xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/12/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 dezembro 2012

FELIZ NATAL 2012



Ao entramos para o oitavo ano de existência, coincide com o momento mágico do Natal; Tempo de refletir sobre tudo que temos feito individualmente e coletivamente. Aprendemos muito nesses anos, convivendo com os diferentes pensamentos, ideologias e projetos. Cada vez mais aumenta a quantidade de leitores, e com isso, a responsabilidade em publicar sempre a informação precisa, para uma credibilidade aceitável perante a sociedade. Nos últimos 7 anos estivemos juntos na divulgação de notícias alegres e tristes; Em momentos que se eternizarão na memória e na história do Crato; Mostramos o melhor e o pior da nossa cidade para o mundo, acrescido de notícias gerais do Cariri e do Estado, que são de interesse de todos os Cratenses. A história é um emaranhado de fatos imprevisíveis, mas rogamos ao Criador que sempre nos dê forças, conhecimento e verdade para que possamos prosseguir na diuturna caminhada de registrar e classificar os fatos de hoje para a posteridade. As gerações futuras estão de olho naquilo que fazemos hoje. Nossa maior platéia é o homem do futuro, a quem compete julgar esta geração.

O Blog do Crato, veículo de informação do Crato na Internet, através dos seus mais de 80 escritores e colaboradores, deseja a todos os seus leitores, um FELIZ NATAL, de muita PAZ e ALEGRIA, e um ANO NOVO repleto de harmonia e plenitude de realizações. Que em 2013, cada um de nós possa ser mais feliz e tornar os outros mais felizes; Que possamos ter mais PAZ e prover a paz aos nossos semelhantes; Que possamos realizar mais, e participar ativamente da realização plena do próximo, afinal, é sempre pensando na coletividade e no bem comum, que devemos seguir adiante, sendo essa, uma das funções primordiais e o sentido de existência do Blog do Crato.

UM FELIZ NATAL e um FELIZ ANO NOVO.

Dihelson Mendonça
Em nome dos escritores e colaboradores do Blog do Crato

www.blogdocrato.com

Reflexões Natalinas - Por: Jorge Emicles Pinheiro


É uma lástima observar a programação da mídia e perceber o quanto está distorcido o espírito natalino. As propagandas estimulam o consumismo desembestado, induzindo todo o povo de um país em crise a torrar seus recursos nos tradicionais presentes da época, como se fosse realmente da essência do natal a tal distribuição de regalos. A figura central de toda a festa acaba mesmo sendo a do papai Noel, aquele bom velhinho, em trajes siberianos e absolutamente impróprios aos trópicos e de uma tez cuja brancura também não combina com a mestiçagem do Brasil. De Jesus Cristo, que seria o grande homenageado do momento, pouco, quase nada se fala. Será que estamos sendo coerentes?
 
Verdade que os três reis magos, que teriam sido os primeiros visitantes do menino Jesus em sua manjedoura lhe trouxeram presentes. Daí até poderíamos ver algum sentido no costume moderno de trocá-los entre os queridos. A confraternização em si mesma também é algo muito positivo para a sociedade, que na verdade precisa de mais momentos delas ao longo do ano, já tão abarrotado de guerras, revoltas, massacres e outras tantas mais formas de violência. Logo, não é nada mau parar ao final do ano para nos dedicarmos mutuamente ao respeito e ao carinho. Agora também é verdade que a violência neste período arrefece da grande mídia, mas não some dos rincões de miséria que povoam nosso planeta; que um presente até consegue abrir o sorriso de um pobre menino miserável, mas não lhe mata a fome da próxima noite; nem os enfeites de natal tornam as pessoas mais cristãs e humanas e assim mais sensíveis ao desterro que tantos de nós grassa pela miséria, pelas moléstias e pela solidão.
 
