09 abril 2013

Estudo de Impacto Ambiental do Projeto Encosta do Seminário será apresentado em audiência pública nesta quarta-feira, no Crato



A apresentação será realizada com a presença de técnicos do Governo do Estado, na sede da CDL, às 14 horas


Será apresentado nesta quarta-feira, dia 10/04, durante audiência pública, na cidade do Crato, o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA), do projeto da Encosta do Seminário. O evento contará com a presença de técnicos do Governo do Estado, por meio da Secretaria das Cidades, Superintendência de Meio Ambiente (Semace) e da empresa Guimarães Arquitetura e Urbanismo - GAU. A audiência contará com a presença do prefeito do Crato, Ronaldo Sampaio Gomes de Mattos, e acontecerá às 14 horas, na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

O projeto vem sendo desenvolvido há alguns anos na cidade e conta com a parceria da Prefeitura do Crato, com o trabalho de acompanhamento das famílias e desapropriação das áreas de risco, inseridas na área da encosta, além do acompanhamento técnico da Secretaria de Infraestrutura. A meta é promover a urbanização e recuperação ambiental de uma das áreas mais altas da cidade. Há mais de quatro anos orçado em cerca de R$ 10 milhões, agora deverá custar em torno de R$ 20 milhões, com as diversas adequações que já foram realizadas desde que foi iniciado o planejamento e desenvolvimento de todos os aspectos que envolvem a recuperação da encosta.

O Bairro Seminário

Localizado na colina entre o Rio Grangeiro e o Rio Batateira, o bairro do Seminário, no município do Crato, surge a partir da fundação do Seminário São José, em 1875. Devido a sua localização privilegiada, atraiu um grande número de pessoas, que lá têm se fixado desde então. Este processo de ocupação intensificou-se ainda mais nos últimos 40 anos, o que, aliado à falta de infraestrutura de drenagem e de esgotamento sanitário, ocasionou uma intensa degradação ambiental do lugar. O resultado disso é o aparecimento de grandes buracos causados pela erosão do solo, que tem provocado o desabamento de casas e a destruição da mata nativa.

O projeto de RECUPERAÇÃO AMBIENTAL E URBANIZAÇÃO NO BAIRRO SEMINÁRIO, do Projeto Cidades do Ceará – Cariri Central, tem a proposta de proporcionar a melhoria das condições ambientais e da qualidade de vida da população local e visitante do Crato, recuperando as áreas de ravinamento e voçorocas (ou simplesmente “vulcões”, como são popularmente conhecidos os fenômenos de erosão citados), promovendo a urbanização da área da encosta do Seminário, de forma a viabilizar uma série de acontecimentos urbanos, inclusive o fortalecimento da atividade turística.

Saiba mais: 
LOCAL: Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL/CRATO
Rua Teobisto Abath, 481, Centro/Crato
DATA: 10 de Abril de 2013
HORÁRIO: 14h
PARTICIPAÇÃO: SEMACE | GAU - GUIMARÃES ARQUITETURA E URBANISMO | SECRETARIA DAS CIDADES

PMC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.