xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 16/02/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

16 fevereiro 2013

Municípios do Cariri já registram a pior sêca das últimas quatro décadas - Wilson Rodrigues


Os produtores rurais do Cariri estão enfrentando uma das piores estiagens dos últimos 40 anos, tendo como referencia a mortandade de animais que, este ano já é bem mais superior a seca de 1970, período em que os criadores perderam metade de seus rebanhos por falta de água e pastagens. Entre 2011 e 2012 os prejuízos no campo são incalculáveis e para 2013 não há boas perspectivas. O credito bancário é a única alternativa para investimento na zona rural com a construção de açudes, barragens, criação de animais e cercas de arame, porem não tem resolvido o problema devido a burocracia para se ter acesso aos recursos. Para o presidente do Sindicato Rural, Antonio Alves da Gama as linhas de créditos estão longe do alcance do produtor e explicou dizendo “o banco só quer liberar o dinheiro depois da obra pronta. Como o trabalhador vai aprontar a obra se ele não tem recursos? O resultado é o dinheiro ficar guardado nos cofres dos bancos, os projetos encalhados e o trabalhador passando fome”, disse o presidente. Conta ainda que está realizando um levantamento de toda a situação, vai fazer um relatório e levá-lo a uma audiência com a diretoria do Banco do Nordeste onde tramita a maioria dos projetos, alguns já com oito meses de tramitação e outros que foi liberada apenas uma parcela, finalizou Antonio Alves da Gama.

Na ultima quarta feira os produtores rurais estiveram reunidos na sede do Sindicato da categoria na tentativa de encontrar uma saída. O produtor Agostinho Vieira conta que tem um projeto tramitando desde o mês de junho de 2012 no Banco do Nordeste e já pensa em desistir do empréstimo. Antonio da Hora é produtor rural na localidade da Baixa do Maracujá. Montou um projeto com recursos próprios para a criação de pequenos animais na esperança de tão logo os recursos bancários fossem liberados, como isto não aconteceu, agora está recebendo cobranças das empresas que lhe venderam o material e teme que seu nome seja inserido na lista dos inadimplentes junto aos órgãos de defesa do consumidor. Outra questão levantada pelo produtor é em relação a defasagem dos valores orçados no orçamento do projeto. A duvida é saber se quando houver a liberação, esses números serão corrigidos em percentuais equivalentes e assim poder honrar os compromissos assumidos.

O gerente geral da agencia Crato do Banco do Nordeste, Albery Viana explicou que toda instituição financeira é rigorosa e obedece a normas do Banco Central. No Crato o atendimento chega a 200 pessoas/dia, a multidão a procura de créditos é tão grande que chega até ser incompatível com a tecnologia. Mesmo assim não tem nenhum produtor rural com projetos caducando no banco. A principal dificuldade é a questão da documentação exigida e que nem todos estão dentro do perfil e quando isto acontece, disse ele, o banco espera a regulamentação do requerente. Albery explicou ainda que não existem projetos financiados 100 % com recursos próprios do produtor para, posteriormente, o dinheiro ser creditado. Independentemente da natureza do projeto o financiamento se dar parceladamente mediante a prestação de conta das parcelas anteriormente liberadas. Este procedimento é natural em qualquer operação de credito, finalizou Albery Viana.

Por: Wilson Rodrigues
Membro/Autor - Colaborador oficial do Blog do Crato


Repentistas de todo o Brasil decidem criar sindicato da categoria


Repentistas
Brasília – No último dia do 2º Encontro Nordestino de Cordel, cordelistas e repentistas de vários estados decidiram criar o seu sindicato nacional. Duas propostas foram colocadas em votação: a que previa sindicatos estaduais e a de um sindicato único de âmbito nacional, com o apoio de delegacias estaduais. Foi aprovada a proposta de sindicato único. “Entendemos que fica mais fácil fazer essa administração no momento. Da outra forma, haveria a possibilidade de, em vez de criar um sindicato forte, criar dez ou 15 sindicatos fracos”, disse o repentista Antônio Lisboa Filho, que participou da mesa de discussão.
Para Chico de Assis, organizador do encontro e também repentista, a criação de um sindicato para a categoria foi um dos temas centrais dos três dias de evento. “O tema mais polêmico foi a questão do sindicato. Mas foi muito bem esclarecido. Agora a gente está sabendo que passo tem que ser dado para chegar lá”, declarou. Agora, os repentistas deverão instalar uma comissão que será responsável por desenvolver o estatuto do sindicato e levá-lo à apreciação das associações da categoria em todo o país.
Lisboa Filho entende que a entidade de classe ajudará os repentistas a conquistar a aposentadoria, outro tema discutido no encontro. “Pessoas pensam que cordelistas, repentistas e declamadores não têm patrões. Mas nós trabalhamos na promoção de eventos, trabalhamos para empresas, para órgãos governamentais, e temos questões de direitos autorais. O sindicato é um órgão que vai aglutinar uma grande quantidade de cantadores, que precisam de um sindicato para defender”, disse. Para ele, o evento alcançou seu objetivo. “Em regras gerais, atendeu às expectativas. Existem algumas questões mais internas, que serão mais bem debatidas. Mas essa discussão começa aqui e vai pros estados, discutidas nas associações”.
Assis tem a mesma opinião do colega, e acredita que o encontro de Brasília foi um início de uma série de debates maiores. “Eu acho que o encontro valeu. O embate foi ótimo, a gente vai levar um legado proveitoso desse encontro. Agora, a gente vai definir as comissões, para poder encaminhar aos órgãos competentes e lutar pelos direitos dessa categoria, que busca esses avanços através do processo de luta”.

Edição: Aécio Amado
Marcelo Brandão
Repórter da Agência Brasil
Agência Brasil


Notícias deste sábado (Armando Rafael)


Ainda a “Lambrujeira”

Acerca da nota publicada na última 3ª feira, neste blog, sobre as condições do piso das praças reformadas e do calçamento das ruas com blocos intertravados, fomos informados de que a administração municipal passada fez (e entregou) um relatório à construtora Borges Carneiro Ltda., responsável pelas obras. No documento foram denunciados vários problemas. Tipo assim: os blocos intertravados da faixa de veículos apresentavam irregularidade (afundamento) em várias partes das ruas João Pessoa, Miguel Lima Verde e Dom Quintino.

Tem mais

O relatório da Prefeitura de Crato alertava ainda: serviços incompletos em canteiros e acabamento na Praça de Sé, além do comprometimento do piso cimentado da passarela de pedestre da Praça Alexandre Arraes com abertura de diversos pequenos buracos, demonstrando a baixa qualidade do material utilizado.

