xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/12/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 dezembro 2012

O Crato em Fotos - 27 de Dezembro de 2012


Bom dia, Crato!

Hoje, dia 27 de Dezembro de 2012, quinta-feira. Faltam 4 dias para o Ano Novo, e com ele, a esperança de dias melhores para nossa cidade e para o mundo. Lembrando que dia 01 é o dia da posse do prefeito eleito, Ronaldo Gomes de Mattos, que é aguardado no Crato como uma espécie de "Salvação da lavoura". A expectativa em torno do trabalho do novo prefeito é muito grande e ele não pode decepcionar. Eleito com uma maioria esmagadora, Ronaldo promete investir prioritariamente na Saúde, que atualmente, apresenta uma grande deficiência no município, com uma secretaria que beira a falência. Não quero apontar aqui culpados, mas basta dizer que há quase um mês, faltam remédios na Farmácia Popular do Crato. Remédios essenciais a muitos pacientes, e a desculpa geral para isso é que estamos no "Governo da Transição".  Daí eu pergunto: Será que em TODAS as cidades onde há uma transição no Brasil, faltaram remédios na Farmácia Popular, e ademais, quantas cidades onde há um governo de transição, não fez o seu Natal, não decorou as suas ruas, nem sequer com uma "Bolinha de Natal" ? É um caso a se pensar. Mas, como dizem os mais otimistas com o novo governo, faltam poucos dias para a "libertação". Essas pessoas também nem fazem idéia do quão difícil é ser o gestor de uma cidade. Acham que um prefeito apenas e alguns vereadores conseguem fazer milagres da noite para o dia. É bom que esses otimistas demasiados comecem a baixar a bola e cair na realidade. Uma boa administração não se faz com milagres, mas com trabalho e responsabilidade. Não vai ser "da noite para o dia" que se vai reverter os graves problemas que o Crato atravessa, basta dizer que há mais de 50 anos está aí o problema da Rua da Vala sem solução. Há mais de 50 anos, o problema do vulcão do Seminário. Há mais de 50 anos o problema do Canal do Rio Grangeiro. Há mais de 20 anos os eternos problemas de asfalto do Crato.  E assim, meus amigos, são décadas de problemas que podem encontrar uma solução, desde que haja uma união, um entendimento em favor do Crato para a solução destes. As pessoas não devem esperar por milagres. Devem esperar trabalho e responsabilidade. E a população PRECISA ajudar o novo prefeito e os vereadores a cumprirem seu papel, indicando soluções, criticando onde precisa ser criticado e e elogiando o que estiver correto.

O CRATO EM FOTOS:


Acima: Cidade nua, sem árvores. Cidade sem sombras de calor insuportável. Assim é o Crato, cidade que precisa de um projeto de arborização. na foto acima: Colégio Sta. Teresa de Jesus.


Acima: Rua Loyola Alencar, na Vila Bacurau


Acima: O nosso abraço para um brilhante médico que tem atuado aqui no Cariri, o Dr.  Dr. Davi Carneiro de Brito, especialista na prevenção de câncer de Próstata, problemas urinários em geral,  disfunção erétil, ejaculação precoce e cálculo renal. Atende no Hospital São Miguel e também na clínica Dr. Marcelo Pierre. Um competente médico, que com certeza, ainda vai ser muito comentado no Crato e no Cariri. Dr. Davi, receba o nosso abraço.


Acima: Rua Bárbara de Alencar, no inicio da noite de ontem


Acime a abaixo: A R. Bárbara de Alencar à tarde.


Bom Dia!

Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com



Novo secretáriado em Barbalha


Mesmo não anunciando o seu secretariado, alguns nomes ganharam e outros perderam força perante a administração, do prefeito José Leite.

Um dos nomes que saíram mais fortalecidos é do ex secretario de cultura Dorivan Amaro (PT), primeiro suplente de vereador de sua coligação. Isto porque além de sua expressiva votação, foi um dos mais engajados na campanha do prefeito reeleito. O caminho natural para o ex secretario é ser reconduzido para a secretaria de cultura ou mesmo ocupar a cadeira de vereador, deixada por algum eleito ao ocupar uma secretaria.

