xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/04/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 abril 2013

Mensagem para reflexão: Por Maria Otilia

Inicia em 2013 um novo período de gestão municipal nos municípios brasileiros.Muitos gestores novos, iniciando seu primeiro mandato.E um dos grandes desafios para que a gestão seja um sucesso, é a visão de liderança  que cada um deve ter.
Posto aqui uma fábula para que reflitamos sobre  liderança.Esta é uma fábula de Liderança sobre um cavalo que se recusava a beber água.
ENSINANDO CAVALOS A BEBER ÁGUA

Conta a fábula que um fazendeiro comprou um bom cavalo por um bom preço. Deixou-o com seu filho com a incumbência de arar o terreno de sua propriedade para efetuar o plantio da primavera. O cavalo era o mais novo orgulho da família, belo, musculoso, com crina e pelo brilhante.
No primeiro dia, o garoto colocou os arreios no cavalo e o levou em direção do local onde deveria arar a terra. No caminho parou em um ribeirão onde todos costumavam levar os cavalos para beber água. Ele sabia que os animais deviam beber água antes de iniciar o trabalho duro, porém ao levar o cavalo no ribeirão, este se recusou a beber.
Chegando ao local, o garoto colocou todos os aparatos no cavalo para iniciar os trabalhos. Depois de muito custo, conseguiu com que o cavalo, em um dia inteiro, arasse apenas alguns metros de terra e por mais que tentasse, nunca de maneira reta como os outros cavalos faziam. Isso era simplesmente ridículo se comparasse aos outros pangarés que conseguiam arar cinqüenta vezes mais em um dia.
Chateado o garoto retorna para casa. No caminho de volta, para no mesmo ribeirão para que o cavalo pudesse beber água. Novamente o cavalo se recusa a beber água.
Chegando a casa, ele solta o cavalo no estábulo e desesperado, o cavalo vai em direção a tina de água e bebe ofegante até a última gota. O garoto não compreende.
Esta situação se estende por dias, até que um dia, tentando fazer o cavalo beber água no ribeirão, ele se depara com o espírito do ribeirão.
Neste encontro o espírito fala para que o garoto solte o cavalo no ribeirão ao invés de levá-lo para onde todos os outros trabalhadores levavam os cavalos. Com certo receio, o garoto soltou o cavalo e não demorou para que este disparasse ribeirão acima. Cheio de medo, achando que perderia o cavalo de seu pai, correu atrás. Depois de alguns metros reparou que o cavalo parou, foi em direção a margem, cheirou a água e … bebeu.
Novamente o espírito do ribeirão conversa como garoto e explica que o cavalo não bebia no local onde os outros cavalos bebiam, pois lá a água estava sempre barrenta pelo fato dos outros cavalos pisotearem a margem. Este cavalo em específico queria água limpa e por isso só bebia quando chegava ao estábulo.
Querendo aprender mais sobre aquele cavalo, o garoto questionou o espírito porque ele não arava como os outros cavalos. Por mais que ele tentasse fazer com que arasse em linha reta, o cavalo sempre ia puxando para esquerda ou para direita. Foi ai que o espírito falou ao garoto: – Já tentou soltar as rédeas do cavalo enquanto ele ara? Seu cavalo foi grandioso, foi um campeão de corridas.
O garoto seguiu o conselho do espírito e soltou as rédias. O cavalo começou a arar o terreno em uma espiral e conseguiu terminar o serviço no mesmo dia. Serviço que outros pangarés demorariam dias para concluir. O único problema é que ao invés de arar em linha, arou em espiral, mas isso não afetava em nada o plantio.
Bem, resumindo a fábula é esta. Nas entrelinhas, descreve que um Líder deve entender e conhecer a capacidade de cada um de sua equipe, deixando-os livres para fazerem o que sabem fazer de melhor. Não se deve colocar “cabrestos” nas pessoas. Cada um é “programado” para fazer determinadas tarefas e cabe ao Líder reconhecer esta “programação” e tirar proveito disso em prol dos objetivos por ele traçados.

Extraída do Livro: Liderança e Competitividade.

                  Você não pode forçar cavalos a beber água, pode apenas deixá-los beber.

