xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/02/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 fevereiro 2013

Bispo Dom Fernando Panico vai ao vaticano logo que o novo papa seja eleito




A decisão do Papa Bento XVI de renunciar o cargo surpreendeu o mundo e até mesmo a Igreja Católica enquanto instituição. Embora há quatro anos, em seu primeiro livro que escreveu, intitulado “Luz do Mundo”, ele havia publicado que, se um dia chegasse a uma situação de não poder mais governar a Igreja por falta de firmeza de saúde, renunciaria o cargo, a noticia foi inesperada. A informação foi passada pelo bispo diocesano do Crato, Dom Fernando Pânico. Para ele, a renuncia de Bento XVI tem um significado especial para os caririenses no tocante ao processo de reabilitação do Padre Cícero Romão Batista de quem ele era defensor desde os tempos em que Joseph Ratzinger era cardeal e que tramita no Vaticano há seis anos. Explicou Dom Fernando que foi o cardeal Ratzinger quem iniciou todo um  trabalho de suscitar o interesse para rever os documentos de arquivos que descrevem a pessoa cristã do Padre Cícero. Conta o bispo cratense que nas cinco oportunidades que esteve com ele, sempre o assunto central foi a reabilitação e sentiu dele seu empenho pela conclusão do processo. “O Papa Bento XVI sempre foi muito sensível ao elemento da fé romeira por ser genuína e verdadeira. Diferentemente daquela fé sofisticada, vinda das elites que manipulam Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse Dom Fernando ao afirmar que ainda não tem uma posição definida sobre até que ponto a saída de Bento XVI da chefia da Igreja Católica possa dificultar o tramite do processo de reabilitação do Padre Cícero.

Fernando Panico disse ainda que, assim que for eleito o novo Papa, fará uma viagem a Roma, levando para a Doutrina da Fé (a quem cabe analisar os documentos apresentados), a sua preocupação e o seu pedido para que se apresse uma resposta ao processo de reabilitação em atendimento as cobranças insistentes do povo católico do Cariri. A sua próxima viagem ao Vaticano para tratar do assunto será diferente daquela que a fez como chefe de uma caravana de dezenas de pessoas do Cariri que foi a Roma para uma simples entrega de documentos. Para o bispo, esta viagem, ao invés de ajudar, atrapalhou o tramite do processo porque, segundo disse, o povo romano não gostou do movimento, principalmente, por perceber que o Padre Cícero já é venerado como santo pelo povo nordestino. Dom Fernando disse que a sua esperança está no cardeal Tarcisio Bertoni, secretário de estado e que é a segunda pessoa depois do Papa. Mesmo sabendo que, com a renuncia de um pontífice, automaticamente cai toda a equipe de seus colaboradores, porem acredita na sensibilidade de Bertoni quanto a causa do Padre Cícero porque foi através dele que Bento XVI se informou sobre os fenômenos das romarias em Juazeiro do Norte e da devoção do povo, disse o bispo diocesano do Crato.

Dom Fernando Panico não consegue esconder sua tristeza pela renuncia do Papa Bento XVI que estava de viagem marcada para o Brasil no próximo mês de julho para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Com 85 anos de idade foi o pontífice de numero 265 e o sétimo Chefe de Estado do Vaticano. Deixa o cargo faltando 45 dias para completar oito anos de seu pontificado.

Wilson Rodrigues
Radialista/Jornalista
Membro oficial do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe

 