A toque de caixa

O rosário de falhas – apontado pelo relatório – teria incluído muitos outros itens, dentre os quais: piso de mosaico das calçadas apresentando irregularidades no nivelamento; fonte luminosa apresentando grande desperdício d’água que escoava pela área de circulação de pedestre; sistema de iluminação das praças apresentado constantes defeitos em função da baixa qualidade e resistência dos materiais utilizados, a partir do posteamento de ferro com canos muito finos. E muitos outros defeitos que continuam persistindo hoje  nas obras citadas...

Incompetência é isso
O número da revista “Exame” que vai chegar às bancas nesta 2ª feira, dia 18, após analisar os dados das dez maiores petroleiras do mundo, provou – em longa  matéria -- que a Petrobras é a pior empresa do setor.  A matéria mostra que a Petrobras é de longe a mais endividada. Sua dívida é 180% superior à geração de caixa, enquanto o grupo das dez maiores tem dívidas que respondem por apenas 60%, em média. A rentabilidade da Petrobras é de 6,3%, um terço diante da apresentada pela média das dez maiores, que é de 20%. Essas razões ajudam a explicar o fato de a Petrobras ser a empresa mais desvalorizada do levantamento, com o menor índice preço/lucro: 7,2, diante da média das outras empresas congêneres que é de 9,6. Bom lembrar que a Petrobrás começou sua decadência em 2003...

                                                                   
Procura-se vivo ou morto

No início da “década perdida”, o “Cara” afirmava que todo brasileiro já estava fazendo 3 refeições por dia. Pois sim! Agora é esse mesmo governo, através do Ministério do Desenvolvimento Social, que finalmente reconhece: Os programas sociais do governo federal ainda não atingem 2 milhões e 500 mil pessoas que vivem abaixo da linha da miséria, as quais o próprio governo não consegue localizar.

No mais

Segundo o Ministério do Desenvolvimento social, encontrar essas pessoas é uma preocupação da presidente Dilma Rousseff, a fim de cumprir sua promessa de "erradicar" a extrema pobreza. Para o governo federal isso ocorrerá quando nenhum brasileiro ganhar menos que R$ 70 por mês, segundo o critério fixado pelo próprio governo.

Assim é, se lhe parece

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, declarou que a inflação no Brasil ainda continua sob controle.  Será? E o que tem a declarar o ministro do fato de o preço do feijão (um item que não falta na mesa de qualquer brasileiro) ter tido um aumento em 2012 de 197%?

Primavera brasileira?

E ainda tem gente que finge desconhecer o poder da Internet. Semana passada, o abaixo-assinado pedindo o impeachment de Renan Calheiros (PMDB-AL), novo presidente do Senado, atingiu 1 milhão e 500 mil assinaturas. Via Web.  Uma prova,  como direi?, “contundente” da nova realidade dos bem informados brasileiros que utilizam a Internet. Um começo do despertar da opinião pública neste país de analfabetos políticos...
                                                                          
Por: Armando Rafael

Asteroide se distancia da Terra


O asteroide 2012 DA14 já passou pela Terra. Informações da Nasa, a agência espacial norte-americana, apontam que o asteroide ficou mais próximo do planeta por volta das 17h25 dessa sexta-feira (15) a uma distância de 27 mil quilômetros.

O asteroide passou próximo ao anel de satélites de comunicações, mas não houve risco de colisão pois esses ficam sobre a Linha do Equador e o asteroide passou mais próximo do Polo Sul.

Em nota divulgada mais cedo, a agência espacial informou também que não há relação entre a chuva de meteoritos na Rússia e o asteroide 2012 DA14. De acordo com cientistas da Nasa, a trajetória do meteoro na Rússia foi significativamente diferente do que a trajetória do asteroide. As informações ainda estão sendo recolhidas e a análise é preliminar.

Segundo a Nasa, “nos vídeos do meteoro, ele é visto passando da esquerda para a direita na frente do sol nascente, o que significa que estava viajando de Norte a Sul. A trajetória do asteroide DA14 está na direção oposta, do Sul para o Norte”.

Quase mil pessoas foram feridas devido à queda de um meteorito na região dos Montes Urais, Centro-Oeste da Rússia, informou a agência de notícias Lusa. Ao entrar na atmosfera da Terra, o meteoro passou a se desintegrar e, ao longo de vários quilômetros, foi possível ver rochas ardentes brilhantes, que deixavam um rastro de fumaça no céu russo.

A Academia de Ciências da Rússia estima que o meteoro pesava cerca de 10 toneladas e entrou na atmosfera da Terra a uma velocidade de pelo menos 54 mil quilômetros por hora.
 
Agência Brasil


Crato amanhece debaixo de Chuva


Acima: Foto de Roberto Jamacaru
Hoje, dia 16 de Fevereiro de 2013, choveu durante toda a madrugada em Crato. Foi divulgado na imprensa do Estado que  estação das chuvas já começou oficialmente, conforme matéria logo abaixo publicada aqui mesmo no Blog do Crato. A previsão dos serviços de meteorologia para hoje indica dia de sol com algumas núvens e não chove. Mas...será ? Trazemos a foto do satélite GOES12. Segundo a meteorologia, teremos:  

Sábado, 16/02
Nascer do sol: 05h42 Pôr do sol: 18h01 - Temperaturas: Max 34º Min 22º - Ventos: ENE a 13km/h - umidade Relativa do Ar: 92% 46% - Índice UV: Moderado
Sol com algumas nuvens. Não chove.


O nosso colaborador Roberto Jamacaru de Aquino assim comentou sobre a chuva de hoje: 
Chuva na Terrinha do Crato.

"A imagem mostra a chuva constante que cai neste sábado, dia 16, às 07h30, aqui no Grangeiro. No momento o pluviômetro daqui de casa marca 35 mm. Desse ângulo, onde temos uma visão ampla e perfeita da Chapada do Araripe, observa-se que a cerração cobriu tudo. Em janeiro deste ano (também daqui de onde moro), a marca de chuva caída não passou dos 223 mm. Graças a Deus, mas muito pouco para a média anual da região."

E a propósito, trago também umas poucas fotos do amanhecer de hoje aqui na Vilalta:




Acima: Fotos de ruas do Crato hoje ( 16/02/2013 ) - Dihelson Mendonça

A busca - Por: Emerson Monteiro


Nervosos quais ponteiros de segundo, são sujeitos os atores de andar em círculo, longe de notar o conteúdo que representa no Universo. As lendas contam da busca incessante em demanda do Santo Graal, por exemplo. Os instrumentos utilizados, no entanto, significam as alternativas à mão, por vezes equivocadas, porém que levam ao endereço da revelação. Há caminhos externos que trazem ao interior. E caminhos interiores que constroem o exterior. Há sentidos que conduzem à essência de Si, enquanto outros arrastam às necessidades materiais externas.

