xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 02/12/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

02 dezembro 2012

Souza Filho, o ciclista - Por: Emerson Monteiro


Ali pelos anos 60, em Crato, ele cumprira, na Praça da Sé, uma maratona de sete dias ininterruptos pedalando bicicleta convencional, aos olhares vigilantes da população da cidade. Dia e noite, esteve isolado por cordas, no setor central da praça, às vezes rápido, às vezes lento quase parado, buscando a sombra das árvores, nos horários do calor mais intenso. Viera de Petrolina e praticava esse desafio nas cidades interioranas do Nordeste.

A gente saía do colégio na hora do lanche e passava alguns momentos observando o atleta corajoso, magro, altura mediana, de pele morenada, camisa regatas, calção e boné, em cima das duas rodas, em movimentação constante; monitorado a promoção os promotores do evento, loja de materiais ciclísticos do lugar. Nos picos do sol, lhe jogava água, querendo com isso amenizar a temperatura e ativar os músculos. Souza Filho exerceu, assim, o papel de ídolo daquela mocidade.

Quando, hoje, procurei na internet pelo seu nome, coincidência ou não o encontrei batizando travessa da sua cidade natal, no centro do comércio de Petrolina, inclusive ali, no número 279, existe loja de materiais de ciclismo, a Casa do Ciclista, que desconheço possua qualquer vinculação com o próprio que comentamos.

No sentido de resistir à rude prova de superação, adotava injeções fortificantes e alimentos líquidos. Atendia às necessidades fisiológicas sobre o transporte em que pedalava sem parar hora nenhuma, pois mesmo enquanto o enfermeiro ministrava as injeções continuava girando os pedais.

Desde as aglomerações medievais, há registros dos heróis de rua, depois transpostos ao teatro, aos livros, revistas e filmes. Li um conto do escritor tcheco Franz Kafka, Um artista da fome, no qual o personagem cumpre a desafiadora função de permanecer de estômago vazio, perante ávido e atencioso público, durante semanas inteiras. Nas últimas décadas, o interesse pelos artistas da fome diminuiu bastante. Se antes compensava promover, por conta própria, grandes apresentações desse gênero, hoje isso é completamente impossível. Os tempos eram outros.

Após cumprir os dias previstos da façanha sobre-humana, Souza Filho recebeu, em solenidade com a presença da multidão, o prêmio a que concorrera, moderna bicicleta Monark faixa dourada, bem apreciada na época. Ao lado da praça, já aguardava uma ambulância que, terminando a cerimônia, iria conduzi-lo ao Hospital São Francisco, onde permaneceu algum tempo em recuperação face ao esforço despendido.



Por: Emerson Monteiro

Tudofel: Colégio Diocesano do Crato (epílogo)

Tudofel: Colégio Diocesano do Crato (epílogo): N esses últimos dias andei publicando aqui neste blog e no Facebook umas postagens sobre o Colégio Diocesano do Crato, relembrando...

Choveu durante a madrugada do último domingo - Previsão do tempo para 02-12-2012




Segundo os serviços oficiais de meteorologia, o dia será de sol com algumas núvens e Não Chove! - Mas, é interessante ver essa previsão, porque CHOVEU e CHOVE. Desde a noite de sábado e durante quase toda a madrugada choveu na cidade de Crato, inclusive com trovoadas e pequenos relâmpagos. O tempo no início da manhã permanece nublado, como se comprova também pela foto do satélite.

Tenham um Bom Domingo!

Fonte: Climatempo

O Crato em Fotos - Edição de Domingo, 02/12/2012


Bom dia, Crato!

A noite foi de chuva aqui em Crato. Seria este o segundo grito de inverno e o prenúncio de dias melhores para a nossa cidade ? Assim seja! Ao ver as gotas que escorriam pela vidraça ao brilho da luz tênue de um poste de rua, na minha mente, a lembrança de outros tempos de chuvas, de fartura e de felicidade. A chuva no nordeste tem essa característica. Para quem mora em regiões onde ela é constante durante o ano todo, nem sabe do que eu falo. Chuva no nordeste, principlamente no interior, é coisa rara, é de ano em ano, e tem ano que praticamente não chove. Por isso, o início da estação das chuvas ( Pluviose ) é muito celebrada e taz recordações. Que felicidade maior é poder assistir a alvorada de um dia de chuva ouvindo o canto dos pássaros que já se manifestam ? Isso, como diz a velha propaganda, Mastercard nenhum paga. Trago aqui três fotos que não me canso de postar aqui no Blog do Crato, porque sempre estão associadas com o prazer de ver a nossa querida cidade na época das chuvas.

Três fotos marcantes dos últimos anos no Blog do Crato:


Acima: Esta foto eu fiz com uma câmera simples, uma Sony compacta, em dia de chuva. É uma das fotos mais apreciadas por quem visita os nossos sites.


