xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 29/03/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

29 março 2013

Politeísmo galopante - Por: Emerson Monteiro


Olho gordo da fé de muitos peregrinos, essa mania de querer abraçar o mundo com as pernas, buscar tudo de tudo, jeito de quem não tem objetivo certo e agarra o que vê pela frente, avança no semestral de comer num dia a ração do mês inteiro. Isso de olhar de longe e já gritar que é dono. O impacto dos capitalistas agressivos de registrar as riquezas do subsolo sem nem conhecer onde fica aquele chão de todos.

Nos tempos dagora, há tais instintos avassaladores parecidos os mesmos antigos bárbaros da Grécia e de Roma, que adoravam dezenas de figuras imaginárias a título de garantia das benesses dos deuses amigos seus. Cada fenômeno da natureza correspondia a um deus particular. Havia como que ausência absoluta de integração das variáveis feições do grande todo universal, aceitos adiante, na civilização posterior, sob o aspecto do monoteísmo, fator de aprimoramento das visões espirituais dispersas em quantos fragmentos espalhados pelos templos.

Mas os séculos transcorreram céleres. Novos costumes e novas tradições viraram moda. Interpretações da filosofia impuseram atitudes ao pensamento difuso e criaram a concentração das forças vivas num só desejo de Verdade.

No entanto mudaram de novo e quase esqueceram o sentido das experiências do passado. Voltaram a repartir as definições da visão de mundo, e os deuses regressaram mais fortes ao panteão da vez atual.
Resultado: aonde se vira, um deus sacode sua bandeira de variadas cores. Os adoradores de Baco, deus do vinho, farreiam pelas calçadas de bacanais eletrônicas ensurdecedoras. Ali, os seguidores de Cupido gastam horas desfrutando os prazeres das noites improvisadas  dos reality shows nas telas de televisão. Marte sacode paredes e destroem lares de reinos conquistados no Oriente, expulsando populações inteiras aos acampamentos do deserto. Filhos de Hefesto seguem alucinados a produzir armamentos forjados em vil metal, alimentando os apóstolos de Tanatos, deus da morte e suas legiões implacáveis.

Era de tonalidades diversas, pois, classifica essa humanidade no rol dos impérios de Caos, o deus de destruição e desavenças. Poucos representam a sinceridade dos mergulhos de Juno, a deusa de duas faces, que esqueceu na eternidade de procurar a unidade do Deus único da perfeição.

SILAS MALAFAIA, O JUDAS HOMOFÓBICO!


13ª FESTA POPULAR DA MALHAÇÃO DO JUDAS
Crato | Cariri | Ceará | Brasil
30 de março de 2013



PROGRAMAÇÃO:

15h00min
- Cortejo do Judas, acompanhado pelo Grupo de Caretas do Distrito da Bela Vista e atores em personagens regionais. Trecho: Praça São Vicente (Concentração) – Rua Monsenhor Esmeraldo – Rua São Francisco – Rua Monsenhor Assis Feitosa – Centro Cultural do Araripe.

17h:00min
- Chegada ao Sítio do Judas, montado no Centro Cultural do Araripe, onde o traidor permanecerá até a hora de seu julgamento e malhação, sob a vigilância dos Caretas.
- Tradicional roubo do Sítio do Judas: os Caretas vigiam o sítio montado e açoitam com chicotadas os que ousarem roubar. A façanha é sair do sítio sem apanhar (e com o roubo).

19h:30min
- Distribuição e leitura do Testamento do Judas, elaborado em versos (cordel).
- Malhação do Judas, com artistas circenses em perna-de-pau e malabares de fogo. 

20h00min
- Forró pé-de-serra. 

22h00min
- Encerramento. 


OBSERVAÇÕES:

Em 2013, a 13ª Festa Popular da Malhação do Judas será realizada no Centro Cultural do Araripe, mobilizando aproximadamente 8.000 pessoas, dia 30 de março (Sábado de Aleluia), das 15 às 22 horas, em forma de auto medieval profano, com a participação do Grupo de Caretas do Mestre Cirilo, Artistas Populares e população. O eleito foi o Silas Malafaia – O Pastor Homofóbico, religioso que se destacou por seu comportamento preconceituoso em relação aos homossexuais, cujas pregações disseminam a homofobia, a violência e a intolerância religiosa.

