xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 20/01/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

20 janeiro 2013

Homem é preso após atentado fracassado contra político na Bulgária



Veja o Vídeo:



Imagem retirada de vídeo mostra homem apontando arma para a cabeça de Ahmed Dogan(Foto: AP)Sófia, 19 jan (EFE).- Um homem foi detido por um atentado fracassado com uma pistola de gás contra o líder da minoria turca na Bulgária durante um congresso do partido Movimento pelos Direitos e Liberdades (DPS). Veja a ação dele no vídeo abaixo. O agressor foi rendido após apontar a arma para a cabeça de Ahmed Dogan, líder do DPS, durante um discurso aos delegados de seu partido em um centro de convenções de Sófia. O ministro do Interior búlgaro, Tsvetan Tsvetanov, declarou à imprensa que o homem tentou disparar a pistola de gás, mas "muito provavelmente a arma falhou". Após o atentado fracassado, homem foi detido (Foto: Reuters)Esse tipo de arma não é mortal, mas pode causar ferimentos graves a curta distância, explicaram fontes policiais búlgaras. O detido, um búlgaro de 25 anos pertencente à minoria turca, tinha antecedentes penais por posse de drogas, roubos e atos de vandalismo, e usava um cartão de delegado falsificado, segundo a polícia.



O detido ainda foi agredido por alguns dos delegados que estavam no congresso antes que os agentes de segurança finalmente pudessem tirá-lo dali, segundo as imagens de um canal de televisão local. O DPS representa no Parlamento a minoria turca na Bulgária, cerca de 10% da população do país balcânico de sete milhões de habitantes. O presidente da Bulgária, Rosen Plevneliev, condenou o atentado e pediu "tolerância, aceitação e respeito mútuo entre os diferentes grupos étnicos e religiões". EFE

O Crato em Fotos - Domingo, 20 de Janeiro de 2013


Bom dia, gente!

Fotos de ontem, sábado de sol aqui em Crato, que continua num calor terrível nesta época do ano, muito embora tenha chovido nos últimos dias, o que contribuiu para a volta do verde da nossa querida Chapada do Araripe ( texto bem chatinho esse aqui, hein ? ). Mas...dando início ao nosso desfile de fotos de hoje, como diz o "poeta" Wilson...lá vai...


Acima: Aí está uma thurma da pesada no Bubba´s ( lanchonete situada na esquina da Praça Siqueira Campos ), onde destaco a presença do grande Wilson Bernardo, Lupeu, que está na cidade para 2 shows com a Banda FATOR RH, ontem e hoje, logo mais, não percam, na RFFSA, e também do músico Ulisses Germano, e também, dessas duas "gatíssimas" ( com todo respeito ) maravilhosas.

Aqui, uma generosidade do amigo Wilson Bernardo, que resolveu me incluir no registro fotográfico.


Aí está um dos 2 braços ( pois é, o cara tem 2 braços ) do Lupeu, sendo que os dois são muito bem tatuados. Eu tive a honra de ouvir as suas explicações sobre o sentido de cada símbolo colocado nos braços ( inclusive, filmei ), fica pra depois...


Na foto acima: Um grande amigo de longas DÉCADAS, o Wagner, que trabalha na Farmácia Vasconcelos ( central ), e é um dos mais experientes vendedores de medicamentos do Cariri. Wagner, receba o meu abraço. Olha, o Tensiômetro está medindo muito bem.


E aqui está o famoso CRESO, gente finíssima, talvez o vendedor mais simpático com o público que existe no Crato em todas as farmácias. Creso me fez uma grande gentileza no dia de ontem, e aqui fica o meu abraço para que toda a cidade saiba. Um abração, amigo! Muito obrigado mesmo.


Crato continua quente. Olhaí como é que algumas pessoas estão andando no centro com temperaturas próximas de 40 graus ?


Acima: E aí está em andamento, quase em conclusão esse grande prédio que ocupa toda a lateral do Calçadão. Será uma enorme loja cuja construção já se arrasta há pelo menos 1 ano e meio. Que bom vai ser para o Crato!

E era só, pessoal!
Bom Domingo!
Bom Descanso!

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


O milagre de São Sebastião em Crato (postado por Armando Rafael)


Quem percorre a estrada Barbalha-Arajara-Crato, em direção à última cidade, é surpreendido — cerca de cinco quilômetros, antes de chegar ao destino — quando avista, no lado direito, uma singela e respeitável capelinha, típica dos templos rurais de antanho. Trata-se da Capela de São Sebastião do sítio Currais, erguida - por um descendente do Brigadeiro Leandro Bezerra Monteiro - para atestar, às gerações futuras, uma grande graça concedida por Deus, à população daquela localidade, na segunda metade do século XIX.

Corria o ano de 1862. Uma doença contagiosa e mortal, causada pelo vibrião colérico, se abateu e dizimou considerável parcela da população sul cearense. O pânico se espalhou pelas cidades, povoados, fazendas e sítios do Vale do Cariri. Mas, naquele tempo, diferente de hoje, a fé do nosso povo era patente. As pessoas tinham o costume de se voltar para Deus, nas grandes dificuldades coletivas. Isso ocorria nas frequentes crises climáticas e nas epidemias. Estas últimas, mais raras.

