xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/03/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 março 2013

O CRATO HOJE - Lama, Buracos, Escuridão e falta de Infraestrutura


Da série: No Crato, nem tudo são flores

Talvez os cidadãos da nossa cidade tenham gerado muita espectativa em torno da extrema campanha de Marketing do atual prefeito, que se apresentou nas eleições passadas ao povo do Crato como "O FENÔMENO", o "PREFEITO PERFEITO" ( segundo o jingle ), tendo sido aclamado com uma votação histórica, em maioria esmagadora. Há um velho adágio que diz que "Ao que muito se dá, muito lhe será cobrado". Passados quase 3 meses da nova gestão, pipocam nas redes sociais profundo descontentamento, inclusive entre os próprios eleitores do novo gestor, em reclamações que variam das medidas impopulares, jornada de 8 horas de trabalho para os servidores ( inclusive hoje, sexta-feira ( 22 ), o sindicato deflagra uma paralisação, a primeira em 8 anos ), além de fotos de ruas cheias de lama, buracos e outros problemas tanto gerados já nos primeiros meses deste governo, como herdados do governo anterior e que até agora não tiveram solução. Pelo jeito, a nova gestão está conseguindo um feito inédito, que é desagradar a quase todos em muito pouco tempo. Eis algumas fotos das inúmeras reclamações que tem sido postadas nas redes sociais sobre a real situação em que se encontra a nossa cidade, que como costumamos dizer num dos quadros aqui do Blog do Crato - No Crato, nem tudo são flores. Certo mesmo, afinal de contas, é que não existe nenhum "fenômeno" nem milagres em Administração Pública. O que deve existir é arregaçar as mangas e trabalhar de forma coordenada. Prcisamos mesmo é de trabalho, seriedade, transparência, comunicação com a população, coisas que infelizmente, estão deixando muito a desejar. Alguém duvida ? Que as imagens seguintes falem por si:

Praça da Sé às Escuras, com blecaute quase todos os dias:


Animais à solta nas ruas do Crato:


Animais à solta - Foto de Wilson Bernardo


Mas o que é isso aí acima ? Dá pra fazer touradas no Crato agora ? Ou estamos em Madrid ?


Lixo e lama acumulados nas ruas e praças... ( Foto de Fabricio A. de Moraes )


Acima: Lixo, lama...( Foto: Thiberio Cesar )


 Saneamento Básico passou longe de algumas ruas do Crato ( Foto: Thiberio Cesar )


 ( Foto: Thiberio Cesar )


Acima: Rua Antonio Alves de Morais Jr. no bairro Sossêgo, quase instransitável. ( Foto de Jessica Danielle )


Acima: Falta de educação do povo, falta de guarda municipal, de compromisso ou os três ? ( Foto de Evandro Rodrigues )


Acima: A fonte da Praça da Sé, que até o ano passado era um cartão postal depois da reforma, tantas vezes exaltado, se encontra agora nesse estado, vejam a cor verde da água poluída e a aparência geral.

CONCLUSÃO: Esperamos que a nova administraçao do Crato possa encontrar o rumo certo não só do desenvolvimento, como também da própria manutenção BÁSICA da cidade, que até o presente momento, na maioria dos aspectos, tem piorado sensivelmente conforme as fotos acima. Falar é mais fácil do que fazer. É muito fácil prometer, mas quando se está com o poder nas mãos, é bem mais difícil cumprir. Embora os cartões postais da nossa cidade estejam cada vez mais se desbotando, através de erros cometidos em cima de erros, sinceramente esperamos que a nova gestão possa se achar, porque a bem da verdade, ela não tem trazido nada de novo ao que já era errado, a não ser o descontentamento, a insatisfação e a revolta, tão simbolizada na paralisação dos servidores cratenses, na lama, nos buracos e na falta de infraestrutura que mancham a imagem da nossa querida cidade. Boa Sorte à nova gestão: Há muito o que fazer pelo Crato.