Nova ação judicial contra a construção da Estátua a N. S de Fátima em Crato


O governo do Ceará liberou 946 mil 852 reais e 26 centavos para a continuidade em sua segunda etapa da construção da estatua de Nossa Senhora de Fátima no Bairro Barro Branco, em Crato. A verba destina-se as obras de infraestrutura do local, pavimentação, eletrificação, mirante, pedestal e a aquisição da imagem confeccionada a base de fibra de vidro com 35 metros de altura e protegida por uma resina especial. A construtora vencedora da licitação é a JMD Construções Ltda. que aguarda a assinatura da ordem de serviços que deverá acontecer nos próximos dias. É um projeto, orçado inicialmente em quase 600 mil reais com verba do Ministério do Turismo com o objetivo de incrementar o turismo religioso no Cariri e que há cinco anos vem enfrentando dificuldades na sua efetivação. As obras estavam paralisadas há seis meses porque a empresa responsável abriu falência e só agora o governo do estado conseguiu nova licitação. O projeto enfrenta problemas na justiça federal onde, em 2008 foi apresentada uma ação pelo Ministério Publico estadual e Federal por envolver recursos públicos da União, segundo argumentou na época o promotor de justiça, Elder Ximenes. O juiz federal, Tiago José Brasileiro Franco, julgou improcedentes os pedidos entendendo que não houve gastos de dinheiro publico na abra. O Ministério Publico recorreu da sentença e o processo está tramitando no Tribunal Regional Federal da 5ª região para analise da apelação, inclusive pedindo a demolição do que já foi construído, imputando responsabilidades ao município do Crato, a Caixa Econômica Federal e ao governo federal.

Com a liberação da verba estadual para a segunda etapa da obra, o Ministério Publico vai entrar com nova ação pedindo a suspensão do repasse. O autor da ação, promotor Lucas Felipe Azevedo Brito, da segunda promotoria publica do Crato, entende que verba publica de natureza estadual não pode ser utilizada para subvencionar a construção de imagem de monumentos religiosos, o que estaria privilegiando determinado segmento religioso em detrimento dos demais, conforme está fundamentado no artigo XIX inciso I da Constituição Federal. Segundo o representante do Ministério Publico, o empreendimento desta natureza deve ser construído com recursos oriundos de doações dos fiéis seguidores da religião a ser beneficiada. A ação está sendo preparada e na coleta de dados comprobatórios que está sendo feita caso configure que o estado está utilizando verba publica para a construção de obras religiosas, a intervenção judicial será imediatamente feita, conforme disse o promotor de justiça, Lucas Felipe Azevedo Brito.

A construção do monumento de Nossa Senhora de Fátima no Crato é uma iniciativa do deputado estadual, Ely Aguiar que não quis se pronunciar sobre as questões judiciais que o projeto vem enfrentando, apenas informou que já conseguiu recursos para a Construção do Abrigo dos Romeiros de Fátima e que o projeto está em fase conclusiva, sendo uma réplica do existente na cidade de Fátima, Portugal. A construção da estatua divide opiniões dos católicos cratenses. Flaviana Batista Azevedo é contra a aplicação de dinheiro publico no projeto, no momento em que a população pobre precisa de mais leitos nos hospitais, saneamento básico, moradias e outras obras sociais. O medico José Gonçalves é a favor da construção do monumento que vai atrair milhares de turistas e isso gera emprego e renda, disse ele. O bispo diocesano do Crato, Dom Fernando Panico disse apenas que seja feita a vontade de Deus para o bem de todos. O padre Edmilson Ferreira Neves, vigário da Sé Catedral apenas parabenizou a iniciativa do deputado.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Jornalista
Membro oficial do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Liberdade à cubana (Editorial do “Estadão” desta 4ª feira)


Os militantes que na segunda-feira hostilizaram a dissidente cubana Yoani Sánchez nos aeroportos do Recife e de Salvador e na mesma noite impediram a exibição, em Feira de Santana, de um documentário produzido no Brasil de que ela é protagonista decerto nunca leram uma linha da líder revolucionária alemã Rosa Luxemburgo (1871-1919). Eles são exímios, de toda forma, em pôr de ponta-cabeça a máxima que a apartou dos maiores líderes revolucionários de seu tempo, como Lenin e Trotsky. Enquanto estes, fiéis a Marx, consideravam a ditadura do proletariado imprescindível à construção do que seria o edênico sistema comunista, já então, com admirável senso premonitório, ela cunhou a máxima graças à qual se poupou de entrar para a história pela via da ignomínia e da apologia da violência em escala até então sem precedentes. "A liberdade", escreveu, "é quase sempre, exclusivamente, a liberdade de quem discorda de nós."


