xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 17/12/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

17 dezembro 2012

Alacoque Bezerra - Por: Emerson Monteiro


Soube, hoje, que Alacoque Bezerra seguiu ao mundo espiritual. Ano passado, escrevi este texto a seu respeito.  

Ela perfaz, neste dia 10 de fevereiro de 2011, 90 anos bem vividos de uma existência inteira dedicada ao próximo, através da maternidade, do magistério e da liderança familiar, comunitária e política, o que promove com lhaneza sob a égide dadivosa do jeito agradável e amigo característico de inesquecível personalidade.

Nascida em Juazeiro do Norte, Ceará, Maria Alacoque Bezerra de Figueiredo, filha de José Bezerra de Menezes e Maria Amélia Bezerra de Menezes, empresária e professora de exercício e vocação, chegou ao mandato de Senadora durante a legislatura a que compreendeu o período de 18/10/1989 a 15/02/1990, pugnando pelos interesses do Ceará junto ao Congresso Nacional, na vaga do, então, senador José Afonso Sancho, suplente do qual fora eleita em 15 de novembro de 1982, pela legenda do Partido Democrático Social - PDS, lavrando um tento de ser a primeira mulher cearense a ocupar tão graduado nível da representação nacional.

O jornalista Blanchard Girão foi quem escreveu a história dessa vida votada sobremodo à educação em terras juazeirenses, educadora de qualidades reconhecidas, inclusive através das instituições estaduais, quando veio titular o posto de Delegada Regional do Ensino no Cariri. Educada desde Juazeiro do Norte, estudou depois no tradicional Colégio Santa Teresa de Jesus, em Crato, para seguir até Fortaleza, quando se formaria normalista, no Colégio das Dorotéias, daquela capital. Voltaria ao seu natural, Juazeiro, para o pleno vigor do magistério. Professora e diretora do Grupo Escolar Padre Cícero, trabalhou com zelo visando o progresso da cultura e da educação como poucos outros, neste propósito assinalando vitórias sucessivas.

Também escritora, produziu o livro José Bezerra, o pacificador, biografia do seu genitor e importante esteio do clã dos Bezerra de Menezes no Cariri.

Dentre as características que lhe adornam o caráter, mantém lúcida e profícua a disposição firme de amar o próximo, de quem vale destacar o preito de reconhecimento, diante da disposição de servir, obedecendo aos ditames da natureza religiosa de um espírito conciliador por excelência, conceitos admitidos pelos que privam da harmonia do lar e da bela família que constitui.

Pessoa dotada de inteligência pródiga, sabe sempre respeitar o valor dos amigos e companheiros de trabalho, maneira carinhosa de galvanizar as equipes com que cumpre as tarefas a ela atinentes. Nos seus méritos pessoais, a habilidade quando ao senso do justo, nos modos de aquinhoar o próximo, resume o primor e a grandeza desta personagem ímpar do tempo presente, nas plagas do Cariri.

Por isto, nossos melhores votos de saúde, paz e felicidade à Madrinha do Juazeiro, qual a denominam os concidadãos, em gesto de afetuoso agradecimento por tudo o que lhes presenteia ao longo dos dias.

Castelão é reinaugurado com a presença da presidente Dilma Rousseff


A presidente Dilma Rousseff reinaugurou, no final da tarde deste domingo (16), o Estádio Castelão. A presidente retirou a faixa que simbolizava a entrega da obra, acompanhada do governador Cid Gomes, ministros e outras autoridades.

No início da visita ao primeiro palco da Copa 2014, a presidente reuniu-se aos ministros na tribuna de honra do estádio e assistiu a um vídeo institucional que narrava a construção da obra. Após a exibição, Dilma desceu ao gramado pelo túnel de saída dos jogadores e, na entrada, retirou a faixa simbólica, inaugurando oficialmente a Arena Castelão.

Acompanhada do governador Cid Gomes e do secretário especial da Copa Ferruccio Feitosa, a presidente Dilma dirigiu-se ao gramado do estádio e tirou fotos com os trabalhadores que construíram a obra, como engenheiros e pedreiros.

