xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/04/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 abril 2013

O Papel do Vereador -Por Maria Otilia

Somos informados pela mídia, constantemente, de alguns projetos de leis elaborados por alguns vereadores do município do Crato.Alguns destes projetos de interesse público. Por outro lado outras mensagens que seguem para votação  não tem nenhuma utilidade pública ou mesmo venha atender aos interesses e reais necessidades da comunidade.Ressaltamos também a forma de como procede a votação das matérias. Na maioria das vezes sem nenhuma discussão ou aprofundamento legal como por exemplo a criação de datas comemorativas,mudanças de nomes de bairros e ruas..Inclusive  gerando despesas para o executivo pois de acordo com o Projeto de Lei a Prefeitura deverá subsidiar todas as despesas para que este dia seja comemorado.
Cabe a todos nós munícipes, reinvidicar a Câmara através da sua diretoria, que seja levado mais a sério tanto a elabração de projetos de lei como a sua aprovação quando colocado em  pauta para discussão.Nem que para isto, esta Casa (Câmara) providencie  Formação em Serviço para todos os vereadores.que ainda não tenham a  competência técnica na forma de legislar. Afinal legislar não é brincadeira.
Posto aqui um texto de fundamentação teórica para que aprofundemos nossa leitura sobre o papel do vereador.

                                                          O PAPEL DO VEREADOR


O vereador  desempenha como funções típicas as tarefas de legislar e de exercer o controle externo do Poder Executivo. A função legislativa consiste em elaborar, apreciar, alterar ou revogar as leis de interesse para a vida do município. Essas leis podem ter origem na própria Câmara ou resultar de projetos de iniciativa do Prefeito, ou da própria sociedade, através da iniciativa popular.
Existem dois tipos de funções desempenhadas pelo vereador: função típica e função atípica.
A função típica consiste em legislar e fiscalizar. A atividade legislativa do vereador permite as seguintes proposições à Câmara:
Proposta de emenda: o vereador pode criar uma proposta para alterar a lei Orgânica do município, mas essa proposta tem uma tramitação diferenciada na Câmara: é votada em dois turnos e aprovada por dois terços dos vereadores da casa.
Projetos de lei: são as proposições que têm por finalidade regular as matérias no município e que precisam ser sancionadas pelo prefeito. Os vereadores podem apresentar projetos de Leis Complementares, projetos de Leis Ordinárias e projetos de Leis Delegadas. Vale ressaltar que quem apresenta um projeto de lei é o dono da iniciativa, porém, quando a lei é aprovada, passa a ser uma lei da Câmara.
Projetos de Resolução: são atos que tem efeito apenas no interir da Câmara e não necessitam da sanção do prefeito para a sua promulgação. Os projetos de resolução tratam de temas como a criação de Comissões Especiais, elaboração do Regimento Interno, destituição da mesa ou de qualquer de seus membros, concessão de licença a vereadores, etc.
Projetos de decreto legislativo: são normas que só podem ser definidas pela Câmara de Vereadores e provocam efeitos externos. Para entrar em vigor não têm que passar pela sanção do prefeito. Exemplos desse tipo de matéria são a concessão de títulos honoríficos e a aprovação ou rejeição das contas do município.
Emendas a projetos de lei, de resolução ou de decreto legislativo: são posições apresentadas pelo vereador, quando ele deseja alterar a forma ou o conteúdo da posição principal: projetos de lei, de resolução ou de decreto legislativo.
Indicação ao executivo e aos vereadores: é uma espécie de sugestão por escrito apresentada pelo vereador. Através da indicação, o vereador pode sugerir medidas de interesse público aos Poderes competentes ou também  para sugerir a manifestação de uma ou mais comissões sobre determinado assunto, visando à elaboração de projeto sobre matéria de iniciativa da Câmara.
Moções: são as proposições em que é sugerida a manifestação, apelo, congratulação ou protesto da Câmara sobre determinado assunto.
Requerimentos: são um instrumento muito comum nos trabalhos legislativos. Através deles, o vereador pode solicitar providências administrativas e relativas ao Regimento Interno, bem como obter informações da Mesa Diretora da Câmara, do prefeito ou de qualquer outra autoridade do Executivo municipal.
Parecer: é o pronunciamento da Comissão ou da Assessoria técnico-legislativa sobre matéria sujeita ao seu estudo Normalmente é oferecido por escrito pelo relator da matéria.
Recurso: é a posição destinada a alterar decisões tomadas por órgãos da Casa – Presidência da Câmara, Presidências das Comissões, Mesa Diretora e Comissões.
Como funções atípicas, a Câmara tem competência administrativa para:
Gerenciamento do próprio orçamento, patrimônio e pessoal;
Organização dos serviços (composição da Mesa Diretora, organização e funcionamento das comissões);
E judiciária para:
Processar e julgar o prefeito por crime de responsabilidade;
Julgar os próprios vereadores, inclusive o Presidente da Câmara, em caso de irregularidades, desvios éticos ou falta de decoro parlamentar;

