xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/04/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 abril 2013

COELCE - Palhaçada no Bairro Zacarias Gonçalves - Por: Wilson Bernardo




COELCE... Palhaçada no Bairro Zacarias Gonçalves (Matadouro) em Crato: Apenas cinco ruas do Bairro, Rua Zacarias Gonçalves, Rua e Travessa Jorge Lucas e mais duas ruas de Três e Três dias falta energia,causando transtornos aos seus moradores. Falta energia, o carro chega, e parcialmente resolve o problema, e daqui a três dias outra falta de energia. A COELCE vai esperar que queimem todos os eletrodomésticos para resolver a palhaçada. Os moradores esperam urgentemente uma solução definitiva para esses transtornos.
 






Wilson Bernardo
Colaborador

Um Engodo Previsto ? - Parabéns ao Prof. Armando Rafael



UM ENGODO PREVISTO ? - Há alguns anos, o Professor e Historiador Armando Rafael já preconizava pelo andamento da carruagem, que a Universidade Federal do Cariri seria criada em várias etapas. Primeiro, a sua criação com o estardalhaço de  políticos "importados", e cuja sede seria na cidade de Juazeiro. E o último e mortal golpe seria a incorporação da URCA ( Universidade Regional do Cariri ) pela nova universidade. Assim, o Crato perderia a sua tão famosa universidade e a tradição de lar da educação no Cariri. Ao ver a notícia hoje de que a câmara já aprovou a UFCA e como já divulgamos há bastante tempo que a sede vai ser mesmo na cidade de  Juazeiro, falta somente o grand finale... Pelo visto, o Prof. Armando Rafael tem um pé no coco do Nostradamus.

Dihelson Mendonça


Inácio Arruda propõe Região Integrada para o Cariri-Araripe - Por: Emerson Monteiro


Nesta quarta-feira 20 de março de 2013, após tramitar com sucesso na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo, do Senado Federal, aprovou a criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Cariri - Araripe (RICA), cujo Projeto de Lei 122/2009 é da autoria do senador cearense Inácio Arruda.

Agora o próximo destino da propositura será o Plenário da Casa Legislativa, quando será votada essa criação de mecanismo que visa o desenvolvimento de 70 municípios dos estados de Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba, correspondentes à região do Cariri - Araripe, numa área territorial de aproximadamente 46 mil km2 e uma população de 1 milhão e meio de habitantes, em números redondos.

Diante dos estudos geológicos que já dão conta da existência de petróleo na Bacia Sedimentar do Araripe relativa a municípios do Cariri Cearense, de Pernambuco, do Piauí e da Paraíba, o projeto de lei fundamentará os meios de conduzir processo de exploração das riquezas na região e delineará possíveis fonte de financiamento de progresso e ampliação da industrialização da importante área geográfica, sem levar em conta outros setores a serem favorecidos, cultura, turismo, ecologia, ciências, etc.

Assim, virão recursos da União e os estados e municípios que formarão a Região Integrada de Desenvolvimento receberão acompanhamento proporcional aos novos tempos, com ações produtivas de reconhecimento e conservação ambiental.

Eis os municípios correspondentes à Região Integrada do Cariri – Araripe (RICA): Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Cedro, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari, Várzea Alegre, no Estado do Ceará; Araripina, Bodocó, Cedro, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Trindade, no Estado de Pernambuco; Acauã, Alegrete, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande, Campo Grande, Caridade do Piauí, Curral Novo, Francisco Macedo, Fronteiras, Marcolândia, Padre Marcos, Paulistana, Pio IX, São Julião, Simões, Vila Nova, no Estado do Piauí; e Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Conceição, Monte Horebe, Santa Inês, São José de Piranhas, no Estado da Paraíba.