   Os grupelhos autoritários que tentaram intimidar a filóloga e jornalista Yoani, de 37 anos - a única voz contra a ditadura castrista que se exprime pela internet, no seu blog Generación Y, criado em 2007 -, desfrutariam em Cuba da "liberdade" de concordar com a senil ordem política local. Só há pouco, numa tentativa de adiar o seu desmanche, o castrismo passou a permitir viagens ao exterior sem que os interessados tenham de obter o infame visto de saída da ilha. Graças a isso, Yoani pôde tirar o passaporte que lhe vinha sendo negado sistematicamente. Ela só esteve fora de Cuba de 2002 a 2004, quando morou na Europa. Sendo o que são os seus fanatizados detratores - filiados a organizações patéticas como a União da Juventude Socialista, ligada ao PC do B e admiradora do regime norte-coreano; do Partido Comunista Revolucionário, que almeja "dirigir a classe operária"; e do Partido Consulta Popular, pró-MST, que ministra um curso de "realidade brasileira" -, seria nulo o seu risco de punição no feudo dos irmãos Castro.

   Isso porque não há hipótese de que o contato com a realidade cubana viesse a abalar a sua petrificada mentalidade. Antes, seriam capazes de competir com os serviços de segurança do regime no zelo persecutório aos que ousam exercer "a liberdade de quem discorda". Esse lumpesinato político nem precisa ser mobilizado pela Embaixada de Cuba em Brasília para querer sabotar a passagem de Yoani pelo País. A blogueira e colunista do Estado, que só não foi agredida fisicamente na chegada porque estava sob proteção, não se surpreendeu. "Com insultos, estou acostumada", comentou. "Tenho a pele curtida contra xingamentos. Isso é o cotidiano na minha vida." (Depois de amanhã, ela participará de um evento aberto ao público, "Conversa com Yoani", na sede deste jornal. No mesmo dia será exibido o documentário barrado em Feira de Santana, Conexão Cuba-Honduras, do cineasta baiano Dado Galvão.) Pior são os petistas que não só comungam com o castrismo e a chamada Revolução Bolivariana de Hugo Chávez, mas comparam dissidentes a delinquentes, ou "bandidos".

   Foi o inesquecível termo empregado pelo então presidente Lula, numa visita a Havana em março de 2010, quando o jornalista cubano Guillermo Fariñas completava 15 dos seus 135 dias em greve de fome pela libertação dos presos políticos da ilha. No Brasil, os manifestantes que chamam Yoani de "traidora" e de "agente da CIA" fazem barulho. O PT faz mais: o bastante para se assegurar de que o governo brasileiro se abstenha de criticar, que dirá condenar, Cuba nos fóruns internacionais sobre violações de direitos humanos. Dirigentes do partido, como o mensaleiro José Dirceu, pagam de bom grado a sua infindável dívida com Fidel por tê-los acolhido - e treinado para o desvario da guerrilha - no tempo da ditadura militar. Já Yoani, no que dependeu dela, começou bem a sua visita. O seu comedimento e manifesto fair-play chamaram desde logo a atenção. Por exemplo, recusando-se a comparar Cuba ao Brasil, mencionou os estrangeiros que, tendo passado duas semanas em um hotel de Havana, "explicam para mim como é o meu país". Mas não deixou de lembrar a frase de um amigo: "Os brasileiros são como os cubanos, mas são livres".

Cagece abre concurso público com 315 vagas


Foi publicado nesta terça-feira (19), no Diário Oficial do Estado do Ceará, o edital que trata do concurso público para a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). A seleção pública é para o preenchimento de 315 vagas distribuídas da seguinte forma: 65 nível superior e 250 nível técnico. O certame também irá formar cadastro de reserva. A remuneração varia de R$ 3.706,86 a R$ 4.308,97 para os cargos que exigem nível superior, e R$1.946,49 a R$ 2.189,63 para nível técnico.
 
As inscrições serão realizadas através da internet ou no posto de atendimento localizado na EMEIF Deputado José Dias de Macedo, no bairro Meireles, na Capital, a partir do dia 6 de março até 31 do referido mês. A seleção ocorrerá através de prova objetiva, realizada no dia 14 de abril de 2013. O concurso abre vagas para cargos como advogado, médico, engenheiro, arquiteto e tecnólogos nas áreas de saneamento, eletrotécnica e edificações (ver tabela de todos os cargos no Edital).
 