Após as fotos, Dilma deu pontapé inicial na bola Cafusa, oficial da Copa das Confederações. Depois de chutar a bola duas vezes, a presidente assistiu a um vídeo do presidente da Federação Internacional de Futebol (FIFA). No comunicado, Joseph Blatter elogiou a Arena Castelão e disse estar ansioso para conhecer o estádio.

Depois da solenidade, a presidente conversou informalmente com o governador Cid Gomes, elogiando o rebaixamento do gramado, que aumentou a visibilidade do campo.

Os refletores do estádio só foram acessos depois que Dilma Rousseff  cortou a faixa. No momento, a presidente acompanha a cerimônia de abertura do show do cantor Fagner, que inaugura para o público cearense a Arena Castelão.

G1

Grupo que roubava caixas eletrônicos no Ceará é desarticulado pela polícia


Três homens e uma mulher, acusados de praticar crimes contra caixas eletrônicos, foram presos na tarde do último sábado (15), em Fortaleza. Com os acusados, foram apreendidos materiais utilizados nos golpes.

Eram por volta das 14h quando a polícia prendeu em flagrante Francisco Pinheiro de Araújo, José Nivando Cavalcante Lima, Janne Kelly Cavalcante Ribeiro e Manoel de Jesus Araújo Pinheiro. Eles estavam em uma residência no Loteamento do Parque Montenegro I - Conjunto José Walter.

Junto com o grupo, a polícia apreendeu um leitor de cartão, um dispositivo usado para copiar dados de cartões magnéticos (conhecido popularmente como "chupa cabra"), um teclado de caixa eletrônico, e um equipamento que liga o teclado ao caixa eletrônico e a um pendrive que contém software usado para aplicar o golpe denominado de "choquinho". Neste golpe, os acusados desligavam o caixa eletrônico e, utilizando os equipamentos, conseguiam fazer com que o aparelho bancário liberasse as notas.

Policiais envolvidos nas prisões afirmaram que o grupo ainda tentou suborná-los. Os detidos foram levados para a Delegacia Municipal do Eusébio, onde foi lavrado o flagrante. Posteriormente, a mulher foi encaminhada à Delegacia de Capturas e os homens à Delegacia de Roubos e Furtos.

Portal Verdes Mares

Há o Joio e há o Trigo - Por: Jorge Emicles Pinheiro


É próprio dos fins de governo (muito mais ainda em se tratando do melancólico fim da atual administração do Crato, fragorosamente derrotada pelas urnas e patentemente desacreditada pela massa da população, já tão afligida depois de tantos e sofridos anos de desilusões) achar que não há legados do presente que precisem ser preservados no futuro. Não é pela injustiça, porém, que se corrigirá o padecimento pretérito. Se o atual governo fracassou no mais elementar que seja tratamento à saúde e a outros serviços básicos para com a população, há pelo menos um dado positivo que se pode apresentar como um grande patrimônio para a cidade, anunciando que afinal de contas é possível sim nutrir esperança em um futuro melhor. Trata-se do isolado exemplo do soerguimento da companhia de água e esgotos do Crato, a nossa SAAEC.
    
Quem tem memória recordará que oito anos atrás, a SAAEC era exemplo de má gestão, apresentando-se como uma empresa deficitária, envolvida em corrupção e que prestava um serviço da pior qualidade. Falava-se até mesmo em privatização da sociedade de economia mista, inclusive porque todos os seus administradores até aquele tempo tiveram suas contas desaprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios, quase que num atestado de que eram, no mínimo, ineptos para gerenciar problema tão complexo. De lá para cá, no entanto, testemunhamos uma profunda e positiva transformação, pois hoje todos os gargalos legais, administrativos e financeiros foram sanados, existindo agora uma empresa hígida, com suas contas em dia, livre de denúncias de corrupção e apta a prestar bons serviços à população. Um levantamento das reclamações sobre falta de água que eram feitos à época e hoje, bastaria para a verificação de que a SAAEC efetivamente encontra-se melhor presentemente que no início do governo que se finda.
    
