Deputado destaca importância do Geopark Araripe

Parlamentar defende mobilização da AL, articulada com deputados federais e estudiosos, para tornar o Geopark um ícone do Cariri e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Em pronunciamento no primeiro expediente da sessão plenária desta sexta-feira (08/02), o deputado Dedé Teixeira (PT) destacou a importância da biodiversidade e da riqueza paleontológica do Geopark Araripe, que se estende por seis municípios cearenses (Barbalha, Crato, Juazeiro do Norte, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri), em um território de 3.796 km².
Ele defendeu uma mobilização da AL, articulada com deputados federais e estudiosos, para tornar o Geopark um ícone do Cariri e impulsionar o desenvolvimento econômico e social da região. Na avaliação do deputado, o potencial turístico é enorme uma vez que na porção do Cariri a religiosidade já atrai milhares de visitantes a cada ano. Além disso, ressaltou, o turismo científico é uma atividade sustentável e responsável. De acordo com o parlamentar, a região abriga a principal jazida de fósseis cretáceos do Brasil e a maior concentração de vestígios de pterossauros do mundo, além de 20 ordens diferentes de insetos fossilizados, com idade estimada entre 70 milhões e 120 milhões de anos. “Desde setembro de 2006, está integrado à Rede Mundial de Geoparques, reconhecido pela Unesco como sede de patrimônio geológico e paleontológico importante. É o único geopark das Américas”, destacou.
O parlamentar lembrou ainda que, com o geopark Araripe, o Brasil possibilitou a criação, em 2010, da Rede Latinoamericana e Caribenha de Geoparks, integrada à Rede Global de Geoparks, complementando a Rede Europeia, criada em 2000, e a rede Ásia-Pacífico, de 2007. “Graças a esse projeto piloto do Brasil, o continente americano integra-se nessa iniciativa mundial apoiada pela Unesco para que, através dos geoparques, os cinco bilhões de anos de história da Terra estejam a serviço do amanhã”, disse. Dedé Teixeira abordou ainda a criação de uma marca para os produtos do território do geopark baseada num conjunto de especificações de qualidade e a abertura de cursos de formação de paleontólogos.
Fonte: Agência de Notícias da Assembleia
Administração da URCA realiza reunião de planejamento para o ano de 2013
A Administração Superior da Universidade Regional do Cariri (URCA) realizou encontro na última quinta-feira, na sede do Clube Grangeiro, com o objetivo de realizar o planejamento de atividades para o ano de 2013. Participaram a Reitora da URCA, Professora Otonite Cortez, o Vice-Reitor, Patrício Melo, Pró-reitores, Diretores de Centro e assessores da Universidade. Várias questões relacionadas aos assuntos administrativos e novos procedimentos para melhor desempenho das atividades foram debatidos, assim como os projetos a serem executados este ano e em finalização e formas de coordenar e administrar outros, a exemplo do ginásio poliesportivo da Universidade e a Residência universitária. Outro ponto discutido esteve relacionado ao Departamento de Artes da URCA, já que a Reitora afirma que novas alternativas, até a sede do curso seja construída de forma definitva, em Barbalha, estão sendo tomadas para melhor instalar os alunos do curso, além do Doutorado Interinstitucional em Artes, desenvolvido por meio de parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (URCA/UFMG).
Aulas do semestre 2013.1 da URCA são iniciadas nesta segunda-feira, dia 18
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, da Universidade Regional do Cariri (URCA), comunica que serão iniciadas neste dia 18, as aulas do semestre 2013.1 da Instituição. Destaca, ainda, a regularidade do cumprimento do calendário acadêmico, nos campi do Crajubar, pela instituição. Maiores informações sobre o calendário acadêmico, disponíveis no site da URCA: www.urca.br.
Curso de Direito inicia semestre dia 25
As aulas do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri (URCA), Campus São Miguel, em Crato, serão iniciadas no dia 25 de fevereiro. O início do semestre letivo 2013.1 se dará nesta data, em virtude da Semana Pedagógica, que acontece de 18 a 22 de fevereiro.
Geopark Araripe e Secretaria de Cultura do Crato realizam parceria no projeto ‘Expedição Foto Crato’
Com o objetivo de desenvolver ações mensais nos bairros do Crato, o projeto ‘Expedição Foto Crato’ se propõe a criar momentos de vivência e experimentação fotográficas. Ao mesmo tempo, cria expedições de redescoberta do município, buscando o fortalecimento das relações entre a comunidade e a cidade, por meio da fotografia. O projeto teve início no dia 04 de fevereiro, na Comunidade do Gesso, periferia do município. Ao todo, 15 pessoas participaram desse momento de integração entre a fotografia e a memória social local. O mediador da Expedição, o fotógrafo Allan Bastos, destaca que este é um momento de redescobrir a cidade, tanto social quanto culturalmente. As saídas devem acontecer sempre no início do mês. A próxima, a ser realizada em março, terá como destino o Bairro Pinto Madeira. Em cada uma destas visitas, os participantes têm a oportunidade de redescobrir a cidade por meio da fotografia e das histórias contadas pelos moradores, em diálogos travados entre a população e os visitantes. Este projeto foi elaborado tendo como mote outras ações realizadas na região do Cariri, entre elas a Expedição Geopark, realizada em alguns geossítios da região no ano de 2012. Ao final do Foto Crato, será lançada uma coleção de cartões-postais com as fotografias realizadas ao longo das expedições, além de outros produtos que ajudem na construção desta nova estética percebida da cidade do Crato, conforme Allan. (por Leylianne Alves).
Abertas inscrições para o I Simpósio Cearense de Neurociências
O evento acontecerá entre os dias 6 e 9 de março, no Auditório da Fundação Padre Ibiapina, em Crato. As inscrições podem ser realizadas até o dia 28 de fevereiro, na Universidade Regional do Cariri (URCA) e no endereço eletrônico www.epilepsianasociedade.com.br. Os interessados devem apresentar cópia do RG ou do CPF no momento da inscrição. A carga horária será de 60 horas, nas quais serão discutidos os seguintes temas: neurologia, álcool e drogas, saúde mental, epilepsia e esquizofrenia.
Mais informações:
Inscrição geral: R$ 50,00
Fones: (83) 8712-1262 / (88) 9644-6688 / (88) 9707-8745
Coordenador: João Hercules Bezerra Gomes
E-mail: epilepsiatemcura@bol.com.br
Org.: ASPE-PB
ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA