xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/01/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 janeiro 2013

Para você refletir ! - Por Maria Otilia

Atualmente ouvimos   tanto em reuniões, congressos, seminários,etc que estamos na era da Educação Inclusiva. Principalmente nós educadores e gestores de escolas seja públicas ou privadas  temos uma fala quase  cotidiana que estamos vivenciando uma educação inclusiva. Pura hipocrisia, pois diariamente estamos reagindo ou agindo com atitudes preconceituosas, discriminatórias, racistas.Infelizmente não é só o negro que  sofre o maior preconceito. Mas toda e qualquer criança,adolescente ou adulto que não se enquadre nos ditos padrões normais construídos por uma sociedade capitalista, arrogante , de falsos valores  morais e éticos.
Relatamos aqui toda a nossa indignação com alguns gestores de escolas públicas e privadas na resistência em  abrir suas portas para nossos  alunos com necessidades especiais.Até  entendemos que alguns desses profissionais, tenham pouca leitura a cerca do assunto. Mas não queremos  nenhum " doutor" em inclusão. Muito mais importante seria que todos nós educadores fóssemos mais sensíveis a problemática da falta de acesso, permanência com sucesso destes meninos no ambiente escolar. Mais importante seria que todos nós tívéssemos a  sensibilidade necessária para abraçar a causa da inclusão. E não debulhar um discurso retrogado e preconceituoso como:" Este menino está com distorção idade-série"......Ah...temos a Lei do PAIC... e nossos indicadores como ficariam ?? E ele acompanha esta série? e se ....etc..E assim ano a ano estes estudantes ficam à margem, pois quando raramente conseguem acesso não tem o devido respeito quanto  ao nível , ritmo e  tempo de aprendizagem. 
Posto abaixo uma fábula dedicada a todos os profissionais que acreditam nas pessoas e não em coisas, para  pais que acreditam no sucesso de seus filhos que muitas vezes são chamados de "incapazes", para nossos alunos que embora com algumas limitações conseguem vencer o preconceito e a discriminação tanto dentro como fora da escola. 
Dedico esta fábula a nosso aluno " Chiquinho" que é uma pessoa mais do que especial em valores, ética, amor, amizade e aprendizagem de vida. Aprendemos muito com ele.
                                     
                                      A Corrida dos Sapinhos
Era uma vez uma corrida de sapinhos. A missão de cada um era subir uma grande torre. Do chão, havia uma multidão. Quando começou a competição, em uníssono, o público gritava:
– Não vão conseguir, não vão conseguir!
Com tanto “estímulo”, os sapinhos começaram a desistir um a um – exceto um deles que continuava subindo, apesar da torcida contra. Quanto mais ele subia, mais a multidão gritava:
– Vocês não vão conseguir, vocês não vão conseguir!
E os sapinhos iam desistindo, menos um, que subia tranqüilo, sem esforços. Ao final da competição, todos os sapinhos desistiram, menos aquele. Todos queriam saber o que aconteceu. Quando foram perguntar ao sapinho como ele conseguiu chegar até o fim, descobriram que ele era surdo.
Quando a gente quer fazer alguma coisa que precise de coragem não deve escutar as pessoas que falam que você não vai conseguir. Seja surdo aos apelos negativos.
(Autor desconhecido)

A jaula dos macacos (coisas da internet) - Por: Emerson Monteiro


Cientistas resolveram realizar uma experiência com cinco macacos em jaula que, ao centro, dispunha de cacho de bananas no alto de uma longa escada. Sempre que qualquer dos macacos subia para buscar as bananas, era disparado jato de água fria que acertava em cheio os símios que embaixo permaneciam a observar o aventureiro na escada.

Depois de algum tempo, ao menor gesto dos macacos de querer usar a escada, seus companheiros de grupo corriam a impedi-lo, utilizando isso para aplicar brutal pancadaria no símio.

Algum tempo, e nenhum dos bichos queria mais se aproximar da escada, ainda que desejasse comer das bananas que, lá no alto, continuavam inteiras.

Daí, os pesquisadores decidiram substituir um a um todos os primatas. O primeiro macaco que chegou, vendo as bananas no alto da jaula correu a subir na escada. Os demais quiseram contê-lo a todo custo e na ação repressora batiam sem piedade, deixando-o moído de pancada.

Após outras sovas, o novo integrante esquecia a escada e as bananas como que por encanto, qual se nunca houvessem existido.