Já em situação bem diferente, a atual secretária de saúde, Jaqueline Sampaio, não deve permanecer no cargo. Nos bastidores é dado como certa sua saída e o nome mais cotado para assumir a pasta é da Heloísa, filha da vice- prefeita e do ex-prefeito João Hilário.

Fonte: www.olagoense.com.br


Alguns Comentários dos Leitores


Prezado Dihelson Mendonça,

Parabéns pelo seu brilhante trabalho engrandecendo cada vez mais o Crato e a região do Cariri. Para toda equipe do Blog do Crato e Rádio Educadora do Cariri, um Feliz Ano Novo; São os votos de José Leite de Souza, um Juazeirense que há 52 anos reside na cidade de Ilhéus - Bahia, mas não esquece a sua região.  (Segue em anexo duas fotos do nosso Cratinho antigo).




Assunto: Saudades
"vi o blog e gostei muito, espero que continue assim. Saudades do meu Crato."

Francivaldo P. Bezerra

Ubirany Izidório Cruz
Fortaleza

Assunto: Saudades

"A saudade nos acompanha sempre que nos distanciamos de alguma coisa ou lugar que amamos, o Crato , e a cidade que vivi a melhor fase ,das ilusões .SAUDADES"

Comentários enviados por e-mail e pelo formulário de comentários.

www.blogdocrato.com
Há 8 Anos, o Crato na Internet

Réveillon de Fortaleza – Assembleia Legislativa aprova extra de R$ 2,5 milhões


A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade, em sessão extraordinária realizada na manhã desta quarta-feira, linha de crédito de no valor de R$ 2,5 milhões para que o Governo do Estado realize o Réveillon de Fortaleza. Segundo o líder do governo na Casa, Sérgio Aguiar (PSB), o valor será destinado principalmente ao pagamento das 17 atrações que foram contratadas para o show. A queima de fogos será custeada por três empresas privadas.

A mensagem foi aprovada por unanimidade. Até o oposicionista Heitor Férrer (PDT) se posicionou favoravelmente e disse que o governador Cid Gomes (PSB) acertou a tomar para o Estado a responsabilidade de realizar evento. Isso porque, na avaliação de Heitor, a festa já pertence “à cidade de Fortaleza”.

A festa de Réveillon vem sendo realizada pela Prefeitura nos últimos anos. Este ano, porém, a prefeita Luizianne Lins (PT) decidiu não bancar a realização do evento, alegando não se sentir “legitimada” para isso, já que sua gestão se encerra no dia 31 de dezembro – dia da festa.
 
POVO Online

Homem ateia fogo no corpo da amante e acaba morto durante incêndio


Um homem ateou fogo no corpo da amante e acabou morto durante um incêndio que atingiu a residência onde estavam os dois. O caso ocorreu durante a noite de Natal, na última terça-feira (25), no município de Viçosa do Ceará , a 365 km de Fortaleza.

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), José Raimundo Neto de Sousa, vulgo “Pé de Porco”, de 56 anos, assassinou a amante, Ana Lívia Gomes da Silva, de 23 anos, com três golpes de faca que atingiram o tórax, o pescoço e as costas da vítima.

Após o crime, José Raimundo ateou fogo no corpo da mulher, mas causou um incêndio na residência. Ele foi atingido pelo fogo e ainda chegou a ser socorrido ao hospital local, mas não resistiu às queimaduras.

Lindomar Rodrigues


Trinta pessoas são assassinadas no Interior durante o feriado


NE - Melhor não ter feriado, hein ?E vem mais por aí...


Trinta pessoas foram vítimas de crime de homicídio durante o feriado de Natal, que corresponde ao período de 0h da última sexta-feira (21) até a manhã desta quarta-feira (26). Já nas últimas 24 horas, foram registrados dez homicídios, com dois casos à faca, e o restante praticado com arma de fogo.

Segundo informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), os crimes das últimas 24 horas foram registrados nos municípios de Icapuí, Ipaumirim, Jaguaruana, Juazeiro do Norte, Viçosa do Ceará, Crateús, Saboeiro, Catarina e dois em Jaguaribe. Durante o feriado, foram 39 armas apreendidas. Já nas últimas 24 horas, foram registradas 44 prisões e 10 armas apreendidas.