De uma vez por todas é chegado o tempo de percebermos, nós as pobres e egocêntricas criaturas humanas, que Jesus não veio à terra, fazendo-se homem como cada um de nós somos, por mero capricho de Deus, que com isso se pretendesse afirmar como Soberano insubstituível do Universo. Na verdade, foram as necessidades humanas, carcomida que então se encontrava na sordidez de seus sentimentos egoísticos e miúdos, que criou a necessidade da vinda daquele que era o Ungido de Deus. Vendo a maneira arrogante e superficial com que a maioria de nós comemora o Natal, robustece a certeza de que tanto quanto há mais de dois mil anos atrás, continuamos precisando das mesmas lições trazidas e deixadas por Jesus, o Cristo.

Por: Jorge Emicles Pinheiro Paes Barreto

Notícias deste domingo - Por: Armando Rafael


Juazeiro do Norte ganhará obra do Padre Airton


O industrial Ivan Bezerra de Menezes doou ao Padre Airton Freire um terreno, localizado em Juazeiro do Norte, para lá ser instalado um grupo da Fundação Terra. Padre Airton Freire é um sacerdote iluminado, que procura amenizar o sofrimento humano, através do aconselhamento e da busca de Jesus Cristo– caminho, verdade e vida. Ele reside na zona rural de Arcoverde (PE) e lá instalou a Fundação Terra, que depois se espalhou pelo Maranhão, Piauí, Ceará (Fortaleza) Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Distrito Federal e já atingiu o exterior: existem grupos na Inglaterra e nos Estados Unidos.

Um bom padre


Padre Airton Freire (foto ao lado celebrando uma missa)  esteve recentemente em Crato. Celebrou na Catedral de Nossa Senhora da Penha e encantou a todos por sua simplicidade e maneira de escutar as pessoas. Em entrevista ao jornal “O Povo”, deste domingo, Padre Airton abriu o coração e revelou: “Eu me tornei padre para seguir as pegadas de Jesus, esquecido de mim, eu vivo para anunciar, dar continuidade à obra de evangelização. Eu preciso divulgar a misericórdia, que é o outro nome para se falar de Deus”.



A estiagem em Salitre

Nos momentos de dificuldades é que conhecemos o verdadeiro amigo. A campanha encetada pela Diocese de Crato para angariar alimentos não perecíveis e água potável para a população carente do município de Salitre rendeu (e continua rendendo) bons frutos. Cerca de 16 toneladas de alimentos e 1 tonelada de água potável já foram remetidas para serem distribuídas pela Paróquia  de Salitre aos necessitados. Registre-se aqui, a iniciativa do professor Ricardo Ness, diretor do Campus UFC–Cariri, em Juazeiro do Norte: além de angariar doações entre os alunos daquele Campus, ainda ofereceu o transporte para conduzi-las até Salitre.

Quem sobreviver verá


A presidente Dilma Rousseff  presenteou os brasileiros, neste Natal,  com a criação de mais uma empresa estatal, a quarta surgida em seu governo: Infraero Serviços. Trata-se de uma  subsidiária da ineficiente Infraero que administra os aeroportos brasileiros. Teme-se que a nova estatal vai se tornar, na prática,  mais um cabide de empregos para a “cumpanhêrada”.  





2 brasileiros entre as 100 personalidades de 2012


Uma relação das cem personalidades do ano divulgada neste domingo pelo jornal espanhol El País traz dois brasileiros apontados como líderes de destaque mundial em 2012: “a poderosa presidente” Dilma Rousseff e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, relator do julgamento do mensalão. Sobre Joaquim Barbosa El País escreveu: “Sua trajetória marca um antes e depois na história da Justiça brasileira”.  A reportagem diz que Barbosa “não tremeu o pulso na hora de promover duras condenações contra os que foram íntimos colaboradores de seu mentor”, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Cada dia com sua agonia

E por falar em Joaquim Barbosas, alguns não gostaram porque o presidente do STF não mandou logo o primeiro magote do mensalão para a cadeia. Joaquim Barbosa está certo: Não se gasta chumbo bom em caça ruim. Os réus do mensalão continuarão livres, até que os trâmites jurídicos de defesa cessem.

Pense num otimismo

É sempre a mesma coisa todo final de ano. O Governo federal anuncia que em 2013 tudo vai ser diferente de 2010, 2011 e 2012. No próximo ano, assegura o Palácio do Planalto, o crescimento do PIB brasileiro vai chegar perto de 4%. Apenas uma ressalva é feita a esse prognóstico otimista: isso só não acontecerá se a crise internacional se agravar. Ah! bom...

