xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 08/03/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

08 março 2013

A Igreja Católica para além da crise e dos pedófilos

Com a renúncia de Bento XVI, a grande mídia, em quase sua totalidade e, diga-se de passagem, não católica, insiste em denunciar as últimas mazelas ocorridas na Igreja, visando desta forma, fazer pressão para que, no próximo conclave, seja eleito um Papa liberal, o que implica em dizer, aberto aos interesses do mundo. Articulam mais uma vez, para que valores não católicos adentrem na barca de Pedro. Ora, ora, nada mais absurdo!

É evidente que a atual e badalada crise, advém precipuamente de um diálogo e de uma abertura para além da conta com o mundo e seus costumes. E claro, uma vez infiltrados certos valores seculares, nada mais natural que se manifestem. Logo, não deve ser por mera coincidência que o acolhimento indiscriminado de componentes pagãos, como o relativismo, tenha facilitado a procriação de tantos vermes no seio da Igreja, como a pedofilia, o roubo, a chantagem e a defesa do aborto. Perceba o leitor que a verdadeira crise não é da Igreja propriamente dita ou de seus dogmas, como muitos querem fazer crer, mas de elementos externos e que lhes são alheios, inclusive elementos historicamente adversos ao catolicismo.

Felizmente, os católicos praticantes entendem que a verdadeira crise não está simplesmente nos efeitos de uma doença, mas sim no que está por trás da mesma. E a célula primeira, geradora dos tão propalados desmandos, é justamente o fato de muitos católicos terem laicizado os seus costumes, passando a agir como aqueles que a Igreja já vastamente condenou. Então, se o grande problema da crise é justamente ter abraçado os valores mundanos, seria inteligente, não tentar resolver tais problemas com mais valores mundanos. Rezemos então por um Papa não relativista e firmemente comprometido com a tradição milenar da Igreja de Cristo.

Mesmo diante de tão evidente conclusão, as pressões de grande parte da mídia, de grupos seculares, de segmentos ideológicos, de organizações internacionais e mesmo de alguns padres, bispos e cardeais, concorrem para que a Igreja deixe de ser “retrógrada” e absorva de uma vez por todas, os costumes da “modernidade”. Ora meu Deus do céu, seria como tentar curar uma doença infecciosa, injetando-lhe mais do seu próprio agente causador. Na realidade quem assim pensa, não tem a menor intenção de preservar a Cátedra de Pedro, mas deseja firmemente transformá-la, dar-lhe cabo de uma revolução cultural e, por fim, destruir a sua milenar moral, conciliando-a finalmente com um dos seus maiores inimigos, o humanismo.
   

Giuseppe Mallmann
O autor é advogado, professor   
e Pós-Graduado em Cultura Clássica.

O Crato pode estar comprando uma catástrofe com graves consequencias


As cidades, com o desenvolvimento demográfico, e os conflitos de interesses políticos e da especulação imobiliária, findam por sofrer impactos ambientais, em conseqüência da omissão por parte dos gestores públicos, que não criam leis que regulamentam o uso e a ocupação do solo, na ambição de aumentar a arrecadação de impostos, sem preocupação com as conseqüências do processo de impermeabilização, que é um dos grandes causadores das cheias. Foi com este pensamento que o engenheiro agrônomo, Joaquim Valdevino de Brito, funcionário da Escola Agrotecnica Federal do Crato, publicou um artigo denunciando a total negligencia às Leis de Uso e Ocupação do Solo Urbano e ao Código Ambiental, no município cratense que não é diferente das demais cidades que se desenvolvem em áreas ribeirinhas e rodeadas de morros. Quanto ao Crato, Joaquim Valdevino explica que, é possível a cidade está comprando por um preço alto, uma futura catástrofe com conseqüências maiores do que a que ocorreu em janeiro de 2011.

