xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/11/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 novembro 2012

Para você Refletir - Por Maria Otilia

Estamos vivendo um momento de muita violência :urbana, doméstica, escolar, etc. E na maioria das vezes esta  violência só acontece, porque os homens já não exercitam o bom senso, o controle emocional, o respeito pela vida. 
                                                             O    pássaro e a guerra

Nesta fábula dos Legas (do Zaire), um pássaro explica-nos como são absurdas as guerras dos homens.

Ai se os homens lhe dessem ouvidos…

Kansisi é um pássaro branco com as asas negras e faz o ninho nos bananais em redor das aldeias. Testemunha da vida quotidiana das pessoas, sabe muita coisa sobre o comportamento dos homens.

Por isso, um dia, o seu amigo Monkonia, pássaro que frequenta pouco estes sítios, veio colocar-lhe um problema que há muito o apoquentava:

— Porque é que os homens fazem a guerra?

Kansisi deu uma gargalhada. Mas o amigo voltou a insistir:

— Os homens dizem que são inteligentes e racionais; como é que não conseguem, então, estar de acordo? Não há ninguém que cometa tantas asneiras como eles.

— Por diversos motivos — respondeu Kansisi. — A avidez, a inveja, a vingança levam-‑nos a pegar em armas uns contra os outros. Guerreiam-se até por coisas banais, sem pensar nas consequências. Anda comigo, que eu mostro-te um exemplo concreto.

Voaram juntos até à aldeia vizinha. Monkonia poisou numa folha de bananeira, de onde podia observar tudo o que acontecia.

Era meio-dia, e o sol queimava. A aldeia estava deserta, parecia adormecida. Só uma criança pequena brincava no meio do pó, junto de alguns potes de barro ainda frescos, a secar ao sol antes de serem cozidos no forno.

Kansisi poisou num desses potes. A criança viu-o e correu para o espantar com um pau. O pássaro voou para mais longe e a criança acabou por bater no pote, que rolou no chão, com uma pequena mossa. Ao ouvir o barulho, a dona dos potes saiu cá para fora e deu duas valentes chapadas na criança. Ouvindo a criança a chorar, a mãe agarrou num ramo de árvore e deu com ele na mulher, que gritou por socorro. O marido dela saiu de casa com uma faca, e a mãe da criança fugiu chamando pelo marido. Ouvindo esta barulheira toda, mais homens e mulheres saíram de casa gritando e brandindo bastões, sachos e facas. Voavam insultos e ameaças de todos os lados. Dez minutos mais tarde, a aldeia estava em pé de guerra: o clã da dona dos potes contra o clã da outra mulher. Ninguém fazia ideia do motivo que causara esta situação e nem queria saber nem pensar nas consequências do conflito. A briga durou o tempo suficiente para provocar danos irreparáveis; houve mesmo mortos e feridos.

Entretanto, Kansisi, regressando para junto do amigo, contemplava com satisfação o desenvolvimento da peleja.
— Aí tens! — disse ao amigo. — É assim que nascem as guerras entre os homens. A conclusão podes tirá-la tu mesmo!
Ela está bem expressa em dois provérbios dos Lega:
O pássaro Kansisi provoca a guerra, mas fica em paz pousado na sua folha.
O estulto entra na rixa sem medir as causas nem os efeitos.

Festival de Holambra no Cariri - Por: Emerson Monteiro


Este ano, essa exposição de belas flores e plantas decorativas retorna pela quarta vez ao Cariri. São mais de 200 espécies vegetais de cores e formas diversas. Tantas delas que existiam apenas no dicionário dos caririenses, nas músicas, na imaginação, nos poemas da literatura universal, vindas do Sudeste e provenientes de países e climas distantes.

Azaleia. Tulipa. Poinsetia. Bugari. Açucena. Tulipa. Amarilis. Begônia. Rosa. Gérbera. Hortência. Afalandra. Minilacre. Orquídea. Lótus. Cravo. Rosa do deserto. Margarida. Crisântemo. Dália. Gerânio. Dália. Violeta. Branco de ouro. Amor perfeito. Cravínea. Ixonia. Bromélia. Ciclâmen. Elicônia. Etc. Etc.

