12 maio 2013

Para você Refletir - Por Maria Otilia

As escolas da rede municipal do Crato recebem novos gestores. A EEF Dom Quintino vem desejar boas vindas a estes gestores, bem como  expressar o desejo de efetivar novos parceiros.  Para fortalecer esta parceria, postamos um texto que fala  da importância do trabalho em equipe.Onde ninguém é mais importante que o outro. Principalmente quando se trata  do ambiente escolar. Faça uma boa leitura.


O VÔO DOS GANSOS

No outono os gansos voam rumo ao sul, nos dando um exemplo impar de que o trabalho em equipe pode ser prazeroso e gratificante, quando todos os componentes do grupo, comprometidos com o sucesso, buscam um só objetivo. Durante a viagem quando se veem em bando, os gansos formam no céu um grande “V”, sabe-se que quando cada um bate as asas move o ar para cima ajudando a sustentar a ave imediatamente atrás. A resistência do ar diminui para cada ganso à medida que este fica mais longe do cume, em geral o bando se beneficia de 71% a mais de força de voo do que uma ave a voar sozinha. Sempre que uma ave sai do bando sente subitamente o esforço e resistência que necessitará ter se decidir voar sozinha, rapidamente entra novamente na formação.

Quando o ganso líder se cansa, muda de posição dentro da formação, então, outro ganso do grupo assume a liderança. Assim todos ajudam a garantir a sustentabilidade do voo até seu destino. Todos tem seu papel definido, ficando para os gansos de trás a tarefa de grasnarem (gritar), encorajando os líderes a manter a velocidade. Quando um ganso fica ferido, ou doente e necessita sair da formação, outros membros o acompanham para ajuda-lo e protegê-lo. Quando o problema está resolvido, reiniciam a jornada até alcançar o grupo ou integram-se a outra formação.

A sabedoria dos animais tem muito a nos ensinar. Cabe a cada um de nós tirarmos desses ensinamentos o conteúdo necessário para aprimorar, cada vez mais, os resultados das nossas ações.

Autor desconhecido.
( Postado por Maria Otília )
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.