Damos a palavra ao historiador Irineu Pinheiro que fez menção deste fato no seu livro “O Cariri”, página 245:

“Em 1862 prometeu o major Felipe Teles Mendonça erigir uma capela em seu sítio Currais, a uma légua do Crato, dedicada a São Sebastião, se não morresse de cólera-morbo nenhum dos membros de sua família ou de seus moradores. Naquela época a epidemia do mal asiático abateu milhares de pessoas em todo o Ceará. Nada sofreram o major Felipe e os de sua casa e sítio. Em 12 de outubro de 1863, para cumprir o seu voto, pediu ao Bispo D. Luiz Antônio dos Santos licença para edificar a igrejinha, licença que lhe foi dada no dia 13 do mesmo mês e ano, depois de informação favorável do vigário Joaquim Aires do Nascimento. Mas só em 1888, após ter o segundo Bispo do Ceará, D. Joaquim José Vieira, confirmado a graça concedida por D. Luiz, foi erguida a capelinha e benzida pelo vigário do Crato, Antônio Fernandes da Silva”.

O estado atual da Capela dos Currais

Após a sua construção, a Capela de São Sebastião dos Currais foi conservada com zelo. Os habitantes da redondeza procuravam o singelo templo para louvar, agradecer e fazer seus pedidos a Deus. Com a morte do major Felipe Teles de Mendonça a administração da capela foi passando a sucessivos herdeiros. Segundo informações colhidas junto a pessoas do sítio Currais, a igrejinha foi cuidada até alguns anos atrás, enquanto esteve sob a guarda do Cel. Filemon Teles e de dona Fernandina Teles. Com a morte deles o estado atual da capelinha não é animador.

Não existe bancada para os fiéis. O portão de acesso e as portas do templo, estragadas pela ação do tempo, ao longo dos anos, precisam ser substituídas. O mau cheiro dos dejetos de morcegos que ali mourejam é insuportável. Enfim, uma profunda restauração precisa ser feita na capela, com orientação de técnicos especializados na conservação do nosso patrimônio arquitetônico.

20 de janeiro: Dia de São Sebastião (postado por Armando Rafael)



São Sebastião (França, 256 d.C. — 286 d.C.) originário de Narbonne e cidadão de Milão, foi um mártir e santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. O seu nome deriva do grego sebastós, que significa divino, venerável (que seguia a beatitude da cidade suprema e da glória altíssima). De acordo com Actos apócrifos, atribuídos a Santo Ambrósio de Milão, Sebastião era um soldado que se teria alistado no exército romano por volta de 283 d.C. com a única intenção de afirmar o coração dos cristãos, enfraquecido diante das torturas.


Era querido dos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o queriam sempre próximo, ignorando tratar-se de um cristão e, por isso, o designaram capitão da sua guarda pessoal - a Guarda Pretoriana. Por volta de 286, a sua conduta branda para com os prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo sumariamente como traidor, tendo ordenada a sua execução por meio de flechas (que se tornaram símbolo constante na sua iconografia). Foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não havia falecido. Encontrado e socorrido por Irene (Santa Irene), apresentou-se novamente diante de Diocleciano, que ordenou então que ele fosse espancado até a morte. O Seu corpo foi colocado no esgoto público de Roma. Luciana (Santa Luciana) resgatou o seu corpo, limpou-o, e sepultou-o nas catacumbas.

Um santo muito popular

São Sebastião foi o ícone de várias expressões artísticas. A Pintura há muito o nomeou como modelo de pintores da Renascença. Na literatura, São Sebastião teve sua trajetória contada no livro "Perseguidores e Mártires" , do escritor italiano Tito Casini. Ainda na literatura, foi um dos personagens centrais do romance "Fabíola" (também intitulado "A Igreja das Catacumbas"), escrito em 1854 pelo Cardeal Nicholas Wiseman.

São Sebastião no cinema


Acima, Massimo Girotti no papel de São Sebastião em "Fabíola", filme francês de 1949 (cartaz abaixo).
Acima, Ettore Manni como São Sebastião no filme "A revolta dos escravos" 



São Sebastião e o Crato
 


Na Diocese de Crato, São Sebastião é padroeiro das Paróquias de Nova Olinda e Mangabeira (distrito de Lavras da Mangabeira). Em Crato ele é padroeiro do distrito de Dom Quintino,  do bairro Ossian Araripe e existe no nosso município a famosa capela de São Sebastião dos Currais,  além de outras na zona rural.

