xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 06/11/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - VÍDEO DE LANÇAMENTO - Em breve, as novas transmissões TV Chapada do Araripe. Espero que curtam o vídeo de lançamento abaixo, em que há uma pequena retrospectiva de alguns trabalhos, reportagens já feitas ao longo dos muitos anos que fazemos reportagens. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 24.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

06 novembro 2012

A VERDADEIRA HUMILDADE É QUEM... - Por: Wilson Rodrigues



A verdadeira humildade é você dar o melhor de SÍ sem se sentir melhor que os outros e ter consciência de suas qualidades e reconhecer que tem muitos defeitos também. É você mostrar seus talentos sem querer abafar os talentos dos outros e dar sua opinião com a mesma disposição de ouvir a opinião dos outros, sabendo reconhecer que os outros podem está certos. Ser verdadeiramente humilde é admirar os outros sem esquecer que você também é capaz de fazer coisas maravilhosas. Ser humilde é você aceitar cargos importantes e fazer deles a maneira de servir ainda mais, ajudando a quem precisa sem pensar em agradecimentos.

Ser humilde é aceitar a vontade de Deus sem abrir mão da sua responsabilidade de tomar decisões e fazer a coisa certa. Ser capaz de aprender com os outros sem perder sua identidade própria. Ser humilde é aprender conviver com todas as diferenças e saber viver na simplicidade sem sentir-se superior aqueles que são apegados as coisas. É olhar para frente e seguir adiante sem esquecer quem está de seu lado. Oferecer aos outros o que você tem de melhor sem fazer imposições. Ser verdadeiramente humilde é escalar as alturas sem pisar em ninguém. Não depender de elogios e recompensas para fazer o que é certo. É saber que a santidade só faz sentido na convivência com as pessoas. O verdadeiro humilde é como uma flor, frágil e efêmera que, desabrocha beleza e exala perfume e que, no momento certo saber virar as costas para o que não lhe diz respeito.

“A todos que sobem na vida/aos outros dizendo arreda/ só têm noção da subida/mas não têm noção da queda”.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Tudofel: Arqueologia do vinil

Tudofel: Arqueologia do vinil: Sou do tempo do disco do vinil ou do LP, como assim se abreviava o termo Long Playing da mesma forma se abrevia hoje Compact Disc par...

BARBEIROS INFECTADOS DEIXAM O CARIRI SOB ALERTA QUANTO AO MAL DE CHAGAS


Exames laboratoriais realizados no Laboratório Central ( LACEN ), em Crato, indicam que a população do Cariri deve tomar precauções para não contrair a doença de chagas. De janeiro a outubro deste ano de 2012, pesquisadores encontraram em alguns municípios da região dezenas do inseto barbeiro infectado com o parasita Tripanosoma Cruzi, responsável pelo contagio. O laboratorista do Ministério da Saúde, lotado no LACEN, Carlos Amorim Fernandes, que examinou os percevejos, disse que em Santana do Cariri em 16 insetos examinados em fevereiro, dois foram positivos, um índice considerado por ele bastante significativo. Em Potengí foi um caso de positividade em fevereiro e outro no mês de junho. No mês de março em Araripe um caso, em abril e julho quatro em Campos Sales. Em Várzea Alegre foi um no mês de junho. E nos meses de julho e setembro quatro percevejos achados com o parasita em Farias Brito. No Crato os pesquisadores encontraram semana passada positividade em quatro barbeiros localizados numa palmeira no Bairro Grangeiro. O laboratorista disse que no Cariri existem 5 espécies diferentes de barbeiro espalhados em locais distintos e explicou que o desmatamento é o principal motivo de migração deles para as residências, atraídos pela luminosidade. Neste sentido, disse ele, a população deve ficar sob alerta para não cairmos no risco de se ter um surto da doença na região. Carlos Amorim finaliza dizendo que o estado e os municípios não têm feito campanhas sistemáticas de combate ao inseto.

O coordenador municipal de endemias do Crato, Marcos Aurélio explicou que os programas de combate ao barbeiro são feitos em períodos de temperatura elevada e que a ultima campanha realizada no município foi em 2011 com visita em 120 localidades rurais. Em 2012, conforme disse, por razão de se priorizar o combate a dengue, ainda não foi feita nenhuma diligencia, mas que, o controle de endemias no município está preparado para agir nos eventuais casos que por ventura surgirem. Sobre os barbeiros achados na palmeira do grangeiro, Marcos Aurélio explicou que o comportamento biológico da espécie encontrada não é domiciliar. Mesmo assim, todas as medidas cabíveis foram tomadas com o bloqueio de um raio de 300 metros do local, feitas busca ativa e coletas nas residências próximas e embora não encontrando nenhum inseto, foram realizadas borrifações nas casas, afastando qualquer possibilidade de chaguismo no município do Crato.

