xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 07/01/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

07 janeiro 2013

Prefeitura do Crato tem novo horário de Funcionamento


MATÉRIA EM DESTAQUE


O prefeito eleito, Ronaldo Gomes de Mattos decretou um novo horário de expediente da Prefeitura do Crato. Antes, funcionava num único turno, das 08:00 às 14:00 ( sendo que quase nunca era cumprido ). Ronaldo dividiu em 2 turnos, sendo o primeiro de 07:30 às 12:00 e outro de 13:00 às 16:30. Com isso, espera-se aumentar a produtividade. O decreto entrou em vigor à partir do dia 02 de Janeiro, sob número 0201003/2013-GP

Nota do Editor: Medida acertadíssima, essa do prefeito Ronaldo. Conforme divulgamos aqui ainda em Dezembro, 2 medidas estavam pendentes no novo governo: O expediente em 2 turnos e o ponto digital, onde o funcionário precisa marcar a presença e colocar o dedo em uma máquina para comprovar que está trabalhando. Isso, certamente vai tirar muito vagabundo que estava pendurado nos cabides de emprego. É sem dúvida, uma medida que veio para moralizar os serviços administrativos, além de oferecer mais tempo à própria população para se beneficiar dos serviços do município.

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


A emoção do Natal de Luz de IGUATU chegou e encantou a cidade do CRATO


O evento foi idealizado pelo prefeito de Iguatu, Agenor Neto, e tem se apresentado em outras cidades, inclusive em Fortaleza.



A cidade de Crato-Ce, região do Cariri se rende ao mais belo desfile de natal da região Nordeste deste Brasil. O NATAL DE LUZ DE IGUATU, saiu da sua região, em plena região Centro Sul do Ceará e se apresentou ao povo caririense desfilando pela Rua Dr. João Pessoa, centro do Crato. Uma verdadeira multidão tomou conta do centro da cidade onde se viu a emoção tomar conta de toda aquela gente, hospitaleira.
A multidão veio de todos os recantos da cidade
O evento foi idealizado pelo ex-prefeito Agenor Neto e o ex-deputado José Ilo Dantas, pai de Agenor Neto. O NATAL DE LUZ, já consolidado em Iguatu, hoje ganha espaço em outras regiões e chega ao Cariri. Neste dia 05 de janeiro, entrou nessa região populosa e aconchegante pela 'porta' do Crato e chega à Juazeiro do Norte, neste domingo (06). O desfile vai acontecer na Avenida Ailton Gomes, no bairro Pirajá.

Autoridades participaram do desfile no Crato
O prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos e o vice, Raimundo Filho e a equipe de secretários participaram do desfile ao lado do prefeito de Iguatu, Aderilo Alcântara e do vice, Ednaldo Lavor e do presidente da Câmara Municipal, Bandeira Junior e do vereador João Lázaro, além do deputado federal, Aníbal Gomes. A administração do município cratense acolheu toda a equipe dando total apoio à realização do desfile com a devida segurança através do Demutran local e a Guarda Municipal do município. Foi uma verdadeira festa com o espírito natalino que chegou ao Crato com direito a aplausos e emoção na fé e na esperança, através do Menino Jesus que brinda a chegada do novo ano com esse presente vindo de Iguatu, que no natal transforma-se na "Gramado do Nordeste", para sentir.

Fonte: Iguatu Diário


Proposta quer evitar punir prefeitos em caso de falta de repasses


As dificuldades financeiras enfrentadas pelos municípios, tema recorrente no Senado em 2012, levaram a senadora Ana Amélia (PP-RS) a propor a alteração do Código Penal para evitar que prefeitos sejam punidos por crimes contra as finanças públicas em caso de falta de repasse devido pela União e pelos estados (PLS 453/2012). As informações são da Agência Senado.

A senadora sugere na proposta que dois crimes previstos no código só se configurem em caso de ausência de justa causa, que seria justamente a falta de repasse previsto na Constituição, na lei, em contrato, convênio ou outra forma de ajuste. Os crimes que podem sofrer essa alteração são o de contratação de operação de crédito sem prévia autorização legislativa e o de oferta pública ou colocação de títulos no mercado sem o registro ou a previsão em lei.

Na justificativa do projeto, Ana Amélia argumenta que a redução da arrecadação federal que serve de base para o repasse aos municípios gera muitas perdas financeiras para esses entes. Além de conceder benefícios sobre impostos que compõem o Fundo de Participação dos Municípios, a união estaria deixando de repassar restos a pagar referentes a obras já iniciadas, o que poderia prejudicar os administradores municipais.