Para conhecer o edital, acesse o site: www.funcab.org[1].

Assessoria de Imprensa da Cagece


168 municípios dependem do FPM


Na comparação entre os anos 2000 e 2010, o percentual caiu de 94% para 91,3%, segundo estudo do Ipece

Em 2010, dos 184 municípios cearenses, 168 ou 91,3% eram mais dependentes de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) repassado pelo Governo Federal, do que de suas próprias bases econômicas. No início da década, em 2000, haviam 173 ou 94% do total nessa condição. Em comum eles apresentavam valor menor do que 1 para o Indicador de Desenvolvimento Tributário e Econômico (IDTE) criado para medir a capacidade financeira/tributária dos municípios brasileiros. A maioria dessas cidades tem população abaixo de 100 mil habitantes e possui reduzida atividade econômica, que reflete na baixa capacidade de geração de receitas tributárias.

Para o consultor de Economia da Aprece, Irineu de Carvalho, é preciso rediscutir as atribuições e os recursos dos entes federados FOTO: NATASHA MOTA

Os dados são do Informe 53 do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece) divulgado ontem pelo órgão. Para o consultor de Economia da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Irineu de Carvalho, a análise feita pelo Ipece ilustra uma situação que não é exclusiva do Ceará, mas que faz parte da realidade de muitos municípios de todo o País. "Da arrecadação nacional, em média, os municípios arrecadam 6%, os estados 24% e a União70%. Os municípios brasileiros cuja arrecadação é de 6% ficam com aproximadamente18% do bolo, após as transferências realizadas", ressalta.

Leve redução

Conforme o estudo do Ipece, o nível de dependência apresentou leve redução ao longo da referida década (2000/2010). Nesse período, o número de municípios com IDTE abaixo de 0,5 - que indica uma maior dependência das verbas federais - caiu de 146 para 124.

Na classe em que o IDTE varia de 0,50 a 0,75 o contingente saltou de 21 para 37 municípios - um incremento de 16 municípios. Já na faixa em que o indicador é superior a 1 o número de cidades passou de 9 para 12. Para o Ipece a melhora do índice em parte dos municípios pode ser justificada por dois fatores. O primeiro seria o crescimento econômico, possibilitando o crescimento da base tributária, enquanto o segundo fator diz respeito ao maior esforço na arrecadação tributária local.

Foi constatado também que municípios com IDTE maior do que 1,0 são os mais populosos e, em geral, estão localizados na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), com exceção de Sobral e Iguatu.

Receita

Em relação à Receita Corrente Líquida, a pesquisa revela que, em 2000, a maioria dos municípios apresentava receitas per capita entre R$ 500 e R$ 1.000 e, em 2010, o valor passou a variar entre R$ 1.000 e R$ 1.500.

No quesito gastos dos municípios cearenses, o estudo analisa dois indicadores: um de resultado orçamentário e outro de investimento per capita. O primeiro indicador mostra que houve aumento do número de municípios em situação de déficit orçamentário, de 71, em 2000, para 114 municípios, em 2010. O dado, conforme o Ipece, indica que os municípios não estão conseguindo manter os gastos dentro de seus limites orçamentários.

Quanto ao indicador de investimento per capita, foi observado crescimento médio real de 21,5%, passando de R$ 121,4 para R$ 147,6. Os municípios de menor população registraram maiores valores investidos por habitante, em 2000 e 2010. O estudo mostra ainda que, tanto em 2000 quanto em 2010, os gastos com pessoal nos municípios cearenses representavam 60% da receita corrente líquida.

Discussão

Sobre a dependência econômica dos municípios, o consultor da Aprece defende a necessidade de uma rediscussão do Pacto Federativo. "É preciso rediscutir as atribuições de cada ente federado e com quais receitas essas atribuições serão cumpridas. Hoje, os municípios têm muitas atribuições, mas os recursos para cumpri-las não estão vindo na mesma proporção", afirma.

