xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 24/11/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

24 novembro 2012

Héteros também são alvos da homofobia no Brasil, revela estudo


No Brasil, o preconceito contra homossexuais atinge não apenas os gays, mas também os héteros, sugere uma pesquisa.

O estudo, conduzido por pesquisadores do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, concluiu que a homofobia, aqui, está ligada ao modo como as pessoas percebem as diferenças entre homens e mulheres. Isso quer dizer que, independentemente da orientação sexual, são as roupas, os trejeitos e os estereótipos de masculino e feminino que suscitam os preconceitos dos brasileiros. O trabalho é baseado na dissertação de mestrado de um de seus autores, Angelo Brandelli Costa. De acordo com ele, que é doutorando em psicologia, a ideia foi criar um instrumento para avaliar a homofobia no caso brasileiro, "não simplesmente importando o conceito do contexto americano, onde ele foi criado". Segundo Costa, as conclusões da análise foram utilizadas para criar um novo instrumento de pesquisa sobre preconceito, que já está sendo utilizado no Rio Grande do Sul.

Artigos

Os pesquisadores compilaram uma série de artigos sobre homofobia no Brasil publicados entre 1973 e 2011. Os artigos foram selecionados em diversas bases de dados acadêmicas a partir de palavras-chave como "homofobia", "preconceito", "discriminação" e "Brasil". Dentre os que foram encontrados, os pesquisadores selecionaram somente aqueles baseados em estudos empíricos feitos no país. Embora os trabalhos tivessem metodologias e bases diferentes, da análise dos artigos os pesquisadores puderam concluir que a homofobia - ou ainda o preconceito contra qualquer orientação que não a heterossexual - é um fenômeno disseminado no país e se faz presente em vários contextos, como no ambiente escolar ou nas relações de trabalho. De acordo com a pesquisa, a homofobia no Brasil tem forte vínculo com o sexismo (discriminação baseada no sexo ou gênero) e o preconceito contra o não conformismo às normas de gênero (mulheres que têm comportamento considerado masculinizado, por exemplo).

Características

Isso significa que homossexuais que tenham características consideradas compatíveis com seu sexo anatômico tendem a sofrer menos preconceito do que mulheres masculinizadas ou homens com trejeitos femininos.
Assim, mesmo uma pessoa heterossexual pode ser alvo de homofobia. "Se um menino não gostar de jogar futebol ou não adotar algum comportamento esperado [de alguém do sexo masculino], vai ser chamado de "bicha" pelos colegas mesmo que seja heterossexual", exemplifica. Por esse motivo, o pesquisador acredita que, para que sejam eficazes, as ações contra a homofobia devem ter como alvo também o sexismo. De acordo com o pesquisador, os artigos não indicam que, no Brasil, o preconceito contra não-heterossexuais esteja se tornando mais sutil. "O preconceito explícito ainda é muito forte, a pessoa não se sente obrigada a esconder [o preconceito], como acontece com o racismo".

Folhapress
Foto ilustrativa: portalangels.com


Filho de Ciro Gomes é detido por porte de droga após acidente de trânsito no Ceará


Veja o vídeo:
 

O filho do ex-ministro Ciro Gomes foi preso na manhã deste sábado (24) em Fortaleza. Ciro Saboya Ferreira Júnior se envolveu em um acidente de trânsito na Aldeota. A polícia foi acionada e de acordo com os policiais, o carro conduzido pelo filho do ex-ministro estava com bebidas alcoólicas e vários copos no seu interior.

Segundo relatos de um agente da Autarquia Municipal de Trânsito de Fortaleza (AMC), Cirinho, como é conhecido, apresentava sinais de embriaguês, e teria se recusado a fazer o teste do Bafômetro. “Ele se recusou a fazer o teste o etinômetro, foi realizado o termo de recusa. O veículo dele estava com licenciamento em atraso e foi apreendido e levado para o Detran”, disse Leonardo Duarte, agente da AMC.