Na sequência, os cientistas substituíram o segundo macaco, que viveu igual reação dos colegas, tendo no comando o primeiro macaco substituto. Era ele quem demonstrava maior entusiasmo na surra que aplicavam no recém-chegado.

O terceiro também sendo trocado gerou reação igual. O quarto, também. E, afinal, todos os macacos veteranos já substituídos com a chegada do quinto e derradeiro, nenhum restando da turma inicial.

A essa altura da experiência, havia na jaula um grupo de cinco macacos novos, e que nunca recebera o banho frio dos primeiros. Ainda assim, todos insistiam em prosseguir a bater em qualquer dos bichos que demonstrasse interesse de utilizar a escada para comer as bananas.

Neste pondo da história, cabe propor a seguinte análise: Caso existisse a possibilidade de comunicação racional com esses macacos do segundo grupo, e a eles se perguntasse a razão do comportamento agressivo que virara mania naquela jaula, por certo responderiam que espancavam quem se atrevesse a subir na escada porque as coisas ali sempre ocorreram desse jeito.

Eis a forma de muitos dos comportamentos a que nos submetemos sem antes examinar o motivo e que, na maioria das vezes, nem sabemos a origem das tais atitudes. 

Não saiu na Imprensa - Por: Jorge Emicles Pinheiro


Saiu na imprensa local, a inacreditável história de que a mesa diretora da Câmara Municipal de Crato propôs a redução dos vencimentos de seus servidores (alguns que trabalhavam há mais de vinte anos), sob o pretexto de que estaria com encargos acima do limite máximo de gasto com pessoal. Também saiu na imprensa que irresponsavelmente, a legislatura pretérita aumentou os subsídios de seus próprios vereadores, bem como o próprio número de vagas na casa, passando de onze para dezenove. Informou-se também na imprensa que além destas extravagâncias, os vereadores cratenses criaram novos cargos de assessores parlamentares, em número de dois para cada edil.
Não saiu na imprensa, contudo, que a prática articulada por uma mesa diretora cujo presidente é um jurista, é expressamente proibida pela Constituição Federal, que em seu artigo 37, XV, afirma literalmente que “os vencimentos dos ocupantes de cargos e empregos públicos são irredutíveis”, logo que é afrontosa à Lei Maior deste país a prática preconizada pelos pseudo representantes do povo. Também não saiu na imprensa que o ato de irresponsabilidade extrema da Câmara Municipal do Crato que aumentou os subsídios dos vereadores, bem como seu número total, por não ter lastro financeiro suficiente, desobedece expressa disposição da Lei de Responsabilidade Fiscal, que em seu artigo 15 determina que serão consideradas nulas as despesas geradas sem o devido lastro orçamentário ou de caixa, exatamente o que fizeram os edis cratenses. Igualmente não saiu na imprensa que os atos que criam despesa sem lastro financeiro, especialmente quando beneficiam os próprios legisladores, bem como a irritante omissão dos que não o praticaram, mas dele se aproveitaram, se constitui, na dicção do artigo 37, § 4º da Constituição Federal, em flagrante improbidade administrativa, passiva de penas pecuniárias severas, sem falar da perda do cargo e inabilitação para exercer cargos e funções públicos e suspensão dos direitos políticos.
Muito menos saiu na imprensa que também é vexatória, senão criminosa, a omissão de instituições criadas para defender a efetividade da Constituição, como é o caso da OAB e do Ministério Público, que como emas, põe a cabeça sob o chão para fazer de conta que não enxergam nada. Mas nós daqui enxergamos os pomposos jantares e festas que a OAB faz à custa de extorsivas anuidades cobradas dos advogados, assim como as ineficazes peripécias midiáticas a que se habituaram os Promotores para justificar sua cara e ineficiente máquina administrativa, bancada, assim como os vereadores e seus assessores, pelos impostos pagos por nós, os indefesos e revoltados cidadãos brasileiros. Também não saiu na imprensa, claro, que tais omissões igualmente constituem-se, em tese, em novas práticas de improbidade. Muito menos sairá na imprensa que o caminho natural de todos estes desmandos será o esquecimento e a impunidade, pois na próxima eleição, todos os vereadores que compõe a Câmara Municipal certamente concorrerão à reeleição, momento em que todos acintosamente olharão em nossos olhos e dirão tratarem-se de fichas limpas, pois que não respondem a nenhum processo.
E durma-se com um barulho desses...
Jorge Emicles Pinheiro Paes Barreto

Laboratório de Análises Clínicas "VIDAS" inaugura posto de coleta em Ponta da Serra


Crato e Ponta da Serra de Parabéns !