Fonte: DN


CONVITE MISSA 1º ANIVERSÁRIO - WALTER JR (WALTER ROSSI)








PARA OS COLEGAS DA IMPRENSA DO CARIRI FAZEREM MUITA DIVULGAÇÃO: 

NOSSO WALTER JR., QUE LEVOU O NOME DE JUAZEIRO DO NORTE, DO CARIRI E DO CEARÁ ATÉ AS TELAS DAS GRANDES REDES DE TV'S DE TODO O PAÍS, PASSOU PARA O ANDAR DE CIMA NO DIA 21.02.2012.
A FAMÍLIA, AINDA CONSTERNADA, COM MUITA SAUDADE, CONVIDA PARENTES E AMIGOS PARA A MISSA DE 1º ANIVERSÁRIO, QUE SERÁ REALIZADA NESSA QUINTA-FEIRA, DIA 21.02, ÀS 19:00 (07:00 DA NOITE), NA CAPELA DE SANTA CLARA, LOCALIZADA NO BAIRRO PIRAJÁ - RUA DA PAZ, Nº 100.
DURANTE A MISSA EU VOU CANTAR NOSSA SENHORA, ORAÇÃO DE SÃO FRANCISCO E AVE MARIA DE GOUNOD.
 
Por: João Dino
 
 

Milho já brota com as primeiras chuvas da estação


Nos próximos dois meses, os agricultores já esperam colher as primeiras safras de milho e feijão plantados

Crateús/Canindé Na localidade de Bonsucesso, a 9km da sede de Canindé, plantio de milho semeado há seis dias já se desenvolve. O agricultor Pedro Luiz Martins de Freitas, de 68 anos, plantou sozinho 19 quilos das sementes em três hectares de terra. Ele está otimista. "Está muito bom. Antes, a paisagem era de seca. Com estas chuvas, deu para animar a gente".

Com apenas seis dias de chuvas na zona rural de Canindé, o milho já começa a desenvolver na localidade de Bonsucesso. Em Crateús, os agricultores também aproveitam para plantar as primeiras sementes fotos: Antonio Carlos Alves/Silvania Claudino

Ele fez tudo sem um auxiliar. "Preparei a terra, cavei as covas, plantei e agora vou limpar o milharal sozinho porque não dá para pagar a outro trabalhador R$ 30,00 por um dia de serviço no campo", afirma. O plantio foi feito na última sexta-feira, e as sementes germinaram com perfeição. Ele aproveitou e plantou também dois litros de feijão em meio hectare.

Neste ano, muitos agricultores já preparam a terra com o objetivo de recuperar os prejuízos do ano passado. Foram 100 milímetros nos últimos dias em Canindé. Segundo o produtor rural, João da Silva, as precipitações renovam as esperanças dos agricultores da região.

De acordo com o produtor rural João Pereira Campos, os agricultores esperam recuperar logo os prejuízos causados pela longa estiagem de 2012. "Eu já tinha perdido a fé de chover. Achava que não chovia mais. Porque os prejuízos que a gente teve, principalmente para os que vivem da agricultura e da pecuária, foram grandes. Eu tive que vender 80 gados para alimentar o restante que ficou. O engenheiro agrônomo da Ematerce de Canindé, Luiz Fernando, visitou o cultivo feito por Pedro Luiz. Ele se mostrou surpreso com o trabalho.

Hora de Plantar

"O milho já está enraizado e, pelo processo de crescimento, se continuar chovendo nessa média, com certeza, será uma grande safra. A área é boa e isso facilita o crescimento das sementes", observa Luiz Fernando. Segundo ele, com seis dias nasce. Já o feijão é mais rápido. Com três dias já começa a brotar.

O gerente da Ematerce em Canindé, Domingos Sávio, disse que as sementes do Programa Hora de Plantar deverão ser distribuídas ainda neste mês. Para isso, já se reuniu com o secretário de Agricultura do município, Valdenir Amâncio, para traçar planos de como será feita a distribuição. "Neste ano, nós iremos fazer um acompanhamento permanente junto aos agricultores, desde a entrega até a colheita dos grãos. A assistência técnica no campo ajuda os agricultores a produzirem mais", disse.

"Em relação à planta de seu Pedro Martins, sempre que for necessário, nós iremos mandar um técnico para orientar sobre o que será melhor para sua plantação", finalizou Domingos Sávio.

