xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 26/01/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Em breve, estaremos de volta com as novas transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, alguns programas ao vivo ). O modelo será mais ou menos como no vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos em que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

26 janeiro 2013

Festa da Baixa Rasa - Chapada do Araripe - Por Samuk


Belas fotos sobre a festa na Baixa Rasa é o que postou o SAMUK no Zoomcariri, site ligado á Rede Blogs do Ceará, do qual pertence o Blog do Crato. Parab´nes, Samuk, pelos belos registros.




Fotos: Samuk
Todos os direitos reservados

Cemitério do Crato tem túmulos violados


Nem os mortos tem PAZ !


Ontem, 24 de janeiro, o Cemitério N. S da Piedade, em Crato, teve 2 de seus túmulos violados. Num deles, os executantes do ato até retiraram o caixão, que ficou exposto por algumas horas. Equipes de TV e jornalistas estiveram no local documentando o fato inusitado. 

Depois do ocorrido, a Prefeitura disse que vai intensificar a segurança

Segundo nota da assessoria de imprensa da PMC divulgada ontem mesmo, a nova administradora do cemitério, Teresa Portela, irá intensificar a segurança no local. Entretanto, nossa reportagem passou ontem no cemitério por volta das 17:00 e não havia nenhum sinal de seguranças, muito pelo contrário, não fosse uma gentil senhora que trabalha no local, nem teríamos conseguido tirar as fotos, quando corremos risco de sermos assaltados no local, já que segundo ela, o cemitério tem se tornado um local perigoso e local de atos escabrosos.




A Assessoria de Imprensa da prefeitura do Crato publicou a seguinte nota:

"As investigações quanto aos autores da violação e prejuízos causados aos donos dos túmulos estão sendo feitas pela Polícia.

A Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Administração do Cemitério Nossa Senhora da Piedade, está tomando todas as providências cabíveis para averiguar o caso dos túmulos que foram violados, provavelmente na madrugada desta quinta-feira. A equipe de segurança do cemitério público foi fortalecida, e passa a ser realizada por 24 horas, por meio do efetivo da Guarda Municipal da cidade.

Segundo a administradora, Teresa Portela, ao saber logo cedo do ocorrido, decidiu ir até a  delegacia prestar queixa e registrar um Boletim de Ocorrência, para que toda as investigações sobre o caso sejam providenciadas, inclusive com a perícia feita no local. Segundo a administradora, um dos túmulos chegou a ser aberto e em outro foram registrados danos materiais. Os familiares foram imediatamente comunicados pela administração. Além disso, Teresa Portela lamentou o ocorrido, ao mesmo tempo em que é solidária às famílias. Segundo ela, ao assumir a administração do cemitério há poucos dias, tem tomado providências necessárias no sentido de promover melhorias no local.

A limpeza e a segurança na área têm sido prioridades para esse primeiro momento. Somente nessas primeiras semanas do ano, foram retirados da frente do cemitério do Crato, 12 caminhões de entulhos. A vigilância foi redobrada, para que os moradores e carroceiros não despejem lixo na área. Agora, o trabalho de limpeza vem sendo intensificado dentro do campo santo.

A meta para os próximos anos é proporcionar várias melhorias, incluindo as condições de acesso e mais segurança."

Dihelson Mendonça com informações da PMC

Bom dia, Crato! - Previsão do Tempo para hoje, 26 de Janeiro de 2013


Poucas chuvas...
 
Amigos, a coisa está "feia" aqui no Crato, no que se refere a chuvas e a quadra invernosa. Nos últimos dias foram registradas chuvas isoladas, e até se pensou que pudéssemos ter neste ano um bom "inverno". Entretanto, as predições dos serviços de meteorologia apontam para um ano com chuvas abaixo da média. Segundo muitos, é a pior sêca dos últimos 40 anos. 

A previsão do Tempo para hoje indica ainda dia de sol, com algumas núvens e NÃO CHOVE.  Nascer do sol: 05h37 Pôr do sol: 18h04 - Altas temperaturas. Máxima de 35º e Mínima de 23º - Ventos a Noroeste a NNE a 14km/h - Umidade Relativa do Ar, máxima de 87% e mínima de 43% - Índice UV: Muito Alto

Tenham todos um Bom Dia!