Para o medico cardiologista, Davi Nogueira Matos, existem mais de 100 espécies de barbeiros em 11 estados brasileiros e que são responsáveis por 50 % dos casos da doença de chagas que é uma infecção com sintomas que variam de acordo com seu curso. Causa danos no baço, intestino, sistema nervoso, coração, pulmão e até no fígado.  A progressão da doença, disse o cardiologista, é lenta e devido a isso o numero de mortes é muito pequeno em relação aos casos diagnosticados. Em 2008 no Brasil, por exemplo, foram 187 ocorrências registradas com apenas 3 óbitos. Os tratamentos medicamentosos, explica o cardiologista, são poucos satisfatórios, principalmente na fase tardia da doença, quando geralmente é feito o diagnostico e que muitas vezes a fase aguda da doença passa despercebida, motivo pelo qual, é tão difícil a prevenção adequada, concluiu o medico Davi Nogueira Matos.

Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe


Pref. Samuel Araripe diz que sairá da prefeitura com a consciência do dever cumprido


Samuel disse também que está disposto a colaborar com o programa de governo de Ronaldo Gomes de Matos. 
O prefeito do Crato, Samuel Alencar Araripe disse que vai sair da prefeitura em 31 de dezembro de 2012 pela mesma porta que entrou em 1º de janeiro de 2001. De cabeça erguida e com a consciência do dever cumprido nos 12 anos como gestor, quatro deles na condição de vice prefeito e secretário de educação e os oito anos restantes como prefeito do município. Confessou que tinha até 1º de dezembro para instalar o período de transição e em entendimento com seu sucessor, Ronaldo Gomes de Matos, antecipou a data para o dia 12 próximo com o objetivo de facilitar as coisas para os dois lados. Explicou Samuel que vai ser passado ao futuro prefeito tudo aquilo que ele desejar e achar necessário. Garantiu que vai entregar o município sem débitos trabalhistas porque foram pagos cinco milhões de reais em precatórios ao longo de sua gestão. “Ronaldo vai encontrar a prefeitura com todas as certidões necessárias, o que lhes credenciam a realizar convênios com os governos federal e estadual no dia 2 de janeiro, se quiser e, na mesma data, começar seu projeto de governo. O novo prefeito do Crato vai assumir com 16 milhões de reais em obras licitadas e em andamento. Vai encontrar uma prefeitura adimplente junto aos credores do município e com comprometimento da arrecadação com folha de pagamento entorno de 42 % quando o limite por lei federal pode chegar até 53 %. Vai receber uma carteira com mais de 800 milhões de reais em projetos de requalificação urbana, inclusive indicando ao prefeito onde buscar os recursos.

Sobre o abastecimento d”água no município, conforme Samuel Araripe, o sistema foi normalizado durante sua gestão, o que antes era um clamor da população que descia das partes mais altas para fazer no centro da cidade os panelaços em protesto contra a falta de água e que, segundo Samuel, na sua gestão isto não aconteceu. A Sociedade Anônima de Água e Esgotos do Crato ( SAAEC ), tendo a frente seu diretor, engenheiro Procópio da Silveira, recuperou sua credibilidade, saneou as finanças e deixou de ser cabide de emprego. “Quando assumi a prefeitura a SAAEC estava pra ser vendida por sete milhões de reais com as dívidas da empresa ficando para o município pagá-las. Hoje seu patrimônio vale 30 milhões de reais, sem nenhuma divida perante aos credores e com todos os compromissos honrados, inclusive o parcelamento que havia com o Instituto Nacional de Seguridade Social ( INSS ). Esse redimensionamento administrativo que instalamos na SAAEC nos possibilitou a promover a tarifa social para beneficiar os consumidores de baixa renda residentes em casas com até 50 metros quadrados de área construída, pagando apenas 4,50 por mês de uma conta de água que já é a mais barata da região do Cariri”, disse Samuel Araripe.

O prefeito Samuel Araripe disse também que deixará o comando da administração municipal do Crato com todas as suas contas aprovadas e com o seu nome fora da lista dos fichas sujas onde figuram mais de quatro mil nomes de políticos cearenses. Garantiu que não irá fazer oposição sistemática com a intenção de atrapalhar a gestão de Ronaldo Gomes de Matos e que os sete vereadores de sua bancada vão votar os projetos do executivo sem nenhum problema desde que estejam de conformidade com os  interesses da coletividade. Acredita nas boas intenções do prefeito eleito pelo fato dele está credenciado por 60 % do eleitorado municipal que viu nele o melhor nome para administrar o Crato nos próximos quatro anos. Samuel Araripe disse também que está disposto a colaborar com o programa de governo de Ronaldo Gomes de Matos.

Fonte: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe

Banco do Nordeste lança edital para construção de 30 mil cisternas no semiárido


O Banco do Nordeste, por meio de Contrato de Prestação de Serviços celebrado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), lançará, nesta terça-feira, edital de seleção pública de entidades privadas sem fins lucrativos interessadas na construção de 28.483 cisternas de placas de 16 mil litros para armazenamento de água e de 1.650 tecnologias sociais de acesso à água para a produção de alimentos (2ª água), voltadas à população de baixa renda, no âmbito do Programa Cisternas. A informação é da assessoria de comunicação da Instituição. As ONG’s selecionadas através do edital serão responsáveis pela seleção, cadastramento, capacitação das famílias e pedreiros e construção das cisternas. O Banco do Nordeste, por sua vez, atuará como mandatário do MDS, ficando responsável pelo acompanhamento do Programa. No Ceará, serão beneficiados os municípios de Morada Nova, Banabuiú, Jaguaruana, Aracoiaba, Baturité, Aurora, Altaneira, Granjeiro, Aratuba, Pacajus e Palmácia, envolvendo um total de 10.555 cisternas de água para consumo humano e 600 para produção de alimentos.

