xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 01/02/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

01 fevereiro 2013

Cariri Cangaço 2013 - Apresentação



Cariri Cangaço - evento de cunho turístico-cultural e histórico-científico; em sua edição 2013, acontecerá na Região do Cariri, sul do estado do Ceará, tendo como cidades anfitriãs: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Aurora, Barro e Porteiras.

Reunirá a partir de uma programação plural, dinâmica e universal, personalidades locais, regionais e nacionais; do universo da pesquisa e estudo das temáticas ligadas ao Cangaço, Tradições e Histórias do Nordeste.

O Evento em sua quarta edição terá um conjunto de 16 conferências, seguidas de debates, abordando temáticas ligadas à historiografia nordestina - sub tema: GENTE DE RAIZ, FORÇA E FÉ; distribuídas durante o período de realização do mesmo; 6 dias ; nos 7 municípios anfitriões. Os conferencistas são pesquisadores, estudiosos, escritores e professores, de renome nacional.

Será apresentada a IV Mostra Cariri Cangaço de Cinema, Vídeo e Documentários, possibilitando aos participantes uma maior interação com a temática a partir dos trabalhos apresentados, com destaque para a apresentação na íntegra do festejado “Sedição de Juazeiro”. Teremos a IV Latada do Livro Cariri Cangaço, onde os participantes terão a oportunidade de entrar em contato com as principais obras literárias, lançamentos e obras raras, sobre a temática. Teremos o IV Grande Salão Cariri Cangaço, onde serão lançadas novas obras literárias sobre a temática; de autores de todo o Brasil, e em especial com a parceria da FGF TV e Laser Vídeo teremos a gravação do Documentário: “O Cangaço na Terra do Sol” com roteiro de Manoel Severo e produção de Aderbal Nogueira e Jonasluis de Icapuí. Teremos ainda o lançamento da primeira edição da Revista Cariri Cangaço em noite solene de abertura do evento.

São mais de 150 profissionais envolvidos na construção e produção do Cariri Cangaço; teremos distribuídas nos sete dias de evento, 10 Apresentações Artísticas, com as mais significativas manifestações culturais e folclóricas de toda região do Cariri, das áreas das Artes Cênicas, Música, Dança e Cultura Popular.

Manoel Severo

Festival Jazz & Blues de Guaramiranga: Venda de ingressos para shows de Fortaleza começa nesta sexta-feira (01)


Nesta sexta-feira, 1º de fevereiro, começam as vendas dos ingressos para os shows do Festival Jazz & Blues que acontecerão em Fortaleza após o Carnaval. A programação jazzística estará no Teatro do Shopping Via Sul e a turma do blues vai se encontrar no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC). No Teatro do Via Sul, a cantora Rosa Passos é a atração de quinta-feira, dia 14. Na sexta-feira, 15, o show é “Baião Instrumental – Homenagem a Luiz Gonzaga”, com Waldonys (CE) & Misael da Hora (RJ). Ambos com início às 21 horas. No Anfiteatro do CDMAC, na sexta-feira, às 20h, Igor Prado Band (SP) & JJ Jackson e Tia Carroll (USA) apresentam “Blues N Soul Sessions”. Os ingressos para os shows do Teatro do Shopping Via Sul estarão à venda na bilheteria do teatro e pelo site www.shoppingviasul.com.br. Os ingressos para o show do Dragão do Mar ficarão à venda no local. Preços: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia).

SHOWS EM GUARAMIRANGA

Para quem vai curtir os quatro dias de Festival Jazz & Blues em Guaramiranga, de 09 a 12, os ingressos para a sessão das 21h30 continuam à venda nas lojas Meia Sola dos shoppings Bambuy, Iguatemi, Aldeota e Varanda Mall, em Fortaleza, e pelo site www.bilheteriavirtual.com. O restante da programação durante o Carnaval em Guaramiranga é gratuito.
O Festival Jazz & Blues 2013 é apresentado pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem como patrocinadores: Indaiá, Banco do Nordeste, Cagece, Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural: Agrícola Famosa, Correios, Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, Newland, Servis Segurança, Meia Sola, Prefeitura Municipal de Guaramiranga. Agradecimento: Coelce e Aço Cearense. É uma promoção do Diário do Nordeste e realização da Via de Comunicação e Cultura e Ministério da Cultura/ Governo Federal.

