13 julho 2013

Crato - Notícias administrativas - PMC


Município se prepara para receber turistas durante a ExpoCrato 2013

Será aberta, oficialmente, no próximo domingo, a 62ª edição da Exposição Centro-Nordestina de Animais e Produtos Derivados – ExpoCrato 2013. O evento deverá reunir, de 14 a 21 de julho, cerca de 350 mil pessoas na cidade do Crato, se configurando com uma das maiores festas agropecuárias e culturais do Brasil.

Serão várias atrações nacionais e regionais durante os dias de festa na cidade. A ExpoCrato é realizada por meio do Governo do Estado, com diversas parcerias. A Prefeitura do Crato tem realizado várias ações na cidade, no intuito de recepcionar os visitantes. A administração está organizando no Parque de Exposições Pedro Felício Cavalcante um stand, visando à valorização do Crato como cidade turística, histórica e cultural, também levando informações necessárias para os visitantes, sobre as principais potencialidades locais.

Vários serviços já estão sendo executados por meio das secretarias municipais, no intuito de  possibilitar melhores condições receptivo aos turistas, com melhoria da sinalização, além da recuperação de ruas. Os serviços relacionados a fiscalizações já vêm sendo desenvolvidos. Um deles está sendo prestado por meio da Secretaria de Saúde do Crato, com o setor de Vigilância Sanitária, que tem efetivado as fiscalizações nos estabelecimentos comerciais, principalmente de bares, restaurantes, hotéis e afins, na cidade, como forma de proporcionar um período tranqüilo para toda a população. Além disso, haverá um serviço permanente no Parque para fiscalizações e orientação dos barraqueiros.

Crato é beneficiado do ‘Programa Patrulha Mecanizada’

O Município do Crato foi contemplado com o Plano Safra Semiárido 2013/2014, do Governo Federal. O Ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas, juntamente com o Governador do Ceará, Cid Gomes, estarão lançando nessa sexta-feira, 12, em Fortaleza, o programa. Na ocasião, será oficializado o lançamento do Programa Aceleração do Crescimento – PAC 2, através do projeto de lei, oriundo do Executivo. O Crato será beneficiado com equipamentos, como patrulha mecanizada. Os equipamentos a serem repassados para o Crato são um trator de esteira e uma escavadeira, que vão auxiliar na construção de pequenos açudes para incentivar a piscicultura no município, beneficiando o trabalho do pequeno e médio produtor.

Novos formandos pelo Pronatec recebem certificados em Crato

Com dezenas de cursos ofertados, foram entregues, no final da tarde de ontem, em Crato, certificados aos estudantes que concluíram as novas formações profissionais ofertadas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), do Município. O trabalho foi desenvolvido por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado. A solenidade de entrega dos certificados aconteceu na quadra Bicentenário, numa cerimônia que contou com a presença do Vice-Prefeito do Crato, Raimundo Bezerra Filho. Ele parabenizou a todos os concludentes do curso, e enfatizou que o Pronatec impõe respeito e credibilidade aos formandos, no mercado de trabalho.

Segundo a Coordenadora do PRONATEC no Estado do Ceará, Dorinha Madeira, entre os meses de fevereiro e junho, já foram ofertados mais de 300 cursos no nosso município, e a meta do programa é ofertar 1500 cursos por ano.  O Pronatec foi criado pelo Governo Federal, no ano de 2011, e tem como objetivo ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Além disso, o programa visa aumentar as oportunidades educacionais aos trabalhadores por meio de cursos de formação inicial e continuada ou qualificação profissional. Também estavam presentes no evento, a primeira-dama do município do Crato, Gil Gomes de Mattos; as secretárias de Educação, Meyre Sampaio Muniz de Camargo; Trabalho e Desenvolvimento Social, Elisangela Rodrigues Leite Moura; além de representantes do SINE/IDT e SENAC, coordenadoria de Políticas para a Juventude do Crato; CRED 18º e instrutores do SENAC.

Governo do Crato representado no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde

A secretária de Saúde do Crato Aline Alencar Franca esteve participando do XXIX Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e X Congresso Brasileiro de Saúde, Cultura de Paz e Não-Violência representando o município. Os eventos que aconteceram de 07 a 10 de julho no Centro de Convenções Ulysses Guimarães em Brasília-DF tiveram como tema: “Responsabilidade interfederativa no SUS: Desafios e agenda dos municípios”. A secretária ressaltou a relevância de sua participação no congresso para melhor buscar melhorias para a saúde pública no município do Crato.

Aline destaca entre outras coisas o anuncio do Ministério da Saúde sobre as melhorias no financiamento do Piso de Atenção Básica- PAB. “O PAB consiste em um valor mínimo de recursos financeiros destinados a investimentos de procedimentos e ações de assistência básica, de característica municipal” Explica. Esses recursos financiam: consultas médicas em especialidades básicas; atendimento odontológico básico; atendimentos básicos por outros profissionais de nível superior e nível médio;visita e atendimento ambulatorial e domiciliar do Programa de Saúde da Família (PSF); vacinação;atividades educativas a grupos da comunidade; assistência pré-natal e ao parto domiciliar;atividades de planejamento familiar entre outros. Aline Franca ainda salienta que durante o evento foram disponibilizadas oficinas, seminários, lançamentos de publicações, painéis, mesas redondas. “Tratou-se de uma ótima oportunidade de aprendizado, troca de informações com gestores de todo o país, bem como, trabalhadores da saúde, pesquisadores, dentre outros” conclui.