O Programa Cisternas integra o Programa Água para Todos e o Programa Fome Zero, do Governo Federal, tendo por objetivo principal garantir o acesso à água potável para famílias de baixa renda de forma universalizada, haja vista a carência desse recurso hídrico no semiárido nordestino, fortalecendo a participação da sociedade civil nas ações políticas de desenvolvimento local e de segurança alimentar e nutricional.

G1 - Via Lindomar Rodrigues



Abaixo-Assinado - Ativistas pedem 2 por cento para a Cultura do Crato


Mais um abaixo-assinado é proposto por ativistas, a fim de garantir no mínimo 2 por cento da arrecadação municipal do Crato para a Cultura. O termo é assinado por artistas, produtores, ativistas, mestres, brincantes, professores, estudantes e pesquisadores. 


Acima: Prof. Cacá Araújo


 Acima: Músico: Batista


Acima: Prof. Waltecio de Oliveira Almeida

Termos: Abaixo-assinado Dinheiro para cultura garantido por lei no Crato-CE
Para:Câmara Municipal de Vereadores do Crato - CE
 
Dinheiro para cultura garantido por lei no Crato-CE
 
Nós abaixo-assinados, artistas, produtores, ativistas, mestres, brincantes, professores, estudantes e pesquisadores acreditamos que a cultura gera desenvolvimento econômico, urbano, social e cultural para os municípios e neste sentido entendemos que os recursos públicos para essa área tem que ser garantidos por lei. Por isso defendemos que 2% da arrecadação municipal do Crato-CE seja destinado para a Cultura e que parte desses recursos sejam disponibilizados para a população, através de políticas públicas de editais para ocupação dos equipamentos públicos e incentivo a produção e circulação artística com contrapartida social dos artistas. Isto posto, solicitamos dos Vereadores do Município do Crato, aprovação de lei que contemple as reivindicações mencionadas.
 
Os signatários


Fonte: Perfis do Facebook
www.blogdocrato.com

ELEVADOR PARA O BAIRRO DO SEMINÁRIO É UM SONHO ANTIGO PARA UM PROJETO ATUAL


A construção de um elevador ligando o centro do Crato ao Bairro do Seminário ainda continua sendo um sonho para muitos cratenses. A idéia tem quase cem anos e foi do arquiteto cratense, Julio Saraiva Leão que, no inicio do século passado, fez o projeto e entregava a todos os prefeitos que eram eleitos no município, conforme disse a sua filha, a artista plástica Telma Saraiva. Ela conta que, o único gestor municipal na época a aderir a idéia foi Alexandre Arraes de Alencar em 1937 e que veio a falecer em 1943. “Mesmo assim meu pai não desistiu do sonho até o dia de sua morte em 24 de maio de 1971. Vinte e seis anos depois, em 1997, o então prefeito Raimundo Bezerra, de saudosa memória, demonstrou interesse em fazer a obra, chegou até confeccionar uma maquete, expondo-a no salão nobre da prefeitura, na expocrato e em outros eventos de grandes aglomerações, mas morreu em outubro de 1998 e mais uma vez o sonho foi frustrado”, disse Telma Saraiva. A artista plástica espera agora que o projeto de seu pai figure na pauta das prioridades da nova gestão municipal a partir de janeiro de 2013.

O vice prefeito eleito do Crato, Raimundo Bezerra Filho, entende que a construção do elevador é viável e não deixa de ser um sonho dos cratenses, inclusive da nova administração municipal. Considera um projeto de baixo custo em torno de 10 milhões de reais e de manutenção barata, podendo-se cobrar uma tarifa de seus usuários em torno de 10 centavos a 20 centavos, o equivalente ao valor cobrado atualmente no elevador Lacerda de Salvador na Bahia. Raimundo Filho não ver nenhum empecilho o Crato lutar pela execução desse projeto a exemplo de Juazeiro do Norte que vai instalar um bondinho ligando o centro a Serra do Horto e Barbalha um teleférico até o Balneário do Caldas. Explica o vice prefeito que o elevador para o Seminário consiste apenas em algumas caixas de concreto e uma passarela. “Digo que é uma obra simples mas que muda a visibilidade da cidade por ser um projeto visionário e de extrema importância para o desenvolvimento urbano. Se este elevador fosse construído nos próximos 4 anos eu estaria realizando dois sonhos: o primeiro como co participante da gestão do prefeito eleito Ronaldo Gomes de Matos e o segundo é no que diz respeito ver concretizada a iniciativa de meu pai Raimundo Bezerra que abraçou a idéia do arquiteto Julio Saraiva”, disse o vice prefeito eleito. Ele também informou que o arquiteto Alexandre Landim, responsável pelo plano de requalificação das Praças e ruas do Crato, já foi consultado sobre a possibilidade de adequar o projeto a modernidade arquitetônica atual.