Em cada nome o mistério infinito da originalidade. Musicalidade perfeita da fonte vital de tudo. Sonhos abertos em pétalas, traços, recortes de seres vivos na alma das flores. Luzes de natural felicidade. Convites a viagens mágicas nos campos do coração da Terra e suas produções por vezes enigmáticas. Nos quadros exatos de criatividade inigualável, artista magistral criara as flores, os pássaros e as borboletas, que enfeitam as matas, desafiam gestos de pureza de sentimentos toda gente, à leveza, ao carinho dos trilhos da existência, peças geniais desse design do Poder.

Trabalhar com as plantas trazidas nesses festivais que se repete em nossa Região reserva enormes ganhos e possibilidades aos instantes dos observadores, somados à presença forte que chega através dos olhos acesos que nos visitam à busca das novas mensagens vivas de realimentação da esperança e do amor.

Serão doze dias, com início em 28 de novembro até 09 de dezembro de 2012, das 08 às 20h, na Praça Padre Cícero, em Juazeiro do Norte CE. Sob tendas climatizadas, milhares de pessoas circularão, a colher formas e tons multifacetados, de encher as vistas e as memórias dos valores divinos elaborados na oficina vegetal.

Cada lugar possui suas espécies próprias, no entanto, agora reunidas em bloco único pelo Festival das Flores de Holambra do Cariri, elas obtém unidade apreciável e mostrar tipos variados recolhidos de inúmeros ecossistemas, isto num só horizonte. Além de tudo, experiência empresarial que expande e indica ideias de plantar flores e enriquecer as novas gerações com potencial de conhecimento, jeito sadio de quem trabalha e analisa de perto a beleza dos exemplares expostos. 

Só no Crato mesmo N° 1


Destruição do Patrimônio Arquitetônico


Esta foto foi tirada pela Professora, Poetisa e Escritora Claude Bloc, que por sinal é minha irmã, recentemente recebeu o Título de Imortal do ICC." Instituto Cultural do Cariri". Agora vejamos qual era a sua preocupação em ver esse começo de construção em uma casa histórica do século passado no centro da cidade, precisamente na Praça da Sé. A Claude Bloc adentrou na construção, e la lhe foi revelada que era apenas uma reforma, mas a frente da casa seria preservada.

Me fez lembrar da minha querida cidade adotiva Maranguape, que certa vez eu, Jacques Boris, para o Crato,  la sou conhecido como Daniel Boris, também preocupado com os predios históricos da Cite, fui às autoridades competentes e explanei a minha aflição sobre os maus tratos e conservação dos prédios histórico, discutimos, fizemos reuniões com o Prefeito e  a Secretária de Cultura, por fim, foram tombados alguns prédios e restaurados, que hoje um deles é a sede de Cultura de Maranguape, e ainda fiz dez (10) quadros desses casarões históricos a preço de custo que ainda hoje se encontram no museu da cidade.

 Agora para minha surpresa vejo isso... toda a frente da casa foi derrubada, e nem ai para História da cidade. Só no Crato mesmo.



Um crime contra o patrimônio histórico do Crato, como também foi feito com o antigo Crato Hotel, que era um cartão postal, isso com consentimento das autoridades compententes, se assim não o fosse, teria sido embargado. Caro leitor não estou escrevendo isso para enaltecer minha irmã Claude Bloc ou a mim, simplesmente estou jogando a responsabilidade para o poder público e a sociedade em geral. Sei que no município existem leis que impedem esses absurdos, basta usar, sem olhar para quem é o dono da construção, e nós como sociedade temos o direito e dever de exigir e cobrar que se cumpra a lei.
A expeculação imobiliária do Crato é cruel, e esta sendo feita às claras, sem temer as leis.

Jacques Boris
Artista Plástico

A SÊCA e OS POÇOS PROFUNDOS EM CRATO - Dihelson Mendonça


80% da água do Crato vem de Poços Profundos. Apenas 20% vem das nascentes.

