xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/02/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 fevereiro 2013

Avant Premier do Cariri Cangaço em Lavras da Mangabeira



Manoel Severo e o Cariri Cangaço também em Lavras da Mangabeira

A noite Cariri Cangaço-GECC desta quarta-feira, dia 20 de fevereiro no Restaurante Chopp Gril em Fortaleza, definiu a data da Avant Premier do Cariri Cangaço 2013. A largada do evento se dará no município de Lavras da Mangabeira nos dias 18 e 19 de Maio. Estiveram presentes ao encontro a Secretária de Cultura de Lavras, Cristina Couto , o Presidente do GECC, Angelo Osmiro, o Curador do Cariri Cangaço Manoel Severo, além de Aderbal Nogueira, Wilton Dedê, Haroldo Felinto, João Calixto Junior, Professor Zeca, Afranio Mesquita, Edmilson Junior e Tomaz Cisne .

A noite também marcou a apresentação do novo livro do escritor João Tavares Calixto Junior , " Venda Grande D'Aurora", obra emblemática que traz boa parte da marcante história do município de Aurora, outro importante anfitrião do Cariri Cangaço. Para a Secretária de Cultura de Lavras, Cristina Couto "Lavras já se prepara para receber em grande estilo a Avant Premier do Cariri Cangaço, serão dois dias de muita festa cultural e de conhecimento, resgatando e fortalecendo as tradições e a historia de nossa querida Lavras da Mangabeira". Para o Presidente do GECC, Ângelo Osmiro, a presença do Cariri Cangaço em Lavras "resgata antes de tudo um dos mais importantes cenários do coronelismo do inicio do século passado no Ceará, realmente vai ser um evento histórico".

Manoel Severo, curador do Cariri Cangaço ressalta o ineditismo da Avant Premier em Lavras: " O evento este ano já começa com o pé direito, antes mesmo do grande momento de nosso Cariri Cangaço no mês de Setembro, teremos a grande festa em Lavras da Mangabeira, onde a principal personagem será Dona Fideralina, então, o que dizer mais ? Só isso bastaria para termos um evento inesquecível. Então a todos os amigos da família Cariri Cangaço convidamos para participar conosco da Avant Premier em Lavras, dias 18 e 19 de Maio".

O Cariri Cangaço acontece entre os dias 17 e 22 de Setembro de 2013 na região do Cariri.

Cariri Cangaço

CRATO - Instituição para tratamento de dependentes está ameaçada de fechar devido à falta de repasses




O problema das drogas tem aumentado consideravelmente no interior do Estado, nas cidades de pequeno e médio porte e também na zona rural. 

No Crato, é grande a procura por centros de reabilitação para dependentes químicos. A ACEV - Associação Cristã Esperança e Vida é uma entidade que existe há 7 anos, e por lá já passaram mais de 100 crianças, tendo prestado um trabalho relevante à sociedade caririense. Segundo reportagem apresentada pela TV Verdes Mares, a instituição está ameaçada de fechar. A casa, que tem capacidade para acomodar 16 crianças, atende hoje em dia, apenas 10. Segundo a instituição, existe uma lista de espera de crianças que aguardam uma vaga, mas faltam recursos para atender à demanda. Em outubro de 2012, o Ministério da Saúde assinou um convênio com a prefeitura do Crato e a ONG seria beneficiada. 210 mil reais deveriam ter sido repassados, mas isso não aconteceu. "Esperamos 3 meses e a verba não foi repassada. Mudou o gestor, ou os gestores e a verba também não foi repassada. Procuramos o secretário de saúde atual e na sua palavra, me meu a entender que não existia essa verba", afirma o coordenador da instituição, Naildo Carlos Batista. 

O dinheiro está na conta da secretaria de saúde, mas foi bloqueado pelo próprio ministério da saúde. Consultado, o secretário de saúde do Crato, Walter José, disse que o valor pode não ter sido repassado em função de alguns critérios que o município do Crato não atenderia e também das casas de apoio. O secretário afirmou ainda que o município do Crato está instalando uma rede de atenção psico-social que vai ter residência terapêutica, CAPS AD3, que é o CAPS que teria que ser referência para as instituições receberem os recursos do ministério, de acordo com as normas que a portaria determina.

