xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 15/01/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

15 janeiro 2013

Motorista da Rede Globo morre após discutir com atriz


Um piti de Zezé Polessa, no ar na novela "Salve Jorge", resultou na morte de um senhor de idade. A informação é do colunista Leo Dias, do jornal "O Dia", que afirma que um motorista idoso, que prestava serviços para a Rede Globo, buscou a famosa para levá-la ao Projac, mas acabou errando o caminho, indo parar em um bairro vizinho.

Quando finalmente chegou aos estúdios da emissora carioca, a atriz, que estava muito irritada, não escondeu sua insatisfação e reclamou veementemente, gritando que não aceitaria mais ser conduzida pelo motorista.

Após a situação, o condutor começou a passar mal, com falta de ar e dores no peito, e foi encaminhado a um hospital. Quando chegou ao local, o médico o questionou se havia passado por alguma situação estressante. A única coisa que o motorista dizia era que estava muito preocupado em perder o emprego. Ele sofrera um infarto. A situação se agravou e ele morreu pouco depois.

Segundo o colunista, a Rede Globo ainda não se pronunciou sobre ocorrido. Até a noite de segunda (14), Zezé Polessa ainda não havia sido informada sobre a morte do motorista.

Yahoo


Chove em 30 municípios do Ceará


Choveu em 30 municípios do Estado do Ceará entre a última segunda-feira (14) e esta terça-feira (15), segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hidrícos (Funceme).

Chuva no Sertão foi mais intensa na Região Norte. Foto: José Leomar

A maior quantidade de chuva foi registrada no município de Granja, Região Norte, com 54 mm, seguida por 35mm em Parambu, na região dos Inhamuns e 29mm em Farias Brito, na região do Cariri.

Já em Fortaleza, a Funceme registrou 9,8mm de chuva. A previsão do tempo para a Capital é de miníma de 26 ºC e máxima de 31ºC, com céu parcialmente nublado a claro com possibilidade de chuvas isoladas.

Verdes Mares




Time do Crato poderá abandonar a disputa do Campeonato Cearense por falta de apoio


FALTA DE APOIO - Que decepção para o Time do Crato, que até o ano passado brilhava no Campeonato Cearense e já esteve no topo! Hoje o Clube não tem dinheiro nem para pagar o quadro móvel dos jogos, e pode ficar de fora do Campeonato Cearense. A reportagem é do jornalista Robson Roque.

Sem ajuda do poder público municipal, a diretoria do Crato cogita tirar o time da disputa do Campeonato Cearense. De acordo com a direção do clube, a prefeitura fez algumas propostas para o time que até o momento não foram cumpridas.
“O time vai viajar amanhã (terça-feira) e a diretoria vai ficar para tentar levantar alguns valores para pagar o quadro móvel do jogo. Além disso, nós não podemos deixar dívidas numa cidade que nos acolheu tão bem como Iguatu”, lamentou Eduardo Junior, diretor comercial do Azulão da Princesa. Durante participações em programas de rádio e televisão, o prefeito cratense prometeu colaborar financeiramente com a agremiação, o que ainda não aconteceu. O apoio da municipalidade foi registrado em anos anteriores a partir de projeto de lei. Contudo, somente a partir do início das atividades da Câmara de Vereadores que é quem deve apoiar o projeto.
“Nós vamos para esse jogo amanhã e vamos aguardar qual é o futuro que Deus revela. Talvez a gente não viaje nem para Horizonte (local do confronto da 5ª rodada)”, finalizou Eduardo.
Caso a equipe cratense opte por não participar da sequência do estadual será automaticamente rebaixada para a terceira divisão (Série C) e somente poderá jogar depois de dois anos de suspensão.