 o quadro de impermeabilização do solo é crescente e preocupante com o desenvolvimento desordenado do município. Tendo como referencia os Bairros do Lameiro e Grangeiro, localizados no Sopé da Chapada do Araripe, o engenheiro constatou ocorrências absurdas onde os lotes para edificações residenciais estão sendo reduzidos nas suas dimensões. Por falta de fiscalização essa desobediência as normas ambientais vem aumentando assustadoramente. Residências que deveriam ter 55 % de área permeável estão impermeabilizando quase a área total das parcelas do lote e isto, segundo ele, provoca um efeito muito rápido na velocidade das águas em direção a calha do rio grangeiro, resultando em cheias devastadoras. Joaquim Valdevino de Brito teve seu artigo aprovado no Congresso Nacional de Educação Ambiental realizado em 2011 na Paraíba e chegou ao conhecimento do governo central. Ele conta que as autoridades municipais do Crato e do Estado estão conscientes da situação de perigo que o município se encontra devido a estas irregularidades que nada mais são do que a compra de uma futura catástrofe na parte baixa da cidade. Na opinião do engenheiro, ainda é tempo de correção com a implantação de um trabalho ambientalmente correto a partir do aumento das áreas verdes nos locais de construção das edificações, atentando para a fiscalização na obediência as leis, não só nos Bairros Grangeiro e Lameiro e sim, em todo o município a exemplo dos rios Batateira e Saco Lobo que já demonstram sinais de preocupação. Conforme Joaquim Valdevino a questão só poderá ser resolvida com a participação dos governos municipal, estadual, federal e a população, num trabalho conjunto. Ele acredita que se for trabalhado o amortecimento da velocidade das águas que descem das partes altas da cidade para o centro urbano, já é meio caminho andado.

Para o ex secretário de meio ambiente e controle urbano do Crato, Nivaldo Soares Almeida, atualmente secretário executivo do Geopark Araripe, a posição geográfica do Crato diferencia o município dos demais no tocante as questões ambientais. Conforme explicou, em reuniões com o governo do Estado já foram sugeridas medidas providenciais e urgentes. Para Nivaldo a impermeabilização na construção de uma edificação predial começa com a retirada da cobertura vegetal que é substituída pela cimentação, calçamentos e asfalto nas ruas, desencadeando enorme perda de infiltração das águas rumo ao lençol freático, particularmente, prejudicando sensivelmente a recarga do aqüífero médio.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Demutran descentraliza fiscalizações para os bairros do Crato

      
O Departamento Municipal de Trânsito do Crato (Demutran), por meio de trabalho de descentralização das atividades, está realizado blitze nos bairros da cidade, de forma intensa, até o próximo dia 28 de março. O objetivo é minimizar irregularidades em relação aos motociclistas.

A iniciativa dos serviços se deu, após diversas reclamações da população, junto ao órgão. O trabalho dos agentes, em parceria com a Guarda Municipal e Policia Militar, foi iniciado no último dia 5, pelo bairro Seminário, de onde vieram grande parte das reclamações, de pessoas conduzindo motos com descargas tipo cadron, promovendo barulhos, além da ausência de habilitação, dentre outras irregularidade, dispostas no Código de Trânsito Brasileiro.

Segundo a assessoria do órgão, somente no Seminário, em dois dias de blitze surpresa, foram apreendidas 15 motocicletas em situação irregular. Ontem, foi a vez do bairro Gisélia Pinheiro – Batateiras. Numa etapa posterior, as fiscalizações també vão acontecer nos distritos do Município.

A população poderá continuar colaborando com os serviços desenvolvidos pelo Departamento Municipal de Trânsito, por meio do Telefone (88) 3523 3252. Além das reclamações, denúncias, solicitações de fiscalizações, o órgão está aberto a sugestões.

Continua sendo realizado cadastramento de ambulantes

Continuam sendo realizados os cadastramentos dos vendedores ambulantes, que até o dia 31, deverão ser transferidos com suas mercadorias, para o Mercado Walter Peixoto. O trabalho se dá por conta da ocupação desordenada das ruas e uma recomendação do Ministério Público. A administração dos mercados públicos disse que todo o espaço vem sendo organizado, com a finalidade de abrigar, principalmente, os vendedores de verduras. Outro aspecto é que estão sendo planejados espaços para abrigar os outros vendedores, que não sejam de hortifrutigranjeiros.

Primeiramente, começou a ser feito o trabalho educativo e, no dia 1º, a Guarda Municipal manterá as ruas sem barracas. O trabalho conta com uma parceria de vários órgãos como a Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Secretaria de Segurança Pública, Patrimônio e Cidadania, entre outros órgãos.

Fonte: PMC
 

Será iniciada no próximo dia 17 em Crato Semana da Água e da Árvore


O Governo do Crato, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Controle Urbano realiza de 17 a 26 de março, a Semana da Água e da Árvore. A semana que objetiva trabalhar a conservação florestal e dos recursos hídricos planeja desenvolver ações que promoverão de forma significativa, mudanças de comportamento para um desenvolvimento sustentável.