"Trata-se do risco que paira sobre os prefeitos desses municípios, que podem até ser condenados criminalmente em razão da expressiva diminuição de recursos financeiros que são regularmente transferidos pela União", explica senadora.
O projeto, apresentado em dezembro, foi encaminhado à comissão especial encarregada de examinar o projeto de reforma do Código Penal.

Folhapress

Ceará registra mais de 50 mil casos de dengue


Apesar de 2012 ter sido um ano de grande seca em todo o Estado, o mosquito da dengue, que geralmente se manifesta em períodos chuvosos, ainda infectou milhares de cearenses. Segundo dados divulgados ontem, pelo Boletim Epidemiológico da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa), durante todo o ano, foram registrados 51.463 casos de dengue, sendo 98,5% do tipo 4 e apenas 1,5% de dengue 1. Destes, 38.942 foram em Fortaleza, o que corresponde a 75% no território cearense.

Após a Capital, o município que apresentou o maior número de casos foi Maracanaú, na Região Metropolitana, com 2.282. Em seguida, apareceram dois municípios da Região do Cariri: a cidade de Crato, com 1.195, e Juazeiro do Norte com 964. Caucaia, também na Região Metropolitana, apresentou uma quantidade relevante de casos. Foram 809. Em seguida, vem Paracuru, no Litoral Oeste do Estado, com 519 casos da doença. Por fim, Icó apresentou 383 e Tauá, no Inhamuns, obteve um total de 251 infectados.

Mortes

Ainda de acordo com o Boletim Epidemiológico da Sesa, foram registrados 35 óbitos em todo o Estado. Destes, 24 só em Fortaleza, dois em Caucaia, e apenas um caso em cada um destes municípios: Aquiraz, Tejuçuoca, Maracanaú, Maranguape, Caridade, Uruburetama, Independência, Juazeiro do Norte e Porteiras. Na Capital, os bairros mais infectados com a doenças foram os da Secretaria Executiva Regional VI. A região apresentou 10.325 casos de dengue. Em seguida aparece a Regional III com 6.224. Na terceira posição, com maior número de casos, ficou a Regional IV com 5.092. As Regional II e I apresentaram respectivamente 4.449 e 4.139 casos da doença. Segundo o coordenador de Promoção e Proteção à Saúde da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), Manuel Fonseca, quase todos os casos de dengue registrados no ano passado foram do tipo 4, um novo sorotipo da dengue que apareceu em 2012 no Ceará. O fato colaborou para o aumento do número de casos, já que grande parte da população que já havia manifestado a doença de outro sorotipo contraiu novamente a dengue.

Neste ano de 2013, conforme Fonseca, o alerta vai para o municípios da Região Metropolitana e de grande porte no interior, como as Regiões do Cariri e Inhamuns. Segundo ele, em 2012, o vírus tipo 4 prevaleceu em Fortaleza, portanto é provável é que ele atinja os municípios vizinhos e regiões de intensa circulação de moradores da Capital.

Ações

Para evitar um epidemia, conforme Manuel Fonseca, no próximos dia 24 e 25 de janeiro, a equipe da Sesa estará reunida para pensar em estratégias e ações de combate a dengue com o Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará(Cosems/CE). Segundo Fonseca, as principias ações serão: o controle de vetores, a vigilância epidemiológica dos casos novos, mobilização social da comunidade e o tratamento.

De acordo Wilames Freire Bezerra, presidente do Cosems, o encontro tem a finalidade de reunir os novos gestores de saúde, ministrar palestras, e traçar ações estratégicas e financeiras não só no combate a dengue, mas também voltadas para a atenção básica. Ainda de acordo com ele, o encontro deve contar com a presença do Ministro da Saúde Alexandre Padilha.

KARLA CAMILA
Repórter do Diário do Nordeste


Saiba o que muda em 2013 - Lei de Cotas, Vale-Cultura, e regra a pacientes com Câncer pelo SUS


SAIBA O QUE MUDA EM 2013


Lei de cotas, vale-cultura e regra a pacientes com câncer entram em vigor.
Em julho, multas de trânsito leves serão transformadas em advertência.