Prefeitura assume parcialmente manutenção da iluminação pública do Crato

A Prefeitura do Crato assume parcialmente a iluminação pública e faz Substituição das luminárias na Avenida J. P. B. de Menezes, Praça da Asa  e asfaltamento de vias no bairros Independência e Seminário. A administração realiza desde terça-feira, 09, a substituição das luminárias queimadas, quebradas e troca de reatores, ao mesmo tempo que realiza o asfaltamento das vias que fazem ligações entre estes bairros. Os trabalhos terão continuidade durante todo o mês de julho e atenderá toda a cidade. O Prefeito Municipal, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, e o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Manoel Saraiva Melo – Venâncio estiveram no último dia 3, em Fortaleza, com o diretor institucional da Coelce, Dr. Nunes, com a finalidade de tratar da iluminação pública do Município. O objetivo é poder proporcionar os serviços de manutenção de forma mais eficiente. A prefeitura mantém um contrato com a Coelce, mas o prefeito municipal tem solicitado com freqüência a melhoria dos serviços. São pagos a cada mês para manutenção incluindo a troca de lâmpadas, dentre outros serviços, R$ 28 mil.

Pronatec realiza entrega de certificados para participantes de cursos nesta quinta-feira, dia 11

Será realizada no próximo dia 11, às 16 horas, na quadra Bicentenário, a solenidade de entrega de certificados dos concludentes dos cursos do Pronatec. O projeto é uma parceria do Governo Municipal do Crato, através da Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (SMTDS), em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial-SENAC e a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRED). A coordenação convida todos os alunos que participaram dos cursos ofertados pelo SENAC, vinculado ao Pronatec, para participar da solenidade e receber a certificação do curso. As aulas foram iniciadas em fevereiro de 2013 e concluídas neste mês de junho. Foram ofertados cursos de Padeiro Confeiteiro, Costureiro, Operador de Computador, Cuidador Infantil, Cuidador de Idoso, Promotor de Vendas, Maquiador, Depilador e Manicure e Pedicure.

NOTA – Solicitação de Alvará

A Prefeitura Municipal do Crato, através do Setor de Tributos, vem informar aos contribuintes, que a partir do dia 23 de julho de 2013, os documentos necessários para a solicitação do Alvará de Construção serão:

- 03 PLANTAS;
- CÓPIA DA ESCRITURA;
- CÓPIA DO BOLETO CREA;
- ART;
- CERTIDÃO NEGATIVA DE DEBITOS MUNICIPAIS (CND);
- PROJETO;
- CRONOGRAMA FÍSICO E FINANCEIRO.

Secretaria de Cultura do Crato lança ‘Quermesse Cultural’, a partir desta sexta-feira

Dando início à programação das férias, a Secretaria de Cultura do Crato lança nesta sexta-feira (12/06), o projeto Quermesse Cultural, que acontecerá na RFFSA, a partir das 17h. O objetivo é criar um espaço em que arte, negócios e diversidade cultural caminhem juntos para possibilitar a ampliação de oportunidades de fruição de bens culturais pela população. Mas a Quermesse Cultural não para por aqui. Ela será estendida a todos os bairros e distritos da cidade de forma continuada democratizando o acesso à cultura e promovendo a interação entre diferentes localidades do município.

“A Quermesse é uma oportunidade de levarmos as ações da secretaria de Cultura até os bairros mais distantes e, a cima de tudo, darmos visibilidade à arte e cultura realizada em nosso município”, explica a coordenadora do Núcleo de Gastronomia, Soraya Pyancó, e responsável pela produção da Quermesse. Segundo a Secretária de Cultura, Dane de Jade, essa ação faz parte de um plano de programa muito maior. “Acreditamos que ações como essa são essenciais para o desenvolvimento territorial de nosso município. Há em todo o município, uma profusão de artesãos e mestres da cultura que produzem artefatos extremamente originais. Entretanto, com a descaracterização da cultura local, percebemos uma apatia entre esses produtores que passam a não mais imprimir em suas confecções, traços e características que delineiam a nossa cultura.  A criação de um espaço que sirva de vitrine para seus produtos e criações  é uma forma de valorizar a cultura e diversidade da região, atuando como catalisador dos pilares que estruturam nossos valores”, explica a secretária. Extraordinariamente, a quermesse terá seu início nesta sexta-feira, entretanto, ela ocorrerá na ultima quinta-feira de cada mês.

QUERMESSE CULTURAL

Data: Sexta-feira - 12 de Junho
Local: RFFSA
Horário de início - 17h/Término - 22h

PROGRAMAÇÃO:

- Tenda mística com várias linguagens como: massagens, haike, tarô, búzios;
- 20 barracas distribuídas para gastronomia regional, artesanato local, mudas nativas, artes plásticas;
- 01 tenda com 01 radiola e diversos discos de vinil à disposição do público;
- Amplificadora intercalando músicas e entrevistas ao vivo
-01 tenda literária infantil com contações de histórias;
- Lançamento  do CD de Naninha do Coco
- Forró pé de serra com o Trio Pé de Ouro

Fonte: PMC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.