Parceiros como Projovem, Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, Demutran, Corpo de Bombeiros, Sesc, Saaec, Instituto Cultural do Cariri, Cogerh Geopark Araripe entre outros estarão em diversos locais com atividades, desde coleta de materiais recicláveis até mini-cursos e palestras para a população, com destaque para a apresentação do Projeto Soldadinho-do-Araripe  e plantio de mudas.

A programação completa da Semana está no site da Prefeitura do Crato www.crato.ce.br.

Fonte: PMC


Governador nomeia 793 novos agentes penitenciários aprovados em concurso público


O Governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, através do Diário Oficial do Estado, desta quinta-feira, 7 de março, nomeia 793 novos agentes penitenciários. O governador Cid Gomes e a secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará (Sejus-CE), Mariana Lobo, darão posse aos novos servidores estaduais selecionados por meio de concurso público no dia 20 de março, às 9 horas, no momento da inauguração da Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Penitenciário Elias Alves da Silva (CPPL IV), em Itaitinga e será dada a ordem de serviço da construção da Casa de Privação Provisória de Liberdade V.

“A nomeação dos agentes penitenciários confirma o compromisso assumido pelo Governo do Estado de valorizar o servidor público e os agentes penitenciários, ampliando o efetivo dos atuais 634 para mais de 1.400 agentes, reforçando e garantindo a efetividade na execução das políticas públicas voltadas para o Sistema Penitenciário cearense”, afirma a secretária Mariana Lobo.

Os novos agentes devem comparecer obrigatoriamente à posse oficial, no dia 20, quando será assinada uma lista de presença. Em seguida, deverão dirigir-se à Secretaria da Justiça e Cidadania com o Termo de Compromisso e Posse e entregar a documentação anexa a esta notícia, preenchida a mão e em letra de forma. A assinatura e a entrega da documentação poderá ser realizada a partir das 13 horas do dia 20 de março, no auditório da Sejus, localizado à Rua Tenente Benévolo, 1055 - Meireles.

A Sejus fez o concurso público para 800 cargos, mas sete candidatos estão com documentação pendentes e devem comparecer de porte dos documentos para regularização em até 30 dias após publicação da nomeação no Diário Oficial do Estado, sob o risco de perder o direito ao cargo.

Assessoria de Comunicação da Sejus


Colação de grau da Urca acontece nesta sexta-feira (08), no Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro


São mais de 400 concludentes, dos 16 cursos da instituição, com 19 habilitações

A Universidade Regional do Cariri (Urca) realiza, nesta sexta-feira (08), às 19 horas, no Ginásio Poliesportivo, em Juazeiro do Norte, colação de grau de mais de 400 formandos da instituição, do semestre 2012.2. A solenidade será presidida pela Reitora da Universidade, professora Otonite Cortez.

São alunos concludentes de 16 cursos da Urca e 19 habilitações. A Urca, a cada ano, leva ao mercado mais de mil novos profissionais, formados nos campi da Universidade e unidades descentralizadas de Campos Sales, Iguatu e Missão Velha.
A Reitora da Urca destaca o crescimento da Universidade e sua importância no cenário de desenvolvimento regional, além dos novos investimentos previstos para os próximos anos de mais de R$ 15 milhões, do Tesouro do Estado. Esse é o maior montante voltado para projetos da Instituição já repassados pelo Governo, para a execução de diversos projetos, incluindo maior infraestrutura, com novas construções previstas para iniciar. Exemplo disso é o campus da Universidade, na cidade de Barbalha, para o Centro de Artes Violeta Arraes Gervaiseau, maior estruturação do Curso de Direito, modernização dos laboratórios, entre outros projetos prioritários voltados para os cursos.

Fonte: URCA


Cariri debate violência contra a mulher


Crato. Tentando conscientizar a população sobre a atual situação regional relativa ao aumento do número de casos de mulheres assassinadas na região do Cariri, os órgãos de defesa da mulher das cidades de Crato e Juazeiro do Norte estão realizando uma intensa programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, mundialmente comemorado na data de hoje.

Em Juazeiro do Norte e no Crato, está ocorrendo programação intensa, por conta do Dia Internacional da Mulher. O número de casos de assassinato envolvendo mulheres ainda é considerado alto FOTO: YAÇANÃ NEPONUCENA

Desde o inicio da semana, várias entidades estão engajadas na causa e organizaram caminhadas, seminários, atendimentos públicos de saúde, prestação de serviços gratuitos e ações de cidadania. Todos os atos discutem sobre as políticas públicas destinadas ao gênero.