Fontes: Instituto Millenium-Entenda a função do prefeito e do vereador

Vendilhões de opiniões - Por Antonio Morais


Carlos Lacerda desmascarou as mentiras do Getúlio Vargas.



Carlos Chagas desmascara as mentiras atuais.

Quem leu ou lê os Carlos, o Lacerda em décadas passadas e o Chagas dos nossos dias deve estranhar a grande maioria dos jornalistas brasileiros atuais.

Os exemplos são incontestes e estão as vistas. O Franklin Martins, comentarista  do Jornal Nacional da Rede Globa, batia muito no governo dos petralhas. Foi nomeado ministro, se converteu ao vermelho e se tornou o maior defensor das trapalhadas do governo. Mangabeira Unger, esse era um grande critico  do governo do Cara. Foi nomeado ministro  e em pouco tempo  se transformou no maior defensor  das cafajestadas do governo.

Em termos regionais, a situação  não é diferente. Certa feita estava no gabinete de uma importante prefeitura da região e adentrou  o proprietário de um regional de circulação semanal. Sem nenhuma cerimonia disse para o prefeito e quem mais quisesse ouvi: Nosso contrato venceu, agora eu posso  publicar o que eu quiser. 

O que já não tinha credibilidade  foi jogado ao lixo.

Pobre jornalismo. Pintou dinheiro, vendeu-se. O monopólio da noticia fica por conta do interessado, de quem tem puder financeiro. 

Mister Frank Soules - Por:Emerson Monteiro


Esse o nome de um americano que viveu em Crato na década de 60, pastor presbiteriano que foi meu professor de Inglês em curso que funcionava à noite no prédio da Escola Natanael Cortez, à Rua José Marrocos, acima da Estação Ferroviária e próxima da casa dos meus pais.

Era amigo de um amigo nosso, José Fernandes, pessoa ligada à minha família, o que permitiu minha aproximação desse missionário vindo de Chattanooga, cidade do estado americano do Tennessee. Conhecera também seus filhos Dale e Terry, o segundo, anos depois, desapareceria entre as baixas da Guerra do Vietnam. Dale colecionava selos, atividade que eu desenvolvia naquela fase da juventude. A minha escolha recaía nos selos estrangeiros já carimbados.

Visitei-os uma vez no Bairro do Pimenta, residência onde notei telas de naylon em todas as portas e janelas, a fim de evitar a presença de insetos, cuidados devidos aos trópicos, na mentalidade dos que chegam de outros países.

Essa família desempenhava o apostolado protestante no interior do Brasil. Era a época crítica que antecedia os anos da Revolução de 1964. Recordo quando, após uma das aulas, ao voltar para casa, encontrei meu pai de ouvido colado no rádio escutando os inflamados e tensos discursos do Comício da Central do Brasil, de trágica memória. João Goulart, Miguel Arraes, Francisco Julião, Lionel Brizola, definiriam os destinos da Pátria nas reações de consequências radicais.

Estudara a Língua Inglesa nalgumas outras ocasiões mais, do que guardei o suficiente para atender aos chamamentos dessas tecnologias dagora.

Transcorridos esses anos todos, cinco décadas, a lembrança desse religioso, que deixara sua terra querendo conquistar fiéis e amigos noutros lugares, se configura de modo atual. Magro, longilíneo, óculos claros, fino trato, refletia alma sincera, palavras bem posicionadas e facilidade na aproximação com as outras pessoas.

