xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 11/04/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

11 abril 2013

Notícias da 5ª feira, 11 de abril (Armando Rafael)

Aí tem coisa

O Fórum de Juazeiro do Norte foi palco, no último dia 9,  de encontro para debate da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n.º 37, em tramitação na Câmara dos Deputados. O evento foi muito concorrido e contou com grande público. O que é isso? Nossos representantes querem excluir  o Ministério Público do trabalho de investigação criminal, atribuindo-o exclusivamente às polícias. Qual será o grande interesse dos parlamentares (e do povo que eles lá representam) em retirar da promotoria o direito de investigar? Por que os condenados do mensalão acompanham nos bastidores essa emenda? E o governo federal e suas lideranças no Congresso, como se posicionam nisso? Fiquem atentos. Aí tem coisa!

Bispo de Crato


   Desde a última quarta-feira, 10 de abril, o bispo diocesano de Crato, Dom Fernando Panico, participa da 51ª Assembleia Geral dos Bispos do Brasil, em realização na cidade de Aparecida (SP). O encontro prosseguirá até o próximo dia 19 deste mês. Dom Fernando Panico ocupará 10 minutos desse encontro dos bispos brasileiros para convidá-los a participar do 13º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS), que será realizado na Diocese de Crato em janeiro de 2014.
   Dom Fernando Panico levou para a Assembleia Geral da CNBB, quinhentos exemplares do 2º número do boletim “Heroína da Castidade”, veículo que divulga a causa da beatificação da Serva de Deus Benigna Cardoso da Silva, a menina mártir assassinada em Santana do Cariri. Os exemplares serão entregues aos cerca de 350 bispos brasileiros, e a jornalistas que cobrem o encontro de Aparecida do Norte.

Viagem à Europa


   No próximo dia 20, Dom Fernando embarca para a Europa onde terá extensa agenda de trabalho, na busca de ajuda financeira para a realização do evento de âmbito nacional que será o 13º Encontro Intereclesial das Comunidades Eclesiais de Base (CEBS), promovido pela Diocese de Crato. Dom Fernando viveu em Roma os primeiros 20 anos de sua vida e lá mantém extensa lista de amizades. O atual bispo de Crato é sobrinho de um cardeal, Dom Giovanni Panico – já falecido – (na foto ao lado monumento em bronze  ao Cardeal Giovanni Panico, na cidade de Tricase). Ele  foi Núncio Apostólico (ou seja, Embaixador do Vaticano) em vários países da Europa, América Latina e Oceania. Dom Fernando é, também,  primo de Dom Carmelo Panico Cassati, arcebispo-emérito de Trani-Barletta, na Itália.

Participação na canonização de novos santos


     No próximo dia 12 de maio, Dom Fernando Panico vai participar – na Praça de São Pedro, em Roma – da solenidade da canonização dos Mártires de Otranto, a primeira a ser feita pelo novo Papa Francisco. Os Mártires de Otranto são originários da região onde Dom Fernando nasceu, no sul da Itália. (Na foto ao lado, um marco em Otranto, cidade localizada no mar Adriático) Trata-se da canonização de Antônio Primaldo e seus companheiros, um número superior a 800 novos santos – a maioria jovem, mas também estão incluídas mulheres e crianças – todos assassinados por ódio à fé durante o assédio turco à cidade de Otranto, em 1480. Otranto é vizinha a Tricase, terra natal de Dom Fernando.
    A autorização para a canonização desses mártires do sul da Itália foi a última autorizada pelo Papa-emérito, Bento XVI, baseado nas providências deixadas pelo Papa João Paulo II, que visitou Otranto em 5 de outubro de 1980, quando fez um histórico pronunciamento aos jovens daquela cidade, lembrando o martírio de outros jovens que preferiram morrer a apostatarem da fé católica.  
                 
Estouro da inflação

Pois é. Aconteceu o que foi previsto por muitos que enxergam um palmo à frente do nariz: a inflação acumulada no Brasil, nos últimos 12 meses estourou – em março – o teto fixado pelo governo. Isso 9 meses antes do final do ano! Aumentam, agora, a pressão dos economistas responsáveis, dos empresários e do cidadão comum por uma resposta do Banco Central, no sentido de elevar a atual taxa básica de juros, hoje demagogicamente fixada em 7,25%. Quem tem boa memória viu reaparecer na sala um fantasma que pensávamos haver sido exorcizado pelo injustiçado Fernando Henrique Cardoso...