A sêca está mesmo castigando!  Aqui no Crato, já temos poços profundos a 120 metros de profundidade que estão em sérias dificuldades de água, com a sêca que já se arrasta por 3 anos. Se não chover em breve...sei não! No Crato, somente cerca de 20% da água da cidade vem das nascentes, o resto vem de 62 poços profundos. Bons tempos em que a cidade era pequena e dava pra se viver apenas de água das nascentes. 
Estão sabendo que em pouco tempo, talvez seja necessário bombear água do centro da cidade ou de áreas mais baixas para o Grangeiro, porque lá é um bairro que cresce muito e pela altitude há um problema de escassez de água ? Nem sei como será daqui a 10 anos com a explosão populacional e o crescimento desordenado para aquela área da nossa cidade. É preciso que as autoridades tomem uma medida imediata para coibir as construções desordenadas naquela área e prevenir também o desmatamento da floresta do Araripe. Caso contrário, nos próximos anos, o Crato será uma cidade onde a falta de água será uma constante. Não há água para suprir tal demanda e nem previsão. Com sêca ou sem sêca, preservemos a nossa Chapada do Araripe. Ela é a guardiã maior dos nossos aquíferos.

Dihelson Mendonça

Notícias dos jornais -- por Armando Rafael

Jornais da república

Carlos de Laet, um dos grandes intelectuais deste querido e sofrido Brasil chegava a  denomina-los “jornais da ré-pública. Vá lá! Mas tenho mania de ler jornais. Nesta 2ª feira, além dos jornais de Fortaleza, chegaram-me às mãos as edições do dia do Estadão, O Globo, Correio Braziliense e “O Popular” de Goiânia. Presente que recebi no Aeroporto Orlando Bezerra de Menezes. Abaixo sintetizo algumas notícias que li e chamaram a minha atenção:



SOS Salitre 1

Dentre os municípios do Cariri que foram afetados pela estiagem de 2012, o caso mais dramático é o de Salitre. Localizado numa região sem bacias hidrográficas e sem reservas de água no lençol freático, em algumas localidades de Salitre choveu apenas 16 milímetros este ano.  Isso representa 97,7% abaixo da média, que é de 630 milímetros.

SOS Salitre 2

O prefeito de Salitre, Agenor Manoel Ribeiro (PT) procurou dom Fernando Panico, e pediu ao bispo de Crato ajuda para minorar a fome da população mais carente do seu município. Da reunião ficaram acertadas as seguintes providências: pedido de audiência ao Sr. Governador do Estado, na qual será tratada a situação dramática de Salitre; Elaboração de um projeto pedindo ao ajuda da Conferência Episcopal Italiana e, de forma mais urgente, a realização – no próximo dia 2 de dezembro – de uma campanha, nas 54 paróquias da diocese, para angariar gêneros alimentícios não perecíveis para a população necessitada de Salitre.

Enganado de novo?

Retornando de novo périplo pelo mundo (Lula viajou  para pedir – para ele mesmo, quanta modéstia!) apoio visando sua indicação ao Prêmio Nobel da Paz-2013), o ex-presidente Luiz Inácio da Silva desembarcou e foi informado da nova quadrilha formada a partir de Rosemary Nóvoa de Noronha, Chefe do escritório da Presidência da República em São Paulo. Rosemary trabalha na Presidência da República desde 2003,  por indicação de Lula. São tão amigos que a dita-cuja viajou várias vezes no Aero Lula,  nas viagens internacionais do “Cara”.

Apunhalado de novo?
Sobre o novo esquema de corrupção desmantelado pela Polícia Federal, Lula repetiu o mesmo que disse quando o mensalão veio à tona: “Minha sensação é de ter sido apunhalado pelas costas”. Tadinho! Um homem tão bom, mas que leva o azar de escolher ladrões como assessores. Interessante que no caso do mensalão, Lula depois mudou de conversa. Passou a defender que o mensalão nunca tinha existido. “Isso é coisa da imprensa golpista”, repetia,  até que o Supremo Tribunal Federal exibiu 5 mil páginas com provas da roubalheira...

Confiando na memória coletiva

Depois disso, Lula ainda declarou: “Não serão juízes que escreverão o último capítulo da minha biografia, mas o povo”. Esquece o presidente-operário que a memória do povo é curta. Pesquisa do Ibope, divulgado ontem, revela que 26% da população brasileira prefere Dilma à Lula,  como candidato a Presidência em 2014. Lula ficou somente com 19% das preferências. Em tempo: A presidente Dilma Rousseff decidiu mudar a estrutura do escritório da Presidência em São Paulo e acabou com o cargo de chefe do gabinete do órgão. Agiu com precisão e rapidez. Coisas que faltaram a Lula quando o esquema do mensalão foi descoberto no seu primeiro mandato.

Está tudo bem?