Alexandre Landim disse que é possível a atualização do projeto dentro dos conceitos da acessibilidade urbana e é quase uma obrigação dos gestores públicos no que concerne a mobilidade humana. Para o arquiteto o elevador do Seminário valorizaria todo o plano arquitetônico do Crato que já é uma cidade referencia com suas praças e ruas centrais modernizadas. O jornalista Osvaldo de Sousa publicou na pagina 84 de seu livro “Andanças e Lembranças” que o elevador ( plano inclinado do moro do seminário ), alem de ser um traço de união entre as partes alta e baixa da cidade, traria três importantes pontos como geração de renda para o município, resolveria o problema de acesso e estimularia o turismo.

Por: Wilson Rodrigues
Radialista/Repórter
Colaborador do Blog do Crato e Portal Chapada do Araripe


Cacau Show em Crato


A Cacau Show inaugurou, na manhã do dia 29 de outubro, sua franquia em Crato, através de uma bela loja na área principal do centro do comércio. O moderno empreendimento tem à frente Rossana Martins e funcionará de segunda a sábado das 8 às 18h, no endereço da Rua Dr. João Pessoa, 338A.

Cacau Show é marca apreciada no ramo de chocolates, propondo-se a ser a maior e melhor rede de chocolates finos do mundo inteiro, com foco na responsabilidade socioambiental.

O seu ponto de vendas em Crato disponibiliza espaço destinado os que apreciam chocolates e bombons finos, quando serão servidos café, capuccino, chocolate quente e deliciosos fondues de frutas, além de oferecer diversas opções para mimos e presentes a preços convidativos. 

O design do estabelecimento possui características modernas, identificadas com a nova urbanização do centro da cidade, o que valorizou a presença dos pedestres e ampliou os territórios de circulação nas ruas principais do comércio, deixando-as mais bonitas e pitorescas.

Rossana Martins projeta para breve, no local, a ampliação das atividades, visando construir espaço de venda de livros, cd’s, revistas e jornais, e movimentações culturais, isto no setor interno do mesmo prédio em que já movimenta a loja recém inaugurada.
 
Por: Emerson Monteiro
 

Candidato derrotado em Altaneira é convidado para assumir Secretaria de Educação no Crato


Professor Joaquim Rufino em Sessão da Câmara Municipal de Altaneira - foto Heloisa Bitu
 
O Professor Joaquim Rufino candidato a Prefeito de Altaneira nas ultimas de pelo PTB foi convidado para assumir a Secretaria de Educação do Município do Crato pelo Prefeito eleito Ronaldo Gomes de Matos do PMDB. O Professor Joaquim Rufino é ex-presidente do PSDB altaneirense foi interventor da antiga Escola Agrotécnica Federal do Crato, no Governo tucano de FHC e por duas vezes foi eleito para cargo de Diretor Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Campus Crato).

O anuncio do convite foi feito pelo professor Joaquim Rufino aos seus correligionários no último final de semana em Altaneira, conforme informou seu assessor de campanha Francisco Barbosa da Silva, mais conhecido por Nego Veio. O ex-Secretário Municipal de Educação de Altaneira, Rogerio Arrais,  registrou no seu mural na rede social Facebook o convite do Prefeito eleito do Crato Ronaldo ao Professor Joaquim Rufino para assumir a Secretaria de Educação e disse que tal convite era motivo de muito orgulho para todos os altaneirenses. “PARABÉNS Professor e que DEUS te ilumine nesse grande desafio!!!!” postou o ex-secretário.

A ex-assessora Secretaria Municipal de Educação de Altaneira, Acilana Alencar, também comemorou o convite ao Professor Joaquim Rufino. “Crato ganhará um Secretário de Educação de muita competência e compromisso. Que Deus o ilumine nesta caminhada e que os seus indicadores educacionais possam ser melhorados com a efetivação da aprendizagem dos seus alunos! Boa Sorte! Parabéns Ronaldo pela sabia escolha!” publicou a professora Acilana.

Já a prima do professor Joaquim Rufino, Micirlandia Rufino, foi mais categórica nas suas palavras, também publicadas na rede social Facebook: "QUEM TEM COMPETENCIA, SE ESTABELECE, quem já não ouviu falar??? O Sr. Joaquim Rufino, no qual foi CANDIDATO aos eleições da MINHA CIDADE, por competência e qualificação, foi CONVIDADO PELO O PREFEITO DA CIDADE DO CRATO A ASSUMIR A SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO MUNICIPIO DO CRATO, veja a tamanha graduação que DEUS concede as pessoas pura, competente e humana. Deus sem dúvida é o dono, é o nosso mestre, olha a minha satisfação é tão grande, por saber que duvidaram e cobraram as suas qualidades e os serviços prestados, mas como ele como um simples Cidadão poderia ter serviço prestado, quando nunca ocupou o CARGO DE PREFEITO,OU MESMO ALGUM CARGO LEGISLATIVO. AOS BABACAS E OS CHUPÕES, AGORA VEJA A QUE PONTO ELE CHEGOU, OU VÃO DIZER QUE NÃO É MERITO, OU COMPETENCIA????” (SIC)

Para outros apoiadores do Professor Joaquim Rufino e alguns adversários o anuncio do convite causou espanto, pois era certo na cidade que o grupo que o apoiou na candidatura para prefeito de Altaneira apoiaria o Prefeito do Crato Samuel Araripe para deputado estadual nas eleições de 2014. No inicio da década de 90 o Professor Joaquim Rufino também assumiu a Secretaria Municipal de Educação de Altaneira, mas por curto período. A também ex-Secretária de Educação, Professora Núbia Silva, pode compor a equipe do Professor Joaquim se confirmado o convite.