E tudo isso tem um responsável. Trata-se de uma figura séria e taciturna, por detrás da qual se esconde um competente técnico, cuja honestidade está bem acima da média. E foram exatamente estas características que o permitiram implementar as ações indispensáveis ao saneamento da empresa, pois para trazer a SAAEC de volta à condição de mínima saúde financeira, foi necessário dizer muitos não a políticos e senhoras imponentes da sociedade local, cobrando os serviços que eram prestados (sem os conhecidos favores aos amigos do poder), renegociando as antigas dívidas, que se sabe superam em muito os cinco milhões de reais, fazendo concurso para novos empregados, desembaraçando bens indevidamente onerados (haviam até poços que teriam sido penhorado mediante o conveniente silêncio dos gestores da época) e conseguindo fontes de financiamento para implementar a melhoria e expansão da rede de abastecimento.
    
Eis o perfil e os serviços prestados ao Crato pelo atual presidente da SAAEC, José das Graças Procópio da Silveira cuja história de vida em si mesmo merece respeito, pois trata-se de menino pobre, ex-jogador de futebol que tornou-se engenheiro e participou de muitas importantes obras, dentre as quais sendo a de maior destaque a do canal do trabalhador (aquela famosa obra, construída em tempo recorde quando Ciro Gomes era Governador do Ceará e que salvou Fortaleza do desabastecimento iminente de água). Pois foi ele o eleito para a quase impossível missão de sanear a desregrada empresa de água do Crato. Apesar de todas as dificuldades, conhecidas somente por quem viveu o cotidiano da empresa nos últimos oito anos, conseguiu seu intento, mesmo com a dificuldade extra de ter de enfrentar o preconceito da elite local, pois não era da terra e não prestava favores escusos, dos quais estavam tão mau habituados, e aos quais mesmo se poderá atribuir importante parcela do descalabro da empresa.
    

A história do engenheiro Procópio à frente da SAAEC traz importantes lições aos futuros administradores municipais, notadamente no sentido de que com seriedade, trabalho, zelo, ética, grandeza de espírito para não se deixar tentar pelas armadilhas colocadas pelos próprios aliados e sobretudo com retidão de propósito e de ação, sem se permitir desviar do objetivo central, é sim possível modificar a triste realidade em que vive o Crato. Mas também fica a lição de que esta opção conduzirá a críticas desmedidas, revoltadas até, por parte dos que não puderem mais se beneficiar abusivamente da máquina pública. Sobretudo, se realmente a opção por uma nova dinâmica administrativa for adotada, não se espere gratidão nem reconhecimento. Ainda assim, fica a lição de que é possível fazer o correto.
Jorge Emicles Pinheiro Paes Barreto

Advogado formado pela URCA. Professor do curso de Direito. Especialização acadêmica em Direito Processual, com bastante atuação nas áreas de Direito Administrativo e Direito Eleitoral. Possui formação de radialista, já tendo apresentado programas da Rádio Araripe. Possui livro publicado sobre filosofia do direito. Escritor, Cronista. No Município de Crato, já foi Procurador, Ouvidor e Secretário de Administração (em diferentes governos).

URCA apóia realização de I Mostra Nacional de Vídeos Intervenções e Performances


A Mostra IP será realizada entre os dias 17 e 18 de dezembro na cidade do Crato – CE, no Teatro Municipal Salviano Arraes Saraiva
 

A primeira edição da Mostra Nacional de Vídeos Intervenções e Performances (Mostra IP) é uma realização do Programa Nacional de Interferência Ambiental (PIA), em parceria com as Pró-Reitorias de Assuntos Estudantis e de Extensão da Universidade Regional do Cariri (URCA). O evento também conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude do Crato, do Centro Universitário de Cultura e Arte da União Nacional dos Estudantes – CUCA da UNE e do Coletivo Camaradas. A abertura da Mostra IP acontece nesta segunda-feira (17), às 18h30, no Teatral Municipal Salviano Arraes. Os trabalhos terão continuidade na tarde da terça-feira (18), às 14 horas e se estendem até a noite. As escolas que participarem da Mostra receberão um kit de Arte composto por livro, documentário, cordéis, postais e vídeos.