Acontece... - Rua João Bacurau - Hoje ( Foto de Thibério Cesar )



Rua João Bacurau
Foto de Thiberio Cesar


Ernani Brígido comenta... "Um exemplo de Gratidão"

 
Fazendo uma leitura atenta do artigo Um exemplo de gratidão – Por Carlos Eduardo Esmeraldo, que por sinal é muito bem articulado, com lúcidas colocações, na qual concordo quase em sua plenitude. Durante sua narrativa informa o sábio articulista, que o deputado federal André Figueiredo, obteve 997 votos em nossa cidade. Tal fato é verdade, porém, devemos fazer justiça ao parlamentar, visto que, quando atuava como Ministro Interino do Trabalho e na qualidade de parlamentar, este destinou para o nosso município mais de 1000 vagas do Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã. O Programa tem como beneficiário os jovens de 18 a 29 anos que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo, que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho e que: I – estejam cursando ou tenham concluído o ensino fundamental; ou II – estejam cursando ou tenham concluído o ensino médio, e não estejam cursando ou tenham concluído o ensino superior; III – Não tenham sido beneficiados pelo Projeto Juventude Cidadã.

Sendo assim, sua votação em nossa cidade tenha sido o reconhecimento do trabalho prestado pelo parlamentar André Figueiredo, que quando procurado pelas lideranças da nossa cidade, não se furta a ajudar os gestores cratenses, colocando seu gabinete e sua assessoria a disposição do povo do Crato. Tendo, agora, um compromisso muito maior com a nossa cidade, pois é casado com uma filha da nossa terra.

Ernani Brigido
Cratense


Presidente Itamar Franco - Exemplos e conselhos - Por Antonio Morais



Exemplo:

Quando presidente da Republica o influente senador baiano Antônio Carlos Magalhães ameaçou da tribuna do Senado fazer denuncias de corrupção no governo. O Presidente Itamar convidou o senador para uma audiência em seu gabinete. O senador Antônio Carlos Magalhães aceitou e no horário marcado adentrou o gabinete do presidente e para sua surpresa encontrou vários jornalistas dos mais importantes órgãos da imprensa brasileira. 

Perplexo ouviu do Presidente Itamar: reunir o pessoal para facilitar o seu trabalho: faça as denuncias. O senador virou um tetéu, se retirou do local super aborrecido, é claro que não passava de chantagem, não haviam denuncias serias e com provas. 

Bem diferente de hoje em dia, quando o presidente ou presidenta se obrigar a ceder as chantagens dos parlamentares por conta de ameaças que lhes causam as praticas da companheirada. Qualquer Sarney, carrega a dama de ferro pela coleira.

Conselhos:

A desesperança do Presidente Itamar com o parlamento está neste vídeo gravado a menos de um mês de sua morte.

Plenário do Senado.

video


Governo autoriza aumento no preço dos remédios


Novo aumento no preço dos remédios começa a valer; veja as mudanças:
São três faixas de aumento: 2,7%, 4,51% e 6,31%. Os percentuais variam de acordo com o número de genéricos que o medicamento tem.

Já está valendo o aumento dos remédios. O reajuste máximo liberado pelo governo é de 6,31%, mas alguns medicamentos subiram menos em algumas farmácias, mas em outras ainda tem estoques com o preço antigo. Vale a pena procurar, pesquisar, comparar os preços. As farmácias e drogarias são obrigadas a ter um caderno de preços com o valor máximo que podem cobrar para ajudar na pesquisa.

Nas farmácias já tem remédio com preço novo. A lista com os valores reajustados tem que estar à disposição dos consumidores. São três faixas de aumento: 2,7%, 4,51% e 6,31%. Os percentuais variam de acordo com o número de genéricos que o medicamento tem. Mais genéricos, reajuste também maior. Dona Jacy toma pelo menos três remédios por dia, para a pressão, colesterol e ansiedade. São cerca de R$ 500 por mês. Não fez as contas de quanto o gasto vai aumentar, mas o hábito que adquiriu pode ajudar: “Faço uma pesquisa de preços, para ver qual que eu posso comprar. Só assim eu consigo”, afirma.

Os valores foram definidos com base no índice da inflação acumulada de março a fevereiro deste ano. De 2008 a 2012 os remédios subiram 23,64% segundo o Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos. Pesado demais, avalia o médico Brasil Caiado, que costuma receitar os genéricos, que têm o mesmo princípio ativo dos originais, e por isso, segundo ele, fazem o mesmo efeito.

“Pode comprar tranquilamente um medicamento genérico, discutir com um médico qual o remédio que ele vai tomar. Se houver dúvida por parte do paciente, ele telefona para o médico, ele volta na consulta”, ressalta. Os novos preços deverão ser mantidos até março do ano que vem.

Fonte: G1
Foto: Site Belfort-roxo


Governo sobe tarifa de Energia Elétrica


Aneel aprova revisão tarifária de quatro distribuidoras do país

Brasília - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou hoje (5) os índices finais de revisão tarifária de quatro concessionárias de energia elétrica. Os índices devem incidir nas tarifas que foram reduzidas em janeiro, de acordo com a Revisão Tarifária Extraordinária anunciada pela Aneel.

