xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 19/12/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

19 dezembro 2012

Cid Gomes e mais sete governadores fazem visita solidária a Lula em São Paulo


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu na tarde desta terça-feira (18), na sede do Instituto Lula, na zona sul da capital paulista, oito governadores, em uma reunião "para prestar solidariedade" contra as declarações do empresário Marcos Valério ao Ministério Público Federal (MPF).

Foto: divulgação / Governo do Estado do Ceará

Liderado pelo governador Cid Gomes, o encontro contou com a presença dos governadores Sérgio Cabral (RJ), Jacques Wagner (BA), Tião Viana (AC), Silval Barbosa (MT), Camilo Capiberibe (AP), Agnelo Queiroz (DF) e Teotônio Vilela (AL).

Cid Gomes destaca reconhecimento de Lula

Cid destacou o reconhecimento do trabalho do ex-presidente Lula no País e no resto do mundo. "Essa visita é uma demonstração do nosso sentimento de carinho, de respeito, de admiração e de reconhecimento pelo presidente Lula. Hoje ele representa, com muita dignidade, o nosso país lá fora e é um homem público muito querido e muito respeitado pela grande maioria do povo brasileiro", comentou.

O governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, condenou "o ataque vil, covarde, irresponsável e criminoso" de Marcos Valério, que disse ao Ministério Público Federal (MPF) que o esquema do mensalão teria pago despesas pessoais do ex-presidente Lula. "Só confia em vigarista dessa ordem quem quer dar voz a isso", disse Queiroz, ao chamar o empresário de "criminoso". "Isso é muito grave e ameaça a própria democracia do País. Temos de combater isso com veemência", completou.

Ainda durante o encontro, os governadores conversaram sobre o Brasil, a necessidade de pensar em uma reforma política e a valorização da política feita com espírito público.
Assessoria de Imprensa - Governo do Estado do Ceará


Fundação Casa Grande faz 20 anos de história no Cariri


Meninos e meninas de Nova Olinda contam a vida antes e depois da ONG que revolucionou o cotidiano da cidade

Nova Olinda. O dia começa com festa, ecoando aos estampidos dos fogos de uma alvorada festiva, a "Voz da Liberdade" no ar. É o programa do dia da rádio comunitária da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri. São 20 anos hoje de uma história, com sede na primeira casa que deu origem à cidade de Nova Olinda. A Casa Grande passou a ser um dos principais projetos referenciais do Brasil e no exterior de protagonismo infantil e juvenil. Atravessa duas décadas consolidada, com um trabalho de formação crítica e cidadã para os meninos e meninas da pequena cidade sertaneja.

Às 19 horas, será realizada a solenidade de lançamento do selo personalizado e carimbo comemorativo dos 20 anos da Fundação, pelos Correios, no Teatro Violeta Arraes. Cerca de 500 meninos já passaram pela instituição e levam consigo a marca de uma identidade construída ao longo dos anos. Alguns deles, após obter não só a formação cidadã, mas técnica, atuam em órgãos culturais da região e até em países como a Itália, por onde a Casa Grande passou levando o legado de uma cultura regional para apresentar, incluindo outros países como Estados Unidos.

O presidente da Fundação Casa Grande, Alemberg Quindins, capacita a garotada para as atividades de comunicação, com o objetivo de disseminar a história do povo que habitou a região no passado. Correios lançam hoje selo em comemoração ao aniversário da ONG. Alemberg assinou convênio de cooperação com o time Barcelona, na Espanha. A também coordenadora, Rosiane Limaverde, repassa conceitos da Arqueologia para os meninos e meninas da região. Garoto opera estúdio de rádio da entidade. A Fundação tem sede na casa mais antiga de Nova Olinda, que originou a cidade. A organização projetou o município caririense para o mundo. Alguns dos projetos que se desenvolveram ao longo dos últimos anos, a exemplo das Pousadas Domiciliares da Cooperativa de Pais e Amigos da Fundação Casa Grande, que insere a participação da família no projeto, terão ampliação de 50%. São mais dez pousadas inauguradas na data dos 20 anos, para atender uma demanda turística incentivada pela própria Casa Grande. O projeto faz parte do desenvolvimento do turismo de base comunitária na região.

