xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 18/01/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

18 janeiro 2013

Homem armado tenta invadir a prefeitura de Orós


O prefeito de Orós, Simão Pedro foi ameaçado de morte quando um homem tentou entrar no prédio da prefeitura, na noite desta quinta-feira(23). A mãe e o irmão do prefeito também estavam nas dependências do prédio.  Segundo a Polícia Militar, o homem com um revólver calibre 38 forçou a laje e bateu na janela do prédio chamando pelo nome do prefeito Simão Pedro.

Ainda de acordo com a PM, o irmão e a mãe do prefeito e pediram que o suspeito entregasse a arma, mas ele se negou e fugiu. Durante a madrugada, o prefeito Simão Pedro esteve no local com policiais do 10º Batalhão, que realizaram buscas na área, mas não encontraram o suspeito.

Fonte: Iguatu Diário


Walmor Chagas morre aos 82 anos


Suspeita-se de suicídio


O ator Walmor Chagas, de 82 anos, foi encontrado morto na chácara onde vivia na cidade de Guaratinguetá, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira (18). As circunstâncias da morte ainda serão investigadas, mas a polícia disse acreditar que pode ter sido suicídio.

Com mais de 60 anos de carreira, o gaúcho Walmor de Souza Chagas atuou em mais de 40 peças, cerca de 20 filmes e mais de 30 novelas. Era considerado um dos grandes atores do teatro brasileiro. Segundo o relato de um funcionário, o caseiro José Arteiro de Almeida, o corpo do artista foi achado caído na cozinha com um tiro na cabeça por volta das 16h30. Almeida disse ainda ao G1, por telefone, que, no momento da morte, Walmor estava sozinho dentro da casa. Ele diz também que uma empregada e uma cozinheira haviam acabado de deixar o local.

30 anos com o ator, diz que Walmor Chagas não demonstrava nenhum indício de que poderia tirar a própria vida. "Ele apenas relatou nos últimos dias que estava preocupado com o diabetes. As pernas também já não estavam tão firmes, mas ele estava bem", disse. O tenente Reis, do Corpo de Bombeiros, informou que no momento que a equipe de resgate chegou ao local, o ator estava sentado em uma cadeira na sala, já sem vida, e com uma perfuração na cabeça. O sítio onde o ator vivia fica no bairro Gomeral, na zona rural de Guaratinguetá. O local é de difícil acesso. Bombeiros dizem que receberam um chamado às 17h15, mas só conseguiram chegar ao local por volta das 18h30. Policiais civis estavam junto com os bombeiros e a Polícia Científica também está no local para a realização da perícia.

Carreira

Walmor Chagas nasceu em Alegrete, no Rio Grande do Sul, em 28 de agosto de 1930. No começo dos anos 50, foi para São Paulo em busca de uma chance no cinema. Em 1952, Chagas fundou o Teatro das Segundas-Feiras, com Ítalo Rossi, encenando “Luta até o amanhecer”, de Ugo Betti. Ele estreou no Teatro Brasileiro de Comédia em 54, na peça “Assassinato a domicílio”, de Frederick Knott, com direção de Adolfo Celi. Ao lado de Eva Wilma, o ator estreou no cinema em “São Paulo Sociedade Anônima” (1965), de Luís Sérgio Person, interpretando Carlos, um jovem da classe média. Sua primeira novela foi na TV Globo em 1974, na trama de “Corrida do ouro”. Em 1992, Chagas chegou a apresentar o programa “Você decide”. Após oito anos afastado dos palcos, o ator retornou em 1999 na peça “Um equilíbrio delicado”. Seus últimos trabalhos foram “Cara ou Coroa” e “A Coleção Invisível”, no cinema; e as novelas “A favorita” e “Os mutantes”, na televisão. Chagas era viúvo da atriz Cacilda Becker, com quem teve uma filha, Maria Clara Becker Chagas. A organização do Prêmio Shell de Teatro anunciou no dia 21 de dezembro de 2012 que Walmor Chagas seria o grande homenageado na edição de 2013 do evento, que deve acontecer em março, "por seu papel histórico como ator e produtor em 64 anos de atividade no teatro brasileiro".