Edição: Dihelson Mendonça - Blog do Crato
Com informações adicionais da TV Verdes Mares



Comentários via Facebook já podem ser postados no Blog do Crato novamente


Conforme os leitores observaram, nos últimos dias o Blog passou por umas pequenas mudanças. Comentários sumiram, voltamos ao modelo antigo...etc. De fato, o modelo adotado antes, e que eu particularmente gostava, não se adaptava aos diversos formatos de tela de computadores. Se observados em resoluções de 1200 acima, tudo funcionava normal, mas em antigas resoluçõs de 1024 x 768, que muita gente ainda usa em notebooks, o Blog ficava distorcido, sem aparecer a imagem complea. Isso me levou a fazer experimentos para procurar um modelo adaptável aos diversos tipos de resolução, e findamos neste aqui, que de fato resolve o problema. Durante os procedimentos, precisei desativar os comentários e alguns "gadgets", que em breve estarão de volta. 

Agora, as pessoas poderão voltar a comentar através das suas contas do Facebook. Como sempre, os comentários são moderados, e há um intercâmbio permanente entre as postagens do Blog do Crato e os usuários do grupo Filhos e Amigos do Crato, que é uma extensão do Blog no Facebook. 

Estou trabalhando agora em backups da Rádio Chapada do Araripe, troca de HDs, ampliação do sistema e outras. Vem muitas novidades por aí. 

Abraços,

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com
 

DENÚNCIA: Cliente compra iogurtes com prazo de validade vencido no Atacadão, em juazeiro do Norte


O Sr. Paulo Gilberto Morais fez a denúncia no grupo Filhos e Amigos do Crato:

"A QUEM INTERESSAR POSSA - Precisando comprar um iogurte com prazo de validade vencido e não encontra? Seus problemas acabaram! Inadvertidamente, anteontem, minha esposa incluiu na feira da família um pote do Iogurte Batavo Naturis Soja em sua maior embalagem. Em casa, ontem, ao estranhar o gosto que o produto apresentava, observou que o prazo de validade foi o dia 13.02.2013. E não é a primeira vez que isso acontece; aqui mesmo nesta tribuna, há algum tempo, denunciei que o ATACADÃO Juazeiro do Norte (CE) mantinha pilhas e pilhas de leite na embalagem caixinha/litro com prazos também vencidos. 

Havia de várias marcas, naquela oportunidade. Sugiro ao pessoal da vigilância sanitária da Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte uma visitinha à citada loja de atacado/varejo de alimentos e comprove o que reafirmo: A LOJA ATACADÃO - JUAZEIRO DO NORTE (CE) É CONTUMAZ NA EXPOSIÇÃO/VENDA DE PRODUTOS COM PRAZO DE VALIDADE VENCIDO A SEUS CLIENTES MENOS ATENTOS.

Por: Paulo Gilberto Morais ( PG Morais )
Membro do Blog do Crato


Fraudes em Licitações em Juazeiro do Norte são denunciadas pelo Ministério Público Federal


Empresários, funcionários públicos e um ex-secretário municipal são acusados de envolvimento no esquema

O Ministério Público Federal apresentou denúncia contra 13 pessoas envolvidas em um esquema de fraudes nas licitações e na execução de contratos para obras em escolas públicas no município de Juazeiro do Norte, região Cariri do Estado. Entre os denunciados estão empresários, servidores públicos e um ex-secretário municipal.

Segundo o procurador da República Celso Costa Lima Verde Leal, os réus se associaram e fraudaram o caráter competitivo em procedimentos licitatórios com o intuito de obter vantagens na escolha de empresas, apropriando-se de dinheiro público por meio da não execução total dos contratos, mas recebendo o pagamento integral, como se os serviços tivessem sido realizados.

De acordo com a denúncia apresentada pelo MPF à Justiça Federal, houve fraudes em pelo menos sete licitações realizadas em 2009 pela Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte com recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação), além de um procedimento de dispensa. As licitações totalizaram mais de R$ 3 milhões.

Conforme laudo pericial feito pela Assessoria da Procuradoria-Geral da República, órgão de administração central do MPF, as fraudes prosseguiam na execução de contratos com as empresas vencedoras que não eram executados integralmente. Entretanto, os serviços eram indevidamente recebidos pelo então secretário de Infraestrutura do município de Juazeiro do Norte, Rafael Apolinário Santana, que autorizava os pagamentos, apesar de ter conhecimento da falsidade ideológica dos relatórios de fiscalização das obras.

