xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 03/01/2013 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

03 janeiro 2013

CCBNB Apresenta Show - Outro Natal




Pré-estação das chuvas ainda não chegou ao Cariri


As chuvas estão atrasadas na região, onde, tradicionalmente, já registra precipitações entre as demais no CE

Juazeiro do Norte. O ano de 2013 começa sem chuvas no Cariri, mas com céu nublado. Há um mês, alguns agricultores da região começaram a preparar as terras para o plantio. Os primeiros registros significativos aconteceu em algumas cidades da região, com pluviometria média de 50 milímetros. A pré-estação ainda não se configurou no Cariri, por onde, tradicionalmente, começam as maiores precipitações. A expectativa é que nestes primeiros dias do ano realmente comece a chover na região.

Tempo nublado é promessa de chuva, mas que ainda não se confirmou na região FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

A preocupação quanto a um possível ano de poucas chuvas a está presente. Caso se confirme, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crato, será ainda pior que em 2012, por não haver reservas de água bem como de alimentos, como consequência da seca. Ano passado, foi registrada no Ceará a 6ª pior seca da história do Estado, com média de 350mm, 50% inferior ao previsto pelos meteorologistas. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), em Fortaleza, no momento tem acontecido sistemas atmosféricos com causas de nebulosidades e chuvas de pré-estação.

Sistemas

O inverno se configura no Cariri a partir do mês de fevereiro. Mas, segundo experiências dos agricultores, conforme o secretário do Sindicato, no Crato, José Hildo Silva, a perspectiva é que o inverno venha ser melhor no mês de março deste ano. De 22 a 25 deste mês será realizado encontro em Fortaleza, com os órgãos que atuam na área da meteorologia de todo o Brasil, para uma avaliação dos fenômenos atmosféricos. Órgãos como Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), por meio do Centro de Previsão de Estudos Climáticos, além da Funceme e outras instituições competentes, estarão debatendo a possibilidade de inverno no Estado. Porém, até o momento, seguindo o meteorologista da Funceme, Leandro Valente, ainda não há nenhuma previsão climática relacionada ao inverno deste ano. Portanto, o prognóstico deverá estar sendo divulgado apenas no final do mês. Ele afirma que, em relação às previsões, o ano passado foi considerado atípico. Apenas em fevereiro e março foram registradas boas precipitações.

"Os meses seguintes acabaram com déficits. Além de ter sido um ano atípico, nos pegou de surpresa", diz. A pior seca do Estado, no final dos anos 50, teve um registro de 230,2 milímetros. No ano de 2012, as ocorrências de chuvas chegaram a 352,1mm. Um inverno considerado normal, deve ter, pelo menos, o registro médio de 900 mm, segundo a Funceme. E os agricultores também aderem ao senso comum, e vão buscar até nas simpatias a esperança de bom inverno. Em 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, segundo José Hildo, os agricultores realizam a experiência do sal. Eles colocam pedras de sal que correspondem aos meses de chuva no sertão do Cariri. Aquelas que ficarem bem molhadas diz respeito ao mês em que haverá chuva em maior intensidade. Nesse caso, foi o mês de março.

Mas nessa perspectiva, há outra experiência de que o inverno bom acontecerá com chuvas de pré-estação a partir do dia 5 deste primeiro mês do ano de 2013. No próximo dia 7, centenas de agricultores estarão comemorando os 51 anos do sindicato, no Crato, o mais antigo do interior do Estado, com uma missa de renovação do Coração de Jesus. Na ocasião, os produtores compartilham as suas preocupações e esperanças, para o inverno deste ano. Na cidade de Iguatu, na região Centro-Sul, o último dia do ano amanheceu nublado, trazendo esperança para os agricultores do início da quadra invernosa. Na manhã do dia 1º, choveu 10 milímetros, mas a precipitação foi localizada. Mesmo assim, foi o suficiente para renovar no sertanejo a expectativa do retorno das chuvas.

Prejuízos

A seca que castiga o sertão se arrasta desde o primeiro semestre do ano passado, provocando enormes prejuízos no setor agropecuário. Não houve ocorrência das costumeiras chuvas isoladas no período de setembro a dezembro passado, tornando o período atípico e agravando ainda mais a estiagem e a dificuldade para os produtores rurais alimentarem o rebanho. "Estamos rezando e esperando chuva para o começo deste mês. Os prejuízos são enormes e não podemos pensar que a seca vai se prolongar neste ano", disse a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iguatu, Natália Feitosa. Previsão da Funceme é de nebulosidade variável e chuvas isoladas em todo o Ceará, nas próximas 24 horas, devido à atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis.