Ao ser informado do fato, Ciro Gomes seguiu para o local para acompanhar o depoimento do filho. Da delegacia, o jovem foi encaminhado para a realização de exames toxicológicos no Instituto Médico Legal.
Vídeo: Globo.com - Texto: jangadeiro


Ministério Público do Ceará abre investigação sobre a Cagece


O Núcleo de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público do Ceará abriu nesta sexta-feira (23) procedimento administrativo para investigar as denúncias de fraude no contrato da Cagece com a empresa Allsan, no valor de R$ 8,94 milhões. O caso foi descoberto pelo Ministério Público de São Paulo e já levou à exoneração do diretor comercial da estatal, Antonio Alves Filho, o Cony, integrante da direção do PT.

O promotor Ricardo Rocha informou à coluna que já entrou em contato com seu colega Wellington Veloso, do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado do Ministério Público paulista. “Iremos apurar a prática de atos de improbidade e buscar devolução de dinheiro desviado”, informou Ricardo Rocha.

Assim, as autoridades cearenses começam a se mexer para elucidar o assunto, depois que a Assembleia Legislativa resolveu não abrir CPI e deixou o assunto para lá.

Da coluna Política, no O POVO deste sábado (24), pelo jornalista Érico Firmo via Lindomar Rodrigues
Na Foto: Antonio Alves Filho e Dilma Roussef

Estiagem – 51 açudes no Ceará estão com 30% de sua capacidade


A Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) divulgou relatório informando que 51 açudes dos 139 monitorados pelo órgão, em parceria com o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), estão com volume inferior a 30%. A maior parte dos reservatórios cujos volumes não chegam à metade da capacidade, compreendem municípios abastecidos pelas bacias dos Sertões de Crateús, Metropolitana, Salgado, Médio Jaguaribe, Litoral, Curu, Coreaú, Acaraú, Banabuiú, Baixo e Alto Jaguaribe.

O reservatório com menor volume é o Madeiro, localizado em Pereiro, com 5.16% da capacidade. O açude com maior volume é o do Gavião, localizado em Pacatuba, com 30,87 m3 de água, o que representa 92,7% da capacidade. Também é o único com volume acima de 90%. Nenhum açude está sangrando no momento.

Segundo o meteorologista da Funceme, Paulo José, ainda não é possível prever quando o quadro de estiagem será modificado. Para discutir a situação climática e as perspectivas do inverno no Ceará, esperado para ocorrer entre os meses de fevereiro e maio, será realizado em janeiro de 2013, em Fortaleza, um encontro que reunirá núcleos de meteorologia e entidades ligadas ao clima. A falta de chuvas no Ceará tem provocado escassez de água em todo o Estado. Na última terça-feira, 20, o Governo do Ceará decretou situação de emergência em 174 municípios afetados pela estiagem.
POVO Online


Tudofel: Menina real

Tudofel: Menina real: O dia estava mais quente ainda. Teresina, afinal. 1994. Maternidade Evangelina Rosa. Portanto duas rosas a receberam na luz deste...

Falta diesel no Ceará


Falta diesel no Ceará por causa da seca. A redução do volume de água para geração hidrelétrica em todo o País levou ao acionamento quase total das usinas térmicas, que têm como um dos combustíveis o óleo.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema, a geração térmica no País bateu recorde, alcançando 14 mil MW, um meio de compensa à falta d’água para reservatórios das hidrelétricas, algumas com apenas 30% de sua capacidade total de armazenamento. Segundo Luciano Libório, diretor de abastecimento e Regulamentação do Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e Lubrificantes (Sindicom), a demanda por diesel no Ceará cresceu 23% no mês de outubro em comparação com setembro. O aumento no consumo foi de 30% com relação ao mesmo período do ano passado.

“Esse crescimento é bem acima do observado nos primeiros nove meses do ano, quando a demanda havia crescido 11% versus 2011, o que já era um número bastante expressivo. Esse novo patamar pode ser atribuído ao religamento das termoelétricas ordenada pelo ONS”, explica o diretor.

O Povo Online

Previsão do tempo para Sábado, 24/11/2012


Os céus do Crato estão bastante carregados, de Leste a Oeste e de Norte a Sul, como se pode ver na cidade, ou na foto do satélite ( logo abaixo ). Entretanto os serviços de meteorologia não prevêem qualquer chuva para as próximas horas no Cariri.