Cordão dos puxa-sacos


Anos atrás, alguns   integrantes do cordão do “ôba-ôba” (que proliferou como um rastilho de fogo no Brasil)  anunciaram que nosso país tornara-se autossuficiente na produção de petróleo. E acrescentavam: tal conquista se devia (como tudo que era anunciado de bom) ao governo do “Cara”. Pois  sim! Neste sábado foi divulgado que: “O Brasil está cada vez mais longe da autossuficiência em petróleo e derivados. O reflexo é que a Petrobras terá neste ano o maior déficit comercial desde 1995, quando teve início a divulgação da estatística da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério do Desenvolvimento.

A verdade nua crua

Até novembro, a diferença entre as importações e as exportações da Petrobras é de US$ 9,8 bilhões – um aumento de 30% em relação ao ano  2011 inteiro. A Petrobras exporta principalmente petróleo e óleo combustível e compra petróleo, diesel e gasolina. O setor de petróleo e derivados do país como um todo também terá o maior déficit desde 1995: US$ 11,8 bilhões no ano, segundo a Tendências Consultoria”.  Como se diz na Serra dos Cavalos, em Várzea Alegre: A verdade é como a rapadura, é doce, mas não é mole.

Eunício Oliveira

Tratando-se de uma revista do porte de “Veja” (a maior em circulação no Brasil, com 1 milhão e 214 mil exemplares todas as semanas) esta nota merece uma reflexão voltada para o futuro! Ela foi publicada na coluna de Cláudio Humberto deste domingo. A conferir. “A edição deste final de semana da revista “Veja” lista deputados e senadores "que mais trabalharam em 2012 em favor de um Brasil mais moderno e competitivo", e atribuiu nota 10 à atuação do senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), presidente da Comissão de Constituição e Justiça”. Eunício foi único Senador da República a ser distinguido com essa nota...

Papai Noel versus Jesus - Por: Wilson Rodrigues


PAPAI NOEL É A MENTIRA INSPIRADA NA VERDADE DE DEUS

Será que não está na hora de falarmos para nossas crianças a verdade sobre Papai Noel, essa figura mentirosa inspirada na verdade de Deus? Embora não exista na bíblia o dia exato que Jesus nasceu, mas o natal foi instituído para nós lembrarmos e reverenciarmos o nascimento do Senhor Jesus e só a ele oferecermos toda nossa devoção. Mas os inimigos de Deus criaram uma figura paralela com o objetivo de absorver todas as atenções do cristão e assim esquecer o nome de Cristo. Como o diabo é muito mais inteligente do que nós, a idéia foi montada a partir do projeto divino. Biblicamente falando, preste atenção nessas comparações. A palavra de Deus afirma que Jesus Cristo vem do Norte ( Isaias cap. 41 vs. 25 ), “suscito a um do Norte e ele há de vir, desde o nascimento do Sol invocará o meu nome”. No Salmo 48 diz assim “ formoso e a alegria de toda terra é o monte Sião sobre os lados do Norte, a cidade do grande Rei”. De onde o Papai Noel vem? Do Pólo Norte. No evangelho de Marcos 6, VS. 3, lemos que Jesus era carpinteiro, trabalhava com madeira. O que Papai Noel faz no Pólo Norte o ano inteiro? Brinquedos de madeira para dar a todas as crianças do mundo. A palavra diz que Jesus é bom e o espírito de Deus está com ele e toda a terra aguarda. Dizem a mesma coisa de Papai Noel, que ele é bom e junto com ele vem o espírito de Natal. Em Mateus 24, VS 43 Jesus diz que o filho do homem vem na hora em que não penseis como o ladrão vindo na vigília da noite que não avisa para entrar nas nossas casas. Papai Noel vem do mesmo jeito, nunca entra pela porta da frente e sim, pela janela ou chaminé, numa hora que ninguém está esperando e coloca lá os presentes. A criança não vê, mas acredita na sua existência porque o presente ficou.