Para a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL Paulista), a terceira revisão tarifária periódica vai resultar em uma redução de 1,5% nas tarifas dos consumidores residenciais  e de baixa renda e um aumento de 16,05% nas tarifas das indústrias. A distribuidora atende a 3,75 milhões de unidades consumidoras em 234 municípios de São Paulo.

Os consumidores residenciais e de baixa renda atendidos pela Empresa Energética de Mato Grosso do Sul (Enersul) terão redução nas tarifas de 9,49%. Os consumidores industriais terão aumento de 10,4% nas tarifas. A Enersul atende a 839 mil unidades consumidoras em 72 municípios de Mato Grosso do Sul.

A terceira revisão tarifária periódica da Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat) resultou em um aumento de 0,23% para os consumidores residenciais e de baixa renda e de 2,07% para as indústrias. A Cemat atende a 1 milhão de unidades consumidoras em 141 municípios do Mato Grosso.

Para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), os consumidores residenciais  e de baixa renda terão aumento de 4,99% nas contas de luz, e as indústrias terão uma redução de 4,83%. A distribuidora atende a 7 milhões de unidades consumidoras em 805 municípios de Minas Gerais.

Todas as mudanças nas tarifas valem a partir da próxima segunda-feira (8). A Aneel também aprovou os limites de Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (DEC) e de Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora (FEC) que deverão ser seguidos pelas distribuidoras.

A DEC é o intervalo de tempo que, em média no período de apuração, ocorreu descontinuidade da distribuição de energia elétrica em cada unidade consumidora do conjunto considerado e a FEC é o número de interrupções ocorridas, em média no período de apuração, em cada unidade consumidora do conjunto considerado. A DEC e a FEC são dois dos indicadores utilizadas pela Aneel para medir a frequência e a duração das interrupções de energia que atingem os consumidores.

O processo de revisão tarifária periódica é feita em média a cada quatro anos e tem como principal objetivo analisar o equilíbrio econômico-financeiro da concessão. Todas as revisões aprovadas hoje foram debatidas em audiência pública feita pela Aneel.

do Agência Brasil
Foto: pbagora.com.br


Juazeiro do Norte Imitará HOLLYWOOD ?



Há alguns dias circula no Facebook uma foto-montagem que sugere a colocação de uma placa semelhante à aquela existente em Hollywood ( Capital do Cinema ) em Juazeiro com os dizeres "Juazeiro, Capital da Fé". Sobre isso, aponta uma postagem feita pelo admirável autor e escritor Daniel Walker, no Blog do Juaonline:

No alto do Horto, o letreiro?

“Olha lá no alto do Horto, ele tá vivo, o padre não tá morto!” Linda música do eterno Luís Gonzaga, a qual traduz com maestria o mais simples e verdadeiro sentimento do juazeirense e do romeiro em relação ao seu grande patriarca: Pe. Cícero Romão Batista.

Símbolo maior de Juazeiro do Norte, a estátua do Pe. Cícero permeia o imaginário de todo brasileiro como primeira referência da sua famosa e sagrada cidade. Desde a sua construção, reina absoluta quando olhamos para a colina do Horto. Mas agora estão querendo construir um enorme letreiro com os dizeres “JUAZEIRO CAPITAL DA FÉ” na sagrada colina. Cada letra terá o mesmo tamanho da estátua. E agora? Olharemos para o Pe. Cícero ou para o letreiro?



Vamos imaginar o Cristo Redentor. Marca registrada do Rio de Janeiro e até do Brasil. Agora coloquemos ao seu lado enormes letras afirmando: “CIDADE MARAVILHOSA”. No mínimo estranho, não seria? Se letreiro é coisa de Hollywood, então deixemos isto com os americanos. Para que copiá-los? Já temos o que é nosso! As lapinhas, as procissões, as renovações, a missa do dia 20, a penitência da Sexta-feira Santa, as romarias. Já temos o nosso padrinho olhando por nós no alto do Horto!

do BLOG DO JUAONLINE de Daniel Walker
Foto de Hollywood: Site: www.mississauga4sale.com