As boas chuvas registradas nos últimos cinco dias em Crateús também animaram os agricultores. Em todo o município, do pé de serra ao sertão, eles estão na roça, preparando a terra molhada. Muitos já tinham plantando. Após um jejum de chuvas de mais de um ano, os olhos brilham diante dos campos agora verdinhos, já com "rama" para os animais. Na Fazenda São José, a 5km da sede de Crateús, os agricultores Antônio Barbosa, conhecido como Baé, e José Rodrigues preparam 40 tarefas de terra para o plantio de feijão, milho e sorgo. Apostam em um bom inverno e boa safra.

"A terra está bem molhada. Quando está assim, o inverno vai ser muito bom. Vai chover bem e dar muitos legumes. A safra neste ano vai ser boa", já comemora seu Antônio, mostrando os grãos de milho plantados no campo há dois dias. Segundo ele, em três dias já vão estar brotando porque a terra está bem molhada.

A alegria e expectativa de seu José é a mesma do vizinho de morada e companheiro de plantio. Espera que, em 60 dias, já esteja colhendo as primeiras tarefas do feijão plantado agora e, em 90 dias, as espigas de milho. Enquanto faz as fileiras dos futuros pés de feijão, seu José parece dançar ao movimentar os pés tal a intimidade com a matraca, que rapidamente vai enchendo o solo com cinco grãos de feijão em cada escavação.

Para o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crateús, a chegada das chuvas animou e renovou o sertão. Chegou em boa hora, inclusive porque os agricultores já tinham recebido as sementes do Programa Hora de Plantar, do Governo do Estado. "Em todo o município os agricultores estão plantando e foi bom porque a maioria já estava com as sementes em mãos", comenta o presidente Antônio Ximenes. A expectativa é de que a quadra invernosa seja boa.

Apesar das boas precipitações nos últimos dias e a animação dos trabalhadores, a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece) prefere aguardar mais uns dias para caracterizar como boa a quadra invernosa. A instituição acredita que é cedo para afirmar que haverá boa safra no Estado em 2013.

Fonte: DN


Previsão do Tempo - Dia 20 de Fevereiro de 2013


Vem Chuva por aí...

Bom Dia, Crato!
 
Estamos ainda trabalhando no período da madrugada no Blog, ajustando layouts, fazendo backups, adicionando músicas na Rádio Chapada do Araripe. Trabalhos de manutenção e aperfeiçoamento, que tem tomado muito tempo e uma certa escassez de artigos. Mas amanhã, quinta-feira, já volta ao normal. Enquanto isso, o nosso outro site, o Portal de Notícias Chapada do Araripe está totalmente atualizado, e com muitas notícias do Cariri, do Ceará e do Mundo. Aproveite para conhecê-lo:

Acesse:



PREVISÃO DO TEMPO PARA HOJE


Enquanto isso, trazemos a previsão do tempo para hoje. Segundo os serviços de meteorologia, teremos  Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite. Nascer do sol: 05h42 Pôr do sol: 18 - Temperatura: Max 35º Min 23º - Ventos: ESE a 13km/h - Umidade Relativa do Ar: 84% 40% - Índice UV: Alto

Fonte: INPE e GOES 12

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet

As voltas que o mundo -- por Armando Lopes Rafael



"Você diz que devo morrer e que nada restará do meu nome,
mas as canções que cantei serão cantadas para sempre".
(Huexotzin, príncipe asteca - 1484)




Em 1917 os comunistas tomaram o poder na Rússia. Por ordem expressa de Lenine, o Czar Nicolau II, (foto à esquerda) sua esposa e filhos foram impiedosamente e traiçoeiramente fuzilados. Com esses assassinatos, Lenine julgava que faria desaparecer, nas brumas da história, a instituição monárquica russa. Hoje sabemos que Lenine  deu com os burros n’água!

Os comunistas foram responsáveis pelo mais antinatural e desumano regime político que o mundo já conheceu. Segundo “O Livro Negro do Comunismo” mais de cem milhões de pessoas foram assassinadas para a manutenção desse regime, nos países onde o marxismo-leninismo foi  instalado. De 1917 a 1989, o chamado  “socialismo real” dominou as populações da União Soviéticas  – e dos países vizinhos anexados, que formavam a Cortina de Ferro – à custa do chicote e das baionetas. 