CRATO - A Política dos Interesses Contrariados e a Incompetência - Por: Dihelson Mendonça


NE - Só por 1 milhão de dólares...

O Brasil é um país que se move através de políticas de interesses contrariados. Chega-se à conclusão que a política eleitoral em muitas cidades pequenas representa apenas a troca de metade do funcionalismo que se beneficiava com o poder, para a entrada da outra metade. É triste constatarmos que algumas pessoas "batem" sem piedade e a qualquer custo na nova administração do Crato sem uma Ideologia Política definida, e apenas por interesses econômicos contrariados por falta de um contrato de trabalho com a prefeitura. Esse tipo de atitude é abominável, ridícula e mesquinha.

Na eleição passada, EU e diversas pessoas  "torcemos" pelo candidato Cícero França, que perdeu; Mas passadas as eleições, o nosso entendimento é de que formamos um só povo: O POVO DO CRATO, que tem seu novo gestor, que merece respeito, que é de fato, de todos os cratenses ( não apenas de alguns ), e ele sendo bom ou ruim, é com ele que teremos que contar pelos próximos 4 anos a fim de tentar solucionar os problemas da nossa cidade.

Quando nos propusemos a ser um grupo de oposição, era no sentido da fiscalização das resoluções tomadas pelo Governo Municipal, fiscalizar a câmara, fazer sugestões, propostas,  e acolher as reivindicações populares, sem, no entanto perder o discernimento de que as boas ações realizadas deverão ser aplaudidas e as más, criticadas. Entristece-me hoje ao ver algumas pessoas só pelo fato de não haverem sido "escolhidas" para fazer parte da nova gestão, ficarem aí nas redes sociais eternamente postando comentários frívolos, rancorosos, revoltosos, sem provas, e catando coisas erradas que não são necessariamente oriundos desta gestão. É preciso haver FOCO e saber o que é dessa gestão e o que já vem de outras gestões passadas.

Me comprazo em atitudes justas. Em apenas 3 meses de governo, é impossível reverter os erros cometidos em décadas, no Crato. Não obstante, o que me incomoda na nova gestão, é a falta de rumo, de um programa de governo bem definido, o trancamento dentro do gabinete sem acesso livre à imprensa do Cariri. A impressão que se tem é que "O PREFEITO SE ACHA PODEROSO DEMAIS para falar com os humildes". - No Tempo do ex prefeito Samuel Araripe, éramos ( povo ), amigos do nosso gestor, conversávamos de igual pra igual sem essa FRESCURA de marcar audiência, de burocracia. Não precisávamos nem usar pronomes de tratamento. V. Exa, NADA !!! - Era Você, Samuel...Você, fulano, Você Beltrano, porque acreditávamos que todos os homens são iguais e cada munícipe faz parte da administração.

A imprensa tinha passe livre lá para qualquer esclarecimento a qualquer hora do dia ou da noite. Samuel sabia que a imprensa tem um papel fundamental, é um homem de bem que vive na atualidade e usa a cabeça. Infelizmente o novo gestor se tranca ali e sumiu até do povo. Mandou colocar um aviso à Imprensa...tsc tsc....Isso não posso concordar, pois é para ele ter ciência através do povo, de que há inúmeras coisas erradas acontecendo no Crato que precisam de soluções. Ao novo gestor falta aquele sorriso largo, aquele abraço carinhoso que ele tinha na campanha eleitoral, aquele homem simples que andou até numa carroça e se denominava FENÔMENO, uma espécie de Salvador do Crato dos "desastrosos governos anteriores", que afinal, nada de desastroso foram, afinal e contas.


Legenda: O ex-prefeito Samuel Araripe: Exemplo de simpatia e gentileza no tratamento com a população - Nenhuma greve do funcionalismo foi deflagrada em 8 anos do seu Governo. 

