26 setembro 2013

Crato - Notícias Administrativas


Projeto Biblioteca Móvel se destaca na democratização do acesso à leitura

O  ônibus com a Biblioteca Móvel pretende ampliar os caminhos para democratização do acesso à leitura no município do Crato. A Biblioteca Móvel é um micro-ônibus estruturado para oficinas literárias com o objetivo de incentivar o hábito da leitura à comunidade estudantil. Segundo Eva Tavares, contadora de histórias, o programa está atendendo escolas e comunidadesoferecendo em suas ações um convite para a leitura e reflexão. No último domingo a Biblioteca Móvel esteve no Sítio Boa Vista quando aconteceu uma ação de cidadania promovida pela prefeitura do Crato durante a seletiva dos jogos interdistritais.

O evento contou com a presença da população local, convidados, secretariado e autoridades municipais e oprefeito Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, que destacou a importância da Biblioteca Móvel em realizar ações educativas integradas com a comunidade. Na ocasião, ele adiantou que “o projeto não consiste apenas numa biblioteca e sim num espaço causador de ações”, afirmou.  A inciativa coordenada pela equipe formada por Eva Tavares, Evaneide Rocha, Fernanda Cardeal, Lucélia Luciano, Maria de Fátima Gonçalves e Zildenir Leal, ofereceu às crianças da comunidade oficinas de pinturas, dobraduras, teatro, apreciação dos livros de desenhos, recontos das historia, oficina de pintura no rosto, fantoche, além do acesso a obras literárias.

Trocaria acontece no próximo domingo na comunidade do Gesso

A comunidade do Gesso, na zona urbana do Crato recebe neste domingo, 29, mais uma edição da Trocaria, que tem início às 15 horas. A ação é coordenada pelo articulador cultural Alexandre Lucas etem como objetivo promover a troca de objetos entre os participantes. Diversos objetos podem ser trocados noevento, como roupas, vinis, cd’s, dvd’s,livros, móveis e  roupas. O uso do dinheiro não é permitido. Articulada pela Coordenadoria de Políticas Públicas para a Juventude da Prefeitura Municipal do Cratoserão oferecidos vários serviços  em parceria com as secretarias municipais como a distribuição de mudas,  de preservativos e orientações sobre doenças sexualmente transmissíveis, além de exercícios e recreação. A Secretaria de Serviços Públicos está realizando serviços de limpeza, capinação e coleta de lixo na área para a realização do evento.
   
III Seletiva do Campeonato Interdistrital de Futebol será em Dom Quintino

A coordenação do III Campeonato Interdistrital de Futebol informa que a terceira seletiva para o Distrito de Dom Quintino, no próximo sábado, 28, a partir das 13 horas. Serão seis equipes como o Dom Quintino, Bréa, Aracã, Faustino, Ipueira, Cachoeira dos Gonçalves disputando três vagas para a próxima etapa. Os jogos acontecerão no Distrito de Dom Quintino e contarão com a parceria de várias secretarias municipais, onde mais uma vez será realizada a Ação Cidadã.

Romeiros participam da 14ª Romaria ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto

Com a presença de mais de 1.500 pessoas., foi realizada no último domingo, 22, a 14° Romaria ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, localizado no distrito de Santa Fé, em Crato. A caminhada foi uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura com a Diocese do Crato. Romeiros dos estados de Alagoas, Paraíba, e Pernambuco estiveram presentes com várias caravanas. Eles foram não só para renovar a fé no Beato Zé Lourenço, como também representando vários movimentos sociais de suas regiões. 

A romaria, que já entrou para o calendário cultural e religioso do Cariri, iniciou-se às 7h30, com a acolhida aos romeiros e uma missa campal celebrada por padres da Diocese. Este ano, a Romaria teve como tema "Terra, Água, Comunhão: Bem Viver no Nosso Chão", que relembra a convivência dos agricultores familiares no semiárido brasileiro, cuja resistência se confunde com a do próprio Beato Zé Lourenço, que organizou a comunidade calcada em valores humanos e solidários. Exemplo de convivência com o semiárido, o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto é apontado como experiência exitosa em cuidado com o homem e a terra. Com suas experiências agroecológicas, a comunidade fundada pelo Beato José Lourenço é apontada como embrião do que se convencionou denominar ecovilas. No caso do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, o trabalho em regime de mutirão chegou a alimentar duas mil pessoas durante o inicio do século XX. 

Marcação de Consultas serão feitas amanhã sexta-feira, 27

A Secretaria de Saúde do município do Crato através do setor de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria avisa a toda a comunidade que a marcação dos exames em todas as unidades de saúde acontecerá amanhã, sexta-feira, dia 27 de setembro.

Secretaria de Saúde do Crato promove manhã de assistência na Cadeia Pública 

A Secretaria de Saúde do Crato por meio da Coordenação de Hanseníase e Tuberculose realiza amanha, sexta-feira, dia 27, a partir das 9 horas uma atividade de assistência em saúde na Cadeia Pública do Crato, no bairro Muriti. A atividade objetiva sensibilizar sobre a tuberculose, oferecendo informações acerca da doença, bem como realizar o exame do escarro (baciloscopia). Este exame é muito importante porque permite diagnosticar a doença. De acordo com a coordenadora de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria de Saúde do Crato,  Nágela Garcia, todo paciente com tuberculose pode ser curado, desde que siga corretamente as orientações do médico e dos demais profissionais de saúde responsáveis pelo acompanhamento. Contato - Coordenadora de Hanseníase e Tuberculose da Secretaria de Saúde do Crato  Nágela Garcia (88) 9933.2198

Fonte: PMC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.