Uma relíquia do santo


Relíquia que se conserva com uma das várias flexas que atingiram o mártir São Sebastião
Dados transcritos do blog:videotecacatolica.blogspot.com.br/

Libertação pela energia - Por: Emerson Monteiro

O Sol brilha no céu à espera dos olhos da Ciência para desenvolver a tecnologia das oportunidades que movem os homens e suas aventuras errantes à borda dos céus, rios e lagos. Energias alternativas abrirão as chances da sociedade aos meios novos de subsistência através do trabalho constante da pesquisa e das realizações empresariais. Vento. Movimento. Velocidade. Harmonia. Portas de revolução verdadeira que libertará países da escravidão e da dependência ao mesmismo que repete frustrações, nas técnicas adotadas hoje em dia. De onde começar, daqui de dentro de si.

A riqueza cresce nas massas humanas através do trabalho constante, pois antigas negociações criaram marcas cruéis na história. Uns acomodaram as forças ao jeito dos que compraram primeiro as cercas e os lotes da necessidade. Ver pequeno e dobrar meios a coisa nenhuma implicam nisso, na dominação de bichos vadios e interesseiros.

A política no sentido clássico de organizar as cidades, das polis gregas, resultou inescrupulosa, onde mandam nos campos de petróleo os falcões, e anulam criatividade, freios no desejo de liberdade coletiva, enquanto a guerra toma de conta dos blocos. O potencial infinito das gerações foi posto numa caixa de ferro jogada no mar profundo. Burros de carga, e só, a multidão desunida e triste.

Liderança qual fator de renovação e sobrevivência das possibilidades sociais. Liderança no real conceito de mostrar coerência no plano da justiça, progresso e paz. Fidelidade aos valores plenos do grupo, sem mala preta. Consolidar as respostas de experiências na história mãe e professora.

Ainda anda devagar a vontade individual do cidadão médio, línguas diversas e pensamentos soltos, fronteiras demarcadas com sangue, suor e lágrimas da concorrência predatória, longe da solidariedade plena, elevação de esperança, direitos coletivos.

Essas energias alternativas da Natureza que a Terra permite sujeitam os seres a práticas contraditórias de aproveitamento dos recursos em uso apenas de grupos menores, que escravizaram a multidão descuidada, isolada nos becos do egoísmo paupérrimo de aspiração superior.

Cada um na sua e o barco a descer na correnteza, embriaguez de causar súplica aos céus, busca de soluções importantes e necessárias. Vento. Movimento. Velocidade. Harmonia.

CRATO - Previsão do Tempo - 20 de Janeiro de 2013



Choveu bastante hoje de madrufgada no Crato e meteorologia mais chuvas no periodo.


Bom dia, Crato! - Segundo os serviços de meteorologia do país, hoje é dia de Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. Nascer do sol: 05h34 Pôr do sol: 18h03 - Temperatura máxima de Max 35º e  Min de 24º - Ventos a Nordeste de 9km/h - Umidade Relativa do Ar: 94% máxima e 50% mínima. Índice UV: Moderado.

Fontes: INPE e GOES12


Decepção dos brasileiros com políticos é grande... Apartidários são maioria no País pela primeira vez desde a redemocratização


(excertos de matéria publicada no jornal “O Estado de S.Paulo”)

Pesquisa Ibope revela que 56% dos brasileiros afirmaram no final de 2012 não possuir preferência por nenhuma legenda política - eram 38% em 1988

Por Julia Duailibi e José Roberto de Toledo

SÃO PAULO - Pela primeira vez desde 1988, o número de brasileiros que se declara apartidário superou o de pessoas que afirmam ter preferência por alguma legenda política. Levantamento feito pelo Ibope, a pedido do Estado, mostra que, no final de 2012, 56% das pessoas diziam não ter nenhuma preferência partidária, contra 44% que apontavam preferência por alguma legenda. Vinte e quatro anos antes, na esteira da redemocratização, apenas 38% das pessoas declaravam não ter um partido da sua preferência - 61% apontavam um favorito.

A perda de simpatizantes ocorreu em todas as legendas. Há menos petistas, tucanos, peemedebistas, democratas e pedetistas hoje do que há cinco anos. Os dados do Ibope mostram uma queda na popularidade do PT entre os brasileiros desde março de 2010, último ano do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Naquele momento, antes de a campanha eleitoral esquentar, o partido atingiu o auge na preferência dos eleitores: 33% dos entrevistados. Em outubro de 2012, o porcentual caíra para 24%.

O momento de maior desencanto com os partidos, em 2012, coincide com o julgamento do mensalão, quando 13 políticos do PT, PP, PR, PMDB e PTB foram condenados pelo Supremo Tribunal Federal. Também naquele ano houve eleição municipal, quando aumentaram ataques e acusações entre legendas. No ano passado, por exemplo, pesquisa Ibope mediu a confiança do brasileiro nas instituições do País. Os partidos políticos foram os menos confiáveis, entre 22 instituições avaliadas - a família aparecia em primeiro lugar.
(Postado por Armando Lopes Rafael)

Noticias deste Domingo -- por Armando Rafael

A volta da Indústria da multa? 