Lembram-se do que a esquerda jurássica apelidava de “PiG”? a sigla significava: “Partido da Imprensa Golpista” (sic). Sempre que a imprensa independente noticiava que o mensalão tinha existido, os trogloditas diziam com empáfia: “isso é coisa do “PiG”... Deu no que deu. O mensalão era (continua sendo) tão verdadeiro como esta nota, a seguir transcrita, publicada nesta 2ª feira, dia 26, no Estadão. A conferir: “A presidente Dilma Rousseff deverá encerrar os dois primeiros anos de seu mandato com a segunda pior média de crescimento da história recente do Brasil, só perdendo para o período Collor. No biênio 2011-2012, o crescimento médio anual do Produto Interno Bruto (PIB) do País deverá ser da ordem de 2,1%, considerando uma expansão de 1,52% prevista para este ano pela mediana do mercado financeiro na pesquisa do Boletim Focus, do Banco Central (BC)”.

Desgraça só presta quando é grande

Tem mais: Economistas alertam para o risco de 2013 piorar o prognóstico para o governo, caso não mude o foco da política de crescimento – hoje baseada no aumento do consumo – passando a incentivar mais o investimento e melhorar a produtividade.

Grande Joaquim

Pouca gente atentou para esta frase do discurso do ministro Joaquim Barbosa na presidência do Supremo Tribunal Federal: “A Justiça "sem firulas, sem floreios, sem rapapés" poderia eliminar grande parte do seu "congestionamento". Tradução de “firula”: sem frescura, sem convencionalismo, sem floreios; Sincera, direta, franca; Sem rapapés: sem adulação, sem bajulação. Assim será a era Joaquim Barbosa no STF: A Justiça voltará a ser cega.

Capitalismo em crise?

Esta notícia baixou a crista de muita gente: Os Estados Unidos divulgaram a descoberta de uma gigantesca jazida de gás em seu território. Segundo as primeiras informações, na nova descoberta há mais do que o dobro das reservas árabes e venezuelanas juntas. E o melhor: lá tudo será rapidamente explorado, pois, nos EUA, o petróleo não é explorado pela Petrossauro como no Brasil. Aqui, as reservas do pré-sal – descobertas há mais de 6 anos – ainda não saíram do papel. Ou da propaganda enganosa...

INVERNO DE 2013 - Previsão de chuvas abaixo do normal divide órgãos técnicos - Hoje no Diário do Nordeste


40% abaixo do normal

Inpe divulga percentual abaixo do normal em até 40%. Já a Funceme diz que é cedo para se fazer um prognóstico

Fortaleza/Quixadá. Ocorrência de chuvas abaixo da faixa normal (40%) para grande parte da Região Nordeste. Essa é a previsão climática para o trimestre meteorológico com início em dezembro de 2012 e termino em fevereiro de 2013, elaborado pelo grupo operacional de meteorologistas do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), órgão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Essa previsão, no entanto, foi rechaçada, ontem, pelo presidente da Fundação de meteorologia (Funceme), Eduardo Sávio Martins, que informou não haver ainda parâmetros para que, seguramente, se informe sobre a quadra chuvosa de 2013.

O abastecimento por carro- pipa já entrou em colapso em várias cidades do Ceará FOTO: ALEX PIMENTEL

Segundo Eduardo, a pré-estação possui baixa previsibilidade, daí que os esforços dos meteorologistas se concentram no espaço de janeiro até abril. Os sinais verificados até o momento apontariam para uma estabilidade no Pacífico, o que neutraliza sua influência no período chuvoso de janeiro a maio e mais ocorrência de vórtices ciclônicos no Atlântico, que levariam agora a pancadas de chuvas no litoral. Conforme a assessoria de imprensa da Funceme, as informações atribuídas ao Inpe não são compartilhadas pela Funceme, que se omite a falar sobre prognóstico antes de avaliar melhor o Atlântico até meados de janeiro do próximo ano. Eduardo ressaltou que uma avaliação mais precisa começa rá a ser estudada em dezembro, inclusive quando se avaliará as chuvas para a região do Cariri, e ainda em Janeiro de 2013.

Conforme o grupo do Inpe, a previsão, divulgada, ontem, no portal eletrônico do CPTEC, foi elaborada em conjunto com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e centros estaduais de meteorologia. O posicionamento para diagnóstico toma como referência o aquecimento anômalo das águas superficiais do Atlântico Norte. Esse efeito poderá favorecer o posicionamento mais ao norte da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) sobre o Atlântico Equatorial, contribuindo para a diminuição das chuvas no norte do Brasil.

