xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/12/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 dezembro 2012

Assembleia aprova projetos de lei de autoria do deputado Roque


As duas proposituras de autoria do deputado estadual Sineval Roque (PSB) aprovadas na sessão desta quinta-feira (06/12) na Assembleia Legislativa tratam da denominação de equipamentos importantes para as cidades de Antonina do Norte e Assaré. O projeto de lei nº. 03/2012 denomina de Joaquim Getúlio Sampaio, o açude mamoeiro localizado em Antonina do Norte.

Segundo o parlamentar, a homenagem é um reconhecimento ao trabalho prestado pelo cearense. “Getúlio Sampaio destacou-se em pelo menos três áreas: agricultura, pecuária e também na política. Homem simples e trabalhador, Getúlio ficou conhecido na região também pelo seu instinto de liderança junto à comunidade”, explica Roque. 
Já o projeto de lei nº. 04/2012 denomina de Antônia Nedina Onofre de Paiva, a Escola Profissionalizante em construção pelo Governo do Estado do município de Assaré. Dona Nedina era esposa do ex-prefeito do município de Assaré, Raul Onofre de Paiva, considerado uma das principais lideranças políticas da cidade na época. Além de primeira dama, dona Nedina também foi representante do Fundo de Assistência e Previdência do Trabalhador Rural – Funrural por oito anos.

Assessoria da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará


Moradores da cascata, Bebida Nova, Sítio Rosto e Guaribas fazem solicitação ao Prefeito Ronaldo Gomes de Mattos


 Moradores reivindicam uma ponte para o local.

Caro amigo Dihelson, nós moradores da CASCATA, SÍTIO ROSTO, BEBIDA NOVA, CORUJA E GUARIBAS, vinhemos aqui através da sua ajuda, BLOG DO CRATO E SÓ CRATO-GESTÃO MUNICIPAL, solicitar através do nosso prefeito eleito SR. RONALDO GOMES DE MATOS, uma ponte para essa localidade que fica ha 150 metros da igreja do LAMEIRO na estrada da cascata. Aqui estão as fotos das últimas chuvas caída no nosso município. Sempre quando chove, dezenas de pessoas dessas localidades ficam ilhadas e aguardando um bom tempo até que essas águas baixem para poder atravessar e seguir aos seus determinados trabalhos, e ter que tolerar reclamações dos seus patrões. Agradecemos e esperamos uma solução!


Fotos do Richo do Padre, tiradas na última segunda-feira pelo autor.
Por:  José Nilson Mateus
www.blogdocrato.com
www.filhoseamigosdocrato.com


Valdemir Correia comenta


Dois fatos importantes quero ressaltar neste dia 06 de dezembro, que publico no Blog do Crato trazidos pelo nosso colaborador Valdemir Correia de Sousa

ANIVERSÁRIO DE JAIR ROLIM


Hoje, dia 6 de Novembro  e o dia do aniversario de Jair Rolim. Jair Rolim, cratense, filho do  Sr; Mozart Rolim, e Anusia Rolim, e uma figura excepcional.  Bancário aposentado do Banco do Brasil, em vez de repousar, pois com a familia toda estruturada, filhos formados, entrou no ramo Industrial, e hoje fora outras atividades, é um grande colaborador do Blog do Crato, com seu humor fino, trata varios assuntos com muita leveza , ocasionando bons momentos a quem visita este Blog. Assim quero nesta oportunidade expressar meus votos  de felicidades ao aniversariante, desejando-le muitos anos de vida junto aos seus familiares, inclusive aos cunhados entre os quais me incluo. 

Um  grande abraco, Valdemir Correia ( Na foto ).
Nota do Editor - E estes parabéns do Valdemir Correia é extensivo a todos da "Família" Blog do Crato, que conta hoje com mais de 80 escritores e colaboradores.

PADRE RAIMUNDO - Correspondente do Blog do Crato na Amazônia


É com grande satisfação que recebemos a notícia de que o Padre Raimundo, natural da cidade de Itacoatiara - AM visitou o Crato nesta semana, e ficou encantado com a nossa cidade. A visita foi realizada em boas companhias do também padre Edimilson Neves, cura da Sé Catedral. Padre Raimundo lê constantemente o Blog do Crato lá em Itacoatiara e sabe de tudo que se passa na nossa cidade. Gostaríamos de agradecer a gentileza, e convidá-lo desde já a fazer parte do quadro de escritores do Blog, escrevendo crônicas e enviando notícias para o nosso Blog, que podem ser enviadas para o e-mail  blogdocrato@hotmail.com  - Então, com essa bela notícia, vemos que o Valdemir Correia não só é um bom correspondente "internacional" ( como tem enviado matérias quando viaja ao exterior ), mas também é um angariador de novos colaboradores e escritores, ( risos) . Um grande abraço, tanto para o Padre Raimundo quanto ao Valdemir.