Quarta-feira última, dia 16, estacionei meu carro na Praça da Sé, lado sul. Nem tinha reparado que em alguns metros do meio-fio – unicamente naquele lado – tinha sido pintada, no dia anterior, uma pequena faixa azul. Os poucos metros pintados- desse meio-fio - indicavam que o curto espaço passara a integrar a “Zona Azul” de Crato. Na hora que deixei meu carro – naquele espaço – não tinha nenhum cobrador do serviço da Zona Azul trabalhando no estacionamento. Pois bem, quando voltei para pegar o carro encontrei – no para-brisa – um “Auto de Infração” notificando uma multa por “estacionamento irregular”. Ainda não sei o valor que será arbitrado (pelo Demutran–Crato) para eu pagar. Vou aguardar o laudo de "infração" que vem pelo Correio.  Também não sei quantos “pontos negativos” vão arbitrar para sujar minha carteira-de-motorista pelo factóide descrito. Justo eu, que sempre faço questão de pagar criteriosamente aquela pequena tarifa, cobrada pelo Demutran-Crato, quando utilizo a “Faixa Azul”, ao estaciponar -- todos os dias -- para pegar correspondências nos Correios.

Crato segue o triste exemplo de Fortaleza

Na hora que vi a 2ª via do Auto de Infração (colocado no para-brisa do meu carro)  senti grande decepção pela injustiça sofrida.  Sem falsa modéstia, como cidadão,  procuro cumprir a lei.  Depois soube que outras pessoas tinham sido vítimas dessas multas no centro de Crato. Será que o prefeito Ronaldo está sabendo dessa onda de multas? É bom não esquecer que na administração da ex-prefeita de Fortaleza, Luiziane Lins, o Demutran da capital fez a mesma coisa. A coisa chegou a um ponto que a população de Fortaleza, revoltada, decidiu não pagar as multas injustas aplicadas pela autarquia de trânsito da capital cearense... Será que o Crato vai trilhar o mesmo caminho?

Aumento da violência
Que São Paulo que nada! Segundo o site “Miséria”: “Em Juazeiro do Norte os homicídios cresceram 77,4% em 2012 (...) O ano terminou com um saldo bastante violento em se tratando de homicídios em Juazeiro do Norte. Foram 58 assassinatos a mais numa comparação com 2011 (quando 75 pessoas tombaram assassinadas). 2012 fechou com 133 homicídios na Terra do Padre Cícero”.

No rumo certo

Iguatu (na foto ao lado a nova estação rodoviária daquela cidade) não para de surpreender! No próximo mês de abril a Prefeitura de Iguatu define um grande terreno (com cerca de 800 hectares) para ampliar o Distrito Industrial (DI) daquela cidade. Melhor ainda: empresários portugueses, de Leiria, para fugir da crise na Europa  estão interessados em trazer para Iguatu suas  empresas que funcionam em Portugal.

O “jeitinho brasileiro” de enganar


Vão longe os tempos nos quais a imprensa estrangeira exibia capas de revistas com boas notícias sobre o Brasil (como a capa, ao lado). Está no “Estadão” deste sábado: “A admiração da opinião pública internacional pela economia brasileira parece cada vez menor. Na edição que chegou nesta quinta-feira às bancas na Europa, a revista inglesa The Economist lança mais uma série de duras críticas ao governo de Dilma Rousseff. Ao questionar os recentes artifícios usados pela equipe econômica nas contas públicas, a revista diz que "a mudança na meta (de superávit primário) seria uma alternativa melhor do que recorrer à contabilidade criativa".

Tem mais

“A reportagem da revista diz que os dados econômicos "decepcionantes" não param de ser divulgados no Brasil. Depois do fraco Produto Interno Bruto (PIB) apresentado em novembro, o governo de Dilma Rousseff agora "admite que só atingiu a meta de superávit primário" após "omitir algumas despesas em infraestrutura", "antecipar dividendos de estatais" e "atacar o fundo soberano".



É proibido cochilar


A gerentona não dorme em serviço! Dilma Rousseff desembarcou nesta sexta-feira, no Piauí, (mais precisamente na cidade de São Julião, próxima ao município de Campos Sales-CE) como parte da estratégia – gestada no Palácio do Planalto – para recuperar o prestígio político, no Nordeste, do Partido dos Trabalhadores–PT. Os “aspones” da Presidente Dilma constataram a forte influência do governador de Pernambuco (e presidenciável) Eduardo Campos–PSB. E como o projeto do PT é mandar no Brasil por 20 anos, e, já de olho em 2014, Dilma deve visitar ao menos mais seis Estados da região nordestina até o início de março.




Povo marcado e... povo feliz

O giro de Dilma pelo Nordeste incluirá também os estados de Pernambuco, Ceará, Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte. A região também está na mira do ex-presidente Lula. O Nordeste tem sido tradicionalmente um reduto eleitoral do PT. Nas últimas três eleições presidenciais (2002, 2006 e 2010), o Nordeste deu ampla margem de vitória para os candidatos do partido – Lula (o grande "Guru") e Dilma (a “gerentona”). Em 2010, o Nordeste garantiu a vitória de Dilma Rousseff que teve – na nossa região – 10,7 milhões de votos a mais que José Serra.