E a cultura popular tem assento no fim da tarde, no lugar que tem resguardado a história dos antepassados e do homem pré-histórico, com a apresentação dos grupos de tradição do Cariri, a exemplo do coco, Irmãos Aniceto, dentre outros grupos. Em seguida, haverá a renovação do Coração de Jesus. Além do lançamento do selo, às 19h30, será assinada a renovação de convênio com a Urca e o Geopark Araripe, e o lançamento do Livro Turístico do Cariri, pelo Ministério do Turismo. Após as solenidades, haverá o momento do corte do bolo de aniversário, no Varandão da Escola de Comunicação da Meninada do Sertão.

E o espaço para abrigar o projeto tem se ampliado, agora para o esporte, com o futebol, na área do Parque Ambiental. Terá o resgate histórico do time Titã e mais 80 crianças inseridas no processo educacional. Para o diretor e idealizador do projeto da Organização Não-Governamental, Alemberg Quindins, durante os 20 anos houve um crescimento em que foi necessária área maior para a criação dos laboratórios e o Teatro Violeta Arraes. Para Alemberg, o projeto, atualmente, se define em atuações voltadas para a sustentabilidade institucional, educação infantil, profissionalização juvenil e geração de renda familiar. O diretor também destaca a visibilidade em nível internacional da instituição.

Durante estes anos, são contabilizados diversos prêmios de reconhecimento do trabalho, a exemplo da maior comenda do Ministério da Cultura, entregue no governo de Luiz Inácio Lula da Silva, com a Ordem do Mérito Cultural. Em Estados como o Rio Grande do Sul, também recebeu a Ordem do Mérito Cultural Farroupilha. Também da Time Warner. O prêmio Valor do Brasil, de experimento, educação e geração de conhecimento, do Banco do Brasil, além do Prêmio Orilaxé, de empreendedorismo cultural, do Afroregae, de reconhecimento na área de direitos humanos, além de tantos outros. A ONG cultural e filantrópica atua com crianças com menos de um ano de idade até mais de 25 anos. São eles, os mirins, os próprios gestores das diversas áreas de trabalho da Fundação, desde a DVDteca, biblioteca, gibiteca e discoteca. Um material selecionado, e voltado para a formação de mentes com um critério de seletividade, segundo o diretor, melhor qualificado. O memorial, com um acervo de materiais arqueológicos da região, se tornou uma casa que abriga esse patrimônio, com o aval do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), no Ceará. Tudo isto além do aspecto científico, com o laboratório de arqueologia e a prospecções em áreas de importante valor histórico da região.

A técnica é outro fator exercitado pelos meninos da Casa Grande, com a editora, laboratório de informática, teatro, rádio comunitária e a TV. Com esses instrumentos, a memória da região é preservada, segundo um dos integrantes da Casa Grande, desde a infância, Hélio Filho. "Esse material guardado é uma espécie de documento da cultura das pessoas", diz ele. Os meninos começam na Casa Grande como recepcionistas. Para Hélio, estar na ONG tem sido um grande aprendizado de vida, com o conhecimento de novas pessoas e outras áreas. E o seu exercício de atividades vai desde a música aos equipamentos audiovisuais. Segundo Alemberg, as crianças desenvolvem o olhar pelo som e pela luz, por meio da fotografia, cinema, musicalidade e a profundidade de conteúdo histórico. "Eles chegam e estudam as lendas, o que não acontece nas escolas da região, conhecendo e respeitando o homem kariri, que deu origem a tudo isso. Aqui, a Fundação celebra esse homem", ressalta.

