xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/03/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 março 2013

O que é ser "Normal" ? - Somos os anormais dos "normais" - Wilson Bernardo




Mais louco é quem me diz que não é feliz...

Há alguns dias, o Blog do Crato replicou uma matéria postada noutro site, que mostra um homem com problemas mentais sendo amarrado a uma estaca no centro do Crato.  Hoje ( 6 ), no Crato, um grupo de estudantes protestou contra o ato, que consideraram desumano. 

Estive conversando com algumas pessoas no calçadão, nesta tarde, e descobri que a história não bem da forma que foi contada. Na verdade, no dia anterior, o homem se encontrava incontrolável, e havia incendiado um veículo, além de cometer diversos outros atos de insanidade, forçando cidadãos cratenses a tomar a decisão de amarrá-lo a uma estaca temporariamente, até a chegada de uma equipe médica.

Depois do protesto dos estudantes, algumas pessoas realizaram um outro protesto, desta vez, bem mais bem-humorado e as fotos foram postadas no Facebook pelo poeta Wilson Bernardo, que assim se expressou sobre os conceitos de normalidade, do ser normal e anormal:

"Há alguns dias foi amarrado a um poste de sinalização um doente mental que tinha tocado fogo em um carro de seu vizinho. Devido ao seu estado de perturbação esquizofrênica, o dono do carro o amarrou e requisitou força policial e dos bombeiros para conduzir o mesmo a uma unidade de tratamento para doentes mentais. A sociedade de consumo sempre manifestou as suas vontades próprias como sendo conceitos normais para padrões de comportamentos em que a estética aparente prevalece no sentido de elitizar seus desejos.
O ser normal é todo aquele sujeito a sobreviver conforme as regras do que seja não promiscuo, eclético e totalmente comprometido com as regras de um estado segregacionista. Somos todos ANORMAIS, pois ser NORMAL depende do interesse pessoal de cada ser espécie, dentro do ser consumo, de caráter capital."
Texto e fotos: Wilson Bernardo
Com introdução de Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


Brasil tem 3,6 milhões de crianças e jovens fora da escola


Brasília – No Brasil, 3,6 milhões de crianças e jovens entre 4 e 17 anos estão fora da escola. A maioria (2 milhões) tem entre 15 e 17 anos e deveria estar cursando o ensino médio. O déficit também é grande entre aqueles com idade entre 4 e 5 anos (1 milhão), que deveriam estar na educação infantil.

Os dados foram divulgados hoje (6) no relatório De Olho nas Metas, do movimento Todos pela Educação (TPE)*. A entidade estabelece que até 2022, 98% ou mais dos jovens e crianças entre 4 e 17 anos estejam matriculados e frequentando a escola.

Para que essa meta seja cumprida, seria necessário que em 2011, ano referente ao levantamento, 94,1% dos brasileiros dentro da faixa etária estivessem na escola. O número atual corresponde a 92%. Em relação aos que ficam de fora, em números absolutos, o estudo os compara a toda a população uruguaia (cerca de 3,4 milhões de pessoas).

De acordo com o relatório, houve melhora no índice, mas ele ainda é insuficiente. Alguns estados como Acre, Amazonas e Rondônia com índices pouco acima dos 70% em 2000, conseguiram espaço em uma década e tiveram as maiores taxas de crescimento de matrículas. Em 2011, o Acre apresenta 88,9% dos jovens e crianças matriculados, o Amazonas, 88,7% e Rondônia, 86,3%.

Esses estados e mais o Amapá, no entanto, ainda apresentam, em termos percentuais, os maiores índices de pessoas nessa faixa etária fora da escola, de 11% a 13% da população de 4 a 17 anos. Em números absolutos, o estado mais rico, São Paulo, é o onde existe o maior número de jovens e crianças fora das salas de aula: 575 mil alunos, o que corresponde a 6,6%. Minas vem em segundo lugar, com 367 mil alunos (8,3%).

As maiores defasagens encontram-se na "entrada", na pré-escola, e na "saída", no ensino médio, do sistema educacional. "A expansão na oferta de vagas na educação básica, ocorrida nos últimos anos do século 20 e início do 21, concentrou-se principalmente no ensino fundamental. Nas pontas, ou seja, na educação infantil e no ensino médio, houve pouco avanço", diz o texto. Na pré-escola, "a cada cinco crianças brasileiras entre 4 e 5 anos de idade, uma não encontra vaga. O país precisaria criar 1.050.560 vagas para atender todas as crianças nessa faixa etária".

"A educação infantil passará a ser obrigatória a partir de 2016 e será o desafio dos próximos gestores municipais. Os dados não chegam a ser alarmantes, mas são preocupantes, existe 1 milhão de crianças para ser incluído no sistema de ensino em quatro anos", diz a diretora-executiva do Todos pela Educação, Priscila Cruz.

