23 setembro 2013

14ª Romaria ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto será no domingo, 22


A 14ª Romaria do caldeirão será realizada neste próximo domingo, 22, em Crato. O evento acontece por meio de uma parceria da Diocese do Crato com a Prefeitura Municipal do Crato, por meio da Secretaria Municipal de Cultura. O Caldeirão da Santa Cruz do Deserto está localizado no distrito da Ponta da Serra. A Romaria acontece a partir das 07h30.

O evento já entrou para o calendário cultural e religioso do Cariri começa com a acolhida aos Romeiros e uma Missa Campal celebrada por padres da Diocese. Este ano, a Romaria tem como tema “Terra, Água, Comunhão: Bem Viver no Nosso Chão” que relembra a convivência dos agricultores familiares no semiarido brasileiro, cuja resistência se confunde com a do próprio beato José Lourenço, que organizou a comunidade calcada em valores humanos e solidários.

Exemplo de convivência com o semiarido, o Caldeirão da Santa Cruz do Deserto é apontado como experiência exitosa em cuidado com o homem e a terra. Com suas experiências agroecológicas, a comunidade fundada pelo beato José Lourenço é apontada como embrião do que se convencionou denominar de ecovilas. No caso do Caldeirão da Santa Cruz do Deserto, o trabalho em regime de mutirão chegou a alimentar duas mil pessoas durante o início do século XX.

A organização da 14ª Romaria ao Caldeirão da Santa Cruz do Deserto informa que está estritamente proibida a comercialização de bebidas alcoólicas pelos barraqueiros e ambulantes durante a realização do evento. Informa ainda que haverá fiscalização, e aqueles que infringirem esta proibição terão seus produtos apreendidos

Elizângela Santos
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora Oficial do Blog do Crato e Portal de Notícias Chapada do Araripe



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.