xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/01/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 janeiro 2013

Incêndio deixa ao menos 245 mortos em boate em Santa Maria


PORTO ALEGRE, 27 Jan (Reuters) - Um incêndio deixou ao menos 245 mortos e dezenas de feridos, em sua maioria jovens, durante um show em uma casa noturna na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, na madrugada deste domingo, disseram autoridades locais.

A maioria das mortes foi causada por asfixia e pisoteamento, informaram as autoridades.

Segundo o major Cléberson Bastianello, comandante do Batalhão de Operações Especiais, que confirmou no fim da manhã o número de mortos, há 48 pessoas sendo atendidas em hospitais. Havia cerca de 500 pessoas, na maioria jovens, dentro da boate Kiss quando o fogo teve início, por volta das 2h30 da madrugada deste domingo, segundo o major Gerson da Rosa Ferreira, da Polícia Militar gaúcha. A festa reunia, principalmente, estudantes universitários da cidade.

"A boate estava cheia, como quase sempre, pois é uma boate conhecida. Quando me deparei, eram corpos pelo chão. Foi muito chocante", disse Taynne Vendrusculo, estudante que estava na boate, em entrevista à GloboNews. Os primeiros atendimentos às vítimas foram dados no estacionamento de um supermercado ao lado da boate Kiss, que fica no centro da cidade. Homens com picaretas tentavam quebrar as paredes para ter acesso ao local e resgatar as vítimas, durante a madrugada. Segundo a Brigada Militar, já não havia mais corpos de vítimas no local do incêndio no fim da manhã.

A delegada Luíza Sousa, da 2a Delegacia de Polícia Civil, disse que acontecia um show de uma banda gaúcha quando um dos integrantes acendeu um sinalizador dentro do local.A faísca desse sinalizador tocou o teto, que tinha um revestimento de espuma e isopor. "O fogo espalhou-se em segundos", disse a delegada à Reuters.

A delegada informou que um dos fatores para o agravamento da tragédia é que havia um grande número de carros estacionados na porta do estabelecimento, o que impediu a saída das pessoas. Ela disse, porém, que os carros não estava irregulares e que era permitido o estacionamento no local. O major Ilvair Vianna, diretor do Hospital da Brigada Militar de Santa Maria, informou que chegaram mais de duas dúzias de feridos ao hospital. "O que deixou a situação mais difícil parece que foi a saída. Tudo está meio confuso no momento. Ainda bem que a infraestrutura daqui é boa, conseguimos dar pronto socorro a muitas das vítimas", disse ele no início da manhã à Reuters.


Parentes das vítimas foram levados para fazer a identificação em um centro esportivo da cidade onde os corpos foram reunidos. "A partir de agora passaremos a liberar o acesso aos familiares, para o ginásio", disse o major Bastianello, acrescentando que a maior parte das vítimas identificadas até agora foi de homens, que portavam documentos. O governador do Estado, Tarso Genro, seguiu para a cidade, a cerca de 350 quilômetros da capital Porto Alegre e com cerca de 260 mil habitantes.

A presidente Dilma Rousseff, que estava no Chile, cancelou os compromissos no país e antecipou o retorno ao Brasil. Dilma deve ir a Santa Maria, segundo a assessoria da Presidência. "Neste momento de tristeza estamos juntos e iremos superar mantendo a tristeza", afirmou chorando, durante entrevista. Dilma disse que a cidade possui uma boa estrutura e que ministros estavam a caminho para prestar apoio. "O Rio Grande do Sul tem uma estrutura ali naquela região, de saúde, mas também nós deslocaremos tudo que for necessário. Lá tem uma grande base da Aeronáutica", ressaltou a presidente.