Fonte: Portal Verdes Mares


Dep. ELY AGUIAR rebate notícias sobre a estátua a N. S de Fátima


NE - Em nota enviada ao Blog do Crato na noite desta quinta-feira, o deputado Ely Aguiar rebate dados publicados pelo jornalista Wilson Rodrigues em matéria veiculada neste mesmo blog dias atrás, quando foi apontado custos de 600 mil reais e outros dados. Segue a sua nota na íntegra:

"Causou-me estranheza as publicações inverídicas e tendenciosas veiculadas  em alguns órgãos informativos da Região do Cariri sobre o Projeto Nossa Senhora de Fátima, na cidade do Crato.

O equivoco começa quando diz que o custo é de 600 mil reais, na realidade está lá no Portal da Transparência e no edital do Governo do Estado recursos da ordem de 946 mil  852 reais e 46 centavos.  O valor total da obra chega a 1 milhão e 200  mil reais. Não sei onde foram buscar os 600 mil reais, do Ministério do Turismo. Coisa de jornalista mal informado e tendencioso.

OUTRA INFORMAÇÃO MENTIROSA:  Os abutres da informação dizem que o projeto recebeu verba federal. Garanto que  o projeto Nossa Senhora de Fátima nunca recebeu “  NENHUM CENTAVO DO GOVERNO FEDERAL “. Nunca houve repasse por parte do Ministério do Turismo ou da Caixa Econômica Federal. O projeto é executado com recursos  exclusivos do Governo do Estado, para desenvolver o setor de turismo.

Vale salientar o próprio  Juiz Federal, Dr. Bruno Carrá, já verificou a inexistência de recursos da União.


Acima: Estátua de S. Francisco no Canindé ( Foto enviada por Ely Aguiar )

HOUVE EMBARGO: O embargo que aconteceu, atrasando o andamento dos trabalhos, foi por conta de uma ação movida pelo Ministério Publico Estadual, através do Promotor ( que não está mais no Crato ), Marcos de Jesus, alegando que o Crato não tinha perfil de cidade religiosa e evocando o Estado Laico. O Juiz de Direito do Crato, Dr. Maza, acolheu o pedido e embargou a obra. O processo foi parar no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará,  os Desembargadores entenderam a importância do obra, para desenvolvimento da Região, incrementando o turismo  e gerando empregos. O TJ derrubou  a ação de embargo, solicitada pelo Promotor. Portando, a obra tem o aval do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Aproveito a oportunidade para, através do blog do Crato, convidar a todos para a assinatura da ordem de serviço que deverá acontecer no próximo  domingo com a presença do Governo do Estado. É  DIFÍCIL  FAZER  ALGO PELO CRATO, TODAVIA, NÃO VAMOS DESISTIR...O TEMPO VAI MOSTRAR A IMPORTANCIA DO PROJETO  PARA O CRATO E PARA A REGIÃO. NA NOSSA TERRA TEM GENTE QUE NÃO FAZ E NÃO DEIXA OS OUTROS FAZER. SE CANINDÉ PODE, O CRATO TAMBÉM PODE."

Ely Aguiar
Deputado Estadual 

CRATO - Vereador Amadeu de Freitas fala sobre a audiência Pública pelos servidores municipais


"A Audiência Pública que discutiu a situação do serviço e dos servidores públicos municipais do Crato, realizada hoje pela manhã na Câmara Municipal, contou com a presença do Procurador Geral do Município e uma expressiva participação de servidores/as e concursados/as que esperam convocação.

Considero que a Audiência cumpriu seu papel. Acolheu denúncias de que está havendo contratos temporários para serviços permanentes e a palavra do procurador de que as contratações temporárias serão apenas para as excepcionalidades previstas em lei e para os programas do Governo Federal que não exigem pessoal de carreira.

Reafirmamos o nosso compromisso de continuarmos a fiscalização e de adotarmos as medidas que se fizerem necessárias quando da comprovação de irregularidades na contratação de pessoal na Prefeitura do Crato."