Meu tomate, minha vida!

A retomada da inflação é uma pedra no sapato da presidente Dilma, ou seja, na sua pretensão de se reeleger em 2014. E a “gerentona” só pensa nisso! Para quem não sabe, a inflação, para as pessoas de mais baixa renda (exatamente os eleitores de dona Dilma) chegou a 7,15%, nos últimos 12 meses. Até nos grotões da miséria e do atraso nordestino, a teimosia da presidente e sua demora em tomar atitudes terão agora um custo eleitoral inevitável.

Do seriado “Coisas da República”

E por falar em tomate, enquanto no Brasil esse produto está pelo “olho da cara”, os chineses encontraram  novo “Negócio da China”. Eles estão exportando, para nosso país, a polpa de tomate, cuja importação já atinge a casa de R$ 13,8 bilhões. A polpa chinesa – mesmo trazida do “fim do mundo” –  é bem mais barata do que a produzida aqui.

Na “carne seca”

Acossado pelos defensores do “casamento gay”, da liberação do aborto e da eutanásia (Ô raça!)  e de outros defensores da “cultura da morte”, o deputado Marco Feliciano (PSC- SP) disse que só sai da presidência da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Câmara Federal,  se os deputados petistas e réus do mensalão, João Paulo Cunha e José Genoíno, saírem também da Comissão de Constituição e Justiça. Convenhamos: é um excelente medida para moralizar o velho Congresso Nacional...

Reivindicações da População do Crato


Rua Marília Feitosa no Parque Grangeiro tem problemas de iluminação

Passando aqui, mais uma vez, para dizer que continua a meter medo a escuridão reinante em frente à casa nº 44, da Rua Marília Feitosa, aqui no Parque Granjeiro. Sua fachada vai de uma esquina à outra, e lâmpada acesa (bem fraquinha!) há somente numa dessas extremidades, já na rua lateral. Igualmente aterrorizante, e pelo mesmo motivo, é o escuro numa rua pertinho desta, a J. Macário de Brito, onde está o Posto de Saúde do bairro. Quero crer que os proprietários dos imóveis em cujas calçadas estão os postes às escuras estejam com suas taxas de iluminação pública sendo cobradas regularmente, nas respectivas faturas, como sói acontece. Com a palavra, o gestor local da COELCE, se é que a concessionária conta com um.

Paulo Gilberto Morais

VÍDEO - Motoristas reclamam de buracos em avenida do Crato



Veja o vídeo no link:
http://g1.globo.com/videos/ceara/cetv-1dicao/t/edicoes/v/motoristas-reclamam-de-buracos-em-avenida-do-crato/2502212/

Fonte: CE-TV


Os animais - Por: Emerson Monteiro


Já transcorreram décadas de quando morava na fazenda. Vida junto de uma natureza agreste guardava características distantes do mundo de hoje nas cidades. Essa mudança do campo ao universo urbano significou o que costumam chamar de transição do feudalismo ao modelo industrial exportador, no Nordeste brasileiro. Porém foi verdade real, experimentada pela geração que cumpria missão de atravessar o choque cultural inevitável do progresso, talvez face de marcas sentimentais profundas, tanto nas famílias quanto na história individual. E os sintomas das tais consequências retornam através dos sonhos, espécie de tratamento natural.

Vez por outra, presencio emoções resistentes daquela época, lembranças dos bichos, dos habitantes, lugares, matas; de invernos, sequidões, estradas desertas; moagens, riachos, açudes; pescarias, diversões, acontecimentos ocasionais da religiosidade; viajantes que passavam e pousava alguns dias; tipos esquisitos dos andarilhos sem rumo; as noitadas prenhes de luas e muitas estrelas, de brilho típico do sertão; as narrativas de aparições das visagens e os ancestrais desaparecidos penados; a brisa fria das manhãs; o mormaço nos fins de tarde; as flores coloridas e perfumadas, cultivadas nos jardins de minha mãe; as quermesses de minha avó, nas datas da igrejinha; o canto dos pássaros e suas evoluções nos céus do verão; o silêncio contundente; o calor do meio dia até três, quatro horas das tardes causticantes; e os imprevistos.