Robson Roque ( Site Miséria )
(Foto: Eduardo Junior/ RCN Esportes)


Tio Bibi fala sobre as especulações sobre o seu trabalho


Acima: Luiz Benui hoje de madrugada ( 15 de Janeiro )

Nos últimos dias, Crato vive num burburinho de especulações sobre o futuro do artista Luiz Benui Taveira, mais conhecido por Tio Bibi. O motivo disso tudo é o fato do artista e publicitário haver trabalhado na campanha do prefeito eleito, Ronaldo Gomes de Mattos e este haver convidado o artista para assumir um cargo em seu governo. Falando à nossa reportagem há cerca de duas semanas, Bibi sentia-se confortável e seguro, chegando a anunciar que seria o Presidente da Fundação J. de Figueiredo Filho, que dentre outras atividades, administra os Museus do Crato. 

Só que de lá pra cá surgiram vários comentários nas redes sociais que o Luiz Benui não seria mais o Pres. da Fundação ou que tenha participado de qualquer reunião com a nova Secretária de Cultura do Crato, Dane de Jade, a quem a Fundação é subordinada. 

Falando com exclusividade à nossa reportagem nesta madrugada ( 15 ), Luiz Benui disse que agora, tudo está por definir, e que a resposta se fica, se sai, se participa de algum cargo na nova gestão municipal dependerá de uma reunião que está marcada com o prefeito Ronaldo Mattos para o próximo sábado. Somente após isso, convocará a imprensa para anunciar a sua posição em relação ao novo governo e em relação aos cargos ( se houverem ) junto à administração municipal.

TIO BIBI

Cá pra nós - O artista Luiz Benui Taveira é um dos mais capacitados a exercer qualquer cargo dentro da gestão de cultura do nosso município. Seria um imenso desperdício que ele não fosse aproveitado nos quadros. Muita gente ainda desconhece o potencial desse grande artista, achando talvez que ele não pudesse exercer uma função burocrática. Nada mais longe da realidade! Luiz Benui possui inúmeros cursos na área de artes e cultura, CONHECE como poucos o que é interagir com os artistas da região do Cariri e quando é para agir com seriedade, ele sabe o que faz com extrema honestidade, responsabilidade e competência. Caso o nosso querido Luiz Benui não venha a ser escolhido para alguma função dentro do contexto que se forma, com a Secretária de Cultura preferindo indicar nomes de fora do Crato, alheios e estranhos à nossa terra, só temos a lamentar a decisão, pois os únicos que iriam perder com a ausência do Bibi na Cultura, seria o próprio Crato.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


Morre "Seu Branco", do Restaurante PIRÃO DE COSTELA, em Crato

Acima: Reprodução - Foto da foto de família - "Seu Branco" do Restaurante Pirão de Costela

É com muita tristeza que anunciamos que deixou este plano existencial, uma das personalidades que ao longo de décadas se tornou um dos símbolos de gentileza, de trabalho e de simpatia para as pessoas do Crato e dos que visitam a nossa cidade: "Seu Branco", como era mais conhecido por todos os Cratenses, por muitos anos administrou um dos mais conceituados restaurantes da cidade, o "Pirão de Costela", localizado na Rua Vicente Leite, no Bairro Vilalta. Branco ganhou este apelido pelo fato de que só usava roupas brancas. 

Com 72 anos de idade, era diabético, segundo nos relatou o seu filho. Ontem ( 14 ) pela manhã, passou mal e foi levado ao Hospital São Raimundo em Crato, mas depois foi conduzido ao setor de emergência do Hospital São Francisco de Assis, onde chegou a falar ao telefone celular com a família, dizendo que já estava melhor, quando em seguida, passou mal, vindo a sofrer 3 paradas cardíacas. Os médicos reanimaram nas duas primeiras, mas ele não resistiu à terceira. O seu corpo foi velado por toda a madrugada de hoje no próprio restaurante, sendo muito visitado por familiares, amigos e pela  população em geral. O sepultamento está previsto para hoje, terça-feira, dia 15 de janeiro.


 Acima: Restaurante Pirão de Costela na noite de ontem ( 14 ) onde o corpo era velado. Logo após, o local ficou muito cheio de visitantes que vieram prestar solidariedade à família enlutada.

Amigo Branco, descanse em paz e estendemos a nossa solidariedade à família enlutada.

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com

Choveu no Crato - Previsão do Tempo para hoje, Terça-Feira, 15 de Janeiro de 2013


Bom dia, Crato!