Tá feia a coisa

A estratégia do Palácio do Planalto, com essas visitas da presidente, é driblar o desgaste político gerado pela paralisação nos canteiros de obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) no Nordeste. Na noite do próximo domingo, dia 20, o programa “Fantástico” da Rede Globo vai exibir matéria sobre a incompetência, demagogia e descalabro como vem sendo feita as obras da transposição do Rio São Francisco. Todo o Brasil vai conhecer o atual estágio desses serviços.

Podes crer

E para finalizar: Elio Gaspari, que sempre sabe das coisas, publicou esta nota na sua coluna semanal, deste domingo: "Azedou uma conversa de Lula com a doutora Dilma em Paris. Quem assistiu ficou com a impressão de que "Nosso Guia" está preparando o bote para pedir a cadeira de volta. Se pedir, levará".

Boeing suspende todas as entregas do avião 787


Uma série de incidentes nas últimas semanas levou vários países a proibirem os voos da aeronave.

A Boeing suspendeu todas as entregas do avião 787, um dos mais modernos do mundo. A empresa continuará fabricando o modelo, mas suspendeu as entregas até que a Agência de Aviação Civil dos Estados Unidos aprove modificações nas baterias.

Uma série de incidentes nas últimas semanas levou vários países a proibirem os voos da aeronave. A Boeing tem hoje cerca de 800 encomendas do 787.

G1


Funceme registra chuvas em 18 municípios



A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou, ontem, chuva em 18 municípios do Ceará. As precipitações foram concentradas na região Sul do Estado. A maior ocorreu em no Sítio Saco, em Porteiras, com 103 milímetros. Neste mês, as ocorrências caracterizam-se por serem localizadas. Mesmo assim, alguns produtores estão animados e já começam a preparar a terra para o plantio de sequeiro, esperando o início da quadra invernosa, na região do Cariri cearense.

CHUVAS NO CEARÁ

Municipio mm

Porteiras....................................................103
Jati..............................................................50
Araripe........................................................42
Missão Velha...............................................37
Penaforte.....................................................26
Abaiara.......................................................25
Crato..........................................................22
Brejo Santo................................................14
Milagres.....................................................13
Barbalha....................................................13

Funceme

Com fortuna de R$ 2 bilhões, Edir Macedo é o pastor evangélico mais rico do Brasil, diz revista


“Religião sempre foi um negócio lucrativo.” Assim começa uma reportagem da revista americana “Forbes” sobre os milionários bispos fundadores das maiores igrejas evangélicas do Brasil.

A revista fez um ranking com os líderes mais ricos. No topo da lista, está o bispo Edir Macedo, que tem uma fortuna estimada em R$ 2 bilhões, segundo a revista. Em seguida, vem Valdemiro Santiago, com R$ 400 milhões; Silas Malafaia, com R$ 300 milhões; R. R. Soares, com R$ 250 milhões; e Estevan Hernandes Filho e a bispa Sônia, com R$ 120 milhões juntos.

Edir Macedo, fundador e líder da Igreja Universal do Reino de Deus, além de ser o pastor mais rico do Brasil, possui templos até nos Estados e um jatinho particular, de modelo Bombardier Global Express XRS, estimado em R$ 90 milhões. Macedo tem 10 milhões de livros vendidos, alguns deles extremamente críticos à Igreja Católica e a algumas religiões africanas. Seu maior movimento aconteceu na década de 1980, quando adquiriu a rede Record, a segunda maior emissora do Brasil. Além disso, é dono do jornal “Folha Universal”, que tem uma circulação de 2,5 milhões de exemplares, e da gravadora Record News.

Seguindo os passos de Macedo, Valdemiro Santiago é ex-pastor da Igreja Universal do Reino de Deus. Após se desentender com o chefe, ele fundou sua própria igreja: a Igreja Mundial do Poder de Deus, que tem 900 mil seguidores e mais de 4.000 templos, muitos deles adornados com imagens dele. Sua fortuna é estimada em R$ 400 milhões. Silas Malafaia é líder da Assembleia de Deus, a maior igreja pentecostal brasileira. Entre os pastores, ele é o mais polêmico, e se envolve frequentemente em controvérsias com a comunidade gay do Brasil, já que declara ser o maior opositor ao casamento gay. Ele também é uma figura proeminente no Twitter, onde possui mais de 440 mil seguidores. Em 2011, Malafaia, cuja fortuna é estimada em R$ 300 milhões, lançou uma campanha a fim de arrecadar R$ 1 bilhão para a sua igreja, com o intuito de criar uma emissora de televisão global, que seria transmitida em 137 países. Os interessados podem contribuir com somas a partir de R$ 1.000, e em troca receberão um livro.