A dor da queda na libertação - Por: Emerson Monteiro


Existe um poema inglês, de Rudyard Kipling, denominado Se que traz algumas considerações a respeito da vida e suas experiências extremas e dolorosas, a fim de indicar a essência principal das aulas necessárias à personalidade dos fortes que defrontam a realidade e nisso recolhem a melhor parte: Se consegues constringir o teu coração, / nervos e força / para te servirem na tua vez / já depois de não existirem, e aguentares  / quando já nada tens em ti / a não ser a vontade que te diz: Aguenta-te!  

E o poeta descreve as agruras dos limites dessas tempestades morais, a lembrar vicissitudes próximas da caminhada de Jesus ao deparar as ingratidões dos adversários da Luz nas vésperas do sacrifício da Cruz, e antes fora contado entre os malfeitores, no Monte das Oliveiras. Daí, chorou lágrimas de puro sangue.

Nessas horas críticas de dor, que impõem marcas profundas naqueles que as passam rumo ao aprimoramento espiritual, desencanto da natureza carnal, ninguém queira tapete mágico na busca da Salvação, porquanto de nada aprenderia do desencanto dos prazeres e vaidades deste chão.

Deus ama os homens caídos diante da dor, vez vítimas da própria incúria, a descerem às masmorras da ingratidão dos milênios. A longa estrada inutiliza a soberba e o ímpeto da mesma queda. São testes que a história obriga de fazer das almas os restos de esperança de vidas inteiras.

No passo, ninguém se vanglorie das certezas incertas do futuro, sobretudo quando descuidaram no plantio das boas ações e palavras de crescimento a si e aos outros. Dizem os sábios que o conhecimento só chega pela Dor ou pelo Amor, o que condiciona evoluir diante de todas as vivências humanas sem exceção.

De um autor clássico da pátria portuguesa, Francisco Otaviano, eis em poema célebre (Ilusões da vida) o presente de tantas antologias escolares, na tal verdade ganha corpo:

Quem passou pela vida em branca nuvem, / E em plácido repouso adormeceu; / Quem não sentiu o frio da desgraça,/ Quem passou pela vida e não sofreu;/ Foi espectro de homem, não foi homem, /Só passou pela vida, não viveu.

Poucos sobreviveriam aos impactos do confronto desses obstáculos definidores inexistisse a força interior da Fé e do maior Amor, que houve de considerar os religiosos na nomenclatura de o Poder de Deus que a tudo norteia em busca da Eterna Felicidade.