CRATO ESTÁ SEM OPOSIÇÃO
Falta em muitos munícipes revoltados a compreensão de como se deve fazer uma oposição responsável. Numa cidade dos quais dos 19 vereadores, 18 rezam conforme a cartilha do prefeito, é importante que o povo exerça a sua própria oposição, fiscalizando, verificando o que está acontecendo, cobrando soluções, cobrando as inúmeras promessas de campanha.
Fico angustiado pelo fato do novo governo não dar mostras de que vai ser diferente, de portas abertas permanentemente ao povo do Crato, como foi prometido fartamente, de podermos fazer um novo Crato, O Crato de Todos nós, demonstrado através de muitos erros já cometidos em apenas 3 meses que já o tornou antipatizado aos olhos do público em tempo recorde, principalmente pelos servidores, pelos buracos desta gestão sendo tapados com uma massa horrível, como o da ladeira da Vilalta, e outras mazelas. E por outro lado, fico triste ao ver que o que deveria ser esperado de uma oposição RESPONSÁVEL, para criticar o que estiver errado, e elogiar o que estiver correto, está se perdendo no vazio, entre comentários grosseiros, pilhérias, que atacam o prefeito sem explicar a razão, sem lógica, sem nexo.

Oposição verdadeira não é isso!
Oposição tem que ter responsabilidade.
Da mesma forma que nao se admitem BABÕES ao poder público, não se deve permitir certos ataques descabidos por motivações rancorosas.

Muita gente tem raiva dos governos porque simplesmente ficou de fora e gostaria de estar lá comendo $$$$$. Basta a compreensão de que podemos fazer muito pelo nosso município mesmo sem estar no poder. Faço questão de frisar que não pleiteio nem nunca pleiteei qualquer cargo na gestão do Sr. Prefeito Ronaldo Mattos, a não ser que ele se dispusesse a pagar 1 milhão de dólares por mês, o que jamais acontecerá. Há coisas que o dinheiro pode comprar, há outras coisas que fazemos pelos outros até de graça, e há coisas que são incompráveis ( Mesmo com Mastercard ). Quero dizer que a nossa ajuda ao governo Ronaldo e a uma oposição forte no Crato deve ser gratúita, para uma cidade Feliz e de Progresso. Quando as boas coisas começarem a aparecer, estaremos lá prontamente para documentar e aplaudir os governantes. Não é necessário pagamento algum para se fazer o que é certo, e não estaremos amarrados a nenhuma ideologia para poder fazer as nossas críticas, ao contrário de alguns jornais, Estações de Rádio e mídias que se preocupam mais com o dinheiro de um contrato que recebem do que em ajudar à cidade.

O povo não precisa de mercenários. O povo só precisa hoje que os seus governantes cumpram os RIOS DE PROMESSAS DE CAMPANHA. Afinal de contas, milagres em administração pública não existem. Nem Fenômenos. São apenas peças de marketing que alguns candidatos se utilizam a fim de chegar até o poder. O que deve existir na prática, é o trabalho sério, a dedicação e compromisso. É isso que a população espera do novo gestor do Crato. Aos revoltados de plantão, peço a sensatez, para que não transformem o início de uma gestão num tumulto. Haverá muito tempo para as observações. Utilizando-se de um velho adágio: "Mais devagar, que o santo é de barro"...
Desejo PAZ, SAÚDE, FELICIDADE, e uma Feliz Páscoa ao prefeito Ronaldo Gomes de Matos e à sua Família.
E Paz, Juízo e Sabedoria aos lamentadores de plantão

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

Marco zero - Por: Emerson Monteiro


Cedo da manhã, ligo a televisão e ouço que a Coreia do Norte segue nas ameaças de guerra aos Estados Unidos, com ogivas nucleares a isso preparadas, e a sensação é de que nada mudou durante toda história da Humanidade. Somos de geração cevada na Guerra Fria, fase depois da Segunda Grande Guerra, quando russos e americanos trocavam hostilidades a fim de dominar os mercados mundiais largados abertos com a derrota alemã e japonesa no conflito perverso.