Via Lindomar Rodrigues


BNB inaugura agência em Barbalha nesta quinta-feira (27)


Esta marcada para esta quinta-feira (27), a inauguração da agência do Banco do Nordeste em Barbalha. A agência localiza-se no centro da cidade à Rua dos Cariris. Ainda este mês, outras duas cidades terão agências do BNB inauguradas - Acopiara e Pacajus. Em Barbalha, a solenidade de inauguração contará com a presença do presidente da Instituição, Ary Joel Lanzarin, diretores da instituição financeira e autoridades locais. Com essas inaugurações, o Banco do Nordeste atingirá 32 agências no Estado do Ceará. As novas unidades fazem parte da estratégia de expansão da rede do Banco do Nordeste, iniciada neste semestre.
 
O planejamento prevê a inauguração, em toda a área de atuação do Banco, de 108 Agências até o final do próximo ano. Todas as novas unidades vão funcionar com quantidade mínima de papel. Para isso, toda documentação utilizada pela agência, será digitalizada e transferida para um arquivo central. Além da economia de papel, esta tecnologia gera a redução da necessidade de espaço físico, simplifica a armazenagem de dados, traz agilidade e mobilidade e diminui custos do processo.
 
Fonte: Radio Cetama


Médicos e laboratórios serão obrigados a repassar dados de pacientes com HIV ao Ministério da Saúde


Estima-se que aprocimadamente 150 mil pessoas não saibam que têm o vírus da Aids no Brasil Atualmente, a aids está incluída na lista de 40 doenças com notificação obrigatória no ministério, mas o vírus HIV não estava.
 
Médicos e laboratórios que fizerem exames de detecção do vírus HIV serão obrigados a repassar os dados do paciente, em caso de resultado positivo, ao Ministério da Saúde. Atualmente, a aids está incluída na lista de 40 doenças com notificação obrigatória no ministério, mas o vírus HIV não estava. A portaria que atualiza a lista de notificações compulsórias deverá ser publicada em janeiro de 2013 pela Secretaria de Vigilância em Saúde. No caso do HIV, o objetivo é conhecer precocemente o status sorológico do paciente e, se for o caso, iniciar o tratamento mais rapidamente. Embora o Brasil tenha hoje 217 mil pessoas em tratamento antirretroviral, segundo o Ministério da Saúde, a estimativa é que outras 150 mil não saibam que têm o vírus da aids. Ainda de acordo com o ministério, a recomendação de notificação do HIV havia sido discutida e acatada pelo governo brasileiro em novembro durante uma reunião da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), no Panamá. O encontro teve a participação de representantes de 30 países da América Latina e do Caribe.

“Essa medida traz dois benefícios: um individual e um coletivo. A pessoa que toma remédio mais cedo não vai desenvolver a aids. O outro ponto positivo é que quando o paciente começa a tomar o medicamento, a carga viral é diminuída até que fique indetectável. Assim, você quebra a cadeia de transmissão da doença”, explica o coordenador da Secretaria de Vigilância Epidemiológica do ministério, Gerson Fernando Mendes.

Fonte: O Povo ( Agência Brasil ).


Cultura do Álcool - Por: Rachel Sheherazade


A culpa das piores tragédias no trânsito brasileiro é do motorista bêbado.

Então, porque, apesar das leis, das campanhas institucionais, das mortes e das mutilações, as pessoas insistem em dirigir embriagadas? A culpa é da “Cultura do Álcool”, onde beber é moda, beber me torna atraente, beber me deixa desinibido, beber me livra da depressão, beber me dá prazer... Do exemplo em casa ao apelo publicitário, tudo nos leva ao abuso do álcool - droga lícita vendida sem ressalva como se fosse água.

Outra culpada é a "Cultura do Eu”, que desrespeita o outro, a coletividade, que atropela as leis, o Direito, a razão.

Aos sãos que restam, um apelo: não sejam coniventes. Com a nova Lei Seca, cada cidadão pode ser um fiscal. Denunciem. Testemunhem e ajudem a mudar uma outra cultura nociva no Brasil: a da impunidade.

Rachel Sheherazade


Prefeito do Rio de Janeiro chama médico que faltou a plantão de 'delinquente'


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, classificou de "delinquente" o neurologista Adão Orlando Crespo Gonçalves que não compareceu ao plantão do Hospital Municipal Salgado Filho na noite do dia 24 de dezembro e fez com que uma criança de dez anos aguardasse oito horas por uma cirurgia. Segundo Paes, a determinação é de que o profissional seja demitido. A menina Adriele dos Santos Vieira havia sido baleada na cabeça durante as comemorações de Natal.