No ensino médio, a taxa de evasão de 2010 foi 10,3%, maior que as dos anos iniciais (1,8%) e finais (4,7%) do ensino fundamental. De acordo com dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), citados no relatório, 40,3% dos jovens evadidos deixam o sistema alegando falta de interesse. O mesmo estudo mostra que parte considerável dos jovens entre 15 e 17 anos ainda não chegou no ensino médio, 31,6% estão no ensino fundamental.

Segundo dados da Pesquisa Mensal de Empregos (PME), em artigo no relatório houve, de 2004 a 2012, um avanço de 169% na frequência de cursos de natureza profissionalizante por estudantes nessa faixa etária, o que leva a crer que alguns desses jovens deixam a escola para se inserir no mercado de trabalho.

Hoje às 16h, Priscila Cruz e Mozart Neves Ramos, membro do Conselho Nacional da Educação (CNE) e do TPE participam de debate pelo portal da EBC.

*Fundado em 2006, o Todos Pela Educação é um movimento da sociedade civil brasileira que tem a missão de contribuir para que até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil, o país assegure a todas as crianças e jovens o direito a educação básica de qualidade.

Agência Brasil
Foto ilustrativa - Site MARI LIVRE PENSADORA: Desigualdade Social


Cortejo fúnebre de Hugo Chávez toma ruas da capital da Venezuela


O cortejo fúnebre do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que morreu de câncer na terça, aos 58 anos, toma as ruas da capital do país, Caracas, nesta quarta-feira (6).

O caixão com o corpo do presidente morto pelo câncer, coberto com a bandeira venezuelana, deixou o hospital militar em Caracas rodeado de parentes, autoridades do governo e milhares de servidores. A mãe do controverso líder, Elena Frías, chorava apoiada ao caixão, ao som do hino nacional da Venezuela.

Após uma breve oração, o caixão foi colocado em um carro fúnebre e iniciou uma lenta marcha pelas ruas de Caracas, protegido por membros da Guarda de Honra.

G1

Assaré festeja aniversário de Patativa, seu filho ilustre


Com programação iniciada no último dia 3, a festa prosseguiu ontem, com cantadores na residência do poeta

Assaré. Esta cidade, na região Sul do Ceará, faz festa para homenagear o seu filho ilustre, Antônio Gonçalves da Silva, conhecido popularmente pelo apelido de Patativa do Assaré. Se estivesse vivo, ele estaria completando 104 anos de idade. Através de seus versos, que retratam o cenário do Nordeste e o sofrimento dos flagelados da seca, o agricultor de temperamento passivo conseguiu projetar a região para o mundo. Chamado de "Senhorzinho" por seus familiares e amigos, Patativa projetou a vida do sertanejo nordestino para o mundo por meio de versos simples, mas de grande sensibilidade FOTO: TIAGO SANTANA Atualmente, ele é referência para estudos sociológicos e, pela dimensão de sua obra, está entre os mais importantes nomes da literatura brasileira. Como reconhecimento da contribuição dada pelo poeta, anualmente, o município realiza uma grande programação em alusão ao assareense.

Este ano, a programação oficial, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado, iniciou-se, no último dia 3, quando, logo pela manhã, aconteceu uma alvorada, seguida de um encontro de dez bandas tradicionais de música. Durante três dias aconteceram seminários sobre a vida e obra de Patativa, oficinas de teatro, contação de histórias, formação de guias turísticos, lançamentos de livros e entregas da comenda "Cidadão Amigo da Cultura", da Universidade Patativa do Assaré, para as personalidades que mais contribuíram com o desenvolvimento da cultura local. Pelas ruas da cidade, aconteceram diversos cortejos dos mestres da cultura popular.

Já na Serra de Santana, na casa onde Patativa nasceu e era chamado de "Senhorzinho" por seus familiares, vários violeiros reencontraram-se para relembrar e tocar as músicas compostas por ele. Entretanto, a culminância da festa aconteceu ontem, na casa do poeta, na sede da cidade. No local, ao som da banda marcial Manoel de Benta, os amigos de Patativa tomaram um café da manhã e à tarde compareceram a uma celebração em ação de graças, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. O encerramento das comemorações foi marcado por um encontro de sanfoneiros da região do Cariri, além de apresentações de artistas de renome nacional e shows de bandas de forró.

De acordo com um dos filhos de Patativa do Assaré, João Batista Cidão, a homenagem anual é mais que merecida. "O meu pai era bem aceito pela sociedade e por isso merece todo o carinho de uma homenagem como essa. Acredito que, quando a gente fala nele, ele está presente. É uma emoção poder celebrar essa data", revela. Estima-se que aproximadamente 30 mil pessoas visitaram a cidade durante o aniversário de Patativa do Assaré. O evento gerou o aquecimento da economia local. No comércio, em hotéis, pousadas e restaurantes, a movimentação foi intensa. O secretário municipal de Cultura, Eugênio Oliveira, acredita que, além de gerar renda para o município, a homenagem ainda auxilia no desenvolvimento e mantém obra do artista viva. "Esse é um momento muito importante para Assaré. Estamos homenageando o homem que colocou nossa cidade no mapa e que transbordou um pequeno lugarejo para o outro lado do oceano".

