xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 23/02/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

23 fevereiro 2013

Governador Cid Gomes apresenta projetos desenvolvidos pelo Ceará aos lojistas de todo o Brasil


O governador Cid Gomes se reuniu nesta sexta-feira (22), no Centro de Eventos do Ceará (CEC), com os representantes da Câmara dos Dirigentes Lojistas de todo o Brasil. Eles estão no Ceará para participar da sétima edição do Cenários do Varejo. Entre eles, estavam o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Roque Pellizzaro Júnior, e o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL), Honório Pinheiro. Durante o encontro, o Governador apresentou os projetos desenvolvidos pelo Estado nas áreas da economia, educação, turismo e infraestrutura.

"O Ceará tem população que corresponde há quatro por cento da população brasileira. Enquanto isso, o nosso PIB só alcançou há pouco mais de dois anos os dois pontos percentuais. O nosso crescimento tem sido maior que a média do Brasil e isso tem que continuar assim para que possamos superar a desigualdade histórica que temos em relação às regiões mais desenvolvidas", explicou Cid Gomes.  

Ele destacou ainda que o setor de comércio tem grande participação na economia cearense, até pela questão climática, que sempre forçou os cearenses a buscar alternativas para a sobrevivência. "85% do nosso solo é cristalino e não absorve água. A chuva é escassa e  inconstante e por isso buscamos soluções para superar as dificuldades e criar oportunidades de emprego e renda para os cearenses", enfatizou.

Após a apresentação do Governador, os representantes das Câmaras Lojistas tiraram dúvidas sobre alguns dos projetos desenvolvidos pelo Estado, como a implantação do Acquario Ceará, do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (Cipp) e a formação de mão-de-obra, onde, atualmente, o Estado tem o maior programa de educação profissional do Brasil, com mais de 90 escolas de ensino médio com tempo integral.   

Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado


Blog do Crato disponibilizará todos os dias, a gravação do Programa do Vicelmo


Credibilidade se conquista!


Ao longo de 53 anos, o Programa do Antonio Vicelmo ( Jornal do Cariri ) tem se firmado no rádio caririense como o melhor noticiário disponível. Graças a seu carisma incontestável, e cumprindo o ideal de "A notícia sem sofisma e sem fantasia, o retrato fiel da realidade". Embora o Blog do Crato colecione quase todos os programas desde 2008 até hoje, nunca foi possível disponibilizar a gravação para que a população pudesse acompanhar ao vivo. 

Até agora!  É com grande satisfação que anunciamos que a partir de hoje ( dia 23 de Fevereiro de 2013 ) estaremos publicando de forma totalmente automatizada, todos os dias, a gravação do Programa do Antonio Vicelmo, que além de tudo, é um grande amigo,  parceiro, companheiro, que tem nos ajudado enormemente aqui no Blog do Crato. Também estamos lançando o site do Vicelmo na Internet, que nas próximas horas já deverá entrar no ar, e conterá, dentre outras, a sua história de vida, entrevistas, vídeos, e claro, os programas que temos gravado. 

Para quem não sabe, o Blog do Crato é quem mantém o áudio da Rádio Educadora na Internet há cerca de 2 anos ( A custo zero para a emissora ). O áudio é mantido por nós, através dos nossos servidores de internet 24 horas.  O programa ao vivo vem sendo transmitido desde 2009/2010, sempre à partir das 07:00 e a gravação, agora estará disponível na aba lateral direita do Blog, logo abaixo da foto do Vicelmo, à partir das 09:15 da manhã. 

Acreditamos que esta seja uma pequena contribuição que damos para que a sociedade Cratense fique bem informada, afinal de contas, radialismo com credibilidade em 53 anos, se conquista, e o público de "Aqui de Nós" e de "Além mar", poderá ouvir o noticiário, que hoje, graças à visão de modernidade e inteligência do Vicelmo, assume um excelente formato de "Revista no Rádio"; Além das notícias costumeiras, ele traz convidados, faz entrevistas bem humoradas e sérias, variedades...em suma, o programa ficou 100 por cento melhor com o novo formato. Mais ainda, a sua credibilidade e qualidade se confirmam no Rádio Caririense.

Ouça, Participe e divulgue !
Jornal do Cariri com Antonio Vicelmo - De Segunda a Sábado, pela Rádio Educadora do Cariri e as gravações diárias podem ser ouvidas diretamente no Blog do Crato.

Ouça o Programa de Hoje, 23 de Fevereiro de 2013, clicando no player abaixo:



Nosso endereço na internet:
www.blogdocrato.com

Há 8 Anos, o Crato na Internet


Os instrumentos de controle - Por: Emerson Monteiro


Imaginar viver hoje sem a  televisão eis  hipótese imprevista diante das normas atuais do controle social, enquanto os humanoides avançaram na preservação da espécie através dos elementos que criaram nas ruas e praças, a corrida esplendorosa da sobrevivência. Correm, correm para chegar a lugar algum, nessa faina incessante. Que outros meios, pois, haveria na igual finalidade de domar as feras da selva de cimento e ferro decorrente não fossem os tais instrumentos de administrações públicas em movimento?!