A Mostra exibirá registros de trabalhos performáticos e de intervenções de artistas e grupos de todo o Brasil. Estão inscritos 27 trabalhos, dos estados do Ceará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia, Paraná, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Amapá e Pará. Este material será disponibilizado em uma plataforma virtual que tem por finalidade auxiliar os professores de artes, sendo uma ferramenta pedagógica. Para o artista/educador Alexandre Lucas, idealizador da Mostra IP, o evento pretende criar um canal de interlocução entre os artistas brasileiros que desenvolvem ações no campo da performance e da intervenção. Ele aponta, ainda, a importância da ligação do registro fotográfico e audiovisual com este tipo de fazer artístico, tendo em vista que é por estes meios que é possível torna o trabalho discutido e conhecido. 

O evento está sendo realizado com o apoio de 20 monitores, estudantes da URCA e da Universidade Federal do Ceará (UFC), que estão mobilizando as escolas locais e praticando o ativismo nas redes sociais, convidando artistas e divulgando a Mostra IP. De acordo com Alexandre Lucas, “o trabalho de monitoria é essencial para o evento, pois contribui com a amplitude da Mostra, tendo em vista que boa parte do trabalho foi realizado pelas redes sociais”. Ele ainda destaca a importância deste tipo de monitoria, que contribui significativamente para a formação acadêmica dos estudantes. (Leylianne Alves).
 
Contato:
Assessoria de Comunicação
Universidade Regional do Cariri - URCA
Telefone: (88) 8812.5525/3102.1218


Previsão do tempo para hoje, Segunda-Feira, 17 de Dezembro de 2012



A previsão do tempo indica para hoje, dia de sol com algumas núvens e não chove. Temperatura máxima de 36 e mínima de 22 graus.  Nascer do sol: 05h17 Pôr do sol: 17h51. Umidade relativa do ar máxima de 84% e mínima de 43%. No momento, na Vilalta, 48% ( às 04:35 ). 

Bom Dia, Crato!
Fonte: Goes12
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet

Novo abatedouro de Iguatu será inaugurado no dia 27 de dezembro


Uma obra reivindicada há vários anos pela população de Iguatu, finalmente será entregue no próximo dia 27 de dezembro pelo prefeito Agenor Neto. O novo abatedouro do município está localizado às margens da Rodovia CE-060, no Km 06, próximo ao Instituto Federal - IFCE/Iguatu.

O equipamento levará o nome de Dr. João Francisco do Amaral Neto (in memorian), uma homenagem ao médico veterinário iguatuense que prestou relevantes serviços ao município de Iguatu. O novo prédio com uma moderna estrutura para o abate de animais, atende todos os padrões dos Ministérios da Agricultura e Vigilância Sanitária, principalmente levando em consideração a higienização, segurança e qualidade para a população.

A construção do prédio custou aos cofres do Governo do Estado o montante de R$ 1.522.755,67, por meio de convênio DAS Nº. 434/2010, celebrado com a Prefeitura de Iguatu.

Iguatu Notícias vai Lindomar Rodrigues


SEBRAE Cariri encerra agenda 2012 e anuncia as atividades para 2013


O ano de 2012 foi bastante positivo para a regional do SEBRAE Cariri, com muitas iniciativas junto aos empreendedores nos 26 municípios de sua jurisdição. Foram formalizados mais de 3 mil empreendedores que estiveram recebendo acompanhamento e orientação de como atuar no mercado. Na área do negocio a negocio, foram 2.317 empresas visitadas, cada uma recebendo três visitas, totalizando quase 7 mil atendimentos. O artesanato realizou em 2012 uma rodada de negócios no dia 26 de novembro com 48 participantes de todo o estado do Ceará. Nesse evento 19 compradores de vários estados como SP, RN, DF, PE, BA, AL, RJ e MG. Com suas ações este ano o SEBRAE/Cariri conseguiu trazer dois prêmios para a região, oferecidos pelo SEBRAE nacional que todos os anos premia as cem melhores empresas do artesanato. No Cariri os contemplados foram um grupo de Várzea Alegre que atua na fabricação de redes e o outro premio foi entregue a três empresas da área do comercio, serviços e tecnologia da informação. Para 2013 o SEBRAE/Cariri está com sua agenda praticamente cheia, como informa a articuladora regional, Tânia Meire Porto de Carvalho.