Previsão para sábado - 24/11
Nascer do sol: 05h09 Pôr do sol: 17h40
Temperaturas: Max 36º Min 23º

Ventos: ENE 11km/h
Umidade Relativa do Ar:   83% 42%
Índice UV: Extremo
Sol com algumas nuvens. Não chove.

www.blogdocrato.com
Há 7 Anos, o Crato na Internet


DEUS EXISTE ? - Por: Albert Einstein



Os ateus não irão gostar deste texto, mas o Blog do Crato possui todos os credos e também a falta destes. Embora essa história careça de comprovação, vale a pena ler e refletir. Vale salientar que já no fim da vida, Einstein também se tornou descrente, embora tenha passado boa parte da vida defendendo a crença na existência de um ser que rege o universo.

Alemanha
Inicio do século 20

Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou seus alunos com esta pergunta:
“Deus criou tudo o que existe?”

Um aluno respondeu valentemente:
“Sim, Ele criou.”

“Deus criou tudo?”
Perguntou novamente o professor.
“Sim senhor”, respondeu o jovem.

O professor respondeu,
“Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?”

O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, se regozijava de ter provado mais uma vez que a fé era um mito.

Outro estudante levantou a mão e disse:
“Posso fazer uma pergunta, professor?”

“Lógico.” Foi a resposta do professor.

O jovem ficou de pé e perguntou:
“Professor, o frio existe?”

“Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso você nunca sentiu frio?”

O rapaz respondeu:
“De fato, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo corpo ou objeto é susceptível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor”

“E, existe a escuridão?”
Continuou o estudante.
O professor respondeu: “Existe.”

O estudante respondeu:
“Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz.
A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não! Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz. Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim? Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente”

Finalmente, o jovem perguntou ao professor:
“Senhor, o mal existe?”

O professor respondeu:
“Claro que sim, lógico que existe, como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal.”

E o estudante respondeu:
“O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus.
Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente em seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.”

Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado… Imediatamente o diretor dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?

E ele respondeu:
“ALBERT EINSTEIN.” — com Albert Einstein.

Missão cumprida - Dora Kramer


O desrespeito do cidadão Luiz Inácio da Silva pelo Congresso ficou conhecido quando qualificou a Casa como reduto de "300 picaretas". Faz quase 20 anos. Sua indiferença pelo Legislativo já ficara patente na atuação displicente e inexpressiva passagem como deputado constituinte.

Quando Lula ganhou a eleição para presidente, logo ficou claro que além do desdém havia o intento de investir na desqualificação do Parlamento. Fazê-lo servil, enquadrá-lo de vez ao molde da presumida vigarice. Não é conjectura, é fato: foi a partir de 2003 que o chamado baixo clero passou a assumir posição de destaque, a dominar os postos importantes, a assumir posições estratégicas.

Era uma massa até então quase incógnita, em sua maioria bastante maleável às investidas do Executivo e disposta a fazer do mandato um negócio lucrativo. Note-se que na época o encarregado de fazer a "ponte" entre o Parlamento e o Planalto era ninguém menos que Waldomiro Diniz, o braço direito de José Dirceu na Casa Civil, cujos métodos ficariam conhecidos quando apareceu um vídeo onde extorquia o bicheiro Carlos Cachoeira.

A maneira como seria tratado o Congresso era perceptível no tom das lideranças petistas recentemente investidas no poder, quando a conversa era a formação da base governista. Não se falava em compra financeira de apoio tal como se viu depois quando Roberto Jefferson rompeu a lei da Omertà e denunciou o mensalão, mas se dizia abertamente que a cooptação seria fácil agora que estavam na posse do aparelho de Estado.

Uma das consequências dessa inflexão ladeira abaixo foi o isolamento gradativo e por vezes voluntário, de deputados e senadores de boa biografia, com nome a zelar e atuação legislativa relevante. Ao longo dos dois mandatos de Lula o Parlamento "caiu" na mesma proporção em que a figura do presidente se sobressaiu, em franca evidência de desequilíbrio entre Poderes.