Ainda assim existem outros falares desse carma coletivo, nomes cheios de outras interpretações. Indiferença, necessidade, desencanto. Quando o tempo útil das pessoas se resume aos poucos anos da arrecadação dos pecúlios que irão lhes garantir os derradeiros anos lá na idade provecta. Enquanto as novas gerações pouco oferecem de criativo além de repercutir o enredo nesse drama, isso denota mudança nas expectativas, de recriar a vida noutro formato menos trágico, mais religioso, menos desesperador, nessa corrida estoica dos dias melhores que nada serão senão ilusão, caso sigam na direção grosseira de alimentar perdidas ausências dos valores da real prosperidade.

Há de haver esperança melhor, que desfrutar na prática transformadora da existência dos seres neste chão. O mal-estar dessa civilização desencantada tem, por isso, dias contados, fruto da saturação a que se chegou, que estabelece feitos únicos de interpretações no processo desumano. Viver a que destina ninguém quase sabe responder.

Atitude compatível ao grau do medo e da infelicidade servirá de tratamento ao vírus de intranquilidade que assola as instituições. Cheias de argumento derrotistas, apenas dão andamento ao paradoxo de falta de saída, presas ao consumo exacerbado, ao lucro da ganância, encobertas as versões falsas das respostas ao desafio coletivo. Rotundo limite já se desenha no sonho das criaturas. A razão pede resposta compatível ao tamanho da dor que fincou pés de raízes profundas no espaço de onde chegaria maturidade, hora estratégica de vencer a tristeza. Algo nascerá em horizontes de festa na consciência particular dos indivíduos, mergulho interior de largas proporções inevitáveis de vitória certa.


Por: Emerson Monteiro



Sesc recebe oficina de composição contemporânea no Crato



Nos dias 22 e 23 de fevereiro, o Sesc recebe, em parceria com o Projeto Concertos do Nordeste, a oficina de Composição Contemporânea na Unidade Crato. Os encontros acontecem das 9h às 12h e das 14h às 17h, com o facilitador Mário Ficarelli (SP). As inscrições estão abertas até a sexta-feira (22) e os interessados podem se inscrever pelo blog do Concertos do Nordeste (www.concertosnordeste.wordpress.com). Gratuito.

Projeto Concertos do Nordeste

O Projeto, que acontece de 22/2 a 2/3, contará com um total de 17 grupos que levarão a música erudita aos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Fortaleza, no Ceará; e Cajazeiras e Sousa, na Paraíba. Outros 14 artistas convidados, representantes das raízes culturais nordestinas, completam a programação de 31 apresentações do evento. A iniciativa tem a parceria do Sesc – Unidade Crato e a realização do Centro Cultural Banco do Nordeste, Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (Prodisc) e Casa Fora do Eixo Nordeste. Além dos shows, o evento oferece uma série de oficinas abertas ao público e gratuitas.
 
SERVIÇO

Oficina de Composição Contemporânea
Facilitador: Mário Ficarelli (SP)
Local: Sesc – Unidade Crato (R. André Cartaxo, 443)
Datas: 22 e 23/2
Horário: 9h às 12h – 14h às 17h (sexta-feira)/ 9h às 12h (sábado)
Informações: (88) 3523.4444

Inscrições
Até a sexta-feira (22)
Link: www.concertosnordeste.wordpress.com

:::Gratuito:::
www.sesc-ce.com.br


POLÍTICA - Com Madson Vagner - 23 de Fevereiro de 2013


Vereadores de Baixio constatam descaso nas escolas do município

Os vereadores da Câmara Municipal de Baixio, Sérgio Maurílio (Sérgio de Serra), Anália das Dores (Nelba), Francisco Leite (Júnior da Loja) e Maria do Socorro Sales (Irmã Côca), em visita, no último dia 14, quinta-feira, as escolas Coronel Humberto Bezerra e Antônio Alves de Farias, constataram a falta de merenda e outros descasos.

Durante a visita, os vereadores questionaram diretores e funcionários das escolas, que confirmaram a falta da merenda. Na visita às salas de aula, os vereadores ouviram a reivindicação dos alunos que denunciaram, além da falta de merenda, também, a falta de material escolar, ventiladores sem funcionar e carência de fardamentos.