Maior usina solar do mundo é inaugurada nos Emirados Árabes Unidos


Usina-solar-Shams-1-600x412

A maior usina solar, Sham-1, foi inaugurada no dia 17 de março deste ano, próximo a Abu Dhabi, capital dos Emirados Árabes Unidos.
Os números da usina, responsável por 10% de toda energia solar gerada no mundo, são dignos de nota. Com 258 mil espelhos refletores distribuídos em torno de 768 coletores parabólicos, ocupando uma área de 2,5 km², a estrutura usa a luz do sol para aquecer 130 km de tubos repletos de óleo que aquecem água para vapor a 380°C em 15 km de tubos fechados, que é então superaquecido a 540°C para alimentar as turbinas. A planta tem potencial para gerar 100 MW contínuos, o suficiente para atender o consumo médio de 20 mil residências.
A estrutura foi construída por uma joint venture chamada Shams Power Company, formada pela Total, uma empresa francesa, a Abengoa Solar, da Espanha, e pela empresa local Masdar. O projeto, que já dura três anos, exigiu um investimento de € 500 milhões (aproximadamente R$ 1,3 bilhões).
Em comunicado para comemorar a inauguração da usina, o sultão Ahmed Al Jaber, presidente da Masdar, aponta que a região precisa atender a uma demanda crescente de energia, ao mesmo tempo que investe para diminuir a sua pegada de carbono – a energia gerada pela Shams-1 evita a emissão de 175.000 toneladas de CO2 ao ano, o equivalente a retirar 15.000 automóveis de circulação.
O país pretende produzir 7% de sua energia elétrica a partir de fontes alternativas até 2020, uma meta que já foi superada por 21 dos 27 países membros da União Europeia há quatro anos. [PINIweb, Exame, Veja, AOL Energy, AOL Energy 2, Gulf News]

hypescience

Companhia aérea cobra passagens de acordo com peso dos passageiros



Samoa-air-600x337
Se você pretende viajar para as paradisíacas Ilhas Samoa, é melhor começar a fazer regime. A companhia aérea Samoa Air definirá o preço da passagem de acordo com o peso dos passageiros.
Normalmente, as empresas aéreas verificam apenas o peso das bagagens, e eventualmente cobram taxas por excesso de peso. Já a empresa Samoa Air irá levar em consideração o peso das bagagens e do passageiro em conjunto para calcular o preço final da passagem. O preço de cada quilograma será fixo, e irá variar de acordo com a distância da viagem: de cerca de US$ 1 a 4,16 por quilo (R$2 a R$8,32) por quilo. Um adulto de peso médio com uma única bagagem pode pagar entre 100 e 400 reais pela passagem.
“Esse é o jeito mais justo de viajar. Não existem custos extras por excesso de bagagem ou qualquer outra coisa. Ou seja, tudo é considerado quilo e será cobrado como quilo”, afirmou o presidente da empresa, Chris Langton.
hypescience

Central de Mandados Eletrônicos é implantada nas comarcas de Uruburetama, Crato e Juazeiro do Norte


O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) implantou a Central de Mandados Eletrônicos nas comarcas de Uruburetama, Crato e Juazeiro do Norte. A ferramenta funciona integrada ao Sistema Processual (SPROC) e objetiva automatizar a distribuição e movimentação das ordens judiciais.
O software possibilita ainda maior agilidade e controle sobre os mandados expedidos e cumpridos. Além disso, também emite informações relacionadas à produtividade dos oficiais de Justiça, por meio de relatórios gerenciais. As comarcas de Maracanaú e Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza, já utilizam o sistema.
A implantação da Central foi promovida pelo Serviço de Organização e Métodos em parceria com o Serviço de Atendimento ao Usuário da Secretaria de Tecnologia da Informação (Setin) do TJCE. Na oportunidade, os servidores das referidas comarcas também participaram de capacitação sobre o sistema. O treinamento ocorreu nos dias 15, 21 e 22 de março, na Coordenadoria de Cumprimento de Mandados (Coman) das Comarcas.

TJCE

Chuva causa estragos no Crato




As chuvas dos últimos dias já começam a trazer um velho problema aos cratenses: A falta de infraestrutura na cidade para suportar chuvas de médio e grande porte. Ainda não foi desta vez que se repetiu a descida de caixões, caveiras e ossos do cemitério N. S da Piedade ( que aconteceu há alguns anos ), mas o problema está aí e é seguramente um desafio para a nova administração do Crato. Se uma foto vale mais que 1.000 palavras,  Fabrício A. de Moraes e Thibério Cesar nos contam uma verdadeira história de tristeza e descaso. ( 05/04/2013 ).






Fotos de Thibério Cesar e do perfil de Facebook de Fabrício A. de Moraes
Publicadas no grupo "Filhos e Amigos do Crato" ( Parte integrante do Blog do Crato )
www.blogdocrato.com
Há 8 anos, o Crato na Internet


VÍDEO - População do Crato reclama da falta de infraestrutura


 Para assistir, clique no link abaixo:

http://g1.globo.com/videos/ceara/cetv-1dicao/t/edicoes/v/populacao-do-crato-reclama-da-falta-de-infraestrutura/2500157/

Fonte: G1 - TV Verdes Mares - CE-TV.

