xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 05/01/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - ÚLTIMAS NOTÍCIAS - Prefeito do Crato é escolhido um dos melhores prefeitos do Ceará pela PPE Eventos, em Fortaleza. ( 09-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

05 janeiro 2013

Notícias do Crato - 05-01-2013


Crato festeja Dia de Reis, no domingo, com cortejos de brincantes nas ruas e praças centrais

A CONCENTRAÇÃO ACONTECE A PARTIR DAS 16H30, NA PRAÇA SIQUEIRA CAMPOS

Vários grupos de tradição popular estarão nas ruas do centro do Crato para festejar e fazer a louvação do Dia de Reis, no domingo, 06/12, tradicionalmente comemorado na cidade. Este ano, com grande programação que se estende desde às 16h30, o evento acontece a partir de concentração na praça Siqueira Campos. Em seguida, os grupos sairão em cortejo para a louvação ao Divino, às 18h30, na praça da Sé. Um ano de muitas mudanças e novidades.  É assim que a nova gestão da Secretaria de Cultura do Crato oferece as boas-vindas à cidade. No Dia de Reis, a Secretaria prepara uma programação especial para dar ensejo às suas ações. Retomando as antigas folias e brincadeiras de Reis, diversos grupos de tradição tomarão as praças e ruas centrais do Crato.

Segundo Dane de Jade, Secretária de Cultura do Crato, essa ação reafirma a identidade cultural caririense em que a cultura se alimenta essencialmente das tradições. “Precisamos caminhar na luta para salvaguardar o patrimônio cultural brasileiro, revigorar nossas manifestações e mantê-las por meio de ações coletivas. São dessas tradições que a cultura se alimenta. A cultura possui o que se costuma chamar de fecundidade, ela tem a capacidade de dar origem, de propiciar algo, de instigar”, afirma.

Serão seis reisados, duas bandas cabaçais, maneiro pau, duas lapinhas e três grupos de coco. A ideia é transformar ruas e praças em um grande terreiro, tais quais os quintais dos mestres da cultura.  O intuito é vivificaras manifestações tradicionais da cultura popular apresentando seus saberes, seus fazeres, suas danças e seus movimentos encantatórios, numa grande roda com a participação intensa do público. Essa ação tem parceria com o SESC-Crato. O evento contará com os reisados do Mestre Aldenir, Mestre Antonio Carreiro, Mestre Galego, Mestre Tico Barbosa e Reisado dos Irmãos. Também farão parte do cortejo de louvação a tradicional Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto e a banda Padre Cícero; os cocos da Batateira, Muriti (D.Lucinha) e Scam, o Maneiro Pau do Mestre Cirilo (adulto e mirim), e a queima de lapinhas acontece com a presença dos grupos da Mestre Zulene Galdino e do Belas Artes. A festa do Dia de Reis tem a parceria da Prefeitura Municipal, com órgãos como o SESC e a Fundação do Folclore Mestre Elói Teles de Morais.

Programação do Cortejo da Tradição
Concentração - Local: Praça Siqueira Campos. Horário -16h30.
Louvação do Divino: Local Igreja da Sé. Horário - 18 horas
Folia de Reis - Local: Praça da Sé. Horário -18 horas

Jornalista da Globo, Francisco José, recebe homenagens em Crato nesta segunda e toma posse em cadeira do ICC

O Jornalista da Rede Globo de Televisão, Francisco José de Brito, receberá nesta segunda-feira, 7, em Crato, homenagens da Prefeitura Municipal, Câmara Municipal e será empossado em cadeira do Instituto Cultural do Cariri (ICC). A solenidade acontece no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), às 19h30. Na ocasião haverá outorga da Medalha do Mérito Bárbara de Alencar, pela Prefeitura do Crato, e da Comenda Frei Carlos Maria de Ferrara, do Legislativo. O repórter cratense tomará posse na cadeira do Jornalista João Brígido dos Santos, do ICC. A homenagem de honra ao mérito a Francisco José será realizada pelo prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Matos.  O jornalista se notabilizou pelo seu trabalho desenvolvido em nível nacional. Já esteve na sua região de origem por várias vezes, onde realizou reportagens de grande repercussão, abordando temáticas diferenciadas, a exemplo das riquezas natural e cultural do Cariri.

O Jornalista João Brígido foi o fundador do jornal ‘O Araripe’, veículo pioneiro no Estado do Ceará, em 7 de julho de 1855, e depois o jornal O Unitário de Fortaleza. A cadeira que será ocupada pelo jornalista cratense, Francisco José, já pertenceu também ao Jornalista Nertan Macedo e ao Advogado Emídio Macedo Lemos, já falecidos. A solenidade de posse terá à frente o Presidente do ICC, Professor José Huberto Tavares de Oliveira, e como orador oficial, o Jornalista Antônio Vicelmo.  