Coluna Madson Vagner - Curtas da Política





A mensagem de Cremilda para Fernando Luz

Ao termino da apuração da última eleição municipal em Jardim, a candidata da oposição Cremilda, foi além. Ela enviou uma mensagem ao líder político da situação, o ex-prefeito Fernando Luz, marido da candidata vencedora, Analeda Luz, onde disse que mesmo perdendo a disputa, estava satisfeita em saber que o dinheiro do povo tinha retornado ao próprio povo, mesmo não concordando com os meios para esse retorno. Cremilda calcula em R$ 4 milhões o custo da campanha da adversária. O detalhe é que ao final da campanha todos os serviços da cidade estavam comprometidos. Limpeza pública e saúde a passos lentos, transporte escolar e merenda paralisados; além de três meses de salários atrasados. Ou seja, que retorno!

Raimundão deve perder parte da base na Câmara

Muita gente dá como inevitável a perda de parte da base que se articula com o atual prefeito de Juazeiro, Raimundo Macedo (PMDB). Os motivos seriam os mais diversos e vão desde falta de liderança até tratamento diferenciado dentro da base. A falta de liderança ficou clara quando dois vereadores mudaram, no caminho para a Câmara, no dia da votação da mesa diretora, a decisão da última reunião quando Raimundão teria pedido para que todos votassem em José de Amélia Júnior (PSL). O grupo mudou a tática e votou em Cláudio Luz (PT). O tiro saiu pela culatra e Raimundão não gostou. Existe ainda o caso de vereadores como Tarso Magno (PR), que não tem sequer metade do privilegio que os “super” Capitão Vieira, Bertran e Preto Macedo. O clima é tenso!

A derrota de Raimundão passo a passo

Agora, passados mais de vinte dias da derrota de Raimundão na eleição para mesa diretora da Câmara, ainda aparecem detalhes que constroem a derrota que pode ser contada passo a passo. O primeiro erro foi o desprestígio aos vereadores do PMDB, Darlan Lobo e Ronaldo Lira (Ronnas Motos). O segundo, e fatal, a declaração de que vereador que estava pensando em recuperar o dinheiro da campanha com o mandato na Câmara, estava enganado. Raimundão disse que era melhor que esse vereador fosse montar um comércio. O prefeito acabou mexendo com os brios dos vereadores. Terceiro e último, a falta de um bom articulador na reta final. Quando um leão vai atacar uma manada, ele procura o mais fraco do grupo. O articulador de Raimundão fez o contrario, atacou o mais forte, no caso Darlan Lobo. É a famosa visão de gato, quando era necessária ação de leão. Resultado: perdeu mais uma!

Tem vereador no Crato bancando assessoria por conta

Depois da decisão do presidente da Câmara do Crato, Luis Carlos, de voltar atrás no número de assessores que terão direito os novos parlamentares, reduzindo de dois para um, o vereador do PT Amadeu de Freitas, ao que comenta vai continuar com dois assessores. Nesse caso ele vai bancar o segundo assessor do próprio bolso. O vereador vai manter a ex-assessora da vereadora Mara Guedes, a secretária Eliane, e ainda repatria o ex-leiloeiro da licitação de Juazeiro do Norte, James Brito. No caso dos assessores do PT, parece que a perpetuação do poder acontece também nos bastidores. Os dois têm mais de 10 anos de assessoria. Parece que no PT, difícil é unir teoria à prática!

Por: Madson Vagner - Jornalista
Membro/Escritor do Blog do Crato


MERCADINHO MATOS - A Certeza da Boa Compra !


EMPRESA RECOMENDADA PELO BLOG DO CRATO

O Mercadinho Matos firmou-se na cidade como um locais preferidos pelos Cratenses para fazerem as suas compras. Bons preços, excelente atendimento, e variedade. Produtos sempre novos, longe do prazo de vencimento. Tudo em: Cereais, enlatados, perfumaria, biscoitos, bebidas e frios em geral. MERCADINHO MATOS - O Prazer de comprar bem pelo melhor preço da cidade, com entrega em Domicílio. Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone (88) 3521-3893 - Crato - CE.