(Reportagem de Ana Flor, Guillermo Parra-Bernal e Esteban Israel em São Paulo)


A Desgraça dos Cratenses é o próprio Orgulho Cratense - Por: Dihelson Mendonça


"Vendo a constante ida de órgãos do Crato para cidades vizinhas, o esvaziamento da cidade, é inevitável que eu venha hoje a repetir meu velho bordão: A desgraça dos Cratenses somos nós mesmos, que nunca soubemos dar valor à nossa terra, culpando sempre o vizinho pelo sucesso. Não aprendemos a valorizar o mérito de quem trabalha, mas sabemos invejar o sucesso alheio. Reconheçamos isto, meus amigos. Façamos o MEA CULPA e o DEVER de CASA. Cratense nunca vai a reunião para conhecer os projetos da sua cidade, fica com a bunda sentada na cadeira quando existem shows para valorizar a cultura local; Não sabem valorizar a prata da casa. É um povo sem noção, presunçoso, preguiçoso ( salvo excessões ), cujo amor à terra se resume em tecer LOAS a um passado de glórias atrelado a famílias tradicionais cujos filhinho de papais iam estudar em Recife e outras capitais. Um passado de glórias que só existiu até os anos 60, enquanto as cidades vizinhas não lutavam pelos seus próprios intereses. 

Acomodado por natureza, acredita que tudo vai cair do céu, como num passe de mágica e não sabe lutar pelos seus valores e pelo que é da sua terra. Acredita que a água da nascente é infinita e que eles podem desperdiçar lavando asfalto. Sem educação, destrói o patrimônio público e os benefícios que alguns trazem. Fazem oposição pela oposição, torcendo para o quanto pior, melhor por uma eterna briga pelo poder. São desunidos, não sabem se unir em torno de um projeto para a cidade. Nunca soube manter uma representação política lá fora, nunca soube votar em pessoas que pudessem trazer algo para o Crato, mas votam rapidamente em gente desinteressada e que eles mesmos, nunca ouviram falar. Os Cratenses precisam aprender muito a se organizar enquanto cidadãos, se quiserem um dia, verem o progresso do Crato de FATO e de DIRETO."

Por: Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato
Há 8 Anos, o Crato na Internet



Novo Fórum trabalhista será mesmo em Juazeiro


NE - Publicada originalmente no dia 24 de Janeiro

A população da Região do Cariri terá em breve um novo Fórum Trabalhista. O Tribunal Regional do Trabalho do Ceará [TRT-CE] e a Prefeitura de Juazeiro do Norte assinaram nessa terça-feira [22] o primeiro aditivo do protocolo de intenções para construção de uma nova sede regional para a Justiça do Trabalho.

O documento foi firmado pela presidente do TRT-CE, desembargadora Roseli Alencar, e pelo prefeito de Juazeiro de Norte, Raimundo Antônio de Macêdo.  O termo de cooperação, assinado em julho de 2012, define três ações a serem realizadas pelo TRT-CE e pela prefeitura de Juazeiro do Norte. A primeira delas é a doação, feita do município para a União, de terreno com área de 4.712 m² localizado no Bairro São José.

O segundo ato é a urbanização do local para receber a população que procurará a nova unidade da Justiça do Trabalho. Por fim, fica sob a responsabilidade do TRT-CE a construção do novo Fórum, que terá capacidade para abrigar até quatro varas do trabalho: as duas varas atualmente em funcionamento em Juazeiro do Norte e Crato, uma das novas varas criadas pela Lei Nº 12.657/2012 e espaço para futura implantação de uma quarta unidade judiciária.

Além da presidente do TRT-CE e do prefeito de Juazeiro do Norte, também estiveram presentes ao ato o juiz do Trabalho Judicial Sudário e o diretor do Fórum Trabalhista do Cariri, Clóvis Valença Alves Filho. Números: O novo Fórum abrigará a segunda maior movimentação processual do Ceará. Em 2011, as duas varas do trabalho da Região do Cariri receberam 2.650 novas ações trabalhistas.

Foram julgadas 2.451 no mesmo período. Apenas as varas do trabalho de Fortaleza receberam mais processos. Além de Juazeiro do Norte e Crato, as varas do trabalho do Cariri também solucionam conflitos trabalhistas que envolvam empregadores e trabalhadores de outros 24 municípios: Abaiara, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Aurora, Barbalha, Barro, Brejo Santo, Campos Sales, Caririaçu, Farias Brito, Granjeiro, Jardim, Jati, Mauriti, Milagres, Missão Velha, Nova Olinda, Penaforte, Porteiras, Potengi, Santana do Cariri e Salitre.
Assessoria de Comunicação Social



Coordenação Nacional das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) lança manifesto de solidariedade a Dom Fernando Panico


Manifesto de Solidariedade a Dom Fernando Panico

“Digo-vos que, se os discípulos se calarem, as pedras gritarão”! Lc 19,40

Nós, os participantes da 4ª Ampliada Nacional, em preparação ao 13º Intereclesial de CEBs, que acontecerá em janeiro de 2014, em Juazeiro do Norte, reunidos no Centro de Expansão Educacional Dom Vicente de Matos, provenientes de todos os Estados do Brasil, manifestamos nossa solidariedade e apoio a Dom Fernando Panico.