Imagino, por vezes, quantos mestres surgem pela vida afora, sem que notemos a importância de tais personalidades e influências, sujeitos a demorar até que consideremos o valor desses tipos humanos em nossa formação. Pessoas elas dotadas dos propósitos de civilização necessários ao aprimoramento de evolução, sem que disso demos conta. Eis qual considero hoje a figura de Mister Frank Soules, de quem nunca mais, desde então, saberia das notícias e do paradeiro. 

Obama diz que responsáveis por explosões em Boston serão punidos


ObamaO presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse que os responsáveis pelas explosões na Maratona de Boston serão identificados e levados à Justiça. Segundo informações publicadas pela Agência Lusa, as explosões deixaram pelo menos dois mortos e mais de 100 feridos.
“Nós ainda não sabemos quem fez isso e o porquê. As pessoas não devem tirar conclusões precipitadas antes de todos os fatos serem apurados. Nós iremos até o final disto. Iremos encontrar quem fez isto e saberemos os motivos. Indivíduos ou grupos serão responsabilizados e levados à Justiça”, disse Obama em um pronunciamento nesta segunda-feira (15).
O presidente norte-americano informou que já pediu ao diretor do FBI (a Polícia Federal americana), Robert Mueller, que investigue o caso e que o governo de Boston irá receber ajuda adicional.
Ele disse que, junto com a primeira-dama Michelle Obama, está rezando pelas famílias das vítimas de Boston. O presidente agradeceu o trabalho dos bombeiros, policiais e membros da Guarda Nacional no socorro às vítimas.
A Maratona de Boston é um dos principais eventos desportivos norte-americanos, com cerca de 27 mil corredores e milhares de espectadores. As imagens das televisões diretas do local mostraram cenas de pânico, com os destroços cobrindo as ruas e feridos sendo levados em macas. Testemunhas disseram que as duas explosões ocorreram em sequência, uma em seguida da outra e com poucos segundos de diferença, e não simultaneamente.
Segundo o jornal Boston Globe, as explosões ocorreram às 15h (horário local). É feriado estadual nesta segunda-feira em Boston. Relatos indicam que as explosões ocorreram cerca de três horas após os vencedores da prova terem cruzado a linha de chegada. Imagens gravadas de um helicóptero exibiram grandes manchas de sangue no asfalto na popular região de compras e turismo conhecida como Back Bay.
Informações apontam que a primeira explosão pode ter ocorrido no lado norte da Rua Boylston, antes da ponte que marca a linha de chegada. Outra forte explosão foi ouvida poucos segundos depois.
Os corredores que ainda não tinham completado a maratona foram desviados para longe do local da fumaça das explosões, e as ruas ao redor foram isoladas. A unidade da Cruz Vermelha para o leste do estado de Massachusetts montou um centro de resposta a desastres no local.
Agência Brasil

Projetos propõem alternativas para melhorar educação pública no Ceará


PergunteaosdeputadosA educação é um dos temas que está sendo discutido durante o mês de abril no Portal da Assembleia Legislativa do Ceará. Na enquete "Pergunte ao Deputado" promovida pelo site, os internautas votaram na opção "Como melhorar a qualidade do ensino nas escolas públicas?", apontada por 64,3% dos participantes. O assunto tem a discussão ampliada neste mês.
No âmbito legislativo, algumas propostas que respondem ao questionamento dos internautas têm sido avaliadas. Projetos, requerimentos, pronunciamentos e audiências públicas buscam analisar quais as ações que podem efetivamente impactar na qualidade de ensino no Ceará.
Entre as iniciativas que estão em tramitação na Assembleia Legislativa está o projeto de indicação nº 59/13, de iniciativa do deputado Professor Teodoro (PSD), que preside a Comissão de Educação da AL. O objetivo da proposta é instituir a Semana Estadual da Família na Escola, a ser celebrada na terceira semana de novembro, por coincidir com o Dia Nacional da Família na Escola. De acordo com a justificativa do parlamentar, a família e a escola devem formar uma equipe. "É fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, bem como a mesma direção em relação aos objetivos que desejam atingir", aponta o projeto.
Outra preocupação em relação à formação acadêmica diz respeito ao conhecimento dos estudantes sobre ética e cidadania. O tema é a base do projeto de lei 23/2012, de autoria da Dra. Silvana (PMDB). O projeto de lei da deputada prevê formar cidadãos mais críticos, responsáveis e engajados com a sua comunidade, desenvolvendo a sua habilidade de dialogar, argumentar, raciocinar e reivindicar. O argumento do projeto é que, “com isso, o jovem terá a capacidade de votar com responsabilidade, conhecer o processo legislativo, e passará a conhecer melhor os direitos e deveres de cada cidadão”.
Com a tecnologia como aliada da educação, a deputada Rachel Marques (PT), que preside a Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e é vice-presidente da Comissão de Educação, propôs, por meio do projeto de indicação nº 14/13, já aprovado, que o Estado disponibilize internet sem fio, no sistema WI-FI, no âmbito da Rede Estadual de Ensino do Estado, níveis fundamental e médio, e escolas profissionalizantes.
A deputada aponta que o projeto é um importante passo no sentido de universalizar o acesso à internet aos alunos da Rede Estadual de Ensino do Estado do Ceará. "Considerando a função educacional e social das escolas públicas, hoje não se pode mais pensar em educação sem pensar em tecnologia e seus avanços", justifica.
HS/CG
AL-CE