Fenômeno

Os pesquisadores ressaltam esse fenômeno como principal sistema responsável pela ocorrência de chuvas sobre o norte da Região Nordeste do Brasil durante os primeiros meses do ano. As temperaturas podem variar entre normal e acima da normal climatológica, como resultado da maior probabilidade de estiagem nesse período. Ainda conforme o grupo de meteorologistas, as anomalias de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) permanecem com valores até 2ºC acima da média no setor oeste do Pacífico Equatorial. Porém, o surgimento de anomalias negativas de TSM no setor leste deste oceano e os índices de monitoramento atmosférico e oceânico do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) vêm apresentando valores indicativos de normalidade. Continuam sugerindo a persistência de condições de neutralidade do fenômeno ENOS pelo menos até o início do próximo ano. A maioria dos modelos de previsão climática também indica esta tendência para os próximos três meses, explicam.

Em janeiro deste ano, a Funceme divulgou que havia 40% de chances de as precipitações atingirem o número histórico do Estado em 2012. No entanto, a quadra registrou 350mm, sendo um das baixas das últimas cinco décadas. Ainda ontem, durante a reunião do Comitê Integrado de Combate à Seca no Ceará, ocorrida no Comando do Corpo de Bombeiros do Estado, representantes de órgãos públicos e privados foram unânimes para diagnosticar que o colapso já atinge o sistema de carros pipa. Os problemas mais comuns estão no gerenciamento do serviço, uma vez que ficou comprometido em cidades onde os prefeitos perderam as eleições municipais. Também há problema de infraestrutura, com estradas carroçais que impedem a movimentação dos veículos e a brusca queda das reservas hídricas dos pequenos, médios e até grandes açudes do Estado. De acordo com Loyane Ferreira de Sousa, que representa a Secretaria Nacional de Defesa Civil, do Ministério da Integração, e o Grupo de Apoio aos Desastres, alguns municípios estão deixando de receber água pela falta até de tambores para armazenamento do produto. Ela lembrou que no caso da comunidade de Corredor, em Mucambo, há uma demanda por 8 mil litros de água por tanque. Porém, a cisterna existente tem capacidade para 6 mil. Assim, dois mil litros são desperdiçados, uma vez que carro-pipa é obrigado a destinar toda a água do tanque, em vista de ser monitorado por georeferenciamento.

Mais informações:

Funceme
Telefone: 3101.1127
Inpe
Telefone: (12) 3208.6000
SDA - Telefone: 3101.8105

MARCUS PEIXOTO/ALEX PIMENTEL
Repórter/Colaborador do Jornal Diário do Nordeste

A MODA ESTA PEGANDO - Estudante paulista que reside na Bahia leiloa virgindade


UOL Notícias - "Oi, meu nome é Rebeca e estou aqui para leiloar minha virgindade (...) Não tenho fantasias. Quem der mais, leva... tipo assim, né. Mas é isso, galera".



As frases são o começo e o final de um vídeo de menos de um minuto publicado há uma semana no YouTube por Rebeca Bernardo Ribeiro, 18, paulista que mora em Sapeaçu, a 155 km de Salvador. Ela admitiu à Folha ter se inspirado no recente caso da catarinense Ingrid Migliorini, 20, que levantou R$ 1,5 milhão em um leilão do tipo, promovido para um documentário australiano. Se Ingrid disse que pretendia usar o dinheiro para financiar casas populares, Rebeca diz buscar ajuda para a mãe Divinalva, 59, que passou por um segundo AVC (acidente vascular cerebral) há dois meses "e precisa de auxílio para andar e até comer".

O pai morreu há três anos e a irmã mais velha, há um, relata. A única renda da casa com 13 galinhas e um coelho no quintal é uma pensão de um salário mínimo (R$ 622). Por causa das gozações na cidade, com 16,5 mil habitantes, ela deixou de frequentar as aulas do ensino médio e chegou a anunciar desistência. "Houve uma repercussão muito negativa, mas eu decidi levar em frente". Ela apresenta o amigo Matheus Souza, 18, cantor de uma dupla sertaneja em que Rebeca era backing vocal, como seu "assessor" na empreitada. É quem atende às ligações no celular, organiza entrevistas e faz a intermediação com os interessados.