Na foto, vemos a cidade de Itacoatiara  AM
www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet



Espetáculo “ABOIOS – O som do Sertão” chega ao Crato na sexta-feira (07.12)



No palco do Teatro SESC Adalberto Vamozi, o grupo A Rainha e os Vaqueiros, que tem à frente a Mestre da Cultura Dona Dina, faz uma homenagem a Luiz Gonzaga.

Contos, ‘causo’, versos, poesias, toadas, trechos de cordéis e músicas de Luiz Gonzaga marcam o espetáculo “ABOIOS – O Som do Sertão”, que o grupo A Rainha e os Vaqueiros apresenta no Crato nesta sexta-feira (07/12), às 20h, no Teatro SESC Adalberto Vamozi. Liderado por Dona Dina, Mestre da Cultura, o grupo entra em cena com o traje típico dos vaqueiros, com gibão, perneira, peitoral, chinelo e chapéu de couro, usando o aboio como forma de retratar os sons e ritmos cearenses. O show começa ao som de chocalhos com Chico Water, representante dos vaqueiros. Em meio à poesia, convida os seus amigos e companheiros de luta, os vaqueiros-aboiadores, Hidelbrando, um mestre na sanfona, e o seu regional de zabumba e triângulo. Juntos, interpretam a música de abertura. Em seguida entra Dona Dina, que completa a cena para uma sequência de dez músicas, fruto de uma pesquisa sobre o cancioneiro popular dos vaqueiros-aboiadores, baseadas em suas vivências e em poesias que admiram, em especial, do Rei do Baião, Luiz Gonzaga.

O espetáculo não se prende apenas ao roteiro musical. Os aboiadores artistas utilizam o improviso e interagem com o público, deixando evidente uma das propostas do grupo, que é de preservar o caráter natural do homem do campo. Com “ABOIOS – O Som do Sertão”, espetáculo patrocinado pela Coelce, o grupo fez uma apresentação no mês de agosto em Caridade. Depois de uma pausa, voltou ao palco para uma série de shows pelo Ceará em novembro e dezembro. Depois de Quixadá e Sobral, o grupo apresenta-se nesta sexta-feira no Crato. Na próxima semana, dias 13 e 14, estará em Fortaleza e no dia 19 encerra a turnê em Canindé, cidade sede da Associação dos Vaqueiros, Boiadeiros e Pequenos Criadores da Microrregião dos Sertões de Canindé (AVABOCRI), fundada por Dona Dina.

SERVIÇO

“ABOIOS – O Som do Sertão” – Dia 07.12 (sexta), às 20h no Teatro SESC Adalberto Vamozi (Rua André Cartaxo, 443, São Miguel - Crato). Tel: (88)3586-9150 e (85) 9926-4079. GRÁTIS.

Degage

Só no Crato mesmo N° 3 - Por: Daniel Bloc Boris

                                     Elogios e reclamações


Quero elogiar a Administração da Prefeitura Municipal e sua Secretaria de Limpesa Urbana, que vem fazendo um bom desenpenho na coleta de lixo da cidade, aproveito para elogiar também a todos garis, peço aos apressadinhos que andam de carros, mais respeito e paciênsia para com os mesmos.
Quero também, reclamar da administração atual e deixar uma sugestão para a futura administração.
Sabemos e é notório que a prefeitura vem tentando colocar o máximo de coletores de lixo pelo centro da cidade, como também é notórios os vándalos destruindo os coletores ( Cadê a guada municipal ? ).
Minha reclamação maior é... Nossas praças e mercados centrais funcionam com alguns que foram agraciados com quiosques, e todos produzem lixo a mais do que os seus coletores particulares comportam, após cheios, jogam o excedente em qualquer lugar no chão. Mais uma vez venho falar em leis, elas existem para serem cumpridas, temos que pedir e exigir bons exemplos de limpesa e higienização desses que foram beneficiados com o privilégio do agraciamento do seu referido local de trabalho.
Não podemos deixar em vão de uma punição diante da lei, pois só doendo no bolso ou com a perda do seu agracimento, poderemos ter as praças e mercados limpos e dignos da população, pois pagamos nossos impostos para isso, quem gosta de pocilga é o porco!
Caro leitor e cidadão, exigir seus direitos também é um ato de cidadânia.