Já o cantor, compositor e televangelista Romildo Ribeiro Soares, conhecido como R. R. Soares, é possivelmente o mais multimídia entre os pastores brasileiros. Fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus, R. R. Soares é uma das faces mais regulares da TV brasileira. Ele também é ex-membro da Igreja Universal do Reino de Deus, além de ser cunhado de Macedo. Autointitulado “missionário”, tem uma fortuna estimada em R$ 250 milhões. Seu jatinho particular, de modelo King Air 350, custa “apenas” R$ 10 milhões. Fundadores da Renascer em Cristo, o “apóstolo” Estevam Hernandes Filho e sua mulher, a “bispa” Sônia, possuem mais de mil igrejas no Brasil e no exterior – várias delas na Flórida, nos Estados Unidos.

Com uma fortuna estimada em R$ 120 milhões, o casal foi manchete dos jornais internacionais em 2007,quando foram presos em Miami sob a acusação de levarem consigo mais de R$ 100 mil não–declarados. Algumas notas estavam escondidas em meio às páginas da Bíblia, segundo agentes norte-americanos. Eles voltaram ao Brasil um ano depois, onde respondem por outros crimes, entre eles a queda do teto de um de seus templos, que deixou nove pessoas mortas em 2009.

Entre seus ex-fiéis mais conhecidos, está o jogador de futebol Kaká, que doou mais de R$ 2 milhões no período em que frequentou a igreja. Ele deixou a instituição após as denúncias de fraude envolvendo o casal Hernandes. Ser um pastor evangélico no Brasil é o sonho de muitas pessoas, de acordo com a Forbes. Diferente de muitas igrejas protestantes, que requerem que seus pastores tenham uma graduação, as igrejas neopentecostais brasileiras oferecem cursos intensivos para “criar” pastores com um custo de R$ 700, para poucos dias de aula. Não é apenas uma questão de dinheiro – Malafaia, por exemplo, chega a pagar salários de R$ 20 mil a seus pastores mais talentosos – mas também de poder, segundo a reportagem.

Muitos pastores brasileiros conseguiram passaportes diplomáticos nos últimos anos. Alguns, especialmente os mais ricos, são cortejados por políticos em época de eleições. Para finalizar, igrejas são isentas de impostos.
Crescimento os evangélicos. A Forbes também destaca o crescimento dos evangélicos no Brasil –de 15,4% para 22,2% da população na última década–, em detrimento dos católicos. Hoje, os católicos romanos somam 64,6% da população, ou 123 milhões de brasileiros. Os evangélicos, por sua vez, já somam 42 milhões, em uma população total de 191 milhões de pessoas. Para a revista, um dos motivos do crescimento de religiões evangélicas se dá graças à teologia da prosperidade, segundo a qual o progresso material é resultado dos favores de Deus. Enquanto o catolicismo ainda prega um olhar conservador sobre o além-vida, os evangélicos –sobretudo os neopentecostais– são ensinados a ter prosperidade nesta vida.

A fórmula parece estar funcionando. De acordo com a revista, os evangélicos formam uma parte da nova classe média brasileira, conhecida como classe C. Enquanto isso, os mais ricos e os mais pobres permanecem católicos. Os evangélicos não só usufruem de seus bens como doam uma parte de sua renda à igreja – prática conhecida como “dízimo” e que também está presente em outras religiões cristãs. Isto faz com que certas igrejas pentecostais sejam negócios altamente lucrativos, e seus líderes, milionários. É a chamada “indústria da fé”.

Outro lado
 
O pastor Silas Malafaia afirmou, por sua vez, que sua renda pessoal não é a informada pela revista Forbes. “Se juntarmos a receita da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, que não é minha, mais a renda da Associação Vitória em Cristo, que não é minha, mais o faturamento da Editora Central Gospel, que é de minha propriedade, mais as ofertas voluntárias que recebo pelas palestras ministradas, chegaremos aproximadamente à metade do que foi anunciado pela Forbes como minha renda pessoal anual”, disse, em uma nota. “Tudo o que tenho está declarado na Receita Federal. Não devo e não temo a nada”, continuou. Malafaia ainda destacou que “o que está em jogo é uma mensagem para criar na sociedade preconceito contra pastores e igrejas evangélicas”. Ele reiterou que não recebe “salário de igreja nenhuma” e informou que a Forbes “será inquirida judicialmente”.

UOL - Universo OnLine

Chega de tanto esperar: Reabilitação do Padre Cícero já!