Vieram divisões das fronteiras do mundo, Cortina de Ferro, Muro de Berlim, Paralelo 17, escambau a quatro, tropas de dois lados armadas até os dentes, comércio internacional de armas, corrida armamentista, corrida espacial, queda de braços das famigeradas potências atômicas, e as formigas humanas, impotentes, inúteis, observando essa competição dos poderosos, enquanto embalam as carnes pelas naves da tecnologia que endeusam, alvos fáceis nas estradas e ruas. Trancadas em cavernas eletrônicas hermeticamente vigiadas, de olhos fixos nas máquinas luminosas da ilusão, só parecem aguardar as senhas dos telefones vermelhos da sobrevivência dos dias apáticos, indiferentes, embriagadores.

Tempos medrosos de homens frios. De máquinas geniais que passeiam os pensamentos atirados à prisão das massas indefesas.

Na contrapartida da história vã, porém, restam os labirintos de Si Mesmo qual derradeira estação transformadora, vinda em consequência das inúmeras decepções, nas filosofias, psicologias e religiões enfileiradas nos sonhos individuais. O aprimoramento das esperanças foge até dos limites da imaginação quando, pois, expande apenas o egoísmo dos líderes interessados apenas no destino dos povos que comandam. Resolvem seus problemas particulares em detrimento da grande população de um Planeta em chamas. Consomem os recursos naturais a favor de grupos isolados, na condição de gerentes dos bichos selvagens em grupos isolados no falso conforto.

Houvesse mínimo senso de prudência e sabedoria na vontade das ações e perspectivas de união e desenvolvimento acalentariam os corações aflitos. Contudo farpas lançadas demonstram a distância da sensatez que ainda resta percorrer a fim de salvar uma raça faminta de paz e bons sentimentos.

Notícias desta 6ª feira (Armando Rafael)

É proibido pescar



A Rua Pergentino Maia, na cidade de Crato, tem seu início por trás da Escola Dom Vicente Matos, esta localizada logo após a ladeira do bairro Ossian Araripe. Esta foto mostra o início da rua Pergentino Maia, que segue em direção ao bairro Parque Granjeiro. No momento não há  condições de tráfego de pessoas, pois, além do mato, quando cai uma chuva forma-se uma mini lagoa...
Também no verão um cano furado -- existente no local da atual "lagoa" --  solta água, quando esta chega. Diversos apelos foram feitos à Saaec para reparar o problema. Em vão. Resumindo: tanto na temporada das chuvas, como no verão, quem quiser andar pela Rua Pergentino Maia, tem que se aventurar pelo mato que abunda nas suas margens...



Coisas da ré-pública 1

Não tenho a menor simpatia pelo deputado pastor Feliciano (PSC-SP, da Base de Sustentação do Governo, é claro) atual presidente da Comissão de Direitos Humanos, da Câmara Federal. Mas, convenhamos, o  pastor Feliciano foi escolhido através de métodos democráticos e estão querendo tirá-lo à força, na base do grito... Dá medo ver o patrulhamento, o linchamento moral de que é vítima aquele que pensa diferente dos grupos organizados e ousa dizê-lo...

Coisas da ré-pública 2

Perguntar não ofende: por que não se registram também protestos contra os dois deputados “fichas-sujas” – João Paulo Cunha e José Genuíno (PT-SP) – ambos, membros da Comissão de Constituição e Justiça; ambos, condenados pela Suprema Corte por corrupção no esquema do Mensalão. Ora direis: o Parlamento atual tornou-se um escárnio ao regime republicano. Ah! Bom...

A má notícia: governo reconhece novo surto da inflação


Finalmente a presidente Dilma reconheceu que a inflação brasileira ultrapassará o limite planejado para o ano. Antes tarde do que nunca! Ela acrescentou que “não sacrificará o crescimento econômico para conter a inflação”. Mas, que crescimento?  O “Pibinho” de 2012 foi de 0,9% e a inflação real – medida por órgãos não governamentais – foi calculada em 8%%. Quem assistiu aos noticiários da televisão viu que dona Dilma fez “cara feia” quando um repórter perguntou sobre a manipulação dos índices inflacionários.

