o novo edital. Uma das justificativas da empresa anterior, foi a falta de material no mercado para o revestimento das paredes dos módulos.

Com a reforma do aeroporto, a capacidade diária aumenta de 60 para 187 pessoas. Anualmente, segundo o superintendente do local, Roberto Germano, passa a ser de 800 mil pessoas. A atual capacidade é de 150 mil. Para o superintendente, o aeroporto não apenas receberá uma nova área dos módulos, mas o salão do aeroporto será ampliado, além da melhoria de infraestrutura dos banheiros, restaurantes e lanchonete. O espaço será ampliado de 950m² para 1.040m² de área construída.

A licitação para a nova empresa ocorreu depois de oito delas fracassadas e com desistência, para escolha da nova responsável pela continuidade e conclusão dos serviços dos MOPs. A perspectiva é iniciar a construção com prazo para ser concluída em 90 dias, conforme edital. Um dos maiores problemas, conforme a superintendência regional da Infraero, esteve relacionado aos insumos a serem adquiridos para os serviço. Para facilitar o andamento dos trabalhos, foi realizada uma avaliação técnica da disponibilidade do material no mercado, o que irá facilitar a conclusão da obra.

Desde o início do ano, houve a redução de três voos diários no Cariri, permanecendo seis. Serão oito a partir do próximo mês. Com isso, também foi reduzida a quantidade de usuários no primeiro trimestre do ano, em 20,03%. Foram 91 mil embarques e desembarques no local. Em 2012, 115 mil. Mas, o superintendente afirma que essa queda na quantidade de usuários se deve a uma realidade nacional. Segundo ele, nos últimos anos foi registrado um crescimento muito grande em relação aos voos e a tendência, de agora por diante, é que haja uma estabilização. O ano passado fechou com uma demanda de usuários de 447 mil passageiros, surpreendendo a própria administração do equipamento.

Os novos voos serão provenientes de Recife e chegarão às 11 horas e 18h30. Com isso, conforme Roberto Germano, o aeroporto se insere dentro do projeto nacional de regionalização, para praças maiores onde há destinos nacionais e internacionais.

Desapropriação

A atual área do aeroporto é de 1.288,740m². Um espaço de 486 mil m² se encontra em processo de desapropriação e o equipamento ficará com 1.774,740m². Com essa área a mais, o superintendente da regional Nordeste da Infraero, Fernando Nicácio da Cunha Filho, que fez a apresentação do relatório recentemente em Juazeiro, afirma que haverá condições de melhorias relacionadas à segurança, área de manobra, pista de táxi, entre outras alternativas, proporcionando melhor infraestrtura aeroportuária.

No ano de 2011, a demanda foi de 334 mil. Ou seja, mais de 100 mil passageiros embarcaram e desembarcaram na cidade com uma diferença de apenas um ano.

FIQUE POR DENTRO
Empresas e horários dos voos
As empresas que atuam no aeroporto de Juazeiro do Norte são: Azul, Avianca e Gol. Os horários dos voos são os seguintes:
Azul - São Paulo (Viracopos) - Chegada às 2h25 e saída às 3h20;
Avianca - Guarulhos - Chegada 8 horas e saída às 8h30;
Gol - Rio de Janeiro/Fortaleza - Chegada às 12h30 e saída às 13 horas (aos domingos);
Avianca - Brasília - Chegada às 13h55 e saída às 16h20;
Gol - Brasília/Recife - Chegada às 15h05 e saída às 15h40;
Avianca - Guarulhos/Fortaleza - Chegada às 19h55 e saída Às 20h25.

Mais informações
Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, Avenida Virgílio Távora, 4000, Bairro Aeroporto
Juazeiro do Norte - Cariri
Telefone: (88) 3311.6524

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora Oficial do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Crato - Mães reclamam da qualidade de merenda em escola



http://g1.globo.com/videos/ceara/cetv-1dicao/t/juazeiro-do-norte/v/maes-reclamam-da-qualidade-de-merenda-em-escola/2526194/

Fonte: TV Verdes Mares


FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


O Blog do Crato tem o prazer de anunciar a mais nova empresa parceira: FONTE MUSICAL. A fonte musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

Em Crato, obra de má qualidade incomoda motoristas



Veja o Vídeo:

http://g1.globo.com/videos/ceara/cetv-1dicao/t/juazeiro-do-norte/v/em-crato-obra-de-ma-qualidade-incomoda-motoristas/2530656/

Fonte: TV Verdes Mares Cariri



I Fórum Setorial das Artes Visuais no Crato


No dia 27 de abril, às 8 horas, no auditório da RFFSA, acontecerá o I Fórum Setorial das Artes Visuais, realizado pela Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude

A ideia é que o encontro ajude a nortear a política pública para as artes visuais de forma a contemplar a diversidade de produções, a estruturação dos equipamentos culturais, a formação, o intercâmbio  e a circulação dos artistas e de seus trabalhos, bem como ampliar acessibilidade, a vivência e a experimentação da população, a partir das demandas apresentadas pelo Fórum de Artes Visuais.