Dihelson Mendonça
Com fotos de Wilson Bernardo, Fabricio A de Moraes, Thiberio Cesar, e Jessica Danielle, Evandro Rodrigues


Falta de amor ao próximo - Por Antonio Morais


Cada dia me convenço mais da indiferença, insensibilidade, falta de caridade e respeito do ser humano pelo seu semelhante.

Ontem cedo, de passagem por um desses postos de moto taxista que proliferaram o Crato como nenhuma outra coisa, vi uma cena inusitada. Um velhinho de 80 anos de idade, não menos, se aproximou de um deles para fazer uma corrida. 

O moto taxista  entregou-lhe o capacete e o senhor colocou na cabeça de maneira trocada: a parte da frente virada para trás. Ao invés do moto taxista  retirar e recolocar de forma adequada, ele mostrou para os demais colegas e foi aquela mangofa e  mangação. 

O Moto taxista  arrancou como se uma corrida de carro fosse com o velhinho  "encaretado" agarrado  na garupa de sua moto. Os outros ficaram rindo.

Se existem dois ou mais taxista  para cada habitante, imagina-se  o tratamento que é dado a essa gente por uma atividade que preste serviços especializados.

EM DESTAQUE - Servidores do Crato programam Paralisação para hoje, Sexta-Feira 22


O sindicato dos servidores municipais do Crato tem divulgado em todos os veículos de comunicação um cartaz de convocação para o "Grande Dia D de Paralisação" em Crato, com concentração na Praça São Vicente, hoje, sexta-feira, dia 22 de março. As reivindicações são as mais várias, sendo a tônica a valorização do servidor municipal. É interessante observar que durante os 8 anos da administração do ex-prefeito Samuel Araripe nunca houve greve dos servidores, mas com apenas 2 meses e meio da nova gestão, o descontentamento dos servidores com as condições gerais já é tal que a greve ou a paralisação se tornam quase inevitáveis. O Blog do Crato estará lá para fazer a cobertura completa do evento.


Cartaz: Sindicato dos Servidores Municipais

Comissão do Senado aprova criar Região Cariri-Araripe


Área abrangendo 46 mil quilômetros quadrados deve compor região que viabilizará projetos e recursos federais

Crato. A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR), do Senado Federal, aprovou a criação da Região Integrada de Desenvolvimento do Cariri-Araripe (Rica), que envolverá 70 municípios, dos Estados do Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba situados no complexo territorial. No total, a área abrangente é de aproximadamente 46 mil quilômetros quadrados, em que reside uma população de mais de um milhão e meio de habitantes. Após ter sido aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, agora, a proposta seguirá para o plenário da Casa para votação. Em seguida vai à Câmara dos Deputados, onde será discutida pela Comissão de Justiça. Se aprovada, vai para votação em plenário e segue para a sanção presidencial.

Da Chapada do Araripe, visão aérea da cidade do Crato, um dos municípios que integram o projeto de criação da nova região que deverá concentrar polo de desenvolvimento econômico e social


Recursos

O Projeto de Lei 122/2009, que cria a nova região, é de autoria do senador Inácio Arruda. O parlamentar explica que, através da proposta, poderão ser disponibilizados recursos para ações articuladas entre a União, Estados e municípios do Cariri - Araripe. Os valores serão destinados ao aproveitamento das potencialidades produtivas locais compatíveis com a conservação ambiental, além das atividades do turismo ecológico, científico e cultural. Entre os municípios que constituem a Rica estão todos os da região do Cariri cearense (ver quadro ao lado).

Com a existência da nova região, os municípios, que já estão em processo de integração de serviços, como os de transporte, saúde, abastecimento de água e tratamento sanitário, terão força para solicitar novos investimentos, acessar recursos e linhas de financiamentos, além de alcançar visibilidade de outros Estados e de grandes empresas investidoras.