G1


Secretário das Cidades se reúne com prefeitos do Cariri‏


Na agenda, estão pontos como a implantação do Aterro Sanitário Regional do Cariri e a urbanização do bairro Seminário
 
O secretário das Cidades, Camilo Santana, reúne-se com prefeitos da Região do Cariri, na próxima segunda-feira (21), na cidade do Crato. O objetivo do encontro é discutir a implantação do Aterro Sanitário Regional do Cariri. Na pauta da reunião, estão pontos como o processo de escolha da área do empreendimento, custos operacionais e o status do licenciamento ambiental, já encaminhado à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e previsto para ser liberado em fevereiro.
 
Camilo destaca que a Região do Cariri é de extrema importância para o desenvolvimento do Estado, por ser um dos principais polos indutores de crescimento econômico do Ceará. “Tanto a implantação do Aterro Sanitário Regional, por trazer qualidade de vida e saúde para a população, quanto as obras de infraestrutura que estamos realizando no Cariri são fundamentais para essa conquista, que é o bem estar do cidadão e da cidadã”, reforça.
 
Também na segunda-feira, o secretário das Cidades visita obras da Pasta em andamento no município. Acompanhado do secretário adjunto, Mário Fracalossi, e do prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos, vai conferir in loco a urbanização do bairro Seminário e a construção de conjunto habitacional que receberá as famílias remanejadas do Seminário. Serão visitadas, ainda, novas vias em fase de conclusão. “Vamos tratar, também, do Projeto Vila da Música, que dará uma nova sede para os pequenos músicos do Cariri poderem desenvolver o seu talento”, acrescenta Camilo Santana.

Por: Bruno Morais
 


LEMBRANDO ELOI TELES - POR ANTONIO MORAIS

video

Previsão do Tempo para hoje, Sexta-Feira, 18 de Janeiro de 2013


Bom dia, Crato!

A previsão do tempo indica para hoje Sol e aumento de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde e à noite.
Nascer do sol: 05h34 Pôr do sol: 18h03 - Temperatura máxima de 36º e  Min 23º - Ventos a NE a 9km/h - Umidade Relativa do Ar, 89% máxima e mínima de 52% - Índice UV: Alto.

Fonte: INPE e GOES 12


25 municípios do Ceará receberão 26 mil cisternas fornecidas pelo Dnocs



Dentro do programa do Governo Federal para universalizar o acesso à água, A Acqualimp - fornecedora oficial deste produto ao governo, vem de firmar um contrato com o Dnocs para fornecimento de 60 mil cisternas de polietileno. Dessas, 26.228 mil serão destinadas ao estado do Ceará [25 cidades].

O estado de Pernambuco será contemplado com 5.772 cisternas. Ao total, mais de 28 mil pessoas serão beneficiadas com o reservatório, garantindo o acesso à água de qualidade em 12 cidades do Estado, 12 mil à Bahia [9 cidades], 10 mil serão entregues em Minas Gerais [19 cidades], quatro mil chegarão na Paraíba [10 cidades] e duas mil no Rio Grande do Norte [duas cidades].

 As cisternas, cujo orçamento será de R$ 210 milhões, beneficiarão mais de 400 mil pessoas e a previsão para entrega ao Dnocs será no mês de maio, ficando sua conclusão para dezembro de 2013. Os reservatórios captam a água da chuva permitindo o armazenamento de 16 mil litros, garantindo condições para uma família de quatro a cinco pessoas se manter por até nove meses de estiagem, fato rotineiro no semiárido nordestino.

* Com informações da Divisão de Comunicação Social do Dnocs


Médico Cratense sofre acidente no poste "fura-olho" da R. Senador Pompeu.


Aconteceu o que tanto se temia!


Encontrei ontem ( 17 ) o filho do Dr. Marcos Cunha, o Eduardo Henrique Cunha ( por sinal, ele e a sua esposa, formam um casal fantástico, recebem o nosso abraço ), e ele me contou que o seu pai, o Dr. Marcos Cunha, no exato dia em que postamos a reclamação e a foto aqui no Blog do Crato do famoso poste "fura-olhos" que existe na esquina da R. Senador Pompeu com a Praça Siqueira Campos, ocorreu-lhe um incidente, chegando a furar a testa e por pouco não ficou cego.

