Passo os olhos nas notas divulgadas hoje cedinho, pela grande imprensa, a mesma que um dia foi tachada de PiG--Partido da Imprensa Golpista... alguém ainda lembra desse chavão?
Cadê o fumacê?
É isso aí: todo início de semana, a população cratense tem de fazer um esforço heroico para não entrar em depressão devido às notícias que retratam as dificuldades do seu cotidiano. Além da greve na rede escolar municipal, a violência que se alastra é noticiada cedinho pela mídia. Sem falar na volta da inflação, do lamaçal que toma conta das ruas sem calçamentos nesta quadra das chuvas. E eis que de repente, não mais que de repente, a dengue voltou a crescer! Também faz tempo que se viu o carro do fumacê percorrendo as ruas desta Mui Nobre e Heráldica Cidade de Frei Carlos Maria de Ferrara... Fumacê já!
Democracia à la Venezuela
Debaixo de denúncias de fraudes, e com uma margem estreitíssima de votos, o herdeiro de Hugo Chávez, Nicolás Maduro, foi proclamado novo Presidente da Venezuela. "Não vamos reconhecer o resultado até a recontagem de cada um dos votos dos venezuelanos, um por um, sejam recontados" afirmou o candidato oposicionista, Caprilles. Uma vitória de pirro! Maduro teve 7.505 milhões de votos, enquanto o oposicionista, Capriles, teve 7. 270 milhões (uma diferença de pouco mais de 200 mil votos entre o vencedor e vencido, num total de 19 milhões de eleitores). Horas antes, após o fechamento das urnas, o chefe do comando de campanha de Maduro, indicado pelo próprio Chávez para ser seu sucessor, Jorge Rodríguez, havia convocado o povo para se concentrar em frente ao Palácio de Miraflores, na capital, e “defender o resultado das urnas”. Dando a entender que havia resultados preliminares na mão dos candidatos.
Oxente!
A imprensa está anunciando novo aumento do preço da energia elétrica já a partir deste mês. Pois é, sequer havíamos percebido os efeitos da redução da conta de luz, e a Aneel já autorizou novo aumento. Ora, ora, e a presidente Dilma não havia anunciado uma redução da energia "em benefício do povo". Há quem afirme que as concessionárias de energia elétrica de São Paulo e Minas se recusaram a reduzir o preço por falta de margens. Resumindo: era só mais uma jogada de marketing...
Enquanto isso
A desoneração da cesta básica, estrepitosamente anunciada por dona Dilma até agora também não ocorreu. A redução não chegou ao consumidor. Ou então foi anulada pelos índices crescentes da inflação, que dá mostras de descontrole. Na entrada de supermercados encontramos placas dizendo que o estabelecimento está praticando a política do governo, mas, na verdade, a prática é outra: os preços estão bem acima dos verificados no mês anterior.
Antes tarde...
Na noite da última 5ª feira, a Polícia Federal instaurou um inquérito para investigar se o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve mesmo participação no escândalo do mensalão. O inquérito será conduzido pela Delegacia de Crimes Financeiros da PF. A Procuradoria da Republica do Distrito Federal já havia determinado a abertura dessa investigação, depois que o operador do mensalão, o publicitário Marcos Valério, tinha detonado a acusação a Lula.
Menores assassinos
Quando foi para aprovar uma lei garantindo direitos das empregadas domésticas os deputados e senadores – para aparecerem – agiram rápido. No entanto, há 5 anos o Congresso Nacional vem empurrando pela barriga a votação do projeto de redução da maioridade penal no Brasil. Do lado de cá, os crimes hediondos (latrocínios, estupros e sequestros) cometidos pelos “menores de idade” só faz crescer. E o pior: autoridades, senadores, deputados assistem de camarote a essa escalada de violência cometida por “menores de idade” e nada fazem a respeito.
Meu tomate, minha vida
Esta nota foi publicada na coluna de Sônia Racy, no “Estadão”: “O preço do tomate tem dominado as buscas no Google Brasil. É o que o “termômetro” Google Trends vem mostrando. O fruto bate tanto Marco Feliciano quanto a Coreia do Norte”.