Acima: Cruzamento da Rua da Vala com Alm. Alexandrino às 1:20 da manhã

Hoje, dia 15 de Janeiro choveu em Crato durante a madrugada. A chuva, que começou por volta de 1:00, foi de médio porte, e chegou a deixar ruas lamacentas, como se pode ver na foto. O nível do canal do Rio Grangeiro até este momento ( 03:28 ) é normal. 

Os serviços de meteorologia prevêem mais chuva para hoje. Nascer do sol: 05h32 Pôr do sol: 18h02 - Temperatura máxima de 34º e Min de 23º - Ventos Leste a 14km/h - Umidade Relativa do Ar, 84% max e 48% mínima. Índice UV: Alto - Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. 



www.blogdocrato.com

Nomes, animais e lembranças - Por: Emerson Monteiro


Quando criança, na fazenda do meu avô, algo me chamava a atenção, o jeito com que denominavam as reses do curral. Mimosa, Listrada, Xanduzinha, Caititu, Sabonete, Rosada, Padrão, Supimpa, Corró, Mandão, Traquina, Sobejo, Desmantelo, Mãe de Leite, apelidos que grudavam nos bichos, passavam de mão em mão e que logo se espalhavam até nas vizinhanças.

Landuá, Desconfiado, Fujão, Guaxinim, Rosita, Qualhada, Sabiá, Estrela, Chuviscada, Carne e Osso, às vezes tendo como base alguma característica física do animal, comportamento, malhas no couro, tudo numa lírica produzida no decorrer do tempo, na história do rebanho e das pessoas em volta. Outras vezes, fruto dos acontecimentos laterais do sítio, ou de aspectos só ocasionais, qual na política quando disputaram o governo do Estado os líderes Virgílio Távora e Parsifal Barroso, razão suficiente a nomearem dois touros, que competiam no meio das manadas, de Virgílio e Parsifal, os quais, na minha imaginação, pareciam em tudo por tudo com os respectivos candidatos da peleja governamental.

Bom, isso que falei do gado bovino chegava mais longe, ia aos burros de cambitar cana para o engenho e aos cavalos estradeiros de campear o gado. No chiqueiro das ovelhas, não raro exemplares que se destacavam também recebiam apelidos que encaixavam feito luva, na poesia dos caboclos sempre cheios de humor natural e satisfação em pronunciar ou referir a qualquer dos viventes da bagaceira, naquele universo típico do sertão.

Teimoso, Lavandeira, Lenço, Sariema, Atoleiro, Confusão, Suru, Preguiçoso, Socó, outros nomes dos bois do bagaço, a puxarem os restos da cana moída em cima de couros, tangidos pelos caboclos. Recordo com facilidade cavalo de meu Tio Jorge, animal bonito, todo preto, ligeiro que nem uma piaba, consagrado sob o título de Segredo, e que corria sem demora atrás das reses fujonas, parecido com o título do próprio nome.

No seu poema Os engenhos da minha terra, o poeta pernambucano Ascenso Ferreira cita os lugares da infância, correspondentes ao costume de que falo ligado à denominação do gado, quando diz: Dos engenhos da minha terra só os nomes fazem lembrar, Esperança, Estrela Dalva, Flor do Bosque e Bom Mirar.

Assim, vale considerar também nomes urbanos, os de nossos animais domésticos, tanto ligados às famílias que mais parecem originados na tradição das pessoas. Desde os primeiros momentos na cidade que presencio isso, Blecaute, Dog, Raf, Bob, Bela, Cinzento, Hulk, Duba e Feiurinha, sequência das várias épocas retidas na memória através desses irracionais que moram perto de gente e permanecem firmes nas lembranças, assinalando fases e circunstâncias, controlando a velocidade desse fluir constantes das gerações e dos dias.


Por: Emerson Monteiro
Escritor

Desabafo de um Artista Excluído - Por: Franciolli Luciano


É LAMENTÁVEL ESTE ESTADO DE COISAS... ME ENTRITECE E MAIS AINDA, VINDO DE UMA PESSOA QUE TENHO NA MINHA CONTA COMO COMPETENTE E QUE TORCI, CURTI, COMPARTILHEI A SEU FAVOR. 