Amadeu de Freitas
Vereador na cidade do Crato

Icasa vence Crato e se classifica para a próxima fase do Campeonato Cearense


Com o resultado, o Verdão do Cariri está classificado para a próxima fase do Cearense 2013

No clássico do Cariri entre Icasa e Crato, o time de Juazeiro do Norte levou a melhor. Com gol de Abuda, aos 6 minutos do segundo tempo, o Verdão do Cariri venceu o Azulão por 1 a 0 na noite desta quinta-feira (21), no Romeirão. O Icasa está classificado para a segunda fase do Campeonato Cearense. Com o resultado, o Verdão está classificado para a próxima fase do Cearense 2013. Foto: Normando Soracles/Miseria.com.br

A novidade do Verdão foi justamente o autor do único gol da partida, o atacante Abuda, ex-jogador do Corinthians. O jogo que encerrou a 15ª rodada foi cercado por polêmicas de arbitragem e fraco tecnicamente. Com o resultado, o Icasa chegou a 21 pontos e se mantém na 4ª posição da tabela. Já o Crato continua na última posição da zona classificação, com 14 pontos. Na próxima rodada, o Icasa recebe o São Benedito, no próximo domingo (24), às 16h, no Romeirão. O Crato só volta a campo na rodada seguinte, na próxima quarta-feira (27), fora de casa, diante do Tiradentes, no Domingão.

Via Portal verdes Mares


Crato - Previsão do Tempo para hoje, 22 de Fevereiro de 2013


Dia de sol com algumas núvens e NÃO CHOVE. Esta é a previsão do tempo para hoje em Crato, segundo os serviços de meteorologia do país. Nascer do sol: 05h43 Pôr do sol: 18:12  - Max 35º Min 24º - ventos: E a 13km/h - Umidade Relativa do Ar: 89% 47% - Índice UV: Muito Alto

Fontes: INPE e GOES12

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet





Audiência Pública sobre Servidores e Concurso


Em defêsa dos Concursados do Crato
 
Recebemos a gravação do pronunciamento de Alessandra Bandeira na Cãmara Municipal do Crato, em defêsa dos concursados. Ouça o áudio clicando no link abaixo ( Pare antes o player da Rádio Chapada do Araripe, no canto superior direito do Blog a fim de evitar ouvir 2 sons ao mesmo tempo ).
 

Fonte: Alessandra Bandeira

( Colaboradora )




TCM inicia inspeção especial em Prefeituras sob suspeita de desmonte


O Tribunal de Contas dos Municípios vai iniciar, a partir das próxima segunda-feira, inspeção especial em Prefeituras sob acusação de desmonte. Segundo o presidente do TCM, Francisco Aguiar, serão fiscalizadas 20 prefeituras até o dia 29 de março próximo. As quatro primeiras Prefeituras já foram selecionadas. São elas: Capistrano, Cariús, Cedro e Chorozinho. Depois desse procedimento, o tribunal passará ao processo de fiscalização normal de contas das gestões iniciadas neste ano.

Fonte: O Povo OnLine ( Eliomar de Lima ).

 


Brasil possui 262 milhões de celulares ativos



Estudo da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) mostra que no fim de janeiro deste ano existiam 262,2 milhões de telefones celulares em funcionamento no Brasil. O número indica que, na média, há mais de um celular por habitante. São 133 aparelhos habilitados para cada cem brasileiros.

Apenas no mês de janeiro foram habilitados 482 mil novos chips, crescimento de 0,18% na base de assinantes frente ao mês anterior.

Ao todo, são 210,77 milhões de clientes na modalidade pré-paga, representando 80,37% do total. Os pós-pagos representam 19,63%. A banda larga móvel, por sua vez, foi contratada por 59,27 milhões de usuários. O Distrito Federal continua sendo a unidade da federação com maior número de aparelhos móveis por habitante. A média é de 2,2 para cada pessoa.

Por Operadora

Na disputa pelo mercado consumidor, a Vivo continua com a liderança: 28,9% do "market share" (participação do mercado). TIM, Claro e Oi aparecem na sequência com 26,9%, 25%, 18,8% do mercado, respectivamente. O restante fica dividido entre companhias menores, como CTBC e Sercomtel.

Folhpress


Licitação da 1ª etapa do Cinturão das Águas será próximo dia 28


O projeto prevê interligar 12 bacias hidrográficas, a partir da transposição das águas do Rio São Francisco

Iguatu. Está previsto para o próximo dia 28 a licitação para a escolha da empresa que vai construir a primeira etapa do projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC). Nesta primeira fase, serão investidos R$ 1,6 bilhão e os serviços terão 150km de extensão. O CAC é um projeto complexo e considerado a maior obra de infraestrutura hídrica do Estado, que pretende levar água para 93% do Estado por meio de canais, túneis e leito natural.
 