Após as visitas, o vereador Sérgio da Serra, disse que o caminho agora é formalizar a denúncia ao Ministério Público. Para o vereador, com fome não se aprende e, nesse caso, é inconcebível não ter merenda nas escolas. Ainda segundo o vereador, houve um repasse federal para aquisição da merenda no mês de janeiro no valor de R$ 8.719,74 e que, somente nos meses de janeiro e fevereiro de 2013, já entraram, nos cofres do município, mais de R$ 1,9 milhão.

Para os vereadores, principalmente, a falta de merenda não se justifica, já que, a atual prefeita Laura Alencar (PSD), no dia 7 de janeiro, decretou (Decreto  nº 001/2013) Estado de Emergência, com o intuito de garantir e evitar riscos para a saúde e a educação. Com o Decreto, a prefeita passou a ter o poder de contratar serviços e bens de forma direta sem a necessidade de licitação.

A visita foi motivada por uma denúncia e feita com o aval da Presidência da Câmara Municipal de Baixio, na pessoa do vereador José Donizete Viana Cavalcante.

Curtas

A farra das licitações em Juazeiro

Mais uma farra com o dinheiro público. Assim pode ser qualificado o resultado da denúncia feita pelo Ministério Público Federal no Ceará à Justiça Federal. São treze, os denunciados pelo esquema de fraudes nas licitações e na execução de contratos para obras em escolas no município de Juazeiro do Norte. São empresários, servidores públicos e um ex-secretário municipal. As fraudes ocorreram em 2009 e totalizaram mais de R$ 3 milhões. O pior na fraude é que ela “lesa” o coração da mudança social, a educação. Portanto, os envolvidos, são mais que criminosos; eles assassinos da esperança de que tudo possa melhorar.

Ailton Brasil de malas prontas para o PP

Quem pode estar de malas prontas para o PP, do Padre Zé Linhares, é o líder político cratense Ailton Brasil. A saída do PSB deve ser motivada pela pré-candidatura a deputado estadual, o que, acabaria se chocando com a, já anunciada, pretensão de reeleição do atual deputado Sineval Roque. Pessoas próximas a Ailton garantem que não haverá rompimento e que a relação não será arranhada, mas, avaliam como imprescindível o avanço da liderança para viabilizar a candidatura. Segundo informações, Ailton Brasil, já estaria trabalhando na articulação junto a outras lideranças do Cariri para fortalecer seu nome para a disputa. Será mais uma opção, e isso é bom!

Na Câmara de Juazeiro, convocação foi a ordem

Com uma sessão relativamente tranquila, no que diz respeito ao embate entre oposição e situação, ontem, quinta-feira (21), as duas bancadas se concentraram nos pedidos de convocações. O vereador Darlan Logo, por meio de requerimento, pediu a convocação da atual presidente da Comissão de Licitação, Sra. Sefora, para prestar esclarecimentos sobre a licitação das creches inacabadas de Juazeiro. Já o vereador Sargento Nivaldo, líder do prefeito, pediu a convocação dos denunciados pelo Ministério Público Federal, por fraude em licitações em 2009. Ambas foram aprovadas. As próximas sessões prometem!

Relatório na próxima sessão

Quem promete entregar o relatório da Comissão de Vereadores que visitou a Comissão de Licitação e as obras das Creches inacabadas de Juazeiro, é o vereador Cláudio Luz. Até agora, o que se sabe é que Cláudio deva pedir a anulação da licitação e o aprofundamento das investigações. Vale salientar que já foi aprovada uma CPI para investigar as mesmas Creches, pedida pelo próprio Cláudio Luz. Parece que a presidente da Comissão de Licitação de Juazeiro, terá muito o que explicar na sua ida a Câmara. E vale salientar, ela pode ser convocada para a próxima sessão, dia da entrega e leitura do relatório das visitas. Vale a pena esperar!

Por: Madson Vagner
Jornalista - Membro oficial do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Blitz da “Fumaça Negra” em Crato‏


A 4ª Companhia de Polícia Militar Ambiental – 4ª CIA / BPMA, participou de uma operação conjunta com Fiscais da SEMACE – Superintendência Estadual de Meio Ambiente - denominada “BLITZ DA FUMAÇA NEGRA”. O objetivo da operação é combater a poluição atmosférica e foi realizada ontem em Crato, na CE – 060, próximo ao Posto Galeão.
O tenente Adriano Marcel, comandante do Núcleo da 4ª CIA informa que foram abordados 117 veículos e cinco foram autuados por estarem emitindo fumaça com aferição acima dos 60%.
 
Por: Beto Fernandes


Crato - Notícias Administrativas - 23 de Fevereiro de 2013


PRONATEC realiza aula inaugural em Crato na próxima segunda-feira, às 18 horas
 

Acontece na próxima segunda-feira, às 18 horas, em Crato, a aula inaugural do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no auditório do SEST – SENAT. O evento será na Avenida Padre Cícero, s/n, no bairro São José, nas proximidades da churrascaria A Praça é Nossa. O Governo Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, convida todos os inscritos nos cursos a serem ministrados, a se fazerem presentes neste momento inicial de trabalho, em que dezenas de pessoas serão beneficiadas na cidade.
 