POIS É... MAIS UMA VEZ VEJO QUE NÓS ARTISTAS NÃO TEMOS VEZ EM NOSSA TERRA... IMPORTAMOS PESSOAS QUANDO TEMOS TALENTO DE SOBRA PARA EXPORTAR... NÃO NOS DEIXAM MOSTRAR QUE SOMOS CAPAZES, CRIATIVOS E SUPERAMOS BARREIRAS MIL... ACHO MESMO QUE SÓ SOMOS BONS PARA REALIZARMOS NOSSOS ESPETÁCULOS E EVENTOS SEM NEM SEQUER TERMOS UM VITÉM E MESMO ASSIM ARRANCAMOS FORÇAS NÃO SEI DE ONDE E REALIZAMOS COM BRIO PARA UM MONTE DE GENTE BATER PALMAS E DIZER: QUE BACANA ELES CONSSEGUIRAM! 

MAS SÓ ME PARECE QUE SERVIMOS PARA ISTO MESMO. FAZERMOS A ALEGRIA DOS OUTROS..."NÓS NÃO SOMOS COMPETENTES PARA GERIRMOS DEPARTAMENTO NENHUM" É... SOMOS TODOS INCOMPETENTES... TEMOS QUE IMPORTAR PESSOAS ENQUANTO EXPORTAMOS TALENTO.

POR: FRANCIÓLLI  LUCIANO




Câmara de Juazeiro: Denúncia aponta esquema que desviou 2 milhões em 2012


Nota do Editor: A partir de hoje ( 14 de janeiro ), o Blog do Crato tem a honra de apresentar uma nova coluna em seus quadros de colaboradores renomados. Trata-se do Jornalista Madson Vagner, nome de expressão do jornalismo na região do Cariri, que possui um famoso Blog pessoal, e tem escrito excelentes textos na área política, sempre de forma independente, contribuindo sobremaneira para uma visão clara e diferenciada do panorama político na região do Cariri. Como repórter independente, Madson não copia; Vai atrás da notícia e faz um jornalismo investigativo e muitas vezes polêmico. Evidentemente, todas as pessoas que se destacam e possuem ciência naquilo que escrevem, atraem igualmente adeptos e contrários. Mas como o próprio jornalismo nos ensina, esta é a sua função primordial, gerar o debate; Suscitar o pensamento racional e despertar na sociedade a indagação acerca das razões por trás das ações administrativas e políticas. Esperamos que nossos leitores possam desfrutar das crônicas e reportagens do jornalista Madson Vagner ( Por: Dihelson Mendonça ).


O vereador Cláudio Luz (PT) encaminhou a presidência da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, na última semana, denuncia de desvio de recursos públicos por meio de empréstimos fraudulentos. O esquema que envolve, inicialmente, o ex-presidente José de Amélia Júnior (PSL) e funcionários da casa pode ter desviado, só em 2012, a quantia de R$ 2 milhões.

A fraude era feita com consentimento de funcionários que contraíam empréstimos junto a instituições financeiras e, consequentemente, tinham seus salários reajustados em até 873% para que as parcelas dos empréstimos fossem descontadas sem o comprometimento dos rendimentos. Em 2012, de janeiro a dezembro, a folha de pagamento da Câmara teve um aumento de mais de 110%. Saiu de R$ 157.535,99 para R$ 331.956,15, um aumento real de R$ 174.420,16. Na folha, existem casos de continuo ganhando mais de R$ 5 mil e a secretária recebe vencimentos que ultrapassam os R$ 16 mil; salário maior que dos próprios vereadores.