Legado

Patativa nasceu em 5 de março de 1909, na Serra de Santana, e morreu em 8 de julho de 2002. Foi poeta popular, improvisador, cantor, compositor de canções amplamente conhecidas. O poeta do Cariri, que ficou cego ainda muito jovem, é o autor de poesias como "A triste partida", "Serra de Santana", "Cante Lá que eu Canto Cá", "Vaca Estrela e Boi Fubá", entre outras. Devido à grandiosidade de seu legado, que até hoje é objeto de estudo no Brasil e exterior, ele mantém seguidores. Em sua terra natal, estradas, ruas, rodovias e órgãos públicos levam seu nome. Em Assaré, desde 1999, quando o Patativa completou 90 anos, o Governo do Estado do Ceará construiu um memorial destinado a ele.

O lugar abriga um museu com objetos de uso pessoal, medalhas e troféus recebidos por Patativa, além de manuscritos de poesias, seu acervo literário e várias teses de mestrados e doutorados sobre sua obra e vida. No Estado do Ceará, Assaré está entre as cidades que mais sofrem com a seca. Por isso, entre os grandes sonhos do filho mais ilustre da localidade, estava a construção de uma adutora que levaria água encanada para as residências dos assareenses. A obra foi concluída pelo Governo do Estado, ainda no final da década de 1990.

Nascimento

104 anos de nascimento de Patativa do Assaré estão sendo comemorados. Ele nasceu no dia 5 de março de 1909 e faleceu no dia 8 de julho de 2002

Mais informações

Prefeitura Municipal de Assaré
Secretaria de Cultura
Rua Dr. Gentil Braga, 42
Centro
Região do Cariri
Telefone: (88) 9670.7654

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste


Chuvas tiveram redução de mais de 56% em fevereiro


No primeiro mês da quadra invernosa, a Funceme registrou apenas 69 milímetros de precipitações
 
Em todo o Ceará, o baixo índice pluviométrico desse início de inverno, no mês de fevereiro, tem preocupado produtores rurais e também a população do Estado. Para se ter uma ideia, em fevereiro do ano passado choveu158,8 milímetros. Já no mesmo mês deste ano, só choveu 69 milímetros, o que significa que as precipitações reduziram cerca de 56,5%. Com o objetivo de esclarecer os produtores rurais sobre a previsão de chuvas para os próximos meses, o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio Martins, foi o palestrante do Encontro Semanal do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense (Agropacto), que aconteceu na manhã de ontem, em Fortaleza.

O presidente da Funceme, Eduardo Sávio Martins, apresentou, na reunião do Agropacto, as probabilidades de ocorrência de chuvas no Estado. O prognóstico permanece sendo de 40% de precipitações abaixo da média em março e abril


Segundo o presidente da Funceme, o prognóstico de chuvas para março e abril deve permanecer de acordo com o já anunciado. "Poderemos ter chuvas abaixo da média para o restante desse inverno", anuncia. Durante o encontro, também foi reforçado que a probabilidade de chuvas acima da média histórica para o período é de apenas 25%, de 35% para chuvas na média e 40% de chuvas abaixo da média, conforme atualização do prognóstico já divulgado.

Eduardo Sávio Martins explica que essa previsão se deve ao fato de o Oceano Pacífico ainda estar pouco frio para o período e o Oceano Atlântico, que é o responsável pelas chuvas no Nordeste, só estar aquecido em sua parte Norte. "Para que o Nordeste recebesse mais chuvas deveria estar acontecendo esse aquecimento na parte abaixo da linha do Equador do Oceano Atlântico. Por isso, está chovendo no Oceano, na parte Norte do Atlântico", explica.

Para socorrer os produtores, que de acordo com o presidente da Funceme, já estão esperando o pior prognóstico, o Comitê Integrado de Combate às Secas, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Agrário, tem apresentado soluções. "Sexta-feira, participamos de audiência pública, com o Comitê e a Cogerh para tentar amenizar a situação em Tauá".

Outro problema dessa irregularidade nas chuvas, para o presidente da Funceme, são os veranicos. "Em regiões em que as chuvas são mais abundantes, como no Litoral e na Serra da Ibiapaba, os veranicos, que deixam esse locais vários dias sem chuvas, também são preocupantes, porque atrapalham a produção. Já nos locais em que a média é baixa, como no Sertão Central e nos Inhamuns, isso gera reflexos no abastecimento", afirma.