Prova disso, a audição. Nem precisa conter, basta se concentrar no ouvir e mergulhar nas distâncias infinitas dos mistérios junto da Natureza. Hoje existem movimentos de bloquear essa infinita possibilidade através dos excessos de som eletrônico que invadem ruas e praças, em volta dos próprios ouvidos, face aos danos que acarretam, aparelhinhos eletrônicos de ruído constante, esquecidos usuários de ouvir a realidade interior.

O tato, este já pede objetos físicos no exercício das funções. Precisa de exterior a fim de acontecer. Trabalha mediante estímulos vindos de fora.

Isso com relação a dois dos cinco sentidos, quando existe classificação de acrescentar outro sentido, o equilíbrio, ou sentido sinestésico.

Esse o catálogo dos relacionamentos do Eu, que ocasiona a busca da Humanidade, desde seus primórdios. Tal Prometeu, indivíduos sobem a montanha levando consigo o rochedo pesado, até chegar ao alto e ver rolar a missão ao recomeço. No transcorrer do processo de tanger a pedra, valores compõem a cena, pois existirá o Ser em si no amadurecimento, quando, um belo dia, desvendará as razões principais da condição humana e encontrará a emoção verdadeira do Sentimento.

Causa de toda ação e motivo de toda filosofia, desvendará a trilha dos milênios, o código libertador das repetições. À medida que elabora as circunstâncias, aprende os passos da harmonia. Os buscadores encontrarão as palavras certas de modificar o panorama, utilizando os elementos disponíveis, os sentidos, a inteligência, a memória, o coração, a vida, numa perfeição inigualável dos recursos à disposição, provas suficientes da existência perene do Criador.   



Por: Emerson Monteiro
 

Juazeiro do Norte - Insegurança preocupa lojistas


Polícia Militar faz levantamento das áreas e identifica o Centro da cidade como o alvo dos assaltos

Juazeiro do Norte. Mais uma vez, empresários lojistas deste município se reúnem para debater a questão da segurança pública, em virtude da grande quantidade de assaltos registrados no comércio da cidade, principalmente na área do Centro. O encontro, mesmo com a participação de poucos lojistas, contou com a presença do comando da Polícia Militar. O intuito não foi apenas discutir a problemática, mas compartilhar sugestões, para minimizar a situação. Empresários e autoridades da Polícia Militar se reuniram para conhecer os dados levantados sobre as ações criminosas em áreas da cidade FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

A partir da próxima segunda-feira, a Polícia irá reforçar a segurança, com mais 30 homens no patrulhamento, aumentando a quantidade de agentes no Centro, como forma de inibir a ações criminosas. A reunião aconteceu na noite da última quinta-feira, sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em Juazeiro do Norte.

Um dos comerciantes, que não quis se identificar, chegou a dizer que já foi assaltado "mais de 100 vezes". Segundo ele, há uma dificuldade até de contratar pessoas para trabalhar em caixas de lojas, por causa dos assaltantes. Para o comerciante, a situação é de pânico. Somente no início deste ano, seu estabelecimento comercial chegou a ter mais seis assaltos.

Alvos

Postos de gasolina e farmácias da cidade, que ampliam os horários de funcionamento, além das Casas Lotéricas, viraram alvos em potencial dos assaltantes. Alguns desses locais, mesmo com sistema de monitoramento por câmeras, não inibem a ação dos bandidos. São constantes os registros de assaltos em lojas, arrombamentos, roubos de malotes contendo grande quantidade de dinheiro. Os grupos que agem no Centro estão sendo investigados pela Polícia. Inclusive, alguns deles, já foram elucidados. Há pouco mais de um mês, uma fábrica de alumínio da região chegou a ser assaltada, e um dos envolvidos no crime morreu em confronto com a Polícia. A problemática se estende principalmente para o Centro, onde, de forma disparada, acontecem os delitos registrados pela Polícia. Por meio de gráficos e com vários números já registrados de delitos por localidades, a Polícia apresentou para os empresários a real situação de como se encontra o mapa da violência em Juazeiro do Norte.

Levantamento

O tenente coronel Vilson Veiga Bezerra Castro, comandante do 2ª Batalhão da Polícia Militar, apresentou diversos números já levantados de um trabalho que vem sendo desenvolvido pela Polícia, no intuito de minimizar a criminalidade na cidade. Um dos principais agravantes tem sido o tráfico de drogas, que acaba desencadeando outros crimes, segundo ele. A Polícia tem realizado diversas apreensões de armas e a prisão de traficantes, nos bairros. A maioria acaba se dirigindo ao Centro para realizar os delitos. O número de assaltos a pessoas também preocupa. De acordo com o comandante, com as informações disponíveis, dá para ter um planejamento melhor, por meio dos recursos existentes. Para desenvolver o trabalho, ele destaca a importância da colaboração dos próprios empresários, com prevenção, e também da sociedade, denunciando os traficantes e bocas de fumo. Vilson Veiga afirma que houve uma queda no número de homicídios, e com mais homens nas ruas, prevê uma diminuição no número de assaltos em fevereiro. Em janeiro desde ano houve uma redução de 25% no número de homicídios em relação ao ano passado, conforme levantamento da Polícia.

O presidente da CDL, Michel Araújo, disse que o objetivo da reunião foi discutir meios para auxiliar na diminuição no número de furtos e roubos no Centro, considerada a área mais crítica.

Ele afirma que os empresários têm buscado alternativas de investir em segurança particular e aconselha que haja circuitos internos de segurança. De acordo com o lojista, a situação, no momento, tem sido difícil em relação à ausência de segurança.

Por: Elizângela Santos
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora oficial do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe


Estamos de Volta...- AGRADECIMENTOS


Bom Dia, Crato!

Como sempre acontece, durante o carnaval eu me ausento da nossa cidade do Crato, a fim de participar do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga, onde neste ano, tivemos excelentes apresentações, como a cantora baiana Rosa Passos, além de diversas outras personalidades. É uma das poucas épocas do ano em que me concedo esse presente, de poder viajar e contactar outras pessoas da minha profissão, que para quem não sabe, eu sou Músico. Na verdade, Jornalismo e Fotografia são coisas que faço apenas para mostrar o Crato ao mundo e exaltar a nossa cidade, mas a minha profissão é tocar e compor música. Aliás, sobre esse assunto, em breve, teremos novidades, pois neste ano de 2013 pretendo realizar uma série de apresentações, Concertos e Shows pelo Brasil afora.