Além dos aumentos exorbitantes, chama a atenção os casos de servidores efetivos que têm 100% dos seus salários comprometidos com os empréstimos. Eles têm salários que variam de R$ 2 mil à R$ 9 mil, mas, ao final do mês, não recebem nada. Os empréstimos eram contraídos na Caixa Econômica Federal, Bic Banco, Bradesco e a Multi financeira. Juntos eles recolheram em dezembro mais de R$ 81 mil em parcelas descontadas dos salários de funcionários. Há ainda, a possibilidade de envolvimento de funcionários desses bancos nas fraudes. O ofício que denuncia a fraude e pede providencias para a nova mesa diretora, foi de iniciativa do vereador Cláudio Luz e assinado pelos vereadores Antônio Cledmilson (PSD), Claudionor Mota (PMN), Danty Benedito (PMN), João Borges (PRTB) e Ronaldo Lira, o Ronnas Motos (PMDB).

As consequências

Na verdade, são duas as consequências mais previsíveis. A primeira é política. Caso se comprove as denúncias o ex-presidente pode enfrentar uma investigação interna (CPI), que o levaria a um desgaste sem precedentes. O problema é que a investigação pode envolver outros nomes que conheciam o esquema. Ou seja, podemos descobrir que o buraco é bem mais fundo do que parece. Mas, o desgaste político é o menor dos problemas que Zé de Amélia pode enfrentar. Além, da investigação interna, ele pode ser investigado pelo Ministério Público Estadual e Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), já que, os recursos desviados dizem respeito a verbas no âmbito municipal.

Mas, a coisa pode se agravar ainda mais. A investigação pode identificar, e isso será quase inevitável, que houve dano a uma instituição financeira federal (Caixa) e entrar na investigação o Ministério Público Federal e a Polícia Federal. Isso deve acontecer quando for confirmada pelas investigações preliminares que os valores dos salários estão superfaturados e o banco deixar de ter a garantia para o recebimento dos empréstimos. O crime passa a ser contra o sistema financeiro nacional, o que, justificaria uma investigação federal. Politicamente a única saída, pelo menos, no momento para Zé de Amélia é a renuncia. Mas, quanto à denúncia de chefiar um esquema de desvio, o futuro pode ser a devolução dos recursos e, ainda, a cadeia. Agora é esperar o desenrolar dos fatos!

Por: Madson Vagner - Jornalista
Escritor do Blog do Crato
Todos os Direitos Reservados

Dep. Sineval Roque pede explicações ao Secretário de Esportes do Crato


O deputado estadual Roque (PSB), esteve presente na abertura da Iª Copa 19 de Março, realizada neste domingo (13), no bairro Seminário, na cidade do Crato. Na oportunidade, o deputado Roque, convocou todo o empresariado cratense, para ajudar ao Crato Esporte Clube, bem como, os times e campeonatos amadores. No último dia 05 de Janeiro, o deputado, firmou mais um ano de parceria com o time cratense, sendo o único empresário e político da região, a ajudar o time, e ainda conseguiu apoio do deputado federal Antonio Balhmann.
Roque conversou ainda com o representante da Federação Cearense de Futebol, Josimar de Carvalho, sobre a situação em que se encontra o estádio do Mirandão, que ainda não foi liberado pelo Ministério Público para os jogos do time. No momento da conversa, chegou ao local, o novo Secretário de Esportes do município do Crato, Robério Alves Nogueira, que foi questionado pelo deputado. Em resposta, Robério afirmou que ainda não tiveram tempo para atender as exigências necessárias para a liberação do estádio, disse ainda, que a Secretaria de Infraestrutura do município, é a responsável pelo não cumprimento dessas exigências.  O Crato Esporte Clube passa por sérios problemas financeiros, e a liberação do estádio para os jogos do time dentro de casa, seria essencial, até porque, lucraria com a venda dos ingressos.

Gabinete deputado estadual Roque (PSB)
Assessoria de comunicação


Mostra SESC - 10 Anos de descaso para com o Artista Caririense - Por: prof Luiz Benui Taveira (Tio Bibi).