A região integrada poderá ter acesso a verbas governamentais destinadas especificamente para esse tipo de território ou áreas metropolitanas. Sem essa ação, as cidades deixam de receber vários repasses de programas de grande impacto, do Governo Federal. De acordo com o Inácio Arruda, tanto o Cariri como o Araripe, historicamente, mantiveram um grau elevado de aproximação. As potencialidades são muitas e envolvem as áreas da Paleontologia, que atualmente apresenta estudos avançados e de grande importância para o planejamento do futuro da humanidade, turismo, cultura e artesanato e economia, com a intensificação dos investimentos no polo calçadista e gesseiro.

Serviços integrados

Entre o Cariri e Araripe, atualmente, muitos serviços são integrados. Os mais evidentes são os transporte, saúde, educação, quando, diariamente, usuários migram de uma cidade para outra para ter acesso. O projeto de criação da Rica vinha sendo debatido há cerca de oito anos. Ele foi desenvolvido a partir de observações feitas através de visitas do autor à Região Integrada da Grande Teresina e Timon.

A proposta foi discutida nas cidades de Crato e Juazeiro do Norte. Em debates promovidos pela Universidade Regional do Cariri estiveram prefeitos, vereadores, sociedade civil, representantes de sindicatos e de outros diversos órgãos. A expectativa, segundo Inácio Arruda, é que o projeto de Lei seja sancionado pela presidente Dilma Rousseff. Atualmente, há um incentivo do Governo para que as regiões estejam integradas. O parlamentar acredita que a presidente dará celeridade ao desenvolvimento do país ao sancionar a proposta.

Para o senador, o projeto terá reflexos positivos e todos os municípios irão ganhar condições de acessar recursos, o que facilita o fortalecimento da economia das cidades.

Capacidades

Quando a ação for sancionada, o Governo Federal irá ajustar a Rica e divulgar os serviços e programas que já estão disponíveis para as regiões integradas de desenvolvimento. De acordo com o Arruda, o Cariri e Araripe são grandes e precisam ter melhor aproveitamento das capacidades. "O principal é que a Rica venham dar visibilidade a tudo o que já acontece. Acredito que isso vai elevá-la aos olhos do Governo Federal e Estadual para que haja mais investimentos e ações de fortalecimento do desenvolvimento regional", avalia.

A formação da Rica vai refletir diretamente nas pesquisas e estudos geológicos que apontam a possibilidade da existência de petróleo na Bacia Sedimentar do Araripe, englobando municípios do Cariri Cearense, de Pernambuco, do Piauí e da Paraíba. A confirmação da presença do petróleo na região poderá representar forte impacto no processo de desenvolvimento. Recentemente, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) examinou o potencial de exploração da área, mas, ainda não há uma conclusão das análises.

Outro setor que poderá ser fortalecido é o da mobilidade urbana, onde já existem programas aeroviários que permitem a melhoria do Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes, em Juazeiro do Norte, e de requalificação da malha ferroviária da Região Nordeste.

FIQUE POR DENTRO

Municípios que integram a nova localização

A região que integra a RICA é constituída pelos Municípios de Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Baixio, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Cedro, Crato, Farias Brito, Granjeiro, Ipaumirim, Jardim, Jati, Juazeiro do Norte, Lavras da Mangabeira, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas, Umari, Várzea Alegre, no Estado do Ceará; Araripina, Bodocó, Cedro, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena, Serrita, Trindade, no Estado de Pernambuco; Acauã, Alegrete, Belém do Piauí, Betânia do Piauí, Caldeirão Grande, Campo Grande, Caridade do Piauí, Curral Novo, Francisco Macedo, Fronteiras, Marcolândia, Padre Marcos, Paulistana, Pio IX, São Julião, Simões, Vila Nova, no Estado do Piauí; Bom Jesus, Bonito de Santa Fé, Cachoeira dos Índios, Cajazeiras, Conceição, Monte Horebe, Santa Inês, São José de Piranhas, no Estado da Paraíba.