Mais informações: (85)3262.7230 e www.jazzeblues.com.br.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
DÉGAGÉ


Um livro de Huberto Tavares - Por: Emerson Monteiro


Huberto Tavares, professor, ator de teatro, poeta e boêmio de Crato, romântico e inspirado, agora resolve reunir em livro (Eu preciso escrever versos) seus principais poemas, numa edição necessária para os que viveram a segunda metade do século XX nesta parte de mundo, berço de festejados autores e juventude inquieta, atuante nas áreas da cultura.

A disposição dos escritores de levar adiante suas produções preenche esse tempo em que deixou de ser impossível a publicação de trabalhos ricos de lirismo e memórias várias, elementos essenciais ao estudo etnográfico, sobretudo quando as máquinas oferecem condições de fugir do anonimato.

José Huberto Tavares de Oliveira, mais conhecido pela alcunha de Bebeto, abre assim o amplo espaço na sua história das vivências interioranas, para desempenhar esse papel de testemunha ocular do coração dessas existências de sua rua, a das Laranjeiras, hoje José Carvalho, e o Beco do Padre Lauro, próximos à Praça da Sé, centro urbano de Crato, revivendo tipos populares da cidade e as rotinas da beleza cotidiana que jamais retornarão a não por meio da mágica das palavras.

Passa isso nos seus poemas, páginas de rica beleza e emocionalidade, multiplicando sentimentos e impressões que se perderiam no eterno das horas, quando apenas os escritores reproduzem o íntimo da alma, em momentos de enlevo.

Os leitores contam, pois, com este livro na viagem retrospectiva ou nas visitas às eras que viraram saudades pungentes, em versos necessários ao registro de vidas sonhadas e amores adormecidos nas noites encantadoras de um observador contumaz das melhores solidões.

Fiéis da Irmã Dulce na Romaria das Candeias


Devoção a Irmã Dulce atrai fiéis na Festa das Candeias
Juazeiro do Norte. A imagem é em resina, tamanho natural, além de um relicário, com o pedacinho do osso da costela do “Anjo Bom da Bahia”. A presença da imagem da “Bem-aventurada Dulce dos Pobres”, durante os festejos de Nossa Senhora das Candeias, em Juazeiro do Norte, chama a atenção de romeiros do Nordeste. Os fiéis querem tocar a imagem e a relíquia. Acreditam na santidade da freira que, em 2010, foi beatificada.
Ceará passa a ser o primeiro Estado a receber a imagem peregrina no Brasil. Chegou por Fortaleza, e agora em Juazeiro do Norte, na terceira maior romaria da cidade. Também receberão a imagem os municípios de Missão Velha, Brejo Santo, Porteiras e Quixadá. Na terra do Padre Cícero, sacerdote que também tem pedido de restabelecimento de ordens sendo examinado no Vaticano, a imagem percorreu igrejas como a de Nossa Senhora de Lourdes, conhecida como Igreja de São Miguel, e a Basílica de Nossa Senhora das Dores. Ontem, passou pela Capela do Socorro, onde estão sepultados os restos mortais do Padre Cícero.

A recepção dos romeiros tem sido importante para o reconhecimento da imagem, que será divulgada em várias partes do Brasil, conforme o vigário paroquial da basílica, padre Aureliano Gondim.
As pessoas que chegavam na matriz, mesmo sem saber de quem era a imagem, se ajoelhavam para rezar e buscavam tocar no relicário. Segundo a dona de casa Rosa Maria, as pessoas que estavam chegando perguntavam de quem era a imagem. “Normalmente, são os próprios romeiros que fazem esse primeiro reconhecimento, mas a maioria das pessoas já ouviu falar nela”, afirma.

O padre afirma que a igreja, tanto na beatificação e no processo de canonização para levar a santidade, exige que a pessoa seja instrumento na vida de alguém para o milagre. São mais de 1.500 relatos, repassados à Santa Sé, somente da beata. Depois da beatificação, a igreja decidiu fazer uma peregrinação, com a imagem em tamanho real. O padre explica que a relíquia normalmente é alguma parte do corpo da possível santa e algum objeto pessoal. “A visita é para torná-la conhecida em todo o Brasil e promover essa devoção”, diz ele. A imagem chegou a Juazeiro do Norte no último domingo. Somente no fim da tarde de ontem seguiu para a cidade de Missão Velha.

Depois de beatificada, conforme o pároco, já se permite a devoção e que a beata Dulce se torne padroeira de igreja. “Estamos na caminhada com toda a igreja, para o processo de canonização, que está em tramitação no Vaticano”, diz ele. O padre destaca a importância de propagar a devoção. A imagem retornará a Salvador e passará por diversas dioceses do Nordeste e do Brasil.