Não encontramos nenhum registro do convite ao professor Joaquim nas redes sociais relacionadas ao Município do Crato, mas se aguarda para breve o anuncio pelo prefeito eleito dos nomes dos futuros secretários que irão compor o próximo governo municipal da Princesa do Cariri.

Fonte: Raimundo Soares Filho
Blog de Altaneira

TCM finaliza primeiros relatórios da operação antidesmonte nas prefeituras cearenses


ENTENDA A NOTÍCIA

O objetivo é evitar que gestores dilapidem o patrimônio público de municípios antes de transferir a gestão para as mãos de adversários. Em alguns casos, documentos são queimados e veículos, depredados. 

O resultado das investigações conduzidas por equipes do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e do Ministério Público do Estado (MPE) para identificar situação de desmonte em prefeituras foi entregue em reunião na tarde de ontem ao procurador Maurício Carneiro, coordenador da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap).

Os documentos, relativos às cidades visitadas entre os dias 22 a 26 de outubro, passarão por análise durante a semana. O teor do encontrado em Barroquinha, Coreaú, Jucás, Antonina do Norte, Granja e Ibiapina ainda não foi divulgado e deverá vir a público com o fim do exame. A coordenação das equipes de fiscalização adiantou ao presidente do TCM, Manoel Veras, que a situação lhes pareceu “menos problemática do que antes”. Veras credita essa análise preliminar otimista ao trabalho preventivo feito por TCM e MPE com gestores, dando “um conhecimento maior” das responsabilidades que eles devem ter em final de mandato e de suas consequências práticas. Após a consulta dos seis relatórios, caso algo grave tenha sido provado, os dois órgãos podem atuar independentemente para reverter o quadro.

No âmbito do TCM, é aberta a tomada de contas especial, em que o gestor será ouvido e julgado, tendo direito a recurso de reconsideração após o qual o processo é considerado terminado. No campo do MPE, o promotor da respectiva comarca terá os documentos necessários fornecidas pela Procap para entrar com ação civil, por improbidade administrativa, ou ação criminal - podendo ser pedido, inclusive, prisão do gestor. Até agora, Carneiro afirma que foram recebidas 25 denúncias. A maior parte delas partiu de futuros gestores, mas também de membros de Câmaras Municipais e, em menor número, de cidadãos. Neste momento, os relatórios sobre Acopiara, Icó, Baturité, Pacajus e Uruburetama estão em fase de preparação. A partir de ontem, novas cidades passaram a ser fiscalizadas. Até 7 de novembro, Ararendá e Tianguá terão contas pesquisadas. Dos dias 7 a 9 deste mês, Itatira e Uruoca recebem órgãos de controle. De 5 a 9, é a vez de Crato.

Saiba mais

A diretoria de fiscalização do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) listou as 30 principais irregularidades detectadas em transições de governos em 2008. Entre elas, omissão na remessa das prestações de contas ao TCM, pagamentos sem nota fiscal e recibo, recibos e cheques assinados em branco, sucateamento e desaparecimento de bens públicos, péssimas condições de transporte escolar e contratações irregulares, sem motivação, inclusive no período eleitoral. Caso o cidadão identifique situação semelhante em seu município, pode formalizar sua denúncia por meio de canal criado o Ministério Público do Estado (MPE) para isso. Por meio de cadastro anônimo no site www.mpe.ce.gov.br, o internauta discrimina os fatos que podem configurar desmonte. Às sextas-feiras, MPE e TCM se reúnem para discutir quais cidades serão fiscalizadas também com base nesses relatos.

Fonte: O POVO


Ciro Gomes chama Elmano de “aborto” Político


Passado o pleito que definiu Roberto Claudio (PSB) como novo prefeito de Fortaleza, o cenário que restou foi de ruptura política entre o PT e o PSB na Capital. Ciro Gomes, uma das principais lideranças do Partido Socialista Brasileiro, aproveitou a festa de comemoração do prefeito eleito para falar dos rumos da aliança nacional e para atacar Elmano de Freitas (PT) e Luizianne Lins (PT). Em entrevista exclusiva, o ex-ministro mostrou-se insatisfeito com a equipe petista do Governo Federal, contudo, apesar do rompimento em muitos colégios eleitorais importantes, o PSB tende a apoiar a presidente, Dilma Rousseff, uma vez que a “afinidade não foi abalada em nada”.
 