YAÇANÃ NEPONUCENA
DN


Do seriado (infidável) “Coisas da República” ( por Armando Rafael)


Empreiteiras pagaram quase metade das viagens de Lula ao exterior

(Excertos de longa matéria publicada na “Folha de S.Paulo”, 22-03-2013)

Quase metade das viagens internacionais feitas pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após deixar o governo foi bancada por grandes empreiteiras com interesses nos países que ele visitou. ela Folha. As duas regiões foram prioridades da política externa do petista em seus dois mandatos. A assessoria do ex-presidente diz que ele trabalha para promover "interesses da nação" e não das empresas que bancam suas atividades.

Mas políticos e empresários familiarizados com as andanças de Lula disseram à Folha que ele ajudou a alavancar interesses de gigantes como Camargo Corrêa, OAS e Odebrecht nesses lugares. Em agosto de 2011, Lula começou um tour latino-americano pela Bolívia, onde chegou "com sua comitiva em avião privado da OAS", como anotou o embaixador Marcel Biato em telegrama. O primeiro compromisso foi um encontro com o presidente Evo Morales. Na época, protestos impediam a OAS de tocar uma rodovia de US$ 415 milhões. Foi um dos temas da conversa, dizem empresários da Bolívia que pedem sigilo.

La Paz cancelou o contrato, mas deu US$ 9,8 milhões como compensação à OAS. Da Bolívia, ainda bancado pela OAS, Lula viajou para a Costa Rica, onde a empresa disputava uma obra de US$ 57 milhões. A OAS foi preterida após a imprensa local questionar o papel de Lula. Após nove meses, a OAS ganhou a concessão da rodovia mais importante do país (negócio de US$ 500 milhões).

De esperança o povo vive - Por Antonio Morais


De tanto ouvir o meu amigo Melito Sampaio dizer que as esperanças depositadas nos governantes "eram trabalho perdido" que todo governo que chega é pior do que o anterior, creio que o velho amigo, de saudosa memoria,  estava coberto de razão. Talvez por essa razão Melito fosse a politico.

Com base nesse razoado conceito, lembrei-me a historia de uma velhinha de 95 anos que diariamente passava pela casa do Rei e falava para o mesmo: Deus te proteja, te dê saúde  e muitos anos de vida. 

Todo dia era a mesma cantilena. Um dia, o Rei  procurou saber da velhinha porque  desejava sempre proteção, saúde e vida muito longa! 

A velhinha respondeu: O seu avô não valia um tostão, seu pai não valia um vintém, você não vale nada! Estou muito preocupada com o próximo.

Crato - Previsão do Tempo para hoje, 22 de Março de 2013


Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite é o que prevê os serviços de meteorologia do país para hoje em Crato. Nascer do sol: 05h42 Pôr do sol: 17h47 - Temperaturas: Max 34º Min 23º - ventos: E a 9km/h - Umidade Relativa do Ar: 90% 43% - Índice UV: Alto

Fonte: INPE e GOES12



Giro de Notícias pelo Cariri

Cinemas do Cariri Garden Shopping só funcionarão em agosto

   Só daqui a 5 meses os frequentadores de cinema voltarão a ter salas de exibição de filmes na Região Metropolitana do Cariri. A direção do Cariri Garden Shopping informou que as obras para instalação dos cinemas – naquele centro de compras – serão finalizadas no do próximo mês de abril. Entretanto, a Orient Filmes, empresa responsável pelos cinemas, só fará a montagem das salas de exibição em agosto vindouro. Resta um consolo: os novos cinemas de Juazeiro do Norte terão formato stadium e tecnologia 3D, que vai preencher com tecnologia de ponta uma demanda da região por salas de exibição de filmes modernas e confortáveis.

Mauriti ganhará unidade da Fazenda da Esperança

   Na manhã deste sábado, dia 23, estarão reunidos na cidade de Crato, o bispo diocesano Dom Fernando Panico, o prefeito de Mauriti, Evanildo Simão, o pároco da Matriz de Nossa Senhora da Conceição, padre Antônio Luiz do Nascimento e a equipe que trata das primeiras providências para a instalação de uma unidade da Fazenda Esperança, no município de Mauriti.