Ficamos profundamente chocados, ao tomarmos conhecimento da insidiosa campanha difamatória contra a pessoa do bispo, amplamente divulgada pela imprensa.

Testemunhas que somos da integridade de sua pessoa e da sua postura profética em defesa dos valores do evangelho, do seu zelo pastoral, mediante o apoio irrestrito aos romeiros e às romarias, às pastorais, aos movimentos eclesiais e sociais e às comunidades eclesiais de base, que o fizeram para nós um símbolo de verdadeiro pastor. Essas acusações sofridas pelo bispo atingem não somente a sua pessoa, mas todo o povo de Deus, do qual somos parte. Reafirmamos nossa solidariedade e manifestamos nosso irrestrito apoio à diocese de Crato que sofre tamanha infâmia e a Dom Fernando Panico o encorajamos para que prossiga em seu testemunho de fidelidade à igreja dos pobres e ao sofrido povo nordestino.

Crato (CE), 24 de janeiro de 2013.

A coordenação

Dom Giovane Pereira de Melo – Bispo de Tocantinópolis -TO
Dom Adriano Vazino Ciocca – Bispo de São Felix do Araguaia-MT
Pe. Nelito Dornelas–Assessor CNBB
Dra. Magda Melo – Assessora em Porto Velho-RO
Pe. Benedito Ferrarro-Assessor Campinas-SP                               
 Prof. Sérgio Coutinho –Assessor CNBB
Ir. Tea Frigerio-Assessora-Belém-PA
Profa. Carla Canuto – Assessora em Duque de Caxias-RJ
Ir. Mercedes Budalleo Diaz- Assessora-Goiânia-GO                    
 Francisco José Maciel Araujo- Assessor em Fortaleza-CE
Edmundo Monteiro- Assessor em Bragança Paulista-SP                                        
Leila Regina da Silva- Assessora em Belo Horizonte-MG
Liz Mari da Silva Marques- Assessora em São Paulo-SP
Braz Adelque Luchu- Assessor em Vitoria-ES

VOCÊ TEM O QUE ANUNCIAR ? - O Blog do Crato é a Maior Vitrine do Interior do Ceará - 200 Mil Acessos por mês


Existem muitos sites picaretas na internet. Gente que diz ter muitos acessos, mas não tem como comprovar com os clientes. Mas há como os anunciantes saberem comprovadamente se.os sites de internet tem idoneidade. Existem ferramentas que medem a quantidade des acessos diários. DESCONFIE DE TODO SITE QUE NÃO TEM O PROGRAM "Hi-STATS" INSTALADO. Anuncie somente com quem divulga as estatísticas de acesso medidas dia a dia, mês a mês e ano a ano. Segundo os serviços do Hi-Stats, o Blog do Crato atinge médias de 200 mil acessos por mês. Nossos clientes anunciantes podem receber mês a mês o comprovante de visitas, o que garante que diferentemente dos picaretas, nós não escondemos os dados de acesso. Anuncie apenas com quem divulga as estatísticas do Hi-Stats em Boletins timbrados e autenticados pelo Hi-Stats.

Ao anunciar a sua empresa na internet, é muito importante procurar quem tem credibilidade e seriedade naquilo que faz. A internet é hoje um lugar cheio de vigaristas que criam sites de brinquedo quase sem visitação e tentam enganar o público anunciando altos índices de visitas. Para evitar essas fraudes, é que em todo o mundo, os sites sérios e aqueles que se preocupam com a sua credibilidade e Idoneidade utilizam ferramentas como o HISTATS. O Histats é um sistema completo que mede o acesso verdadeiro de cada pessoa que acessa os sites. Com o Histats é possível saber em tempo real quantas pessoas estão acessando naquele momento e qual a quantidade de acessos por dia, por mês, por ano, e inclusive saber quais notícias tem mais Ibope.