O Crato é uma cidade de carece mesmo de uma administração eficiente. E como! Em termos de infraestrutura, estamos muito longe de ser uma cidade no mínimo "decente". Ruas esburacadas, lixo amontoado que continuam, e problemas de infraestrutura que vem se arrastando POR ANOS E ANOS a fio. 

Como amigo, me solidarizo com o Dr. Marcos Cunha por este incidente, que não é acidente. Outras pessoas já bateram no mesmo poste ( ou placa, como quiserem chamar ) e reclamações foram feitas. E seria interessante entrar com uma ação no Ministério Público ou algo assim. O cidadão não pode ser lesado nos seus direitos, na sua integridade física, e quando uma coisa dessas acontece é que nós vemos com muita tristeza o que tem sido feito em termos de infraestrutura no Crato nos últimos tempos e que permanece, infelizmente, porque esse problema crucial, uma placa capaz de furar os olhos das pessoas já deveria ter sido IMEDIATAMENTE solucionado.

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

ProUni já tem mais de 184 mil inscritos; prazo termina dia 21


O ProUni (Programa Universidade para Todos) recebeu nesta quinta-feira (17) 184.175 mil inscrições nas primeiras 12 horas de inscrição. No Ceará, são disponibilizadas 2.818 bolsas, sendo 1.995 integrais e 823 parciais. Os interessados devem se inscrever até as 23h59 da próxima segunda-feira, pelo site do programa.

O Estado do Ceará disponibiliza 2.818 bolsas Foto: Arquivo

Segundo balanço divulgado pelo MEC, São Paulo é o Estado que oferece mais bolsas (56.289 - sendo 33.824 integrais e 22.465 parciais). Atrás de São Paulo, os Estados com maior número de ofertas são Minas Gerais (17.923 bolsa) e Paraná (12.671).

Ao todo, o programa está oferecendo neste ano 162.329 bolsas distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o país. Podem fazer a inscrição alunos que cursaram o ensino médio na rede pública ou bolsistas integrais da rede particular.

Para concorrer à bolsa integral, o candidato deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017). Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos (R$ 2.034) por pessoa. Cada estudante pode optar por até dois cursos.

Estão dispensados dos requisitos de renda os professores da rede pública em efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Eles concorrem exclusivamente a bolsas para cursos de licenciatura.

Criado em 2004, o ProUni oferece a estudantes de baixa renda bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior. Quem consegue bolsa parcial pode acessar o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que possibilita financiar até 100% da mensalidade não coberta pela bolsa do programa.

Folhapress

 

CRATO - Funcionário da Câmara de Vereadores há 23 anos é quem paga o pato pelos erros de hoje - Olimpio Arraes


No grupo Filhos e Amigos do Crato, o Olimpio Arraes explica a perversidade do sistema em discussão sobre a câmara de vereadores iniciado com a matéria do Prof. Augusto Monteiro, acrescentando:
"( A corda ) sempre quebra do lado mais fraco. Uma pessoa que trabalha há 23 anos na Câmara e tem o GIGANTESCO salário de R$ 1.600,00 está sendo "convidada" (assim como outros tantos servidores) a reduzir este grandioso salário para R$ 1.080,00 para que a Câmara se adeque à Lei de Responsabilidade Fiscal (gastar no máximo 70% da receita com salários). Isto única e exclusivamente por culpa de vereadores que, legislando em causa própria, aumentaram as vagas (para facilitar a entrada pois diminui o quociente eleitoral) e se deram um aumento absurdo no salário, ou seja, bastava que os vereadores abrissem mão de R$ 500,00 por mês cada um para que pessoas que a vida inteira contrinbuiram com seu trabalho para a Câmara pelo menos mantivessem o salário, não tivessem seu salário diminuito (o que é inconstitucional). Muita incoerência isto, AUMENTAM o salário do vereador e agora querem DIMINUIR o salário dos servidores da Câmara. Cobre trabalho, cobre cumprimento do dever, cobre carga horária, mas reduzir salário de quem a mais de 20 anos trabalha é ridículo. E diga-se de passagem depois de 23 anos de serviço o salário quase igual a um "assessor" parlamentar que está sendo nomeado agora. Por isso é bom ser oposição, criticar, falar, porque quando a batata quente tá na nossa mão, as soluções são as mais esdrúxulas. Mexer no deles que é bom necas, aumento de quase 100% mas diminur 50% dos que já trabalham é a solução mais simples. Sinceramente...