Canal da Integração, já em fase final, é parte essencial na interligação hídrica FOTO: NATINHO RODRIGUES

A data de licitação do CAC estava prevista para janeiro passado e depois para o início deste mês. Porém, foi adiada para aperfeiçoar o processo licitatório e atender as construtoras que solicitaram prazo para elaborar as propostas técnicas e orçamentárias. "Muitas empresas pediram para adiar a licitação, tendo em vista o feriado do fim de ano e depois o Carnaval", explicou a coordenadora de Célula de Acompanhamento de Licitação da Secretaria de Recursos Hídricos (SRH), Lúcia Setúbal. "Houve também atraso na circulação do Diário Oficial do Estado".

Vencidas as questões técnicas, legais e burocráticas, o ritmo de trabalho na SRH permanece intenso tendo em vista a complexidade do projeto. Os técnicos trabalham a portas fechadas, e as reuniões seguem diariamente. "Se tudo ocorrer dentro dos prazos normais, a construção da obra está prevista para começar em junho próximo", disse a coordenadora de Infraestrutura da SRH, Mônica Holanda. A primeira etapa foi dividida em cinco lotes, conforme o projeto.

Há três anos que o Governo do Estado prepara o projeto do Cinturão das Águas. Na primeira etapa, a água chegará ao Açude Orós por meio do Rio Cariús que deságua no Rio Jaguaribe. De lá, partirá para o Canal do Trabalhador e depois para o Eixão das Águas a partir do Açude Castanhão. Entretanto, a obra física de interligação entre o CAC e o Eixão das Águas somente ocorrerá em longo prazo, estimado em 30 anos.

Infraestrutura

Hipérides Macedo, ex-secretário de Recursos Hídricos do Estado e um dos autores da Política de Recursos Hídricos do Estado, implantada no fim dos anos de 1980, já se manifestou em diversas oportunidades acerca das obras de transferência de águas no Ceará. Segundo ele, o Ceará, nos últimos 20 anos, realizou obras de infraestrutura que permitiram o armazenamento e transferência de água entre as bacias hidrográficas. O primeiro grande passo foi a construção de barragens. Foram feitos 50 açudes de porte médio e mais o Castanhão, que permitiram a distribuição do recurso pelo território. Em seguida, houve a implantação de adutoras que fazem a transferência da água da fonte para os locais de consumo. 

Soma-se a esses dois sistemas, o projeto de interligação de Bacias, que só é possível graças às obras básicas - açudes e adutoras. O Canal da Integração (Eixão das Águas) e o Cinturão das Águas complementam esse projeto que é fundamental para a segurança hídrica e desenvolvimento do Estado. "O Ceará já convive com a seca em melhor situação que outros Estados vizinhos e, com esse conjunto de obras de infraestrutura hídrica, no futuro, vai enfrentar os períodos de estiagem sem desabastecimento", avaliou ele.

Para a primeira etapa do Cinturão, orçada em R$ 1,6 bilhão, o Governo do Estado obteve recursos de R$ 1,1 bilhão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), por meio do Ministério da Integração Nacional, e o restante, R$ 500 mil, de recursos próprios. Inicialmente, havia uma previsão de um custo total de R$ 6,8 bilhões para a construção do CAC, mas esse orçamento deve aumentar com o decorrer dos anos e das obras. O Cinturão das Águas é um dos projetos que vão receber parte dos R$ 206,5 milhões do crédito suplementar destinado a órgãos e obras no Ceará. O orçamento complementar liberado para o projeto de transposição foi de cerca de R$ 2 milhões.

A obra foi dividida em cinco lotes. O primeiro vai interligar o município de Jati à Missão Velha, num trecho de 40km. O segundo levará água por meio de um canal para o município de Nova Olinda até o Rio Cariús. O último é de construção de canais e túneis entre as bacias.

Cinturão das Àguas e Barragem Figueiredo

O projeto prevê interligar 12 bacias hidrográficas, numa extensão total de 545km, a partir da transposição das águas do Rio São Francisco, no município de Jati, no extremo Sul do Ceará. A conclusão da obra está prevista para 2040. Em decorrência de constantes períodos de estiagem que o Ceará enfrenta, a exemplo da seca de 2012, considerada uma das maiores dos últimos 40 anos, a construção do CAC torna-se fundamental, pois a obra é apontada pelos técnicos do governo como a solução para o abastecimento das cidades e viabilização de projetos econômicos, industriais e também agropecuários.

Fonte: DN



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30