   Segundo o prefeito Evanildo Simão, o bispo de Crato já garantiu junto ao Governo do Estado recursos da ordem de R$ 130 mil, dos R$ 300 mil previstos para o investimento.      A Fazenda da Esperança tem por finalidade o tratamento e reintegração à sociedade de dependentes químicos e alcóolicos. A Prefeitura de Mauriti por sua vez, garantirá toda infraestrutura de estradas de acesso, perfuração de um poço para abastecimento d´água e extensão da rede elétrica, além da terraplanagem do terreno onde será construída a Fazenda da Esperança, na região do Cariri.

Será publicado 2º número do Boletim de Beatificação da menina Benigna

    O Vigário da Paróquia Senhora Santana, de Santana do Cariri, padre Paulo Lemos, concluiu a seleção das matérias que serão publicadas no 2º número do Boletim de Beatificação da jovem mártir Benigna Cardoso da Silva. Este 2º número atende ao pedido do bispo diocesano de Crato, dom Fernando Panico, que distribuirá essa publicação com cerca de 300 bispos brasileiros, os quais estarão reunidos na Assembleia Anual da CNBB, em Aparecida do Norte, entre os dias 10 e 19 de abril próximo.

      O 2º número do Boletim de Beatificação da menina Benigna Cardoso da Silva será patrocinado pela prefeita de Santana do Cariri, Daniele Machado, que atenderá pedido feito pelo bispo diocesano, dom Fernando Panico.

Faculdade Católica do Cariri ganha destaque no ensino universitário da região

    Apesar de contar apenas quatro anos de funcionamento, a Faculdade Católica do Cariri – mantida pela Fundação Padre Ibiapina – vem galgando destaque entre as instituições de ensino superior da Região Metropolitana do Cariri. Ultimamente a Faculdade Católica do Cariri vem implantando cursos de extensão de curta duração os quais proporcionam o acesso as mais novas informações, oferecendo conhecimento técnico, teórico e prático em diferentes áreas de interesse e de atuação.

        Dentre os cursos de extensão que vêm funcionando na Faculdade Católica, os mais procurados têm sido: Curso de Teologia Pastoral para Leigos, Espanhol e Inglês Instrumental, Gestão Empresarial e Gestão Estratégica de Pessoas e Curso de Extensão de Estudos Bíblicos.



Dep. Sineval Roque consegue Policlínica para o Crato


Em sua última vinda para o Crato, o superintendente do DAE, Dr. Quintino Vieira, anunciou a construção da Policlínica na cidade do Crato. Esse equipamento é uma luta do deputado Roque, que vem batalhando para isso acontecer desde o meio do ano passado.
 
A Policlínica contará com uma área total de 8.100,00m², a área total coberta será de 2.865,41m², um investimento de R$ R$ 8.484.372,37 (oito milhões quatrocentos e oitenta e quatro mil trezentos e setenta e dois reais e trinta e sete centavos).
 
A obra que deverá iniciar no próximo mês, é inteiramente do Governo do Estado do Ceará. “Essa obra, construída apenas com recursos do estado é mais uma de nossas lutas em prol da população do Crato e de todo o Cariri. Assim como a Policlínica, também estou conseguindo junto ao governador Cid Gomes, a construção da Delegacia de Policia Civil, que também deverá iniciar as obras nos próximos meses.” Disse Roque.

Gabinete deputado estadual Roque (PSB)
Assessoria de Comunicação



CRATO - Cidadãos reclamam da Praça da Sé às escuras


Praça da Sé e Avenida do Canal estão às escuras
No grupo do facebook "Filhos e Amigos do Crato", assim como em vários outros da grande Rede Social, diversas pessoas tem reclamado de problemas envolvendo a iluminação da cidade. Veja reportagem da TV Verde Vale logo abaixo. É bom que se diga que há meses, a Avenida canal encontra-se às escuras. Mas afinal, o que acontece na nossa cidade ?