A professora Lurdes Gomes, de Juazeiro do Norte, afirma que, pelo fato da cidade ser turística, é importante a vinda da imagem, porque só vem mostrar que o povo de Juazeiro preza esse tipo de devoção. “A imagem vem enriquecer a fé das pessoas”, afirma. Ela conhecia a história da beata apenas de forma superficial, mas a reconhece como uma mulher de fé e que procurou ajudar as pessoas para terem uma vida mais digna. A imagem continua no Ceará até o dia 6 de março. Depois, será levada para Aracaju, no Estado de Sergipe.

Relatos

O processo de canonização de irmã Dulce encontra-se na fase de recolhimento de relatos de graças, que se iniciou no dia 10 de dezembro de 2010, quando o Papa Bento XVI assinou o decreto de beatificação. Os relatos mais contundentes dos milagres serão avaliados por peritos médicos, para ser iniciado o processo de canonização.

Dulce Maria de Souza Brito Lopes Pontes, a irmã Dulce, morreu em 13 de março de 1992, pouco antes de fazer 78 anos.

Mais informações:
Secretaria da Basílica de
Nossa Senhora das Dores
Rua Padre Cícero, 147
Centro - Juazeiro do Norte
Telefone: (88) 3511.2202

Elizângela Santos
Repórter do Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe
Via Beto Fernandes


Crato, Juazeiro, Icó e mais 116 municípios cearenses estão impedidos de fazer convênios com a União.


Endividados e impedidos de realizarem convênios com o Governo Federal. É assim que se encontram as Prefeituras de Icó, Baixio, Cedro, Ipaumirim, Jaguaribe, Orós e Umari ( Crato e Juazeiro inclusive ).

Estes casos fazem parte dos 119 municípios cearenses e mais de 3,5 mil no Brasil que estão impedidos de celebrar convênios com a União, por estarem com as contas em situação irregular, de acordo com indicadores do Cadastro Único de Convênios do Tesouro [Cauc].

As informações forma divulgadas pelo relatório da Confederação Nacional de Municípios [CNM], na última segunda-feira [28]. Os dados apontam que o número de municípios com contas irregulares no Brasil representa 64,4% do total de cidades do País. No Ceará, 65,8% dos municípios têm pelo menos um item não comprovado no Cauc.

O fato que inclui o Icó, por conta da situação de inadimplência, faz com que o Município, além de outros 118 prefeitos do Ceará fiquem impedidos de fazer as chamadas “transferências voluntárias” com o Governo Federal, até que organizem as finanças de seus municípios.

Esse tipo de transferência consiste na entrega de recursos correntes ou de capital, a título de cooperação, auxílio ou assistência financeira. Não fazem parte da transferência citada o Fundo de Participação dos Municípios [FPM], um repasse constitucional, ou os destinados ao Sistema Único de Saúde [SUS].


* Com informações da Agência CNM e repercussão do O Povo Online
Via Yuri Guedes
 

Renan Calheiros distribui cargos e deve ser eleito presidente do Senado


Depois de sacramentar com os partidos o loteamento de cargos na Mesa Diretora do Senado, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) entra na disputa na sexta-feira, 1º, pela presidência da Casa como o franco favorito. Mesmo sob denúncias, a estimativa é que Renan obtenha entre 55 e 60 votos favoráveis à sua candidatura para suceder José Sarney (PMDB-AP), atual presidente do Senado. Para se eleger, Renan precisa dos votos de metade dos presentes mais um (maioria simples). As dissidências deverão ficar entre 20 e 25 votos. “Ele (Renan) consegue se eleger tranquilamente, com uma grande folga de votos”, afirmou na quarta-feira, 30, o presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO).

Os senadores Randolfe Rodrigues (Psol-AP) e Pedro Taques (PDT-MT) reúnem-se hoje para decidir se manterão as duas candidaturas alternativas ou se lançarão um candidato único. A avaliação é que Taques tem mais chances de conquistar votos do que Randolfe. A estimativa é que Taques obtenha entre 20 e 25 votos, caso saia candidato. Já Randolfe conseguiria apenas arregimentar cerca dez votos.

Os tucanos ficaram irritados com Randolfe, que acusou o PSDB de ter feito acordo para salvar o governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Cachoeira em troca de apoio à candidatura de Renan.
 
Com Agência Estado



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30