O Laboratório de Análies Clínicas "VIDAS", um dos mais modernos do Ceará, inaugurou na data de ontem, 23 de janeiro, o seu posto de coleta no distrito de Ponta da Serra. Sendo uma extensão do laboratório VIDAS localizado em Crato, próximo ao Hospital São Raimundo. O novo posto de coleta conta com equipamentos de última geração e foi recebido com muita alegria pela população de Ponta da Serra, que agora conta com um laboratório de extrema confiabilidade, rapidez e segurança para realizar seus exames, sem a necessidade de ter que se deslocar até a sede do município. 

A iniciativa é do empreendedor Valério Faheina Jr. que dirige também o Hospital São Raimundo, em Crato, que juntamente com a Clínica VIDAS, se torna cada vez mais ponto de referência em saúde no Cariri. O Blog do Crato, através deste repórter esteve visitando recentemente as instalações da clínica VIDAS e do Hospital São Raimundo, e confesso que fiquei surpreso com a grandiosidade do investimento realizado no complexo de saúde, através da aquisição de equipamentos de última geração, pessoal treinado e organização. Sem dúvidas, o Valério Faheina está de parabéns por trazer à nossa cidade tecnologia de primeiro mundo no setor de saúde, e por  privilegiar o Crato com estes investimentos, quando poderia ter instalado em qualquer outra cidade caririense, mas resolveu prioricar o Crato.

De Parabéns!


Por: Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato

Animais que denunciam a Incompetência dos Gestores Públicos - Por: João Dino


NE -  Acidente com vítima fatal entre Crato e Farias Brito

TENHO EM MEUS ARQUIVOS MUITAS FOTOS DE ANIMAIS NAS RUAS E NAS ESTRADAS POR ONDE ANDO. JÁ CANSEI DE LIGAR PARA RÁDIOS E DIVULGAR EM SITES E JORNAIS.

HOJE, NA CE CRATO-FARIAS BRITO MAIS UM ACIDENTE COM VÍTIMA FATAL. MOTIVO: ANIMAL NA ESTRADA. E AS AUTORIDADES? CADÊ OS DEFENSORES DO MEIO AMBIENTE E DOS ANIMAIS?
A QUEM INTERESSA A MANUTENÇÃO DESSES ANIMAIS NAS ESTRADAS? QUEM GANHA COM ISSO?

POR DIVERSAS VEZES, DURANTE A NOITE, OS ANIMAIS NAS ESTRADAS COLOCAM MINHA VIDA E A VIDA DOS MEUS COLEGAS MÚSICOS EM RISCO. E ENQUANTO OS ANIMAIS ESTÃO ATERRORIZANDO OS MOTORISTAS NAS ESTRADAS, VIATURAS E POLICIAIS, QUE DEVERIAM ESTAR FISCALIZANDO ESSAS IRREGULARIDADES, SÃO DESVIADOS PARA APREENDEREM PASSARINHOS, PAPAGAIOS, E OUTROS ANIMAIS DA NOSSA FAUNA, LEVANDO PARA AS DELEGACIAS CIDADÃOS DE BEM, QUE MUITAS VEZES ATÉ DESCONHECEM O MOTIVO DE SUAS PRISÕES.

NÓS, OS BRASILEIROS, PENSE NUM POVO QUE SOFRE E É MASSACRADO PELOS PRÓPRIOS IRMÃOS OPORTUNISTAS, E QUE SE ACHAM SABIDOS. EU COLOCO NESSES ANIMAIS QUE EU FOTOGRAFO OS NOMES DOS POLÍTICOS, DOS DOUTORES, DOS CHEFES E SERVIDORES DOS ÓRGÃOS "INCOMPETENTES", QUE DEVERIAM EVITAR OS DESASTRES NAS ESTRADAS, E QUE PASSAM O DIA TODO SÓ COÇANDO E GANHANDO O DINHEIROS DO POVO BESTA QUE PAGA IMPOSTOS.









