xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/03/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 março 2013

Gol, a matéria prima do futebol - por: Emerson Monteiro


Isso equivalente de gol é o motivo do sucesso dos times nos gramados desse mundo inteiro. A que lado se virar, movimentar as ações dos zagueiros e seus combates infinitos, as defesas magistrais dos goleiros, armações inconfundíveis dos alas, nada disso significaria suficiente ao coração dos torcedores não fosse o gol inesperado nascido dos pés do artilheiro. Nada disso e coisa alguma, inexistisse o gol, momento máximo dos escores e dos campeonatos.

Toque de bola, a circulação do sangue da bola, desde a retaguarda, e eles avançam gradativamente pé ante pé na sede das traves, invadem a grande área quais mágicos habilidosos de nervos e pulsações lá dentro do peito da galera em festa ao grito de mais um, trepidação nas arquibancadas desta vida surpreendente. Sopapos e sentimentos amargurosos nos adversários, silêncio de expectativa frustrada na torcida contrária. Alegria e fama dos vencedores.

Assim também aqui no chão dos comuns mortais. Palavras que enchem caçuás inteiros de conversa jogada fora, planos, projetos e intenções insatisfeitas, no entanto se se pretender mesmo avançar no manjar de tudo, lá está o canto da trave, e de chuteira direita o atacante fulmina, e o arqueiro fracassa no pulo perdido, salto felino monumental infeliz. Doutras vezes, o esquadrão desliza no tapete das paixões da tarde de domingo, suave qual bolas de espuma nas calçadas do País; ali desenvolve o cronômetro ansioso parábola infinitesimais do aproveitamento das melhores chances...

Goelas dos locutores rasgam o brado altivo da felicidade dos estádios e das praças, enquanto corre à toa, nos palcos desta vida, resolve pouco, quase coisa nenhuma, diante da esperança do sistema do treinador, e que façamos resultados no placar dos finais das partidas, força da mídia, sabor do mérito da cotação milionária dos passes desses atores fundamentais.

Houvesse treinos coletivos e preparações individuais sem o gol no fim dos corredores, as telas de nada importariam tão pouco nos instantes das tomadas de decisão nas jornadas esportivas. Ali o crivo no calendário da plateia em delírio no instante daquele tento inesquecível, placa no estádio, bem junto do portão principal.

Tome bola, golaço, replay, a bomba lá dentro do filó, a hora sagrada dos tentos geniais , trinta e seis minutos da etapa derradeira. Tome bola, dona felicidade! Instante esse dos plenos da realização humana exemplo de concretização dos sonhos da vitória e melhores condições na estrutura física dos esportes, peças e bolas em movimento no tabuleiro das jornadas. Clímax de tudo isso na história das emoções e atividades insistentes rumo à conquista das movimentações inevitáveis. Dois tempos de caminhada e concretizações definitivas rumo ao infinito dos destinos eternos. 





Dep. Ely Aguiar reclama da câmara do Crato na hora de votar para deputado


O deputado estadual, Ely Aguiar PSDC, disse que os vereadores do Crato são interessantes. Na hora de votar em deputados, votam em candidatos paraquedistas e na hora de reivindicar emendas e projetos para o município, cobram dele e de Sineval Roque, quando deveriam cobrar de seus preteridos. “Não sei por que os vereadores do Crato, para Assembléia Legislativa, não votam em filhos da terra, preferindo candidatos desconhecidos dos eleitores e descompromissados com o município. Como se trata de um mercado sem recibo, não tenho como provar que eles recebem dinheiro para votar e pedir votos. Mas quero dizer que nenhum candidato a deputado é votado fora de seu domicilio eleitoral sem gastar dinheiro. Nunca fui procurado ou recebi requerimentos de nenhum vereador do Crato, me pedindo nada, exceto Francisco Helder França (GUER)”, concluiu Ely Aguiar. Informados sobre as declarações do deputado Ely Aguiar, os vereadores não quiseram entrar no mérito da questão sem antes ouvir o parlamentar e afirmaram apenas que o deputado eleito votado por eles representa o estado como um todo e não somente o seu município de origem.

O vereador Francisco Helder França (GUER), eleitor de Ely Aguiar e que nas eleições de deputado em 2006 e 2010 era presidente da câmara municipal, explicou que não ver nada de absurdo seus colegas votarem em candidatos de outros domicílios, desde que estes tragam benefícios para o Crato. O vereador Thiago Esmeraldo, que votou em Neto Nunes em 2010, disse que se deve votar no deputado interessado em ajudar o Crato, embora admita que nos últimos dois anos seu deputado nada trouxe para o município cratense. Já o atual presidente do legislativo municipal, Luiz Carlos, não quis comentar as declarações de Ely Aguiar alegando desconhecer oficialmente o assunto e que o caso está entregue ao departamento jurídico da casa. O vereador Amadeu de Freitas, que em 2006 votou em Iris Tavares e em 2010 no candidato Antonio Carlos, disse que em parte Ely Aguiar tem razão nas suas colocações. Conforme Amadeu, é do conhecimento de todos que a câmara do Crato se divide na eleição para deputado com cada vereador votando em candidatos diferentes. Para o vereador petista, cabe ao prefeito abrir canais de conversas com esses deputados votados no município. Espera que Ronaldo Gomes de Matos faça isto, concluiu Amadeu de Freitas.