Mas o real motivo desta pequena nota no Blog do Crato hoje é para agradecer aos meus distintos amigos que como sempre, durante a minha ausência, vieram em nosso socorro, e mantiveram as postagens do Blog com Notícias, Crônicas, assuntos diversos que tem a ver com o Crato. Eles fizeram um excelente trabalho, e espero que continuem; Que não seja a minha presença motivo para que parem de escrever.

Quero enviar um abraço muito especial para o Prof. Armando Rafael, esse exímio escritor, que faz "das tripas coração", para nos trazer as notícias do Cariri; A Magali Esmeraldo e ao Carlos Eduardo Esmeraldo pela postagem de crônicas muito úteis ( li todas e fiquei entusiasmado ), um Abraço também para o Antonio Morais, para o Emerson Monteiro, esse perene manancial que em todas as épocas contribui com os seus fartos textos para a intelectualidade cratense, e ademais, o meu abraço a todos os leitores, comentaristas e colaboradores ( Como Wilson Rodrigues e Madson Vagner ). Que possamos continuar este belíssimo trabalho ao longo de 2013, elevando o nome da nossa cidade, e levando a informação precisa para toda a população que tem ao longo dos últimos 8 anos, confiado em nós a difícil e diuturna missão de informar, educar e discutir os problemas e soluções da nossa cidade e da nossa sociedade.

Atenciosamente,

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato  e Portal de Notícias Chapada do Araripe
www.blogdocrato.com
www.chapadadoararipe.com


Sesc apresenta banda Tiro Certeiro no Crato


Hoje,  sábado (16), o Sesc apresenta, através do projeto Música ao Por do Sol, a banda caririense Tiro Certeiro. O show, que é um tributo à banda Chico Science & Nação Zumbi, acontece a partir das 17h, na Pracinha do Cruzeiro, no Crato. Gratuito.

Formada por ex-integrantes do grupo Dr. Raiz, a banda Tiro Certeiro busca relembrar umas das fases mais criativas do cenário musical brasileiro dos anos 90, através de um repertório que reproduz a estética e a sonoridade de uma das bandas consideradas as mais expressivas da época.

SERVIÇO

Música ao pôr do sol - Tiro Certeiro
Local: Pracinha do Cruzeiro, bairro Seminário (no Alto da Ladeira da Integração), Crato.
Data: 16/2
Horário: 17h
:::Gratuito:::

www.blogdocrato.com


Secretário garante reinício de Calçamento das ruas do Crato ainda em Fevereiro


No inicio de 2012 a administração do ex-prefeito do CRATO, Samuel Araripe, projetou calçar em pedra tosca até o final do ano varias ruas nos Bairros e Distritos do município e muitas delas não receberam o beneficio e outras a pavimentação ficou pela metade, a exemplo da Rua Caloré no Bairro Barro Branco que tem extensão de 600 metros e o calçamento parou exatamente na parte baixa da Rua que, com as chuvas as águas formam uma lagoa impedindo a passagem de veículos e pedestres, reclama a moradora, Maria Eunice Amorim. Ela conta que ficou feliz ao ver o inicio dos trabalhos e entristeceu com a suspensão das obras e a noticia de sua paralisação sem nenhuma explicação aos moradores. Bernardo de Assis Vieira associa-se a indignação de Maria ao afirmar que conversou na época com o secretário de infra estrutura que garantiu a obra ser feita completa e findou frustrando a todos. Como no Barro Branco, no Parque Grangeiro o calçamento em algumas Ruas também não foi concluído e os moradores estão indignados. É o caso de Ricardo Helisson Bezerra Amorim da casa 98 da Jacó Epifanio Cortez que tem quase um quilometro de extensão. Segundo declarou, a sua Rua foi incluída na lista prioritária da prefeitura e o calçamento que foi feito não chega a 200 metros. “Quando as obras foram suspensas em outubro do ano passado eu procurei a prefeitura e fui informado que os serviços seriam concluídos antes do termino da administração de Samuel Araripe. A gestão do então prefeito terminou e a  e a obra não. Na gestão atual voltei a me informar sobre o problema e não me deram nenhuma resposta”, concluiu Ricardo Helisson.

Ainda no Parque Grangeiro a Rua Raimundo de Sousa Filho recebeu calçamento pela metade. A moradora da parte não beneficiada, Fátima Camilo Rodrigues disse que só foi pavimentado o trecho onde os ricos moram. “Eu estou decepcionada com isto. A prefeitura sabia que o calçamento não chegaria até nós e nos enganou, fazendo a obra somente para beneficiar uns e outros não”, concluiu Fátima. A moradora do mesmo trecho, Adélia de Sousa Barbosa conta que foi informada que a Raimundo Sousa Filho consta no mapa da prefeitura que o calçamento foi concluído e não tem esperança que o atual prefeito termine o calçamento. “Nós aqui sofremos 24 horas com a lama e o lixo, tendo que conviver com a presença de insetos”, conta Adélia. Também no Parque Grangeiro existem outras Ruas que foram calçadas pela metade em gestões anteriores a Samuel Araripe e que, para a prefeitura, os serviços foram concluídos, a exemplo da Arnaldo de Melo e Pergentino Maia. No mesmo Bairro, a Rua Valdir Silva está na mesma situação. Os moradores disseram que vão esperar a manifestação da atual gestão sobre o problema e pensam em entrar com ação coletiva no Ministério Publico pedindo o termino das obras conforme foram planejadas.

O secretário de obras e infra estrutura do Crato, engenheiro civil José Muniz de Alencar informou que o calçamento da Rua Caloré no Barro Branco foi todo concluído dentro do que foi projetado. Disse que o município tem convenio com o Ministério do Turismo no valor de 6 milhões de reais para pavimentação de Ruas e Avenidas e desse total apenas foram gastos 500 mil reais e do mesmo projeto faltam ainda serem calçadas cerca de 70 Ruas e o complemento de outras. O secretário justificou a paralisação dizendo que o problema está nas ordens bancárias em Brasília que não estão sendo creditadas nas datas estabelecidas no convenio. Garantiu que as três empresas contratadas pela prefeitura para realizar as pavimentações recomeçarão as obras na segunda quinzena de fevereiro. Explicou José Muniz que a gestão Samuel Araripe assinou dois contratos com o Ministério. O 1º no valor de dois milhões de reais e o 2º no valor de quatro milhões de reais para pavimentar 33 Ruas na sede e Distritos. Segundo o secretário a ordem do atual prefeito, Ronaldo Gomes de Matos é agilizar o quanto antes as questões pendentes.