I Semana Municipal do Idoso começa dia 25, em Crato

A Secretaria de Saúde do Crato, por meio da Coordenação da Saúde do Idoso e Núcleo de Educação Permanente em Saúde, estarão realizando próxima semana a “I SEMANA MUNICIPAL DO IDOSO”. O evento acontecerá da próxima segunda-feira, 25 a 1º de março. O dia nacional do idoso é comemorado dia 27 de fevereiro e o município do Crato promoverá ações durante toda a semana. Serão realizadas várias atividades voltadas à atenção do idoso nas Unidades Básicas de Saúde - UBS, no Corpo de Bombeiros, na Quadra Bicentenário, no Posto de Referência Teodorico Teles. Essas atividades serão organizadas pelas equipes do Núcleo de Assistência a Saúde da Família- NASF, Coordenação da Saúde do Idoso, Programa Saúde na Escola - PSE, Núcleo de Educação Permanente em Saúde - NEPS.

Prefeitura do Crato entrega boletos do Garantia Safra 2012/2013

A Secretaria de Agricultura Pecuária e Recursos Hídricos do Crato comunica aos agricultores rurais cadastrados no Programa Garantia Safra 2012/2013, que a entrega dos boletos está sendo realizada na sede da Secretaria, localizada no Centro Administrativo da Prefeitura Municipal do Crato, no bairro São Miguel. De 7h30 às 11 horas e de 13 horas às 16h30. O Secretário de Agricultura Pecuária e Recursos Hídricos, Enrile Pinheiro Telles avisa que o agricultor somente receberá o boleto com a apresentação de CPF e RG, além do dos mesmos documentos da esposa.  MAIORES INFORMAÇÕES: (88) 3586.8024

Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato - PMC


Secult realiza curso Técnico em Produção de Eventos Culturais


A Secretaria da Cultura do Ceará apresentou o Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais, que visa capacitar e qualificar jovens e adultos que já desenvolvem atividades no campo da arte e da cultura.

O curso se apresenta como espaço de organização, formação e qualificação de produtores, com o objetivo de atender a demanda existente de profissionais qualificados para atuarem na área de desenvolvimento de projetos e programas culturais.

A capacitação terá duração de 18 meses, no turno da manhã, com 5horas/aula diárias de segunda a quarta-feira. O projeto visa envolver tanto profissionais que buscam formação extensiva [Curso Técnico com duração de dezoito meses] quanto aqueles que necessitam de conhecimentos e técnicas pontuais [Cursos Livres, Ciclos de Debates e Oficinas Instrumentais], gerando espaços de pesquisa e sistematização de conhecimentos, além de interação de profissionais, o que pode favorecer ações compartilhadas e fortalecimento de redes.

Ao todo, o projeto pretende envolver 1.800 pessoas em suas atividades-fim, dentre 40 estudantes do Curso Técnico e os 1.760 participantes da Formação Complementar. O Laboratório de Produção – Curso Técnico em Produção de Eventos Culturais contará com disciplinas de formação geral e específicas em diversas áreas da produção cultural, além de práticas que contarão com estágio supervisionado.

Todo o curso será coordenado por um corpo docente formado por doutores, mestres e especialistas. Inscrições: Documentação necessária: Formulário de inscrição presente no site, carta de intenção, Copia RG, Copia CPF, Certificado de conclusão do ensino médio ou declaração de que o está cursando.

Cronograma:

01 - Inscrições para o Curso Técnico até 15 de março de 2013
02 - Resultado da Seleção 22 de março de 2013
03 - Matriculas de 25 a 30 de março de 2013
04 - Inicio das Aulas 1º de Abril
 
Secult


Programa une Nasa a astrônomo de Juazeiro



A Estação PieGise, em Juazeiro, foi a única selecionada no País para integrar programa internacional

Juazeiro do Norte. Um desafio para a Astronomia no Interior do Estado, que ganha, pelas pesquisas e divulgação que tem feito, a oportunidade de participar de programa especial da Nasa. O mérito veio por meio da Estação Astronômica PieGise, projeto desenvolvido pelo astrônomo e coordenador do Programa, Valmir Morais, realizado em Juazeiro do Norte.

Valmir Morais é coordenador de projeto selecionado pela Nasa Fotos: Elizângela Santos

Segundo o astrônomo, ainda que não tenha saído da terra, utilizando senhas de acesso fornecidas pelo projeto educacional e científico "ISS EarthKAM da Nasa", controlou de 29 de janeiro a 1º de fevereiro de 2013, com uma câmera digital especial Nikon D2Xs, montada a bordo da Estação Espacial Internacional ISS, na sua sigla em inglês, para fotografar e estudar a terra a partir de uma perspectiva espacial. O projeto que Valmir Morais tem desenvolvido, para chegar a esse parâmetro, é inédito, e o mérito tem sido pelo esforço que o estudioso tem empreendido pela divulgação astronômica, a partir da "terra do Padre Cícero". De acordo com o astrônomo, o grande ganho, por meio desse trabalho tem sido a divulgação de Juazeiro do Norte. As imagens da Terra captadas pela câmera da Nasa são monitoradas a partir de Juazeiro do Norte, por meio de programa realizado pelo professor juazeirense, junto a estudantes do Instituto Federal de Educação do Ceará (Ifce) Estudantes brasileiros não tiveram a oportunidade de participar desse programa da Nasa, em específico, pela baixa publicação na área da Astronomia. Ele reconhece a inserção significativa do Cariri.

Valmir Martins vem desenvolvendo o trabalho na região há alguns anos, inclusive levando o conhecimento da Astronomia às escolas, com palestras gratuitas. Por dois anos realizou trabalho, mediante bolsa da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) para gerir as atividades do projeto do Núcleo de Astronomia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce), de Juazeiro.

O "Conhecimento da Terra Adquirido pelos Estudantes do Ensino Médio" (ISS EarthKAM - Earth Knowledge Acquired by Middle school students), conforme o astrônomo, é um programa de extensão educacional da Nasa direcionado a estudantes, professores e cientistas que, através da internet, controlam e captam imagens da terra a partir de uma câmera instalada na Estação Espacial Internacional. O projeto é financiado pela Nasa e operado por uma parceria entre a Universidade da Califórnia, em San Diego, o Johnson Space Flight Center da Nasa, o Jet Propulsion Laboratory (JPL), em Pasadena, Califórnia, o Technical Education Research Centers (Terc) - organização educacional sem fins lucrativos, e Sally Ride Science. Entidades de 12 países participaram da missão ISS 13-01 da EarthKAM. Ao todo 383 instituições, que podem ser conferidas por meio do https://earthkam.ucsd.edu/mission, puderam controlar a câmera da Estação Espacial para obter imagens exclusivas da Terra. No Brasil, apenas a Estação Astronômica coordenada pelo juazeirense integrou o projeto.

Valmir Martins já participa de outros programas da Nasa e coordena no País eventos internacionais de divulgação astronômica como a World Space Week (Semana Mundial do Espaço) e o concurso "Cassini - Scientist For A Day", da própria Nasa. Em dezembro de 2012, ele enviou à coordenação da missão EarthKAM proposta de uso da câmera instalada na ISS e solicitou sua participação na edição 2013 do projeto. Em 25 de janeiro, o controle da missão confirmou o ingresso da Estação Astronômica PieGise no programa e enviou 200 códigos para que o controle da câmera pudesse ser feito de Juazeiro do Norte. Após treinamento de mais de10 horas para aprender os procedimentos necessários para a segmentação e para trabalhar com as imagens através de computador ligado à internet, Morais acessou o sistema do controle da missão, acompanhou as órbitas da ISS em mapas virtuais do sistema da Nasa, analisou imagens infravermelhas da Terra, geradas por satélites (para verificar o período de tempo em que a estação se encontrava melhor posicionada para obter imagens de regiões sem nuvens), e enviou os dados dos locais desejados para direcionamento da câmera para o servidor de arquivos na Universidade da Califórnia, em San Diego.

Ele afirma que, por meio de programadores do Johnson Space Center/Nasa, em Houston, os dados foram transferidos para o computador na ISS, onde as imagens foram obtidas, digitalizadas e transmitidas da Estação Espacial, em órbita a cerca de 414km acima da superfície da Terra, novamente para o controle da missão que as enviou para o pesquisador.

De acordo com o pesquisador, durante o período de captura de imagens de alta resolução, a Estação Espacial realizou 61 voltas ao redor da Terra (a ISS dá uma volta aproximadamente a cada uma hora e meia). Valmir Morais só pôde fotografar a superfície da Terra durante os 45 minutos de cada órbita, quando a Estação sobrevoou o lado iluminado pelo Sol.

Devido a limitações com o sistema de câmera, as fotos puderam ser tomadas apenas uma vez a cada dez segundos.

Mais informações

Estação Astronômica PieGise
Valmir Martins de Morais
Juazeiro do Norte, Ceará - Brasil
Telefones: (88) 8838-4008
(88) 9619-9757

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora Oficial do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Funceme mantém previsão abaixo da média histórica


Atualização do prognóstico da quadra não tem maiores alterações com relação ao divulgado em janeiro

Fortaleza. As chuvas para o período de março, abril e maio deste ano tendem mais a ser abaixo da média histórica do Estado. A avaliação foi divulgada, ontem, pela Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), numa atualização de prognóstico, tendo como parâmetro o divulgado em janeiro passado.