Conforme o cartório eleitoral da 27ª zona do Crato, na eleição de 2006 para deputado, foram votados no município 363 candidatos e na eleição de 2010 foram 317, tanto para a Câmara Federal como para a Assembléia Legislativa, mesmo com 10 nomes filhos da terra postulando vagas na Assembléia e na Câmara dos deputados e que foram, parcialmente, ignorados pelos eleitores. Para muitos, o habito de o eleitor cratense votar em candidatos pára-quedistas tem prejudicado sensivelmente o desenvolvimento do município. Os deputados estaduais Ely Aguiar PSDC e Sineval Roque PSB, quase perdiam seus mandatos por causa da baixa votação obtida entre os seus eleitores cratenses. Na eleição de 2006 Sineval Roque tirou 12.531 votos e na de 2010 caiu para 9.550. Ely Aguiar em 2006 foi votado por 9.914 cratenses e em 2010 sua votação foi reduzida para 4.111 votos, preferências muito abaixo da media esperada pelos dois parlamentares.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Notícias & Reflexões – por Armando Rafael

Buraqueira

Nem tivemos temporada das chuvas neste 2013, mas a buraqueira está tomando conta de algumas ruas de Crato, a exemplo da Avenida Perimetral Dom Francisco (Por que não se retira do nome essa besteira de “Perimetral” e fica apenas Av. Dom Francisco?). Naquela artéria urbana existem buracos no asfalto (as chamadas “boca de pilão”) que exigem reparos já.

Deus ajuda a quem madruga

O deputado estadual Sineval Roque é persistente. O resultado das eleições municipais do ano passado não o desanimou. Seguindo recomendações da sua consultoria ele cumpre o plano de tornar-se mais conhecido pela população cratense. A consultoria é boa, diga-se de passagem. No último sábado o deputado assistiu à solenidade de abertura do Processo de Beatificação da jovem Benigna Cardoso, no auditório da Catedral de Crato, e depois posou em fotos ao lado de Dom Fernando. À noite, Sineval já estava na novena de São José, no bairro do Seminário, abraçando adultos e beijando crianças. Além disso, o deputado já sente no ar o desgaste do... Cala-te boca!


Sin perder la ternura...

Mesmo com a chuva, uma imensa multidão assistiu à Missa do Padre Cícero, neste início do dia 20, na Capela do Socorro, em Juazeiro do Norte. A televisão mostrou – ao vivo e em cores – para todo o Brasil, o prefeito Raimundão, de mãos dadas com a primeira-dama de Juazeiro, num embalo terno, dançando ternamente, enquanto ambos cantavam:
Se algum na vida, você de mim precisar, saiba que sou seu amigo, pode comigo contar... Não é fôfo?

Boa Notícia

Na manhã desta 4ª feira, dia 20, a presidente Dilma Rousseff foi recebida pelo Papa Francisco. Este confirmou que virá ao Brasil no próximo mês de julho, para participar da Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Depois, disse o Papa, irei a Aparecida do Norte, rezar aos pés da Rainha e Padroeira do Brasil.

Pense...

Depois de tentar, sem sucesso, corrigir a orientação da economia europeia, dona Dilma Rousseff quer agora corrigir a orientação do papa e da Igreja Católica. A gerentona cobrou do Papa Francisco que a Igreja respeite “opções diferenciadas das pessoas” (leia-se: “casamento gay”, aborto, eutanásia...). Como houve eleição para Papa e como dona Dilma já havia afirmado que  “faz o diabo” em eleição, nenhuma novidade...

Pavão em Roma

A propósito, quando de sua viagem a Roma, acompanhada de 4 dos seus 39 ministros, a presidente Dilma Rousseff alugou  52 quartos de um hotel (a diária da suíte presidencial custa cerca de R$ 7.700, enquanto o quarto mais barato fica por R$ 910), além de 17 carros de luxo, (alguns jornais falaram em 21) para o percurso da comitiva brasileira. Os outros 22 quartos, para pessoal de apoio, ficaram em local próximo. Deveria ter seguido o exemplo do Papa Francisco e ter andado de ônibus pelas ruas da Cidade Eterna. A falta de sobriedade nas despesas do Planalto e o trânsito caótico de Roma agradeceriam.

Dinastia dos Kirchner

A informação foi publicada no Estadão: A redução de 73% registrada em 2012 no saldo do Brasil no comércio com a Argentina - num período em que superávits dos principais parceiros comerciais dos argentinos aumentaram até 52% - não deixa dúvidas de que a política protecionista cada vez mais agressiva do governo da presidente Cristina Kirchner tem um alvo específico: O Brasil. Cristina, la loca, escarnece da boa vontade brasileira e das reiteradas promessas de “amizade indestrutível” feitas pela presidente Dilma Rousseff a sua colega argentina.