Cariri terá Seminário sobre desafios da NOBSUAS 2012 – Por Beto Fernandes

Extraído do Blog do Beto Fernandes
Denise Colim
A Região Metropolitana do Cariri sediará no próximo dia 09 de abril, uma terça-feira, a partir das 08h30min. o Seminário: Sistema Único da Assistência Social (SUAS) NOBSSUAS2012 – Avanços e Desafios tem realização do COEGEMAS – Colégio Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social do Ceará -, Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social – e APDMCe – Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – e acontecerá no auditório do SEST/SENAT - Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) – de Crato.
Secretários municipais de assistência, assistentes sociais e psicólogos formam o público alvo deste Seminário que contará com as presenças da Secretária Nacional de Assistência Social, Denise Colim e do deputado federal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social -, Raimundo Gomes de Matos (PSDB). Denise apresentará o painel Sistema Único da Assistência Social (Suas) –NOB SUAS 2012 – Avanços e Desafios. Outro painel do seminário será o de Orientações Operacionais para Utilização dos Recursos do Fundo Nacional de Assistência Social: Fundo Nacional.
No Seminário serão discutidos ainda aspectos de fortalecimento das políticas públicas para valorização dos direitos sociais. A NOB/SUAS 2012 foi publicada no início deste ano e representa, segundo especialistas, um marco fundamental na estruturação, concedendo um salto qualitativo em sua gestão e no oferecimento de serviços socioassistenciais em todo o país tendo como princípios básicos a participação e controle social. A Norma Operacional Básica do SUAS representa um também um estágio importante para a consolidação do SUAS e é agora discutida de forma de ampla com diversos segmentos do setor em seminários como este que será realizado no próximo dia 09.
A representação do Cariri na direção do COEGEMAS que foi empossado dia 14 deste mês em Fortaleza é pequena e sem assento na direção executiva, conselho fiscal ou articulação regional, estando porém em duas articulações por porte, sendo na de Porte II, Mauriti, com a Secretária Claudia Fernanda Moreira da Silva e de grande metrópole, Juazeiro, Roberta Sampaio de Menezes.
A Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Ceará (APDMCE) é uma instituição não governamental, fundada em setembro de 1987 e atua na rede de atendimento socioassistencial do Estado, mais diretamente nos municípios, através da elaboração e implementação de projetos e programas junto a gestores, técnicos e até a população que se encontra em situação de vulnerabilidade e risco social. O
único município caririense com assento na entidade que congrega as primeiras damas do Ceará é Barbalha através da senhora Izabel Cristina Bastos Nóbrega Cruz.
O deputado Raimundo Gomes de Matos é presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Assistência Social e tem destaco seu trabalho e lutas que merecem o reconhecimento dos profissionais de serviço social como a defesa e articulação da PL 3077 que trata da regulamentação do SUAS e que definiu a carga horária de 30h/semanais para os assistentes sociais. Outra luta da Frente é quanto ao projeto de lei 5278/2009 que fixa o piso salarial para assistentes sociais no valor de R$ 3.720,00. Outro trabalho salutar é o que poderá resultar na inclusão do assistente social e psicólogo na rede pública de ensino.
As inscrições podem ser efetuadas até o dia 08 de abril com a ficha sendo encaminhada pelo fax (85)3261-9713 ou pelo e-mail frentep.assistenciasocial@gmail.com .

O limite da ineficiência - Merval Pereira



Já que a principal qualificação da presidente Dilma Rousseff é a excelência gerencial, pelo menos na propaganda oficial, analisemos seu governo à luz da organização de sua estrutura administrativa, agora que mais uma secretaria com status de ministério, a da Micro e Pequena Empresa, foi criada.

São 24 ministérios, mais dez secretarias ligadas à Presidência e cinco órgãos com status de ministério, ao todo 39 ministérios, um recorde na História do país, além de uma dimensão que está dentro do que se conhece como “coeficiente de ineficiência”, definido em estudo, já relatado aqui na coluna, de três físicos da Universidade Cornell, Peter Klimek, Rudolf Hanel e Stefan Thurner, depois de analisarem a composição ministerial de 197 países.

O estudo chegou à conclusão de que os governos mais eficientes têm entre 19 e 22 membros. O Brasil estaria no mesmo nível de ineficiência ministerial do Congo (40); do Paquistão (38); de Camarões, Gabão, Índia e Senegal (36), entre outros.



O empresário Jorge Gerdau (foto), que atua como consultor do governo para melhorar sua gestão, perdeu a paciência com a situação e disse, em recente entrevista, que “tudo tem o seu limite. Quando a burrice, ou a loucura, ou a irresponsabilidade vai muito longe, de repente, sai um saneamento. Nós provavelmente estamos no limite desse período”.

Para Gerdau, o país poderia ter apenas uma meia dúzia de ministérios, que são os que realmente a presidente Dilma controla diretamente. Os demais “ministros” raramente estão com a presidente, e alguns nunca foram recebidos por ela em audiência nestes mais de dois anos de governo.

Napoleão Bonaparte concordava com Gerdau e dizia que nos altos níveis não se comanda com eficiência mais de sete subordinados.

O número de ministérios no Brasil tem aumentado a partir da eleição de Tancredo Neves, em 1985, segundo o cientista político Octavio Amorim Neto, da Fundação Getulio Vargas do Rio, um estudioso da formação de governos, e seu levantamento vale a pena ser republicado por refletir a necessidade crescente de composições políticas, acrescida da busca desenfreada de minutos de propaganda eleitoral.