Em Apocalipse 19 VS 11 diz que Jesus Cristo voltará montado num cavalo branco e descerá entre as nuvens. Você sabe como Papai Noel vem? Do céu, com Renas que parecem cavalos, que voam. Ainda em apocalipse 19 diz que o Senhor Deus todo poderoso reina, mas em dezembro é o Papai Noel que reina se apresentando como todo poderoso. Porque se ele não fosse todo onipotente como ele conseguiria distribuir tantos brinquedos no mundo inteiro em uma só noite?. A palavra de Deus diz que Jesus Cristo é onisciente, sabe de todas as coisas, segundo Hebreus 4 VS 3. E segundo a idéia o Papai Noel também é onisciente, sabe do caráter da criança e se ela  é boazinha ou malvada. A Bíblia fala em João Cap. 3 VS 13 e no Salmo 139 VS 7 que o Senhor Jesus é onipresente, está em toda parte ao mesmo tempo. Ora se o Papai Noel precisa está em toda parte do mundo ao mesmo tempo, o plano foi a de torná-lo onipresente também. No Apocalipse CAP. 1 VS. 8 Jesus disse que vive para todo o sempre. O Papai Noel também, ou você acha que ele não vai viver enquanto durar a humanidade? Jesus disse em João 14 VS 23 que vive dentro daqueles que seguirem suas palavras. O Papai Noel também mora em muitos corações, não só das crianças, mas de muitos adultos.

No evangelho de João CP. 4 VS 10 Jesus prometeu dar de presente pra aquela mulher AGUA VIVA, simbolizando a salvação. Por outro lado foi Papai Noel que assumiu esse caráter de dar presentes.  Em Apocalipse 3 VS 21 está escrito que Jesus está em um trono ao lado do Pai, para onde ele nos incentiva a nos aproximarmos. Você já deve ter visto que Papai Noel também tem um trono, por sinal muito bonito e majestoso, atraindo pessoas. Jesus disse que os filhos devem honrar os pais. O Papai Noel diz que os filhos devem ser bons para os pais sob pena de não ganhar presentes. Jesus fez questão de está com as crianças e elas juntas com ele, Papai Noel também faz isso. Quando Jesus foi glorificado, a Bíblia conta que seus cabelos e barba ficaram branquinhos. Você Já viu um Papai Noel de cabelos pretos?  O mesmo texto conta que Jesus quando foi julgado e condenado pelos homens, puseram sobre ele um manto vermelho. Qual é a cor das vestes de Papai Noel? (vermelhas), claro. Você prestou atenção que Papai Noel se apropriou de todas as marcas de Cristo e que tudo foi feito para esvaziar o Senhor Jesus? Pense nisto e que Jesus te ilumine você e sua família e que em 2013 estejamos juntos aqui novamente, abraços de Wilson Rodrigues.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e do Portal Chapada do Araripe

Natal de 1914 - O Dia em que a Guerra Parou !

Ano de 1914, 24 Dezembro, a Europa estava em guerra, na frente ocidental de um lado a França e Inglaterra do outro a Alemanha. No meio do conflito milhares de homens que simplesmente queriam estar em casa a comemorar o Natal com a sua família.

Os soldados alemães decidiram começar a decorar as ávores perto das trincheiras com velas, e cantar musicas de natal, mais precisamente Silent Nacht (Noite de Paz), do outro lado da terra de ninguem os soldados ingleses responderam cantando musicas de Natal em inglês.
(imagem ao lado: local da trégua de 1914). Ambos os lados acabaram por começar a gritar desejos de feliz Natal, pouco tempo depois ouve gritos nas linhas para pedirem para atravessar a "terra de ninguém" e conhecer quem estava do outro lado, foram trocadas pequenos presentes - Whisky, Geleias, Cigarros, o pouco que tinham disponível.

A artilharia parou durante essa noite.