Números

De acordo com dados do Conselho Municipal da Mulher Cratense(CMMC), na região do Cariri, apenas durante o ano passado, 18 mulheres foram brutalmente assassinadas. Nos últimos dez anos, a soma é de 220 vítimas. As agressões mais frequentes são as verbais, físicas, psicológicas, moral, sexual e patrimonial. Devido aos índices alarmantes de violência contra a mulher, no Crato, na tarde de hoje, às 14 horas, o Conselho Municipal da Mulher Cratense vai organizar um ato reivindicativo à efetivação dos direitos constituídos das mulheres. A manifestação deverá reunir aproximadamente duas mil pessoas, na Praça Siqueira Campos. A proposta de todas as programações é refletir sobre o papel da mulher na sociedade e demonstrar os fatos de sua trajetória de lutas e conquistas.

Ações

Para tentar conter as estatísticas, no Crato e em Juazeiro do Norte, entidades como a Defensoria Pública, Núcleo de Práticas Jurídicas da Universidade Regional do Cariri (Urca), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Mulher), Juizado da Mulher, Ministério e Defensoria Publica estiveram em audiência pública planejando a formação de uma rede de atenção às mulheres vítimas de violência.

O pedido mais urgente da classe feminina é por medidas protetivas eficazes. Para atender as demandas existentes, ainda faltam a instalação de casas de apoio e mais assistência na formação profissional das agredidas, para que elas possam ter autonomia financeira e, assim, possam sair da dependência dos companheiros. De acordo com a presidente do Conselho Municipal da Mulher Cratense, Laura Vieira de Andrade, os mecanismos de defesa ainda são incipientes. "Estamos precisando de políticas públicas especificas para as mulheres. A nossa maior dificuldade é quanto às medidas protetivas, que não estão chegando no tempo determinado para que elas consigam a proteção que necessitam", revela.

Demanda

Em Juazeiro do Norte, atualmente, o Centro de Referência Regional da Mulher (CRRM) recebe uma grande demanda de casos de mulheres em situação de violência. No momento, 200 vítimas estão recebendo atendimentos. Na cidade, diferente do Crato, há uma rede socioassistencial formada por uma equipe multidisciplinar, que é composta por advogados, psicólogos e assistentes sociais. Eles ofertam a proteção e acompanhamento das vítimas e suas famílias.

Lei Maria da Penha

De acordo com Mauro Feitosa, juiz do Juizado da Mulher de Juazeiro do Norte, o cenário regional de defesa à mulher vem sendo modificado nos últimos seis anos, após a implantação da Lei Maria da Penha. Segundo ele, os números da violência ainda são considerados altos, mas refletem a realidade nacional. "A nossa região é violenta como é toda e qualquer região brasileira. Isso deve-se a uma cultura paternalista de falsa dominância do homem sobre a mulher", afirma. Para o juiz, os órgãos que compõem a rede ainda tem muito por desenvolverem-se. Entretanto, todos tem atuado no sentido de minimizar essa chaga social.

Assassinatos

200 mulheres foram assassinadas na região do Cariri. Essa estatística corresponde ao número de casos que ocorreram desde 2003, ou seja, nos últimos dez anos.

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do DN


Corpo de Hugo Chávez será embalsamado e velório durará mais de sete dias


Brasília – O presidente em exercício da Venezuela, Nicolás Maduro, informou na tarde de hoje (7) que o corpo do presidente Hugo Chávez será embalsamado, "para que possa ser visto eternamente em uma urna de cristal”. Maduro disse também que a capela onde está o corpo de Chávez, na Academia Militar, em Caracas, ficará aberta por mais sete dias, para que o povo possa se despedir dele. Hugo Chávez morreu terça-feira (5), aos 58 anos, após cerca de um ano e meio de tratamento contra câncer.

São esperados para os funerais representantes de 33 países na capital venezuelana. A presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente Lula e o presidente de Cuba, Raúl Castro, já estão no país.

Em uma rede social, a presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, destacou o trabalho social do líder venezuelano. “O grande legado de Chávez é a inclusão social de milhões de pessoas que não eram vistas e hoje são protagonistas. Milhões de pessoas foram alfabetizados e tiveram, pela primeira vez, acesso à saúde, educação, habitação e ao futuro. Isso exemplifica a vida e a militância de Hugo”, disse Cristina Kirchner.