E os próximos passos da Casa Grande consolidam a valorização da cultura desse homem do Cariri. Projetos internacionais terão continuidade, em parceria com instituições do Canadá, Estados Unidos e na África.

Mais informações

Secretaria da Fundação Casa Grande - Memorial do Homem Kariri, Rua Ratisbona, 564
Centro, Crato - CE
Telefone: (88) 3521.8133

ELIZÂNGELA SANTOS
Repórter do Jornal Diário do Nordeste
Colaboradora do Blog do Crato


Estudantes participam de Mostra Nacional de Vídeos


A Mostra-IP discutiu temas relacionados com a sexualidade, utilização dos espaços públicos e poéticas estéticas

A Mostra, realizada até ontem no Cariri, reuniu vídeos de dez estados brasileiros que estão discutindo performances e intervenções artísticas FOTO: YAÇANA NEPONUCENA.

Crato. Um público formado por mais de 200 alunos de escolas da rede pública de ensino do Crato conferiu a I Mostra Nacional de Vídeos, Intervenções e Performances (Mostra IP). O evento, que foi realizado pelo Programa de Interferência Ambiental (Pia), aconteceu entre os dias 17 e 18 na cidade e teve a participação de artistas e grupos coletivos de dez Estados brasileiros. Ao todo, 27 trabalhos foram apresentados. Tendo como base a especialidade didática, agora, as produções serão disponibilizados por meio de uma plataforma virtual com intuito de servir como instrumento pedagógico e de pesquisa para professores e estudantes de arte. A Mostra-IP discutiu temas relacionados com a sexualidade, utilização dos espaços públicos, poéticas estéticas, a relação entre arte e o público, os processos de produção e a virtualidade.

Entre os vídeos inscritos, os selecionados foram os que mais se aproximaram da temática central, sem a análise de como foram elaborados e editados. A proposta criou um registro dos trabalhos idealizados em diversas regiões do País. O diferencial da Mostra IP está exatamente na junção dos vídeos sobre as performances, o que ainda não é comum no Brasil. A preocupação é garantir um acervo virtual que possa viabilizar o ensino da arte contemporânea e revelar os diferenciados processos estéticos e artísticos utilizados na atualidade. O caráter efêmero das ações performáticas deixou de ser classificado dessa forma a partir do momento que passou a ser retratado nos vídeos. Com os arquivos, os artistas estão tendo a possibilidade de repensarem suas produções.

Além dos trabalhos vindos do Rio de Janeiro, Bahia, Rio Grande do Sul, Pará, Paraná, Goiás, Amapá e Minas Gerais, o Ceará exibiu as produções de grupos de Crato e Fortaleza. Da região do Cariri, o Laboratório de Estudos Vivencias e Experimentos (Leve), em parceria com o Coletivo Camaradas, mostrou resultados das intervenções e performances produzidas, ao longo do ano de 2011, por alunos do ensino médio de escolas locais, além dos experimentos acadêmicos dos estudantes dos cursos de teatro e artes visuais da Universidade Regional do Cariri (Urca). Já os registros da Capital foram indicados individualmente pelos artistas.

Para o idealizador da Mostra IP, Alexandre Lucas, a importância dos debates está relacionada com a ampla aproximação dos produtores de arte. "Essa mostra propicia o reconhecimento das ações efêmeras e contemporâneas que estão relacionadas às novas formas de fazer e pensar a arte. A gente pretende ir além e possibilitar o intercâmbio entre os artistas", revela.

Ele destaca ainda que esse tipo de fazer artístico tem uma ligação muito forte com o registro fotográfico e audiovisual, tendo em vista que é a partir do registro que é possível tornar o trabalho discutido e conhecido. 

A expectativa é que, após a Mostra-IP, haja uma conexão virtual entre produtores de arte e grupos de artistas. Para a próxima edição, que deverá acontecer em 2013, já estão sendo planejados debates sobre as performances e intervenções. O termo intervenção é bastante utilizado por geógrafos e urbanistas quando querem definir as ações de interferências nos espaços públicos, com o desígnio de provocar uma relação com a plateia.