Programação da solenidade:
Dia: 7 de janeiro de 2013
Horário: 19h30
Local: Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA)
Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal do Crato
www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet


Deputado Estadual Sineval Roque confirma apoio ao Crato Esporte Clube


O deputado estadual Sineval Roque (PSB) esteve reunido com membros da diretoria do Crato Esporte Clube. Na oportunidade, o deputado garantiu patrocínio para o time, e ainda mais, a hospedagem do time nesse final de semana, em Fortaleza, onde irá enfrentar o Ferroviário no Estádio Presidente Vargas. O deputado ressaltou que pediu ajuda ao deputado federal Antonio Balhmann(PSB), que se colocou a disposição do Crato, e garantiu ao time, um patrocínio de R$10.000,00(DEZ MIL REAIS).

“Vou continuar ajudando o nosso querido time do Crato. Conclamo todo o empresariado da nossa cidade para unirmos forças em torno desse projeto”, afirmou Roque. Com isso, a diretoria segundo o presidente Hermano Teles, está mais tranquila e que acredita que o time possa voltar com pelo menos 4 pontos desses dois jogos dificílimos fora de casa. O presidente falou ainda, da importância do apoio do Roque. “É de extrema importância esse apoio, o Crato se não fosse o Grupo Roque não teria condições de viajar para fazer esses dois jogos” disse o presidente agradecendo o apoio  do empresário.

Gabinete deputado Sineval Roque (PSB)
Assessoria de Comunicação
www.sinevalroque.com.br


Violência cresce no Crato - Por: Wilson Rodrigues


POLICIA DO CRATO REGISTRA 998 ASSALTOS, FURTOS E ROUBOS EM 2012

Entre janeiro e novembro de 2012 a regional da policia civil do Crato registrou 998 furtos, roubos e assaltos no município, enquanto de janeiro a dezembro de 2011 (um mês a mais) foram apenas 810. Os números mostram um crescimento assustador da ação criminal contra a sociedade que vive com medo, se sentindo insegura por falta de proteção do estado. Os assaltantes não escolhem hora e nem local para atacar suas vitimas no centro da cidade ou nos Bairros, sejam crianças, idosos, adultos, homens ou mulheres, bastam portar objetos que chamem a atenção para caírem nas garras da malandragem. A moto tem sido o meio de transporte mais utilizado pelos bandidos que, de arma em punho, geralmente muito bem vestido sem levantar qualquer suspeita, se aproximam do cidadão e agem numa rapidez sem chance de defesa para a vitima. A orientação policial é que as pessoas evitem andar nas ruas após as 22 horas, ficar nas calçadas ou portar objetos valiosos e manter as portas de suas residências hermeticamente fechadas e não abri-las sem antes se certificar quem está chamando do lado de fora.

Essas regras realmente são interessantes, protetoras e necessárias, porem contradizem a norma constitucional que garante ao cidadão a liberdade de ir e vir. As pessoas de bem têm o direito de ficar em suas calçadas a hora e o tempo que quiserem e andarem nas ruas também, sem correrem risco algum. Afinal cumprimos com as obrigações cidadãs como, por exemplo, votar e pagar nossos impostos. A segurança publica é uma das obrigações do estado para com os cidadãos, qualquer criança sabe disto, mas, infelizmente isto vem nos sendo negligenciado por nossos governantes que só falam no assunto quando é em época de eleição. Em se tratando de Ceará, a questão da insegurança publica não está associada apenas a falta de homens nas policias, muito menos de equipamentos e armamento. Achamos que está faltando melhor planejamento estratégico nas corporações e no comando estadual das policias. A sociedade não aceita essa violência, embora saibamos que o problema é mais social do que policial. Esperamos que as autoridades entendam esse comentário como um desabafo em nome da população e não como critica infundada.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe


CRATO - Previsão do Tempo para hoje, 05 de Janeiro de 2013




Ontem choveu novamente no Crato e o tempo nesta madrugada permaneceu fechado com chuviscos ocasionais. A temperatura atingiu 22 graus em algumas partes da cidade durante a noite. Entretanto, os serviços de meteorologia prevêem para hoje, Sábado, 05 de Janeiro, dia de Sol com Algumas núvens e NÃO CHOVE ( pelo menos, essa é a previsão ).  Temperatura: Max 33º Min 23º - Ventos de Leste a Noroeste 14km/h - Umidade Relativa do Ar: 85% 44% - endo que na Vilalta registra-se 64%. Índice UV: Alto