 


Comentários de membros do grupo Filhos e Amigos do Crato:

Glauco RibeiroCrato no escuro, praça da sé praticamente deserta

Glauco Ribeiro No caso da praça da Sé de quem é a responsabilidade, da prefeitura da Coelce ou de ambas?


Cacá Araújo Não acho correto nem oportuno o silêncio da gestão municipal. Alguma coisa há de ser dita em respeito aos cidadãos. Creio que haja alguma justificativa.

Emerson Henrique Glauco Ribeiro cabe a COELCE a manutenção e funcionamento da Iluminação Pública das ruas, enquanto ao município cabe manter a Iluminação Pública de praças, avenidas e canteiros centrais. Como colaborador da Secretaria de Infraestrutura cuido da parte da Iluminação Pública, porém o que vem acontecendo na Praça da Sé é um caso a parte. Em visita técnica à referida praça, evidenciou-se que dentre as possíveis causas dos blecautes está o reaproveitamento e subdimensionamento da fiação da praça durante a recente reforma. Além disso, as caixas subterrâneas a qual os fios se encontram dentro, estão expostas e mal-isoladas, vindo a entrar água durante as chuvas, superaquecer os fios, causar curtos e com isso desligar o sistema automático de disjuntores. Em visita ao DER, relatei o fato, encaminhei a documentação a Secretaria das Cidades solicitando que a empresa que executou a obra se responsabilize e tome as devidas providências para solucionar o problema, uma vez que faz pouco tempo que concluiu a obra e a mesma ainda se encontra na garantia. Enquanto isso, estamos tomando medidas emergenciais para manter a praça acesa sem queimar os circuitos elétricos, bem como elaborando projeto orçamentário para execução pela prefeitura municipal caso não solucionado o problema pela empreiteira.


Emerson Henrique Para que fique claro, há equipes noturnas que ligam as lâmpadas da Praça da Sé, porém o que acontece é que os fios superaquecem e acionam constantemente o deligamento dos disjuntores, uma vez que o sistema é automático. Com esse superaquecimento, em dias de chuva, os circuitos conseguem permanecer ligados, em média, 10 minutos.

Samuel Lucas Bentes Esse fato foi varias vezes relatado pela Brenna!
Eu ate duvidava pois sempre via a praça com as luzes acesas!
Mas toda noite agora estou numa academia perto e pude conferir a veracidade do fato!
Essa praça passa uns 30min de luz ligada ai depois desliga tudo.. Passa uns 30min desligado e depois liga tudo de novo! Ta uma loucura!

Cacá Araújo Emerson Henrique, depois da reforma realizada em 2012 a iluminação da Praça da Sé nunca mais prestou. Sou frequentador daquele logradouro, vejo o esforço dos técnicos da prefeitura, mas acho que o problema deve ser resolvido urgentemente, pois já afeta a segurança das pessoas que andam por lá. Sugiro que seja substituída toda a fiação.

Dihelson Mendonça Em uma das sugestões que colhemos dos leitores, uma importante é que notou: O CENTRO DO CRATO ESTÁ ESCURECIDO. A iluminação foi trocada se não me engano, em 2010, mesmo antes da reforma, e depois disso, com a justificativa de que o município economizaria em energia elétrica, o Crato ficou meio escuro. A R. Dr. João Pessoa, a Bárbara de Alencar, a Mons. Esmeraldo, e várias outras deveriam ter suas luzes substituídas por luzes bem mais claras.

www.filhoseamigosdocrato.com


Governo do Ceará vai realocar R$ 205 milhões para áreas prioritárias


O governo estadual vai oferecer crédito suplementarde R$ 205,3 milhões, com realocação de parte desses recursos, para reforçar as dotações orçamentárias de algumas áreas prioritárias.

Um significativo percentual desse montante, o equivalente a 11,5%, será destinado exclusivamente para o pagamento de encargos do Estado.