Sim, os bichos, animais de tração, de montaria, os bois de bagaço do engenho, as vacas de leite, os movimentos do curral, chocalhos batendo pelo escuro misterioso das madrugadas, latidos de cães tresmalhados, alvoradas alegres, torreões de nuvens grandiosas, a formar imagens contundentes no firmamento longínquo. Sonhos pelo ar livre da infância que sumiram remotos de um período infantil.
Contudo, o que toca com maior força o teto dessas saudades corre nos rebanhos ovinos, carneiros, ovelhas, marrãs e borregos que os meninos conheciam e batizavam.

Havia dois currais a curta distância, um dos carneiros de meu pai e outro dos de meu avô, divididos nas assinaturas das orelhas, perversidade que todo ano acontecia, cortes de peixeira que sangrava o chão dos cercados e salpicava na gente. Independente de acompanhamento, os bichos conheciam seus apriscos, e a eles se dirigiam na volta do pasto aos fins de tarde, momento agradável de vê-los regressando à segurança das casas, guarnecidos da onça e doutros riscos noturnos.

Logo cedo retomariam o caminho, sozinhos e apressados, quais quem regressa ao trabalho, lá na manga do São Luiz. Eu, da varanda de casa, os via deslizar na paisagem querida e aproveitava esses instantes de paz a coletar na alma as minhas melhores recordações do tempo de menino.

Por: Emerson Monteiro

Obra de Clarice Lispector é finalista do Prêmio de Melhor Livro Traduzido nos EUA


Livro foi o último romance da escritora
Clarice1
A primeira tradução para o inglês de Um Sopro de Vida (A Breath of Life), o último romance de Clarice Lispector, por Johnny Lorenz, é finalista do Prêmio de Melhor Livro Traduzido nos Estados Unidos, na categoria Ficção. O anúncio dos dez finalistas, escolhidos entre os 25 nomeados, foi feito nesta quarta-feira (10) pelo centro de investigação literária que criou a premiação, o Three Percent, da Universidade de Rochester, no estado norte-americano de Nova Iorque.
O Prêmio de Melhor Livro Traduzido nos Estados Unidos é atribuído anualmente ao melhor livro traduzido para o inglês, publicado no mercado norte-americano, considerando a qualidade da obra e da tradução. Segundo a organização, a premiação é "uma oportunidade para honrar e distinguir tradutores, editores e outros agentes literários que ajudam a disponibilizar a literatura de outras culturas aos leitores americanos".
A cerimônia de entrega dos prêmios ocorrerá em Nova Iorque no dia 4 de junho. O autor e o tradutor das obras premiadas nas categorias de Ficção e Poesia receberão um prêmio de US$ 5 mil dólares (cerca de 3.800 euros) cada, atribuído pela Amazon.
Clarice Lispector decidiu ser escritora em 1933, aos 13 anos. Em 1942, publicou sua primeira obra, Perto do Coração Selvagem. Ela escreveu 36 livros, entre os quais A Paixão Segundo G.H, A Vida Íntima de Laura, A Mulher que Matou os Peixes, Laços de Família e A Maçã no Escuro.
Um Sopro de Vida, o último romance de Clarice Lispector, foi editado nos Estados Unidos em 2012 pela New Directions. A escritora brasileira morreu em 1977 aos 57 anos.
Agência Brasil

MEC vai lançar programa para incentivar formação de professores na área de exatas