Aprovado projeto que prevê a criação de um sistema nacional de combate à tortura


Tortura-Pau-de-Arara
Brasília - Projeto de lei que cria regras especiais e medidas preventivas para a investigação de crime de tortura de suspeitos detidos foi aprovado hoje (2) pelo plenário da Câmara.
Pelo texto aprovado, será criado o Sistema Nacional de Prevenção e Combate à Tortura (SNPCT) visando a evitar esse tipo de crime nas delegacias e outros locais onde pessoas são detidas sob custódia do Poder Público.
Pela proposta, o SNPCT será integrado por conselhos de comunidades, conselhos penitenciários estaduais, corregedorias e ouvidorias de polícia. O projeto seguirá agora para apreciação do Senado. Se for alterado pelos senadores retornará à Câmara para nova deliberação.
Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Edição: Aécio Amado
Agência Brasil

Primeiro arranha-céu da América Latina pode se tornar patrimônio cultural brasileiro


EdifícioANoiteconstrução
Rio de Janeiro - Marco da modernidade da então capital brasileira, o Edifício A Noite foi o primeiro arranha-céu da América Latina, atração turística da cidade e um mirante que competia com o Pão de Açúcar e o Corcovado. Foi construído por um grande jornal da época, A Noite, e sediou desde a fundação a mais importante emissora do país, a Rádio Nacional. É também um dos mais destacados exemplares da art déco, estilo arquitetônico característico de grande parte das edificações das décadas de 1920 a 1940 nas grandes cidades do mundo.
O nome soa exótico para os que não conhecem a história do prédio, que pode ganhar o status de patrimônio cultural brasileiro. A decisão deve ser tomada hoje (3), em Brasília, a partir das 10h, em reunião do Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a última etapa do processo de tombamento em nível federal.
O prédio, de 22 andares e 102 metros de altura - o que corresponde a 30 andares de um edifício atual - está desocupado desde o final do ano passado, com a mudança, para outras instalações, da Rádio Nacional e da Agência Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). O edifício já é tombado pela prefeitura do Rio de Janeiro.
Considerado um dos primeiros jornais populares do Rio, o vespertino A Noite foi criado em 1911 por Irineu Marinho, que se afastou de sua direção em 1925 para fundar O Globo. Em 1929, já pertencente ao jornalista Geraldo Rocha, A Noite inicia a construção de seu edifício-sede na Praça Mauá. No local, existia o Liceu Literário Português, a primeira escola do país a oferecer cursos noturnos, ainda em 1854, no Império, quando nem luz elétrica havia ainda no Rio de Janeiro. Para fazer frente aos elevados custos da obra, o jornal, que havia sido de oposição, passou a apoiar o governo do presidente Washington Luís.
A edificação, em uma época em que os prédios mais altos do Rio não passavam de dez a 12 andares, causou grande impacto na população carioca. “A conclusão de cada andar era celebrada como se fosse uma vitória da raça brasileira. O Brasil finalmente entrava na era dos arranha-céus, embora o edifício, com seus 22 andares, sequer se comparava aos seus equivalentes norte-americanos”, conta o professor Milton Teixeira, estudioso da história carioca.
O projeto foi do arquiteto francês Joseph Gire, com os cálculos estruturais a cargo do engenheiro alemão Emilio Baumgart, ambos radicados no Brasil e responsáveis por várias obras importantes na cidade. Mesmo assim, lembra Teixeira, não faltaram especulações negativas durante a construção. “Falava-se que aquilo poderia cair, que o vento iria derrubar o prédio”, diz o professor.
A Revolução de 1930 não poupou o edifício que acabava de ser inaugurado, devido ao apoio do jornal A Noite à República Velha, derrubada por Getúlio Vargas. O prédio foi alvo de ataques e de um incêndio por parte dos revoltosos. Em 1933, sob nova orientação, o jornal, que ocupava os cinco primeiros pavimentos do prédio, decide criar uma emissora de rádio. Inaugurada em 1936, a Rádio Nacional ocupava os quatro últimos andares do prédio.
Mergulhado em dívidas, o grupo que detinha o controle do jornal e da rádio, além de diversas outras empresas, foi incorporado ao patrimônio da União. E assim, a Nacional, que nasceu como emissora privada, se tornou uma rádio pública.
Paulo Virgilio
Repórter da Agência Brasil
Edição: Tereza Barbosa
Agência Brasil