Nessas sete décadas, os comunistas usaram a tecnologia para escravizar; o poder para oprimir e a mídia para manipular e mentir. Praticaram atrocidades as mais diversas. Uma das maiores foi o assassinato do Czar Nicolau II e de sua família. A partir de 1918 ninguém mais, na Rússia, falou sobre a família imperial. (foto à direita)

Em 1993, na sequência da queda do Muro de Berlim, o povo russo recuperou a liberdade perdida em 1917. Muitos russos, a partir daí, principalmente nas universidades, (lá, diferente daqui, ninguém quer saber mais de marxismo) voltaram-se para restaurar as verdadeiras origens do que eles chamam Mãe Rússia. Ocorreu então a volta triunfal da memória do Czar Nicolau II e de sua família.

Primeiro, iniciaram uma campanha para localizar os restos mortais do Czar e familiares. Após longas buscas/pesquisas conseguiram encontrá-los. Depois forçaram o governo de Yeltsin a sepultar condignamente os venerandos despojos, com um pedido de perdão pela atrocidade cometida.

Isso aconteceu em 17 de julho 1998, na Catedral de São Pedro e São Paulo, em São Petersburgo, onde estão enterrados os demais Czares. Devido ao interesse do povo russo pelos Romanov (família imperial que reinou na Rússia de 1613 a 1917) farta literatura vem sendo publicada sobre eles.

Existe até um projeto na Duma (Câmara dos Deputados da Rússia) para que a bandeira tricolor daquele país (que substituiu a vermelha com foice e martelo da finada URSS) volte a ter a águia bicéfala dos tempos da Monarquia (brasão abaixo).

Em 19 de agosto de 2000 durante a festa da Transfiguração, Nicolau II e a família imperial foram canonizados, pela Igreja Ortodoxa , como mártires do comunismo. O cinema adiantou-se à decisão dos bispos ortodoxos, realizando o filme «Os Romanov, Uma Família Imperial», de Gleb Panfilov. 

Ainda mais popular é o CD de Elena Bogusheskaya, cantora de renome na Rússia, que dedicou todas as canções e ainda pôs na capa dodisco uma imagem de Nicolau II com uma aura dourada à volta da cabeça.

Hoje sabemos que matando o Czar e sua família os comunistas deram-lhes o direito de voltar. Existe um ditado popular russo que diz: “Tudo volta. Tudo”. Já no evangelho de João 12:24 também está escrito: “Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo caindo na terra, não morrer, fica ele sozinho; mas se morrer produz muitos frutos”. Maria Stuart, outra rainha assassinada, escreveu: “Em meu fim está meu começo”.
É este, também,  o caso o Czar Nicolau II.
       São as voltas que o mundo dá...


Ainda sobre exumação de membros da Família Imperial -- por Armando Lopes Rafel


A notícia da exumação dos restos mortais do Imperador Dom Pedro I e de suas duas esposas – as imperatrizes Dona Leopoldina e Dona Amélia – veiculada na última 2ª feira pelo jornal “Estado de S. Paulo”– correu o Brasil como um rastilho de pólvora... Todos os veículos da mídia brasileira reproduziram a notícia.

Continua sendo grande a repercussão dessa exumação! Bom não esquecer que estamos a apenas 9 anos do bicentenário da independência do Brasil – esta fruto de uma gesta do mesmo Dom Pedro I (observação: “gesta”, substantivo feminino:, significa: feito memorável, heroico; façanha, proeza histórica). 

 Incrível como esses personagens que tiveram seus restos mortais exumados,   protagonistas dos episódios mais gloriosos  da nossa   autêntica história,  ainda despertam o interesse do povo nos dias de hoje. É como se o resquício da presença física dessas pessoas – falecidas há mais de 180 anos –  pudesse suprir o vazio e a frustração que a população brasileira sente hoje em relação aos atuais dirigentes da nossa pátria.