Como disse no meio da semana: Em época de sêca, até uma imagem dessa menina tentando dar o "pulo do gato" para atravessar a Rua Santos Dumont fica marcada.


E aqui, a minha foto favorita quando se trata de chuva, a nossa querida Chapada do Araripe;

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com


1ª fase do vestibular da Uece 2013.1 é realizado neste domingo


Entre 9h e 13h, 29.680 estudantes estarão realizando, neste domingo [2], a primeira fase do Vestibular de 2013.1.

A Prova, de múltipla escolha, vai medir os conhecimentos gerais dos candidatos, com questões de Língua Portuguesa, Língua Estrangeira, Geografia, História, Matemática, Física, Química e Biologia.  Dos 29.680 candidatos, 24.700 concorrem aos cursos de fortaleza e 4.980 aos do interior do Estado, disputando 2.225 vagas. O primeiro Vestibular de 2013 será realizado nas sedes da UECE, no Campus do Itaperi, e nas seis unidades nos municípios de Quixadá, Tauá, Limoeiro do Norte, Crateús, Iguatu, Itapipoca e em vários Colégios da Rede Pública e Particular de Fortaleza. Os endereços dos locais de prova encontram-se no Cartão de Identificação do candidato.
 
A segunda fase acontecerá nos dias 16 e 17 de dezembro, domingo e segunda-feira, respectivamente, no horário das 9h às 13h, com quatro provas: uma de Redação e três Específicas, com 60 questões de múltipla escolha, estabelecidas de acordo com o curso de opção do candidato.

CONCORRÊNCIA A concorrência tem como média geral 13,46 candidatos para cada vaga. No ranking dos cursos mais procurados, o campeão mais uma vez é Medicina, com 84,55 para cada vaga das 40 ofertadas, com 3.382 candidatos inscritos.  O curso de Psicologia vem em segundo lugar, com 58,60 para cada vaga. Já o curso de Educação Física é o terceiro mais concorrido, com 57,52 para cada vaga das 25 ofertadas. O quarto mais concorrido é o curso de Nutrição, com 1.704 inscritos, para 56,80 candidatos por vaga. O curso de Administração vem em quinto lugar, com 1.889 inscritos, para 47,23 candidatos por vaga.
 
Assessoria de Comunicação da UECE ( Yuri Guedes )


Governo do Ceará lança Operações Alta Estação e Centro Seguro



Foi lançado oficialmente, nessa sexta-feira [30], na Praça do Ferreira, em Fortaleza, as operações “Alta Estação” e “Centro Seguro”.

A solenidade contou com a presença de várias autoridades militares, civis e empresariais, e com a participação da comunidade e da imprensa local. O objetivo principal é proporcionar a segurança pública necessária ao intenso fluxo de pessoas que transitam no centro de Fortaleza. Pois com o adventos do festejos de fim-de-ano muitas pessoas se dirigem ao centro comercial na intenção de realizar suas compras.

Para garantir uma maior tranqüilidade e segurança aos consumidores, os órgãos da Segurança Pública do Estado estarão presentes para coibir as ações criminosas. Durante a Solenidade foram relatadas as maneiras como serão divididas as forças para o desempenho das Operações e enfatizado que as instituições deverão atuar de forma integrada, cumprindo missões dentro de suas respectivas atribuições.
Um dos pontos fortes dessas Operações é o efetivo empregado, juntamente com a participação de empresários na elaboração dos planos, ficando assim mais fácil identificar os pontos mais críticos do Centro Comercial da nossa Capital. A operação Alta Estação começa oficialmente neste dia 1º de dezembro de 2012 e segue até o dia 10 de março de 2013. Serão empregados 500 policiais militares, 30 bombeiros militares e 40 policiais civis além do efetivo que já atua normalmente no Estado.

O foco da operação no Ceará será nos municípios de maior movimento turístico como Aracati, Beberibe, Cascavel, Icaraí, Paracuru, Jijoca de Jericoacoara, Camocim, Guaramiranga, Paraipaba, Viçosa do ceará, Tianguá, Ubajara, Ipu e Juazeiro do Norte. Em Fortaleza, as ações ocorrem no Centro Cultural Dragão do Mar, Área Comercial do Centro, Passeio Público, Mercado Central, Emcetur, Orla Marítima, Aeroporto e Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé.

A Operação Centro Seguro, que já recebeu reforços da Polícia Militar do Ceará desde o início de novembro, segue até o dia 4 de janeiro de 2013 com objetivo de reforçar a segurança para quem frequenta o centro durante o período, devido ao aumento no fluxo de pessoas que procuram as lojas para as compras natalinas. A Operação ganha reforço de 222 policiais militares, 10 bombeiros militares e 20 policiais civis. .

* Com informações da PM e  SSPDS

Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30