Dilma anuncia R$ 230 milhões para construção de Centro Olímpico no Ceará



O Centro, que ficará próximo à Arena Castelão, servirá para a preparação de atletas brasileiros para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2016

A presidente Dilma Rousseff anunciou a liberação de R$ 230 milhões em verbas para a construção de um Centro de Treinamento Olímpico no Ceará. O anúncio foi feito durante a visita da presidente a Fortaleza, nesta terça-feira (2). O Centro, que ficará próximo à Arena Castelão, servirá para a preparação de atletas brasileiros para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2016.
Dilma-reuniao-sudene1
Dilma anuncia liberação de verbas para construção de Centro Olímpico (Foto: Ricardo Stuckert Filho/PR)
Em março deste ano, o governador Cid Gomes há havia adiantado que o Centro seria construído com recursos do Governo Federal. A sede do Centro Olímpico será onde hoje é localizado o Centro de Processamento de Dados do Banco do Brasil, na esquina entre as avenidas Alberto Craveiro e Dedé Brasil.
O equipamento terá quadras, salas para lutas, piscinas, pistas de atletismo, e um ginásio para mais de 15 mil espectadores, podendo abrigar cerca de 26 modalidades.
A presidente veio a Fortaleza para participar de uma reunião do Conselho Deliberativo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), na qual detalhou aos governadores dos estados do Nordeste medidas adotadas pela União para o combate à seca na região.
Por GLOBOESPORTE.COM Fortaleza, CE