Por: João Dino
Matéria e Fotos

Estádio Mirandão é liberado para jogos do Crato no Campeonato Cearense


O Estádio Mirandão foi liberado pelo Ministério Público e pela Federação Cearense de Futebol (FCF) para jogos do Crato. Ao todo cinco partidas com mando de campo do "Azulão do Cariri" retornaram para o Estádio. O primeiro jogo da equipe cratense no Mirandão será contra o São Benedito, neste domingo (27/01), às 16h. O Crato ocupa atualmente a 5ª posição no Campeonato Cearense, com 6 pontos, a mesma pontuação do Maracanã, mas levando vantagem por ter uma vitória mais que o clube de Maracanaú.

Confira os jogos alterados:

Crato x São Benedito

- Mudança do Estádio Agenorzão (Iguatu) para Estádio Mirandão (Crato), mantidos data (27/01) e horário (16h).

Crato x Tiradentes

- Mudança do Estádio Romeirão (Juazeiro do Norte) para Estádio Mirandão (Crato), mantidos data (30/01) e horário (20h15).

Crato x Guarany (S)

- Definido para o Estádio Mirandão (Crato), mantidos data (03/02) e horário (16h).

Crato x Ferroviário

- Definido para o Estádio Mirandão (Crato), mantidos data (13/02) e horário (20h15).

Crato x Horizonte

- Definido para o Estádio Mirandão (Crato), mantidos data (02/03) e horário (16h).

Pérolas Filosóficas. Por Antônio Sávio


Prefeito do Crato lança Mutirão de Limpeza na cidade


Com mais de 50 homens trabalhando, 25 caminhões nas ruas e 10 retroescavadeiras, o prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, lançou nesta quarta-feira, após entrevista coletiva no Gabinete da Prefeitura, um Mutirão de Limpeza em parceria com a classe empresarial do Crato.

A grande preocupação da administração nesse momento, segundo o prefeito, é poder limpar a cidade. A própria população, conforme Ronaldo tem solicitado esse serviço, e depois de pouco mais de 20 dias à frente da administração, o gestor decidiu empreender um trabalho em forma de mutirão. Durante o lançamento da ação, o prefeito conclamou o povo do Crato a auxiliar nesse trabalho. Segundo ele, será desenvolvido um projeto educativo para a população, também destinado Às crianças  nas escolas, com atuação das Secretarias de Meio Ambiente e Educação. O projeto de limpeza emergencial da cidade foi encampado pela Coordenação da Limpeza Urbana e Conservação do Patrimônio.

De acordo com o prefeito, esse foi o ponta pé inicial para dar encaminhamento às obras da cidade, começando pela limpeza pública. Ele ainda destacou que o Centro de Zoonoses do Crato está realizando o trabalho de captura dos animais errantes. Somente no mercado público Walter Peixoto foram apreendidos cerca de 100 cães e gatos. Ronaldo ainda destacou que no espaço público está proibida a comercialização de bebida alcoólica.

O prefeito ainda esclareceu à imprensa regional, além de empresários, assessores e secretários, que em breve estará divulgando para a cidade, o relatório de todos os levantamentos realizados na prefeitura do Crato, de como se encontrava a situação da prefeitura, ao assumir a administração da cidade. “Desde o dia 2 de janeiro que estou me deparando com uma realidade que era desconhecida da população”, disse.

LIMPEZA DO CANAL

Semana passada foi iniciado o processo de limpeza do interior do Canal do Rio Grangeiro. Segundo o prefeito Ronaldo Sampaio, a população está dando uma resposta positiva, já que as muriçocas existentes na área, segundo ouviu dos próprios moradores, praticamente acabaram. A grande preocupação de Ronaldo é justamente com o início das chuvas. Ele afirma que é um momento de se ter cuidados redobrados, para que a população não venha sofrer em virtude da sujeira, além de das doenças que podem se proliferar e insetos de toda natureza. A prioridade para este momento de retirada dos entulhos é justamente a limpeza dos terrenos baldios, para que o mosquito da dengue não se prolifere.

CAÇAMBAS, TRATORES E RETROESCAVADEIRAS SÃO ENCAMINHADAS PARA OS BAIRROS

No primeiro dia de trabalho foram encaminhados para os bairros as caçambas, tratores e retroescavadeiras. As primeiras áreas visitadas foram as localidades da Caixa D’água, Grangeiro, Sossego, Vila Alta, São Miguel, Pinto Madeira, Alto da Penha, Batateira, Muriti de Baixo e de Cima, Conjunto Padre Cícero, Zacarias Gonçalves, Lameiro e Novo Lameiro. Em cada uma dessas localidades foram encaminhadas duas máquinas e três caçambas.