Novas leis e resoluções que entram em vigor neste ano de 2013 vão mexer com a vida dos brasileiros. São novas regras na área de educação, saúde, trabalho e renda, direito do consumidor, entre outras. Entre as mudanças estão a lei que estipula que as universidades federais reservem 50% das vagas para alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública e a criação de um vale-cultura no valor de R$ 50 reais para trabalhadores que recebem até cinco salários mínimos (R$ 3,3 mil). Confira abaixo as principais mudanças por área.
CONFIRA NOVAS REGRAS QUE ENTRAM EM VIGOR EM 2013
EDUCAÇÃO

Lei de cotas
A lei, sancionada em agosto de 2012 e que deve ter impacto a partir deste ano, determina que, até 2016, 50% das vagas de universidades, institutos e centros de ensino federais sejam destinadas a alunos que fizeram todo o ensino médio em escola pública. Além disso, metade deste índice será para alunos com renda familiar até 1,5 salário mínimo. Há ainda um percentual para estudantes autodeclarados pretos, pardos e indígenas de acordo com a proporção desta população no estado da instituição, segundo o IBGE.

SAÚDE

Pacientes com câncer no SUS

Entra em vigor em maio a lei que estabelece um prazo de até 60 dias para que pacientes diagnosticados com câncer recebam o primeiro tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS). Se o caso for grave, o prazo pode ser menor, destaca o texto. Esse intervalo de dois meses é contado a partir da confirmação do diagnóstico, e o tratamento pode ser cirurgia, quimioterapia ou radioterapia.

Redução de estômago
Pode entrar em vigor a portaria que diminui a idade mínima recomendada para cirurgia de redução de estômago pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de 18 para 16 anos. O Ministério da Saúde informou ao G1 no dia 2 de janeiro que há precisão de a portaria ser publicada “em breve”. A operação bariátrica é indicada para pacientes com obesidade grave ou moderada que tenham doenças associadas ao problema – como diabetes, hipertensão, colesterol alto e alterações nos ossos ou nas articulações.

TRÂNSITO
Conversão de infração leve em advertência

A partir de 1º de julho de 2013, infrações leves ou médias para quem não cometeu a mesma infração nos últimos 12 meses serão transformadas em advertências por escrito. Nesse caso, não será cobrada multa e nem contabilizada pontuação na carteira. A medida valeria a partir de 1º de janeiro, mas o início da vigência foi prorrogado.

Lei Seca
Em vigor desde o fim de 2012, a nova lei tornou mais rígida a punição para quem for flagrado bêbado no trânsito. A punição, atualmente de R$ 957,70, passou para R$ 1.915,40 - e esse valor é dobrado novamente caso o motorista tenha cometido a mesma infração nos 12 meses anteriores.

Capacitação de motoboys
A partir de fevereiro, os motoboys e mototaxistas terão que fazer curso de capacitação, estipula resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A fiscalização começaria em agosto do ano passado, mas foi prorrogada. O curso poderá ser feito em instituições de ensino e centros de formação de condutores presencialmente ou à distância. Quem não se adequar será multado.

SEGURANÇA

Kit antifurto
A partir do dia 31 de janeiro de 2013, 20% dos automóveis terão que sair da fábrica com sistema de bloqueio e rastreamento, para cumprir as regras do chamado Sistema Integrado de Monitoramento e Registro Automático de Veículos (SImrav). Depois, o consumidor poderá ou não desbloquear o aparelho, que poderá reduzir o custo do seguro ou funcionar como sistema de segurança. Até agosto de 2013, estabeleceu o Contran, todos os veículos deverão sair da fábrica com o kit.

Salário mínimo
O governo publicou logo após o Natal o decreto que aumenta o salário mínimo de R$ 622 para R$ 678, o que representa um reajuste de 9%. O aumento começa a valer em 1º de janeiro, para pagamento a partir de fevereiro. 

Vale-cultura de R$ 50
Começa a valer em julho a nova lei do vale-cultura, que concede R$ 50 por mês a trabalhadores contratados em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que recebem até cinco salários mínimos (R$ 3,39 mil, considerando salário a partir de 2013). O dinheiro poderá ser gasto na compra de ingressos para shows e espetáculos e também na aquisição de produtos como livros e DVDs.  Somente receberão o benefício os empregados das empresas que aderirem ao projeto, e o trabalhador terá um desconto de até 10% (R$ 5) do valor do vale. O funcionário pode optar por não receber o valor.