Portanto, se um site OMITE as informações do Histats, não acredite nos anúncios sobre acessos. 

Há muitos anos, o Blog do Crato adotou o Histats como meio oficial de estatísticas, por ser o de maior confiabilidade. Aqui, nossos clientes não são enganados com promessas de acessos falsos. Aqui, nós divulgamos periodicamente as estatísticas, e cada anunciante pode receber mês a mês um boletim com o volume de acessos para acompanhar se o seu investimento está sendo válido. 

Desconfie de todo site que não publica os dados verdadeiros e em tempo real do HISTATS. As estatísticas diárias do Blog do Crato podem ser vistas na lateral direita do Blog todo o tempo:


Acima: O Histats do Blog do Crato registrado no dia seguinte às eleições municipais. Veja que naquele dia e até aquele horário ( 18:00, já tínhamos 10.202 acessos de páginas e 173 pessoas acessando ao mesmo tempo - 173 computadores conectados ao Blog do Crato ). Os leitores do Blog podem acompanhar em tempo real, quantas pessoas estão visitando o Blog, e as estatísticas do dia.



Acima: Um outro exemplo: Estatísticas do mês de Outubro de 2012 - Tivemos 212.373 Acessos a páginas do Blog.

BLOG DO CRATO - MOSTRANDO AS ESTATÍSTICAS, PORQUE NÃO TEM NADA A ESCONDER

Anuncie na Maior Vitrine da Internet do Interior do Ceará

www.blogdocrato.com -  A maior vitrine da Internet do Interior Cearense.

200 Mil Acessos mensais comprovados pelo HiStats. A maior visibilidade da sua empresa na Internet.
Entre em contato pelo e-mail:  blogdocrato@hotmail.com e agende uma visita


A SOLIDEZ DE QUEM JÁ ESTÁ HÁ 8 ANOS NO MERCADO !

CRATO - Previsão do Tempo para hoje, Domingo, 27 de Janeiro de 2013


Bom Dia, Crato!

Um dia de sol com algumas núvens e que não chove. Assim os serviços de meteorologia descrevem o dia de hoje, longe das chuvas que caíram sobre a cidade poucos dias atrás. Teremos também altas temperaturas.  Nascer do sol: 05h37 Pôr do sol: 18h04 - Temperatura máxima de 33º e Min de 21º - Ventos a Nordeste a 14km/h - Umidade Relativa do Ar, 94% máxima e 37% mínima. Índice UV: Muito Alto

Tenham todos um Bom Domingo!

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet


Reclamação sobre o Restaurante Popular do Crato - Ana Paula Monteiro


E, o Restaurante Popular Violeta Arrais, localizado em Crato!


 
"Quando inaugurado há aproximadamente quatro anos o Restaurante Popular Violeta Arrais fornecia 1.200 pratos de refeições. Quantidade suficiente para alimentar parcela expressiva dos trabalhadores do comércio, os quais moram distantes de suas casas ou mesmo em outras cidades, além é claro de uma economia enorme pro conta do valor simbólico pago. Depois de algum tempo o prefeito em exercício à época Samuel Araripe reduziu o número de refeições para 800. Não satisfeito há mais ou menos um ano torno a diminuir os pratos caindo para 500 refeições.
Fato é que após essa drástica diminuição quem pretende almoçar no Restaurante Popular deve chegar ao máximo às 11h40min do contrário não encontrará mais as portas abertas. Isso sem falar na maratona das filas. São três longas filas... Bom talvez seja para estimular o apetite de quem não está com tanta fome! Rrsrs!

A pergunta é: quais os planos da nova gestão para com o Restaurante Popular? A administração atual aumentará o número de refeições? E, a infraestrutura precarizada será arrumada? O cardápio precisa ser melhorado, pois todos os dias são servidos frangos (daqui a pouco todos estarão fazendo cocorococó... Rrsrsr!) Serão contratados mais funcionários, tendo em vista que antigamente (até metade do ano passado) havia três funcionários para a lavagem das bandejas e talheres e agora somente um (isso se chama sobrecarga de trabalho). Gostaria que algum representante da Secretaria de Ação Social se pronunciasse."