O bairro Seminário recebeu o dobro desses equipamentos, para retirada dos entulhos. Os coordenadores de área permanecem com suas atividades nos bairros, fiscalizando e encaminhando o trabalho de limpeza. A população tomará conhecimento da atuação desses profissionais até por meio de telefones, para auxiliar no repasse das informações das áreas que necessitam de limpeza, que serão divulgados brevemente.
Assessoria de Imprensa da PMC

Política - Com Madson Vagner - Dia 24 de Janeiro de 2013



Escolas de Santana do Cariri pedem socorro

No município de Santana do Cariri são muitas as reclamações pelas más condições das escolas municipais. São casos de abandono das instalações e até do mobiliário que, em alguns casos, estão sendo doados. O Colégio Municipal Edson Olegário de Santana está com a frente tomada pelo matagal, onde já existem depósitos com água parada, além de muitos mosquitos e outros insetos.

Outro caso grave e que chamou a atenção da população, aconteceu na Escola Geraldo Rodrigues Dumont, no Distrito de Araporanga. A nova direção retirou móveis como birô e carteiras; além de louças, como pratos, talheres e panelas, depositou em uma garagem particular em frente a escola e convocou a população para levá-los para suas casas. O problema é que tudo está tombado pelo patrimônio do município e não foi feita nenhuma comunicação ou pedido, nem a Câmara, nem ao conselho municipal de educação. Ou seja, é o patrimônio público sem doado sem autorização. Segundo moradores que presenciaram a atitude, a alegativa da direção e a de que tudo será comprado novo.

Parece que em Santana do Cariri as coisas estão bem diferentes dos outros da região. Enquanto os outros municípios reclamam da falta de dinheiro, até para pagar os professore e outros servidores, em Santana tem dinheiro sobrando, já que, a prioridade, ao que parece, é a compra de móveis novos.

Ciro lança Mauro Filho ao governo durante palestra em Juazeiro do Norte

O ex-deputado federal Ciro Gomes (PSB), aproveitou a palestra que fez para empresários da região do Cariri, no Teatro Marquise Branca, em Juazeiro do Norte, sobre “os efeitos da crise econômica mundial no Brasil”, para iniciar as especulações sobre quem será o candidato da situação em 2014. Ciro se referiu várias vezes ao secretário Mauro Benevides Filho como "governador".

Ciro esteve em Juazeiro na segunda-feira (21), a convite da presidente da Associação Cearense das Empresas de Decoração (Aced), Solange Parente Maia.

Pontapé para 2014

Parece que as discussões sobre a sucessão de Cid já começaram e o Cariri foi o escolhido para o pontapé inicial. Resta saber como ficam os nomes do Cariri que, também pretendem a vaga, como senador Eunício Oliveira (PMDB) e o, também secretário, Camilo Santana (PT).

Eunício deixa claro, inclusive na imprensa, que pretende ser o nome indicado da aliança. Na última semana, declarou ao caderno Zoeira, do Diário do Nordeste, que está disposto a ser candidato com a promessa de deixar o governo seis meses antes do termino, voltar ao senado e apoiar o próprio Cid para 2018.

Já o secretário Camilo Santana, mesmo cotado, segundo opiniões de bastidores, prefere o silencio e a cautela. Ele disse que desconhece qualquer discussão nesse sentido e que ainda é cedo para tal debate.

Freio no PMDB ou em Eunício?

Quando olhamos mais atentamente, percebemos que Mauro Filho é filho do deputado federal Mauro Benevides, um dos caciques do PMDB e padrinho político de Eunício Oliveira no início da carreira política. Eunício cresceu e se tornou maior que a família Benevides. 

A indicação de Mauro Filho pode ser um freio no avanço de Eunício. Além de ser uma demonstração de que a família Benevides ainda é forte na política cearense. É claro que a indicação tem outro lado. Mauro Filho é deputado estadual, mas tem ampla experiência com o executivo. Assumiu seu primeiro posto de secretário de estado ainda 1990, passando pelos governos de Ciro, Lúcio Alcântara e, agora, Cid Gomes. A confiança em Mauro Filho é tanta que em 2002, quando Ciro foi candidato a presidente, Mauro Filho foi o coordenador do programa econômico. Ou seja, além de competente, Mauro tem a confiança e pode neutralizar o crescimento de Eunício. Seriam dois coelhos com uma só cajadada!