Wilson Rodrigues
Radialista/Jornalista
Escritor/Membro do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
 

Governo do Estado libera verba para a Estátua a N.S de Fátima no Crato


NE - Governo libera 1 milhão de Reais para a construção da Estátua a N.S de Fátima


O governo do Ceará acaba de anunciar a liberação de um milhão de reais para a continuidade das obras de construção do monumento a Nossa Senhora de Fátima em Crato, que estavam suspensas há alguns dias e a demora na retomada dos serviços deveu-se a burocracia para se fazer nova licitação. A construção da estatua, em sua fase inicial, enfrentou embaraços na justiça por meio de ações impetradas pelo Ministério Publico em que o promotor de justiça, Elder Ximenes alegava que a obra, por se tratar de atender apenas um segmento da população, ou seja, por ser um empreendimento religioso, não poderia ser construído com  verbas publicas e sim, com dinheiro oriundo de doações voluntárias da população. Até então não sabemos se os promotores de justiça voltarão a se manifestar sobre os recursos que o governo cearense vai liberar para a continuidade das obras.

A construção da estatua de Nossa Senhora de Fátima no Crato divide opiniões da sociedade. Há quem ache um absurdo o fato do governo liberar tanto dinheiro para construir uma estatua quando poderia destiná-lo ao socorro das vitimas da seca no Cariri, abrindo postos de trabalho e outros programas de acolhimento a tantas famílias. Por outro lado, muita gente acha que o empreendimento que fica no Barro Branco vai fortalecer o turismo religioso regional e com isto promover a geração de emprego e renda no município. Outras pessoas acham que o governo do Estado agradaria melhor a Nossa Senhora de Fátima se, com esse milhão de reais fosse investido na criação de mais leitos nos hospitais, abertura de estradas e outras ações de interesse coletivo e global.

Segundo o IBGE mais de 236 mil caririenses vivem em situação preocupante de pobreza e miséria, com renda de 70 reais/mês. Nos três principais municípios da região, Crato Juazeiro e Barbalha a população faminta passa de 44 mil habitantes. Juazeiro tem mais de 24 mil, Crato mais de 13 mil e Barbalha supera os 7 mil habitantes vivendo abaixo da linha de pobreza. A situação é tão preocupante que chamou a atenção da Igreja Católica que está realizando campanha junto as suas paróquias no Cariri para arrecadação de alimentos.

Wilson Rodrigues
Radialista/Jornalista
Membro/Escritor do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe


FONTE MUSICAL - A mais completa loja de Instrumentos Musicais do Cariri


O Blog do Crato tem o prazer de anunciar a mais nova empresa parceira: FONTE MUSICAL. A fonte musical é a mais completa loja de instrumentos musicais e acessórios do cariri. As melhores marcas e os melhores preços. Se você procura violões, guitarras, contrabaixos, baterias, encordoamentos, instrumentos de percussão, microfones, amplificadores, caixas amplificadas, pedestais...etc procure a Fonte Musical. Com atendimento especializado, esse verdadeiro "supermercado" da música tem tudo que você precisa. 

Conheça a Fonte Musical:


Guitarras, contrabaixos e teclados nacionais e importados. Todos os modelos e marcas de caixas amplificadas para você escolher:


As últimas novidades em instrumentos musicais


Um verdadeiro supermercado da música



Encordoamentos para guitarras, violões, contrabaixos...
Violões Godin, Takamine, Giannini, Di Giorgio e toda a linha de percussões para você fazer seu próprio ritmo.

Fonte Musical
Em Juazeiro do Norte
Rua Carlos Gomes, 459 ( Ao lado da Praça da Prefeitura )

Anuncie no Blog do Crato - A maior vitrine da Internet no Cariri

200 mil acessos por mês - Onde sua empresa é tratada com respeito e amizade.
Envie e-mail para blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita.
www.blogdocrato.com

Sesc Crato apresenta obras do cineasta francês Jacques Tati



Até o dia 25 de março, o Sesc apresenta, através do projeto Cinemara, a Mostra Tati por inteiro. A programação é gratuita e acontece na Unidade do Crato, com exibições todas as segundas-feiras, sempre às 19h.

A Mostra traz o conjunto da obra de Jacques Tati, com nove produções audiovisuais do icônico cineasta francês, e um documentário dirigido por sua filha, Sophie Tatischeff, que apresenta Tati por trás das câmaras. As sessões acontecem com os filmes: Carrossel da Esperança (1949); Cuida da tua esquerda (1936); Escola dos carteiros (1947); As férias do Sr. Hulot (1953); Curso Noturno (1967); Meu tio (1954); Tempo de diversão (1967); As aventuras dos Sr. Hulot no trânsito louco (1971); Parada (1974); Tati: seguindo os passos do Sr. Hulot (Dir. Sophie Tatischeff, 1986).

O cineasta

Jacques Tati é considerado pela crítica especializada o mais original comediante do cinema, depois de Charles Chaplin. O cineasta se distanciou do burlesco primitivo e buscou, na observação do cotidiano, as expressões, os hábitos, manias e manifestações, que denunciavam as personalidades. Além disso, seus filmes contribuíram para a construção da crítica de costumes que, em sua obra, não deve ser lida a partir de uma relação direta com a realidade imediata, mas sim, a partir de suas escolhas, seleções e criações.
 
PROGRAMAÇÃO

Mostra Tati por inteiro 
18/2
As férias do Sr. Hulot (1953; 74min)
Classificação: Livre

Sinopse: O atrapalhado Sr. Hulot vai passar as férias em um hotel de veraneio onde provoca uma série de situações desastrosas e irresistivelmente cômicas. Mesmo causando agitação na rotina dos demais hóspedes, ele consegue fazer amizades e conquistar a simpatia de todos.

Curso Noturno (1967; 27min)
Classificação: Livre
No cenário de Tempo de diversão, executivos bem comportados recebem aulas sobre arte cômica. Eles descobrem diferentes maneiras de fumar cigarro, andar a cavalo ou cair da escada.

25/2
Meu tio (1954; 110min)
Classificação: Livre
Sinopse: O Sr. Hulot vai passar um tempo na casa de sua irmã para ajudar a cuidar do sobrinho. Logo ele se vê às voltas com uma casa repleta de utensílios automáticos e arquitetura futurista pouco funcional, mas vistosa aos olhos da sociedade de consumo. A dificuldade de adaptação cria situações cômicas e insólitas.

4/3
Tempo de diversão (1967; 114min)
Classificação: Livre
Um grupo de turistas norte-americanas chega a Paris nos anos 1960. Ali está também o hilário Sr. Hulot. Seu jeito inocente de observar as coisas acaba criando deliciosas confusões com as turistas que visitam a capital francesa.

11/3
As aventuras dos Sr. Hulot no trânsito louco (1971; 93min)
Classificação: Livre
Sinopse: Sr. Hulot, desenhista de uma modesta fábrica de veículos, cria um caminhão com várias inovações e decide leva-lo à Exposição Internacional do Automóvel de Amsterdã. Ele toma a direção do veículo, seguido por uma jovem responsável pelas relações públicas da fábrica, num carrinho esportivo. A viagem é interrompida por uma série de problemas. São tantas as confusões, que o carro chega tarde à exposição.