Excelentes Preços e variedade de produtos





E você ainda conta com Banco Popular para pagar as suas contas




mercadinho matos

Mercadinho Matos - Em Crato, A Sua melhor Compra !
Rua Dr. João Pessoa, 73 - Fone: (088)-3521-3893


CRATO - Dep. Sineval Roque firma compromiso com a SOHIDRA para perfuração de Poços Profundos no Crato


Na manhã desta quinta-feira, dia 24 de Janeiro, o deputado Roque esteve reunido com o Superintendente da SOHIDRA (Superintendência de Obras Hidráulicas), Leão Montezuma, com o objetivo de agilizar a perfuração de poços profundos para melhorias no abastecimento de água de algumas comunidades residentes na Serra do Distrito de Santa Fé, em Crato.

Na oportunidade, o superintendente assumiu compromisso com o deputado em viabilizar máquina para perfurar poços nas comunidades do Sítio Santo Antônio, Associação dos moradores nativos do Santo Antonio e do Sítio Cruzeiro, ambos no distrito de Santa Fé. O deputado Roque tem trabalhado para melhorar a situação dessas famílias que ainda sofrem com problema de falta de água. Desse modo, com a prestação desse serviço, as famílias destas comunidades poderão ser contempladas e serem atingidas com mais essa melhoria.

Gabinete deputado estadual Roque (PSB)
Assessoria de Comunicação
www.sinevalroque.com.br


Cid Gomes atualiza cronograma do Acquario Ceará, após liberação das obras



Obras foram liberadas na quarta-feira pela Prefeitura de Fortaleza

O governador Cid Gomes se reuniu nesta sexta-feira (25) com técnicos do Estado e da empresa americana ICM (Internacional Concept Management), que está construindo o Acquario Ceará, para atualização sobre o andamento da obra. No encontro foi discutido o cronograma do empreedimento e o plano de trabalho para os próximos meses.

Reunião também contou com a presença de secretários do Estado Foto: Governo do Estado

O
embargo da obra foi revogado e as obras liberadas na quarta-feira (23) pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente. Conforme o órgão, foi elaborado um novo parecer baseado no licenciamento ambiental expedido pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace).

Reunião detalha estrutura do empreedimento turístico

No encontro, foram checados a estrutura de quarentena temporária para o processo de adaptação e crescimento das espécies aquáticas e os itens referentes à estrutura interna e externa da obra, como:

Equipamentos de filtração
Material da coberta
Estrutura metálica
Fachada de vidro
Equipamentos elétricos

O Governo também verificou os itens de entretenimento do Acquario que contam com:

Cinemas 3D, 4D
Simulador de submarinos
Decoração temática
Conteúdo dos filmes

A reunião também contou com a presença dos secretários Danilo Serpa, do Gabinete do Governador; Bismarck Maia, do Turismo; Arialdo Pinho, da Casa Civil, além do Procurador Geral do Estado, Fernando Oliveira e técnicos das demais empresas que fazem parte da construção do Acquario Ceará.

Acquario Ceará conta com investimento de R$ 300 milhões

O Acquario Ceará tem um investimento de R$ 300 milhões considerando a cotação atual do dólar. O equipamento turístico contará com a instalação de 38 tanques-recinto de exibição, com capacidade para 15 milhões de litros, em área total construída de 21.500 mil metros quadrados.

A previsão é que o equipamento receba, anualmente, 1,2 milhão de visitantes, gerando uma receita de R$ 21,5 milhões, segundo o Governo do Estado. Para a economia local, o impacto no mercado de trabalho será de 150 empregos diretos, 1.600 indiretos e 18 mil empregos na cadeia produtiva do turismo.

Verdes Mares


Apple perde posto de mais valiosa do mundo


A empresa perdeu mais de US$ 245 milhões em valor de mercado

A Apple perdeu nesta sexta-feira (24) o posto de empresa mais valiosa do mundo para a gigante de petróleo Exxon Mobil, após um ano como detentora absoluta desse título. O valor de mercado da fabricante americana (determinado pelo preço de negociação de suas ações) caiu para abaixo de US$ 420 milhões após a divulgação de resultados financeiros considerados decepcionantes pelos analistas, na última quarta-feira, o que fez aumentar a desconfiança sobre o seu futuro.

A queda no preço das ações se acentuou no início de janeiro Foto: Divulgação A empresa perdeu mais de US$ 245 milhões em valor de mercado desde setembro de 2012, uma queda de 35%. As ações, que valiam US$ 705 há cinco meses, eram cotadas na tarde de hoje a US$ 440.