Grande Jarbas

Aliás, o senador oposicionista Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) gosta de repetir esta frase: “Manha é medo e cara feia é safadeza”. Jarbas, um pernambucano de extrema coragem, foi um gigante na defesa dos direitos humanos quando enfrentou o regime militar nos anos 70.

Bolsa de Valores de São Paulo tem o pior 1º trimestre desde 1995

O pessimismo dos investidores com o mercado acionário brasileiro fez o Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) registrar o pior primeiro trimestre dos últimos 18 anos. Foi uma queda de 7,55% decorrente, dentre outros motivos, da perda de valores dos papéis da Petrobrás e da Vale. Ainda bem que o mercado financeiro é o melhor termômetro contra a demagogia de que tudo vai bem...
   
Fanatismo é isso

Que propaganda eleitoral subliminar que nada: A emissora de televisão estatal venezuelana Vive TV está exibindo um desenho animado onde mostra o presidente Hugo Chávez, morto no último dia 5, chegando ao céu, sendo recebido pelo libertador Simón Bolívar, pelo guerrilheiro argentino "Che" Guevara, Eva Perón, Salvador Allende, dentre outros.

---------


Ao caro leitor Leo Gonçalves:
“Previsão” não significa REALIZAÇÃO. O governo projeta um PIB de 3,1% para esse ano?
Pois perdeu feio para previsão de 2012, que era 4,5%. 
No final,  apurou um humilhante “pibinho” de 0,9%... 
Este ano – mesmo com a inflação em alta – ficará em torno disso.
 É aguardar para ver...
Ademais, as estatísticas são fáceis de ser manipuladas. Difícil é manipular a realidade.
O que vemos nos noticiários?
“Nunca antes na história deste país” houve tanta corrupção dos políticos... A violência impera nas cidades e nos campos. Assaltos, sequestros, comércio de drogas, crime organizado a partir dos presídios...Os portos estão em frangalhos, estradas esburacadas, malha ferroviária esquecida, energia elétrica com equipamentos obsoletos - o que resultou em 12 dias em média, em 2012, de escuridão para cada brasileiro. No Norte-Nordeste a mortalidade infantil é assustadora por falta de assistência médico-hospitalar eficaz, rebanhos morrem à míngua por falta de água e de pasto. (Bem que esse governo poderia criar uma “bolsa-bode” para amparar os pequenos criadores do Nordeste).
 

Passear no passado - Por Xico Bizerra


Bom é passear no Crato. Andar a pé, passar em frente ao Tênis Clube, ao Hospital que me viu desembuchar, descer até a Praça da Sé, sentar um pouco perto da fonte e contemplar o tempo, companheiro fiel da Igreja onde, eu menino, Padre Rubens rezava missa. Felicidade chega ali, se aboleta no primeiro banco e tome tempo pra ir embora! Ainda bem que, nesse caso, a felicidade é preguiçosa. Antes de seguir viagem rumo ao centro, agradecer à Senhora da Penha pelo vento gostoso e pela sorte de ali ter nascido. Na Siqueira Campos, devagar, sem qualquer pressa, tomar um cafezinho quente e lembrar do Cine Cassino, dos bang-bangs de antigamente, da tabuleta caprichosamente feita por Amarílio anunciando o filme do dia. Maldito ‘progresso’ dos dias de hoje; malditos os que derrubaram o prédio da esquina para construir um não-se-sei-o-quê. Na entrada da cidade, procuro ver a casa que era do meu avô e onde eu passava as férias. Não mais a vejo. O ‘progresso’, faminto e ganancioso, comeu a casa do meu avô e vomitou mentiras para justificar o atentado. Palavras que ainda hoje escorrem, a céu aberto, no esgoto da hipocrisia.



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30