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe




Vereador Amadeu de Freitas promete continuar fazendo a oposição de sempre - Por: Wilson Rodrigues


O vereador eleito do Crato pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Raimundo Amadeu de Freitas, comentou a derrota do candidato de seu partido a sucessão municipal, dizendo que em 2011 foi trabalhada a construção de uma aliança que contemplasse as agremiações da base aliada do governo federal como o PSB, PC do B e o PMDB, com o PT encabeçando a chapa. Com a aproximação das eleições as conversas não evoluíram e os partidos preteridos decidiram seguir caminhos diferentes, deixando o PT sozinho. Embora não conheça o projeto que o prefeito eleito Ronaldo Gomes de Matos PMDB, construiu para administrar o município nos próximos quatro anos, Amadeu espera que o programa atenda as necessidades da população e que o município encontre o caminho do desenvolvimento. Conforme o vereador eleito, o diretório municipal do PT decidiu que vai ser oposição ao próximo governo municipal do Crato e esta vai ser a sua atuação na câmara de vereadores, desempenhando uma linha dura, mas com muita responsabilidade dentro dos eventuais indícios de irregularidades. Garantiu que não vai fazer nada que fuja as atribuições de um vereador que é o papel de fiscalizador denunciando as anormalidades mediante as provas existentes, por entender que este é o trabalho que interessa a coletividade e importante para a democracia. Para Amadeu de Freitas, o problema do desvio de conduta, do mal feito e da corrupção na gestão publica acontecem quando os instrumentos de controle do poder publico não funcionam. Como a câmara municipal é um poder de controle externo do executivo, alguém tem que cumprir essa função e cabe mais a quem está na oposição, disse Amadeu.

Amadeu de Freitas disse ainda que não abre mão de sua participação nos debates e discussões que envolvam os caminhos do Crato e disse que vai ficar longe daquela posição de torcer contra ou da sectária de quanto pior, melhor. “Para se contribuir com uma administração publica não precisa se inserir no adesismo de um governo. Esse papel de colaborador pode ser desempenhado positivamente estando na oposição, basta haver entendimento e respeito de ambos os lados”, disse Amadeu. A sua expectativa é acompanhar de perto e com bastante atenção o que o projeto do prefeito Ronaldo reserva para melhorar a saúde, a educação, geração de emprego e renda no município, alem da infra estrutura e os serviços sociais. Para ele o município cratense vem de um longo período de poucos investimentos públicos e privados e muito distante da dinâmica da Região Metropolitana do Cariri e ficado fora do atual momento oportuno que o País tem oferecido aos municípios interioranos. Espera que o novo prefeito do Crato apresente um projeto que responda a expectativa de elevar o município ao patamar desejável em nome de um desenvolvimento sustentável que possa incluir a população em um processo de acesso a renda, ao trabalho e ao meio ambiente.

Raimundo Amadeu de Freitas foi eleito vereador pela primeira vez em 1996, vindo a ser reeleito em 2000 e perdeu as eleições em 2004 e em 2008 não foi candidato. Em 2012 foi eleito com 610 votos, ficando na penúltima posição da lista dos 19. Desde as eleições de 1988 que o Partido dos Trabalhadores elege representantes para a câmara municipal do Crato, exceto nas eleições de 1992 e 2004. Em 1988 elegeu Ronald Albuquerque e Expedito Guedes. Em 96 Amadeu, em 2000 Valdetário Brito e Amadeu, em 2008 Mara Guedes e finalmente em 2012 Amadeu pela terceira vez.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Chávez está em coma induzido


O site de notícias espanhol ABC afirmou que o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, está em coma induzido e com sinais vitais muito debilitados. Segundo fontes ouvidas pela publicação, o desligamento dos aparelhos que mantêm a vida do líder venezuelano foi programado e poderá ocorrer a qualquer momento.

"Com febre constante, perda de consciência e sem responder aos antibióticos, o presidente venezuelano chegou ao fim do ano com cuidados intensivos", informou o jornal, acrescentando que Chávez está recebendo alimentação intravenosa em razão da extração de quase meio metro do intestino. As funções respiratórias estão sendo mantidas artificialmente por uma traqueostomia e o líder ainda sofre com uma insuficiência renal.

Mais cedo o vice-presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, retornou da visita que fez ao presidente em Cuba e afirmou que o estado de saúde de Chávez permanece "delicado". O líder do país está internado desde 11 de dezembro, quando passou por uma cirurgia para a retirada de um câncer.

Maduro afirmou que se reuniu com Chávez duas vezes e conversou com ele. "Ele está totalmente consciente da complexidade de seu estado pós-operatório e pediu-nos expressamente para que mantivéssemos a nação sempre informada, sempre com a verdade, por mais duras que possam ser as circunstâncias", afirmou Maduro.