Queda no preço das ações

A trajetória de queda no preço das ações se acentuou no início de janeiro, com relatos de que a Apple teria reduzido as encomendas de peças em razão da demanda menor que a esperada pelo iPhone 5, seu último lançamento em smartphones. Os papeis da companhia também sofreram com o anúncio de mudanças em seu corpo de executivos e com e o aumento da competição no mercado de smartphones e tablets, em especial por parte da rival coreana Samsung. Na última quarta-feira, após a divulgação de seu resultado trimestral, que mostrou um lucro estável em relação ao último trimestre de 2011 e expansão das vendas abaixo do esperado pelos analistas, as ações desabaram 12%.

Outro problema

Além da desaceleração do crescimento, outro problema da Apple, revelado no resultado trimestral, foi a a redução do preço médio de seus produtos mais vendidos. No caso do iPad mini, lançado no ano passado, o volume de vendas cresceu 48% no período, embora a receita tenha avançado menos da metade disso (22%). A companhia ultrapassou a Exxon Mobil em valor de mercado pela primeira vez em agosto de 2011, poucos meses após a renúncia do fundador Steve Jobs do cargo de presidente da companhia.

Desde janeiro do ano passado, manteve-se firme nesse posto, alcançando um pico de diferença em setembro, quando passou a valer US$ 656 milhões, US$ 240 milhões a mais que a gigante de petróleo.

Folhapress


Geopark atrai Colônia de Férias


Cerca de 300 crianças e adolescentes participam das escolas e comunidades do geossítio
 
Crato. Uma opção diferente para as férias da garotada no Cariri. Um misto de diversão e aprendizado, levando-se em conta os benefícios voltados ao meio ambiente e à cultural regional. Assim tem sido a preocupação da equipe que vem dando suporte à Colônia de Férias do Geopark Araripe, que este ano conta com mais de 300 crianças e adolescentes participantes das escolas e comunidades dos geossítios.

O trabalho reúne crianças de 6 a 14 anos e vem sendo desenvolvido por 25 estagiários de Educação Física e Artes Visuais da Urca Fotos: Elizângela Santos. A programação para o evento inclui as cidades de Missão Velha, Crato, e será finalizada no final do mês, na Capital da Paleontologia, em Santana do Cariri, na área do Pontal da Santa Cruz. O trabalho com crianças e adolescentes de 6 a 14 anos vem sendo desenvolvido por 25 estagiários da Universidade Regional do Cariri (Urca), de cursos como Educação Física e Artes Visuais. Eles dão suporte para as crianças conhecerem o geopark. Brincadeiras, vídeos, oficinas, jogos e palestras estão entre os eventos programados.

Nas turmas são incluídas crianças especiais. As atividades da Coordenação de Educação Ambiental do geopark são desenvolvidas além desse período nas comunidades. Mas durante as férias tem um gostinho especial, por serem especialmente voltadas para aqueles que pretendem levar a educação além da diversão. Para o bolsista Lázaro Macedo, esse trabalho é de fundamental importância para transmissão do conhecimento, e as crianças são as grandes multiplicadoras também para a família. “Os pais aprendem com elas, e isso é muito importante, dentro desse contexto de repassar as questões relacionadas ao meio ambiente”, diz ele. A Colônia de Férias foi iniciada no começo do mês, pela cidade do Crato com a quinta edição do evento. As atividades foram ministradas pelos estagiários, com cerca de 80 alunos inscritos. As crianças de escolas públicas e particulares tiveram a oportunidade de conhecer o Centro de Interpretação do Geopark Araripe, que fica no parque de exposições do Crato, e a sede do escritório do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Cariri.

Resgate

Em Missão Velha, foram inseridos na Colônia de Férias desse ano, crianças da comunidade Cachoeira, da área do geossítio, além do Riacho do Meio, em Barbalha. Já em Santana do Cariri, a comunidade do Pontal da Santa Cruz participa da programação de 29 a 31 deste mês.