 Muy amigo

Los hermanos alegam que a queda das importações de produtos brasileiros deveu-se à redução do ritmo da economia argentina no ano passado, quando deve ter crescido menos de 2%. Dona Dilma, a “gerentona”, acreditou! Mas, no momento em que as exportações brasileiras caíam, as dos outros principais países fornecedores da Argentina cresciam, e em ritmo intenso. As da Holanda aumentaram 160%; as dos Estados Unidos, 9%; as do Japão, 7%; e as da Alemanha, 2%, como noticiou o jornal Valor (18/3). O superávit, que no caso do Brasil teve fortíssima contração, aumentou 52% para a Alemanha, 29% para os Estados Unidos e 14% para a China. Se o governo Dilma não mudar sua atitude em relação à Argentina, o terceiro governo Kirchner se sentirá ainda mais livre para prejudicar o Brasil.

Abestados

Entretanto, quando a Argentina quer, sabe botar a canga no Brasil para este aprovar a suspensão da participação do Paraguai no MERCOSUL. E, como servo obediente, nosso país sempre diz amém... Vade retro!

Brasão Papal


Foi divulgado o brasão do Papa Francisco. Além do lema (“Miserando atque eligendo" – "Com misericórdia o chamou"), o escudo azul, contém o emblema da ordem de proveniência do Papa, a Companhia de Jesus: um sol radiande e flamejante carregado com as letras, em vermelho, IHS, monograma de Cristo. A letra H é coberta por uma cruz em ponta e três pregos em preto. Logo abaixo, vê-se a estrela e a flor de nardo. A estrela, de acordo com a antiga tradição heráldica, simboliza a Virgem Maria, mãe de Cristo e da Igreja; enquanto a flor de nardo indica São José, patrono da Igreja.


O Pensamento do Papa

E por falar em Francisco, o Papa  não tem papas na língua. Abaixo dois escritos feitos pelo novo chefe da Igreja Católica:

"União homossexual
“Não sejamos ingênuos: não se trata de uma simples luta política. Pretende-se a destruição do plano de Deus. É uma jogada do pai da mentira para confundir e enganar os filhos de Deus.”

"Ateísmo
“Quando eu me encontro com pessoas ateias, compartilho com elas as questões humanas, mas não coloco logo de cara em discussão a questão de Deus, exceto se elas me incitam a isso. Quando isso ocorre, eu explico a elas por que creio. (...) Não pretendo fazer proselitismo — eu as respeito e me mostro como sou. (...) Não tenho nenhum tipo de reticências. Não diria que um ateu está condenado porque estou convencido de que não tenho o direito de julgar sua honestidade — sobretudo se ele tiver virtudes, aquelas que engrandecem as pessoas. De toda forma, conheço mais gente agnóstica do que ateia. O agnóstico duvida: o ateu está convencido. Temos de ser coerentes com a mensagem que recebemos da Bíblia: todo homem é a imagem de Deus, seja ele crente ou não. Por essa única razão, tem uma série de virtudes, qualidades, grandezas. Caso tenha baixezas, como eu também as tenho, podemos compartilhá-las para nos ajudarmos mutuamente a superá-las.”

Comunidades querem melhorias nas Políticas Públicas para o extrativismo do Cariri


A Fundação Araripe realizou na ultima quinta feira no auditório da Escola Agrotecnica Federal do Crato, oficina de planejamento estratégico para a promoção do extrativismo florestal na Chapada do Araripe e seu entorno, tendo como objeto de estudo o pequi, coco babaçu, mangaba, Cambuí, cajá, buriti, carnaúba, macaúba e demais espécies coletadas pelas comunidades da região. Conforme explicou Cristiano Cardoso Gomes, um dos coordenadores do evento, isto significa permitir que a população tenha conhecimento sobre políticas que possam melhorar a renda familiar e conscientizar as comunidades extrativistas do potencial de toda a área de conservação onde o uso precisa ser regulamentado por boas praticas de produção. Disse ainda que a Fundação Araripe está realizando levantamento da produção regional concernente ao numero de comunidades envolvidas na atividade do extrativismo e já foram identificadas 72 localidades atuantes, cerca de duas mil e 800 pessoas que trabalham precariamente por falta de uma política de extensão rural de assistência e orientação técnica. Cristiano explicou que algumas experiências exitosas já existem na região no sentido de processamento de frutos, a exemplo da Associação Cristão de Base no município de Jardim que trabalha com Cambuí na fabricação de vinho e extrato da polpa do Pequi e em Barbalha uma unidade de processamento de babaçu.

Ana Paula Diniz Nakamura é analista ambiental do Ministério do Meio Ambiente. Ela conta que está sendo feito o mapeamento de toda a cadeia de valor com foco inicial no pequi e coco babaçu que vai da coleta do fruto, produção e mercado, considerando todos os aspectos, inclusive o econômico. Em seguida haverá um plano de ação de melhorias na comercialização que possa beneficiar as comunidades produtoras. A idéia é instalar unidades produtivas em todas as comunidades da região oferecendo a elas melhores condições de trabalho, disse Ana Paula. Para o técnico da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Marcos Alverne é preciso trabalhar o fortalecimento das culturas, principalmente evitando a erradicação do coco babaçu e até mesmo do pequi. Para ele é importante melhorar as condições de trabalho das comunidades que ainda usam ferramentas rudimentares no extrativismo.