A grande esperança, considera Eduardo Sávio Martins, é que, mesmo com essas chuvas abaixo da média, aconteçam precipitações mais intensas nos locais em que existem reservatórios de água. "O que nós queremos mais é que tenham eventos fortes de precipitação para dar recarga nos açudes", destaca.

Produtores rurais

Para o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Flávio Saboya, o Estado precisa elaborar um projeto emergencial para salvar o rebanho. "Nós vamos elaborar uma ação envolvendo, além da Faec, o Governo do Estado, sindicatos e as prefeituras. A nossa maior preocupação é sobre o que fazer quando essa seca acabar, porque hoje, quem vive no semiárido, tem a pecuária como principal atividade e, se a situação permanecer como está, poderemos perder 50% do rebanho, ou até mais".

O presidente da Faec ainda acrescenta que, mesmo com a seca, a categoria foi surpreendida com mais uma medida que prejudica os empresários do setor. "Após a aprovação da resolução 4.190 do Banco Central, o Governo Federal suspendeu o crédito de emergência para os pequenos e médios produtores rurais. Isso significa que o produtor não terá mais como custear o alimento para o seu rebanho. Só o agricultor familiar, que é quem tem um ganho anual de até R$ 12 mil, é que terá acesso a esse benefício. Nós estamos revoltados com essa discriminação do governo", afirma.

Para tentar reverter essa decisão, os diretores das Federações da Agricultura e Pecuária dos outros Estados do Nordeste deverão se reunir na próxima segunda-feira em Brasília, para tentar marcar audiência com os presidentes do Senado e da Câmara dos Deputados. "Os dois presidentes são nordestinos e não entendemos como eles, sendo da região, não estão vendo a situação da pecuária no Nordeste com essa seca", ressalta.

Fonte: DN


2° Mostra de Poesias Abril para a Leitura 2013 - Edição Pedro Bandeira


 Acima: Compositor e Poeta Fábio Carneirinho

ATENÇÃO POETAS E POETISAS DA REGIÃO DO CARIRI; MAIS UMA VEZ ESTAMOS COM AS INSCRIÇÕES ABERTAS PARA A 2ª MOSTRA DE POESIAS ABRIL PARA A LEITURA 2013. EDIÇÃO POETA PEDRO BANDEIRA.

2° Mostra de Poesias Abril para a Leitura 2013
Edição Pedro Bandeira

REGULAMENTO
O Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri convida todos os poetas e poetisas da Região do Cariri a participarem do processo seletivo de poemas para a 2ª Mostra de Poesia Abril para a Leitura - Edição Pedro Bandeira.

O tema do concurso é livre, sendo aceitos todos os estilos poéticos. Poderão participar poetas residentes na Região do Cariri. Cada participante poderá enviar até dois poemas inéditos, em língua portuguesa, digitados, com fonte “Time New Roman”, tamanho nº 11, de no máximo 02 laudas, para o e-mail: abrilparaleitura2013@gmail.com, até 10 de abril 2013. O trabalho deverá ser enviado, constando nome completo do autor; e título do poema, endereço completo, CEP; telefone para contato - indicar DDD; e-mail e breve currículo.

Os poemas (selecionados) serão publicados em livro. Depois dos critérios de seleção, os poemas serão julgados por literatos reconhecidos da comunidade poética Caririense, cuja decisão será irrevogável e irrecorrível. Serão considerados na decisão: a correção da linguagem, a beleza das imagens poéticas e a originalidade com que o tema for tratado.

Serão selecionados os 30 melhores poemas, para publicação de 1.000 livros. Esta edição não prevê pro labore para autores. Porém, todos os selecionados receberão 10 exemplares da publicação. Os demais livros, serão distribuídos, gratuitamente, para a sociedade, bibliotecas e estudantes.

No dia 26 de Abril, 18h, haverá evento público, no Teatro do CCBNB, para lançamento do livro e recital dos contemplados.

Este ano de 2013, a 2ª Edição faz homenagem ao príncipe dos poetas, Pedro Bandeira, e sua indiscutível obra poética, atual e vibrante até hoje. Dono de estilo regional e elegante, é considerado um dos mestres da poesia popular universal.

Pedimos a todos os participantes que, ao enviarem poesias, indiquem a disponibilidade de comparecer ao lançamento do livro, no dia 26 de abril de 2013, 18h00, no CCBNB Cariri, ou o nome de poeta que possa representá-lo.

Outras informações, pelo telefone (88) 3512-2855, com Ricardo Campos, coordenador do programa literatura em revista e (88) 88016642 com André de Andrade, produtor do evento.

Enviado por Fabio Carneirinho
( Colaborador do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe )



Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado visita o Centro de Convenções do Cariri, às 15 horas de hoje


O Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Alexandre Pereira, estará às 15 horas de hoje, realizando uma visita às obras do Centro de Convenções do Cariri. Ele estará acompanhado do Prefeito Municipal do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, e o Vice-Prefeito, Raimundo Bezerra Filho.
 