NE - Há pessoas que quase nunca escrevem, mas possuem um talento inato para a escrita, para o jornalismo. Um deles é o Luiz Beniu Taveira ( Tio Bibi ) , que foi cotado pela administração Ronaldo Mattos para a chefia da Fundação J. de Figueiredo Filho, mas há um disse-me-disse na cidade se será mesmo ele ou não ( A resposta a essa pergunta só sairá após uma reunião marcada para o sábado ). Mas falando em Tio Bibi, lembro-me que há muitos anos, em 2008, publicamos aqui um texto dele sobre a Mostra SESC cariri de Cultura, e que ainda hoje é válido e muito verdadeiro para todos nós da classe artística, porque na época ele foi o primeiro a empunhar a bandeira de defêsa dos valores do Cariri na referida mostra. Parabéns, Bibi, por sua história de lutas e conquistas. ( Dihelson Mendonça ).


A cada edição da Mostra SESC Cariri de Cultura a organização do evento apresenta metodologias diferentes, sempre muito cruéis para os artistas do Cariri. [ Acima: Prof. Luiz Benui Taveira (Tio Bibi) ]

Mais uma vez, enquanto artista, venho a público manifestar meu repúdio contra a falta de respeito para com a comunidade artística local. A coordenadora geral, Dane de Jade, pessoa que admiro pelo brilhante desempenho como gestora cultural do SESC. Entretanto, no tocante à Mostra Cariri de Cultura, ela comete pecados gravíssimos a ponto de amadrinhar grupos de seu círculo de amizade, deixando de fora artistas, diretores, produtores e companhias de artes que desejavam de alguma forma mostrar suas artes e talento, mas não tiveram acesso.

Até quando os artistas caririenses vão continuar recebendo tratamento medíocre? As coordenações locais de cultura, nas pessoas do tímido Samuel (Crato) e do prepotente e arrogante Mano Grangeiro (Juazeiro do Norte), deveriam manter contato harmonioso com os artistas. Queremos apenas somar e contribuir na legitimidade do evento, mas não temos oportunidade. Somos tratados como lixo na “república dos cariocas” em terras caririzeiras.

A minha crítica não é ao SESC como instituição, mas ao evento que, em sua 10ª edição, demonstra não respeitar o Cariri e sua gente, especialmente os artistas. Uma das provas disso foi uma tal pré-mostra a que foram sujeitados os grupos teatrais da região, em condições precárias e humilhantes. A magnífica dramaturgia do Grupo Humanos em Espaço-Tempo, com a brilhante direção de Mauro César não pode ser apreciada pelo grande público, pois a produção incompetente não disponibilizou aparato técnico para que a peça RizoMachadiando fosse apresentada. Enquanto isso, os grupos e artistas “de fora” receberam tratamento “iper-mega” especial do comando da “república dos cariocas” e de seus serviçais em nossa terra.

Outro episódio constrangedor aconteceu com a “Trupe do Bulaxinha”, núcleo da ONG Tio Bibi & Cia.: repetindo a prática de outras edições, fomos discriminados e a “trupe do Bulaxinha”, sob a coordenação do carioca Júlio Adrião, foi autorizada e desautorizada a se apresentar no Overdoze, tendo seu som desligado porque estava “atrapalhando” outro espetáculo (de fora). E os nossos palhaços choraram, arrastando-se desmoralizados para fora da lona. Não entendemos que direito tinha o tal Adrião em poder barrar artistas locais que, voluntariamente, abrilhantavam o Overdoze? E isso, sem cachê, apenas por amor ao ofício e ao público. Esse mesmo Júlio Adrião se apresenta há várias edições com a mesma peça, deixando claro que o objetivo da “república dos cariocas” é resolver o “bolso” de seus amigos. Inclusive com cachê que chega cerca de R$ 8.000,00, enquanto por aqui nossos grupos teatrais recebem cachês vergonhosos de R$ 400,00 na programação Cena do Cariri. Pergunta-se, então, a Dane de Jade, até quando esse cidadão e outros iguais vão continuar gozando de tanto privilégio, enquanto os artistas do Cariri são discriminados e humilhados?

Deixo claro que meu desabafo em favor do artista caririense não se estende ao Gerente Operacional do SESC de Juazeiro do Norte, o Sr. Paulo Damasceno, pois o mesmo, na minha concepção, não faz parte dessa “panelinha”. Ele sempre trata os artistas com respeito e carinho, prestigiando-lhes sempre que é possível.