Ana Paula Monteiro
Colaboradora - Membro do grupo Filhos e Amigos do Crato

 

 

Em menos de 24 horas, 2 bancos são alvos de assaltantes no Grande Recife


Na madrugada desse sábado (26), agência foi arrombada em Jaboatão. Durante a tarde, ação aconteceu em banco no centro do Recife.

Dois bancos foram arrombados em menos de 24 horas nesse sábado (26) na Região Metropolitana do Recife. O primeiro arrombamento aconteceu na madrugada, em Jaboatão dos Guararapes, enquanto o segundo foi na tarde desse sábado, em uma agência no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Na ação ocorrida em Jaboatão, um caixa eletrônico de uma agência na Avenida Viera de Melo foi arrombado. Quando a polícia chegou ao local, os suspeitos tinham fugido. Peritos encontraram marcas de impressões digitais e sangue, o que leva a crer que um dos envolvidos no crime pode ter se machudado. A polícia informou que vai solicitar imagens internas do banco e também de um edifício que fica na frente da agência, mas não disse se foi levada alguma quantia em dinheiro.

 No Recife, o crime aconteceu em uma agência na Avenida João de Barros. De acordo com o Instituto de Criminalística, os suspeitos colocaram spray de tinta no vidro para dificultar a visão de quem passava na rua e depois fugiram levando o dinheiro, mas a quantia não foi divulgada.

Do G1 PE


Romaria do vaqueiro em Crato


Lenda de mais de um século gerou festa religiosa que já faz parte do calendário cultural no Cariri

A tradição da festa da Romaria da Santa Cruz da Baixa Rasa, neste município, é fortalecida a cada ano. Centenas de cavaleiros e fieis reúnem-se hoje, em pleno coração da Floresta Nacional do Araripe para rezar pelo lendário vaqueiro que ficou perdido na mata até morrer de fome e sede. A lenda data de 1877. Os moradores e vaqueiros, com imagens de santos, percorrem desde o sítio Lameiro até o local, em meio a um clarão, no alto da Chapada do Araripe.Vaqueiros e fiéis peregrinam em devoção à cruz santa e depositam velas FOTO: ELIZANGELA SANTOS No local, há várias barracas com comidas típicas e a presença de grupos de tradição popular, para fazer reverências à cruz. A estimativa é que mais de três mil pessoas participem das comemorações.

Duas missas serão celebradas durante o dia. Neste ano, os veículos ficarão isolados por uma barreira. Os cavaleiros entram na área com os animais para a primeira missa, na chegada dos grupos, às 9 horas. Em seguida, os cavalos serão encaminhados para um espaço delimitado. Todos os anos também são escolhidas as rainhas da Baixada e do Vaqueiro, que seguem à frente do cortejo. A segunda missa acontece às 11 horas, para a comunidade e os visitantes, com a reza do terço ao meio-dia.

A intenção é fortalecer a manifestação popular, que é acompanhada por instituições como Ibama e secretarias de Cultura e Meio Ambiente do Crato. Uma fiscalização é desenvolvida no intuito de proteger a floresta de danos. A venda de bebidas alcoólicas é proibida no local.

Sustentável

De acordo com o chefe da Floresta Nacional do Araripe, William Brito, a maior dificuldade é tornar clara a importância da conservação da floresta para os frequentadores da evento. "O que nós queremos é que seja uma festa sustentável, que ao final a floresta esteja no mesmo estado de conservação e não cheia de lixo e degradada. Estamos tomando toda essa cautela para que a floresta fique intacta", afirma William.

Uma comissão com representantes do Distrito do Belmonte foi montada para discutir a organização da festa. Aline da Silva, bisneta dos fundadores da Festa da Baixa Rasa, é uma das integrantes. Ela destaca que a parceria da prefeitura ajudará a promover uma festa mais organizada e com segurança.

Para a secretária de Cultura, Dane de Jade, a Festa da Baixa Rasa faz parte do calendário da tradição popular, como manifestação enriquecedora e singular. Ela enfatiza a importância da união das secretarias no atendimento das demandas.