Participação nos lucros e resultados (PLR)

Na véspera do Natal, o governo anunciou que os valores de até R$ 6 mil recebidos pelos trabalhadores a título de participação nos lucros e resultados (PLR) das empresas terão isenção total do Imposto de Renda, a partir de 1º de janeiro. Para valores superiores a R$ 6 mil, a tributação será progressiva, entre 7,5% e 27,5%. Atualmente, a tributação é de 27,5% para todas as faixas.

ECONOMIA

IPI dos veículos
A alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para carros, reduzida desde maio, começa a subir a partir de 1º de janeiro. Para carros populares (até 1.0), por exemplo, a alíquota zero até o final de 2012. Em janeiro, passa para 2% e, de abril a junho, será de 3,5%. Daí em diante, retoma a alíquota normal, de 7%.
IPI da linha branca, móveis e outros

Também começam a subir, mas a partir de fevereiro, as alíquotas do IPI dos eletrodomésticos, móveis e itens como laminados e luminárias. A alta também será gradual e as alíquotas normais só retormam em julho.

Conta de luz
Em setembro, a presidente DIlma Rousseff afirmou que a conta de luz dos brasileiros iria ficar, em média, 20,2% mais barata a partir de 2013, como resultado do corte de encargos e de um plano do governo para renovação de concessões do setor elétrico. Apesar da não adesão de empresas de três estados ao plano, o secretário do Tesouro Nacional afirmou, nesta sexta-feira (28), que mais encargos serão cortados para se atingir a meta de redução na conta, e o governo publicou uma MP para garantir recursos para essa queda de preços.

DIREITO DO CONSUMIDOR

Impostos descritos na conta
A partir de junho, os brasileiros vão saber o quanto estão pagando em impostos ao fazer uma compra ou utilizar um serviço. Pelo projeto, a nota deverá conter a informação do valor aproximado correspondente à totalidade dos tributos federais, estaduais e municipais. Deverão estar discriminados os valores dos seguintes impostos: ICMS, ISS, IPI, IOF, PIS, Pasep, Cofins e Cide. O objetivo é dar transparência para o consumidor sobre a carga tributária incidente sobre as mercadorias.

Cadastro Positivo

No segundo semestre, começa a funcionar o chamado cadastro positivo de bons pagadores, que teve a lei regulamentada pelo governo em outubro. O objetivo é permitir que as pessoas que mantêm as contas em dia possam obter taxas de juros menores ao solicitar crédito.
Do G1, em Brasília e em São Paulo


CRATO - Previsão do Tempo - Segunda-Feira, 07 de Janeiro de 2013


Bom dia, Crato!


Hoje, dia com Sol e algumas núvens. Não chove, segundo a meteorologia.  Nascer do sol: 05h28 Pôr do sol: 18:00. Temperatura máxima de 34º e Min 23º - Ventos de Leste a Noroeste 12km/h. Umidade Relativa do Ar, 86% max e mínima de 43%. Foi medido o valor de 64% na Vilalta nesta madrugada. Índice UV: Muito Alto.

Informações do INPE e GOES 12


O Pai Superior - Por: Emerson Monteiro


Quis Deus que aqui nos encontrássemos para falar nEle, pois a isto nos propomos, nestas palavras, falar em Deus.

Supremo poder o de Deus, donde emana tudo o que existe. Merece muitos nomes: Senhor, Jeová, Javé, Aton, Amor, Allah, Altíssimo, God, Gött, Tao, Tupã. Cada povo sabe dizê-Lo, entre dores e esperanças. As religiões terminam sempre junto dEle, sob o nome que O quiserem chamar. Até aqueles que não admitem a Humildade, os cientistas materialistas, dão de cara com um nível de raciocínio que não pode ser dito e chamam-no de Desconhecido ou Força da Natureza.

Dedicado ao Deus Desconhecido, encontrou Paulo de Tarso um altar na Grécia politeísta. A voz do coração, onde reside a Consciência, fala de Deus. O Caminho da Perfeição abre-se a cada passo, adotemos ou não percorrê-lo. Tudo marcha, sem questão, inexorável, a um fim útil. O sorriso da criança, o ar que se respira, a paz dos ermos, os azul do infinito, a luz dos astros, as flores, os frutos, as sementes, o verde, o mar, os rios, lagos, as montanhas, a chuva, o vento, o fogo, a água, a palavra, a compreensão, a família, a amizade verdadeira, tudo fala da obra divina.