"É um irresponsável. Não dá para a pessoa estar escalada para o plantão e simplesmente não aparecer. Acho até que ele tinha de responder criminalmente", disse Paes. Questionado se não houve erro de planejamento do hospital, que deveria ter escalado pelo menos dois médicos para o plantão, Paes afirmou que se trata de uma argumentação para proteger o médico. "Aí a corporação vem à frente. O sindicato dos médicos já começa com suas teses corporativistas para proteger esse delinquente, porque é um delinquente esse profissional que faltou", completou.

Segundo ele, a situação dos hospitais da cidade do Rio "não é excepcional, mas boa". Ele anunciou a implantação do ponto biométrico em todos os hospitais e centros de saúde do Rio para aumentar a fiscalização do cumprimento da jornada de trabalho por parte dos profissionais públicos de saúde. Os hospitais terão seis meses para se adaptar.

"Já divulgamos a escala dos médicos dos hospitais da prefeitura. Agora teremos o ponto biométrico para acabar com essa maluquice", afirmou.


Folhapress

Número de mortes em rodovias federais aumenta 38% no feriado do Natal


A Polícia Rodoviária Federal registrou, no feriado prolongado do Natal, aumento de 38% no número de mortes em rodovias federais. Entre os dias 21 e 25 de dezembro, foram 222 mortes, sendo que ultrapassagens mal-sucedidas foram o motivo de pelo menos 30% dos acidentes fatais que ocorreram durante o período.

Em 2011, o número de mortes chegou a 161 no mesmo período. Nesse Natal, ocorreram sete acidentes considerados de grande proporção - com quatro mortes ou mais - que resultaram em 36 mortes. Desses acidentes, seis foram causados por colisão frontal. No ano passado, foram três os acidentes de grande proporção, com 13 mortes no total.

O número de acidentes no feriado deste ano foi 3.027 e o de feridos foi 1.942, enquanto em 2011 ocorreram 3.296 acidentes, com 3.296 feridos. No período natalino, 25.082 pessoas passaram pelo teste do bafômetro, das quais 855 foram reprovados e pagarão multa de R$ 1.915,40, de acordo com as novas regras da Lei Seca. Dos reprovados pelo bafômetro, 393 foram presos em flagrante por crime de trânsito.

Agência Brasil
 

Alguns Comentários dos leitores


Nota do Editor - Os comentários a seguir, nos chegaram através de e-mail, e não pelo sistema de comentários do Blog, mas passamos a publicá-los pela relevância dos mesmos.

Assunto: POVOAMENTO DO CRATO

"Notável o trabalho sobre o povoamento do Crato. Li bastante historiadores do Ceará,a exemplo do Gen. Raimundo Teles Pinheiro e Raymundo Girão e digo-lhes que o trabalho está enriquecido com detalhes e pormenores que eu desconhecia. Parabéns (bem merecidos) à aplicada equipe que o elaborou. Cordialmente, Lúcio Teles, de João Pessoa-PB."

Lúcio teles
Cidade: João Pessoa-PB

Assunto: Farra com dinheiro público
"Acquario Ceará, orçado em 250 milhões de reais, o projeto traz a promessa de ser o terceiro maior aquário do mundo.

Nos Princípios Fundamentais da Administração Pública, constante no Código de Direito Administrativo, encontramos um dos princípios basilares que é assim intitulado "Princípio da Indisponibilidade do Interesse Público", o que isso vem a ser? Vejamos, dele deriva todas as restrições especiais impostas à atividade administrativa. Tais restrições decorrem, exatamente, do fato de não ser a Administração Pública "dona" da coisa pública, e sim mera gestora de bens e interesses alheios (públicos, isto é, do povo). Quem não é proprietário de algo não dispõe desse algo, esse algo é, para ele, indisponível, vale dizer, não pertencem à Administração, tampouco a seus agentes públicos. A esses cabe apenas a sua gestão, em prol da coletividade, verdadeira titular dos direitos e interesses públicos, segundo este princípio, o administrador, no caso o nosso governador, não pode agir pretendendo impor o seu conceito pessoal de interesse publico, diga-se de passagem megalomaníaco, sob pena de inquinar atos de desvio de finalidade. Agora cabe uma pergunta, será que o povo cearense, necessita e apoia esse gasto exorbitante e supérfluo? Será que o nosso gestor chegou a cogitar essa hipótese?"