Refinaria Premium II: Governo do Estado doa terreno à Petrobras


Refinaria_premiumIIO governador Cid Gomes doou à Petrobras o terreno para a instalação da Refinaria Premium II. O documento foi recebido nesta terça-feira (02) pela presidenta da empresa, Graça Foster, em solenidade no Centro d Eventos do Ceará (CEC). “Este é um passo decisivo no que será o maior empreendimento do século. A refinaria trará grande poder de repercussão na economia tanto do Ceará, quanto do Nordeste. Será um investimento de US$ 11 bilhões”, comemorou Cid Gomes. Ele destacou ainda que desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva até a gestão da presidenta Dilma Rousseff, existe um olhar e uma atenção diferenciada do Governo Federal em relação ao Nordeste.
A instalação da refinaria Premium II é considerada fundamental para que a Petrobras possa atender o mercado interno de derivados de petróleo. A demanda de combustíveis estimada para 2020 no País é de aproximadamente 3,4 milhões de barris por dia. A refinaria terá capacidade de processar 300 mil barris de petróleo por dia, abastecendo o mercado com Óleo Diesel 10 ppm (63,5% da produção), Nafta Petroquímica (15,3%), Querosene de Aviação (12,6%), Coque (2,8%) e Óleo Bunker (1,6%).
Ainda durante o evento, a presidenta Dilma Rousseff assinou um termo de compromisso para construção da barragem de Lontras, e anunciou o apoio do Governo Federal na construção da ponte estaiada no Cocó e do Centro de Formação Olímpica (CFO) para treinamento Refinaria Internade atletas. A construção da barragem de Lontras, na Região da Ibiapaba, receberá investimento de R$ 371 milhões, e vai levar água de qualidade para mais de 17 mil moradores. “É a representação das ações estruturantes que estão sendo feitas na região, para superar a carência histórica de convívio com a seca”, disse a Presidenta.
O Ceará hoje, de acordo com Dilma, é referência no planejamento do abastecimento de água, e o grande exemplo é o programa Eixão das Águas, um conjunto de obras composto por uma estação de bombeamento, canais, adutoras, sifões, e túnel que realiza a transposição das águas do Açude Castanhão para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), reforçando o abastecimento, numa extensão de 255 km, inclusive na RMF e Complexo Industrial do Pecém, fazendo a integração das bacias hidrográficas do Vale do Jaguaribe e da Região Metropolitana, beneficiando uma população de aproximadamente quatro milhões de habitantes. O último trecho dá garantia hídrica por 30 anos para a RMF e os empreendimentos localizados no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
Ponte EstaiadaA Presidenta aproveitou a oportunidade para também anunciar o apoio do Governo Federal na construção da Ponte Estaiada, no Cocó, em Fortaleza, que deverá ser a mais nova opção de acesso entre o Litoral Norte e Leste e a Zona Sul, e junto com o Mirante de Fortaleza, serão equipamentos turísticos de referência para cidade. A ponte estaiada e acessos, com investimentos de R$ 277 milhões, deverão contribuir para desafogar o fluxo de veículos nas avenidas Sebastião de Abreu, alimentada principalmente pelas avenidas Antônio Sales, Padre Antônio Tomás e Santos Dumont em direção à avenida Washington Soares. Por outro lado, contribuirá para a ocupação ordenada daquela região e facilidades de acesso aos diversos equipamentos que funcionam naquela área como o Centro de Eventos do Ceará (CEC), o Fórum, shoppings, corredor gastronômico e faculdades.
CFOA construção do Centro de Formação Olímpica (CFO), com investimento de R$ 230 milhões. Ele abrigará 26 modalidades olímpicas, com previsão de entrega para novembro de 2014. O objetivo é formar grandes atletas em todo o Brasil. O Centro conta com ginásio coberto de padrão internacional, capacidade 17 mil espectadores em eventos de quadra, podendo ser ampliados em MMA e boxe, além de hotel com capacidade para 262 pessoas, pista de atletismo, piscinas, espaço para ginástica olímpica dentre outras modalidades. “Atenção e cuidado com o Nordeste não é favor do Governo Federal, é direito do povo nordestino”, finalizou.
Estiveram presentes na solenidade o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas; o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Andrade; o ministro Chefe da Secretaria Especial dos Portos, Leônidas Cristino; a Presidenta da Petrobras, Graça Foster; o Vice Governador do Ceará; Domingos Filho; o Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Zezinho Abulquerque; o secretário Chefe da Casa Civil, Arialdo Pinho; o secretário Chefe do Gabinete do Governador, Danilo Serpa; o secretário dos Recursos Hídricos, César Pinheiro; o secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins; a Presidente da Aprece, Adriana Pinheiro; o Prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; deputados federais e autoridades.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
Casa Civil

Barro sediará Santuário da Divina Misericórdia


Como parte da programação do Ano da Fé, a Diocese do Crato instalará novo santuário na região do Cariri

Barro. Mais de seis mil pessoas deverão participar, no próximo domingo, da conquista do 1º Santuário Diocesano da Divina Misericórdia do Cariri, no Município de Barro. O evento religioso será presidido pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico, dentro das comemorações da Festa da Divina Providência, que ocorre no segundo domingo da Páscoa. O crescimento da devoção na cidade e região faz com que a Igreja Matriz de Santo Antônio se torne o terceiro santuário da região. Durante a solenidade será lido o decreto do bispo do Crato, criando e instalando o novo santuário.

SantuariobarrosA Igreja Matriz de Santo Antônio será elevada à nova categoria da devoção católica, confirmando o crescimento do movimento de fiéis em todo o mundo, numa tradição secular FOTO: AUTO IMAGEM STUDIO

A devoção à Divina Misericórdia se constitui num autêntico movimento espiritual dentro da Igreja Católica, cuja mensagem, aos poucos, se espalhou pelo mundo, com apoio do beato Papa João Paulo II, a quem se deve a publicação de uma encíclica incentivando esta devoção. O decreto assinado por dom Fernando Panico explica a razão e as origens deste novo Santuário da Divina Misericórdia.