Outros nomes da lista

Comenta-se nos bastidores que Mauro Filho é a primeira opção dos irmãos Ferreira Gomes, mas ainda estão na disputa os nomes de Leônidas Cristino, Domingos Filho e Camilo Santana. Entre eles chama a atenção o nome do atual vice-governador Domingos Filho. Segundo informações para entrar de vez na briga pela indicação, Domingos teria que deixar o PMDB de Eunício pelo PSB de Cid e Ciro.

Dos três, o nome de Camilo é o menos cotado. E o motivo não é por falta de vontade de Cid Gomes, mas o fato do PT já está fechado com a indicação do PSB. O acordo já teria sido negociado pela própria presidenta Dilma, com a contrapartida dos Ferreira Gomes segurarem Eduardo Campos nas pretensões ao Planalto em 2014. O PT cearense deve mesmo ficar com a indicação ao senado ou compor novamente a vice na chapa majoritária. Já Eunício, fora das pretensões do PSB, pode aceitar a situação ou enfrentar uma candidatura solitária. É esperar para ver o que acontece!

Madson Vagner - Jornalista
Membro oficial do Blog do Crato

Cratense ganha medalhas em Astronomia e Astronautica


O Blog do Crato tem a sagrada missão de valorizar os filhos do Crato que se destacam em todas as áreas do conhecimento. Recebemos um e-mail muito interessante de Jennifer Catarina Albuquerque, que é medalhista em Astronomia e Astronáutica e passamos a publicar, enviando desde já os nossos calorosos parabéns! 

"Olá meu nome é Jennifer Catarina Albuquerque Nascimento. Eu gostaria de comunicar aos senhores que eu ganhei medalha de ouro na olimpiada brasileira de astronomia e astronautica, ganhei medalha de prata na olimpiada Brasileira de fisica e tirei primeiro lugar no desafio do Colegio Objetivo. Eu estudava no colégio Educandario Paraiso da Cultura. Eu gostaria que minhas conquistas fossem publicadas no Blog! "

Obrigado pela atenção!

Jennifer Catarina Albuquerque Nascimento
Av. José Alves de Figueredo
Crato - CE


CRATO - Previsão do tempo para hoje, 24 de Janeiro de 2013



Um clássico "Sol com algumas núvens e NÃO CHOVE" é a previsão dos serviços de meteorologia para hoje. Após alguns dias debaixo de chuva pela madrugada, Crato vive o retorno do calor, do sol, porém da expectativa de novas chuvas, que muito alegra a população. A previsão do tempo para hoje indica também  nascer do sol: 05h36 Pôr do sol: 18h03 - Temperatura máxima de 34º e Min de 23º - Ventos a Nordeste a 13km/h - Umidade Relativa do Ar máxima de 86% e mínima de 39% - Índice UV: Muito Alto.

Tenham um Bom Dia!

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet


Brasil vai produzir insulina em escala industrial


O Laboratório Biomanguinhos, da Fundação Oswaldo Cruz [Fiocruz], vai passar a produzir insulina, medicamento usado no tratamento do diabetes.

Um acordo firmado entre o governo e um laboratório ucraniano, que vai transferir a tecnologia, irá permitir a produção nacional do remédios, segundo o Ministério da Saúde. A previsão é que, em três anos, o Brasil passe a fabricar a droga em escala industrial. Pelo cronograma divulgado pela pasta, o início da produção de cristais de insulina pela Fiocruz começa este ano.

A fábrica de produção dos cristais [princípio ativo do medicamento] estará estruturada em 2014. No ano seguinte, serão feitos testes, qualificações e ajustes técnicos para a validação das instalações produtivas.  Em 2016, a transferência de tecnologia pelo laboratório Indar à Fiocruz será concluída para o início da produção em escala industrial e, em 2017, o país estará preparado para a fabricação em grande escala. “Calcula-se que a parceira entre a Fiocruz e o laboratório Indar resulte em uma economia de R$ 800 milhões para o governo brasileiro [considerando também a redução no preço dos insumos]”, informou o ministério, por meio de nota.