Para a realização das atividades na sede do geopark, no Crato, foi cobrada uma taxa de inscrição e os alunos de escola pública têm direito à meia-entrada. Já nas comunidades, a participação é gratuita. A estudante de biologia, Cintia dos Santos Barros, afirma que o trabalho também envolve um resgate das brincadeiras, como a contação de histórias e as cantigas de roda. Este ano, houve uma ampliação no número de estagiários, segundo a coordenadora de Educação Ambiental do geoparque, para também atender às crianças das comunidades dessas localidades do geossítios. A coordenadora destaca o projeto como um espaço de formação, voltado para as crianças e os estagiários, que passaram dois meses recebendo orientações para dar segmento ao trabalho nas comunidades. As principais temáticas trabalhadas são a sustentabilidade, preservação e conservação dos geossítios.

Para Neuma, essa é uma forma criativa de educar as crianças, por ainda haver uma falta de conhecimento das próprias comunidades sobre o projeto do geopark. Para a educadora, um dos principais resultados desse trabalho, que vem sendo desenvolvido há cerca de três anos nas comunidades, é o reconhecimento dos moradores. Ela ainda destaca a importância deste evento para a divulgação do geopark nas comunidades. Ao mesmo tempo, tem verificado a possibilidade de desenvolvimento local por meio do artesanato, de forma sustentável.

Os artigos são socializados durante a Feira de Geoprodutos. A segunda edição acontece durante o mês de fevereiro, na sede do geoparque, em Crato. Os responsáveis pela organização e viabilização do evento passaram por um treinamento para lidar com as crianças de forma eficiente e sem riscos. Uma destas ações anteriores que está ocorrendo é um curso de primeiros socorros. “Sendo assim, este será um ambiente seguro que fará com que as crianças aprendam o que é o geopark Araripe ao mesmo tempo em que se divertem”, diz a professora Neuma.

Mais informações

Geopark Araripe
Sede em Crato
Rua Carolino Sucupira, S\N
Região do Cariri
Telefone: (88) 3102.1237

Elizângela Santos
Repórter do Diario do Nordeste
Colaboradora Oficial do Blog do Crato


Quadra de chuvas deve ficar abaixo da média no Estado


“O quadro é preocupante”.

Condições oceânicas e atmosféricas explicam a previsão preocupante para os meses de fevereiro a abril
 

“O quadro é preocupante”. Foi a afirmação mais objetiva com que o presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), Eduardo Sávio, resumiu o novo prognóstico climático para os próximos três meses no Ceará: 45% de probabilidade de chover abaixo da média, 35% de chover na média e 20% de chover acima da média. Então, a previsão é de 80% de chuva da média para baixo. Os números falam mais quando se somam ao quadro de seca de 2012. Na segunda-feira, começa a entrega de sementes em todo o Estado.

Presidente da Funceme Eduardo Sávio anuncia prognóstico para os meses de fevereiro, março e abril. Haverá atualizações mensais Foto: Alex Costa

Logo após o anúncio foi realizada reunião extraordinária do Comitê Integrado de Combate à Seca. Numa das medidas práticas consequentes, pode haver redução na disponibilidade de água para alguns perímetros irrigados no interior.

Porque a ciência é exata, mas números de previsões são relativos, é sempre de forma ponderada que o prognóstico de chuvas é anunciado pela Funceme. Grosso modo, os números de 2013 são piores do que no ano passado. Basta perceber que a possibilidade de chover abaixo da média superou a de chover na média histórica. Entretanto, o quadro oferece diversas perspectivas. Uma delas é que pode chover mais do que em 2012 e, ainda assim, corresponder à possibilidade abaixo da média.

Prejuízos

Chovendo pouco, mas de forma bem distribuída, vale mais que chovendo um pouco mais de forma irregular.

Mas as ponderações não fazem esquecer uma triste realidade: antecipando essa tendência, 2012 foi um dos anos mais secos das últimas três décadas já observadas. Prejuízo na safra, gado morrendo e colapso no abastecimento em diversas regiões. A nova previsão da Funceme também inaugura uma nova metodologia, baseada em modelos climáticos globais usados no CPTEC, INMET e Funceme, o que permite maiores especificidades no prognóstico da região. “A gente mudou a metodologia para que haja um grau menor de subjetividade”, afirma Eduardo Sávio, que ressaltou a importância, mais do que nunca, de se realizar reuniões do Comitê Integrado de Combate à Seca. A Funceme atualizará, mês a mês, o prognóstico apontado.