A trégua foi aproveitada para dar enterros condignos a companheiros que se encontravam caídos na "terra de ninguem", de ambos os lados os soldados prestaram homenagem aos colegas mortos e rezaram em conjunto. A trégua espalhou-se por vários locais da frente ocidental e existem histórias que falam da existência de um jogo de futebol entre os soldados Alemães e Ingleses, que a Alemanha venceu por 3:2 . A trégua durou a véspera de natal e do dia 25, em alguns locais durou até ao dia de ano novo. Esta história mostra-nos soldados que preferiam estar em casa do que a matar o seu semelhante só porque ele tinha uma roupa diferente e falava uma língua diferente. Os lideres que estavam a centenas de quilómetros da frente e que comandavam a guerra não viam pessoas, só números.

Durante a Páscoa de 1916, uma trégua semelhante teve lugar na frente Leste.

Fonte: BBC - London
.

Para Você Refletir ! - Por Maria Otilia


Fábula das três árvores Havia, no alto da montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas, disse: - Eu quero ser o baú mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada. 

A segunda olhou para o riacho e suspirou: - Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas A terceira árvore olhou o vale e disse: - Eu quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que, as pessoas ao olharem para mim, levantem seus olhos e pensem em Deus. Muitos anos se passaram, e certo dia vieram três lenhadores e cortaram as três árvores, todas muito ansiosas em serem transformadas naquilo com que sonhavam. Mas lenhadores não costumam ouvir e nem entender sonhos! Que pena! A primeira árvore acabou sendo transformada num cocho de animais, coberto de feno. 

A segunda virou um simples e pequeno barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias. E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em altas vigas e colocada de lado em um depósito. E todas as três se perguntavam desiludidas e tristes: - Para que isso? Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, onde havia mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu neném recém-nascido naquele cocho de animais. E de repente, a primeira árvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo! A segunda árvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que acabou dormindo no barco, mas quando a tempestade quase afundou o pequeno barco, o homem se levantou e disse: "PAZ"! E num relance, a segunda árvore entendeu que estava carregando o rei dos céus e da terra. 

Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira árvore espantou-se quando suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela. Logo, sentiu-se horrível e cruel. Mas, logo no domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira árvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para salvação da humanidade, e que as pessoas sempre se lembrariam de Deus e de seu filho Jesus Cristo ao olharem para ela. As árvores haviam tido sonhos... Mas as suas realizações foram mil vezes melhores e mais sábias do que haviam imaginado. 

Temos os nossos sonhos e nossos planos que, por vezes, não coincidem com os planos que Deus tem para nós; e, quase sempre, somos surpreendidos com a sua generosidade e misericórdia. É importante compreendermos que tudo vem de Deus, acreditarmos, termos fé, pois Ele sabe muito bem o que é melhor para cada um de nós. 

Postado por Maria Otília

HISTORIA DO NATAL - Antonio Morais


ORIGEM DO NATAL E O SIGNIFICADO DA COMEMORAÇÃO.

O Natal é uma data em que se comemora o nascimento de Jesus Cristo. Na antiguidade o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi só no século IV que o dia 25 de Dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração. Na Roma Antiga, o 25 de Dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do Inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste fato com a oficialização da comemoração do Natal.

A ÁRVORE DE NATAL.

Em quase todos os países do mundo, as pessoas enfeitam árvores de Natal para decorar casas e outros ambientes, proporcionando um clima especial nesta época. Acredita-se que esta tradição começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero.

Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvores em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

PRESÉPIO.

O presépio também representa uma importante decoração. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os Reis Magos, Maria, José e o Menino Jesus. Esta tradição de mostrar presépios teve início com São Francisco de Assis, no século XIII.

REIS MAGOS.

O historiador inglês São Bedas (673-735) foi o primeiro a citar os nomes e descrever os três Reis Magos. Cada um deles representa uma raça: a branca, a amarela e a negra. O africano Baltazar, com cerca de 30 anos, o asiático Gaspar, com 15 anos e o europeu Melchior (ou Belchior), com aproximadamente 40 anos de idade, foram os primeiros a visitar o Menino Jesus, e a oferecer-Lhe presentes: mirra (resina extraída da árvore com o mesmo nome), em sinal da Sua humanidade; incenso, para representar a divinidade do Menino Jesus; e ouro, em homenagem a Sua realeza.

PAPAI NOEL.

