05 junho 2013

Em Assaré: pequenos agricultores sobrevivem investindo em irrigação

   Foi divulgado no programa Globo Rural,  que no município de Assaré, no sul do Ceará, agricultores trabalham na colheita da safra de feijão, fruto de irrigação por aspersão. O agricultor Adauberto de Santana tem uma propriedade de 1,5 hectare, baquele município, e, como praticamente não choveu na região na época esperada, no começo de abril, o agricultor resolveu investir no sistema de irrigação por aspersão.


Uma das culturas plantadas na propriedade é o feijão de uma variedade precoce conhecida por feijão patativa. Menos de dois meses depois, a lavoura já está na floração e deve ser colhida até o fim de junho.O perímetro irrigado fica no meio da caatinga, onde dezenas de outros agricultores familiares encontraram formas de viver melhor no semiárido.

De acordo com empresas ligadas à área, o município de Assaré tem uma das maiores áreas desse tipo de agricultura no Cariri. São mil hectares, com 90% ocupados com feijão e o restante com milho e macaxeira.  Já a lavoura do agricultor João Alves de Santana foi plantada em janeiro. Bastaram três horas diárias de irrigação para o agricultor chegar à colheita. São mais de mil quilos do grão por hectare, uma quantidade 30% maior do que no plantio convencional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.