Com o patrocínio da CPI que se encerra em grau inédito de desmoralização, cujo sentido vexativo não será eliminado com um remendo no relatório final, o ex-presidente conseguiu completar sua obra e cumprir o vaticínio sobre os "300 picaretas".

Dora Kramer - O Estado de São Paulo


CRATO - Cordel ambiental pode ser utilizado em sala de aula


Dois cordelistas, um do Crato e outro de Tauá, se uniram para escrever os versos que promovem o amor à natureza

Crato. "Fiquemos todos alerta ao que está acontecendo. Nosso planeta morrendo, sangrando em veias abertas. Nossas chances são incertas, talvez, já não haja cura. A realidade é dura e pode ser fatal". É assim que os cordelistas Paulo Ernesto e Paulo de Tarso chamam a atenção da população para as questões do aquecimento global e sobre a destruição da natureza.

Paulo Ernesto Arrais e Paulo de Tarso utilizaram uma linguagem simples e direta para conscientizar sobre o perigo global diante da degradação do meio ambiente. Juntos e através da internet, eles escreveram um cordel sobre o tema, que atualmente preocupa as autoridades ambientais e é amplamente discutido em todo o mundo. A preocupação fez com que os dois escritores buscassem alternativas para tentar conscientizar crianças, jovens e adultos a respeito da emissão de gazes poluentes e quanto aos reflexos da ação do homem com relação a natureza.

Lançado recentemente na X Bienal Internacional do Livro do Ceará, que aconteceu em Fortaleza, o cordel "O aquecimento global tá destruindo a natureza" já está à disposição das autoridades do poder público regional para ser incorporado como ferramenta didática e objeto de estudo nas escolas da rede pública de ensino. Até agora, uma instituição particular do Crato já demonstrou interesse em adotar o folheto como material educativo em suas salas de aula. Diante da simples e direta linguagem dos versos e da relação da temática com os nordestinos, que atualmente vivenciam uma das piores secas dos últimos 50 anos, a expectativa é que haja uma forte compreensão do cordel, que relembra grandes tragédias ambientais ocorridas. Para os escritores, o tema tem grande relevância. O cordel "O aquecimento global tá destruindo da natureza" mostra que as ações por parte da humanidade em busca do controle da situação são valiosas e sem elas, o planeta está exposto a um colapso ambiental. O folheto repassa uma mensagem que deverá ser refletida nas próximas gerações, que podem pagar um preço alto pelos danos causados à natureza, além de tentar incentivar as boas práticas de conservação do meio ambiente.

"A região Nordeste tem uma ligação muito forte com a poesia e, principalmente, com o cordel, por ser uma arte genuinamente sertaneja. Assim, a gente espera criar uma identificação com o público e passar a nossa mensagem que acredito ser válida", disse Paulo Ernesto. Elaborado na Academia dos Cordelistas do Crato, instituição com 21 anos de atuação e que, mesmo diante da modernização das tecnologias da comunicação, ainda utiliza o processo gráfico antigo, através da tipografia e xilogravura, o cordel está sendo apresentado aos futuros gestores públicos municipais, para que eles analisem a proposta de tratar do assunto nas escolas. A expectativa é que, a partir do próximo ano, todos os estudantes tenham acesso às informações contidas no folheto. Para simplificar o processo de adesão, os escritores Paulo Ernesto e Paulo de Tarso dispensaram todo e qualquer tipo de remuneração ou lucro sobre a autoria. Eles fazem apenas Uma exigência: que seja paga a impressão dos cordéis, trabalho feito na Academia dos Cordelistas.

"O aquecimento global tá destruindo a natureza" foi escrito à distância pelos dois cordelistas, estando um no Crato e outro em Tauá, no intuito de promover a visibilidade da literatura de cordel e divulgar a arte. Ainda em 2006, os poetas participaram de um festival de versos que estava sendo realizado em nível nacional. O tema ganhou notoriedade e o título foi votado e selecionado como o segundo melhor entre os concorrentes, dentro de uma das etapas do julgamento.