Fonte: INPE e GOES12

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet



Crato recebe Natal de Luz, neste sábado


O espírito de Natal continua no Cariri e Centro-Sul. Pela Primeira vez, o Natal de Luz estará desfilando pelas principais ruas do Crato e também em Juazeiro do Norte, no domingo, trazendo a magia do período natalino para a cidade. O evento, um grande destaque na cidade de Iguatu para o Estado do Ceará, atraiu milhares de pessoas. A Prefeitura Municipal do Crato está apoiando a iniciativa, no intuito de levar para os cidadãos a magia do Natal, que conclui o ciclo neste domingo, com a festa do Dia de Reis, em que a cidade, por meio da Fundação mestre Elói e Secretaria de Cultura, realiza o cortejo dos grupos de tradição na Praça da Sé. Abrindo este maravilhoso desfile temos o primeiro carro, “O Livro”, está sendo conduzido por um Andarilho que saiu há 08 anos e vem percorrendo inúmeros quilômetros ate chegar à terra da água boa para contar a historia de sucesso e a evolução do Iguatu Natal de Luz. Na primeira ala, adolescentes oriundos de programas sociais, vestidas de andarilhos caminham sobre a terra da telha e em pouco tempo expressam com grande alegria a chegada do Natal.
15 alas temáticas desfilarão pelas ruas da cidade
O segundo carro alegórico “Iguatu Terra Prospera” vem representando nossa terra fértil, que mesmo em momentos difíceis de seca e escassez, nosso Deus teve o cuidado de prosperar e garantir o sustento de todas as famílias. Na segunda Ala, adolescentes caracterizados, vêm representando nossas riquezas, como também desejar um Santo Natal a todas as famílias desta prospera cidade. Na terceira ala, Anjos exibem suas coreografias num clima angelical e harmonioso, invadindo os corações de cada pessoa, suplicando para que cada um de nós possamos celebrar este Natal com todas as honras que ele merece. O Terceiro Carro presépio - um grande presépio vivo abriga o menino Jesus, traz luz e vida a todas as famílias desta acolhedora cidade. Os Reis Magos sobre pernas de pau chegarão à cidade, trazendo presentes simbólicos. O ouro representa a realeza, a mirra simboliza a pureza, e o incenso exprime no intimo de cada um de nós, o sentimento mais puro da fé.
Na quarta ala, os corais da Fundação Edvane Matias e Escola de Musica Erudita Maestro Eleazar de Carvalho, vêm com espírito natalino, transmitindo o significado verdadeiro da comemoração do nascimento de Jesus, nosso salvador e porto seguro. Na quinta Ala, os Espíritos de Natal anunciam que o nascimento do menino Jesus é a mais importante celebração. Quarto carro vem à charrete com os personagens que ilustram com sofisticação e bom gosto o ambiente das casas temáticas: Barbie, Mamãe Noel, Soldadinho de Chumbo, gnomos e cocheiro.
O Quinto carro - Papai Noel vem numa grande geleira, na qual formam-se nuvens de esperança. O bom velhinho, em seu trenó guiado por renas gigantes, saiu do Pólo Norte, desembarcando na Terra da Água Boa. A Sexta ala, jovens representam Papai Noel, o mais rico símbolo de natal. O bom velhinho chega anunciando magia, fé e emoções para o Natal de Luz. Na sétima Ala, jovens vestem-se de Mamães Noel regendo a ópera natalina, fantasiando o reviver da musicalidade nordestina, com grande potencial, exibem coreografias, fazendo o Natal cada vez mais bonito.

A Ala Árvore de Natal, a oitava do desfile, são pinheiros vivos de luz, vida e muita magia, um símbolo da tradição natalina. O Sexto carro a locomotiva - que em 2010 homenageou o centenário da chegada da Estrada de Ferro à Iguatu, este volta ao cenário do Natal de Luz, trazendo-nos as mais doces lembranças. A Nona Ala è a da recordação – remonta a memória e a emoção, nos levando a recordar a alegrias dos desfiles anteriores. No sétimo Carro - magia de ser criança- várias crianças vivem um verdadeiro conto de fadas . Ser criança é a mais linda magia da vida. Sorrir, brincar, correr, pular, ganhar presentes, saborear picolé, sorvete, bombom é sempre o desejo de todas. Por isso precisamos viver intensamente cada instante de nossa vida, tudo tem suas razões.
A décima Ala, as crianças com sorrisos ávidos, olhos brilhando e a ansiedade à flor da pele, se vestem de caixas de presentes, simbolizando o mais puro sentimento de felicidade. Elas encantam a todos pelo brilho e doação neste natal. Na décima primeira ala, talentosas meninas, lindamente vestidas de bailarinas, se envolvem de mistérios no mais profundo esforço e dedicação. A décima segunda Ala são as Fadas, chegam para iluminar essa noite com lanternas acesas trazendo a fantasia e inspiração vinda dos contos natalinos infantis. Décima terceira ala é composta de Gnomos - lindas crianças representam esses espíritos de pequenas estaturas, porém mágicos protetores da nossa natureza. São guardiões de tesouros e amigos de papai Noel, dando brilho e cor, fertilizando a terra. No oitavo carro Iguatu terra da música – demonstra a herança deixada por nossos filhos ilustres. A música, que sempre reinou de maneira singular na nossa terra, gerando grandes mestres das harmonias e melodias que ecoam pelo Brasil, vem representada pelo símbolo maior da nossa musicalidade: a Asa Branca. A décima quarta Ala, - Arcos, cordas, movimentos suaves e precisos, jovens manifestam o quanto a música erudita de Eleazar de Carvalho ganhou ainda mais força com a Escola de Música Erudita, que vem sendo brilhantemente homenageada nesta ala.
Ala décima quinta é a musica popular, não tem como não identificar inesquecíveis canções de Humberto Teixeira com o nosso eterno Rei do Baião. A Escola de Música Popular, que vem acendendo ainda mais esse espírito musical natural de cada cidadão iguatuense, recebe seu merecido tributo nesta ala.
Saída da Praça São Vicente às 19H, percorrendo as ruas Dr. João Pessoa, passando pela Praça Siqueira Campos, Rua Dr. Miguel Lima Verde, Praça da Sé, Rua Dom Quintino e encerrando na Quadra Bicentenário
 