Ao todo, são R$ 23,8 milhões para o cumprimento de obrigações do governo estadual. De acordo com o que foi publicado, na última segunda-feira (18), no Diário Oficial do Estado (DOE), R$ 14,5 milhões desse valor serão utilizados para pagamento da dívida interna do Estado e R$ 2,7 milhões reservados para a participação acionária do Estado na Agência de Desenvolvimento Econômico do Ceará (Adece). Além disso, outros R$ 2,1 milhões e 1,4 milhão serão, respectivamente, para honrar obrigações especiais e a concessão do Pasep.

As demais áreas prioritárias onde o governo irá aplicar esse dinheiro são Justiça (R$ 16,6 milhões); VLT Parangaba Mucuripe (R$ 15 milhões); Saúde (R$ 11,6 milhões); e Educação (R$ 6,8 milhões). Entre as principais ações estão melhorias na infraestrutura, gestão e manutenção do Poder Judiciario; expansão e melhoria da infraestrutura das escolas estaduais de ensino médio; aquisição de equipamentos para hospitais públicos e manutenção da estrutura de saúde, além do desenvolvimento de projetos educacionais na área.

A realocação também vai proporcionar recursos para as pastas da Segurança Pública (R$ 1,5 milhão); Ciência e Tecnologia (R$ 2 milhões); Secretaria das Cidades (R$ 2,4 milhões); e Secretaria de Desenvolvimento Agrário (R$ 2,6 milhões). Nesta última, o objetivo é realizar implantação, reforma e ampliação de estruturas físicas de apoio às cadeias produtivas como parques de exposição agropecuária, aquisição e distribuição de sementes e mudas, bem como aquisição e distribuição de equipamentos e utensílios.

Governo do Estado do ceará

 

Violência contra mulher na Região do Cariri é tema de audiência pública


Atendendo a um requerimento do deputado Antonio Carlos (PT), a Comissão de Direitos Humanos promoverá audiência pública nesta sexta-feira, na Urca, a partir as 10 horas, para para debater o Enfrentamento da Violência Contra a Mulher. Além d parlamentares dessa comissão, também estarão presentes membros da Câmara Municipal do Crato e de Nova Olinda. No início da tarde desta sexta, Antonio Carlos visitará também as delegacias de mulheres do Crato e de Juazeiro e Penitenciária Estadual Feminina (PEF) da região. O objetivo da visita é conhecer e analisar qual a situação em que vivem as mulheres detentas.

São mais de 4 mil mulheres assassinadas todos os anos no Brasil segundo o Mapa da Violência, elaborado pelo Instituto Sangari. Mais de 70% dos casos dos crimes são cometidos por alguma pessoa que ela conhece, familiares, parceiro ou ex-parceiro. Ainda segundo dados divulgados na imprensa, entre 2010 e 2012, a quantidade de mulheres assassinadas no Ceará saltou de 171 para 197. Somente na região do Cariri, apenas durante o ano passado, 18 mulheres foram brutalmente assassinadas, dados publicados. Ainda segundo dados divulgados, 200 mulheres foram assassinadas na região do Cariri nos últimos dez anos.

Fonte: O Povo OnLine - Eliomar de Lima


Feministas consideram avanço Conselho de Medicina apoiar direito ao aborto


Brasília - Movimentos feministas avaliaram como um avanço a manifestação do Conselho Federal de Medicina (CFM) em apoio ao direito da mulher de abortar até a 12ª semana de gestação. Para o Centro Feminista de Estudos e Assessoria (Cfemea), o aborto é uma realidade no Brasil e a legalização nestes termos diminuiria os riscos das mulheres se submeterem ao procedimento com métodos inseguros.

“A legalização impediria que as mulheres pobres, e principalmente pobres e negras, morressem por causa dos métodos clandestinos”, defende Jolúzia Batista, socióloga do Cfemea. Para ela, um pensamento conservador tomou força no Congresso Nacional com as bancadas religiosas, porém os debates sobre o assunto têm sido frutíferos. “Nosso desafio é fazer com que a opinião pública compreenda que essa demanda [pela legalização do aborto até a 12ª semana de gravidez] é fato, as mulheres abortam e essa é uma situação muito pesada no Brasil".

