xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 27/10/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

27 outubro 2012

Tudofel: Carregando um balaio de cultura na cacunda

Tudofel: Carregando um balaio de cultura na cacunda: A música pop brasileira conheceu em 1994 uma agradável novidade, o lançamento do disco Da lama ao caos, da banda recifence Chico Scie...

Chuvas irregulares devem seguir nos próximos dias no Ceará, diz Funceme


Chuva desta sexta-feira (26) ocorreu no litoral e Maciço do Baturité. Precipitação incomum nesta época do ano é causado por vórtice.

As chuvas “fora de época” devem seguir ocorrendo no litoral de Cear nos próximos dias, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Na madrugada e manhã desta sexta-feira choveu em Fortaleza, litorais Leste e Oeste e na região do Maciço do Baturité, no interior do estado.

De acordo com a Funceme, as chuvas nesta época do ano são incomuns no Ceará e ocorrem devido a um “vórtice ciclônico” estacionado sobre a região do Ceará e parte do Nordeste. Ainda de acordo com a Funceme, a posição do vórtice propicia a formação de chuva nos próximos dias.

Caso o vórtice se desloque para o interior do estado, a possibilidade de chuva na região é menor. A chuva desta sexta-feira foi de 11 milímetro na cidade de Pacoti, no Maciço do Baturité, e 15 milímetros em Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza.

Do G1 CE



COMO PIADA VALE - Advogados de José Dirceu querem redução de pena por seu “relevante valor social”


Numa última tentativa de reduzir os danos da condenação por corrupção ativa e formação de quadrilha no processo do mensalão, a defesa do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, pediu aos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) que abaixem sua pena levando em conta seu “relevante valor social” e “compromisso” com o país.

Rememorando uma série de testemunhos de pessoas próximas a Dirceu, entre eles o do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, seus advogados afirmam que sua luta contra a ditadura contribuiu para a redemocratização do país.

Dirceu era o homem forte do presidente Lula e, segundo o entendimento do STF, ele comandou de dentro do Palácio do Planalto o esquema do mensalão, que por meio de recursos públicos e empréstimos fictícios, corrompeu parlamentares para garantir a base de apoio do governo do ex-presidente. A defesa de Dirceu, no entanto, aponta, em memorial enviado na última quarta-feira, que Lula o considera como “um cidadão que lutou pela democratização do Brasil, pagando com o exílio.

Folha.com

SEDE PRÓPRIA DA EDUCAÇÃO DO CRATO SERÁ INAUGURADA EM BREVE


Está na reta final a construção do prédio sede da Secretaria Municipal de Educação do Crato, localizado no Conjunto Habitacional Conviver, situado entre os Bairros da Vila Lobo e o Mirandão. O secretário de educação do município, José Valentim Dantas disse que, com a obra feita, o seu sonho e o da administração do prefeito Samuel Araripe serão realizados pelo fato do órgão deixar de mendigar de prédio em prédio alugado. Ele classifica o prédio como majestoso e imponente e está previsto para ser inaugurado antes do final da administração atual.

Outro investimento na área educacional do município do Crato destacado pelo secretário de educação foi a aquisição de novos ônibus para o transporte escolar. Disse Valentim que, em 2005, primeiro ano de governo do prefeito Samuel Araripe, existiam apenas dois velhos micro ônibus e oito anos depois a atual gestão vai deixar uma frota com 25 novos ônibus e micro ônibus, inclusive alguns adaptados para portadores de deficiência e outros projetados para rodar exclusivamente na zona rural. Segundo o secretário, 12 veículos foram comprados pela prefeitura, 5 doados pelo governo do estado e aguarda a chegada de mais 8, para os quais, o dinheiro já está depositado para o pagamento.

O prefeito Samuel Araripe disse que o professor Valentim Dantas foi um baluarte a frente da Educação do município do Crato durante seus oito anos de governo. Deixa o cargo com uma longa folha de serviços prestados na área educacional. Foi uma de suas escolhas mais acertadas em sua administração, em ter designado Valentim para gerir uma das mais complexas secretarias do município. Em todos os investimentos feitos no setor têm o dedo de Valentim.
Contatos:

Assessoria de Imprensa
Prefeitura Municipal do Crato
Telefone (88) 35217069.