Os estudiosos afirmam que a figura do bom velhinho foi inspirada num bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C. O bispo homem de bom coração, costumava ajudar as pessoas pobres, deixando saquinhos com moedas nas chaminés das casas. Foi transformado em santo (São Nicolau) pela Igreja Católica após várias pessoas relatarem milagres atribuídos a ele. A associação da imagem de São Nicolau ao Natal aconteceu na Alemanha e espalhou-se pelo mundo em pouco tempo.

Autor desconhecido
Via Antonio Morais - Blog do Sanharol

Turistas danificam emblemática ruína maia durante início da nova era na Guatemala



Turistas danificaram o emblemático Templo II do Parque arqueológico Tikal, ao norte da Guatemala, durante a comemoração do início de uma nova era de 5.200 anos, segundo o calendário maia, informou neste domingo uma fonte oficial.

"Infelizmente muitos turistas escalaram o Templo II e provocaram danos", praticamente irreparáveis, afirmou a jornalistas locais Oswaldo Gómez, assessor técnico do Parque Tikal, 550 ao norte da cidade da Guatemala. "Estamos de acordo com a comemoração, mas (os turistas) deveriam ter mais consciência porque este é um patrimônio da humanidade", lamentou. Tikal, um ícone da cultura maia e declarado patrimônio mundial da humanidade pela Unesco em 1979, foi o principal cenário da comemoração na Guatemala.

O Templo II é o edifício que está em frente ao Gran Jaguar na Gran Plaza Central de Tikal, o lugar mais famoso deste parque arqueológico.

Yahoo Notícias - AFP

Dilma reforça redução nas tarifas de energia do país


A presidente Dilma Rousseff fez hoje um "chamamento" aos empresários para que mantenham a confiança no Brasil, disse que o seu governo respeita contratos e garantiu a redução da tarifa de energia elétrica no início de 2013. No pronunciamento de fim de ano, transmitido em rede nacional de rádio e TV, Dilma também se definiu como "uma otimista" e afirmou que o País está no "rumo certo".

Na mensagem de 11 minutos, a presidente lembrou que fez acordo com "a maioria das concessionárias" para a diminuição da conta de luz, sem citar a queda-de-braço com o PSDB. "O corte será o que anunciei", garantiu. Em setembro, Dilma disse que o gasto com energia cairia, em média, 20,2%, mas as concessionárias de Minas Gerais, São Paulo e Paraná - Estados comandados pelo PSDB - recusaram-se a baixar o preço e alegaram que ela fazia "cortesia com chapéu alheio".

A partir daí, travou-se uma queda de braço entre Dilma e os tucanos, principalmente com o senador Aécio Neves (PSDB-MG), possível adversário da presidente na disputa eleitoral de 2014. Depois de afirmar, em solenidade, que havia "insensibilidade" de alguns políticos em relação à medida, Dilma anunciou que o Tesouro Nacional cobriria a diferença para que o preço da energia ficasse mais barato. No pronunciamento que foi ao ar, a presidente reiterou o compromisso. "Isso significa que, no início de 2013, a sua conta de luz e a das empresas vão ficar menores", insistiu. Dilma fez um balanço otimista do ano, apesar do fraco desempenho da economia e da previsão de crescimento de apenas 1% , exaltou os programas do governo e as medidas tomadas para enfrentar a crise internacional.

"Quero encerrar fazendo um chamamento a todos os brasileiros para que mantenham sua confiança no Brasil. Aos empresários, para que acreditem e invistam em nosso País", afirmou a presidente. Após a polêmica travada com tucanos por causa da redução do preço da energia e com Estados não-produtores de petróleo em razão da nova partilha dos royalties, Dilma deixou claro que não vai mudar as regras do jogo.

Para a presidente, a Copa de 2014 será a melhor de todos os tempos. "Nos próximos quatro anos, os olhos do mundo estarão voltados para o Brasil", disse ela. "Tenho certeza que, à imagem de um povo alegre e hospitaleiro se somará o reconhecimento de um povo capaz de realizar com sucesso e profissionalismo grandes eventos." Dilma contou ter ficado "impressionada" com a "modernidade" dos estádios do Castelão, em Fortaleza, e do Mineirão, em Belo Horizonte.

Fonte: Estadão



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30