Para Regina Jurkewicz, representante da organização Católicas pelo Direito de Decidir, a posição do CFM vem mostrar que defender o direito de abortar não é só “coisa de feministas”. “O fato de ser uma entidade representativa dos médicos tem um significado forte”, diz. Ela sustenta que a mulher que faz aborto deve ser acolhida, e não penalizada.

O CFM vai enviar à comissão do Senado que analisa a reforma do Código Penal um documento em que defende o direito da mulher de abortar até a 12ª semana de gestação. A proposta que tramita no Senado prevê a interrupção da gestação nas seguintes situações: quando houver risco à vida ou à saúde da gestante; se a gravidez resultar de violação da dignidade sexual ou do emprego não consentido de técnica de reprodução assistida; se for comprovada anencefalia ou anomalias graves e incuráveis no feto que inviabilizem a vida independente (quadro a ser atestado por dois médicos); ou por vontade da gestante, até a 12ª semana de gravidez.

Para a entidade, a proposta não irá descriminalizar o aborto. "A conclusão dos Conselhos de Medicina é de que com a aprovação desse projeto o crime de aborto continuará a existir, apenas serão criadas outras causas excludentes de ilicitude. Portanto, somente nas situações previstas no projeto em tramitação no Congresso que a interrupção da gestação não configurará crime", diz nota do conselho.

Atualmente, a legislação brasileira permite o aborto quando a gestação coloca em risco a vida da mãe e quando é resultado de violência sexual. Além dessas situações, o Supremo Tribunal Federal (STF) autorizou que grávidas de fetos com anencefalia também podem interromper a gestação, mas a decisão não configura alteração do Código Penal.

Edição: Carolina Pimentel
Aline Leal
Repórter da Agência Brasil


Comissão da Verdade vai investigar falência da PANAIR na ditadura militar


Brasília – No próximo sábado (23), a Comissão Nacional da Verdade fará audiência pública, no Rio de Janeiro, para investigar a participação da ditadura militar no fechamento da companhia aérea Panair do Brasil. A empresa, de capital 100% nacional, perdeu a licença para voar em 10 de fevereiro de 1965 e acabou extinta pelo regime.

O objetivo da audiência é colher dados, depoimentos e documentos sobre a destituição de direitos da empresa, segundo a integrante da comissão, Rosa Cardoso. "A extinção da Panair, a demissão de seus funcionários, a perseguição sofrida pela companhia, impedida de voar, não constituem apenas uma grave violação dos direitos dos empresários sócios, mas de todo o corpo de funcionários e da própria sociedade, que perdeu os serviços de uma empresa exemplar".

Além dos membros da comissão, estarão presentes na plateia ex-funcionários da Panair, que se reúnem periodicamente, e os herdeiros dos donos da companhia aérea, Rodolfo da Rocha Miranda, filho de Celso da Rocha Miranda e atual presidente da Panair do Brasil, e Marylou Simonsen, filha de Mario Wallace Simonsen.

Também participam do evento Wadih Damous, presidente da Comissão da Verdade do Rio de Janeiro; Paulo Ramos, deputado estadual; o historiador e cientista político José Murilo de Carvalho; a historiadora da comissão Heloisa Murgel Starling, que gerencia a pesquisa do grupo de trabalho sobre o Golpe de 1964; e o jornalista Daniel Leb Sasaki, autor do livro Pouso Forçado, sobre a história da Panair.

No dia 24, a comissão participa de atos promovidos pela sociedade civil em São Paulo e no Rio de Janeiro, em comemoração ao Dia Internacional para o Direito à Verdade sobre Graves Violações de Direitos Humanos e para a Dignidade das Vítimas.

Edição: Carolina Pimentel
Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil




Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30