18/3
Parada (1974; 85min)
Classificação: Livre
Sinopse: O filme mostra as aventuras de duas crianças por trás da lona de um circo provinciano. O diretor também aparece como um dos artistas do espetáculo, entre saltimbancos, mágicos e espectadores encantados.

25/3
Tati: seguindo os passos do Sr. Hulot (Dir. Sophie Tatischeff, 1986; 52min)
Dir. Sophie Tatischeff.
Classificação: Livre
O documentário apresenta Tati por trás das câmeras como autor, produtor e diretor. Vários registros de seu trabalho foram feitos ao longo de suas viagens pelo mundo. Com base nesses registros, Sophie Tatischeff, filha de Tati, deu vida a este material - um retrato da personalidade exigente, determinada e à frente de seu tempo, características tão marcantes em Tati, que exercia sua profissão sem se deixar influenciar pelas convenções.
 
SERVIÇO

Local: Sesc – Unidade Crato (Rua André Cartaxo, 443)
Período: Até 25/3 (segundas-feiras)
Horário: a partir das 19h
Informações: (88) 3523.4444:::Gratuito:::

www.blogdocrato.com

 

Contato com o Cantor PEIXOTO - Reginaldo Rodrigues Monte


Na foto acima: Peixoto ( de camisa amarela ) e amigos - Foto: Dihelson Mendonça


"Olá Dihelson, gostaria de entrar em contato com o cantor Peixoto, como eu faço ? poderia me ajudar? Conheço êle   e não o vejo desde 71. Sou amigo do irmão dêle João Bosco e trabalhei com o outro irmão dêle que era cantor Orlando Peixoto, que Deus o tenha. E então pode me ajudar? te aguardo. Muitíssimo obrigado. Sou do Crato e moro aqui em bsb desde 71. Até breve. "

Prezado Reginaldo Rodrigues Monte, estarei publicando a sua mensagem para o cantor Peixoto no Blog do Crato para que ele mesmo possa te responder, já que é também um dos nossos ilustres leitores. Por outro lado, vou procurar encontrá-lo em breve.

Abraços.
Dihelson Mendonça


Estação das chuvas começa em todas as regiões do Ceará


Com precipitações médias de 40mm, diversas cidades do Interior registraram chuvas ontem
 
Choveu em todas as regiões do Ceará ontem. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em 122 municípios. Não houve pluviometria muito elevada, mas pela primeira vez, neste ano, ocorreram chuvas generalizadas. Os cinco maiores registros foram em Tamboril (61mm), Choró (56mm), Itapipoca (55mm) e Quixadá (54mm). Na zona rural de Várzea Alegre, a paisagem verde já desponta com as primeiras chuvas da estação que poderá prosseguir até maio FOTO: HONÓRIO BARBOSA
 
Além destes municípios, a Funceme registrou chuva acima de 30mm nas seguintes cidades: Iracema (49mm), Cruz (47,5 mm), Senador Sá (47 mm), Tururu (42,5 mm), Itapajé (42 mm), Tabuleiro do Norte (37 mm), Banabuiú (36 mm), Jaguaretama (34 mm), Coreaú (33 mm), Itapipoca (32 mm) e Alcântaras (30 mm).

Fevereiro é o primeiro mês da quadra invernosa que se estende até maio. Geralmente, as precipitações são intensificadas a partir da segunda quinzena deste mês.

Chuva em todas as regiões, tempo nublado, relâmpago e trovões durante a madrugada reanimaram a esperança do sertanejo quanto ao fim da seca que se estendeu desde o primeiro semestre de 2012. "Estamos precisando de boas chuvas porque não há pasto e os animais sofrem com a falta de alimentação", disse o secretário de Política Agrícola da Federação dos Trabalhadores Rurais na Agricultura do Ceará (Fetraece), Luis Carlos Lima. "Em várias comunidades, a água já está escassa".

No Sertão Central, a situação é preocupante, em decorrência da escassez de chuva. Ontem, a Funceme registrou precipitações de 30mm em média, em Quixeramobim, Quixadá, Banabuiú, mas em outros municípios a chuva foi reduzida ou sequer ocorreu, como é o caso de Morada Nova, Jaguaribara, Mombaça, Milhã, Deputado Irapuan Pinheiro e Solonópole.

Previsão

De acordo com a Funceme, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), um dos principais fatores para ocorrência de precipitação, desceu para o Sul, posicionando-se sobre a região Nordeste e provocando chuvas em vários Estados. "A tendência para as próximas 72 horas é de continuar chovendo em todo o Ceará", disse a meteorologista da Funceme, Claúdia Rickes. "O quadro permanece favorável".

Apesar de ter chovido em quase todas as regiões do Estado, a Funceme classifica as precipitações como isoladas, pois ocorrem em áreas pontuais nos municípios e regiões, e em horários diversificados. "Diferentemente da chuva generalizada", comparou Cláudia Rickes.

Todos os meses, a Funceme promove reunião climática para atualizar a previsão de chuva para a quadra invernosa, divulgada em janeiro passado. O próximo encontro será em Natal, no Rio Grande do Norte, nos dias 21 e 22 deste mês. "Não podemos adiantar nenhuma reavaliação, se teremos probabilidade de chuva para o próximo mês, acima ou abaixo da média", assegurou a meteorologista da Funceme, Deysiane Quaresma. "Ainda estamos atualizando os dados".

As condições de temperatura do Atlântico Norte evoluíram nos últimos dois dias, mesmo de forma lenta, mas favorável para ocorrência de precipitações para o Ceará. A meteorologista da Funceme, Claudia Rickes, explicou que as águas superficiais do Oceano Atlântico Norte tendem a esfriar. "Por isso, a temperatura do Atlântico Norte está de neutra para fria, e do Atlântico Sul aquecendo, caracterizando um dipolo negativo", explicou. "Se essa evolução continuar, favorece que a Zona de Convergência Intertropical oscile para o Sul e ocorram chuvas no Estado".

A temperatura do Oceano Pacífico permanece neutra, não se caracterizando ainda com efeitos La Niña ou El Niño. Por enquanto, as precipitações estão bem abaixo da média no Ceará. Na primeira quinzena de fevereiro, o mês que assinala o início da quadra chuvosa no Estado, as chuvas ficaram 82% abaixo da média histórica para o período. "Normalmente, as chuvas intensificam-se a partir da segunda quinzena", disse Claudia Rickes.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mantém previsão para o trimestre (janeiro, fevereiro e março) de um quadro desfavorável de ocorrência de chuva para o sertão cearense em torno de 40% de probabilidade para ficar abaixo da faixa normal para o período. Entretanto, poderão ocorrer mudanças atmosféricas e de temperatura das águas superficiais dos oceanos, que têm influência no sistema de chuva para o Estado.