“O PSB tende a estar com a presidenta Dilma em 2014 pelo mérito dela. Não gosto da contradição política que controla o governo, ou a equipe, mas ela merece todo o nosso apoio”, pontuou.
Postura petista
 
Ciro Gomes foi mais enfático ao falar do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com quem disse ter se decepcionado muito, e de Elmano de Freitas. Sobre o candidato derrotado no último pleito, Ciro foi duro ao rotulá-lo como “aborto”.
 
“[Elmano] é um aborto da prefeita, Luizianne Lins; um aborto político. Ele foi inventado, não tem a menor tradição e não sabe o que é o gesto de grandeza de um democrata, que se revela muito mais na derrota do que na vitória(…); mas ele vai aprender. Especialmente a dona Luizianne, que não tem vocação democrática”, salientou.”

Diário do Nordeste

Descubra como camuflar a calvície


Se você notou vários fios de cabelo na sua escova ou no piso do banheiro, não pense que está ficando calvo. É normal que as pessoas percam de 50 a 150 fios de cabelo por dia como parte do ciclo telógeno normal. Entretanto, se caem tufos de cabelo e se o novo fio é mais fino, talvez seja hora de se preocupar, sim, com a chegada da calvície. A alopecia, popularmente conhecida como calvície, acontece quando a taxa de queda de cabelos é superior ao normal e não há a reposição dos fios.

A calvície é um problema que afeta principalmente os homens, devido à testosterona, hormônio sexual masculino, ser o maior responsável pela queda de cabelo. Contudo, não pense que esse é um problema que afeta apenas o sexo masculino: as mulheres também produzem a testosterona (porém em quantidade muito menor) e, por isso, também estão sujeitas a sofrer com esse problema. A sua causa, na verdade, está associada à herança genética, distúrbios fisiológicos e emocionais. Além disso, problemas relacionados a uma alimentação inadequada e a falta de higiene no couro cabeludo também podem causar a calvície. O aumento da oleosidade pode gerar caspa e descamação no couro cabeludo, e levar à queda de cabelo. Apesar da alopecia ser um grande incômodo para homens e mulheres, o problema tem solução. Uma técnica inovadora que vem chamando atenção no mercado da estética é a micropigmentação capilar. A especialista dermopigmentadora e designer de sobrancelha, Vanessa Silveira, revela os benefícios desse novo tratamento para amenizar os problemas da alopecia.

“Esse novo método consiste na recuperação capilar por micro pigmentação, sendo traçado no couro cabeludo fio a fio em 3D no tom do cabelo do paciente. É feita uma implantação de pigmentos específicos na camada epidérmica da pele para obter a denominada sombra, que será misturado com o cabelo da paciente”, ideal para quem ainda possui fios na cabeça, explica Vanessa. Pode-se também, dependendo da necessidade do paciente, fazer uma pintura onde o resultado fica semelhante ao de uma cabeça raspada. Nos dois casos e possível notar o resultado logo na primeira sessão. Cada sessão tem duração de aproximadamente 2 horas e a sensação é de formigamento. Este tratamento é uma solução nova para quem sofre de calvície, queda ou afinamento de cabelos.

“Nos homens, o método permite uma aparência natural que simula o aspecto de uma cabeça raspada, independente do estágio de alopecia em que você esteja. Até as pessoas que não tem nenhum cabelo por meio desse tratamento podem conseguir uma aparência natural”, destaca a especialista.

No caso das mulheres, a micropigmentação capilar pode ser feita no local onde apresenta uma queda de cabelo ou em todos os fios. “Após a sessão o cabelo permanece com um aspecto natural, sendo impossível identificar os sinais de queda”, orienta Vanessa. Para muitas pessoas que sofrem de queda ou afinamento do cabelo, a oportunidade de recuperá-lo é um sonho perdido devido ao alto custo de alguns tratamentos.

Quer saber mais?

Confira como a especialista separou, passo a passo, os benefícios dessa técnica que revolucionou o problema da calvície:

1. Quanto tempo dura o tratamento de micropigmentação do couro cabeludo?
A aplicação leva de 1 a 2 horas por sessão  e o processo de cicatrização dura em média 30 dias por região micropigmentada.

2. Como é feito o procedimento?
A técnica requer do uso de agulhas e de pigmentos completamente diferentes. Por meio da agulha, será depositada uma tinta com uma pigmentação da cor do fio de cabelo para camuflar o branco do couro cabeludo, evitando que a queda seja identificada.

3. A micropigmentação estimula o crescimento de mais cabelos na região?
Sim, mas depende muito como funciona o organismo da pessoa. Quando a pessoa fica calva os poros ficam fechados e a micropigmentação auxilia na volta desses poros para que eles sejam abertos.

4. Há contraindicação?
Pessoas que usam marca passo, diabetes, anêmicas acabam necessitando de mais aplicações. Quando a pessoa é portadora de diabete e opta em fazer a técnica ela consegue obter um bom resultado. Caso a diabete não seja tratada, a micropigmentação pode sair muito rápido. O ideal é consultar um médico, se o seu caso for um desses, antes de iniciar o procedimento.