Sugiro que a Coordenação Geral da Mostra SESC Cariri de Cultura repense suas ações e retome o diálogo e o respeito com os artistas e produtores caririenses. Chega de maus tratos e de esmolas. O Cariri é muito rico em sua cultura e não merece ficar com as sobras da “república dos cariocas”. Espero que, em 2009, o potencial da nossa região não sirva apenas para ilustrar a justificativa de captação de recursos públicos, mas efetivamente ocupe o lugar de destaque que merece.

Crato-CE, 29 de novembro de 2008.

Luiz Benui Taveira (Tio Bibi)
Professor, Ator, Palhaço, Diretor de Teatro, Diretor de Produção e Radialista

Nota do Blog do Crato em 2008:

Gostaria de reforçar aqui as palavras do autor do artigo excelente, por sinal, e que há muito tempo que eu tenho notado isso entalado na garganta de muitos artistas do cariri também. Já reclamei noutros anos, e vejo muitos outros artistas Caririenses reclamarem que são desprestigiados na Mostra SESC. É como o também artista, poeta, fotógrafo de arte Wilson Bernardo uma vez disse: "Essa Mostra é Importada" Eu ainda acrescento: Esse é um negócio para trazer os artistas de fora para se apresentarem aqui no Cariri, sem nenhuma contrapartida do SESC em fazer o processo inverso, levá-los DAQUI para se apresentarem em outros locais do Brasil, prestigiando-os e assegurando seu valor. [ Escrito em 2008 ]

ADENDO:

Hoje pela madrugada, dia 15 de Janeiro de 2013, encontrei o Luiz Benui Taveira ( Tio Bibi ) no centro do Crato. Sobre o texto acima, ele diz que a única coisa que mudaria é que retiraria a dura crítica que fez na época ao Mano Grangeiro, que inclusive têve oportunidade de pedir-lhe desculpas pessoalmente no ano passado, mas diz que o texto foi escrito quase como um desabafo por seu filho haver sido maltratado publicamente na época. Bibi diz que nada tem contra a pessoa da Secretária de cultura Dane de Jade e lhe deseja uma excelente gestão à frente da Secretaria, e torce para que ela possa fazer um bom trabalho para o Crato, juntamente com a equipe por ela escolhida. Acrescenta ainda que sobre as inúmeras perguntas do público de SE irá ocupar algum cargo na nova gestão municipal, ele só publicará algo, ou tecerá comentários após uma reunião que está marcada para o próximo sábado com o prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Mattos. ( Em conversa com Dihelson Mendonça ).


Dominguinhos recebe tratamento no hospital Sírio-Libanês


O sanfoneiro Dominguinhos, 71 anos, está desde essa segunda-feira [13] recebendo tratamento médico na Unidade de Terapia Intensiva [UTI] do Hospital Sírio-Libanês, para onde foi transferido depois de ter sofrido uma parada cardíaca, no último dia 8, em Recife, como consequência de complicações causadas por um câncer no pulmão.

De acordo com o único boletim divulgado até o momento pelo Sírio-Libanês, o paciente chegou com quadro estável e foi submetido a exames de imagem e laboratoriais, além de tratamento médico intensivo com a atuação de oito especialistas.

Antes da transferência, o musico fazia tratamento no Hospital Santa Joana, na capital pernambucana, onde estava internado desde o dia 17 de dezembro.

* Com informações da Agência Brasil ( Yuri Guedes )

 

CHUVAS - Jardim registra a maior chuva do ano


As chuvas caídas em Jardim começaram na noite do domingo e se estenderam até a madrugada de ontem, causando transtornos na cidade FOTO: RENAN RANGEL

Jardim - Com 137mm, o município de Jardim, na região do Cariri, registrou a maior chuva de 2013. Outras com menor intensidade aconteceram em mais 18 cidades. A Fundação Cearense de Meteorologia explica que o fenômeno é próprio da pré-estação, devendo ocasionar ainda precipitações isoladas no Ceará nas próximas 72 horas.