Yaçanã Neponucena

Abertas inscrições para Processo Seletivo de Professor Temporário, na URCA


O Processo será destinado à Unidade Descentralizada de Iguatu, para o preenchimento de 27 vagas

A Universidade Regional do Cariri (URCA) está com inscrições abertas de Processo Seletivo para preencher 27 vagas de professores temporários, destinadas a Unidade Descentralizada de Iguatu, nas áreas de Direito, Economia, Enfermagem, Educação Física e Psicologia. As inscrições foram iniciadas no último dia 12 e mais 10 dias úteis.

Os requerimentos de inscrição do concurso serão recebidas pela Comissão de Seleção do Processo Seletivo, no Campus do Pimenta, à Rua Cel. Antônio Luiz, Nº1161, telefone (88) 3102-1244, bem como na Unidade da URCA, localizada na Cidade de Iguatu, à Rua Evaldo Gouveia, Nº 21, no bairro São Sebastião, Iguatu-CE, telefone: (88) 3581-3552, nos horários das 9 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas, de segunda à sexta feira, no prazo estabelecido neste Edital.

Os requerimentos também poderão ser feitos através do endereço eletrônico: www.urca.br, devendo a documentação exigida, ser postada à Comissão de Seleção do Processo Seletivo para Contratação de Professor Temporário da URCA, até o último dia de inscrição, através de SEDEX com Aviso de Recebimento (AR), no endereço Rua Cel. Antônio Luiz, no. 1161, Bairro Pimenta, Crato/CE, CEP.: 63.105- 000. A taxa de inscrição de R$ 100,00 deverá ser paga em qualquer agência da Caixa Econômica Federal (CEF), mediante depósito em favor da Universidade Regional do Cariri, Conta Corrente, nº369-2, agência 0919-9, devendo o comprovante de depósito ser afixado na ficha de inscrição.

Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
Telefone: (88) 8812.5525/3102.1218

CRATO - previsão do Tempo para hoje, quarta-feira, 19 de dezembro de 2012



A previsão do tempo indica para hoje, dia de sol com algumas núvens. Não chove.  Temperatura máxima de 35 e mínima de 23 graus. Umidade relativa do ar: Máxima: 90% e mínima de 47%. Índice UV: Extremo.  Nascer do sol: 05h18 Pôr do sol: 17h52.

Fonte: GOES 12
Bom Dia!



O Shopping RESIDENCE está lindo e espera por você - FELIZ NATAL !







Shopping Residence - O Shopping do Crato
Organização Valdemir Correia de Sousa
www.blogdocrato.com


Rede de lojas Casas Bahia abre maior unidade da rede no Nordeste em Fortaleza


Fortaleza vai contar com mais uma unidade das Casas Bahia a partir deste mês. A empresa inaugura a maior loja da rede no Nordeste e a quinta a chegar à Capital cearense, na próxima quarta-feira, 19, no Centro.

Segundo as Casas Bahia, o público poderá chegar a partir das 10h para conhecer o espaço de 4,2 mil metros quadrados de área construída. Além disso, informa a empresa, 57 profissionais foram contratados para atender ao público. (Foto: divulgação) "A nossa expansão vai continuar se o mercado de varejo crescer ainda mais, com mais shoppings e consumo. Assim, nós vamos cada vez mais antecipar essas 30, 35 lojas que pretendemos ter no Ceará", declarou, em setembro, durante a inauguração da loja mais recente na Capital, o presidente do conselho da Casas Bahia, Michel Klein. Neste ano, a Casas Bahia expandiu sua atuação no Nordeste. Com mais esta nova unidade em Fortaleza, a rede passa a somar 49 filiais em toda a região nordestina. No País, são mais de 560 lojas, ao todo.