Jacques Boris
Artista Plástico

Tudofel: O poeta do concreto e sua 'belacap'

Tudofel: O poeta do concreto e sua 'belacap': Ontem por volta das nove da noite, fechei o livro que estudava e fiquei por uns segundos observando Djalminha Conduru trabalhando com...

Vale-Cultura é aprovado no plenário do Senado - Por J.Tavares.

Em votação simbólica, o Plenário do Senado aprovou na quarta-feira (5) o projeto de lei da Câmara Federal que concede um vale-cultura de R$ 50 mensais para o trabalhador que tenha seus direitos regidos pela CLT e que ganhe até cinco salários mínimos (PLC 114/2012). O dinheiro poderá ser gasto na compra de ingressos para espetáculos e também na compra de produtos como livros e DVDs.

Relatório

Antes da votação, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) leu o relatório do senador Eduardo Braga (PMDB-AM) na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), favorável à aprovação do projeto. O relatório salienta que “o vale-cultura promoverá a universalização do acesso e fruição de bens e serviços culturais, estimulará a visitação a estabelecimentos e serviços culturais e artísticos e incentivará o acesso a eventos e espetáculos”, aumentando assim a demanda agregada pela indústria de cultura.

E ainda

Durante a promulgação, na semana passada, da Emenda Constitucional 71, que criou o Sistema Nacional de Cultura, a ministra da Cultura, Marta Suplicy, instou os senadores a aprovarem com rapidez o projeto do vale-cultura, por considerá-lo um instrumento capaz de provocar uma “revolução no país”. Pessoas que ganham até cinco salários mínimos, salientou, passarão a ter acesso a peças de teatro, cinema, livros e DVDs.

Com informações da Agência Senado

Tudofel: BRock

Tudofel: BRock: Na minha cidade, há trinta e poucos anos, as opções de lazer e diversão eram até satisfatórias. O diacho é que a gente quer muito ...

Chuva causa desabamento da cabeceira da ponte do Rio batateira em Crato


A Chuva na região foi de apenas 11 milímetros, mas causou estragos.

Das 7h desta terça-feira (4) às 7 horas de quarta-feira (5), choveu apenas 11 milímetros no município do Crato, na região do Cariri, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Apesar da chuva fraca, os moradores do distrito de Vila São Bento, no Crato, enfrentaram dificuldades para chegar à sede do município. A cabeceira da ponte sobre o Rio Batateiras, que separa as duas regiões, cedeu e impossibilitou a passagem de carros e outros meios de transporte.

A ponte estava em processo de recuperação desde agosto e tinha prazo de 180 dias para ser concluída, mas as obras pararam. De acordo com o secretário de Infraestrura do Crato, José Muniz, houve um erro no projeto. "O projeto mostra rocha a oito metros de profundidade, cavamos até 15 metros e não encontramos rocha. Tivemos de fazer uma nova sondagem e uma nova fundação".

Pelo 9º dia seguido, chove em pelo menos uma cidade do Ceará

Apesar dos problemas com as cabeceiras, o secretário diz que a estrutura da ponte não oferece riscos. Enquanto a obra de recuperação da ponte não é realizada, a população se arrisca na travessia passando por cima de areia e pedras, já que a ponte é o único acesso para a sede do município.

Segundo a Funceme, de ontem para hoje choveu em doze municípios na região do Cariri. A chuva mais forte aconteceu em Barbalha, 24 milímetros, seguida de Cariús e Juazeiro do Norte, com 18 milímetros, e Aurora, com 17,8 milímetros.

Do G1 CE

AlÔ COELCE ! - Escuridão na Rua ANtonio Xenofonte na Vilalta


Olá, venho através deste reportar que no trecho da rua Antônio Xenofonte (Crato, Vila Alta) a partir da esquina com a rua Zacarias Gonçalves até o término da mesma, está totalmente as escuras, praticamente breu total. Houve reclamações a Coelce e nada foi feito até agora. As fotos em anexo são nada reveladoras, pois o breu é tanto que a câmera não capturou praticamente nada além do farol do carro ou objetos próximos. A mais de 3 meses esse trecho está as escuras a merce dos marginais que se aproveitam da escuridão praticar assaltos e abordagens indevidas aos moradores da rua.

Por: Altamiro Jr.