Na ocasião, o secretário irá fazer uma visita ao local que poderá sediar o Distrito Industrial da cidade. Uma das metas do atual prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos, é atrair a instalação de novas empresas, proporcionando a geração de emprego e renda, além do desenvolvimento econômico do Município.

Fonte: PMC

 

Governo reduz em 10 por cento repasse à Universidade Regional do Cariri


A Universidade Regional do Cariri em 2012 gastou 69 milhões 86 mil 154 reais e 68 centavos liberados pelo Conselho de Gestão de Recursos Financeiros do Estado, incluindo Hum milhão 996 mil e 415 reais em investimentos com a construção do Ginásio Poliesportivo, aquisição de equipamentos e veículos, residência universitária, utensílios para o restaurante e construção de totens. Para 2013, em dotação orçamentária, a URCA apresentou um orçamento de 85 milhões 508 mil e 302 reais. Desse montante, somente a folha de pagamento a professores e servidor técnico administrativo, as despesas totalizam, de janeiro a dezembro, 61 milhões 901 mil e 43 reais. Por outro lado, o repasse do Estado para os custeios finalisticos e de manutenção da Universidade Regional do Cariri será 10 % menor em relação ao que foi executado no ano passado, ou seja, 3 milhões 420 mil 346 reais e 68 centavos que, na opinião da reitora, são insuficientes para cobrir os custeios, e por esta razão, a reitoria da URCA está remetendo processo para o Conselho de Gestão solicitando remanejamento de parte do custeio finalistico e pedindo a suplementação do custeio de manutenção. Disse também que, para melhor gerenciar o orçamento, a reitoria resolveu firmar parceria com todas as estâncias da universidade, descentralizando a execução financeira.

A reitora, Antonia Otonite Cortez decidiu descentralizar a execução financeira dos custeios da universidade, fatiando o orçamento entre os 17 departamentos e as unidades acadêmicas de Campos Sales, Iguatu e Missão Velha, com o objetivo de compartilhar as responsabilidades. Conforme Otonite, os valores serão distribuídos equitativamente com cada curso recebendo cinco mil reais e os departamentos dez mil reais, cada um. Os critérios para concessão das despesas serão elaborados a partir dos centros em discussão com os 17 departamentos e que serão normatizados pelo Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão, baseada em lei estadual.  Ela disse que isto remete a preocupação de fortalecimento com as estâncias no que se refere as decisões acadêmicas. De acordo com Otonite, neste sentido foram destinados no rateio do custeio finalístico para o ano de 2013 mais de 700 mil reais que serão disponibilizados para os vários departamentos dos capins de Crato e Juazeiro do Norte e ainda para os cursos das unidades descentralizadas para que os professores possam ter acesso direto quando de seus pedidos de diárias, passagens e outras despesas necessárias com as produções acadêmicas.

Feito isto, não cabe mais a reitoria da Universidade tomar tais decisões isoladamente e isto vai fortalecer o ensino e a pesquisa, alem de sua decisão ter uma visão prospectiva. Explicando o valor de uma folha de pagamento tão alto em relação a dotação orçamentária, a reitora da Universidade Regional do Cariri disse que é devido o salário do professor da URCA, como de resto das outras duas universidades do Ceará, ser o terceiro melhor pago pelas universidades publicas estaduais do Brasil, em decorrência de uma luta histórica do movimento docente que culminou com a aprovação do Plano de Cargos e Carreiras em 2008.
 
Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Relatório mostra aumento do uso de novas drogas psicoativas no mundo


Brasília - Um relatório lançado hoje (5) pela Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife) mostra de forma regionalizada a situação das drogas lícitas e ilícitas em diversas partes do mundo. O material, que corresponde ao ano de 2012, ajudará a entidade a cumprir seu papel de contribuir para implementação das convenções internacionais da Organização das Nações Unidas para o controle das drogas.

Em termos mundiais, o estudo mostra um aumento de admissões em salas de emergência e de ligações para centros de toxicologia em decorrência de novas substâncias psicoativas. Entre elas, muitas drogas legais e as chamadas designer drugs – drogas cujas fórmulas químicas são ligeiramente alteradas para evitar o enquadramento delas como substância ilícita, mas que mantêm o seu princípio ativo.

Há, segundo a Jife, centenas de designer drugs sendo vendidas com facilidade na internet. A tendência é que esse tipo de droga cresça de forma constante. A Jife informa que essas substâncias representam uma ameaça à saúde pública e que são necessárias ações conjuntas dos países para prevenir sua fabricação, tráfico e uso.

Apesar de, nos últimos anos, o uso de drogas ilícitas ter se estabilizado na Europa, ele ainda se mantém em nível considerado alto e o grande desafio do continente é o consumo das novas substâncias psicoativas. O número de sites que vendem essas drogas para países da União Europeia aumentou mais de quatro vezes em dois anos. A Jife contabilizou 690 sites desse tipo em janeiro de 2012.