Neste domingo, como acontece desde 1934, acada dia 20, aIgreja Católica Apostólica Romana celebra missa em sufrágio da alma do Padre Cícero. Ela reverencia o padre que ela mesma expulsou do seu quadro, há mais de 100 anos, sob o pretexto de desobediência e heresia. E isto constitui verdadeiro paradoxo, pois ele é o padre que lota as igrejas de fiéis e enche os cofres delas de dinheiro. Um bispo rancoroso suspendeu as ordens do Padre Cícero e isto foi depois confirmado pelo Vaticano, tudo motivado pela crença dele num fato acontecido pela primeira vez em 1º de março de 1889, no então povoado de Juazeiro  e que passou à história com o nome de milagres de Juazeiro. O fato consistiu na transformação da hóstia consagrada em sangue, na boca da beata Maria de Araújo, afora outras manifestações igualmente estranhas, e que desde então divide o clero brasileiro, com muitos padres e bispos acreditando tratar-se de milagre eucarístico e outros, acreditando tratar-se de embuste. Mesmo suspenso das ordens oficialmente desde 1894,  ele aceitou resignadamente todas as punições que lhe foram impostas, suportou pesado calvário, mas nunca  deixou de amar a sua Igreja, assistir às missas regularmente e propagar a religião católica.  Depois de morto, sua memória continua atraindo fiéis à igreja e alimentando as romarias que deixam os cofres das igrejas repletos de dinheiro sob a forma de esmolas. E é justamente aí que reside um paradoxo para o qual a Igreja deveria dar uma explicação plausível. Ou seja, condenou Padre Cícero, mas aceita o dinheiro que vem por interveniência dele. Se ele foi banido da Igreja oficialmente, por que então não deixá-lo no ostracismo? Por que homenageá-lo, aprovar suas romarias, ovacionar seu nome nos sermões, cantar hinos em sua honra se ele foi suspenso de ordens? Agindo assim, a Igreja dá uma demonstração de que de fato ele já está reabilitado. Então, por que não oficializar uma situação que de fato já existe? É pedir muito? Agora, aceitá-lo como padre útil à Igreja somente para atrair fiéis e dinheiro, é inconcebível estando ele oficialmente irregular, como de fato está. Um processo pedindo a sua reabilitação está em Roma há quase sete anos, porém até agora entravado no manto sagrado da burocracia do Vaticano que desde então só tem dado como resposta o silêncio. Por um dever de justiça, é preciso louvar a iniciativa do bispo Dom Fernando Panico que foi a Roma, acompanhado de grande comitiva de juazeirenses, para entregar pessoalmente e oficialmente ao Papa, o pedido de revogação da pena de suspensão, a qual trará como conseqüência a reabilitação do Padre Cícero. Para subsidiar o pedido, o bispo nomeou uma competente equipe composta por padres, psicólogos, teólogos, historiadores, gente do mais alto gabarito, a qual, depois de exaustivo estudo produziu um substancioso relatório entregue junto com o pedido, tudo feito conforme  solicitação do  Vaticano. Mas até agora nada de positivo aconteceu. Enquanto isto, outros processos mais complicados, pois pedem beatificação e canonização, correm mais acelerados, contrariando a resposta dada pelos padres de que “as coisas de Roma são devagar”. Na verdade, pelo visto, devagar mesmo, só a causa do Padre Cícero, pois os processos das jovens Benigna (de Santana do Cariri) e de Odetinha (do Rio de Janeiro), para citar somente estes que são recentes, estão bastante avançados. Então, já está na hora de Juazeiro do Norte protestar.  E este jornal abre o bico:
 
Chega de tanto esperar.
QUEREMOS A REABILITAÇÃO DO PADRE CICERO JÁ!

Nesta oportunidade transcrevemos abaixo um texto pertinente ao assunto que nos foi enviado por e-mail por um dos nossos colaboradores. O artigo está no www.cadaminuto.com.brna seção Blog do Bob, site de Maceió, escrito por Roberto Villanova.  Ele começou no Jornalismo em 1973. Foi repórter II do Jornal do Brasil (1977/88) atuando como correspondente do JB em Alagoas e na Paraíba. Redator de Política do Jornal de Brasília (1992/93) e atualmente colunista político de O Jornal, onde assina a coluna Contexto. Ele deu o grito em Maceió. Vamosfazer o mesmo. Eis o texto:
 
Por que até o Papa tem medo do padre Cícero?
 
O cardeal Joseph Ratzinger conduziu durante dez anos o processo para beatificação e posterior canonização do padre cearense Cícero Romão Batista. Não há, no Vaticano, quem conheça melhor a vida e os “milagres” do padre Cícero; o cardeal Ratzinger é o maior especialista sobre o padre Cícero, dentro da Igreja Católica. O cardeal Joseph Ratzinger virou o papa Bento 16 e esperava-se que ele desse sequência ao processo que conduziu na condição de cardeal, mas qual o quê?!
 
O processo empacou no Vaticano. Para entender a peleja do Vaticano com o padre Cícero cabe lembrar que a Santa Sé temia que a liderança religiosa do padre cearense levasse à criação de uma Igreja Católica, Apostólica e Brasileira. Sim, porque a que está aí é Romana. Na década de 1930, o Vaticano designou o reitor do Convento de Brindsi, o frei Pio Giannotti, para liderar a “Santa Missão” destinada a fortalecer o poder da Santa Sé na região mística do sertão nordestino. Nessa região, especialmente na região das “sete cidades” do sertão do Cariri, expandiu-se o fanatismo religioso que, ao contrário do que muitos pensam, não começou com o padre Cícero – antes dele, prevaleceu a pregação do “padre Ibiapina”, uma espécie de precursor do padre Cícero.
Ibiapina era um advogado em Recife que, por desilusão amorosa, renunciou a toga e vestiu uma batina. Começou a pregar e a criar as chamadas “Casas de Caridade”, o que assustou os padres franceses que administravam o Convento de Fortaleza. Pressionado pelo Vaticano, o “padre Ibiapina” capitulou. Mas, quando o Vaticano pensava que tinha resolvido o problema, deu-se o “milagre” da beata Maria da Luz – que fez surgir o padre Cícero como novo líder espiritual na região do Cariri.
 