 Maria Enedina de 71 anos, da comunidade do Sitio Cajazeiras em Missão Velha quebra coco e macaúba há 60 anos, usando uma barra de ferro pesando cinco quilos. Produz 10 litros de óleo por semana e vende a 10 reais. A produtora rural, Andréia Matos dos Santos, do Sitio Riacho do Meio em Missão Velha conta que na sua comunidade são 24 famílias que vivem quebrando coco para vender a 80 centavos o quilo. Já Maria Gloria Gonçalves Pessoa, é da Associação de Mulheres do Sitio Macaúba, município de Barbalha. Disse que lá são seis famílias trabalhando no quebramento de coco babaçu e toda a produção é para a fabricação de óleo. O faturamento varia entre 250 reais a 400 reais/mês e o valor é dividido entre as trabalhadoras. José Roberto Ferreira é da comunidade de Arajara, trabalha com o pequi e segundo ele o fruto está desaparecendo e prevê sua extinção na região nas próximas três décadas porque os pequizeiros estão morrendo devido o sombreamento da floresta. Ele extrai o óleo ou vende o fruto no comercio regional. Conta que este ano não houve safra e quem depende dessa atividade está passando por dificuldade.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe

CIÊNCIA - Abuso quântico e pseudociência - Por: Marcelo Knobel


Em entrevista recente à Folha, o recém-aposentado ministro do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, afirmou que sua visão espiritualista de mundo seria confirmada pela física quântica, citando diversos autores, entre os quais Einstein (“A vida começa aos 70″, em 18 de novembro).

Cito dois trechos:

1) “Depois, de uns 12 anos para cá, comecei a me interessar por física quântica, e ela me pareceu uma confirmação de tudo o que os espiritualistas afirmam. A física quântica, sobretudo os escritos de Dannah Zohar [especializada em aconselhamento espiritual e profissional].”

2) “Einstein, físico quântico que era, cunhou uma expressão célebre: ‘efeito do observador’. Ele percebeu que o observador desencadeava reações no objeto observado. (…) Claro que quando você joga teoria quântica para a teoria jurídica, se expõe a uma crítica mordaz. O sujeito diz: “Mas isso não é ciência jurídica’.”

Na verdade, a fascinante física quântica aplica-se somente a sistemas físicos na escala atômica, jamais a questões profissionais ou jurídicas. As analogias podem ser exercícios criativos ou poéticos até interessantes, mas não passam disso.

Ao buscar a palavra “quantum” em qualquer livraria virtual, é assombroso notar que a maioria das obras listadas refere-se a supostas explicações quânticas dos mais diversos aspectos da vida -da memória à cura de enfermidades, passando pelo sucesso no amor e na carreira.

Como físico, acredito em coisas incríveis, como entes que são ondas e partículas simultaneamente, universos multidimensionais, tempos e comprimentos que dependem da velocidade do objeto, estruturas nanoscópicas que podem atravessar verdadeiras paredes e muitos outros fenômenos que certamente não são nada intuitivos e continuam sendo impressionantes, mesmo após anos e anos de estudo.

Mas em ciência o importante é que as teorias sejam comprovadas seguindo critérios rígidos, metodologias adequadas e publicadas em periódicos de circulação internacional, para que outros pesquisadores possam tentar repetir os experimentos e modelos, verificando possíveis falhas e buscando explicações alternativas, com certo ceticismo. Não é o caso das ideias citadas pelo ministro.

Ocorre que, diariamente, somos inundados por inúmeras promessas de curas milagrosas, métodos de leitura ultrarrápidos, dietas infalíveis, riqueza sem esforço. A grande maioria desses milagres cotidianos são vestidos com alguma roupagem científica: linguagem um pouco mais rebuscada, aparente comprovação experimental, depoimentos de pesquisadores “renomados”, alardeado acolhimento em grandes universidades. São casos típicos do que se costuma definir como pseudociência.

A maioria das pessoas vive perfeitamente bem sem saber diferenciar ciência de pseudociência. Mais cedo ou mais tarde, porém, em alguns momentos da vida esse conhecimento pode ser muito importante. Seja para decidir um tratamento médico, seja para analisar criticamente algum boato, seja para se posicionar frente a alguma decisão importante que certamente influenciará a vida de seus filhos e netos.

A sociedade como um todo deve assimilar a cultura científica. É importante a participação de instituições, grupos de interesse e processos coletivos estruturados em torno de sistemas de comunicação e difusão social da ciência, participação dos cidadãos e mecanismos de avaliação social da ciência.

Em uma sociedade onde a ciência e a tecnologia são agentes de mudanças econômicas e sociais, o analfabetismo científico, seja de quem for, pode ser um fator crucial para determinar decisões que afetarão nosso bem-estar social.

É impossível tomar uma decisão consciente se não se tem um mínimo de entendimento sobre ciência e tecnologia, como funcionam e como podem afetar nossas vidas.

¹MARCELO KNOBEL, 44, físico, é professor do Instituto de Física Gleb Wataghin e pró-reitor de graduação da Unicamp.