Assessoria de Comunicação
Prefeitura Municipal do Crato
Contato (88) 3521.7069


2012 teve maior número de acidentes aéreos em dez anos no Brasil


Foram registrados em todo o país 168 acidentes aéreos em 2012. O número é o maior dos últimos dez anos na aviação civil brasileira, de acordo com o Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos).

O índice ficou acima do registrado em 2011, quando houve 159 acidentes aéreos. 2005 foi o ano com menos acidentes na última década, quando 58 aeronaves tiveram problemas. Segundo o balanço divulgado - que ainda pode sofrer atualizações - 146 acidentes envolveram aviões e outros 22 aconteceram com helicópteros. Ao menos 32 acidentes tiveram vítimas fatais, com 71 mortes. Os meses com maior número de acidentes foram fevereiro (18 ocorrências), novembro (17), setembro e agosto (ambos com 16). Outubro teve o menor registro de acidentes (10).

Folhapress



Preço do leite do Programa Fome Zero do Ceará tem preço reajustado em 11%


O preço do leite pago pelo Estado do Ceará e pelo Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) aos produtores da agricultura familiares que fornecem o produto ao Programa Leite Fome Zero foi reajustado pelo Estado do Ceará em 11%. A partir de agora, os produtores receberão R$ 0,80 por litro de leite. O secretário do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Nelson Martins, informou que os produtores receberão este valor retroativo a julho de 2012. “Para 2013, nós já temos disponíveis R$ 50,06 milhões para o programa, que deve atender cerca de 100 mil famílias”, informou.

O programa Leite Fome Zero é uma parceria do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA), com o MDS. Compra leite de agricultores familiares que fornecem o produto aos laticinistas que fazem o resfriamento, a pasteurização e a distribuição. O programa distribui leite para as famílias que vivem em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Segundo o coordenador das Cadeias Produtivas da Pecuária da SDA, Márcio Peixoto, em 2012 foram distribuídos 22,5 milhões de litros de leite bovino e 436 mil litros de leite caprino. “O programa beneficiou 3,7 mil produtores, atendendo a aproximadamente 80 mil famílias”, destacou. Em 2012, o investimento no programa Leite Fome Zero foi de R$ 28,4 milhões.

Fonte: Governo do Estado do Ceará



Postos da Capital e Interior sofrem com distribuição irregular de combustíveis


Vários postos da Capital e Interior estão enfrentado problemas na distribuição de combustíveis há pelo menos quatro dias e sem previsão de normalização. O problema é ainda maior nas cidades fora da Região Metropolitana  de Fortaleza, onde a quantidade de postos de combustíveis é reduzida e os motoristas ficam sem ter opção para abastecer o veículo.

Foto: Honório Barbosa

Para o Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis (Sindipostos), a escassez do combustível decorre da falta de estrutura da Petrobras para atender à demanda dos postos na Capital e cidades do Interior. "O problema envolve os dutos que saem dos navios e se estende até a distribuição nos caminhões-tanque", destacou o assessor-técnico do Sindipostos, Antônio José. Segundo afirma, mesmo com a falta de combustíveis em boa parte das bombas dos postos de combustível, o motorista da Capital não sente tanto o impacto por conta da quantidade de postos presente em Fortaleza. A Petrobras foi contatada pela reportagem, mas não enviou posicionamento até a publicação da matéria.

Via Portal Verdes Mares



Edições Anteriores:

Novembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30