Expectativa

A esperança dos agricultores é que, até o fim deste mês, as condições climáticas mudem e ocorram precipitações no sertão cearense. No Cariri cearense já há pastagens nativas em vários municípios, aliviando as dificuldades de alimentação do gado.

As chuvas caídas em janeiro e neste mês favoreceram os produtores rurais. Rapidamente, a mata nativa fica verde e o capim rebrota com facilidade. "Esperamos que continue chovendo bem e, a partir de março, a chuva chegue com mais força", disse o produtor rural, Francisco Custódio Lima.

Mais informações

Funceme - Fortaleza
Telefone: (85) 3101. 1117

HONÓRIO BARBOSA
Repórter do Jornal Diário do Nordeste


Secretaria das Cidades prorroga inscrições do Concurso‏



O certame cria 44 vagas para a formação do quadro efetivo da Secretaria das Cidades. As provas acontecem em 3 de março

As inscrições para o concurso público que cria 44 vagas para a carreira de Gestão Territorial Urbana seguem até 17 de fevereiro. Com isso, as provas serão realizadas no dia 3 de março de 2013. “O concurso visa à formação do quadro efetivo da Secretaria das Cidades, com a implantação de uma nova carreira, que é a de Gestão Territorial Urbana”, define o secretário Camilo Santana.

O total de vagas de nível superior será distribuído por dois cargos específicos da Pasta: 1) Analista de Desenvolvimento Urbano, que contará com 28 vagas; e 2) Analista de Desenvolvimento Organizacional, com 16 vagas. Poderão participar do concurso os graduados em Arquitetura, Engenharia Civil, Agronomia, Serviço Social, Sociologia e Geografia, na disputa pelas vagas de analista de Desenvolvimento Urbano. Os graduados em Administração, Ciências Contábeis, Economia, Estatística, Psicologia e Tecnologia da Informação, poderão concorrer às vagas de analista de Desenvolvimento Organizacional.

Salários

A remuneração dos aprovados é composta pelo vencimento base, de R$ 1.076,74, acrescido de Gratificação de Desempenho de Atividade de Gestão Pública (GDTU), no valor de R$ 3.500,00. À GDTU, ainda é adicionada a gratificação de titulação: especialistas (15%), mestres (30%) e doutores (60%). Desta forma, os salários iniciais vão de R$ 4.576,74 (para os que são apenas graduados) a R$ 5.222,78.
As inscrições devem ser realizadas pela internet, pelo site www.funcab.org ou ainda no posto de atendimento instalado da Rua Nunes Valente, 809, bairro Meireles, em Fortaleza. O horário para recebimento das inscrições é de 8h às 12h e de 13h às 17h, de segunda à sexta-feira, exceto feriados.
Assessoria de Imprensa da Secretaria das Cidades




Prefeito do Crato decreta estado de emergência e é questionado por vereador - Por: Wilson Rodrigues


O prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos PMDB está encontrando muitas dificuldades para ligar o motor e decolar a aeronave de sua administração e colocá-la no espaço do desenvolvimento para voar de acordo com o que ele planejou. Redimensionar o atendimento ao publico com a implantação de novo horário de funcionamento da maquina, exigir dos servidores expediente integral e outras medidas moralizadoras não foram suficientes para que sua gestão se alinhasse logo nos primeiros dias de instalação o que lhe forçou a tomar iniciativas mais radicais, ou seja, fechar a prefeitura por quase uma semana para organizar a casa e por ultimo decretar estado de emergência no município devido a situação precária em que encontrou a prefeitura. A noticia publicada pela Confederação Nacional de Municípios de que o Crato figura na lista dos 119 municípios cearenses impedidos de celebrarem convênios com a União, por apresentarem irregularidades em suas contas, comprovou os empecilhos enfrentados pelo prefeito cratense. Mesmo diante dos problemas encontrados, Ronaldo está confiante de que a situação será normalizada e nada irá atrapalhar a execução dos projetos elaborados para sua administração, principalmente aqueles referentes as obras estruturantes do município que têm por finalidade torná-lo atraente aos investidores interessados em montarem seus negócios na cidade.

O secretário de obras e infra estrutura municipal, José Muniz de Alencar disse que é prioridade do prefeito Ronaldo instalar em áreas próximas as Vilas São Bento e Padre Cícero, um distrito industrial com varias empresas de diversos segmentos produtivos. Garantiu o secretário que o projeto de infra estrutura está sendo elaborado como, por exemplo, a construção de uma avenida que liga a Thomaz Osterne ao local onde as indústrias serão estabelecidas. Tanto o prefeito como o secretário disseram que a área escolhida é o ponto mais estratégico encontrada no município pelo fato de está bem próximo das famílias trabalhadoras que não irão encontrar dificuldade de acesso alem de ser um local plano, acessivo e com grandes probabilidades para o crescimento e desenvolvimento urbanístico cratense. A criação do parque industrial está de acordo com o projeto de campanha do prefeito eleito do Crato que prometeu criar postos de trabalho e incentivar a qualificação de mão de obra especializada. Mas estas ações só poderão ser efetivadas quando o município solucionar todas as questões pendentes junto aos governos estadual e federal, concluíram.

Sobre o decreto de estado de emergência para o município do Crato, publicado pelo prefeito Ronaldo Gomes de Matos, o vereador Raimundo Amadeu de Freitas PT declarou que desconhece as razões que levaram a necessidade da publicação haja vista que o decreto faz menção a instabilidade administrativa e financeira do município. O vereador disse também que alguns detalhes precisam ser esclarecidos como, por exemplo, se o prefeito comprou algum produto e contratou algum serviço sem licitação, como está previsto no decreto e não publicou no Diário Oficial do Município e isto caracteriza irregularidade, segundo Amadeu  questionando também a referencia que o decreto faz sobre a possibilidade de sua prorrogação por mais 30 dias. “Decretar situação de emergência significa o reconhecimento legal do poder publico de situação anormal quando os danos são superáveis e suportáveis pela comunidade afetada e dar ao gestor o direito de realizar alguns atos sem a necessidade da apreciação do legislativo”, explicou o vereador Amadeu de Freitas.

Wilson Rodrigues
Radialista/Jornalista
Membro/Escritor Oficial do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


POLÍTICA - Com Madson Vagner - 16/02/2013


Improbidade faz Ministério da Saúde suspender recursos para Barbalha
Irregularidades detectadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), sobre o descumprimento da carga horária dos médicos que atendem na Atenção Básica de Saúde, levaram o Ministério da Saúde a baixar Portaria (Nº 156) suspendendo a transferência de recursos dos programas de Estratégia Saúde da Família (ESF) de Barbalha.

