23 agosto 2013

Festa de Nossa Senhora da Penha é aberta em Crato com grande carreata


Igreja Católica em Alta...


Os festejos à Nossa Senhora da Penha, padroeira do Crato, completam 245 anos. Aberta ontem em Crato, a festa vai até o dia 1º de setembro, dia da grande procissão. O evento contou com a presença do prefeito, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, que hasteou a bandeira da santa de frente à Sé Catedral, e da primeira-dama, Gil Mattos, além do vice-prefeito, Raimundo Filho, dentre outras autoridades municipais e da igreja. As  comemorações foram abertas com uma grande carreata pela cidade, com a presença de milhares de pessoas nas ruas e no percurso, e mais de 3 mil veículos, conforme estimativa da igreja.

Para oferecer maior segurança à população, a Secretaria de Segurança Pública do Crato, irá oferecer segurança através da Guarda Municipal e do Demutran, para que tudo aconteça na maior tranqüilidade. Por conta disso, informa à população as interdições no percurso das procissões, que vão até o dia 1º de setembro, dia do encerramento.

Na abertura, ontem, a carreata passou por diversas ruas da cidade, percorrendo avenidas como a Chagas Bezerra, Perimetral Dom Francisco, Padre Cícero, Teodorico Teles, ruas Monsenhor Alexandrino, Ladeira do Joquinha, São José, Padre Lemos,  Avenidas Diógenes Frazão e João Alves Rocha, Ladeira da Integração, Rua Nossa Senhora de Fátima, 21 de junho, José Carvalho, Cel. Luiz Teixeira, Rua Dr. João Pessoa, Miguel Lima Verde, terminando na Praça da Sé, por volta das 21 horas. Uma grande multidão aguardava a chegada da imagem na praça da Sé, para ocorrer a bênção das chaves, pelo Padre Edmilson Neves, pároco da Sé Catedral. 

No período de 23 de agosto a 1º de setembro, a Praça da Sé estará interditada para os festejos, a partir das 15 horas até a meia-noite, para que a Igreja e a população possam fazer suas homenagens à Nossa Senhora da Penha. Durante a celebração, o Padre Edmilson agradeceu o apoio dado pela administração para a festa, inclusive da atuação do Demutran na abertura dos festejos, com a organização da carreata. O prefeito disse, durante a abertura da Festa de Nossa Senhora da Penha, da importância de todos os cidadãos cratenses comemorem esse momento com alegria.

Dia do Folclore

A festa contou com apresentação de vários grupos folclóricos do Crato, como o Maneiro Pau, Reisado, Côco e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto, além de grupos mirins. Em seguida, foram comemorar os 80 anos de Mestre Aldenir, no Restaurante Popular do Crato, com um jantar para os brincantes, convidados, e os que fazem a cultura do Município, além de bater os parabéns do Mestre Aldenir. Ontem foi comemorado o Dia do Folclore, e como em todos os anos, o Crato vivencia esse momento com a presença dos grupos nas ruas da cidade. O cortejo, que teve a coordenação de Catulo Teles, contou com o apoio da Secretaria de Cultura do Crato.




Com informações da PMC



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.