Marcelo Knobel - Para a Folha de São Paulo


Morre no Rio o cantor Emílio Santiago


Artista, que tinha 66 anos, estava internado desde o início do mês após sofrer um AVC

Emilio
O cantor Emílio Santiago, que morreu no dia 20 de março, em foto de 2012 Divulgação
RIO - Morreu nesta quarta-feira o cantor Emílio Santiago. Ele estava internado desde o dia 7 no hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, após ter sofrido um acidente vascular cerebral (AVC) isquêmico. Ainda não há informações sobre o sepultamento do artista.
Em 1970, Emilio Santiago estreou como cantor num festival da Faculdade Nacional de Direito, que cursava então. Entre os jurados, estavam nomes como Marlene, Beth Carvalho e Marcos Valle. Os prêmios que levou do júri (foi escolhido o melhor intérprete, e duas das três canções que apresentou ficaram com o 2º e o 3º lugares) foram um inegável incentivo para que seguisse na carreira artística, uma possibilidade que ele não considerava seriamente.
— Eu cantava por diversão, em reunião, festas de amigos, e alguns colegas me inscreveram à revelia. Depois de me apresentar, Marcos (Valle) foi falar comigo, disse que eu tinha que continuar, que era um cantor nato... — contou em entrevista ao Globo em 2007. — A partir daí, ainda tentei conciliar música, estudo e trabalho. Até concluí a faculdade, mas não fiz a prova para o Instituto Rio Branco, como sonhava.
Ainda na faculdade, Emilio passou a frequentar programas de calouros na televisão. Chegou à final de um deles, “A grande chance”, comandado por Flávio Cavalcanti, na TV Tupi — apresentando “Que bobeira”, canção de Marcos e Paulo Sérgio Valle. Após se formar, seguiu com a música, influenciado por nomes como Nelson Gonçalves, Anísio Silva e Cauby Peixoto. Sua voz aveludada e elegante, de afinação perfeita e divisões espertas, o levou a ser crooner na orquestra de Ed Lincoln, abrindo portas também para que se apresentasse em várias casas noturnas. Na boate Colt 45, no Leblon, abria o show de Marlene. Na boate Fossa, era o aperitivo para Tito Madi e Marisa Gata Mansa.
Em 1973, lançou o seu primeiro compacto, com “Transa de amor” e “Saravá nega”. Dois anos depois, chegou o primeiro disco, homônimo, pela gravadora CID, no qual interpretava canções de Ivan Lins, Jorge Ben, João Donato, Nelson Cavaquinho e Marcos Valle, entre outros. Em 1976, foi contratado pela Philips/Polygram, onde permaneceu até 1984, gravando dez discos. O crítico Sérgio Cabral saudou: “Finalmente, um cantor que canta”.
Em 1982, venceu o festival MPB Shell, da TV Globo, cantando “Pelo amor de Deus”. Com “Elis Elis”, foi escolhido o melhor intérprete do Festival dos Festivais, também da Globo, em 1985. A consagração popular, porém, veio mesmo em 1988, quando lançou “Aquarela carioca”, convidado por Roberto Menescal e Heleno Oliveira. Com uma releitura de clássicos da MPB, o projeto da Som Livre gerou sete álbums, vendendo mais de quatro milhões de cópias.
Encerrada a série de sucesso, ele continuou uma carreira discográfica com mais discos de ouro e prêmios. Fez álbuns dedicados à obra de artistas como Dick Farney, Gonzaguinha e João Donato.
Versátil, fez shows no exterior, apresentando-se com sucesso em várias cidades da Europa e Estados Unidos, inclusive em festivais de jazz. Após uma passagem pela Sony, criou o seu próprio selo, Santiago Music, por onde lançou, em 2010, o álbum “Só danço samba”, uma homenagem a Ed Lincoln. Dois anos depois, o projeto se transformou no DVD “Só danço samba (ao vivo)” — com o qual ganhou o Grammy Latino na categoria Melhor Álbum de Samba/Pagode, dividindo a premiação com Beth Carvalho.

Choveu em Crato hoje, e meteorologia prevê mais chuvas para a noite desta quarta-feira


Choveu na madrugada desta quarta-feira em Crato. A chuva começou por volta das 04:15 e foi até as 04:55 com média intensidade.  Ontem ( 20 ), dia típico da quadra invernosa, com chuva durante toda a madrugada, que invadiu a manhã até as 08:00. No entanto, no restante do dia foi de apenas tempo nublado. Para hoje, dia 20, a meteorologia prevê sol com aumento de núvens ao longo do dia e à noite ocorrem pancadas de chuva. Nascer do sol: 05h42 Pôr do sol: 17h48 - Temperatura máxima: Max 36º e Min 24º - Ventos: ENE a 11km/h - Umidade Relativa do Ar: 91% 46% - Índice UV: Muito Alto.

Fontes: INPE e GOES12


O PT descobriu tarde que um dos conspiradores de 1975 é amigo do chefe - Augusto Nunes


A direção do PT deveria ter recomendado ao departamento de necrofilia eleitoreira que, antes de transformar o assassinato de Vladimir Herzog em instrumento de caça ao voto, confrontasse a lista de envolvidos no episódio com a relação dos bandidos de estimação do chefe. Essa medida preventiva conduziria, já na escavação inaugural, à localização de José Maria Marin numa suíte da catacumba reservada a assombrações que Lula abençoou.