Elemento cultural

Atualmente, a maioria dos cordelistas escreve de forma simples e autêntica, mas com conhecimento de causa. A arte é analisada como elemento cultural. Os temas mais abordados pelos autores são a política, ética, religião e críticas sociais a sistemas públicos, além de biografias e criação de histórias cômicas. No Cariri, empossados na Academia de Cordelistas do Crato existem 20 sócios. Mas, o número de poetas escritores chega a ser superior a 200, em estimativa extraoficial. Anualmente, a média de produção é de 100 títulos. No Crato, a tradição do cordel está relacionada à figura de Elói Teles Morais, que durante 35 anos manteve um programa diário de poesia popular. Na década de 80, foi profetizada a morte do cordel, mas, devido à iniciativa dos poetas, a literatura permanece mais viva e atuante do que antes. Hoje, há projetos de incentivo à cultura regional que contemplam a arte.

Mais informações:

Academia de Cordelistas do Crato
Praça Cel. Filemon Teles, S/N
Município do Crato
Região do Cariri
Telefone: (88) 3523.3947

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do DN

Jovem que leiloou virgindade pode estar negociando com a Playboy


Já virou sub-celebridade. Pelo quê mesmo ?
 




NE - Quando se fala na inversão de valores, se refere a esse tipo de coisa. Taí, ela já se tornou o que se chama de sub-celebridade, apenas pelo quê mesmo ? Já pensou se todas as jovens fossem leiloar a virgindade ?
 

A jovem catarinense que leiloou a própria virgindade na internet pode estar negociando com a Playboy um ensaio sensual nu.  Ingrid Migliorini, conhecida como Catarina, 20 anos, deve fazer as imagens, antes de ter a “primeira vez”. As negociações com a revista já estariam em estágio avançado e a moça pode estar na edição de janeiro. A virgindade de Catarina foi arrematada por R$ 1,5 milhão, por um japonês.  Recentemente, ela aceitou filmar um documentário sobre como os jovens lidam com a virgindade e a perda dela.

Com Lindomar Rodrigues

Ceará registra abertura de 3.934 novos empregos em outubro


O Ceará registrou no último mês de outubro abertura de 3.934 novos empregos. Os números são equivalentes à elevação de 0,37% em relação ao estoque de assalariados com carteira assinada do mês anterior.

O desempenho coloca o estado como o segundo maior gerador de empregos formais do Nordeste, para o período, atrás somente de Alagoas que registrou 5.419 novos postos de trabalho. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), divulgados nesta sexta-feira (23) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O desempenho foi proveniente da expansão do emprego, principalmente nos setores do Comércio (1.641 postos), da Indústria de Transformação (1.601 postos) e dos Serviços (1.540 postos).

Aquecimento do comércio

Segundo o presidente do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT) De Assis Diniz os dados demonstram o aquecimento do comércio, que tende a contatar mais neste período, em virtude das festas de final de ano, bem como da indústria, que foi o setor que mais criou vagas na Região Nordeste, com 9.281 postos. De janeiro a outubro, houve acréscimo de 39.184 empregos (3,77%), e, nos últimos doze meses, verificou-se crescimento de 3,68% no nível de emprego ou 38.250 postos de trabalho, considerando os dados da série ajustada, que incorpora as informações declaradas fora do prazo.

Fonte: Verdes Mares
Foto ilustrativa: jornal informe



Macarrão é condenado a 15 anos de prisão pelo envolvimento na morte de Eliza Samudio


Luiz Henrique Romão, o Macarrão, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do goleiro Bruno, foram condenado pela Justiça na noite desta sexta-feira (23) pelo envolvimento na morte de Eliza Samudio, ex-amante do jogador.

De acordo com a sentença, Macarrão foi condenado a 15 anos de prisão por homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado. Pela primeira pena, Macarrão recebeu 20 anos e depois teve pena reduzida para 12 anos. As outras duas penas do acusado equivalem a três anos.

Macarrão respondia pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro, cárcere privado e ocultação de cadáver. Este último, inocentado.

Fernanda Castro foi condenada por 5 anos, em regime aberto, por sequestro e cárcere privado. A juiza Marixa Fabiane leu as sentenças do caso Eliza Samudio, no Juri Popular, no fórum de Contagem, Minas Gerais.

Foto: Agência Estado


Edições Anteriores:

Abril ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30