Em entrevista à Telesur, o presidente da Bolívia, Evo Morales, classificou Chávez como “lenda” e “herói”. “É a nossa lenda, é o herói das lutas de nossos tempos (…) É o mais humano do mundo, sua solidariedade era inalcançável.” Morales fez coro a Cristina Kirshner, ao lembrar o trabalho de Chávez em prol dos mais carentes, chamando-o de “redentor dos povos".

Para o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, o presidente venezuelano, que tinha eleito no ano passado para o quarto mandato consecutivo, Chávez era um homem cuja “contribuição para a causa da dignidade humana não tinha fronteiras e alcançou os corações e mentes do mundo árabe”.

Da Telesur e da Agência Venezuelana de Notícias
Agência Brasil


Conselho realiza programação pelo Dia Internacional da Mulher


O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense está organizando para hoje, dia 08 de março uma ação social em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que acontecerá na Praça Siqueira Campos, com palestras sobre Violência, com apoio de várias instituições parceiras. O evento é uma realização do Conselho da Mulher, Prefeitura Municipal do Crato, Cáritas Diocesana, Grupo de Valorização Negra do Cariri (Grunec), Fetraece, Casa Lilás e SESC. Dentro das comemorações do ‘Março Lilás’, está previsto ainda o seminário sobre políticas públicas para as mulheres, que acontecerá no dia 22 de março.

 O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher Cratense informa que está funcionando na Secretaria de Ação Social do Município. localizada na Av. Perimetral Dom Francisco S/N, Bairro São Miguel. Fundado em 28 de setembro de 1993, o Conselho continua atendendo no Disque Denúncia: (88) 8813.5021 e está à disposição da população para quaisquer informações.

Segundo Francisca Alves da Silva, uma das fundadoras e integrante da diretoria do Conselho, o funcionamento da nova sede conta com o apoio direto da Secretaria de Assistência Social e isso irá facilitar bastante o acolhimento às mulheres cratenses vítimas de violência.

 A Programação do Dia Internacional da Mulher, em Crato, estará sendo desenvolvida em vários bairros da cidade, por meio dos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS).

Fonte: PMC




Operação prende 25 pessoas por tráfico de drogas no Ceará


Operação atuou em 8 municípios no Estado

Uma operação contra o tráfico de drogas em Fortaleza prendeu 25 pessoas e apreendeu um adolescente nesta quinta-feira (7). Nomeada de "Depurare", a operação conjunta da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) atuou em 8 municípios cearenses.

Investigação levou a traficantes presos na Capital. Foto: Divulgação/Ministério Público

As investigações que culminaram na operação tiveram início no município de Granja, em outubro do ano passado. Segundo o MP-CE, os desdobramentos levaram a Camocim, Barroquinha, Tianguá, Jijoca de Jericoacoara, Itarema, Novo Oriente e até traficantes localizados dentro de presídios na Capital.

Durante a operação foram encontrados R$ 13 mil em dinheiro; 5 kg de crack; 2,5 kg de maconha; um revólver; uma balança; seis veículos e quatro motos. A operação "Depurare" é uma das maiores ações de combate ao tráfico de drogas já realizadas na região Norte do Ceará, acrescentou o Ministério Público.

Foto: Divulgação - Ministério Público


Previsão do Tempo para hoje, 08 de Março de 2013


A previsão do tempo para hoje, sexta-feira, não muda: Sol com algumas núvens e Não Chove. Altas temperaturas também estão previstas. Nascer do sol: 05h43 Pôr do sol: 17h54 - Temperatura Max 35º e Min 22º Ventos ESE 11km/h - Umidade Relativa do Ar, 86% 36% - Índice UV: Muito Alto

Fontes: INPE e GOES12

Pelo jeito, os Cearenses ainda irão sofrer muito com esta estiagem...
Bom Dia!

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet




 



Urca completa 26 anos de instalação


A Universidade é homenageada pela grande contribuição para o desenvolvimento do Cariri e Centro-Sul

A Universidade Regional do Cariri (Urca) completa 26 anos de implantação. A instituição que mais levou profissionais formados ao mercado de trabalho do Cetro-Sul e Cariri cearenses, foi instalada em 7 de março de 1987. A Urca tem sua data de criação em 9 de junho de 1986. Hoje, acontecerá uma homenagem especial à essa data, durante a solenidade de colação de grau de centenas de formandos.
 