Grande parte das pessoas percorre mais de dois quilômetros a pé, até chegar ao clarão, em meio à flora. Ao lado do local onde está a cruz, protegida por uma pequena coberta, são encontradas outras sepulturas. São familiares de Expedita Gomes Magalhães, como irmã e mãe, que foram enterradas em covas vizinhas, e também de catadores de pequi. Pessoas que se embrenharam na floresta, adoeceram e não tiveram como sair, por conta da enfermidade.

A tradição se sustenta pela fé das pessoas, segundo um dos organizadores, Wilson Rosto, que defende o apoio de instituições ao festejo que já faz parte do calendário cultural. São mais de duzentos anos em que os homens e mulheres acendem suas velas, pagam promessas e reverenciam a cruz.

Morte do vaqueiro

Ainda de madrugada, os cavaleiros começam a sair de casa, de várias partes do Cariri e até do Estado de Pernambuco. Foi bem lá na divisa entre os dois Estados, na Baixa Rasa, que morreu o vaqueiro. Dias depois, o corpo foi encontrado ao lado do cavalo magro, que continuou com o seu dono. Desse tempo para cá, passou a ser reverenciado pela fé de todo o povo.

A devoção do vaqueiro sertanejo faz com que a originalidade da festa da Cruz da Baixa Rasa mantenha seu caráter religioso e festivo. Cerca de 400 vaqueiros de várias cidades participam todos os anos do cortejo e da missa. O percurso é feito em duas horas. Com santos nas mãos e o gibão de couro, os homens simples sobem a serra. Desde criança, os filhos dos vaqueiros decidem acompanhar os pais. É uma forma de não deixar morrerem os costumes. Há aqueles que preferem ornamentar o seu animal. O vaqueiro Inaldo Antônio de Amorim participa há mais de 13 anos. Ele vai com a esposa e filhos pequenos. Ainda sai animando os grupos para estarem presentes e não deixar a tradição cair no esquecimento. As rainhas escolhidas saem à frente numa charrete, em seguida, os vaqueiros caracterizados à frente do cortejo, com as imagens de Nossa Senhora Aparecida e a de São Jorge. Os gritos de aboio animam os integrantes do grupo. Em cima da serra também se encontra outro grupo a espera do cortejo. As pessoas pagam e fazem novas promessas. Pedem pela cruz, que consideram milagrosa.
Fonte: DN


Acopiara dá exemplo, e começa trabalho de apreensão de animais soltos nas ruas


A Prefeitura Municipal de Acopiara através da Secretaria de Meio-Ambiente está recolhendo jumentos da sede do município em parceria com o Detran.  O secretário Alex Pinho está acompanhando de perto o trabalho. "nos próximos dias não queremos nenhum animal disputando espaço com a população", disse Alex. O secretário ainda disse ao blog que os donos desses animais só terão acesso aos mesmos após assinarem um termo de responsabilidade afirmando que dispõe de um local apropriado para prendê-los, bem como pagamento de multa.  O cachorros e porcos que forem vistos perambulando pelas ruas também serão recolhidos.

Via Lindomar Rodrigues


Bichos comem - Por: Emerson Monteiro


Personagem das mais características, cuidou como poucos do planejamento urbanístico cratense, embelezando a cidade e propiciando muito das feições que hoje oferece, sobretudo nos logradouros centrais. Júlio Saraiva Leão, de família tradicional do município de Quixadá, porém nascido em Crato, onde viveu longos anos, da primeira para a segunda metade do século anterior. Homem dos sete instrumentos, ele se destacou em nobres profissões, de ourives a músico, fotógrafo, construtor, paisagista, etc.

Tipo espirituoso, Júlio Saraiva animava, com suas considerações inteligentes, às rodas nas noites da Praça Siqueira Campos, frequência obrigatória daqueles tempos, quando, no máximo, se ouvia rádio ou liam livros, jornais, revistas, cartas, telegramas, bulas de remédio e receitas de bolo, além das sessões de cinema, o que servia para tirar as pessoas dos invólucros cotidianos.