Para 2013 oito projetos estão definidos voltados para as áreas de consultoria e educação ao empreendedor. Na indústria, o setor calçadista vai está integrado com o de confecção e jóias folheadas. Outro projeto será desenvolvido na área de panificação e cerâmica, cadeia do turismo e artesanato. Está na agenda de 2013 uma feira de negócios para o mês de outubro e viabilizar a participação dos empresários das indústrias de calçados e confecções da região na Feira Internacional de Calçados e Artefatos do Norte e Nordeste (FICANN) que vai ocorrer no centro de eventos em Fortaleza.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter


REALIDADE BRASILEIRA - Como um Tablet num Barraco de Zinco



"Como se em algum lugar do mundo um celular no bolso significasse mais dignidade, segurança no trabalho, nas ruas, direitos, garantias, acesso a saúde e educação de qualidade, transporte público decente, menos impostos ou tudo mais que o país precisa com urgência." - Hugo Souza

...
E que país é este? É um país afundado na miséria da política, na corrupção generalizada e no consequente apodrecimento da democracia representativa, cujo sintoma maior são os sucessivos recordes de abstenções nos últimos processos eleitorais; é um país em franca desindustrialização, com a balança comercial cada vez mais dependente das commodities do agronegócio, fazendo de nós uma espécie de semicolônia moderna; é o país da imensa fragilidade da independência entre os poderes, fragilidade esta escancarada pelo mensalão do PT, desde a compra de votos em si até o acordão que até agora poupou Lula, o então chefe do executivo corruptor, de qualquer tipo de investigação.

É o país onde o maior indicador de melhoria da qualidade de vida que o governo consegue apresentar é o da explosão das vendas de telefones celulares em 10, 12 ou 24 vezes sem juros, como se em algum lugar do mundo um celular no bolso significasse mais dignidade, segurança no trabalho, nas ruas, direitos, garantias, acesso a saúde e educação de qualidade, transporte público decente, menos impostos ou tudo mais que o país precisa com urgência.

É mais ou menos a mesma lógica — guardadas as devidas proporções — da substituição dos livros escolares por tablets nas escolas que funcionam em barracos de zinco no miserável Quênia…

A classe média eleitoreira do PT

Na última terça-feira, 11, em um evento na França, a presidente Dilma disse que um dos objetivos do seu governo é transformar o Brasil em um país de classe média. Não será difícil se o PT continuar mascarando os números do combate à pobreza, como fez recentemente, em junho deste ano, quando determinou que a partir de então seria de classe média a família que tivesse renda per capita mensal entre ínfimos R$ 291,00 e modestíssimos R$ 1.019,00.

Um dos mais retumbantes desmentidos ao slogan petista do “país de todos” e da distribuição de renda como “nunca antes na história deste país” foi um estudo inédito do Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-HABITAT), divulgado em agosto deste ano, segundo o qual o Brasil é hoje o quarto país mais desigual da pobre América Latina, aparecendo melhor colocado apenas do que Guatemala, Honduras e Colômbia.

O jornal britânico The Independent, que o PT não pode acusar de “reacionário” ou “de direita” — como gosta de fazer, da militância aos grão-duques, posando de “esquerda” que há tempos o partido não é, se é que algum dia chegou a ser — publicou no último dia 7 de dezembro uma reportagem sobre como a economia brasileira não cresce mais exatamente por causa de problemas estruturais a respeito dos quais o PT, há dez anos à frente do Executivo,  dá sinais de que não vai conseguir solucionar.

Do artigo: PT, rei da autopromoção no exterior?
por Hugo Souza 14 de dezembro, 2012 - Publicado no site Opinião & Notícia
Foto ilustrativa: Site Argosfoto


Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31