16 outubro 2013

Sessão PAZ e AMOR na Câmara Municipal do Crato - Por: Ed Alencar


A sessão da Câmara municipal do Crato nesta terça feira (15) foi, “quem te viu, quem te vê”, para quem  assistiu a esta sessão e também participou da sessão de segunda feira (14), viu uma grande diferença entre ambas. 

Diz o dito popular, “depois da tempestade vem a bonança".  E não é que veio mesmo! Uma das sessões mais tumultuada até agora em 2013, aconteceu ontem, 14 outubro.  Brigavam vereadores (verbalmente), brigavam  pessoas na platéia, sessão interrompida,  e no meio de um clima tenso de nervos a flor da pele, eis que surgiu na platéia.., um som de “flauta”, tocando no meio do povo, fazendo os vereadores  se irritarem  e esticarem o pescoço a perguntar que barulho é esse. A principio, se pensava em molecagem de algum adulto na platéia . Por fim, depois de tanto a música perturbar  a mesa diretora, o presidente Luiz Carlos, descobriu que era um menino que tocava  a bendita flauta no meio do povo. Irritado, pediu para alguém fazer o menino parar de tocá-la.  Mas poucos entenderam, que talvez, o menino da flauta queria através da música, acalmar os ânimos dos exaltados.

Foi uma sessão de “maré mansa”, como nunca se viu, e o menino da flauta não estava lá, e bem que na sessão desta terã-feira, era para estar fazendo um fundo musical. Quem imaginou o Vereador Amadeu de Freitas sendo elogiado por Fernando Brasil de nobre vereador, lhe fazendo elogios pelas emendas que apresentou para o projeto do prefeito Ronaldo!  Quem imaginou que o vereador Bebeto, iria hoje, elogiar o prefeito Ronaldo através do líder Paulo de Tarso. Quem imaginou o vereador Marquim do povão elogiando Amadeu de Freitas pelas suas emendas “Racionais”, disse ele. Quem imaginava Amadeu de Freitas tão feliz e contente, com os elogios dos vereadores da situação. Tudo por causa do projeto do prefeito Ronaldo, que aceitou as emendas apresentadas pelo vereador Amadeu, ao projeto que cria o fundo municipal, para ser utilizado no conselho municipal dos direitos da criança e adolescente, na capitação de recursos, destinados  ao financiamento de apoio, proteção e desenvolvimento. 

Tudo mudou de ontem pra cá, foi uma sessão “light” de muita paz, ao ver Marquim do povão sorridente em conversa com Bebeto na bancada, foi bandeira branca mesmo,  a imprensa não sabia o que perguntar, contagiou os presentes,  nós  da imprensa, entramos no tema e fizemos uma coletânea de perguntas sobre esse clima amistoso; Disse o presidente Luiz Carlos; “Eu sou presidente dos 19 vereadores, não estamos aqui para criar atrito ou situação inconveniente para partido A ou B, estamos aqui para compor em prol do Crato, assim como ontem o vereador Amadeu de Freitas votou a favor dos projetos do prefeito para doação de terrenos, apoiamos hoje suas emendas”. 

Disse Bebeto; “parabenizei pela aceitação das emendas do Amadeu, é um amadurecimento político que a câmara mostrou hoje, e deixou de perseguir politicamente e hoje está fazendo seu papel. A bancada do prefeito, estava mal orientada por determinada pessoa que faz parte do governo, o prefeito sempre foi mal orientado, principalmente em articulação política, muitas coisas poderia ter sido evitado, mas ele amadureceu muito”. Disse Amadeu; “É importante o entendimento”. 


Foi tanta harmonia na sessão de terça feira , que logo veio a surpresa. Anunciaram para segunda feira ( 21), a votação das contas do ex-prefeito SAMUEL ARARIPE, dependendo apenas da presença do advogado do mesmo.

Então, nessa sessão surpresa de muita paz e entendimentos, faltou o menino da “flauta”, tinha que ter música para a notícia que o povo esperava sobre a votação das contas do ex-prefeito Samuel, depois da bomba que explodiu  na cidade, causando revolta na população a música seria; “Tchan Tchan Tchan Tchan”.   ( Onde tu tava menino!? )

A pergunta agora é, se os nomes dos vereadores corruptos, não forem divulgados antes da votação, como vai ficar a Câmara Municipal do Crato?  E o povo? Tudo como dantes? Vai dar em PIZZA mesmo? Assim temos direito de pedir música, que seria “Que pais é este” E falando a onde tu tava, desde ontem que o vereador Guer, não deu as caras às sessões, um vereador no plenário lançou a campanha cadê tu, Guer?  Perguntamos ao presidente Luiz Carlos, se o mesmo tinha apresentado justificativa dessas ausências, o mesmo disse que não, e que se não apresentar justificativa será descontado. Até segunda feira, muita coisa virá à tona.

Por: Ed Alencar
Repórter/Membro do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.