Elevador do Seminário - Pref. Samuel Araripe diz: "É uma das principais obras da cidade" - Por: Ed Alencar


"Eu vejo como uma das principais obras da nossa cidade. Por dois motivos! Em primeiro lugar, pela lei da “ACESSIBILIDADE”, de pessoas que tem dificuldade de locomoção,  teriam a maior facilidade de utilizar o elevador e se deslocar do alto do seminário para o centro da cidade.
 
O segundo motivo, é por conta do “TURISMO”, religioso e não religioso. Em todos os lugares que você chega em Salvador, encontramos sempre um cartão postal do elevador Lacerda, é um ponto de referência e diria até que é um “ICONE” da cidade. Aqui no Crato seriamos a segunda cidade a ter um elevador dessa natureza, que também se tornaria um “ICONE”. Eu tentei por duas vezes, conseguir recursos para implementar aquela obra. A primeira, eu não era prefeito, era o Walter Peixoto, quando nós procuramos o senador Sergio Machado para tentar viabilizar o recurso atravéz do Ministério do Turismo, não conseguimos. A segunda vez, foi quando  em 2005,nós elaboramos o projeto de revitalização da encosta do seminário com a participação do Governo do Estado e do Banco Mundial, um projeto discutido há sete anos e tenho ata de participações de todas as reuniões, tanto aqui como em Fortaleza e tentei junto com o arquiteto Luciano Magalhães defender esta tese, mas infelizmente o Banco mundial, não assimilou aquela obra do elevador.
 
Nós a sociedade organizada, deveremos insistir nessa obra, insistir muito. Algumas pessoas acham que essa seria uma obra deficitária, mas tem que entender que o poder público  ele tem que investir em obra deficitária de alcance social imenso, que é o caso.  O poder público não deve pensar naquela obra, como um equipamento que o poder público vai “GANHAR DINHEIRO”, não podemos pensar assim e sim, no social. Acho que a sociedade do Crato deve  voltar a insistir, para que essa obra seja efetivamente construida."

Pref. Samuel Araripe
Reportagem Ed. Alencar

Clientes da Coelce devem registrar prejuízos causados pelo apagão


Pessoas devem ligar nos próximos dias devido congestionamento. Se for confirmado dano, a empresa fará o ressarcimento.

Clientes da Companhia Energética do Ceará (Coelce) que tiveram equipamentos queimados com apagão da madrugada desta sexta-feira (26) devem registrar a perda. O presidente da Coelce, Abel Rochinha, aconselhou as pessoas ligarem só daqui dois dias devido ao congestionamento na linha da companhia e garantiu que se for comprovado tecnicamente o dano, a empresa irá fazer o ressarcimento. “As pessoas devem ligar para nossa central de atendimento, não nesta sexta-feira (26), pois o atendimento está super carregado. O ideal é ligar daqui um ou dois dias. O correto é telefonar para nossa central de atendimento. Nossos atendentes tem todo o roteiro direito, e sabem como proceder, de forma que as pessoas possam ser atendidas, levantar suas questões, e dai fazemos nossa análise para poder fazer o ressarcimento”, afirmou.
Apagão
Um apagão atingiu o Ceará na madrugada desta sexta-feira (26). Segundo a Companhia de Energia Elétrica do Ceará (Coelce), empresa distribuidora de energia no estado, houve um problema no sistema interligado nacional que afetou todo o Nordeste.
saiba mais 

A companhia diz que ainda não se sabe o que provocou e onde ocorreu o apagão, mas as equipes da concessionária estão trabalhando para restabelecer a energia no Ceará. Em Fortaleza, o blecaute ocorreu por volta das 23h15. Em Fortaleza, moradores dos bairros Messejana, Benfica, Jardim Iracema, Barra do Ceará, Fátima, Aldeota, Meireles já relataram a queda de energia, além de moradores de outras cidades do estado como Crato, Juazeiro do Norte, Sobral e Maracanaú. É a segunda vez nos últimos 35 dias que ocorre um apagão na região Nordeste. Em 22 de setembro, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional um problema nas interligações Sudeste - Norte e Sudeste - Nordeste, atingiu o fornecimento de energia elétrica em parte da região Nordeste do país.