Hoje presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Marin era deputado estadual da Arena de São Paulo quando se envolveu na conspiração que resultou na prisão, tortura e morte de Herzog, então diretor de jornalismo da TV Cultura.

Ele entrou em cena na tarde de 9 de outubro de 1975, durante a sessão da Assembleia Legislativa, com o aparte ao discurso do colega Wadih Helu que o incorporou oficialmente à ofensiva forjada para “impedir que uma emissora sustentada pelo governo continuasse sob o controle de comunistas”.

Depois de reiterar que a Cultura só divulgava notícias desfavoráveis ao regime militar e prejudiciais à imagem do país, Marin cobrou do governador Paulo Egydio Martins o imediato desencadeamento do expurgo. “É preciso mais do que nunca uma providência, a fim de que a tranquilidade volte a reinar não nesta casa, mas principalmente nos lares paulistanos”, concluiu.

O apelo foi atendido em 25 de outubro por agentes da linha dura liderada em São Paulo pelo general Ednardo D’Ávila Mello, comandante do II Exército.

Câmara aprova MP para atender a atingidos pela seca


Brasília - A Câmara dos Deputados aprovou na noite de hoje (19) a Medida Provisória (MP) 587, que autoriza, para a safra 2011/2012, o pagamento de valor adicional aos beneficiários do Fundo de Garantia-Safra e um auxílio emergencial financeiro pela quebra da referida safra nos municípios atingidos pela seca no Nordeste e enchentes no Rio de Janeiro. A MP segue agora para analise do Senado.

O texto aprovado pelos deputados, de autoria da comissão mista do Congresso, alterou os valores dos adicionais a serem pagos para R$ 520 e R$ 320 para o fundo e para o auxílio, respectivamente. Inicialmente a MP previa adicionais de R$ 280 e de R$ 160, respectivamente, para o Fundo de Garantia-Safra e para o auxílio emergencial.

O montante dos recursos que serão liberados é R$ 955 milhões. Os deputados aprovaram, também, uma emenda que beneficia os produtores de cana-de-açúcar, elevando o subsídio de R$ 5 para R$ 10 por tonelada de cana plantada até o máximo de 10 toneladas. A medida terá impacto financeiro de R$ 1,7 bilhões.

Na votação dos destaques, os deputados aprovaram por 217 votos a favor, 209 contrários e duas abstenções, dispositivo do PT, que retirou do texto da MP artigo que permitia à União arcar com parte do custo de produção de etanol referente às safras 2010/2011 e 2011/2012. O benefício se destinaria às unidades produtoras localizadas nas áreas de atuação da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e da Superintendência da Amazônia (Sudam).

Edição: Fábio Massalli
Agência Brasil
Foto: Site: Taperoaemfoco




Programação da Semana - SESC Crato


Via Janinha Brito - Blog Cultura no Cariri


Prefeitos de Capitais vão discutir novo Pacto Federativo


Os presidentes da Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), e do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), vão se reunir hoje, a partir das 11 horas, com prefeitos das capitais para discutir o pacto federativo. A expectativa é que os gestores apresentem na reunião as questões mais urgentes dos municípios em relação ao assunto. Os presidentes do Congresso conversaram com os governadores dos estados e do Distrito Federal sobre o mesmo tema no dia 13 de março.

De acordo com o presidente da Câmara, é obrigação do Congresso discutir um novo pacto federativo, dialogando com o Poder Executivo para que se encontre a solução que o povo está reclamando para seus municípios e estados. O encontro será no Salão Negro do Congresso e dele devem participar também os líderes partidários da Câmara e do Senado.

Na reunião da semana passada com os governadores, as principais reivindicações apresentadas aos congressistas foram mudanças na indexação das dívidas, participação na receita das contribuições da União, limite para transferência de encargos a estados e municípios e o fim da cobrança de tributos entre os entes federados.”
Agência Brasil



102 municípios registram chuvas no Dia de São José


Funceme explica que ocorrência deriva de um sistema sem longa duração, portanto, não é previsto mais chuva
 
A tão esperada chuva ontem, no Dia de São José, chegou em 102 municípios cearenses. Apesar de a crença popular acreditar que é sinal de um bom inverno, a Funceme explica que as precipitações dos últimos dias são em decorrência de um sistema que está se afastando do continente. Porém, se chuva dos últimos quatro dias não resolve o problema da seca, ameniza o sofrimento da população diante da falta d´água.

Em muitas cidades do Interior, como em Crateús, a população precisou utilizar o guarda-chuva para sair à rua. A precipitação, se não resolve o problema da seca, ao menos minimiza os efeitos da estiagem FOTO: SILVANIA CLAUDINO

A explicação para as precipitações é a posição do Sistema Vórtice Ciclônico de Altos Níveis, que está se deslocando de volta para o Oceano Atlântico. Segundo explica o meteorologista Leandro Valente, esse sistema é de baixa previsibilidade. Se forma no Oceano Atlântico, se intensifica e se desloca para determinada região causando algumas precipitações ou não, dependendo do seu posicionamento, e voltando a perder força posteriormente. Segundo o meteorologista, esse sistema não tem um período de duração muito longo, assim como é a Zona de Convergência Intertropical, que dura de fevereiro a março.