"Já tivemos um lance de R$ 60 mil, de um empresário do sul do Estado", diz ele. Os lances são recebidos por e-mail e telefone, com a meta de chegar aos R$ 100 mil. O episódio chamou a atenção da promotora Sônia Suga, da comarca local. "A posição do rapaz é criminosa. Age como se fosse um rufião, um cafetão no popular", afirma ela, apontando crimes do Código Penal. A promotora diz que precisaria da consumação do fato para tomar alguma medida. "A menina não tem muito juízo. Ela não percebeu que virou um ponto de referência local, que pode ficar para o resto da vida." Questionado pela reportagem, Matheus mudou de versão. "O povo que me apelidou de assessor. Eu estava só tentando ajudar como amigo." Mas a garota diz que "ainda está analisando a situação". Dependeria de conseguir dinheiro de outra forma, a exemplo de uma doação.

Bol/Uol Notícias

Prefeitos eleitos e reeleitos no Ceará participam do seminário Novos Gestores 2013-2016


Os prefeitos eleitos e reeleitos do Ceará participam do seminário Novos Gestores 2013-2016, nesta segunda-feira [26], em Fortaleza.

Durante o evenvo, a presidente da Associação de Municípios do Estado do Ceará [Aprece], Eliene Brasileiro, lembrou que sozinhos, os prefeitos não conseguem nada e pediu que eles fortaleçam as entidades.  Em seguida, o presidente da Confederação Nacional de Municípios [CNM], Paulo Ziulkoski, deu início ao ciclo de capacitação para os gestores. Entre os temas abordados, Ziulkoski destacou o Fundo de Participação dos Municípios [FPM], os convênios, as emendas parlamentares e os Restos a Pagar da União.

O presidente da CNM explicou aos prefeitos como é feita a distribuição do FPM por meio de coeficientes e também como ele se comporta ao longo dos 12 meses. Porém, ele fez o alerta: "os Municípios não estão mal só por causa do FPM, é também falta de gestão. Quem não fizer gestão está liquidado".  Segundo Paulo Ziulkoski, para evitar crises financeiras como a atual, os administradores municipais devem evitar convênios com a União e os Estados e fazer aquilo que é obrigação da prefeitura. "Um programa às vezes representa mais prejuízo aos Municípios do que a queda do FPM, então, trabalhe com competência", ressalta. Em relação às emendas parlamentares, Ziulkoski mostrou que elas resultaram em R$ 452 milhões de Restos a Pagar somente no Ceará. De acordo com ele, o prefeito se prejudica ao fazer o orçamento em cima das promessas dos parlamentares e depois corre o risco de não receber nenhum recurso. "E quem paga depois é o prefeito, desacreditado pela população", completou.
 
CNM

Governador Cid Gomes se reúne com Embaixador do Reino Unido no Brasil


O Governador Cid Gomes recebeu nesta segunda (26) a visita do Embaixador do Reino Unido no Brasil, Alan Charlton, no Palácio da Abolição.

A Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ foi o tema principal da reunião, em que Cid Gomes mostrou os projetos estruturantes que estão sendo executados para a viabilização do evento, um dos maiores do mundo.  Dentre as obras, está a Arena Castelão, a primeira que será entregue entre todas as subsedes no Brasil que deve ser inaugurada no próximo dia 16 de dezembro. Durante o encontro, o Governador Cid Gomes ofereceu o Estado do Ceará para que a seleção inglesa venha fazer a aclimatação no período que antecede aos jogos.

"Os ingleses precisam conhecer o Ceará. No dia que eles conhecerem vão gostar muito e querer vir mais vezes. Meu desejo é conseguir um fluxo maior de ingleses aqui, e a copa será uma excelente oportunidade", destacou Cid Gomes. Também na reunião, o Embaixador se colocou à disposição para ajudar na capacitação de profissionais do setor hoteleiro para ganharem fluência na língua inglesa. Sobre as relações comerciais, o Embaixador destacou o desejo de ajudar a aumentar os investimentos ingleses no Estado: "Como embaixador, estou tentando melhorar os contatos com todos os estados do Brasil e também conhecer novas oportunidades comerciais. O Ceará é um dos principais nessa busca".  O embaixador do Reino Unido no Brasil esteve no Ceará para abrir o seminário "Pegada de Carbono da Copa do Mundo Brasil 2014", em Fortaleza. O Secretário do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente [Conpam], Paulo Lustosa, também esteve presente na reunião.
 