Proposta envolve parceria com universidades e prevê a oferta de bolsas de auxílio
ProfessorPreocupado com a baixa procura por cursos superiores de licenciatura em física, química, matemática e biologia, o Ministério da Educação (MEC) elabora um programa para, desde o ensino médio, atrair para essas áreas os estudantes que querem ser professores. A proposta, ainda em construção, prevê parceria com universidades e também a oferta de bolsas de auxílio, disse nesta quarta-feira (10) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
"É preciso estimular a vocação de professor. Temos o problema salarial, de carreira, mas há também o problema de despertar o interesse pela educação desde cedo e valorizar quem tem esse interesse. Precisamos estimular as ciências exatas, a demanda por ensino superior nessas áreas é muito baixa", disse o ministro, ao participar de audiência na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
De acordo com Mercadante, a proposta vai incluir várias estratégias para alcançar o objetivo de formar mais professores para o ensino das ciências exatas. "Vamos fazer um programa para estimular desde o ensino médio, com bolsa, com parceria com as universidades, com laboratório, com cientista para dar palestras".
O ministro citou como exemplo da falta de interesse dos estudantes pelo magistério na área de exatas a baixa a procura por esses cursos na última edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por meio do qual instituições públicas de educação superior oferecem vagas a participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Dados do relatório Escassez de Professores no Ensino Médio: Soluções Estruturais e Emergenciais, do Conselho Nacional de Educação (CNE), de 2007, apontam que as áreas mais carentes de professores eram as de física e química, seguidas das de matemática e biologia.
Mercadante adiantou ainda que o ministério estuda lançar um grande edital de cultura nas escolas públicas e também a criação de uma universidade das artes para aulas de música, cinema, teatro, dança e poesia. Essas ações deverão ser feitas em parceria com o Ministério da Cultura.
Agência Brasil

Visita de Cid à comunidade que será desapropriada para o VLT tem bate-boca e confusão


Sob gritos, o governador tentou explicar às famílias como serão as transformações no local

CidgomesvisitavltA nova visita do governador Cid Gomes às comunidades que serão desapropriadas devido às obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) terminou em bate-boca e confusão, na noite desta quarta-feira (10). Cid enfrentou a resistência dos moradores da comunidade Jangadeiro, que protestaram contra as desapropriações no local.
A visita inesperada de Cid Gomes à comunidade, que fica nas proximidades da Via Expressa, teve o objetivo de explicar às famílias o projeto do VLT. A visita durou cerca de vinte minutos. O governador estava acompanhado de seguranças, mas conversou livremente com as pessoas. Em muitos momentos, os ânimos se exaltaram, já que muitas famílias não concordavam com as palavras do governador.
Governador visitou casas
Cid Gomes chegou a entrar na casa de alguns moradores para explicar as questões técnicas e mostrar como o projeto será executado. Durante todo o momento da visitação, cerca de trinta pessoas acompanharam os passos do governador.
Sob gritos, o chefe do Executivo Estadual não alterou o tom de voz e continuou tentando explicar às famílias como serão as transformações no local, entretanto o protesto não cessou. "O VLT vai trazer benefícios para toda a população. Esse grupo aqui é político, muitos não são nem moradores", afirmou.
O governador avisou que algumas casas não serão afetadas e que outras terão apenas uma pequena parte demolida. "As pessoas vão receber o dinheiro da indenização e ainda vão poder escolher o apartamento que querem morar. Nós temos três opções", informou Cid. A proposta oferecida pelo Governo do Estado é transferir as famílias que serão afetadas pela construção do VLT para os bairros José Walter e Messejana. Por conta da resistência, Cid Gomes está negociando outro local na mesma região, próximo à Via Expressa.
Famílias resistem
Mesmo com as alternativas oferecidas pelo Governo do Estado, os moradores não concordam com as mudanças, e alguns não querem morar em bairros distantes. As famílias avisaram ao governador que a decisão já foi tomada e que muitos não irão sair do local. Em muitos momentos, o clima ficou tenso entre as partes.
A moradora Daniela Maciel disse que algumas reuniões já foram marcadas, mas o Governador não compareceu. "Hoje, ele chegou de surpresa, não avisou para ninguém e nós já temos o nosso lema, a comunidade está firme. Daqui não saio, daqui ninguém me tira."
Já segundo o governador, as pessoas devem entender os benefícios que o VLT vai trazer. "Eu tenho certeza que a medida que formos avançando nas conversas nós não vamos encontrar nenhum tipo de problema."
Visita surpresa não foi a primeira
Essa não é a primeira visita surpresa do governador às comunidades que serão desapropriadas pelas obras. Em agosto de 2011, ele esteve no bairro Vila União, na comunidade Aldaci Barbosa, e não foi bem recebido pelos moradores. Na época, Cid foi chamado de "mentiroso" e "terrorista", e saiu do local sob vaias dos moradores e de militantes da oposição.
O projeto do VLT surgiu do pacote de obras para a Copa do Mundo de 2014, com objetivo de melhorar a mobilidade urbana da cidade. O sistema de transporte terá estações na Parangaba, Papicu, Montese, Vila União, Rodoviária, São João do Tauape, Pontes Vieira, Antônio Sales, Mucuripe e Iate Clube.
Portal verdes Mares