Mais informações:

Inauguração: Fortaleza
Dia: 19/12 às 10h
Endereço: Rua General Sampaio, 1267 - Centro, Fortaleza - CE



Contribuintes já podem resolver problemas com CPF pela internet


Contribuintes com problemas no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) já estão podendo resolver suas pendências pela internet. A Receita Federal lançou uma ferramenta que permite a regularização cadastral no site do órgão. De acordo com a Receita, o novo serviço ficará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana, inclusive nos feriados.

Até agora, a pessoa física com problemas com o CPF só tinha a alternativa de regularizar a situação se fosse a uma das unidades da rede conveniada, nas agências dos Correios, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. De acordo com a Receita, a regularização será gratuita apenas na internet. Os contribuintes continuarão a pagar R$ 5,70 nos postos conveniados.

O formulário eletrônico para o pedido de regularização é de fácil preenchimento. O contribuinte precisa informar o número do CPF, nome, data de nascimento, nome da mãe, naturalidade e número do título de eleitor.
 
Agência Brasil - Via Eliomar de Lima


MP pede a cassação do diploma do prefeito eleito no município de Russas


O Ministério Público do Estado do Ceará (MP-CE) entrou com um recurso contra a expedição dos diplomas do prefeito eleitos, Raimundo Weber de Araújo, e do vice-prefeito, Gerardo Magela Maia Estácio, no município de Russas (distante 165 km de Fortaleza) nas últimas eleições. Segundo a ação ajuizada através do promotor de Justiça Tibério Carneiro, em julgamento de 2009, foi constatada a prática de improbidade administrativa na prestação de contas de Raimundo Weber na época em que foi prefeito, em gestão anterior.

"Ele conseguiu ter o registro de candidatura deferido na Zona Eleitoral com base em uma liminar", contou o promotor. Entretanto, com base na Lei da Ficha Limpa, a liminar foi revogada e o MP requer ao TRE a cassação do diploma dos prefeito e vice-prefeito eleitos de Russas. "O melhor momento para entrar com o pedido cassação seria após as eleições e foi o que fizemos", finalizou Tibério Carneiro.

Portal Verdes Mares


URCA e Fundação Casa Grande renovam convênio nos 20 anos da entidade, em Nova Olinda


A Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri comemora hoje 20 anos. A festa na instituição acontece durante todo o dia, com uma programação a partir das 5 horas, com alvorada festiva na amplificadora e o programa ‘A Voz da Liberdade’, dando início ao dia de festa. Hoje, a partir das 19 horas, será assinada a renovação de convênio da Fundação Casa Grande com a Universidade Regional do Cariri (Urca) e Geopark Araripe.

A Fundação e a Universidade já desenvolveram vários trabalhos em parceria. A Casa Grande se tornou Instituição amiga do Geopark Araripe, além de fazer parte de um dos geossítios. De acordo com o diretor da Casa Grande, Alemberg Quindins, projetos estão sendo debatidos para serem implementados, entre eles o Museu do Couro, por meio da parceria da Urca, Fundação e a Associação Espedito Seleiro.

Pela manhã, às 10 horas, também serão inauguradas 10 pousadas, dentro do projeto da Cooperativa de Pais e Amigos da Fundação Casa Grande, que este ano duplica a oferta de hospedagens comunitárias. Os grupos de tradição começam a se apresentar no final da tarde, com o Côco da Mestre Marines e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto. Haverá, às 18 horas, a renovação do Coração de Jesus, na sala principal da Casa Grande, onde fica o oratório.

Outro momento importante dentro das comemorações das duas décadas do projeto será a solenidade de lançamento do Selo Comemorativo dos 20 anos da Fundação, pelo Correios do Brasil, no Teatro Violeta Arraes. Em seguida, haverá o lançamento do livro Turístico do Cariri, pelo Ministério do Turismo. O corte do bolo dos 20 anos será às 20 horas, no varandão da Escola de Comunicação.

Fonte: URCA



Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30