5.  Quais são os resultados da micropigmentação capilar?
Existem dois tipos: quando a pessoa ainda tem fios, nós camuflamos o fundo da cabeça, o que traz um aspecto de preenchimento da região, o resultado fica excelente , super natural, parecendo que a pessoa está com muito mais cabelos. E o outro procedimento é para quem já esta com poucos fios. Neste caso, fazemos o  procedimento que simula a aparência de uma cabeça raspada, o que rejuvenesce o visual e aumenta a autoestima, já na primeira aplicação.

6. O que um profissional precisa ter para fazer essa técnica?
Para fazer essa técnica o profissional deve ter feito o curso de micropigmentação e o avançado de micropigmentação de calvície. A pessoa que só fez o curso de micropigmentação não é habilitada para fazer a técnica para tratar a calvície, pois ela não tem conhecimento onde está localizado os nervos ou como é feita anestesia e nem sabe o design de uma cabeça. Procure o profissional correto para o resultado ser o melhor possível.

Yahoo Brasil
Foto: Thinkstock



Notícias da URCA - Universidade Regional do Cariri - 06/11/2012



II CEURCA debate Sociedade, Políticas Locais e Desenvolvimento Sustentável

O evento terá de forma paralela uma exposição fotográfica, que tem como tema a Gestão do Território, Políticas Locais e Desenvolvimento Sustentável em imagens
Será aberto na noite desta terça-feira, no Salão de Atos da Universidade Regional do Cariri (URCA), o II Colóquio Sociedade, Políticas Locais e Desenvolvimento Sustentável (II CEURCA). A abertura contará com a palestra do Professor Doutor Wilson Cano (Unicamp-SP), sobre Transformações Globais e Dinâmicas Localizadas, repensando a questão regional no Brasil, com a coordenação do Pós-Dr, José Micaelson Lacerda Morais, da URCA. O evento conta com a mostra paralela de artes, com fotografias e filmes, iniciada nesta segunda-feira, dia 5. O II CEURCA é realizado por meio do Departamento de Economia da URCA, e tem como proposta pensar a economia numa perspectiva interdisciplinar, valorizando seu aspecto social, sua contribuição para transformação da sociedade e para construção de novos paradigmas de desenvolvimento. De acordo com a coordenação do evento, a meta é valorizar a perspectiva humana e ambiental. Segundo a professora Valéria Pinheiro, da Comissão Organizadora, pretende-se contribuir para a formação de condutas positivas, baseadas na ética e na solidariedade e para o estímulo a vivências e pesquisas propositivas, principalmente que estimulem e potencializem o desenvolvimento local e regional sustentável. O evento, segundo a professora, traz como desafio o repensar da Gestão do território, políticas locais e desenvolvimento sustentável, através da contribuição de diferentes atores acadêmicos e de intervenção social. O tema também inspira a mostra de fotografias, que está sendo realizada no Salão da Terra, forma paralela, reunindo 42 trabalhos com registros do cotidiano sobre os centros urbanos regionais e as paisagens semiáridas do Brasil. A coletânea está dividida em duas categorias: Comunidade Acadêmica e Público em Geral.

MOSTRA DE FOTOGRAFIAS - Cascalhos de Santana
A exposição tem como curador e idealizador, o fotógrafo Alan Bastos. De forma artesanal, as peças foram criadas a partir da colagem de resíduos de Pedra Santana, descartados na natureza. As fotografias expostas foram escolhidas entre as enviadas para a curadoria da exposição. Dentre as selecionadas, três são as premiadas. Dois fotógrafos recebem, ainda, Menção Honrosa pela trilogia apresentada.

Período da Exposição:
De 05 até 09 de novembro - das 08 horas  às 21h30
Data da Premiação:
09 de novembro – a partir 19 horas

IV Encontro de Debates da Prática Forense começa nesta terça-feira, dia 6, na URCA
O evento terá como culminância a realização de uma ação no dia 9 de novembro, na comunidade do Gesso, em Crato. O Núcleo de Práticas Jurídicas do Curso de Direito, da Universidade Regional do Cariri (URCA), realiza a partir desta terça-feira, até o dia 8 de novembro, o IV Encontro de Debates da Prática Forense, com culminância das atividades no próximo dia 9, com a ação “Direito e Segurança ao Alcance de Todos”, em parceria com o Ronda do Quarteirão (Polícia Militar), e a Defensoria Pública, no intuito de atender com diversos serviços a comunidade do Gesso. Os atendimentos serão realizados na sede do Projeto Nova Vida, no bairro São Miguel, a partir das 8 horas. O evento contará com a participação dos estudantes e professores do Curso de Direito da URCA, dos estágios I,II,III e IV.  Segundo a coordenadora do Núcleo de Práticas Jurídicas, Professora Edineusa Pamplona, o evento tem o intuito de promover uma maior aproximação, troca de experiências e conhecimentos entre os alunos e profissionais da área do Direito. Os debates acontecerão no auditório do Núcleo de Práticas Jurídicas da URCA, e serão abordados temas relacionados à prática cível, penal e trabalhista.
ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

Americanos decidem entre a continuidade com Obama e a mudança com Romney


Continuidade com o presidente democrata Barack Obama ou uma mudança conservadora defendida pelo republicano Mitt Romney: estas são as duas alternativas dos 200 milhões de americanos que devem comparecer às urnas nesta terça-feira. Obama, 51 anos, voltaria a fazer história com uma reeleição, depois de ter sido o primeiro presidente negro eleito, em 2008, e o faria no dia do aniversário de 152 anos da eleição de um de seus ídolos, Abraham Lincoln (1861-1865). Romney, 65 anos, ex-governador de Massachussets (nordeste), tenta impedir o segundo mandato democrata com uma agenda ambiciosa, centrada nos cortes generalizados de impostos e dos gastos públicos, como fez Ronald Reagan (1980-1988).