As chuvas caídas em Jardim começaram por volta das 19 horas de anteontem e se estenderam até as 3 horas de ontem, embora tenham ocorrido com maior volume entre as 22 e 23 horas de domingo passado. Segundo o morador Expedito Rodrigues, os transtornos se fizeram sentir principalmente no período da manhã, quando várias casas ficaram alagadas nos bairros de Bela Vista e no Morro do Téteu - Cohab 2. Na parte central da cidade, houve ocorrências de queda de árvores, além da lama que tomou conta de ruas e avenida principal.

Fenômeno

O meteorologista da Funceme, Leandro Valente, disse que as precipitações ainda não têm nenhuma relação com a quadra invernosa. Ele explicou que decorrem do vórtice ciclônico de altos níveis, que atua junto do sistema atmosférico denominado de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZACS). Esse sistema ocasionou recentemente chuvas fortes no Rio de Janeiro e é responsável pelo transporte de umidade para o Nordeste. 

"Nossa estimativa é que o sistema continue atuando no Ceará nas próximas 72 horas", informou o meteorologista, ressaltando que um quadro com esse perfil tem uma durabilidade de quatro a cinco dias. Ele reiterou que o prognóstico em relação à quadra chuvosa de 2013, que se dá entre os meses de fevereiro e maio, somente deverá ser divulgado na última semana deste mês, após uma análise de modelos padrões. Isso acontecerá após uma reunião que haverá dos dias 22 a 25 deste mês entre representantes de órgãos de pesquisa de meteorologia.  "O prognóstico não depende somente da Funceme. Nós discutimos com outros órgãos, onde a análise principal é a Zona de Convergência Intertropical, que é o principal sistema que atua na quadra do Nordeste", afirmou.

Outras chuvas

 
De acordo com o órgão estadual, ainda choveu em mais 14 municípios entre o último domingo até ontem, com mais intensidade na macrorregião do Cariri. Apesar do volume de chuva intenso na cidade de Jardim, o mesmo não foi repetido em outros municípios cearenses. Na cidade de Maracanaú, o volume total de chuvas foi de 23mm, seguido de Porteiras, com 22mm. Os menores índices foram registradas nos municípios de Icó (2mm) e Penaforte (1,5 mm). Além da expectativa de recarga em alguns reservatórios, o que não é descartado pela Funceme, as chuvas proporcionam um considerável conforto térmico em algumas localidades cearenses. Em algumas cidades, o calor tem sido atenuado pelas precipitações, a exemplo do que acontece em Fortaleza e na sua Região Metropolitana.
 
Mais informações

Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) Avenida Rui Barbosa, 1246 - Aldeota - Fortaleza Telefone: (085) 3101-1088

MARCUS PEIXOTO
Repórter do Jornal Diário do Nordeste

Jovem desafia a ciência e não envelhece


Sabe aquele filme "O Curioso Caso de Benjamin Button"? O caso de Brooke Greenberg, que é inversamente parecido com o da ficção, desafia médicos dos EUA há anos. A jovem já tem 20 anos, mas não envelhece, fazendo com que sua aparência seja de uma criança e sua idade mental de um bebê de nove meses.

Segundo o jornal 'Daily Mail', a garota não fala e possui dentes de um bebê, mas os médicos não conseguem explicar o motivo do fato. Brooke já foi examinada pelos melhores doutores dos EUA, mas não obteve nenhum diagnóstico.

"Ela não tem nenhuma anormalidade aparente em seu sistema endócrino, ou qualquer outra anomalia conhecida que possa causar problemas de desenvolvimento", afirmou Eric Shadt, diretor do instituto de Biologia Genômica do Mount Sinai Medical Center (Nova York).

Segundo testes realizados, a menina sofre provavelmente de uma mutação genética que faz com que sua capacidade de envelhecer 'congele'.

Enquanto o caso não tem uma resolução, a família da americana cuida dela 24h por dia, garantindo seus cuidados. Ela recebe alimentos por meio de uma sonda no estômago e sofre com vários problemas de saúde, como acidentes vasculares cerebrais, convulsōes e outros.

Por Lorran Schoechet
Yahoo Notícias



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30