Segundo o relatório, a área total de cultivo de coca na América do Sul diminuiu em 2011 em comparação com o ano anterior. No entanto, a Jife considera “motivo de preocupação” o fato de as grandes apreensões de maconha indicarem “aumento significativo” da produção de cannabis na região.

América Central e Caribe continuam sendo grandes áreas de trânsito para o tráfico da cocaína sul-americana na direção da América do Norte, que permanece como o maior mercado de drogas ilícitas do mundo e a que tem maiores índices de mortes relacionadas a ela. Lá, aproximadamente uma em cada 20 mortes de pessoas entre 15 e 64 anos está relacionada a drogas.

O tráfico de drogas tem, segundo o relatório, “efeito desestabilizador” na segurança regional das áreas sob sua influência. É o caso do México, onde mais de 60 mil pessoas foram mortas desde 2006 como resultado da violência relacionada a elas.

A maconha se mantém como a droga mais cultivada, traficada e usada no continente africano, mas estimulantes do tipo anfetamina são considerados pela Jife como “a mais nova ameaça na região”. O relatório aponta também aumento no abuso de cocaína na África Ocidental. Nos últimos anos, a região passou a ser rota de narcóticos, com destaque à cocaína vinda da América do Sul, com destino à Europa.

De acordo com a Jife, o Sudeste Asiático é um centro de fabricação ilícita de estimulantes como anfetamina e metanfetamina. A região foi responsável por quase a metade das apreensões desse tipo de droga, feitas em todo o mundo.

Junto com o leste do continente, esta é a segunda maior área de cultivo de papoula de ópio, com um quinto de toda a produção global, atrás apenas da Ásia Ocidental. O maior produtor continua sendo o Afeganistão. A apreensão de estimulantes ilícitos como cocaína e metanfetamina aumentou 20 vezes, entre 2001 e 2010, na Ásia Ocidental.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

TJCE inicia entrega de obras jurídicas para comarcas do Interior


O Tribunal de Justiça do Ceará [TJCE] encaminhou, nesta terça-feira [5], livros jurídicos para as comarcas localizadas nas regiões leste, sul e central do Interior do Estado.

Os exemplares adquiridos pela Assessoria Institucional do TJCE, por meio do Departamento de Gestão de Documentos, foram sugeridos pela Associação Cearense de Magistrados [ACM].

A assessora institucional Márcia Morais Ximenes Mendes disse que as publicações servirão como fonte de pesquisa e de aprimoramento dos trabalhos das comarcas do Interior. A iniciativa contou com o apoio do Departamento de Patrimônio da Secretaria de Administração, que tem à frente o secretário José Almeida Santos Junior.

“O envio das obras proporciona aos juízes e servidores uma informação rápida e atualizada no próprio local de trabalho”. Cada comarca receberá um kit contendo oito livros jurídicos, com assuntos relacionados ao Código Penal, Código Civil, Direito Constitucional Contemporâneo, Processo Penal e Direito Processual Civil.

Também inclui a Revista de Pareceres Administrativos e o Direito Vivo – Liminares, publicados pela Editora do TJCE, e duas agendas do Poder Judiciário cearense. A partir da próxima semana, o material será enviado às comarcas localizadas na região norte do Estado.

* Com informações do TJCE


Cid Gomes reconhece perigo de racionamento no Interior em 2013 e anuncia construção de adutora


Atualmente, o Ceará tem menos da metade da capacidade de armazenamento água preenchida

O governador Cid Gomes reconheceu na tarde desta terça-feira (5) a possibilidade de que algumas cidade no Interior passem por racionamento de água, conforme a Cagece havia informado.

(Foto: Antônio Carlos Alves)

"Não creio que haja em Fortaleza e Região Metropolitana necessidade de racionamento. Outros municípios podem ter. É o caso de Crateús, Quiterianópolis, que já passa por colapso, Itapajé, Pacoti e Beberibe", exemplificou.

No caso de Beberibe, Cid afirmou que está sendo iniciada a construção de uma adutora no açude Mal Cozinhado, em Cascavel, transportando água até Beberibe. O município de Fortim também deve ser beneficiado com a Barragem Amarelas, empreendimento custeado pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2.

"Temos a capacidade de acumular 18 bilhões de metros cúbicos de água no Ceará", disse. Ele também informou que o Estado possúi menos de 9 bilhões de metros cúbicos de água armazenada nos açudes. Contudo, as reservas não estão dividas de forma igualitária no Ceará, confirmou o governador.
Portal Verdes Mares


Parabéns - Aniversário do ex-prefeito Samuel Araripe


Envio um abraço muito especial ao meu dileto amigo Samuel Araripe, ex-prefeito do Crato, que aniversariou ontem, dia 05 de Março. Em nome de todos os leitores e escritores do Blog do Crato, que assim como eu, compartilham da admiração e partilham da sua amizade, é que desejo-lhe muita Saúde, Paz, Alegrias e uma vida plena ainda de futuras realizações pessoais e profissionais.