Política com Madson Vagner - Edição de 06 de Abril de 2013


Juazeiro do Norte - O que está ruim pode piorar
É visível o afastamento dos vereadores Tarso Magno (PR) e Gledson Bezerra (PTB) da base do prefeito Raimundo Macedo (PMDB). Tarso já assume a postura de independente e Gledson ainda se diz da base, apesar de agir em sintonia com Tarso. Mas, a preocupação do líder do prefeito, vereador Sargento Nivaldo (DEM), está na chegada das próximas mensagens do executivo. Elas prometem grande polêmica ao mexer novamente com os professores e outros servidores. Já tem vereador dizendo que este será a estopim para uma debandada geral.

Luiz Ivan prefeito

Corre nos bastidores da política juazeirense a informação de que a cúpula do PMDB já estaria tentando convencer o prefeito Raimundão a renunciar para dar caminho ao vice Luiz Ivan (PTB). Os sucessivos desgastes poderiam prejudicar as pretensões de Eunício ao governo do Estado. Na negociação a segurança da permanência do grupo de Raimundão no “comando branco” da administração e a eleição de Maurinho para deputado federal. Difícil é acreditar que Raimundão aceite!

Crato - Preparando o terreno

Quem esteve no Crato, sábado último, foi o deputado federal Antônio Balhmann (PSB). Em companhia do deputado Sineval Roque fotografou áreas do Bairro do Seminário. A ideia é viabilizar verba no valor de R$ 2 milhões para viabilizar o acesso do centro ao bairro. Mas, em conversas reservadas, o destaque ficou para a afirmação de que existe uma possibilidade do sucessor do governador Cid Gomes vir do PT. Estariam no páreo os nomes dos secretários Isolda (Educação) e Camilo (Cidades). Sua animação veio de que, segundo ele, nesse contexto caso seu nome estaria no páreo para ser candidato a vice. É esperar para ver o que acontece!

Roque comemora

Quem anda comemorando a união com Balhmann é o deputado Roque. Na dobradinha com o federal, Roque acredita que deve aumentar seus votos em outras regiões que tinha pouca penetração. Ampliar a atuação é de primordial importância para Roque, já que, no Crato a eleição para estadual pode causar surpresas desagradáveis para muitos candidatos. Alguns já analisam como a mais disputada dos últimos tempos. O debate vai girar em torno de quem tem DNA cratense. Difícil!

Fortaleza - Ceará
Luizianne correndo atrás


A Executiva Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) se reuniu ontem, segunda-feira (01), a partir das 18 horas em sua sede. Segundo informações da assessoria, o encontro discutiu conjuntura; além de planejar caravanas e seminários. Esses dois últimos serão destinados ao interior e devem atingir filiados, prefeitos e vereadores do partido. Na verdade, o PT, ou mais especifico, a ex-prefeita e, ainda, presidenta estadual, Luizianne Lins, tenta retomar o rumo da política a qual ela tanto se afastou nos últimos anos ao se enclausurar no “castelo” da administração municipal. Luizianne caiu do cavalo e quer recuperar o tempo, os diretórios e o prestígio, perdidos no interior. Vai ser difícil!

Brasília Urgente
Direitos humanos e o domínio de satanás


O deputado federal e pastor evangélico Marco Feliciano (PSC/SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, afirmou que, antes da sua chegada, a comissão era “dominada por Satanás”. Feliciano fez as declarações na sexta-feira, durante um culto em Minas Gerais. A afirmação deve aumentar o clima de guerra que tomou conta da comissão, sob a presidência do “iluminado” pastor. O certo é que partir para o confronto com as, chamadas, minorias (negros e homossexuais), não ajudará na resolução do impasse. A simples presença do pastor, acusado de racismo e homofobia, na comissão já tem causado muito desconforto. Fazer novas afirmações em resposta às manifestações denota imaturidade, tanto espiritual, quanto política. Na verdade, Marco Feliciano, tem demonstrado não ter maturidade para assumir o cargo.

Madson Vagner
Colunista do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Secretaria de Educação realiza segunda fase da seleção para diretores e coordenadores da rede pública


A Secretaria de Educação do município do Crato estará recebendo no período de 02 a 12 de abril, a documentação dos candidatos à da segunda fase da seleção pública para composição de banco de gestores escolares para os cargos de Diretor e de Coordenador Escolar das Escolas da Rede Pública de Ensino – 2013.

Os candidatos aprovados na primeira fase deverão preencher uma ficha de entrega de documentação, disponível na Secretaria de Educação ou no site da Prefeitura de Crato: http://www.crato.ce.gov.br, juntamente com todos os documentos necessários para a inscrição. Serão analisados os títulos dos candidatos ao cargo de coordenador e diretor aprovados na primeira fase, devidamente comprovado. A entrevista será realizada por banca examinadora em dia e hora a ser informado aos participantes, posteriormente.