Estadão



A Estável lei da Mudança - Por: Jorge Emicles Pinheiro


A crise mundial que eclodiu já alguns anos, mas que vem se aprofundando a cada dia que passa, somado à nova conscientização sobre a necessidade de mudança de padrões quanto às relações entre o homem e a natureza, possuem muito mais significado do que aparentam. Estes dois fatos simbolizam antes de tudo uma profunda mudança de paradigma quanto à forma com que o homem compreende o mundo.
Vem de Adam Smith, pai da economia de mercado, o sentido moderno do liberalismo, cujo pressuposto básico é o da liberdade do mercado, onde o Estado se envolve ao mínimo na regulamentação da economia. Modernamente, quando aportaram ao poder Ronald Reagan, nos Estados Unidos e Margaret Tacher, na Inglaterra (isto nos idos dos anos oitenta do século passado), tornaram-se os símbolos maiores da renovação dessas ideias. As origens da crise econômica e do aquecimento global podem ser correlacionados a estes dois marcos fundamentais. Em última análise, representam o fracasso dessas ideologias, que remontam ainda, olhando um pouco mais adiante na história, aos ideais da Revolução Francesa, dos iluministas e dos contratualistas, ideias que fundamentam toda a ciência e os paradigmas da sociedade humana modernos.
Por isso o estrago é muito maior do que aparenta. Se não forem modificadas a forma de o homem compreender o universo que povoa, com as necessárias interações entre as demais pessoas, todo esforço será absolutamente vão. A questão então vai muito mais além do que as discussões que se travam nas reuniões de cúpula das grandes nações, porque não se resumem simplesmente a intervenções técnicas capazes de reduzir a temperatura do planeta, nem a fórmulas de melhor regulamentar a economia, mas na verdade dizem respeito a reconstrução do próprio homem e das formas que interpreta o mundo.
Parece estranho, no mundo do domínio da ciência, falar-se em mudanças de visão as coisas, mas acontece que cada era da nossa história está relacionada a uma forma diferente de visão e de interação do homem com o mundo. Na antiguidade romana, por exemplo, nem todos os homens eram pessoas, sendo muitos deles simples coisas, como os objetos que usamos em nosso cotidiano. Na idade média, este mesmo homem era um mero acessória da terra que cultivava. Somente com o iluminismo é que se passou a elevar a noção do homem como centro do universo e da religião apartada das coisas do Estado. Agora é chegada a hora de nova mudança, porque o homem não pode mais ser considerado a razão e o centro da existência, mas um mero componente num sistema muito mais complexo, onde a natureza e a economia necessariamente deverão se subordinar a estes novos paradigmas. Assim, nem a liberdade de mercado, nem a condição superior do homem frente à existência podem ser considerados absolutos. A própria superioridade científica como detentora da verdade deve ser relativizada também.
A única coisa imutável em todas as eras da existência humana é a necessidade permanente de mudança, tal qual nos revelou ainda na antiguidade clássica o velho Heráclito. Eis o novo mundo que nos aguarda...
Jorge Emicles Pinheiro Paes Barreto

Filho de Eike Batista vai a hospital com 12 seguranças e espanta funcionários

O filho mais velho de Eike Batista, Thor Batista, espantou a equipe da Clínica São Vicente, no Rio de Janeiro, na terça-feira (1). Segundo o colunista Leo Dias, do jornal "O Dia", ele levou consigo nada menos do que 12 seguranças.

Ainda de acordo com a publicação, Thor foi ao hospital para fazer exames de rotina. O bilionário chegou ao local acompanhado de uma comitiva de quatro carros: três automóveis eram só para os guarda-costas. Em 2012, o jovem se envolveu em uma polêmica ao atropelar e matar um ciclista no Rio de Janeiro. Dois meses depois, em liberdade, ele teve a sua Ferrari apreendida por trafegar sem placa dianteira.

Thor foi fazer exames de rotina (Foto: Divulgação)


FELIZ ANO NOVO !



"A cada dia começa um Ano Novo para todo aquele que deseja consertar os seus erros e fazer tudo diferente. Não é fácil, pois estamos acostumados a pensar sempre da mesma forma. Cometer os mesmos erros não só faz com que o ano novo seja apenas o velho travestido de novo, como torna toda a existência sem sentido. Só podemos ser felizes quando formos capazes de dar sentido às nossas existências. A Felicidade, como já atestaram inúmeros pensadores, é saber que a nossa vida não está se passando em vão. Em nós há o poder de fazer novas todas as coisas; Cabe a cada um decidir se quer mesmo um Ano Novo ou continuar no antigo. O Ano Novo interior só começará realmente quando quisermos que ele comece."

FELIZ ANO NOVO

Dihelson Mendonça

Balança comercial brasileira tem o pior resultado anual desde 2002


BRASÍLIA, 2 Jan (Reuters) - A balança comercial brasileira registrou em 2012 o pior resultado anual desde 2002, por conta da queda das exportações que foram prejudicadas pelo recuo nos preços do minério de ferro e pela retração nos mercados consumidores, informou nesta quarta-feira o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

O superávit comercial --exportações menos importações -- recuou 34,8 por cento em 2012 ante o ano anterior, para 19,438 bilhões de dólares. As exportações recuaram no ano 5,3 por cento em 2012 para 242,580 bilhões de dólares. Esta foi a primeira queda das exportações anuais desde 2009. As importações, que somaram 223,142 bilhões de dólares, também caíram, mas menos, 1,4 por cento sobre 2011.

A expectativa é que em 2013 as exportações sejam beneficiadas pela recuperação dos Estados Unidos, crescimento maior da China e a recuperação dos preços do minério de ferro, disse a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, nesta quarta-feira. Em dezembro, o saldo ficou positivo em 2,250 bilhões de dólares, com exportações de 19,749 bilhões de dólares e importações de 17,499 bilhões de dólares.
Por Tiago Pariz - Reuters


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30