Vocação
Segundo o documento da Igreja, ao longo dos séculos, o Espírito Santo tem suscitado na vida da instituição diversos modos de responder à vocação comum da santidade. "Nos tempos atuais, um dos modelos de santificação que mais rapidamente se espalhou pelo orbe católico foi a devoção à Divina Misericórdia", diz o documento.

Ainda conforme o decreto, isto resultou das revelações feitas por Jesus Cristo, entre os anos 1931-1938 - à irmã Faustina, uma freira polonesa, dando a conhecer algumas novas formas devocionais que pretendem auxiliar o cristão a se aproximar mais e mais do mistério da Divina Misericórdia. Na Diocese de Crato - uma circunscrição da Igreja Católica com mais de 1 milhão de habitantes, residentes em 32 municípios e mais de 100 distritos - a devoção teve um extraordinário impulso na paróquia de Santo Antônio, em Barro, que tem è frente os padres Francisco Gonçalves Pereira e Arnaldo Pereira do Nascimento.

Ano da Fé
De acordo com o bispo dom Fernando Panico, a criação do novo Santuário Diocesano da Divina Misericórdia está inserida nos eventos do Ano da Fé, iniciativa do papa-emérito Bento XVI, que vem sendo festivamente comemorado na Diocese de Crato.

Dom Fernando lembrou ainda que o novo santuário está sendo criado dentro das comemorações do cinquentenário da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II, e na expectativa da realização da Jornada Mundial da Juventude, que ocorrerá no próximo mês de julho no Brasil, e ainda dentro do espírito da nova evangelização, preconizada pelo atual sumo pontífice, papa Francisco.

O padre Arnaldo Pereira, vigário da Matriz de Santo Antônio, afirma que a devoção à Divina Misericórdia, na região, começou há alguns anos, e cresce em todo o Brasil.

Com isso, ele afirma que veio a decisão do bispo de criar o terceiro deles no Cariri. O primeiro foi criado no município do Crato, que é o Santuário Eucarístico. Já o segundo espaço de devoção foi o Santuário de N. Sra. Senhora das Dores, elevado à categoria de Basílica Menor.

Várias caravanas estão sendo programadas para a celebração no domingo, às 9 horas, com a presença de vários sacerdotes. No sábado, chega a relíquia da irmã Faustina, que espalhou a devoção no mundo. Segundo o padre Arnaldo, o santuário é um lugar onde a presença de Deus se dá de uma forma mais forte. "Promove a devoção, com o direito canônico. É a morada de Deus perante os homens", afirma. Várias caravanas estão sendo esperadas no município, de cidades como Porteiras, Abaiara, Mauriti, Aurora, Crato, Juazeiro do Norte, e até de Brasília.

O bispo relembrou também que a Diocese de Crato, criada pelo papa Bento XV, no dia 20 de outubro de 1914, celebrará o jubileu do seu primeiro centenário no próximo ano.

E que esta efeméride deve ser marcada por acontecimentos públicos que deverão repercutir profundamente na vida espiritual dos fiéis católicos, a exemplo da criação do Santuário da Divina Misericórdia na região.

Fique por dentro

Novo espaço torna-se o terceiro do Cariri

O Cariri passa a ter, com o Santuário da Divina Misericórdia, no município de Barro, o terceiro da região. Os outros dois são a Basílica Santuário de Nossa Senhora das Dores, em Juazeiro do Norte, e o Santuário Eucarístico, em Crato.

No Brasil, existe o Santuário Nacional de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, em Aparecida, São Paulo. É o maior e mais visitado do Brasil e o maior santuário do mundo de culto a Maria. O local recebe visitas de romeiros de todo o mundo.

O motivo são os vários milagres concedidos por Maria a seus devotos naquele lugar. Entre eles está o que deu origem à primeira igreja do local: o encontro da imagem da Santa de cor morena, que está disposta no interior do Santuário.

A devoção à Divina Misericórdia, na cidade do Barro, existe há alguns anos, acompanhando o crescimento de devotos católicos no Brasil.