Em 1931, o ex-reitor do Convento de Brindsi, Pio Giannotti, desembarcou no Brasil e mudou de nome. Passou a se chamar “frei Damião de Bozzano”. Soldado combatente na I Guerra Mundial, nada revelava na figura baixinha do frei Damião esse passado de guerreiro. E, no Brasil, ele se desincumbiu com sucesso da tarefa dada pelo Vaticano e, se não conseguiu eliminar totalmente o prestígio do padre Cícero, pelo menos conseguiu dividi-lo. E, por ironia, há quem o compare à reencarnação do padre Cícero – o que o frei Damião rechaçava com mau-humor, sob a alegação de que o padre Cícero desobedeceu ao papa.
 
Mas, gente, passado tantos anos e diante dessa oportunidade de ser o papa atual o responsável pelo processo de canonização do padre Cícero, não é estranho que a Igreja Católica Romana ainda tema o prestígio do padre cearense? Quem sabe esse temor se deve ao fato de o padre Cícero ser o único líder religioso no mundo que não foi peregrino? O padre Cícero nunca saiu do Joazeiro. As pessoas é que vão lá, ainda hoje, para reverenciá-lo.

Fonte:blog do Bob, publicado em 11/01/2013
www.cadaminuto.com.br 
Daniel Walker - Blog do juaonline


Manifestação popular na CE-292 nesta 2ª (21) em Potengi


A principal reinvidicação é em protesto aos vários acidentes que vem acontecendo na CE-292, zona urbana do município na saida de Potengi com destino a cidade de Araripe, precisamente na localidade da Vila Marrocos local do último acidente ocorrido neste dia (15) de janeiro que deixou morto o agricultor Antonio Pereira da Silva de 33 anos, o mesmo saia de sua residência quando foi colhido por uma topic, alternativo da linha Juazeiro do Norte para Campos Sales .

Na tentativa de parar os carros que passam em alta velocidade naquele trecho e de chamar a atenção das autoridades responsáveis moradores residentes naquelas comunidades da Vila Central e Vila Marrocos cavaram até buracos no asfauto para colocação de lombadas próximo a uma creche, sem solução até agora. Segundo um dos organizadores do movimento o agricultor Francisco Ailton Sila Ferreira até agora foram 14 acidentes entre adultos e crianças sendo 7  vitimas fatais, e em menos de 2 meses de dezembro do ano passado até este mês de janeiro já ouve 3 mortes. Como forma de chamar a atenção das autoridades e de tentar encontrar uma solução para o problema causado as comunidades foi feito um abaixo-assinado "Todos Pela Vida" e eles pedem a colocação de lombadas em todo trecho da CE.

A promessa dos moradores é realizar uma manifestação popular nesta próxima segunda-feira 21 de janeiro e prometem fechar os dois sentidos da CE-292 na comunidade da Vila Marrocos na rodovia Gov.Adalto Bezerra marcada para às 09hs da manhã defronte a Quadra Coberta com a participação já confirmada após o fechamento desta matéria do prefeito municípal o Dr.Samuel Carlos. 

Por/Ivanildo Souza/Potengi Na Internet
Rádio Zumbí Dos Palmares FM
Repórter Cidadão
Rede Blogs do Ceará


Basquete Cearense perde com cronômetro zerado


O Sky/Basquete Cearense perdeu mais uma partida em casa pelo Novo Basquete Brasil (NBB) neste sábado (19). O Icatu/Minas bateu a equipe do Ceará por 76x74, com três pontos convertidos com o cronômetro já zerado.

Beal foi o 'carrasco' cearense no duelo. Foto: Orlando Bento/Divulgação Jogando em Minas, o Basquete Cearense perdeu a etapa inicial por 24 a 16. Já no segundo quarto, a diferença caiu para 6 pontos, ficando 39 a 33 para os donos da casa. No terceiro quarto, os cearenses conseguiram melhorar o placar, virando para 56 a 53. Veio a etapa final e o Basquete Cearense estava à frente por um ponto, 74 a 73, até cometer uma falta no norte-americano Beal, na linha dos 3 pontos, já com o cronômetro zerado. O jogador arremessou e converteu os 3 tiros livres, garantindo a vitória por 76 a 74 para os mineiros. Beal foi o cestinha da partida, com 18 pontos.

O Basquete Cearense está em 8º lugar na competição. Os mineiros vem logo atrás, em 10º lugar. Cearenses e mineiros voltam às quadras na próxima quinta-feira (24). Em Fortaleza, os donos da casa receberão às 21h o São José no ginásio da Unifor. Uma hora antes, o Minas irá enfrentar o Liga Sorocaba fora de casa, no ginásio Gualberto Moreira.

Portal Verdes Mares



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30