Com isso, não houve maiores alterações com relação à última análise. Mesmo neste mês tendo uma soma pluviométrica superior as da pré-estação, também ficou abaixo da média. Do dia primeiro a 21 passados, choveu cerca de 68 mm em todo o Estado, o que representou um desvio negativo de 40%, com a relação à média histórica, que é de 112,8mm. A meteorologista Deysiane Quaresma informou que houve uma melhora no quadro de chuvas durante este mês. No entanto, a zona de convergência intertropical que prepondera na quadra da região encontra-se agora afastada da região.

Veranicos

Do mesmo modo, Deysiane informou que a previsão de chuvas para as próximas horas deverá ocorrer de forma isolada, atingindo a faixa litorânea cearense. "As chuvas no Ceará se comportam de forma bastante irregular, tanto no aspecto espacial quanto temporal", disse.

A meteorologista observa que essa situação explica porque os veranicos deverão atuar na quadra, entendidos como períodos chuvosos interrompidos por hiatos prolongados de estiagem. Lembrou que uma nova atualização deverá ser divulgada pela Funceme em março próximo, em data ainda a ser estabelecida. Pelo quadro de chuvas caídas nos primeiros 21 dias deste mês, a maior pluviometria ocorreu no Litoral Norte, com 95mm, enquanto que a média é de 127,8mm, representando um desvio de 25% negativos. A mais baixa pluviosidade aconteceu no Sertão Central e Inhamuns 42, enquanto a média histórica é de 89,3mm, representando uma variação negativa de 52%. A divulgação do prognóstico atualizado deu-se após a reunião dos técnicos do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/INPE), da Funceme e dos núcleos de meteorologia dos estados no Nordeste, para atualizar o prognóstico de chuvas para a Região.

O encontro aconteceu na Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), em Natal, e, segundo consenso dos meteorologistas, a previsão climática para os meses de março, abril e maio no Semiárido Nordestino, incluindo o Estado do Ceará, aponta probabilidade de 40% para as precipitações ficarem abaixo do normal. Para a categoria em torno da normal, foi apontada uma probabilidade de 35%, e há ainda 25% de probabilidade de chover uma quantidade acima da normal no período. Para chegar a essa conclusão, os meteorologistas analisaram assim as condições termodinâmicas dos oceanos, principalmente o Atlântico, e da atmosfera, na comparação com janeiro. Os meteorologistas são unânimes em descartar a influência de fenômenos como El Niño ou La Niña, que agem no Oceano Atlântico.

Comparação

No dia 25 de janeiro, a Funceme havia divulgado probabilidade de 45% de chuvas abaixo da normal, diferente dos 40% divulgados hoje. Essa diferença se deve a dois fatores, o primeiro foi a leve melhora nas condições do Oceano Atlântico e o segundo é o fato de que as duas previsões apontam para períodos diferentes. Em janeiro, abrangia os meses de fevereiro, março e abril, e o de fevereiro se refere aos meses de março, abril e maio. Assim como aconteceu em janeiro, também foi considerado um modelo atmosférico global gerado pela Funceme, único núcleo estadual do Brasil a fornecer esse tipo de informação em escala mundial. O novo produto foi analisado assim como os modelos do Inmet e CPTEC/INPE.

Mais informações:

Funceme
Avenida Rui Barbosa, 1246 - Aldeota, Fortaleza
Telefone: (085) 3101-1088
http://www.funceme.br/

MARCUS PEIXOTO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Foto meramente ilustrativa


Desordem e Retrocesso - Por Maria Helena RR de Sousa




Ô, Brasil, por quem foi que te trocaram? Não és mais o meu país. Esse clima de ódio, de hostilidade, de raiva, de desamor, isso não é nosso. Quem foi o infeliz que te injetou esses sentimentos negativos? Quem fez questão de imitar quem não devia?

Por que essa covardia com uma mulher de 37 anos que tem como única arma a palavra? Que vem de outro país e que luta pelo que acha bom e correto? Que não se mete conosco, que não veio trazer algo que fosse pernicioso para nosso Brasil?

Olhem bem para a foto de Yoani Sánchez e as poderosas armas que usa e depois me digam: o que é aquele bando de sujeitos e sujeitas que a segue pelo Brasil? Vão querer me convencer que aquelas tristes figuras amam Fidel Castro a ponto de não tolerar que uma sua crítica abra a boca para falar?