Desde que os primeiros cursos foram incorporados, a Urca já nasceu com a finalidade de trazer para a região o desenvolvimento. Segundo a Reitora, para que isso ocorresse foi necessária uma luta incansável de intelectuais, com nomes basilares como os Professores Antônio Martins Filho, José Newton Figueiredo e Sarah Esmeraldo Cabral. A solenidade de instalação aconteceu no auditório do Sesi de Crato. Os primeiros cursos incorporados à Instituição foram Direito, Ciências Econômicas e Construção Civil, provindos da Universidade Estadual do Ceará (UECE). No mês de agosto do mesmo ano, foram somados a essa nova configuração da primeira Universidade do Centro-Sul e do Cariri, através da Faculdade de Filosofia do Crato, os cursos de Pedagogia, Geografia, Letras, História, e História Natural, posteriormente convertido em Ciências, com habilitação plena em Biologia.
 
A Urca se tinha, em seus primeiros passos, mais de 2 mil alunos. Hoje, são mais de 11 mil, nos diversos campi da Instituição, nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Santana do Cariri, Missão Velha, Iguatu, Campos Sales, dentre outros municípios da região que são beneficiados diretamente pela Urca. A Reitora Otonite destaca a importância de celebrar a data, por ser um marco na região. Ela ressalta que foram mais de duas décadas de luta. “A Urca, naquele momento, era a única instituição capaz de promover o desenvolvimento, além de levar a integração para as cidades, superando barreiras pelo conhecimento”, afirma. E esse processo, segundo ela, continua. 

A Reitora admite o crescimento da Universidade, inclusive em número de alunos. O que equivale a uma realidade de mais de 450% no número de acadêmicos, superior a maioria das universidades brasileiras, que chegaram ao patamar de crescimento nos últimos 10 anos, de pouco mais de 380%. “Em todo esse período, a Urca formou operadores do Direito, economistas, e profissionais habilitados para atuarem nas escolas”, salienta.

A Urca é a única instituição de nível superior, que congrega estudantes de cinco estados do Nordeste, como Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e o próprio Estado do Ceará.

Fonte: Urca 


Anvisa quer montar lista de fitoterápicos com eficácia e segurança comprovados


Brasília - A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou hoje (7) iniciativa regulatória (primeiro passo da Anvisa para fazer qualquer regulação de produtos) para revisão das normas nacionais sobre remédios feitos com plantas de uso tradicional no Brasil. Com isso, a agência regulatória pretende montar uma lista de fitoterápicos com eficácia e segurança aprovadas com base nos relatos da literatura científica sobre o uso tradicional.

Segundo a Anvisa, mesmo tendo histórico de uso com bons resultados, algumas substâncias não conseguem se enquadrar nas exigências regulatórias brasileiras. A agência acredita que a medida vai valorizar a biodiversidade do país, aquecer a indústria dos fitoterápicos e dar às pessoas mais opções terapêuticas.

O próximo passo é abrir uma consulta pública para que todos os interessados no tema possam se manifestar e, a partir daí, alterar as normas de regulação.

Edição: Fábio Massalli
Agência Brasil



Ceará leva virada do Guarany de Sobral e estreia com derrota no Cearense 2013


Maciel e Vitor Cearense marcaram os gols do Cacique do Vale. Anselmo fez o do Vovô

O Ceará estreou no Campeonato Cearense com derrota. O time alvinegro perdeu de virada para o Guarany de Sobral por 2 a 1. O duelo aconteceu na noite desta quinta-feira (7), válido pela 1ª rodada da 2ª fase do Estadual. Vovô não conseguiu reagir na partida e saiu derrotado do PV Foto: Tuno Vieira Com os três pontos, o Guarany de Sobral assumiu a terceira posição. O Ceará aparece na 6ª colocação, sem nenhum ponto.

O jogo

Ceará e Guarany de Sobral fizeram um primeiro tempo morno. O time alvinegro foi quem mais teve oportunidades de abrir o marcador. Aos 16 minutos, Pingo desperdiçou o que seria o primeiro gol do Ceará. Pela esquerda, Vicente cruzou na área. O atacante, livre de marcação, mandou a bola para fora.  O Vozão abriu o placar no PV 12 minutos depois . A jogada do gol começou com Vicente, que fez cruzamento pela esquerda. Na área, o atacante Anselmo subiu e, de cabeça, balançou as redes.

Portal Verdes Mares



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30