Corregedoria Nacional inspeciona Ministérios Públicos no Ceará


Ministerio-publico-estado-ceara-atepassarA Corregedoria Nacional do Ministério Público realiza, de 15 a 19 de abril, inspeções no Ministério Público do Estado do Ceará (MP/CE) e nas unidades do Ministério Público da União (MPU) em Fortaleza: Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Militar (MPM). Durante a semana, uma equipe formada por servidores, promotores e procuradores visitarão as sedes das instituições.

O objetivo é verificar, in loco, o funcionamento dos serviços administrativos e funcionais. Serão checados itens como folha de pagamento, condições de trabalho dos servidores, atuação dos membros e cumprimento de determinações legais e resoluções do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além de aspectos relacionados à gestão das unidades, como contratos e licitações.

Ao final do processo, será elaborado um relatório com os resultados da inspeção, que deverá ser apreciado pelo Plenário do CNMP. Já foram inspecionados os Ministérios Públicos de Roraima, Piauí, Amazonas, Alagoas, Paraíba, Pará, São Paulo, Rio Grande do Norte, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Santa Catarina e Acre.

Atendimento ao público
Durante as inspeções no Ceará, a equipe da Corregedoria Nacional também fará atendimento direto ao público. Sugestões, reclamações, elogios, denúncias ou qualquer observação que sejam importantes para a melhoria dos serviços prestados pelo MP serão ouvidas pela Corregedoria. O atendimento será nos dias 16, 17 e 18 de abril, das 9h30 às 12h e das 14h30 às17h30.Os cidadãos serão recebidos por ordem de chegada. É necessário levar original e cópia da carteira de identidade e de um comprovante de residência, além de documentos que possam ser úteis para esclarecer os fatos relatados. Se houver interesse, o nome do denunciante pode ser mantido em sigilo.

Blog Ceará é Notícia

Previsão do Tempo - Quinta-Feira de sol no Crato



Quinta-Feira, 11/04
Nascer do sol: 05h40 Pôr do sol: 17h38
Temperatura: Max 34º Min 23º
Ventos: E a 13km/h
Umidade Relativa do Ar: 93% 33%
Índice UV: Muito Alto
Sol com algumas nuvens. Não chove.

Fontes: INPE e GOES12




O Crato e a Política - Prof. Sandro Leonel


INTERFERÊNCIA

A pergunta é se realmente o deputado Guimarães atendeu ao pedido de seu aliado Pedro Lobo. Semana passada nesse blog, alertei aos servidores do Crato sobre o pedido feito a Guimarães por seu aliado para conter a possível greve. Dirigentes da CUT ligados ao deputado Guimarães reuniram-se com Junior Matos e garantiram a “independência” do movimento no Crato. Na verdade a greve deve acabar antes de se ter um início, pois os sindicalistas não concordam com a greve.

A QUEDA

A queda da secretária de educação e sua trupe parecem inevitáveis, pois aliados do prefeito Ronaldo culpam o estado de coisas que o fenômeno enfrenta, aos insolentes da Educação. A cada dia fica mais claro que o atual presidente do legislativo cratense se credencia para ocupar a vaga na Secretaria de Educação. Luiz Carlos tem muito trato com as pessoas e experiência de comandar projetos tão arrojados como esse.

DESISTÊNCIA

Por duas vezes nas últimas semanas a boataria da renúncia da secretária de educação tomou conta dos noticiários locais e das redes sociais, mas o que se tem de concreto é que nem foi feita nenhuma carta de renúncia e seus assessores confirmam sua permanência e mais forte que se encontra. Será possível isso?