Ao todo, 7,6 milhões de brasileiros têm diabetes, dos quais 900 mil dependem exclusivamente do Sistema Único de Saúde [SUS]. O ministério comprou estoque de 3,5 milhões de frascos de insulina para 2013. O volume será entregue em abril e poderá chegar a 10 milhões de frascos até dezembro deste ano, caso haja necessidade.  Dados do governo apontam o alto índice de mortes causadas pelo diabetes – em torno de 50 mil todos os anos. A doença mata quatro vezes mais do que a aids e supera o número de vítimas do trânsito no país. Em 2010, 54 mil brasileiros morreram em decorrência do diabetes, enquanto 12 mil mortes foram provocadas pelo vírus HIV e 42 mil por acidentes de trânsito.

O número seria ainda maior se considerado que o diabetes age como fator de risco para várias outros males, como câncer e doenças cardiovasculares, por exemplo. Em 2010, 68,5 mil mortes estavam associadas ao diabetes – o que totaliza 123 mil mortes diretas ou indiretamente. Em fevereiro de 2011, medicamentos para o tratamento do diabetes passaram a ser ofertados de graça dentro do Programa Saúde Não Tem Preço.  O último balanço do governo indica que, desde o início da gratuidade, 4,1 milhões de pessoas receberam os remédios. O número de atendimentos passou de 306 mil, em janeiro de 2011, para 1,4 milhão, em outubro do ano passado, – um aumento de 370%.
 
Agência Brasil


Dilma confirma redução na conta de luz e critica 'pessimistas'


A presidente Dilma Rousseff confirmou nesta quarta (23), em pronunciamento em cadeia nacional de rádio e TV, a redução na tarifa de energia elétrica divulgada mais cedo pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A presidente disse também que "fracassaram" as previsões daqueles que "são do contra" e, segundo ela, afirmaram que o governo não conseguiria baixar o custo da conta de luz.

Segundo Dilma, o corte na tarifa de energia para residências será de 18% e para a indústria, de até 32%, mesmos percentuais informados pela Aneel no início da tarde. Os cortes são ainda maiores que os anunciados pela própria presidente em setembro, quando ela afirmou que a redução média seria de 16% para residências e de até 28% para a indústria.

A nova tarifa entrará em vigor nesta quinta-feira (24), segundo anunciou a presidente, e será formalizada por meio de um decreto e de uma medida provisória.

“A conta de luz, neste ano de 2013, vai baixar 18% para o consumidor doméstico e até 32% para indústria, agricultura, comércio e serviços. Ao mesmo tempo, com a entrada em operação de novas usinas e linhas de transmissão, vamos aumentar em mais de 7% nossa produção de energia e ela irá crescer ainda nos próximos anos”, disse Dilma durante o pronunciamento, de pouco mais de oito minutos.
  
G1


Pipas na rede elétrica deixaram 45 mil cearenses sem energia elétrica em 2012


De acordo com levantamento da companhia, as ocorrências envolvendo arraias aumentaram 81% entre os anos de 2011 e 2012
 

As incidências na rede elétrica envolvendo pipas aumentaram 81% entre os anos de 2011 e 2012. É o que revela balanço anual feito pela Coelce. De acordo com o levantamento da companhia, foram registradas 2.447 ocorrências na rede elétrica do Estado que deixaram 45.605 cearenses sem fornecimento no ano passado. Veja os números: Ainda segundo a Coelce, a maior área afetada é Fortaleza e Região Metropolitana. “Porém houve aumento em todas as regiões do Estado”, afirma Eduardo Gomes, responsável pela Operação Técnica da Coelce. Na região Norte, por exemplo, 93 ocorrências afetaram o sistema em 2010. No ano passado, esse número chegou à impressionante marca dos 695 casos. Ou seja, aumento de 647%.

Quanto à sazonalidade, fica claro que os meses de férias, especialmente julho, concentram a maior quantidade de ocorrências do ano. Confira, abaixo, comparativo dos últimos três anos:
 
Danos

Empinar arraias ou jogar bola próximo à fiação, além do sério risco de acidentes e mortes, pode deixar ruas, bairros e até cidades inteiras sem fornecimento. Até mesmo lugares que prestam serviços essenciais à população, como hospitais, escolas e órgãos públicos podem ficar no escuro por conta dessa brincadeira. É importante ressaltar que a Coelce não é contra a tradicional e popular brincadeira das pipas. Apenas orienta que seja feita em locais seguros. Choques elétricos e curto-circuito são as principais conseqüências do contato da pipa (e do cerol) com a rede elétrica. A linha da arraia é capaz de conduzir energia, e o choque pode ser fatal na criança, no jovem ou no adulto que estiver brincando.