A Portaria foi divulgada no Diário Oficial da União, na terça-feira (05). Segundo informações colhidas junto a servidores dos Postos de Saúde do município, os médicos atendem apenas em meio período (manhã ou tarde) e, apesar de justificada por meio de assinaturas de folha de presença, não são realizados os plantões noturnos nos ambulatórios.

Ainda segundo a portaria, houve falta de transparência na aplicação dos recursos destinados aos programas. A secretária de Saúde do Município, Jaqueline Cavalcante Sampaio, foi procurada para dar explicações, mas não foi encontrada. Na sexta-feira (08) ela não esteve na secretaria e seu telefone estava desligado.

A decisão do ministério de suspende o repasse financeiro para as 22 (vinte e duas) Equipes Saúde da Família, deve permanecer até que o município resolva a situação, sanando as irregularidades.

Com o bloqueio dos recursos e, consequentemente, a queda nos serviços, cerca de 70% dos mais de 55 mil habitantes de Barbalha, que necessitam do serviço, deve ficar sem o benefício. Na cidade, existe o temor de que a decisão possa ocasionar uma corrida aos hospitais, proporcionando grande lotação.

Agentes de Saúde, que não quiseram se identificar, por medo retaliações, disseram que fazem a sua parte, mas existe uma cultura, onde médicos não precisam cumprir o horário estabelecido em contrato. Ainda segundo alguns agentes, os horários constados em contratos dos médicos são mera peça de ficção. Muitos dos Agentes de Saúde se mostraram indignados com a situação.

O vereador André Feitosa (PPS) disse que a bancada de oposição vai pedir, via requerimento, informações sobre outras secretárias e os valores bloqueados da Saúde; além de cobrar mais transparência em todos os recursos recebidos pelas secretarias. O vereador, disse ainda, que pretende convocar a secretária Jaqueline Sampaio para falar sobre o assunto na Câmara.

O debate deve ganhar força na Câmara, onde o prefeito tem maioria. Os vereadores de oposição apostam na pressão popular para forçar os vereadores a votarem a favor, tanto do requerimento, quanto da convocação da secretária, que precisam da aprovação da maioria dos parlamentares.

Curtas

Movimento pede afastamento de Renan Calheiros

Já se tornou uma verdadeira cassa ao presidente eleito do Senado Renan Calheiros (PMDB-AL). Nem mesmo o barulho do Carnaval impediu que a petição que pede o afastamento do senador da presidência do Senado alcançasse mais de 1,3 milhão de assinaturas, meta estabelecida pelos autores da iniciativa. Mais de 1% do eleitorado nacional já assinou o documento. Renan renunciou ao cargo em 2007, motivado por várias denúncias de corrupção. A crise foi abafada pelo PMDB e agora ele quer voltar. Vale salientar que os três senadores do Ceará (Eunício Oliveira, José Pimentel e Inácio Arruda) estão entre os 56 senadores que votaram em Renan. O “cara de pau”, ainda, é acusado de ter cometido três crimes pela Procuradoria-Geral da República. Realmente o PMDB deve achar que o povo brasileiro é idiota. Apuração já!

Tarrafas ainda espera resposta de denúncia contra ex-prefeita

Os moradores de Tarrafas ainda esperam o resultado da denuncia feita pelos vereadores Cícero Palácio Rodrigues, Valdecir Ferreira Leu e Francisco Avelino de Souza. O documento protocolado no final de dezembro de 2012 denuncia desvio de dinheiro público destinado a compra de merenda escolar. Segundo os vereadores, a ex-prefeito, Teca Lopes, criou uma associação de produtores rurais no sítio Urucuzinho que existe apenas no papel. A associação venderia ao município o que não produz e, ainda, é acusada de não entregar o que estabelece em nota. Em três anos teriam sido negociados mais de R$ 136 mil em produtos que, inclusive, não são produzidos na região como feijão mulatinho. O mais interessante é que no sítio ninguém conhece a associação nem seus associados. A denúncia é grave e merece atenção do Ministério Público e do Tribunal de Contas dos Municípios, para onde foram encaminhadas.

Especulação: porque os vereadores da oposição de Juazeiro faltaram à sessão da quinta-feira

Foi impossível não notar a ausência de parte dos vereadores da oposição de Juazeiro na última sessão da Câmara que votou matérias importantes para o futuro do município. Com o desfalque da oposição, os projetos antes rejeitados para a “análise”, passaram com folga e sem discussão. Nos bastidores o que se comenta é a realização de uma reunião na quarta-feira (06), entre representantes do prefeito e os vereadores. Pelo visto, a coisa deu certo. É claro que a mudança radical de posições deixaria a população com a “pulga atrás da orelha”, e assim se explica a ausência. Uma testemunha, quase, ocular confidenciou que somente Darlan Lobo, Cláudio Luz e Adauto Araujo, ainda resistem. Seriam os três mosqueteiros? Eu já vi este filme!

Caso Zé de Amélia acabou em Carnaval?

Alguém ainda lembra das denúncias do vereador Cláudio Luz contra o ex-presidente da Câmara José de Amélia Júnior (PSL)? O povo sim, mas, fora o autor da denúncia, parece o restante dos vereadores foram pegos por uma profunda amnésia. Será que o súbito esquecimento foi motivado pelo que disse Zé de Amélia, nos bastidores, que se ele caísse, metade da Câmara cairia junto? Êpa! Não se fala mais no assunto. O problema para Zé de Amélia e a “metade da Câmara” e que fontes muito próximas ao vereador denunciante asseguram que a coisa já foi à frente. O vereador já teria encaminhado a denúncia ao Ministério Público e a Polícia Federal. Quem sabe por cima dê em alguma coisa, já que, aqui embaixo tá todo pulando carnaval para reduzir os efeitos da pizza!

(Estes textos, também, estão publicados no Site Miséria e no blog do Madson Vagner)

Madson Vagner
Jornalista
Escritor/Autor oficial do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe Internet

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet

HAPPY STORE - CONFECÇÕES


HAPPY STORE CONFECÇÕES

Produtos de qualidade, com bons preços e uma empresa genuinamente cratense !





Preço, qualidade, variedade


Os proprietários: Vera Veloso e Franzé Brito


As melhores marcas, os melhores preços.



Anuncie no Blog do Crato
A MAIOR VITRINE DO INTERIOR DO CEARÁ - 212.000 Acessos por mês
Entre em contato pelo e-mail:  blogdocrato@hotmail.com e marque uma visita

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet


Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30