ANTES TARDE DO QUE NUNCA

Vereadores do Crato devem entregar amanhã ao deputado estadual e secretário das Cidades Camilo Santana uma moção de repúdio sobre a saída dos órgãos do Estado da cidade do Crato. Essa atitude foi requerida pelo vereador Bebeto no qual afirmou que hoje ocupa um mandato em favor do povo do Crato e se for para lutar pelas coisas do Crato sacrificará sua vida política em favor da terra de Bárbara de Alencar.

INDAGAR NÃO CONTRARIA

Por que a sociedade civil organizada do Crato como, por exemplo, CDL, Associação Comercial, ONG´S entre outros não emitem nota de repúdio contra o ato de retirar do Crato todos os órgãos do Estado e enviar para o centro multifuncional em Juazeiro do Norte? Será se medo ou conivência?

INVESTIGAÇÃO

Muitos vereadores já questionam se vai haver ou não investigação sobre as contas da mesa diretora passada, onde só de diárias se gastou mais de R$190.000,00 em 2012 segundo noticiado no blog do Cariri e exposto no Portal da Transparência. O vereador Amadeu de Freitas prometeu em campanha e logo que foi eleito apurar tais ações suspeitas de improbidade.

VERDADE OU JOGO DE CENA

Muito se comenta da condição do vereador Amadeu de Freitas Investigar as contas da mesa diretora do legislativo anterior. O mesmo pode se deparar com companheiros sendo privilegiados por ações espúrias e suspeitas de improbidade? Será se o probo vereador terá peito e honradez para investigar e apurar tais fatos onde membros do PT são beneficiados?

PT DO CRATO E SUAS AGRURAS

A executiva do PT do Crato até agora não enviou nota a imprensa ou se quer deu explicação sobre a doação de terreno feita a ONG Flor de Pequi ligada a Pedro Lobo na cidade de Campos Sales onde o Ministério Público apura a ação escabrosa. São mais de 140hectares doados sem uma explicação e o PT não se manifesta. Onde anda o partido que luta pela ética e probidade das ações políticas?

MAIS UMA PERDA

Muito se fala da saída do Instituto Agropólos do Crato para a cidade de Barbalha e agora como vai ser? Até o Agropólos? Com a palavra quem gosta do Crato.

Prof. Sandro Leonel
Blog do Sandro Leonel
 

Deputado Sineval Roque registra movimento em defesa do Crato


O deputado Sineval Roque (PSB) registrou, durante a ordem do dia desta quarta-feira (10/04), que está acontecendo hoje, na Câmara de Vereadores do no Crato, pela permanência de órgãos do Estado na cidade. Segundo ele, há a intenção de retirar da cidade, por exemplo, a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e o Instituto Agropolos.

“Não concordo. Precisa haver uma reavaliação. A gente quer o melhor serviço para a região do Cariri”, disse, parabenizando a iniciativa da Câmara Municipal pelo movimento.  LS/AT


COELCE responde sobre postes enormes que estragaram o centro do Crato



Os postes causam transtornos no centro da cidade do Crato

O fotógrafo Wilson Bernardo, incomodado com a péssima impressão que tem causado os enormes postes elétricos que a COELCE ve instalando no centro do Crato, entrou em contato com a empresa, a fim de apurar as responsabilidades por este projeto, que tem revoltado os Cratenses. Em resposta, recebeu o seguinte comunicado:
 
"Boa tarde, Wilson.

Em resposta ao seu questionamento, informamos que trata-se de uma obra paga pela SEINFRA, do Estado, para
o deslocamento da rede elétrica da Rua Dr. Miguel Lima Verde, no Centro do Crato. Com o intuito de diminuir o incômodo aos nossos clientes, foi utilizada a opção técnica de construir uma rede totalmente nova, paralela à existente, para depois do serviço concluído, transferir as cargas à nova rede e, finalmente, desativar a velha. A nova rede ficará em uma posição mais favorável, desobstruindo o passeio, em especial aos portadores de necessidades especiais. Além disso, a nova rede tem capacidade operacional superior à antiga, permitindo o crescimento da demanda por energia elétrica daquele centro comercial, que está com alto índice de crescimento. Dessa forma, informamos que é uma situação momentânea e que em breve estará concluída.

Coelce


MPF denuncia licitações irregulares em Juazeiro do Norte


O inquérito civil público constatou na concorrência falhas para a construção de creches em Juazeiro

Juazeiro do Norte. Inquérito civil público, levantado por procuradores do Ministério Público Federal (MPF), em Juazeiro do Norte, constatou irregularidades em convênio firmado com o Ministério da Educação. Uma ação de improbidade administrativa está sendo movida pelo MPF, contra o ex-secretário de Infraestrutura de Juazeiro do Norte, Mário Bem Filho. Esse afirma que não vai se pronunciar sobre o assunto e que todos os procedimentos estão sendo tomados, por parte da sua defesa.

O MPF ofereceu a denúncia e outras quatro pessoas, da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Juazeiro do Norte, estariam envolvidas em fraude na execução de convênio firmado entre o Município e o Ministério da Educação (MEC), por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Os denunciados são acusados de burlar o processo licitatório que escolheria a empresa responsável pela construção de creches em Juazeiro do Norte e teriam desviado dinheiro público mediante falsificação de documentos e superfaturamento nas obras.

Segundo as ações encaminhadas à Justiça Federal, assinadas pelo procurador da República Rafael Ribeiro Rayol, a verba seria destinada à construção de três creches, seguindo o modelo Pró-Infância, nas localidades de Parque Antônio Vieira, Parque São João e Vila São Francisco. O convênio estabelecido foi firmado no valor de R$ 2,1 milhões, sendo R$ 2,079 milhões a cargo do FNDE, correspondente a R$ 1,093 milhão para cada creche, e R$ 21 mil a título de contrapartida do município.

As apurações realizadas pelo MPF em Juazeiro do Norte no âmbito do inquérito civil público constataram falhas tanto na realização do procedimento licitatório, evidenciando a participação de empresas meramente "de fachada" e constituídas somente para participar do processo de escolha, quanto na execução das obras. Durante as investigações, foi identificada também a falsificação de documentos para permitir o pagamento por serviços não prestados. Para o procurador Rafael Ribeiro Rayol, o ex-presidente da Comissão Permanente de Licitação da Prefeitura de Juazeiro do Norte, Fédor Dostoievsky, e os ex-membros da comissão José Alves da Costa e Maria Jucimar Saraiva, atuaram dolosamente, em conjunto com João do Nascimento Lima, sócio-administrador da Atlântida Construções e Serviços Ltda, vencedora no processo licitatório, para forjar a existência de livre concorrência, com o intuito de beneficiar a empresa que se sagrou vencedora.

Elizângela Santos
Repórter do Jornal DIário do Nordeste
Colaboradora oficial do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Estudo da Unifesp estima que 11,7 milhões de brasileiros são dependentes de álcool


São Paulo - Mais da metade das bebidas alcoólicas comercializadas no país (54%) são consumidas por 20% das pessoas que bebem. O dado consta do 2° Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad) divulgado hoje (10) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Em termos gerais, o estudo estima que 11,7 milhões de brasileiros são dependentes de álcool.

Para o professor Ronaldo Laranjeira, organizador da pesquisa, essa proporção demonstra o padrão de consumo de álcool no Brasil. "Apesar de 50% [da população brasileira] não consumirem bebida alcoólica, os que bebem, bebem de maneira abusiva", disse.

O 2º Lenad foi feito em 149 municípios em todas regiões do país. Foram entrevistadas 4.607 pessoas com acima de 14 anos de idade. De acordo com os pesquisadores da Unidade de Pesquisas em Álcool e Droga (Uniad) da Unifesp, a mostra é representativa da população brasileira. O primeiro levantamento foi feito em 2006.

O estudo constatou que houve um aumento de 20% na quantidade de brasileiros que consomem álcool uma vez ou mais por semana. Também houve aumento no número de pessoas que ingerem grandes quantidades de álcool (quatro unidades para mulheres e cinco para homens) em um curto período de tempo (duas horas). Entre esses consumidores, essa forma de beber passou de 45%, em 2006, para 59% no ano passado.