E mais, em 2012 com apenas 11 vereadores e um salário menor, a Câmara Municipal DEVOLVEU dinheiro à Prefeitura (fato inédito). Mas quando foi preciso votar o número de vereadores para a Legislatura 2013/2016, os vereadores com vistas na eleição AUMENTARAM de 11 para 19 o número de vagas na Câmara (a decisão era sim deles) já pensando na eleição futura pois se aumentam as vagas diminui o quociente eleitoral e assim fica mais fácil a entrada com menos votos, e não bastasse isso ainda votaram um aumento de quase 100% no subsídio para a legislatura seguinte. Resultado, o presidente atual, com um pepino gigantesco pra resolver (sem culpa porque não era vereador na legislatura passada), porém cortar salários de quem já estava é uma solução capenga e injusta. Corte de quem cometeu a IRRESPONSABILIDADE para com a população do Crato, mas reduzir salário (e olha o valor, de 1.600,00 para 1.080,00) de quem trabalha a 23 anos é uma coisa inadmissível. Justiça na Câmara, Ministério Público, que tal um Termo de Ajuste de Conduta com os vereadores em vez de prejudicar os servidores? Não é um bom servidor? Não trabalha como deveria? Não cumpre a carga horária estabelecida? Abra um processo disciplinar administrativo e rua nele, agora querer que o servidor assine um termo admitindo REDUZIR o salário (que já é pouco pra tantos anos de serviço) de quem não tem nada a ver com as atitudes que levaram a esta situação é no mínimo ridículo."

Em resposta, o Prof. Augusto comentou:

"Caro Dihelson, o Olímpio tem razão. Esse fato Lembra a história do General que estava chateado com algo que lhe acontecera e começou a destratar o que estava abaixo dele na sucessão. E aí um foi passando para o outro. Até que restou o soldado, último da hierarquia. Sem ter a quem descarregar na esfera militar, desfechou vários pontapés em alguém que passava junto dele. Esse alguém é a representação metafórica dos servidores que foram mandados embora."

Fonte: Grupo Filhos e Amigos do Crato no Facebook:
www.filhoseamigosdocrato.com


Descoberta de único fóssil de camarão na Bacia do Araripe repercute na imprensa nacional






  O material inédito foi apresentado na manhã de ontem, em Crato, na sede do Geopark Araripe

A descoberta do único fóssil de camarão no mundo, com características tridimensionais, na Bacia Sedimentar do Araripe, tem sido destaque nos principais jornais do País, como O Globo e Jornal Nacional, além de contar com a publicação em revista internacional especializada. O material de mais de 100 milhões de anos, da era Cretácea, foi apresentado na manhã de ontem, à imprensa, na sede do Geopark Araripe, por estudiosos da Universidade Regional do Cariri (URCA).

O novo crustáceo fossilizado recebeu o nome de Kellnerius jamacaruensis, em homenagem ao paleontólogo Alexandre Kellner, e ao local onde foi localizado o fóssil, no distrito de Jamacaru, na cidade de Missão Velha, no sul do Ceará. O material foi apresentado pelo coordenador da maior escavação controlada do Nordeste, iniciada em 2011, o Paleontólogo Álamo Feitosa, e a aluna do curso de Biologia da Urca, que Caroline Mayara da Silva.