Foi o principal responsável pela reforma da Praça da Sé, no primeiro mandato do Prof. Pedro Felício Cavalcanti à frente da municipalidade, sendo de a ideia da fonte luminosa construída à época, modificada décadas adiante, tendo ao centro composição de uma cúpula invertida fixada sobre quatro arcos, a jorrar altos jatos d’água em três cores distintas, sensação do momento.

Quando demoliram a casa que pertencera a D. Rosinha Fernandes, construção secular e pitoresca, na área em que agora existe o Bradesco da Siqueira Campos, seu Júlio preservou dois artísticos leões de louça, peças tradicionais que ornavam o portão principal no jardim da residência, símbolos da aristocracia do Ciclo da Cana.  

No seu governo, o prefeito José Horácio Alves Pequeno designou-o para administrar os logradouros municipais. Sabia como poucos embelezar praças e jardins. Dentre as iniciativas que adotou, estabeleceu pequeno zoológico no Parque Municipal, agora Praça Alexandre Arraes, reunindo espécimes dos animais da Chapada do Araripe, dos brejos e das zonas circunvizinhas. Onças, veados, sariemas, cutias, cobras, tatus, juritis, sabiás, jacus, retirados do ambiente original, órfãos da silvestre liberdade. Recebiam ali tratamento digno, enquanto ofereciam à população oportunidades de conhecer os irmãozinhos da Natureza. Isso até quando não faltou verba para manutenção e os animais começaram a passar privação.

Nesse meio tempo, José Horácio avistou-se com Júlio Saraiva, trazendo à conversa outro assunto bem menos importante:

- Sim, Júlio, eu queria que você me oferecesse aqueles leões de louça - lembrou o Prefeito, num tom de insinuação, visando algo de mais interesse: - Quando poderei contar com eles?

- Horácio, você não quer os bichos que comem, lá do Parque, pois os que não comem também não vou lhe dar - respondeu Júlio Saraiva, reafirmando a prosaica sinceridade de era detentor.

Governo do Estado lança projeto Hora de Plantar


O Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário [SDA] e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural [Ematerce], lança nesta segunda-feira [28], às 9h, na Ceasa Cariri, o Programa Hora de Plantar 2013.

Na ocasião serão distribuídas 1.068 toneladas de sementes das culturas de mamona, feijão caupi, feijão phaseuolus, milho variedade, milho hibrido, sorgo forrageiro, capim andropogon e feijão guandu, além de 26.860 mudas de cajueiro anão-precoce e 300 mil raquetes de palma forrageira para safra de 2013 aos municípios da Região.  O secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, ressaltou a parceria com as Prefeituras da Região, que farão o transporte das sementes do entreposto de Barbalha para cada município beneficiado ou para os armazéns regionais.

As sementes estarão disponíveis para os produtores nos armazéns regionais das cidades de Barbalha, Campos Sales e Milagres que beneficiarão 34.960 agricultores familiares caririenses com um investimento total de aproximadamente R$ 3,9 milhões.  As sementes e mudas do projeto Hora de Plantar são de elevado potencial genético e aumentam a produtividade e renda dos agricultores familiares. A meta da SDA para 2013 é distribuir mais de 3,7 toneladas de sementes e mudas em todo o Estado.  O projeto será executado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza [Fecop], no valor de R$ 17,11 milhões para aquisição de sementes e mudas e a operacionalização. Serviço Lançamento do Programa Hora de Plantar

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Ceasa Ceará


Mudança na Secretaria de Educação do Crato


Para quem não sabe ainda...

 
O Prof. Joaquim Rufino não é mais Secretário de Educação. A Secretária, agora, é Marta Nunes Mendes. O Prof. Rufino não foi liberado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - campus Crato que alegou problemas de ordem administrativa. A secretária já assinou documento, ratificando a mudança.

COMUNICADO DA ATUAL SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO (25/1/2013)

A Secretaria Municipal de Educação do Crato comunica aos responsáveis pelas escolas da rede de ensino, que o período letivo de 2013 terá início dia 1° de fevereiro. Quanto à Semana Pedagógica será realizada após o processo seletivo para gestores e coordenadores pedagógicos das escolas. A nova data será comunicada em breve.

Atenciosamente
Eugenia Marta Nunes Mendes
Secretária de Educação

Fonte: Prof. Augusto Monteiro Rodrigues



Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30