Uso da água

A previsão de poucas chuvas, portanto com tendência a uma nova seca, fez subir o alerta na Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O efeito prático será uma convocação dos perímetros irrigados quanto ao uso racional da água, especialmente onde as reservas estão mais baixas. Um dos principais pontos é a Bacia do Curu, que está com apenas 22% de reserva hídrica para atender abastecimento humano e agricultura. “Vamos pedir maior inteligência dos usos”, afirma o coordenador Rennys Frota. Ele assegura que não haverá desabastecimento na Região Metropolitana de Fortaleza e no Complexo Portuário do Pecém. A Cogerh, inclusive, tem hoje um de seus maiores orçamentos, de R$ 60 milhões. O secretário do Desenvolvimento Agrário (SDA), Nelson Martins, fez o apelo para que os agricultores busquem seus boletos do Seguro Safra nos escritórios da Ematerce ou nas prefeituras municipais. Dos 311.682 mil agricultores cadastrados, apenas 39 mil iniciaram os pagamentos das parcelas de R$ 9,50.

Mais informações

Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme)
Escritório em Fortaleza
Telefone: (85) 3101.1117
http://www.funceme.org.br/

Açudes reservam apenas 47% do total
Açude Taquara, em Quixeré, está com apenas 30% da capacidade, comprometendo o abastecimento hídrico no município e cidades do entorno. A realidade é comum em muitos reservatórios monitorados pela Cogerh Foto: Jessyca Rodrigues

Fortaleza. Menos de 8 bilhões de metros cúbicos é o que o Ceará tem de reserva nos açudes monitorados pela Cogerh. Representa 47% da atual capacidade de reserva e 30% menos que o volume registrado no mesmo período do ano passado. São 12 bacias hidrográficas com 166 açudes monitorados. Até ontem, 22 açudes possuiam menos de 10% da capacidade, já indicando colapso. Pertencente ao Município de Pacatuba, na Bacia Metropolitana, o Açude Gavião é o único com mais de 90% da capacidade (está com 93,9%), seguido pelo Curral Velho, em Morada Nova, com 88,93% de sua capacidade.

No Ceará, 22 dos açudes se encontram abaixo de 10% de sua capacidade, sendo que o açude Madeiro, no Município de Pereiro, se encontra apenas com 3,24% da capacidade total, sendo o de menor reserva. A bacia que se encontra em uma das piores situações é a do Curu, composta por 15 Municípios da Zona Norte, com todos os 11 açudes abaixo de 30%. Seu maior reservatório, o de Pentecoste, pertencente ao município de mesmo nome, encontra-se com apenas 19,12% de sua capacidade total. Na Bacia do Acaraú, os dois maiores açudes, Araras e Edson Queiroz, estão com metade da capacidade.

As bacias com alguns dos açudes com maiores níveis de reserva são a Bacia do Alto Jaguaribe e do Salgado, com 11 dos 25 reservatórios que estão acima de 50% da capacidade. Na bacia do Alto Jaguaribe concentram-se alguns dos maiores reservatórios do Estado, como o Orós, com 70,29% de seu total. A bacia em pior situação é a do Sertão de Crateús, com apenas 16,8% de sua capacidade. Em ordem crescente vem a do Baixo Jaguaribe e Curu, com 21%; a Bacia do Litoral, com 31%; a do Salgado, com 35%; a Metropolitana, com 35,3%; a Bacia do Coreaú e a do Banabuiú com 40%; Acaraú com 46%. E ainda a do Médio Jaguaribe, com 54%; Alto Jaguaribe, com 63,7%; e a que se encontra com melhor reserva, a Bacia da Serra da Ibiapaba, com 65%.

Sementes

Quatro milhões de quilos de sementes serão distribuídos a partir de segunda-feira em todo o Estado, pelo Programa Hora de Plantar, do governo estadual, principalmente sementes de milho, feijão e sorgo. Cerca de 115 mil agricultores estão aptos a receber as sementes nos 13 depósitos regionais e 150 escritórios regionais da Ematerce. Os outros municípios terão entrega por meio de agentes rurais. “O conselho é ‘choveu, plantou’”, afirma o presidente da Ematerce, José Maria Pontes.

Melquíades Júnior
Repórter do Jornal Diário do Nordeste



Bom Dia, Crato ! - Sábado, 26 de Janeiro de 2013



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30