Com base na caracterização da espécie, foi possível descrever um novo gênero da família Carídea. Medindo 1,8 cm de comprimento, o material foi encontrado depois de 11 dias de escavações, a 9,5 metros, em maio do ano passado. O fóssil custou aos pesquisadores um trabalho detalhado e bastante cuidadoso na preparação da rocha, para revelar a forma do camarão. Foram utilizados equipamentos como uma lupa, para aumentar em até mais de 60 vezes o tamanho do crustáceo e instrumentos delicados como uma agulha para a aplicação de insulina. A caracterização foi realizada pelos pesquisadores Willian Santana (SP), Allysson Pinheiro (URCA), Caroline Mayara da Silva (URCA) e Álamo Feitosa (URCA) no Laboratório de Paleontologia da URCA.
 
A apresentação contou com a presença de parte da equipe de 20 pesquisadores, além do paleontólogo Alexander Kellner, a Reitora da Urca, Professora Otonite Cortez, e o Vice-Reitor, Patrício Melo. Kellner destacou a importância desse trabalho, desenvolvido por meio de estudiosos da própria região. Ele tem sido um dos incentivadores desse processo de formação de um núcleo de pesquisadores do Cariri. Também ressaltou que, antes, o material encontrado na Bacia Sedimentar do Araripe era levado por estudiosos de outras localidades e anunciado em seus centros de pesquisa. “Isso revela a autonomia da pesquisa na região e um grande passo que está sendo dado nesse sentido”, disse o cientista homenageado.

O trabalho das escavações continua este ano na cidade de Campos Sales, depois do período das chuvas. Três grandes escavações deverão acontecer na localidade. Essa descoberta recente, ocorreu na segunda grande escavação, na parte leste da Bacia Sedimentar do Araripe. A primeira foi na parte Oeste, no Município de Araripe. Alex Kellner afirma que seria muito difícil conceber uma descoberta desse nível, sem que houvesse uma escavação controlada. Nos primeiros meses de escavações, foram encontrados dois fósseis também raros: uma asa de um pterossauro, do tamanho de uma asa delta, e uma tartaruga, que ainda está sendo descrita.

A pesquisa que vem sendo realizada no Cariri, por meio da Urca e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Nacional (CNPq), com apoio do Geopark Araripe, é responsável pela extração de mais de 6 mil peças. Uma das evidências, com a nova peça encontrada, é que na região deveria ter pelo menos lagos com certo nível de salinidade. “Digo sempre que, se a história da vida na Terra fosse um livro, a Bacia do Araripe seria um capítulo inteiro. Há documentação sobre a história da vida na região desde 400 milhões até 1 milhão de anos”, disse Professor Álamo, em notícia de destaque no jornal O Globo. O fóssil de camarão também fará parte de uma publicação na revista científica ‘Zootaxa’, da Nova Zelândia, cujos editores destacaram o caráter inédito do material encontrado.

Fonte: URCA

Moradores da Rua José Carvalho fazem Apelo ao DEMUTRAN






Nota do Editor: DEMUTRAN fatura com a Zona Azul, impedindo os moradores de poderem estacionar os seus carros em frente às suas próprias casas. É muito bom, faturar às custas do espaço alheio!


Em nome dos moradores da Rua José Carvalho ,( trecho que se localiza por trás da Igreja da Sé) venho solicitar através deste face ( facebook ) , que seja também apreciado pelo DEMUTRAN, um melhor estudo para que possamos estacionar nossos veículos, já que moramos nesse trecho e não temos mais o privilégio de estacionar enfrente nossas casas, pois as pessoas que se recusam pagarem zona azul , tomam conta e somos obrigados a estacionar em lugares totalmente fora de nossas residências. Sei que a rua é pública , mas deveria ser zona azul , dando preferência aos moradores que lá habitam. Muitas vezes , só encontramos vagas exatamente na rua Santos Dumont / Pedro II / Miguel Lima Verde, etc...que é zona azul . Lojistas , empregados do comércio, estacionam nessa rua , Não acho justo . Pago aluguel de uma garagem, a vaga só é disponível a noite. Não só EU que está indignada , como também os demais moradores. Desta forma, peço encarecidamente , uma solução que o caso requer.

Marlette Parente
Foto meramente ilustrativa, via Facebook



Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30