Caravana da Sanfona circula por cidades do Cariri


De 6 a 8 de dezembro, as cidades de Missão Velha, Jardim e Barbalha recebem o projeto Caravana da Sanfona “Trem do Forró”, que faz uma homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga. A programação itinerante acontece a partir das 19h com palestras, apresentações de vídeos documentários sobre a vida e obras de Luiz Gonzaga, e shows musicais. O projeto realizado pela União das Associações de Barbalha, tem o apoio cultural do Sesc. Gratuito.

No “Trem do Forró”, o grupo Casaca de Couro, acompanhado por sanfoneiros da região, tocará o autêntico forró pelas principais ruas das cidades. Em Barbalha, o grupo se apresenta com o sanfoneiro Orlando e seu regional. Já em Missão Velha, o público poderá conferir o artista Paulo Sanfoneiro e em Jardim, o Grupo Luar do Sertão.

A iniciativa tem por objetivo homenagear o Rei do Baião, que levou a alegria das festas juninas e dos forrós pés de serras, bem como a pobreza, as tristezas, as dores e as injustiças do sertão nordestino para o resto do país, em uma época em que a maioria das pessoas desconhecia o baião, o xote e o xaxado.

O Projeto também conta com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Sociedade Artística e Cultural Engenho Velho, Instituto Crajubar de Educação e das Secretarias de Cultura das cidades de Missão Velha, Jardim e Barbalha.
 
Programação

Caravana da Sanfona “Trem do Forró”
Horário: a partir das 19h

6/12 - Missão Velha (Estação da Cultura)
7/12 - Jardim (Pracinha do clube da cidade) 
8/12 - Barbalha (Antigo Calçadão)
 
:::Gratuito:::

www.sesc-ce.com.br
Facebook: /sescceara
Twitter: @sesc_ce

Artes da memória sonhada - Por: Emerson Monteiro



Algo bem mais expressivo do Inconsciente humano acontecerá quando inventarmos a máquina de gravar os sonhos. Nessa hora ansiada, cairá de vez a barreira dos símbolos ocultos. Sumirão de vez os atravessadores que produzem os bens simbólicos. 

Chegar-se-á de todo ao território dos contos, filmes, livros. As histórias das lendas, as fábulas, os mistérios das faixas sombrias do Ser desfarão a névoa que os encobrem, cairá a empanada e o teatro será uma coisa só, única, indivisível, atores e plateia reunidos em peça integral. Mergulhar-se-á nas profundezas das interrogações e, de volta, as pérolas preciosas revelarão segredos antes insondáveis da imaginação. 

Isto porque há milhões, bilhões, de produtos vendidos nas calçadas, nos vídeos e nas estantes, que oferecem de modo ainda precário esse gosto de ouvir narrativas do rio vivo dos sonhos, porém depois que escorrem nas goteiras das mentes e dos autores. As gravações dos sonhos virão diretamente da fonte de água limpa das florestas internas da pessoa, força viva do coração da montanha original. Ninguém duvidará das verdades nascidas autênticas, ofertadas bem cedo, de manhã, pãozinho quente na porta de casa ao sabor das fornalhas acesas e lençóis mornos da madrugada. Contudo guarda apreensão naqueles que sonhem talvez pesadelos... Nisso mora o perigo nalguns. Os sonhos virem recorrentes, melados nos remorsos, nas mágoas acumuladas nos postos de observação de algumas criaturas. Aquelas ações desencontradas que puseram cascalho no âmbito das relações humanas, as ingratidões por desventura cometidas, os gestos torpes, as culpas, as intenções malévolas que sujam a túnica da consciência, sujeitam querer vir a lume e voltar trazendo sonhos em forma de intranquilidade, no meio das noites intranquilas. 

Bom, isso, contudo jamais justificaria deixaremos pesquisadores apreensivos para desenvolver a máquina magistral de gravar os sonhos através das ondas e vibrações emitidas pelo cérebro nas caladas dos sinais até então obscuros no recôndito da alguma, enquanto dormimos e sonhamos. Conquanto falemos tantas inconveniências através dos telefones e transportemos amarguras e incertezas através dos automóveis apressados, nem por isso ignoramos o valor de tais invenções apreciáveis e úteis na atual civilização movida a máquinas. As artes da memória crescerão de importância, pois, quando nas esquinas ofertarem seus recentes sonhos camelôs até hoje artistas desconhecidos, grandes estetas, no entanto que viajaram a estrelas distantes, na véspera, e já disponibilizam primorosos filmes sonhados a preços módicos. Quero crer logo, logo, juntaremos essas máquinas eletroeletrônicas ao estoque das criações maravilhosas dos geniais espíritos daqui desse chão de raras belezas. 

Por: Emerson Monteiro 
 

Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31