O suspense começou nesta terça-feira na pequena localidade de Dixville Notch (New Hampshire), que tem apenas 10 eleitores. Eles compareceram ao único local de votação à meia-noite e o resultado demonstrou a polarização do país: um inédito empate, com cinco votos para Obama e cinco para Romney. A votação prossegue durante todo o dia e deve terminar quase 24 horas depois na Costa Oeste.

Romney fará campanha em dois estados, Ohio e Pensilvânia, antes de retornar a Boston para votar. Obama disputará uma partida de basquete e descansará em Chicago, onde votou de maneira antecipada na semana passada, para esperar os resultados. O democrata e o republicano estão praticamente empatados no voto popular, segundo as pesquisas, apontam ambos com algo entre 48 e 49%. O número de indecisos diminuiu e a quantidade de eleitores que votaram com antecedência, quase 30% dos registrados, bateu recorde, o que dá uma ideia do clima da votação, em meio a uma frágil recuperação econômica. Mas a eleição presidencial americana é indireta, com um Colégio Eleitoral de 538 membros, divididos entre os 50 estados da União em função de seu peso demográfico. Para vencer, o candidato precisa de 270 grandes eleitores. Obama conta com uma pequena vantagem, com 201 votos já garantidos em 18 estados a priori solidamente democratas.

Romney tem um caminho mais árduo, com 191 eleitores de 24 estados garantidos, que optam pelo Partido Republicano há décadas, o que explica sua campanha até o último minuto. Obama, que venceu nos 11 estados mais indecisos em 2008, tem uma leve vantagem em boa parte deles, segundo as pesquisas, em particular em Iowa (6 eleitores), Pensilvânia (20), Michigan (16) e Wisconsin (10). Ohio, com 18 eleitores, é considerado pelos analistas o estado que pode inclinar a balança. Romney tem esperanças na Flórida, com 29 eleitores, e Virginia (13). Os americanos também renovam nesta terça-feira a Câmara de Representantes (435 cadeiras) e um terço (33) do Senado. A Câmara está dominada pelos republicanos e o Senado pelos democratas. As pesquisas mostram que a configuração deve permanecer substancialmente igual, com poucas variações. Porto Rico também decide nesta terça-feira se deseja ser um novo estado da União. Além disso, 13 governos estaduais estão em disputa, assim como diversos referendos.

AFP



Estatal ligada ao BB abre concurso para mais de 4.800 vagas


A Cobra Tecnologia, empresa do Banco do Brasil, publicou hoje edital de concurso público que prevê 4.807 oportunidades para cargos de níveis médio, técnico e superior. Das vagas previstas, 11 são para início imediato e 4.796 para formação de cadastro de reserva. Há chances para todos os estados e para o Distrito Federal.

Candidatos de nível médio podem concorrer ao cargo de técnico administrativo, com salário inicial de R$ 1.235,95. O cargo de técnico de operações exige nível médio ou médio/técnico e a remuneração inicial é de R$ 1.460,67. Para graduados, as chances são para os cargos de analista administrativo e analista de operações, com ganhos iniciais R$ 2.471,90 e R$ 3.213,46, respectivamente. Os candidatos aos cargos de analista devem possuir disponibilidade para viagens. A carga horária de trabalho para todos os cargos é de 44 horas semanais.

A seleção será composta por uma prova objetiva com questões sobre Língua Portuguesa, Matemática, Noções de Informática e Língua Inglesa, além de conhecimentos específicos. Haverá ainda duas etapas eliminatórias: entrega de documentos para verificação e exame médico ? pré-admissional. A data provável para aplicação da prova é 20 de janeiro de 2013. Os contratos serão regidos pelo regime celetista. Os aprovados serão contratados ao longo do prazo de validade do concurso, que é de um ano, prorrogável por igual período.

As inscrições para o concurso podem ser feitas a partir da próxima segunda-feira, 5 de novembro, pelo site da organizadora do concurso. O prazo final para a inscrição é dia 4 de dezembro. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 20 e R$ 59.

Por Larissa Alberti | Redação IMP Concursos
Foto: jangadeiro Online

Tudofel: Escutando a maioria silenciosa

Tudofel: Escutando a maioria silenciosa: Tinha acabado de comprar a biografia de Keith Richards – Vida – e ainda estava nas primeiras páginas quando entrei despretensiosament...

Edições Anteriores:

Maio ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31