"O Vórtice Ciclônico de altos níveis se formou no Oceano Atlântico e se deslocou ao continente. Sua posição favoreceu a chuva em algumas regiões do Estado. A borda ficou bastante próxima ao Estado do Ceará, principalmente mais ao Sul, onde ocorreram maiores precipitações", explica Valente.

Nas regiões Jaguaribana e Centro-sul foram registradas as maiores chuvas entre os últimos dois dias. Em 21 municípios dessas duas regiões choveu acima de 50mm. Volume superior também foi registrado em Viçosa do Ceará (56mm), na região da Ibiapaba. Somente no município de Jaguaretama, na localidade de Serrote Branco, choveu 158mm, sendo o maior volume de chuva registrado até o fechamento desta edição. Em Acopiara, no Centro-Sul, choveu 92mm. Outras cidades também registraram boas chuvas: Cariús (87mm), Iracema (68mm), Mombaça (67.1 mm) e Farias Brito (66 m).

A previsão para as próximas 24 horas é de que o céu permaneça nublado com chuvas isoladas em todas as regiões. Para as próximas 72horas, o predomínio será de céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, principalmente na faixa litorânea e Sul do Estado.

Segundo Valente, é possível que o sistema volte a causar precipitações na região. "Esse sistema é bastante comum no período de dezembro a janeiro, onde acontece com maior frequência. Mas eles também podem ocorrer durante a estação chuvosa".

O que caracterizou e confirmou o primeiro prognóstico de chuvas abaixo da média foi o comportamento da Zona de Convergência Intertropical, que está afastada do Estado. Devido ao desfavorecimento das altas temperaturas do Oceano Atlântico Norte, que está mais quente do que o Sul, diminuiu a oscilação da Zona próximo ao Estado. As chuvas na região estão diretamente ligadas a essa oscilação.

Sobre o equinócio, o meteorologista afirma que é importante observar as mudanças de estação, diante de dois aspectos. "Amanhã é o primeiro equinócio do ano (equinócio de outono). Ele é importante, primeiramente, porque marca a mudança de estação, saindo do verão e indo para o outono. O efeito dessa mudança não é tão sentido na região tropical. Segundo, porque o Sol muda do Hemisfério Sul para o Norte, o aquecimento vai ser maior no Oceano Atlântico Norte do que no Sul, o que desfavorece a oscilação da Zona de Convergência Intertropical, que está relacionada diretamente às chuvas no Nordeste".

A tendência para os próximos meses é de chuvas irregulares e abaixo da média, mas Leandro afirma que, embora seja uma tendência quase que confirmada, os eventos que trazem chuvas podem ocorrer outras vezes. "As chuvas do sistema em atuação não vão resolver o problema da seca, mas podem dar uma minimizada, pelo menos no sentido de encher as cisternas e pequenos açudes em algumas cidades", aponta.

Em Crateús, um dos municípios que mais sofrem com a falta de água nos reservatórios, o Dia de São José começou animando a população da sede e zona rural. A partir das 8 horas da manhã, a sede e a maioria das localidades da Zona Norte foram banhadas por boas chuvas, praticamente a manhã inteira. As cenas mais comuns na cidade foram pessoas utilizando guarda-chuvas, outros tomando banho e muitos corriam com baldes para coletar água nas bicas das residências. A Funceme se reune no próximo dia 22, juntamente a outros órgãos de meteorologia, em Recife, para divulgar o novo prognóstico para até maio.

Mais informações

Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme)
Telefone: (85) 3101.117
Fortaleza
http://www.funceme.org.br/

Fonte: Diário do Nordeste


Procissão de São José em Crato - Por: Wilson Bernardo


NE - Fotos maravilhosas da procissão de São José no dia 19 aqui em Crato, feitas pelo repórter fotográfico Wilson Bernardo:








Fotos: Wilson Bernardo
Todos os Direitos Reservados

TOP MÓVEIS - Bom e Barato para sua casa

Faça como TOP MÓVEIS - Anuncie no Blog do Crato !

O Blog do Crato tem prazer em fazer a publicidade da TOP MÓVEIS. No Coração de Juazeiro do Norte, uma grande loja - TOP MÓVEIS.

Img_1060

TOP MÓVEIS - Preço e Qualidade

Um grande sortimento de móveis finos a populares:

Img_1119

Na Top Móveis você encontra o melhor para a sua casa:

Image1
TOP MÓVEIS - BOM e BARATO PARA SUA CASA

Organização: Valdemir Correia Filho

MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos





E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893

Dois grandes eventos esportivos acontecerão no Crato de Abril a Junho


O Núcleo de Fomento ao Esporte (Secretaria de Esporte e Juventude do Crato) e a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano do município cratense, realizarão nos dias 20 e 21 de Abril a Primeira Corrida Regional de Jipe do Crato, em parceria com o Cariri Jipe Clube, no Parque de Exposições. O referido evento será aberto em nível nacional com a participação de vários clubes de Jipe do Nordeste que já confirmaram presença e que contará também com a exposição de carros antigos, estandes de marcas de carro 4X4, shows artísticos e culturais. Segundo Robério Alves Nogueira, membro da comissão organizadora e responsável pela pasta do Esporte e Juventude do município cratense, a Primeira Corrida Regional de Jipe e Carros 4X4 será de grande importância esportiva e turística, haja vista que poderá garantir a cidade do Crato no calendário nacional da categoria, já no ano de 2014. Ele ressalta ainda que o projeto nasceu de um encontro entre o grupo do Cariri Jipe Clube com o secretário de meio ambiente e controle urbano do município, Stepheson Ramalho com apoio da secretaria municipal de esportes e juventude alem do presidente do grupo gestor da EXPOCRATO, Francisco Moura Leitão e do prefeito Ronaldo Gomes de Matos. 

A primeira corrida regional de Jipe e carros 4X4 já é tradicional para as cidades pernambucanas de Serra Talhada, Salgueiro, Araripina, Petrolina e Afogados da Ingazeiras que já confirmaram suas participações na edição do evento no Crato.  A expectativa é contar com 100 participantes e atrair grande publico aficcionado dessa modalidade esportiva que ainda é uma novidade para a população do Cariri, principalmente para os cratenses. Vale ressaltar que esta competição, por intermédio da Liga do Sertão, percorre periodicamente vários municípios do Nordeste propagando e levando uma nova opção de lazer e entretenimento a população de todas as idades de varias regiões onde a disputa é realizada. A corrida no Crato vai ser disputada na parte baixa da área da EXPOCRATO que receberá simples adaptações tais como, a construção do circuito e uma cerca de arame galvanizado por questão de segurança aos competidores e expectadores. O evento premiará com medalhas todos os inscritos que participarem da abertura, bem como da trilha a ser realizada dia 20 de abril e no dia 21 serão entregues troféus e medalhas aos melhores classificados em cada categoria. Robério Alves Nogueira informou ainda que a primeira corrida regional de jipe será inserida no calendário anual esportivo cratense.

Alem da primeira corrida regional de jipe outro grande evento esportivo já está confirmado para o Crato, será o Primeiro Crato Moto Fest nos dias 14, 15 e 16 de junho próximo, também no Parque de Exposições, evento que tem previsão de reunir mais de dois mil motociclistas de varias regiões brasileiras e terá a organização das secretarias municipais de esporte e juventude e do meio ambiente e controle urbano do município, apoiado pelo grupo gestor da EXPOCRATO. O lançamento do Crato Moto Fest acontecerá durante a corrida de Jipes.

Wilson Rodrigues
Blog do Crato 
www.blogdocrato.com

 

Cinema do Cariri Shopping começa a funcionar em Agosto


O complexo de cinemas, tão esperado pela sociedade caririense, começa a ser inaugurado a partir de agosto deste ano, quando a região terá à disposição as primeiras salas em funcionamento, no Cariri Garden Shopping, administrado pela Tenco Shopping Center.

O gerente de marketing do empreendimento, Eduardo Duffles, informa que as obras para finalização do cinema estão a todo vapor. Toda parte estrutural do complexo está praticamente finalizada e, a partir do próximo mês (abril), a Orient Filmes, empresa responsável pelo cinema, iniciará a montagem das salas para que, em agosto, já se possa desfrutar de um novo complexo, com novas salas no formato stadium e tecnologia 3D. O complexo vai preencher uma demanda da região por um cinema moderno e confortável e consequentemente, atendendo um grande número de espectadores.

“É de grande interesse do Cariri Garden Shopping e da Orient Filmes que possamos, o quanto antes, proporcionar a todos o tão esperado cinema para a região”, diz Eduardo. Ele acrescenta a grande expectativa existente, mas reforça, ao mesmo tempo, o empenho na conclusão da obra, visando garantir à população lazer e entretenimento de primeira qualidade. Durante este período, o shopping continuará trabalhando para trazer grandes eventos culturais para a região, visando preencher esta lacuna.

O gerente de marketing reafirma, ainda, o compromisso em oferecer um excelente complexo: serão 6 amplas salas no formato Stadium, sendo uma sala 3D, snack bar e mais de 1.300 lugares. Alta tecnologia, conforto e comodidade para todos os espectadores. No início desta semana, o hall de entrada de acesso ao cinema será aberto e vai integrar o espaço do shopping.

Com informações do Cariri Shopping Garden
Foto meramente ilustrativa

 


 

CRAJUBATUR - Levando você onde o sonho pode chegar !

crajubatur
A Crajubatur leva você onde o sonho pode chegar !
Dsc03972

CRAJUBATUR - Venda de passagens aéreas.
Shopping Residence - Loja 9B - Crato - CE
Patrocinador oficial do Blog do Crato

Antonio Inácio e a Beleza do Crato em dia de Chuva


O nosso amigo Antonio Inácio publicou belas fotos no seu perfil do Facebook da manhã do dia 19 de março, quando o Crato amanheceu sob forte chuva. Trago uma das suas belas fotos para compartilhar com os cratenses da sede e que estão pelo brasil afora, que desejam ver a nossa cidade:


Foto: Antonio Inácio
Todos os direitos reservados



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30