26 fevereiro 2013

Políticos do Crato - Por Miguel Martins


NE - Faltou essa, que ainda não havia sido publicada por aqui:

O deputado Ely Aguiar (PSDC), disse, ontem, na Assembleia Legislativa, que estava preocupado com a falta de investimentos no Crato e reclamou de críticas feitas contra parlamentares da bancada caririense naquela região. Ele afirmou ainda que fica preocupado com a dificuldade que se tem para levar qualquer empreendimento ou benefício para a cidade, afirmando que aquele Município precisa de mais atenção, e que isso é causado, muitas das vezes, por grupos políticos que não tem interesse no desenvolvimento local.
 
De acordo com ele, existe “uma meia dúzia de pessimistas” que atrapalha o Crato, fazendo com que aquela localidade perca espaço para o vizinho, Juazeiro do Norte. “Eu fico triste quando vejo jornais criticando os parlamentares que são daquela região do Cariri. Eles disseram essa semana que nenhum deputado tem compromisso com aquela região e eu vejo aqui uma luta titânica do deputado Sineval Roque, que nunca deixou de defender aquela região. O deputado Wellington Landim, que pede a transposição do São Francisco, a deputada Ana Paula, todos se preocupam com aquela região”, lembrou o parlamentar.
 
Ely Aguiar lembrou ainda que em determinada ocasião, o governador Cid Gomes (PSB), chamou de “espírito de porco” alguns setores da sociedade caririense, pois segundo informou, o gestor queria construir um parque de exposição agropecuária no lugar do atual parque, com um investimento de R$ 22 milhões, o que geraria centenas de empregos somente em sua instalação. Na ocasião, o Governo pretendia fazer a instalação do Centro de Multi-eventos, mas alguns setores políticos criticaram a ação, que segundo eles, iriam beneficiar o Município de Juazeiro do Norte.
 
A meia dúzia de “espírito de porco” a que Cid Gomes se referia, eram políticos oposicionistas ao Governo, que segundo informações, achavam que o empreendimento iria prestigiar somente grupos ligados ao Governo. “O governador disse que queria levar o parque para o Crato e no lugar do parque atual ele assegurou um investimento de R$12 milhões para criar ali a cidade universitária e o curso de educação física e o Crato disse, ou determinado setores de opinião pública, disseram não”, apontou o parlamentar.
 
Outra colocação feita por ele foi a tentativa de embargo de um projeto para incrementar o turismo religioso do Crato. Conforme informou, a ideia era acelerar o crescimento do Cariri e o Sul do Estado, e por isso foi elaborado um projeto, com recursos para obras que alavancarão o turismo, seja ele religioso ou de lazer. “O projeto começou a ser executado e quando apresentamos o projeto, no Crato, foi só perseguição.
 
Depois veio a noticia que a obra estava embargada, pelo juiz do Crato, colocando que o Município não tem vocação para turismo religioso. Aí o caso veio para no Tribunal de Justiça e os desembargadores entenderam a importância dessa obra para alavancar o turismo religioso, gerando centenas de emprego em uma região que não recebe indústrias”, comentou, lembrando ele que um promotor de Justiça já esteve no local, para tentar embargar as obras.
Segundo o deputado, a bancada caririense tem identificação forte com a região, diferente, conforme defendeu, do que é dito pela imprensa local. Alguns parlamentares que têm origem eleitoral no Cariri também comentaram o pronunciamento de Ely Aguiar, em defesa do Crato e de outros municípios.
 
De acordo com a deputada Ana Paula (PRB), a luta para levar melhorias para o Cariri é justa. De acordo com ela, os municípios só alcançarão um desenvolvimento ideal, caso tenham a participação dos parlamentares na Assembleia. O deputado Wellington Landim (PSB), disse que nunca se fez tanto pelo Cariri como nos últimos anos, e lembrou que o lote cinco para a Transposição das águas do Rio São Francisco já estariam se iniciando, além do Cinturão das Águas.
 
“Engraçado como uma parcela da imprensa do Cariri tem um rança muito grande com a classe política, mas de uma forma geral eu me sinto confortável, porque vivo defendendo aqui os dois maiores projetos do Governo Federal para a região. O que há por parte das pessoas é desconhecimento e às vezes, falta de boa vontade”, reclamou Landim.
 
De acordo com Sineval Roque (PSB), a “politicagem” tem atrapalhado os trabalhos realizados no Município do Crato. Ele se disse favorável à criação do Centro de Multiuso em Juazeiro do Norte, mas disse que esta obra não deveria atrapalhar a população do Crato, inclusive, segundo afirmou, querendo retirar a unidade da Semace da cidade e passando para o vizinho. “Tudo bem que o Centro de Multiuso é importante, mas não temos que atrapalhar o que já está dando certo e é isso que quero trazer para cá. Há diversos tipos de ‘porcos’ atrapalhando a qualidade de vida do Crato. A gente vai continuar lutando por tudo o que é bom para o Crato”, frisou o pessebista.

Fonte: DN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Visite a página oficial do Blog do Crato - www.blogdocrato.com - Há 10 Anos, o Crato na Internet.