Além disso, quando as pipas enroscam na fiação, é preciso realizar a limpeza dos fios. Isso porque a pipa pode provocar defeitos ao longo dos alimentadores, contribuindo para a saída de operação dos religadores das subestações e deixando consumidores com problemas de fornecimento. Ao todo, a Coelce gasta cerca de R$ 300 mil por ano nos serviços de limpeza e manutenção envolvendo pipas.

Dicas

Para que a brincadeira aconteça de forma saudável e sem nenhum acidente, é importante procurar locais abertos – como campos, praias e parques –, longe da fiação elétrica. E se o dia for de chuva, é bom estimular a imaginação e pensar em fazer alguma coisa para se divertir em casa mesmo. Tudo em nome da segurança. E se a arraia enrolar nos fios da rede elétrica, por exemplo, nunca se deve tentar recuperá-la. Durante o resgate de uma pipa, qualquer objeto condutor de energia pode ocasionar um acidente fatal. Por isso, as crianças também não devem se arriscar subindo em muros, postes, linhas de transmissão e construções para resgatar suas pipas. O uso do cerol – mistura cortante feita com cola, vidro e restos de materiais condutores –, além de ser um risco para motociclistas e pedestres, é um dos principais causadores dos desligamentos. Isso porque ele causa o rompimento dos cabos de energia e curto-circuito.

Para saber mais

A Coelce mantém uma campanha permanente de orientação sobre o uso seguro e consciente da energia elétrica. Para saber mais, acesse o portal da companhia (www.coelce.com.br) ou o perfil da empresa nas redes sociais. No Facebook e no Twitter, a companhia está com uma ação educativa. Em formato de quadrinhos, a companhia conversa com a garotada sobre a importância da brincadeira longe da fiação. Confira em www.facebook.com.br/coelce.
 
Gerência de Comunicação – Coelce
Assessoria de Imprensa

Elisa Moura no Sesc Juazeiro - Dia 25 de Janeiro às 17hs

Divulgação


Nova presidente da Aprece é escolhida em encontro de prefeitos


A defesa municipalista na região é uma das principais bandeiras de luta da nova diretoria da entidade cearense

Fortaleza. Mobilizar os prefeitos para formar uma frente permanente em defesa do municipalismo, a fim de melhorar a atividade do gestor e, principalmente, a qualidade de vida das comunidades do Ceará.

Educação, Saúde e Meio Ambiente foram alguns dos painéis ocorridos durante o dia, que se encerrou aclamando Adriana Pinheiro Barbosa, a Aninha, nova presidente da Aprece fotos: JL Rosa Com esse propósito, foi aclamada, ontem, a nova presidente da Associação dos Municípios do Estado do Ceará (Aprece), Adriana Pinheiro Barbosa, conhecida como Aninha, no encerramento do Encontro Novos Gestores Municipais 2013-2016, promovido pela entidade no Centro de Eventos do Ceará. Ela concorreu em chapa única à sucessão de Eliene Brasileiro, ex-prefeita de General Sampaio.

Aninha, que é prefeita de Fortim, defende uma continuação das ações empreendidas por Eliene Brasileiro, especialmente na interlocução com os entes federal e estadual, na solução de problemas enfrentados pelos municípios cearenses.

O encontro foi concebido para promover debates com os prefeitos, vereadores e auxiliares das administrações municipais que iniciam na nova gestão assuntos de primeira ordem para as cidades. Na parte da manhã, as palestras tiveram início com o Painel "O Plano Nacional de Educação e os Desafios do seu Financiamento". O debate contou com a participação do senador José Pimentel; da secretária de Educação do Estado, Izolda Cela; do consultor econômico da Aprece, Irineu Carvalho; e do secretário de Educação de Miraíma, Vilemar Marinho, representando a União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Os debates se concentraram na limitação de recursos para a implementação de uma educação de qualidade. O senador José Pimentel defendeu maior conta dos royalties do petróleo para o setor e afirmou que, caso a matéria entre na pauta do Congresso Nacional, os vetos da presidente Dilma deverão ser derrubados pela maioria dos senadores e deputados federais, inclusive contando com o apoio das bancadas governistas. Os vetos atendem os interesses de três Estados: Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo.

Via DN

Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30