Um trabalho de preparação vem sendo realizado na cidade durante a semana, que irá culminar com as celebrações do domingo e a presença de diversas caravanas e sacerdotes de várias partes da região e do Brasil.

As devoções santas têm caracterizado os movimentos no âmbito da Igreja Católica em todo o mundo. Com o registro dos milagres, o fenômeno se intensifica.

Mais informações
Paróquia de Santo Antônio
Município de Barro
Centro
Região do Cariri
Telefone: (88) 3554.1062

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

FIQUE POR DENTRO ! - Por Maria Otilia


AUTISMO

Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por três características fundamentais:

* Inabilidade para interagir socialmente;

* Dificuldade no domínio da linguagem para comunicar-se ou lidar com jogos simbólicos;

* Padrão de comportamento restritivo e repetitivo.

O grau de comprometimento é de intensidade variável: vai desde quadros mais leves, como a síndrome de Asperger (na qual não há comprometimento da fala e da inteligência), até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e é portador de comportamento agressivo e retardo mental. Os estudos iniciais consideravam o transtorno resultado de dinâmica familiar problemática e de condições de ordem psicológica alteradas, hipótese que se mostrou improcedente. A tendência atual é admitir a existência de múltiplas causas para o autismo, entre eles, fatores genéticos e biológicos.

Sintomas

O autismo acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias, mais os meninos do que as meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas dificilmente são identificados precocemente. O mais comum é os sinais ficarem evidentes antes de a criança completar três anos. De acordo com o quadro clínico, eles podem ser divididos em 3 grupos:

1) ausência completa de qualquer contato interpessoal, incapacidade de aprender a falar, incidência de movimentos estereotipados e repetitivos, deficiência mental;

2) o portador é voltado para si mesmo, não estabelece contato visual com as pessoas nem com o ambiente; consegue falar, mas não usa a fala como ferramenta de comunicação (chega a repetir frases inteiras fora do contexto) e tem comprometimento da compreensão;

3) domínio da linguagem, inteligência normal ou até superior, menor dificuldade de interação social que permite aos portadores levar vida próxima do normal.

Na adolescência e vida adulta, as manifestações do autismo dependem de como as pessoas conseguiram aprender as regras sociais e desenvolver comportamentos que favoreceram sua adaptação e auto-suficiência.

Diagnóstico

O diagnóstico é essencialmente clínico. Leva em conta o comprometimento e o histórico do paciente e norteia-se pelos critérios estabelecidos por DSM–IV (Manual de Diagnóstico e Estatística da Sociedade Norte-Americana de Psiquiatria) e pelo CID-10 (Classificação Internacional de Doenças da OMS).

Tratamento

Até o momento, autismo é um distúrbio crônico, mas que conta com esquemas de tratamento que devem ser introduzidos tão logo seja feito o diagnóstico e aplicados por equipe multidisciplinar.

Não existe tratamento padrão que possa ser utilizado. Cada paciente exige acompanhamento individual, de acordo com suas necessidades e deficiências. Alguns podem beneficiar-se com o uso de medicamentos, especialmente quando existem co-morbidades associadas.

Recomendações

* Ter em casa uma pessoa com formas graves de autismo pode representar um fator de desequilíbrio para toda a família. Por isso, todos os envolvidos precisam de atendimento e orientação especializados;

* É fundamental descobrir um meio ou técnica, não importam quais, que possibilitem estabelecer algum tipo de comunicação com o autista;

* Autistas têm dificuldade de lidar com mudanças, por menores que sejam; por isso é importante manter o seu mundo organizado e dentro da rotina;

* Apesar de a tendência atual ser a inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares, as limitações que o distúrbio provoca devem ser respeitadas. Há casos em que o melhor é procurar uma instituição que ofereça atendimento mais individualizado;

* Autistas de bom rendimento podem apresentar desempenho em determinadas áreas do conhecimento com características de genialidade.

Texto de Dr. Drauzio


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31