UVA abre seleção de bolsistas para intercâmbio com Universidade na Colômbia


IntercambioA Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), através do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), abriu edital para seleção de estudantes bolsistas do curso de Licenciatura em Matemática/UVA para intercâmbio acadêmico. O intercâmbio acontecerá com a Universidade Francisco José de Caldas (UDFJC), que fica em Bogotá, na Colômbia, de acordo convênio celebrado entre as duas instituições.
O convênio prevê o intercâmbio de estudantes e um professor do curso de Licenciatura em Matemática/UVA para o semestre 2013.2, com atividades acadêmicas na UDFJC. Os estudantes, além de cursarem disciplinas equilvalentes às disciplinas do seu curso de origem, também desenvolverão atividades de extensão em uma escola da comunidade de Bogotá, Colômbia. O professor ficará responsável pelo acompanhamento e coordenação do processo de ensino e de extensão dos alunos.
As inscrições podem ser feitas por estudantes que estejam cursando a partir do 5º semestre do curso de Licenciatura em Matemática/UVA, com suas obrigações acadêmicas, civis, eleitorais e militares em dia (estas últimas para o sexo masculino). O processo seletivo visa ao preenchimento de quatro vagas efetivas e à complementação de cadastro de reserva com igual número de vagas.
As inscrições foram abertas no dia 9 e prosseguem até 19 de abril, na Coordenadoria do curso de Licenciatura em Matemática/UVA, no CCET, campus CIDAO, em Sobral, de segunda a sexta-feira, nos horários de 8 às 12 h e de 14 às 22 h.
O edital, com todas as informações, está disponível no link:
Assessoria de Comunicação da UVA

Ciro Nogueira defende redução da maioridade penal


Nota do Editor - Pessoal, agora a foto está certa!


O senador Ciro Nogueira (PP-PI) lembrou o assassinato do estudante Victor Hugo Deppman, de 19 anos, na semana passada, para defender a redução da maioridade penal no país. O estudante foi assassinado por um menor que completou 18 anos três dias depois de cometer o crime.
O assassinato fez com que vários crimes assemelhados cometidos em todo o país fossem relembrados, o que, para o parlamentar, representa “um marco na mobilização dos brasileiros que exigem mecanismos legais para dar um basta aos incontáveis crimes cometidos por adolescentes que atuam protegidos pela menoridade”.
Ciro Nogueira disse ter chegado a hora de o Congresso Nacional discutir “de forma madura e desapaixonada” a redução da maioridade penal. O sendor, que apresentou um projeto sobre o tema, lamentou que a legislação não permita sequer a divulgação do nome do assassino do estudante.
- Vamos pensar que o assassino do estudante Victor Hugo, assim como milhares de outros criminosos em todo o país, empunham mais do que uma arma, uma pistola, uma faca: eles também estão armados com esta cláusula do Estatuto da Criança e do Adolescente, que garante aos menores de 18 anos que não podem ser penalizados ou punidos – disse o senador, para quem apenas a redução da maioridade penal poderá acabar com essa sensação de impunidade que amedronta as famílias brasileiras.
O senador afirmou que o Direito deve acompanhar a evolução da sociedade e, hoje, os jovens amadurecem mais rápido. Para ele, a redução da maioridade, por si só, não resolveria os graves problemas de segurança do país, mas iria diminuir o número de crimes praticados por menores em função da impunidade.