Um forte abraço, meu amigo!

Dihelson Mendonça


PIB do Ceará 2012 cresce quatro vezes mais do que o PIB do Brasil



O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará em 2012 ficou em 3,65%, segundo informou, nesta terça-feira, no Palácio da Abolição, o governador Cid Gomes. Esse percentual representou quatro vezes mais do que o PB nacional de igual exercício, que ficou em 0,9%. O setor serviços registrou o maior crescimento, seguido da indústria. O setor agropecuário teve a maior queda, em razão do problema da estiagem.

Esse percentual representou um volume de riqueza produzida de R$ 94,6 bilhões no Estado, de acordo com dados computados pelo Ipece, órgão ligado à Secretaria do Planejamento e Gestão do Ceará. Para este ano, o governador estima que haverá também curva de crescimento, em razão do volume de investimentos públicos previstos.
(Foto – Divulgação)Via Eliomar de Lima)


Reorganização do Espaço Urbano do Crato - Por Maria Otilia


A reorganização do espaço urbano é uma necessidade urgente. Principalmente no que diz respeito à Lei de Acessibilidade. Infelizmente pelo que temos visto, os órgãos  responsáveis estão com uma única preocupação que é a retirada de vendedores ambulantes. Por outro lado sabemos que um dos maiores problemas do mau uso do espaço público (uso indevido das calçadas), é o grande número de bares e lanchonetes, tanto no centro da cidade como nos bairros. Os comerciantes utilizam as calçadas colocando mesas e cadeiras. 

E os pedestres, principalmente idosos e cadeirantes tendo que usar a via pública para transitar. É um problema antigo. Deixando dúvidas de que para alguns podem usar o espaço público sem nenhum problema. Em se tratando de um verdureiro, ambulantes de bugigangas não podem. Para que a legislação se efetive de fato e de direito, com muita equidade, será preciso um trabalho de conscientização, informação e solução para que todos os ambulantes tenham um espaço digno para que possa trabalhar. Principalmente o nosso município que pouco oferece em termos de empregos formais. 

Façamos valer a Lei da Acessibilidade. Que as decisões sejam para todos. Sem nenhum privilégio para aqueles que têm maior poder aquisitivo.  Que este Projeto de reorganização do espaço urbano comece pelos bares e lanchonetes
.

Foto:meramente ilustrativa.

Congresso adia para quarta-feira votação dos vetos aos royalties


O Congresso Nacional adiou para esta quarta-feira (6), às 19h25, a votação dos vetos aos royalties do petróleo. O motivo do adiamento foi a republicação dos vetos pela Presidência da República.

Os vetos aos royalties opõem estados produtores de petróleo (Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo) e estados não produtores, já que a derrubada dos vetos vai permitir o rateio, entre todos os estados e municípios, da arrecadação de royalties dos contratos atuais. Atualmente, esses recursos são direcionados aos estados e municípios produtores.

O governo percebeu que a Mesa do Congresso não registrou dois dispositivos vetados pela presidente porque eles não foram acompanhados das razões do veto. Segundo o líder do governo, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP), o erro foi descoberto na noite de segunda-feira e, por isso, o governo teve de republicar os vetos em uma edição extra do Diário Oficial da União. Os vetos republicados foram lidos na sessão desta terça-feira e serão incluídos nas cédulas da votação prevista para quarta-feira. Ao todo, serão analisados 142 vetos sobre os royalties.

Renato Araújo / Câmara dos Deputados


Ceará terá dois feriados na mesma semana neste mês de março


Instituído ainda em 2011, o feriado do dia da abolição da escravidão no Ceará, no próximo 25 de março, cairá em dia útil. A data, uma segunda-feira, antecede o feriado da Semana Santa
Desde o ano passado, o 25 de março tornou-se feriado no Estado. A data remete ao dia da abolição oficial da escravidão no Ceará, que, em 2012, caiu em um domingo. Emenda constitucional, de autoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB), aprovada em dezembro de 2011, na Assembleia Legislativa, instituiu o dia. Pela primeira vez desde que foi criado, o feriado será comemorado – em 2013 – em um dia útil - a segunda-feira anterior ao feriado da Semana Santa, em 29/3.

Críticas

Entretanto, historiadores cearenses criticam a instituição do feriado do dia 25 de março. Para o ex-diretor do Museu do Ceará e historiador Régis Lopes, a data “não tem importância histórica nenhuma” e a aprovação de uma emenda que determina um feriado nesse dia “mostra que os deputados têm que voltar a estudar História”.

