23 julho 2013

Biblioteca pública do Crato atuará com empréstimos de acervo para cadastrados


Em funcionamento desde 1940, a Biblioteca Pública Municipal do Crato encontra-se em processo de modernização com a implantação da catalogação de seus livros no software livre BibLivre. Atualmente, o acervo conta com cerca de treze mil exemplares, entre Literatura geral, Literatura Infantil, livros técnicos, Cordéis, HQs, DVDs, livros em Braille, entre outros. As publicações estarão disponíveis a partir do dia 10 de julho de 2013, e os usuários precisarão preencher um cadastro para ter direito aos empréstimos, além de apresentar documentação solicitada. Cada usuário poderá retirar dois títulos por vez e os volumes poderão ficar nas mãos dos leitores, no máximo, por 15 dias.

Hoje, cerca de 100 pessoas passam, semanalmente, pela Biblioteca Pública Municipal do Crato. Com a atividade de empréstimo do acervo, esse número deve aumentar, mas ainda não há uma expectativa. “Esperamos que haja uma procura maior à biblioteca. É desejo da população do Crato que haja o empréstimo dos livros é uma reivindicação antiga. Só podemos atender agora devido o processo de modernização estar em pleno andamento. O usuário se sente contemplado ao poder levar para a sua casa um livro, e lê-lo da forma que lhe convier: deitado numa rede, debaixo de uma árvore ou antes de dormir. Esperamos que mais pessoas nos procurem para podermos ampliar esse nosso trabalho.”, diz o gerente de célula de Bibliotecas e Ações Literárias, da Secretaria da Cultura do Crato Cícero Gomes. O acervo foi adquirido graças a doações do público geral, incentivo da Secretaria de Cultura e repasses da Biblioteca Nacional.

SERVIÇO: Para realizar o cadastro é necessário:

·                                 02 (duas) fotos 3x4
·                                 Cópia de RG
·                                 Se for menor de idade, cópia de RG do responsável
·                                 Cópia de Comprovante de residência
·                                 Preenchimento de ficha cadastral
·                                 Taxa anual de R$3,00

Cada usuário pode alugar até dois exemplares por até 15 dias corridos. A multa, por atraso, é de R$0,50 (cinquenta centavos) por cada dia e por cada livro em questão. Os valores acumulados em taxas serão revertidos em benfeitoras para a própria Biblioteca Pública Municipal do Crato, como aquisição de novos livros, manutenção de acervo, etc.

Fonte: PMC
Foto: Dihelson Mendonça


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.