De onde vem essa paixão por Fidel? Quem a instilou nesses ignoramus? Quero ver se eles sabem o que se passava aqui nas décadas de ’60, ’70, ‘80, ’90, que dirá em Cuba. Queria que um deles, à queima-roupa, respondesse algumas perguntas sobre História ou Geografia das Américas!

Perdemos a educação e a vergonha na cara. Indignação? Ainda se usa isso? Condenação pelo STF é condecoração! As cenas na Livraria Cultura (assim como o palanque do aniversário do PT e seus participantes), que triste retrato do Brasil.

Kennedy foi a Paris em 1960 e passeou em carro aberto. Não pensem que os EUA eram amados pelos franceses. Não eram. Para aqueles ingratos, os amerlots, como eram chamados, gastavam muito dinheiro nas lojas, compravam tudo que viam, lotavam os restaurantes e ainda por cima invadiam bares e cinemas com sua música e seus filmes e seduziam as garotas. Mas foi tratado com toda a politesse e com a segurança que uma nação organizada oferece a seus visitantes.

Bill Clinton e sua filha Chelsea estiveram no Vietnam 25 anos depois do fim daquela guerra de consequências brutais até hoje. Só que o povo vietnamita é instruído e sabe que ele não foi o responsável pela guerra, que até nem nela lutou e por isso, povo e governo receberam muito bem pai e filha.

Já fui encantada com os barbudos de Sierra Maestra, mas desde que eles transformaram Cuba numa triste e decrépita monarquia, o encanto se desfez. Contudo, ainda aposto numa coisa: Fidel, homem inteligente e instruído que é, desconfio que está impressionado com o que vê por aqui e a matutar: ‘Que povinho mais sem categoria’...

Deixo com vocês Fidel Castro em viagens aos EUA. Ele tinha, como tem, inimigos mortais naquele país, mas nenhum idiota ia conseguir chegar perto dele e lhe puxar um fio da barba como fizeram com os cabelos da Yoani nesta selva chamada Brasil.

Isso foi num tempo em que a ordem e o progresso, lá como cá, ainda tinham voz.


Por: Maria Helena RR de Sousa
Via Antonio Morais



Cabo Toureiro recebe grande homenagem na Rádio Educadora





Uma das mais conhecidas personalidades do Crato, o "Cabo Toureiro", na realidade, sargento José Bernardo ( pai do poeta e fotógrafo Wilson Bernardo ) fez aniversário ontem ( 22 ) e foi entrevistado longamente no programa Jornal do Cariri de Antonio Vicelmo da Rádio Educadora. Toureiro contou inúmeras histórias interessantes e a entrevista foi gravada pelo Blog do Crato, como aliás, todos os programas do Vicelmo o são, desde 2008.

O fotógrafo e filho Wilson Bernardo fez algumas fotos na Rádio Educadora. Para ouvir o programa do Vicelmo do dia de ontem ( 22 ), clique no player logo abaixo: ( Atenção: para evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo, PARE ANTES, o player da Rádio Chapada do Araripe, no canto superior direito do Blog do Crato ).

Fotos: Wilson Bernardo

A esquerda é burra?




 Perdoe-me o pleonasmo, mas o que a esquerda jurássica brasileira fez com a blogueira cubana Yoani Sánchez recordou-nos uma antológica frase de Roberto Campos, que, com absoluta razão dizia: "a esquerda é burra!”. A passagem de Yoani pelo Brasil tinha tudo para ser discreta e sem grande repercussão. No entanto, militantes da esquerda jurássica – cumprindo servilmente ordens do embaixador de Cuba em Brasília – com seus gritos e palavras de ordem (as mesmas, repetidas nos lugares de norte a sul do Brasil, por onde Yoani passou) – deram à blogueira cubana grande exposição na mídia nacional e internacional.

   Segundo a edição da revista “Veja” que começa a circular neste sábado: “A dissidente cubana Yoani Sánchez encontrou no Brasil uma raridade, jovens manipulados para defender uma ditadura. Viu patetas fantasiados de Che Guevara tentando, aos berros e à força, impedi-la de falar. Sua reação foi uma aula de política. Ela pouco se importou com o conteúdo do alarido. Aprendeu a valorizar o exercício da liberdade de protestar, mesmo quando o alvo é ela própria. Sua simplicidade assusta os adeptos das tiranias”.