 Interessante, ainda,  foi o fato de que a exumação e todo o trabalho de pesquisa foram feitos em segredo, entre fevereiro e setembro de 2012. Somente a equipe médica, a historiadora  Valdirene do Carmo Ambiel e membros da Família Imperial Brasileira, além de poucos profissionais do jornal “Estado de S.Paulo” sabiam da exumação. E guardaram segredo absoluto. Aliás, Valdirene defendeu –, no dia 18 de fevereiro de 2013 – no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (USP) o seu mestrado, fruto da exumação dos restos mortais dos nossos imperadores.

Nota de Falecimento - Geraldo Saldanha


Faleceu no dia de ontem, 19/02/2013, em Fortaleza, o cratense Geraldo Saldanha, ex-funcionário da prefeitura municipal do Crato e do antigo IPEC. O Blog do Crato estende a sua solidariedade à família enlutada e convida amigos e parentes para o seu sepultamento.

Com informações de Caio Bem ( Colaborador ).

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet

POLÍTICA com Madson Vagner - 20 de Fevereiro de 2013




Antonina e Carnaval solidário

Um carnaval solidário. Assim pode ser chamada a festa da folia realizada, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, pela prefeitura de Antonina do Norte. A festa que reuniu milhares de pessoas do Cariri e outras regiões, arrecadou mais de 6 mil quilos de alimentos não perecíveis. Segundo o prefeito Antônio Filho, o carnaval foi realizado graças a colaboração de empresários da região. Aí um bom exemplo de como resolver problemas como a cobrança de festas realizadas pelo município e, de quebra, ajudar a população mais carente. Parabéns!

Manda quem pode

Após a aprovação da Reforma Administrativa, pela Câmara Municipal, estão sendo lotados os novos cargos comissionados nas escolas de Juazeiro. Critério: os vereadores indicam e Maurinho analisa os currículos. Bom, que os vereadores teriam a premissa de indicar os cargos, já era esperado, mas que, Maurinho tinha conhecimento de seleção de pessoal, para mim, é novo. O fator positivo é que, pelo menos, alguém está preocupado com a qualidade da indicação dos ocupantes dos cargos. Não dá para confiar somente no crivo dos vereadores. Vamos ver no que dá!

Projeto a queima-roupa na Câmara de Barbalha

Depois de quase dois meses da nova gestão, o prefeito reeleito de Barbalha, José Leite, enviou para a Câmara Municipal mensagem que cria vários novos cargos comissionados. De imediato, houve protestos por parte da oposição, pelo fato do projeto ter chegado em cima da hora da sessão. A mensagem não passou, sequer, pela comissão responsável. Até a base do prefeito entendeu o pedido da posição e o projeto foi deixado para a próxima sessão na segunda-feira (25). Mesmo com o entendimento no adiamento, o debate sobre a necessidade dos cargos promete. É esperar para ver!

Em cima da notícia, veja o positivo e o negativo:

Positivo: vai ser quitado

O município de Juazeiro vai pagar o que deve ao Fundo de Previdência do Município (PREVIJUNO). São mais de R$ 4 milhões referentes aos meses de novembro e dezembro, além da parcela do décimo terceiro salário dos servidores. O município está negativo no CRP (Certidão de Regularidade Previdenciária), o que, impede o recebimento de verbas federais. Estão pendentes ainda as parcelas do débito com o INSS. Segundo a assessoria do prefeito Raimundo Macedo, tudo será assumido e atualizado pela atual gestão, claro, com críticas ao ex-prefeito Manoel Santana, responsável pelo atraso.

Negativo: caiu parte do hospital

Inaugurado, mas sem funcionar, o novíssimo Hospital de Sobral perdeu parte da sua estrutura. A marquise frontal veio a baixo enquanto passava por reparos e, agora, parte do piso externo começou a ceder com a última chuva. Esse é aquele hospital inaugurado com show da cantora Ivete Sangalo, o qual, o Ministério Público está questionando o valor do cachê pago de R$ 600 mil. Ao que parece, faltou dinheiro para a construção, não para a inauguração. A pergunta agora é: quem se habilita a trabalhar ou ser internado no hospital? Isso é claro, se ele resistir a quadra invernosa.

Madson Vagner
Jornalista
Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30