27 julho 2013

Estudo afirma que lua cheia dificulta sono


WASHINGTON, District of Columbia, 26 Jul 2013 (AFP) - Pesquisadores suíços confirmaram nesta quinta-feira uma crença popular ao afirmar que, quando há lua cheia, é muito mais difícil para as pessoas dormir profundamente, mesmo quando ela não é vista.

Os resultados de um estudo realizado em 33 voluntários foram publicados na revista Current Biology e mostraram que as pessoas demoram mais a dormir à noite e dormem durante menor tempo quando há lua cheia. Os voluntários foram controlados em duas noites distintas e não estavam conscientes do ciclo da lua durante o período que passaram no laboratório de sono. Quando a lua estava cheia, as pessoas dormiram uma média de 19 minutos a menos e levaram cinco minutos a mais para dormir que quando havia lua nova.

"O ciclo lunar parece influenciar o sono dos humanos, inclusive quando a pessoa não 'vê' a lua e não está consciente da fase lunar", afirma Christian Cajochen, do Hospital Psiquiátrico da Universidade de Basileia. Os estudantes que participaram do estudo também afirmaram se sentirem menos descansados e mostraram níveis mais baixos de melatonina, o hormônio que regula os ciclos do sono e vigília, durante a lua cheia. "Que nós saibamos, este é o primeiro relatório da influência da lua nos parâmetros objetivos do sono", afirmou o estudo. Os pesquisadores afirmam que mais estudos poderiam determinar se a lua também tem efeitos mensuráveis no ânimo e o rendimento mental das pessoas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.