Rubens Oliveira
Cidade: Crato

Assunto: Fotos do Crato

"Quero dizer que é muito bom ver as fotos do Crato e gostaria que fosse uma coisa continua para que assim todos os cratenses possam matar a saudade dessa terra que tanto amamos."

Leonardo Rodrigues
Cidade: Fortaleza


Além de perder o 6º posto na economia mundial... Renda per capita dos brasileiros cai com "pibinho" de 2012

(Postado por Armando Rafael)
-- Transcrito do jornal "Folha de S.Paulo", 26-12-2012 --

ÉRICA FRAGA
DE SÃO PAULO



A renda dos brasileiros medida em dólares deverá sofrer o maior recuo em uma década em 2012 provocada pela expansão fraca do PIB (Produto Interno Bruto) e pela desvalorização do real. O cenário de longo prazo do PIB per capita também mostra uma piora relativa a outros países porque as expectativas de expansão da economia caíram.

Dados compilados pela consultoria Consensus Forecast mostram que as projeções médias para o crescimento do PIB brasileiro no longo prazo recuaram de 4,5% para 3,9%, entre abril de 2010 e outubro deste ano. A maior parte dos países teve revisões para baixo. Houve reduções grandes para China, zona do euro e Japão. Mas, de forma geral, as quedas nas revisões foram menos significativas que a brasileira. Há também casos, como México e Alemanha, para os quais o cenário econômico melhorou um pouco.

Como resultado dessas e de outras tendências, o Brasil deve recuar, entre 2012 e 2022, do 38º para o 39º lugar (entre 52 países) no ranking de renda per capita elaborado pela Consensus Forecast (que coleta projeções de bancos e consultorias estrangeiros e nacionais). Além da crise externa, "no Brasil há uma questão mais séria que é a incerteza regulatória. Isso tem afetado as decisões de investimento", afirma o economista Marcelo Moura, do Insper.

QUEDA EM 2012

A contração dos investimentos é a principal causa do desempenho fraco da economia brasileira neste ano. Economistas estimam que o PIB crescerá entre 0,8% e 1,2% em 2012 como um todo. Como essa expansão da economia teve ritmo próximo ao do crescimento da população, a renda per capita ficará estagnada em reais. Mas recuará em dólares, já que a moeda brasileira se desvalorizou nesse período.

Segundo cálculos feitos pela consultoria EIU (Economist Intelligence Unit) a pedido da Folha, o PIB per capita em dólares deverá sofrer uma contração de cerca de 9% este ano, para US$ 11.670. Será a queda mais forte desde 2002, quando houve recuo de 9,6%. Em 2009, o PIB per capita em dólares também caiu (2,9%) com uma recessão que, no entanto, foi parcialmente compensada por uma valorização do real. A estimativa feita pela EIU para 2012 considera crescimento de 1% da economia e depreciação cambial média de cerca de 14% da moeda. Segundo Robert Wood, analista da EIU, a queda do poder aquisitivo em dólares tem consequências de curto prazo relacionadas à capacidade de comprar bens importados, que ficam mais caros, e de viajar para o exterior.

No caso das empresas, o custo mais alto de importar máquinas e equipamentos é um dos fatores que causa queda dos investimentos. Mas, segundo Wood e outros economistas, o movimento do PIB per capita em apenas um ano pode não revelar uma fotografia adequada do avanço da riqueza média da população. "Um histórico longo fornece uma ideia melhor do progresso do país", diz Wood. Moura, do Insper, ressalta que a renda per capita do Brasil cresceu a uma média baixa, de 2,4% ao ano, entre 1964 e 2012. Segundo cálculos do economista, essa taxa saltou para 3,4% entre 2006 e 2010 --período de expansão mais forte da economia. "O problema é que esse ritmo mais forte não se manteve e há dúvidas de que o país possa retomá-lo de forma sustentável", diz Moura.



Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30