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado

Parlamentares e representantes do TCU visitam as obras do Castelão nesta terça


Parlamentares da Câmara dos Deputados e representantes do Tribunal de Contas da União [TCU] realizam uma visita às obras do Castelão nesta terça-feira [27].

Eles formam a Subcomissão Permanente para Acompanhamento, Fiscalização e Controle dos Recursos Públicos Federais destinados à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ e às Olimpíadas de 2016.  A comitiva vem à Fortaleza para acompanhar os preparativos da cidade para os eventos e quer conferir de perto os últimos detalhes da reforma e modernização do palco dos jogos aqui no Ceará.  Para o secretário especial da Copa 2014, Ferruccio Feitosa, "é importante mostrar ao resto do país que o Ceará cumpre os compromissos firmados para a Copa e, principalmente, com o nosso povo. O Castelão já tem 96% de conclusão da obra e será o primeiro estádio entregue para 2014, quatro meses antes do previsto. Essa Arena já é o orgulho do nosso Estado".

Além do Castelão, a subcomissão também irá vistoriar outras obras que estão em andamento no Estado visando beneficiar moradores e turistas que vierem a Fortaleza em 2014. A visita técnica faz parte do roteiro de trabalho da Subcomissão às cidades-sede, que também inclui idas a outras capitais, como Natal [28], Recife [29] e Belo Horizonte [30].  As obras de reforma, ampliação e modernização da Arena Castelão seguem com mais de 96% do projeto concluído. A inauguração será no dia 16 de dezembro e contará com a presença da presidenta Dilma Rousseff.  Ao todo, o projeto envolve recursos da ordem de R$ 518,6 milhões que incluem todas as transformações do estádio e entorno com a construção da praça de acesso de 55 mil metros quadrados; estacionamento coberto para 1.900 veículos; edifício Fares Cândido Lopes, sede de dois órgãos estaduais; e a operação do estádio por oito anos, que irá cobrir todas as despesas com energia, água, telefonia, esgoto e pessoal de manutenção e conservação.

* Com informações da Coordenadoria de Comunicação da Secretaria Especial da Copa 2014
Via Yuri Guedes
 

Brasil e Polônia apoiam palestinos na proposta de criação de Estado independente


Às vésperas de a Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas [ONU] votar a proposta de concessão do status de Estado observador para a Palestina na ONU, os ministros das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, e da Polônia, Radosław Sikorski, apoiaram nesta segunda-feira [26] o pleito dos palestinos, assim como a criação de um Estado independente. Porém, os Estados Unidos e Israel se manifestaram contra as duas propostas.

A União Europeia, que tem 27 integrantes, está dividida. “O Brasil apoia um Estado palestino participando das Nações Unidos. Apoia inclusive a participação plena como membro [da organização]. Mas o que está em pauta é o status de observador não pleno, pleito que leito tem apoio considerável”, disse o chanceler brasileiro. Patriota acrescentou que espera a retomada, o mais breve possível, de negociações de paz que levem a um acordo para que os dois Estados "convivam lado a lado". Sikorski disse que a Polônia também apoia a concessão à Palestina do status de observador na ONU e, futuramente, o de Estado independente.

O ministro ressaltou, porém, que a Polônia votará com a maioria da União Europeia – o bloco está dividido. De acordo com diplomatas que acompanham o assunto, conceder o status de observador pode levar à abertura de discussões sobre a criação de um Estado palestino independente. Entretanto, esse status não dá à Palestina o direito de votar na ONU. As discussões e a votação do pleito palestino ocorrem nos dias 28 e 29 próximos, em Nova York. O governo brasileiro participa das conversas como copatrocinador da proposta palestina. Paralelamente, um grupo de países defende a retomada das discussões sobre a crise no Oriente Médio, inclusive a recente tensão entre israelenses e o grupo Hamas, que domina parte da Faixa de Gaza. “Manifestamos o repúdio à violência na Faixa de Gaza, o uso desproporcional da força, e conclamamos o Conselho de Segurança a assumir plenamente as responsabilidades”, acrescentou o chanceler brasileiro.
 
Agência Brasil


Edições Anteriores:

Outubro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31