Segundo a secretária de Educação do Município, Eugenia Marta Nunes Mendes, o resultado da segunda fase, para os candidatos inscritos para o cargo de Coordenador e Diretor Escolar, será divulgado site da Prefeitura e publicado no Diário Oficial do Município, através de lista obedecendo-se a ordem alfabética. Os candidatos aprovados na segunda fase desta seleção estarão aptos a compor o Banco de Gestores Escolares da rede municipal de ensino para o cargo de Coordenador e Diretor Escolar.

A documentação deverá ser entregue na SALA da COORDENADORIA DE DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA, da Secretaria Municipal de Educação, situada na Rua: Almirante Alexandrino nº: 1000 Bairros centro, em envelope com identificação do cargo pretendido.

Fonte: PMC


Sesc oferece ações de saúde na Feira Livre do Crato



Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7 de abril, a Unidade Sesc do Crato realiza na segunda-feira (8) uma programação especial com orientações sobre cuidados e prevenções. As ações são destinas a comunidade em geral e acontecem das 8h às 11h, na Feira Livre do Crato (Mercado Público Municipal). Gratuito.
Serão oferecidos serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, medição do Índice de Massa Corpórea (IMC), orientações sobre cuidados com a água, doenças sexualmente transmissíveis (DST), alimentação saudável e cuidados contra a dengue.

SERVIÇO

Sesc na Feira
Local: Feira Livre do Crato (Mercado Público Municipal)
Data: 8/4
Horário: 8h às 11h
Informações: (88) 3523.4444

:::Gratuito:::

www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce


Samsung Galaxy Grand Duos chega na Ibyte


Já esta disponível na Ibyte o  smartphone Galaxy Grand Duos. Foi pensando em  comodidade, que  a Samsung criou o novo Galaxy Grand Duos. Celular  que  utiliza dois chips, com recursos mais avançados e design que faz lembrar o Galaxy SIII. O aparelho vem com Sistema Operacional Androide 4.1 Jelly Bean, tela de 5 polegadas, memória interna 8GB, além de câmera frontal com 2 megapixels, enquanto a traseira, para fotos, tem 8 megapixels e é capaz de gravar vídeos em FullHD.

Serviço
Preço de Venda
R$ 1.399,00 ou parcelado em até 12 vezes no cartão de crédito.
Disponível no e-commerce: ibyte.com. br 
Nas lojas de Fortaleza, Juazeiro do Norte, Natal, Recife, São Luís e Teresina.

Via Elizângela Santos
Colaboradora oficial do Blog do Crato

Evento sobre cultura popular reúne pesquisadores do Brasil na URCA


O II Colóquio Nacional de Pesquisa em Cultura Popular, evento que será realizado dos dias 08 a 15 de abril, na Universidade Regional do Cariri - URCA, reunirá pesquisadores de várias regiões do Brasil. O evento proporá simpósios, mesas-redondas e discussões de modo geral sobre Cultura Popular.

A segunda edição do evento reunirá trabalhos dedicados à abordagem dos aspectos da devoção e piedade, do culto e das práticas religiosas, às danças e cantos que tenham sua origem ligada à vida em comunidade, às narrativas de lendas, memórias, fábulas, entre outros aspectos, de um determinado grupo, família ou povo, bem como as origens, tipos e modalidades de manifestações populares. As religiões de matriz africana e as ações institucionais e agentes culturais populares também serão temas de trabalhos. A programação se dará ao longo de uma semana, sendo essa composta também por apresentações culturais.
No dia 08/04, pela manhã, Francisco Assis de Sousa Lima, psiquiatra, psicoterapeuta e mestre em Psicologia Social pela USP, autor de Conto Popular e comunidade narrativa, apresentará a conferência intitulada Memória: o conto popular no Cariri Cearense.  Durante a noite do mesmo dia, a programação cultural contará com a artista Keu Apoema que apresentará o espetáculo Ziri-Ziri, projeto construído a partir de uma residência artística realizada em Burkina Faso, país africano, entre o final de 2011 e o início de 2012. No segundo dia do evento, 09/04, pela manhã, Ignez Ayala, doutora em Letras pela USP e professora da UFPB palestrará sobre os Saberes Sociais em palavra, som e imagem. Durante a noite, Marcos Ayala, doutor em História Social pela USP e professor da UFPB, apresentará a conferência Culturas populares tradicionais e processos de institucionalização: sustentabilidade, diversidade, desigualdade.