   O que ocorreu, na prática, nas manifestações contra Yaoni, no Brasil, foi uma flagrante violação do direito fundamental à livre expressão do pensamento. Os que se arvoravam, falsamente, no passado de “defensores das liberdades democráticas” hoje mostraram a face de verdadeiros fascistas, adeptos do totalitarismo e violadores das leis brasileiras, confrontando-se com o Estado de Direito.
Esse festival de intolerância e truculência, que vimos através dos meios de comunicação não condiz com a verdadeira índole do pacato e perspicaz povo brasileiro.
(Armando Rafael)



Atacar Yoani Sánchez é golpear a liberdade – por Roberto Freire (*)


A vinda ao Brasil da blogueira e ativista cubana Yoani Sánchez, lutadora pela abertura política em seu país, tinha tudo para se transformar em uma grande festa da democracia. Depois de ter o visto de saída de Cuba negado 20 vezes nos últimos seis anos, Yoani finalmente conseguiu ultrapassar as fronteiras cubanas, mas desde o desembarque em território brasileiro vem sendo alvo de covardes manifestações que ultrapassaram o direito legítimo ao protesto e apelaram à violência.

Um fato insólito: quando Cuba, mesmo que timidamente, avança na abertura, o Brasil regride na intolerância. Tanto no Recife quanto em Salvador, por onde passou inicialmente, a blogueira foi hostilizada e teve notas falsas de dólar esfregadas em seu rosto por agressores que atuam como em verdadeiras hordas fascistas. Em Feira de Santana, na Bahia, manifestantes ocuparam o auditório onde ocorreria a exibição de um documentário que contou com a participação de Yoani e não permitiram que a cubana falasse por mais de 15 minutos. O grupo obrigou os organizadores a cancelarem a exibição do filme, atentando contra a democracia e a liberdade de expressão.

Para quem, como eu, ingressou no Partido Comunista Brasileiro acreditando na construção de uma sociedade mais justa e inspirado pelos ideais da Revolução Cubana, que embalaram os sonhos de toda uma geração, é doloroso constatar que a esperança tenha sido derrotada pelo obscurantismo que tenta calar a liberdade. Naquele momento, lutávamos por um mundo igualitário. Hoje, infelizmente, alguns jovens se unem para impedir a livre manifestação de uma blogueira.

Para agravar a situação, a ação intolerante desses grupos contou com a conivência do governo brasileiro, na medida em que um de seus funcionários, Ricardo Augusto Poppi Martins, assessor direto do ministro Gilberto Carvalho, da Secretaria-Geral da Presidência, participou de reunião com o embaixador de Cuba no Brasil, conforme revelou a revista "Veja". No encontro, o embaixador informou que Yoani seria vigiada por agentes cubanos durante sua passagem pelo país e entregou ao subordinado do ministro um dossiê secreto com informações sobre a blogueira.
O pior é que se trata de um comportamento recorrente do governo Dilma, que já havia ignorado solenemente a participação indevida do embaixador da Venezuela em um ato organizado pelo PT em defesa do ex-ministro José Dirceu, condenado pelo STF no mensalão. Ambos os episódios ferem os princípios da não interferência em assuntos internos de outras nações e da autodeterminação dos povos, historicamente respeitados pelo Brasil em fóruns internacionais.

Ao contrário daqueles que intimidaram a blogueira, a verdadeira esquerda democrática brasileira tem um compromisso histórico com a pluralidade, a tolerância e o respeito à divergência e aos direitos fundamentais. Os ataques não se limitam à cubana e dizem muito sobre o período histórico em que vivemos, sob o comando de forças políticas que representam o atraso, vilipendiam as instituições e afrontam a liberdade. Atacar Yoani é golpear a democracia que construímos com tanto sacrifício.

(*) Roberto Freire é deputado federal (PPS–SP) e Presidente Nacional do PPS. Foi Deputado Federal e Senador por Pernambuco e candidato à presidência da República pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB-PE)

Comentários feitos por Armando Rafael:


Mentira
Num dos protestos organizados pelo embaixador de Cuba contra a blogueira Yoani, via-se escrito num cartaz empunhado por um troglodita: "Cuba, o único país com vacina contra o câncer". Risível! Se isso fosse verdade cabe a pergunta: por que não a usaram a tal vacina em  Hugo Chávez? Aliás o ditador venezuelano vai morrer dessa doença porque é burro. Se tivesse feito tratamento em São Paulo (Brasil) teria escapado, a exemplo de Lula, Dilma e do bispo paraguaio Fernando Lugo, que estão aí esnobando saúde...

Hipocrisia
Yoani foi agredida seguidas vezes por militantes do PT, PCdoB e CUT. E não se ouviu uma única voz dos ativistas dos direitos humanos tão presentes neste governo,  ou, sequer,  uma voz da Secretaria das Mulheres ( um dos 36 ministérios do governo Dilmal) em defesa da blogueira cubana.

Ópera buffa
O pior é ficarmos assistindo um debate sobre a ilha-prisão de Cuba (que é uma imensa favela de miséria), como se Cuba servisse de exemplo em uma única coisa sequer para nós. Lamentavelmente, o que temos no Brasil é uma imensa maioria silenciosa e uma pequena  minoria  atrasada e agressiva que tenta impor sua ideologia com  gritos e ameaças.



Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31