“É uma data meramente simbólica. Se os deputados estudassem História, não teriam votado. É um retrato da ignorância, da falta do que fazer”, complementou Régis. Ele afirma que, para os historiadores, a data não tem significado de libertação. O historiador conta que, no Ceará, o escravo foi liberto porque tinha “pouca importância econômica”.

Lopes ainda afirmou que a data é oficial para a “história dos brancos”, pois os negros ainda continuavam a ser explorados na época. “Uma elite de brancos, com poucos escravos, começa a ler coisas que vêm da Europa e se sente mais humanizada, libertando os escravos. Toma pra si um fato que não foi de doação. Mais cedo ou mais tarde, isso ia acontecer”, argumentou.

(Fonte: coluna "Vertical", O POVO)

                                                                                                                

Venezuela terá eleições dentro de 30 dias, Maduro é presidente interino


Brasília - O ministro dos Negócios Estrangeiros da Venezuela, Elías Jaua, anunciou hoje (6) que, em função da morte de Hugo Chávez na terça-feira (5), o vice-presidente, Nicolas Maduro, assumirá o cargo de presidente interino e que dentro de 30 dias haverá eleições presidenciais. "Foi o mandato que o comandante-presidente Hugo Chávez nos deu", disse Jaua ao canal de televisão Telesur.

Jaua não especificou se a eleição seria realizada dentro de 30 dias ou se a data seria escolhida neste prazo. O governo da Venezuela e a oposição apresentaram, nos últimos meses, interpretações divergentes da Constituição no caso da morte de Chávez, que foi reeleito presidente em outubro.

O líder da oposição Henrique Capriles, que perdeu as eleições para Chávez, pediu ao governo para "agir estritamente no âmbito do seu dever constitucional". A oposição defende que a Constituição indica que o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, deve assumir a liderança do país no caso de morte do presidente. Mas antes de ir para Cuba para uma nova operação de câncer em dezembro, Chávez disse que Maduro devia assumir o poder caso ele ficasse incapacitado. A Constituição indica que o presidente da Assembleia Nacional deve assumir o poder se o presidente morrer antes de tomar posse do novo mandato. Chávez não compareceu à posse agendada para 10 de janeiro, mas o Supremo Tribunal aprovou um adiamento e decidiu que não haveria interrupção entre governos.

Agência Brasil - Agência Lusa
Foto do site debrasilia.net.br

Enterro de Chávez será na sexta-feira
O chanceler da Venezuela, Elías Jaua disse, em pronunciamento transmitido pela TV, que as homenagens póstumas ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, começam nesta quarta-feira (7). O corpo de Chávez será levado no mesmo dia à Academia Militar e será exposto ao público. Segundo Jaua, na próxima sexta-feira (8), às 10 horas (11h30 horário de Brasília) está marcada uma cerimônia fúnebre oficial, na qual deverão comparecer presidentes e chefes de Estado.  O local do enterro ainda não foi divulgado.

O chanceler informou ainda que a Venezuela decretou sete dias de luto oficial e que, além da suspensão das atividades do setor público, as atividades escolares em todos os níveis em instituições públicas e privadas ficam suspensas até o final desta semana.

Folhapress


Administração do Crato procura regularizar a entrega de medicamentos no município


A Secretaria de Saúde do Crato está procurando regularizar a entrega de medicamentos à população. A informação é da assessoria de imprensa, que divulgou um boletim nesta tarde ( 5 ) onde afirma que a prefeitura estará regularizando pagamentos que estavam em atraso a  fornecedores de medicamentos. O secretário de Saúde, Walter Santos informa que em janeiro foram entregues dois caminhões de medicamentos. Ele afirma que em março será feito o restante do pagamento, o que viabilizará a entrega de maior volume de remédios para atender a população.

No próximo dia 18 será feita licitação para compra de toda medicação para o ano de 2013. A Secretaria de Saúde está se adequando para melhor servir a população do Crato, com o objetivo de promover mais qualidade de vida a toda a população.

UMA CRÍTICA: 

As notas da Assessoria de Imprensa do Município estão cada vez menos jornalísticas e mais propagandísticas. Foi preciso uma edição severa para remover os muitos elogios que fazem a eles próprios. Vejam só o final da matéria acima, que foi mantido, "com o objetivo de promover mais qualidade de vida a toda a população do Crato". Chega a ser hilário ! Faltou somente um slogan do tipo:

"É o Governo do Crato, trabalhando para um futuro melhor"

Assessoria de Imprensa não é propaganda de Governo. É notícia institucional. Há profissionais competentes na assessoria de Imprensa do Crato que já estavam lá, mas seguramente, certas notícias que a imprensa tem recebido e principalmente as suas manchetes, não são dignas desses profissionais. Devem ser de "outras" pessoas.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
Com informações da Assessoria de Imprensa da PMC
Foto meramente ilustrativa






Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30