No dia 10/04, pela manhã, Edil Costa, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e professora da UNEB, falará sobre as Tradições Orais da Bahia. Durante a noite, Julie Cavignac, professora da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte e doutora em Antropologia e Sociologia Comparativa pela Universidade Paris X, apresentará a palestra intitulada “Dançar para se lembrar; memória e esquecimento do tempo da escravidão”.

No dia 11/04, durante a manhã, haverá apresentação cultural. Já durante a noite, Marcos Campos, mestre em Educação pela UFMG e professor da UFC, abordará o trabalho sobre Parintins, que é um relato da sua experiência na cultura do Boi Bumbá. No dia 12/04, durante a noite, haverá mesa-redonda. Na sequência, no dia 13/04, a programação cultural pela manhã será com o Congo de Oeiras que é uma manifestação cultural que remonta ao Período Colonial.

Já no penúltimo dia do evento, o NETLLI lançará três CDs de grupos de coco que atuam no Crato: Flor do Liro, do Grupo Cultural Amigas do Saber, Barra do dia, do grupo A gente do coco (Mulheres da Batateira) e Lagoano Mar, de Dona Naninha. No último dia do evento, dia 15/04, pela manhã, a programação cultural ficará com os Reis do Cariri, performance concebida pelo professor Luiz Renato da Escola de Artes Violeta Arraes/URCA.

Durante a noite, a professora Maria Aparecida Ruiz, doutora em Ciências da Comunicação pela USP e professora da UMESP, proferirá a palestra de encerramento intitulada “Cultura Popular e Mídia Televisiva”. De 9 a 12 de abril, durante a tarde, ocorrerão as apresentações de trabalhos inscritos no evento reunindo pesquisadores vindos de várias regiões do Brasil.

 URCA - Universidade Regional do Cariri





Crato - Greve dos Professores



Sindicato Dos Servidores Municipais Do Crato - Sindsmcrato

O Povo é a Verdadeira Tropa de Elite - Por: Matheaus Siebra‏



"O sistema é muito maior do que eu pensava. Não é à toa que os traficantes, policiais e milicianos matam tanta gente nas favelas. NÃO É À TOA QUE EXISTEM AS FAVELAS".

Quando eu assisti ao Tropa de Elite 1 pela primeira vez, devia ter uns 15 anos. Lembro como se fosse ontem a emoção que sentia a cada cena de brutalidade do Capitão Nascimento contra os traficantes. Lembro que eu me sentia profundamente contemplado todas as vezes que ele criticava os direitos humanos, afinal, quem protege ladrão deve ser ladrão também. Minha forma de pensar era exatamente a mesma do personagem principal do filme: Bandido merece é porrada!

Eu me achava o máximo por não suportar bandidagem, fosse ela vinda das favelas ou de Brasília, que é a nossa favela moral - sem querer desmerecer o ambiente cultural riquíssimo e pouco valorizado destas zonas pobres das grandes cidades. Foi exatamente por isso que, quando assisti 3 anos depois ao "Tropa de Elite 2 - O Inimigo Agora é outro" ainda no cinema, eu aplaudi de pé ao término do filme. E não fui só eu. Outros companheiros indignados com a atual situação podre da política nacional também seguiram o meu gesto. Mas nós só enxergávamos aquilo que tinha sido explicitado no longa. Não conseguíamos ver o que tinha ficado nas entrelinhas do filme e que é o motivo de tanta politicagem, roubalheira, bandidagem, corrupção e jogos de interesses.

Calma que eu me explico. Quando a Globo anunciou que o próximo filme da "Tela Quente" seria este em questão (Tropa de Elite 2), eu lembrei que era um filmaço e tratei de assistir logo ao "Tropa de Elite 1" para me ambientar. Preparei-me todo para o filme e, como toda expectativa humilha a surpresa, decepcionei-me ao fim. Sabe aquele fato que você guarda na memória de algo da infância que parece ter sido fantástico e quando, depois de adulto, você tem a oportunidade de revivê-lo, já não é mais a mesma coisa? Pois foi exatamente isto que senti ao assistir semana passada o Tropa de Elite 1.

A bagagem que adquiri nos últimos 4 anos participando efetivamente e estando a frente de movimentos sociais e discussões políticas e ideológicas mudaram minha maneira de pensar e agir de forma que já não sou mais o mesmo de sete anos atrás. Ao fim do filme, olhando (sem ver!) aquelas letrinhas subindo sobre o fundo preto e ao som daquele funk de letra ridícula eu me perguntava: Como um filme pode ser tão terrível? Como eu pude um dia ter gostado de tamanha barbárie? Parecia que eu tinha me tornado o próprio Capitão Nascimento, caçando cegamente meu passado.