Agência Senado

PS - pedimos desculpas aos nossos leitores pela postagem da foto errada feita pelo Co-Administrador Willames Nunes nesta manhã, quando trocou a foto do Ciro Nogueira pela foto do Ciro Gomes ( rs rs rs ). Obrigado a todos vocês que comentaram.  ( Dihelson Mendonça ).

Salário Mínimo pode subir para R$ 719,48 em 2014


DinheiroO salário mínimo vai subir dos atuais R$ 678 para R$ 719,48 a partir de 2014, segundo a proposta para a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) divulgada nesta segunda-feira (15) pelo Ministério do Planejamento. A proposta ainda vai passar pelo Congresso e, se for aprovada, o novo valor do mínimo passa a valer a partir de janeiro do ano que vem.
Esse valor proposto para o salário mínimo em 2014, entretanto, pode ser alterado no futuro, com base nos parâmetros estabelecidos para sua correção (crescimento do PIB do ano de 2012 e da inflação, medida pelo INPC, deste ano).
Além de 2014, a proposta também informa a previsão do salário mínimo para 2015 (R$ 778,17) e para 2016, quando deve atingir R$ 849,78.
Na proposta da LDO, o governo também informou a previsão de que o IPCA, índice que mede a inflação oficial, terá variação de 4,5% em 2014. Para este ano, a previsão é de 5,2%.
PIB e inflação
O governo também apresentou a sua previsão para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), de 3,5% para este ano e 4,5% em 2014. Na LDO do ano passado, o governo estimava um crescimento maior para a economia no ano que vem: 6%.
O secretário do Tesouro Nacional, Arno Augustin, disse sobre a inflação que o governo tem tido “atenção constante” com a possibilidade de alta da inflação, como ocorreu no início deste ano. Na semana passada, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), usada como base para as metas do governo, apresentou variação de 0,47% em março – taxa inferior à registrada no mês anterior, de 0,60%.
No acumulado dos últimos 12 meses até março, porém, a taxa de inflação é de 6,59%, acima do teto da meta de inflação estabelecida pelo Banco Central, que é de 6,5% – dois pontos acima do centro da meta, que é de 4,5%.
“[O controle da inflação] é um processo que exige atenção constante. O governo continua trabalhando para que ela possa convergir para a meta [de 4,5% em 2013]”, disse Augustin. Sobre a variação do PIB, ele afirmou que o governo está otimista e espera para o ano que vem um “processo de crescimento importante” da economia.
“Eu entendo que a economia brasileira vem retomando o crescimento. A velocidade talvez seja um pouco abaixo do que gostaríamos, mas ela vem retomando o crescimento”, disse o secretário do Tesouro Nacional.
Superávit
Na proposta de LDO, o governo informa que sua meta de superávit primário em 2014 será de R$ 167,4 bilhões, o que equivale a 3,1% do PIB estimado para o ano que vem. O superávit primário é a economia feita pelo governo federal, estados e municípios para pagar juros da dívida pública e tentar manter sua trajetória de queda.
Do total de R$ 167,4 bilhões, R$ 116,1 bilhões correspondem à parcela da União. Os outros R$ 51,2 bilhões cabem a estados e municípios.
Augustin informou, entretanto, que já a partir de 2013 a União não terá mais a obrigação legal de compensar o resultado de estados e municípios, caso a meta de superávit não seja cumprida por eles.
Isso significa, portanto, que o governo se compromete a cumprir apenas a sua parte (R$ 116,1 bilhões, no caso da LDO de 2014) e que buracos deixados na conta de estados e municípios “podem” ser abatidos da meta total.
Segundo Augustin, para que a desobrigação passe a valer já, o governo vai enviar um projeto ao Congresso para alterar a Lei Orçamentária de 2013.
“Não estamos dizendo que a meta [não cumprida por estados e municípios] vai ser abatida [da meta total de superávit]. Estamos dizendo que a LDO permite que isso ocorra. Se vai ser feito ou não, isso vai ser definido ao longo de 2014&Prime, disse o secretário do Tesouro Nacional.
Em 2012, estados e municípios tiveram um superávit de R$ 23,7 bilhões, equivalente a 55% de sua meta, que era de R$ 42,8 bilhões. Essa diferença de R$ 19,1 bilhões teve que ser compensada pela União.
A proposta de LDO também fixa em R$ 67 bilhões o valor de abatimento da meta de superávit possível com os investimentos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e com desonerações de tributos em 2014. Para este ano, o limite é de R$ 65 bilhões.
Juros e câmbio
O documento apresentado pelo Ministério do Planejamento nesta segunda também aponta estimativa de que a taxa básica de juros da economia (Selic) esteja em 7,5% em dezembro de 2014, mesmo patamar atual. Ainda de acordo com a proposta, a previsão é que a taxa permaneça a mesma ao final de 2015 e 2016.
O governo divulgou ainda que espera uma taxa de câmbio média de R$ 2 por dólar ao final de 2013, e de R$ 2,04 no fim de 2014. Segundo a proposta da LDO, a desvalorização do real deve continuar nos anos seguintes, atingindo R$ 2,07 por dólar em 2015 e R$ 2,09 em 2016.
Fonte: G1