A pesquisa destaca o aumento do consumo de álcool abusivo entre as mulheres. A proporção das que passaram a beber uma vez ou mais por semana cresceu 34,5% em seis anos, passando de 29% para 39%. Outro indicador que demonstra esse comportamento nocivo é o que avalia o consumo de álcool em relação ao tempo. As que ingerem quatro doses em até duas horas passaram de 36%, em 2006, para 49% no ano passado.

De acordo com os pesquisadores, quando comparado a outros países, no entanto, a taxa de pessoas que não bebem no Brasil é baixa, cerca de 50%. Na Argentina, por exemplo, os bebedores chegam a 84% da população, informou a pesquisadora Ilana Pinsky, que fez parte da comissão organizadora da pesquisa. "Apesar dessa diferença, o índice dos argentinos que bebem abusivamente é parecido com o nosso. Essa é uma característica do nosso país", explicou.

Entre os fatores que podem explicar o crescimento desse modo nocivo de beber, está a ascensão econômica da população nos últimos anos. "A grande mudança de 2006 para cá foi o aumento da renda, especialmente nas classes C e D. Quem não bebia continua não bebendo. Por isso não tivemos aumento do número de bebedores. Agora, quem já bebia vai ter a tendência de poder investir mais", apontou.

Laranjeira destaca ainda, como explicação para o aumento do consumo abusivo, a falta de política pública que desincentivem a ingestão de bebidas alcoólicas. "O mercado do álcool permanece intocado. Temos 1 milhão de pontos de venda que são estimulados a aumentar cada vez mais o consumo. Além do baixo preço de bebidas e as propagandas que estimulam os mais jovens a beber", ressaltou.

O professor avalia que as mudanças alcançadas no comportamento de beber e dirigir são exemplos de como as políticas orientadas nesse sentido podem gerar resultado. "Hoje, a única medida que existe em relação ao álcool em termos de fiscalização é a Lei Seca", disse. O levantamento mostra que houve redução de 21% na proporção de pessoas que relatam ter dirigido após consumir álcool. A maior queda ocorreu na Região Nordeste, com uma diminuição de 43%. Somente no Centro-Oeste houve aumento, de 37% para 40%.

O estudo traz ainda dados que relacionam violência ao consumo de bebidas alcoólicas. Em relação à violência na infância, por exemplo, das pessoas que foram agredidas fisicamente quando crianças, 20% delas apontaram que o agressor estava alcoolizado. Nos casos de violência doméstica, a presença do álcool foi apontada em 50% das respostas. Em termos estatísticos, isso representa 3,4 milhões de pessoas agredidas em casa por alguém alcoolizado.

Fonte: Agência Brasil

Crato - Governo do Estado inaugura sistema de abastecimento na Vila São Bento


O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário e a Prefeitura Municipal do Crato realizam nesta quinta-feira, às 10 horas, na Vila São Bento, solenidade de inauguração do sistema de abastecimento d'água da Associação Pró-Melhoramento da Vila São Bento. O evento contará com a presença do Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e do Prefeito Municipal do Crato Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos. O evento será na Creche Clotário Ribeiro Macedo.

Mais informações:
Data: 11 de abril de 2013
Horário: 10 horas
Local: Creche Clotário Ribeiro Macedo – Vila São Bento, s/n - Crato/CE

Fonte: PMC


Sesc apresenta Allysson dos Anjos no Crato


No próximo sábado (13), o Sesc apresenta, através do projeto Música ao pôr do Sol, o guitarrista e compositor Allysson dos Anjos. O show acontece a partir das 17h30, na Pracinha do Cruzeiro, no Crato. Gratuito.

Durante a apresentação, o artista traz um repertório influenciado pelo blues rural, jazz, country, folk rock e clássicos do rock and roll, reunindo composições que vão de Robert Johnson a Luiz Gonzaga.

SERVIÇO

Música ao pôr do sol – Allysson dos Anjos
Local: Pracinha do Cruzeiro, bairro Seminário (no Alto da Ladeira da Integração)
Data: 13/4
Horário: 17h30
Informações: (88) 3523.4444
 
 

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31