Pois bem, mesmo com a impressão terrível do 1, decidi assistir o 2, pois lembrava de algumas passagens que criticavam veementemente a corrupção. Desta vez ocorreu exatamente o contrário do que tinha ocorrido na semana passada. Talvez por não esperar coisa demais da trama, me surpreendi totalmente. Sabe quando você vai a algum encontro quase que de maneira obrigada e depois acaba percebendo que ele foi simplesmente demais? Pois foi exatamente isto que senti ao assistir ao Tropa de Elite 2 - O inimigo agora é outro.

No início do filme achei que seria a mesma chateação do seu antecessor, pois o - agora - Coronel Nascimento já iniciava sua fala esculachando o Fraga, defensor dos Direitos Humanos e, nas próprias palavras do narrador, "intelectualzinho de esquerda". Pensei: Lá vem mais críticas superficiais deste roteiristazinho de direita. Me enganei. Agora eu vejo que o José Padilha é um grande gênio. Já já eu explico o porquê.

Durante todo o decorrer do Tropa de Elite 2, o Coronel Nascimento fala sobre um tal "sistema". "O Sistema é isso, o sistema é aquilo, o sistema tal coisa" e por ai vai. O Coronel Nascimento não diz em momento algum que sistema é esse e leva o expectador a crer que ele está falando somente da corrupção. Quando eu tinha 18 anos e assisti ao filme pela primeira vez no cinema, também achei que era somente isso. Hoje eu percebo claramente do que o Nascimento estava falando e, ao meu ver, nisto consiste a genialidade de Padilha.

Não sei por qual razão, se financeira ou apenas estratégica, mas o diretor do longa fez primeiramente um filme pobre e altamente rentável, com um roteiro superficial, muito embora  atendesse aos anseios de grande parte da população, para logo depois se superar com um filme complexíssimo, onde o protagonista percebe que suas atitudes e ideais de antes não significam a resolução de todos os problemas de violência no Rio. Coronel Nascimento se deu conta de que, em vez de derrubar o sistema dos traficantes, ele estava contribuindo com outro sistema, bem mais cruel.  

Se você, assim como eu quando tinha 18 anos, não entende bem o que é este sistema, eu te digo: O sistema, amigo, não é nada mais que o seu dia-após-dia. O sistema é a influência da mídia na sua forma de pensar e agir. O sistema é o Big Brother e A Fazenda enchendo de lixo o horário que você poderia utilizar para se informar mais. O sistema é a educação de péssima qualidade que recebemos propositalmente para sermos impedidos de pensar, pois quem pensa entende e quem entende, age. O sistema é o fato de apenas uma minoria da população brasileira, a que tem dinheiro, deter o poder político e, consequentemente, governar à sua maneira o nosso país e nosso povo. Enfim, amigo, o sistema é este famigerado capitalismo, em nome de quem se mente e se mata. Em nome de quem se rouba e se corrompe. Em nome de quem se maquia atrocidades para passarem desapercebidas aos olhos ingênuos do povo.

Pensem um pouco sobre estas perguntas: O que leva um político a se corromper? Por que um homem decide vender drogas no morro? Por que moleques nas ruas assaltam? Se vocês pensarem bem vão chegar a esta simples resposta: Dinheiro.
É amigo, tudo gira em torno do dinheiro e do poder (que traz consigo mais dinheiro e poder). As pessoas só estão desesperadas por dinheiro por que quem possui mais dele possui mais privilégios também. Eu não condeno os privilégios, o problema é que somente uma pequena parte da população as detém. E esta pequena parte da população só os detém porque manipula e explora o que não tem.

É nisto que consiste o sistema ao qual se refere durante toda a trama o Coronel Nascimento: Desigualdade. Por isso eu transcrevi acima, logo no início deste texto, um trecho da última fala do personagem no filme e fiz questão de dar ênfase à frase que explica toda essa desigualdade... Meu amigo, não adianta lutar contra traficante nem contra corrupto enquanto mantivermos o capitalismo de pé. Por mais que modernizemos nosso sistema prisional e prendamos os bandidos, sempre vai haver um pobre lascado nas favelas da vida que, por ser negro, pobre ou favelado, não conseguirá emprego e vai ter que partir para a ilegalidade para conseguir sobreviver. Por mais que nos indignemos contra os corruptos e nos manifestemos com o objetivo de endurecer as leis contra eles, sempre vai haver um safado de olho nos privilégios do poder. Enquanto não derrubarmos esse sistema injusto, que gera tanta desigualdade, miséria e violência, qualquer luta para melhorar nossa sociedade será em vão, pois nunca faremos senão tentar tapar o sol com a peneira!

Matheaus Siebra

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30