Jornalista Mino Carta lança romance “O Brasil” no Dragão do Mar


DragaodomarO Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) traz nesta terça-feira (16) o jornalista Mino Carta, diretor de Redação de Carta Capital que fundou e dirigiu alguns dos mais importantes veículos de imprensa do país, para lançamento do romance O Brasil (Record). O evento acontece a partir das 19h30min, no Teatro Dragão do Mar, com apresentação de Ciro Gomes.
 Responsável por publicações que fizeram história na imprensa brasileira, censurados durante a ditadura, Mino Carta recorre à literatura para provocar uma polêmica reflexão sobre o Brasil, promovendo uma investigação sobre a história do país a partir da morte de Getúlio Vargas. O historiador Alfredo Bosi assina o posfácio do livro que passeia entre as lembranças de uma Itália em plena Segunda Guerra Mundial e um Brasil em pungente transformação, o que possibilita ao leitor uma valorosa reflexão sobre o período.
 Sinopse
“O Brasil” começa com a morte do presidente e a inquietação que a mesma provoca no personagem Waldir, professor de História e Geografia no Colégio do Estado, ao receber a notícia. Na busca de entender a repentina e estranha morte, Waldir vai com o filho ao encontro de um amigo linotipista no jornal mais importante da cidade, O Estado de S. Paulo. Num período em que a imprensa é a principal detentora das informações e a grande criadora de verdades, o professor Waldir, leitor fiel daquele grande jornal, é o tipo de paulista que sempre enxergou Getúlio Vargas com repulsa.
Sobre o Autor
Italiano naturalizado brasileiro, Mino Carta começou no jornalismo em 1950, cobrindo a Copa do Mundo como correspondente do jornal Il Messaggero, de Roma. Foi colaborador da revista Anhembi e redator da agência Ansa, em São Paulo. Mudou-se para a Itália em 1957, trabalhando como redator dos jornais La Gazzetta del Popolo, de Turim, Il Messaggero e como correspondente do Diário de Notícias do Rio e da revista Mundo Ilustrado. Em 1960 retornou ao Brasil, onde fundou e foi diretor de redação da revista Quatro Rodas. Também fundou e dirigiu a edição de esportes de O Estado de S. Paulo (1964/1965). Criou e dirigiu o Jornal da Tarde (1966/1968), a revista Veja (1968/1976), a revista IstoÉ (1976/1981) e o Jornal da República (1979/1980). Foi diretor de redação da revista Senhor, de 1982 a 1988, e da revista Istoé, de 1988 a 1993, veículos dos quais saiu para fundar a revista CartaCapital, da qual é diretor de redação. . Publicou os livros “O Castelo de Âmbar”  “Histórias da Mooca, com as bençãos de San Gennaro”, “O Restaurante Fasano e A Cozinha de Luciano Boseggia” e “A Sombra do Silêncio”. É doutor honoris causa pela Faculdade Cásper Líbero. Em novembro de 2006, recebeu o prêmio de Jornalista Brasileiro de Maior Destaque no Ano da Associação dos Correspondentes da Imprensa Estrangeira no Brasil (ACIE)
Serviço:
Lançamento do livro “O Brasil”, de Mino Carta
Editora Record / 356 páginas / R$ 44,90
Dia: 16 de abril de 2013
Local: Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
Horário: A partir das 19h30min
Assessoria de Imprensa do Dragão do Mar

Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30