Certeza aos perdidos, saúde aos enfermos, alegria aos infelizes, hálito aos aflitos, nunca há de faltar, porque Deus nunca findará, em sua plenitude eterna. Mesmo aqueles que não tiveram aceso à letrada cultura guardam a convicção desse Alguém Maior, além do que admitam os homens, herdeiros universais na Criação, tantas vezes ingratos. De Bondade sem limites, como não têm limites sua Inteligência e sua Justiça, devemos recebê-Lo com fervor no âmago do Ser, para alcançarmos a Fé, matéria-prima da tão almejada Felicidade. E o Poder completar-se-á em cada um de nós, a realização plena de nosso Espírito, irmão entre Irmãos, no Planeta em que nos foi dado viver durante algumas décadas. A graça e a bondade hão de acompanhar-me todos os dias da minha vida.

A oração será a ponte de que o pensamento se utilizará para transpor o abismo e completar, com Ele, a União. Falemos, pois, sinceros aos Seus ouvidos oniscientes, para alimentar os sonhos do que é bom, merecendo o bem querer de abraçá-Lo, na Vitória Definitiva.

Por: Emerson Monteiro 


CARIRI - Gestores vão usar recursos em obras de infraestrutura


Na região do Cariri, os investimentos e finanças estão sendo avaliados pelo prefeitos das cidades

Crato. O prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, diz que a fase de transição de governo não auxiliou em muito a sua equipe, ao reconhecer o início de uma gestão atribulada. Ele chama a atenção para o fato de que faltaram repasses de informações precisas a respeito das finanças, infraestrutura e obras em andamento na cidade. Devido a isso, após tomar posse, o novo gestor suspendeu o atendimento ao público na Prefeitura, por um período de três dias. A justificativa para a medida foi a organização interna da casa. Serão feitos uma análise e um levantamento das necessidades, dos débitos e dos compromissos do município, assumidos pela gestão anterior, para que o funcionamento das atividades se mantenha.

Um dos problemas do município do Crato é o Canal do Rio Granjeiro que corta a cidade. No último inverno forte, em 2010, as águas transbordaram, alagando as casas no entorno. A obra de recuperação ainda não foi finalizada fotos: Elizângela santos

Na administração atual, as modificações se iniciam com o enxugamento do quadro de funcionários. Sobre os contratos vigentes, os de maiores impactos serão mantidos. Um dos gargalos da gestão é a infraestrutura da cidade, que é precária. Segundo Ronaldo, o setor da saúde está entre um dos principais problemas, já que não houve avanços relevantes nos últimos anos. Como estratégias para tentar minimizar as demandas da população, vai adotar medidas de qualificação dos profissionais que atuam na área, avaliar o que impede a realização de exames médicos, na rede municipal, a distribuição gratuita de medicamentos e os atendimentos nos Postos de Saúde da Família (PSFs). Quanto a verbas aplicadas na saúde, o prefeito revelou que vai averiguar a quantia que era aplicada por Samuel Araripe e, se necessário, irá investir um valor maior. De acordo com o gestor, alguns contratos que não trazem benefícios relevantes aos cidadãos cratenses serão anulados imediatamente.

Ronaldo Gomes de Mattos já afirmou que, de início, não fará nenhuma mudança radical. Para ele, as modificações na gestão precisam acontecer gradativamente. Somente após seis meses à frente do executivo planeja deixar todos os setores em ordem. Na iminência de um período de chuvas, o gestor já se prepara para enfrentar obstáculos. A cada inverno, o município, que tem geografia irregular, sofre com a ação das águas. Muitos problemas como alagamentos, desabamentos e a existência de várias áreas de risco são frequentes. O que acarreta a proliferação de doenças e demanda uma atenção maior das autoridades. Com a entrada do novo prefeito houve uma mudança quase absoluta do secretariado. Apenas o secretário José Muniz manteve-se na Secretaria de infraestrutura. Entretanto, a pasta foi subdividida, assim como as de educação, saúde e ação social. A iniciativa tem como base os modelos adotados pelos governos do estado e federal, que vem dando certo nos últimos anos e tendo aceitação da população. O desafio da gestão é calçar e sanear toda a cidade.

"Vamos priorizar o que o nosso povo está querendo. A nossa expectativa é de muito trabalho para organizar o município e dar prioridade total à saúde. Nós vamos buscar parceria com os Governos do Estado e Federal para fazer o que for preciso pelo Crato", disse Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos.

Fonte: DN



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30