Para o coordenador do Núcleo de Artes Visuais, Alexandre Lucas, é necessário criar um canal de diálogo permanente e propositivo que possa  entender a dimensão, as dificuldades e as demandas para as artes visuais no Município, como forma de dinamizar o setor  para além da produção, exposição e comercialização dos trabalhos.

No encontro, três pontos serão debatidos: a criação de uma cartografia social das Artes Visuais no Município, disponibilizada de forma pública e virtual. Criação de portfólio  virtual das Artes Visuais do Crato, como forma de potencializar e  divulgar os trabalhos e os artistas e, por fim, o rastreamento e inclusão dos artistas visuais que estão fora do circuito oficial das artes.

Fonte: PMC


CRATO - Abriu pra Juventude acontece dias 25 e 26, com vasta programação cultural


Com a promoção do Governo do Crato, a Secretaria da Cultura, Esporte e Juventude, em parceria com várias secretarias da administração, promove nos próximos dias 25 e 26 de abril o Abriu pra juventude 2013. O evento tem o propósito de gerar o sentimento de valorização da cultura e identidade, com a proposta de não ser apenas um evento em que os jovens atuem apenas como platéia, o festival será fruto de uma construção de ações democráticas participativas.

Na programação, acontecerão ações diversas de manifestações culturais com realização de oficinas e apresentações artísticas, bem como palestras e rodas de conversas com os temas: Religião, sexualidade, política, maioridade penal, estatuto da Juventude, meia estudantil, FIES e PROUNI. A programação completa está no site da Prefeitura do Crato www.crato.ce.gov.br

PMC


As Artes de Juazeiro reverenciam o Padre Cícero, em exposição no Cariri Garden Shopping.


A exposição, que vai até o dia 26 de abril, faz parte do projeto "Juazeiro de Corpo e Alma', com calendário de realização de várias mostras até o final do ano

As 'Artes Reverenciando o Padre Cícero' estão em evidência, até o dia 26 de abril, no Cariri Garden Shopping, administrado pela Tenco Shopping Centers, com trabalhos de artistas de Juazeiro do Norte e Cariri. O projeto faz parte de uma parceria do shopping e do Memorial Padre Cícero e é a segunda exposição que resgata temas recorrentes a uma das personalidades mais vivas na memória do Nordeste e fundador de Juazeiro do Norte. Com isso, o projeto "Juazeiro de Corpo e Alma", traz a segunda mostra de trabalhos relacionados às artes, história e religiosidade. A primeira exposição, realizada no mês de março, teve as relíquias do sacerdote expostas no mall do Cariri Garden Shopping.

De acordo com o gerente de marketing do empreendimento, Eduardo Duffles, o projeto junto ao memorial tem se ampliado. "Fechamos exposições durante todo o ano, principalmente durante as grandes romarias", ressalta Eduardo. E já estão expostas no shopping esculturas em madeira do Centro de Cultura Popular Mestre Noza, com xilogravuras do artista Cícero Lourenço, além de fotos de Juazeiro, por meio do olhar de César de Oliveira.

Na próxima quinta-feira, dia 25 de abril, às 10 horas, um dos artistas do centro de cultura estará no shopping, produzindo, ao vivo, escultura na madeira da umburana, a mais comum utilizada na confecção das famosas peças de arte do Mestre Noza. Durante dois dias esse trabalho será executado, como forma de transportar o público do empreendimento para o horizonte das artes locais e universal.

Segundo Eduardo Duffles, um dos grandes objetivos da administração do shopping é levar ao público mais exposições e eventos. "Falar do Padre Cícero é contar a história do Cariri", afirma. Ele explica que, a parceria entre as duas instituições, tem como objetivo valorizar ainda mais o importante equipamento de salvaguarda da história de Juazeiro e da região, que é o Memorial Padre Cícero. "Precisamos, como principal ponto de entretenimento da cidade, valorizar a cultura local", enfatiza.

O presidente da Fundação Memorial Padre Cícero, Antônio Chessman Alencar, e o gerente de Marketing do mall, comemoram a grande parceria. Dentro das programações mensais de exposições já estão previstas para os próximos meses, além da mostra de artes plásticas, inspirada no Padre Cícero, uma sobre os beatos de Juazeiro do Norte. Para o mês de junho, Chessman reserva uma grande surpresa, com material inédito. Ele ainda destaca que haverá uma mostra com registros fotográficos da viagem do Padre Cícero à Roma, contando todo o seu trajeto no período em que ele se deslocou do Brasil até a Itália.

Serviço:

AS ARTES DE JUAZEIRO REVERENCIAM O PADRE CÍCERO, EM EXPOSIÇÃO NO CARIRI GARDEN SHOPPING

Evento:
Exposição ‘As Artes Reverenciando o Padre Cícero’
Local: Cariri Garden Shopping – ao lado da Loja Marisa
Data: 22 a 26 de abril
Horário:
10h às 22h
Cariri Garden Shopping
Endereço: Av. Padre Cícero, 2.555 - Juazeiro do Norte – Ceará



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30