G1



Ministério Público requer demissão de servidores do SAAE de Iguatu


O Ministério Público do Estado do Ceará [MPCE], através dos promotores de Justiça, Francisco das Chagas da Silva, Aureliano Rebouças Júnior e Gustavo Camacho Meira Sousa, ajuizou, recentemente, uma ação civil pública por ato de improbidade administrativa.

A medida foi contra o superintendente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto [SAAE] de Iguatu, com pedido liminar consistente na demissão de todos os funcionários contratados irregularmente.

O SAAE também deverá se abster de contratar servidor temporário para prestar serviço ao Município, sob pena de multa diária no valor de R$ 5.000,00, e, ainda, obrigar a Autarquia Municipal a realizar concurso público no prazo máximo de 90 dias.

Conforme os representantes do MP, foram contratados temporariamente, sem concurso público ou processo seletivo simplificado, 42 funcionários há vários anos para desempenharem as funções de auxiliar de serviços gerais e administrativo, violando, consequentemente, o disposto no artigo 37, II, da CF/88, que exige a realização de concurso para investidura em cargo ou emprego público.

 Fazendo-se um comparativo entre a quantidade de servidores efetivos concursados, vinculados ao quadro funcional da Autarquia Municipal [SAEE] e os contratados temporariamente, os promotores de Justiça constataram o número excessivo de pessoas contratadas temporariamente em situação ilegal e precária. Deste modo, o total de concursados são 54, com base na folha de pagamento do ano de 2012, enquanto os contratados temporariamente somam o total de 42, correspondendo a 77% da quantidade de efetivos.
 
Assessoria de Comunicação do MPCE ( Yuri Guedes )


Cagece apresenta projetos no valor de R$ 132 milhões


A Cagece inscreveu novos projetos visando à seleção de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento 2 [PAC 2].

Os projetos cadastrados, se selecionados, viabilizarão investimentos de R$ 132.388.267,08 [cento e trinta e dois milhões de reais] em sistemas de água e esgoto de Fortaleza e do Interior, atendendo cerca de 31 mil ligações prediais. A seleção será feita pelo Ministério das Cidades [MCidades] e os recursos são originados do Orçamento Geral da União [OGU], vinculados ao PAC2. O MCidades fará o enquadramento e a análise das propostas para em seguida divulgar uma pré-seleção.

Em seguida, os proponentes apresentarão cada projeto pré-selecionado diretamente aos técnicos do Ministério, para aprofundamento da análise e posterior seleção dos projetos. Em Fortaleza, os projetos contemplam ampliações do sistema de esgotamento sanitário na comunidade do Planalto Palmeira, no entorno da Lagoa do Opaia, no Conjunto São Cristóvão, na sub-bacia do Rio Siqueira SE 1 e nas sub-bacias do Rio Cocó CD 1, CD 2 e CD3.

A ampliação de rede de esgoto nas sub-bacias CD 1, CD 2 e CD 3 prevê um recurso de R$ 65,9 milhões. Já a obra da SE 1 necessita de R$ 26,6 milhões. No conjunto habitacional São Cristóvão, a Companhia pleiteia R$ 14,8 milhões. Na Lagoa do Opaia, a obra de esgoto está orçada em R$ 2,6 milhões. Enquanto no Planalto Palmeira, o valor será de R$ 1,2 milhão.

RECURSOS PARA O INTERIOR - A Cagece prevê contemplar o distrito de Taíba em São Gonçalo do Amarante com a ampliação do abastecimento de água, Cascavel com uma nova estação de água e a sede de Caucaia com a ampliação do sistema de água. O distrito de Taíba, caso o projeto seja contemplado, será beneficiado com uma obra de R$ 11,7 milhões. Para Cascavel, está previsto um valor de R$ 5,4 milhões e, para Caucaia, R$ 4,1 milhões.

* Com informações da Assessoria de Imprensa da Cagece
Via Yuri Guedes


Demutran faz modificações no trânsito de Juazeiro


Com o intuito de chamar a atenção dos motoristas para respeito aos pedestres, faixas são pintadas

Algumas faixas de pedestres foram pintadas de vermelho para chamar a atenção dos motoristas quanto à segurança de quem atravessa a rua FOTO: YAÇANA NEPONUCENA

Juazeiro do Norte, Para chamar a atenção sobre o respeito e existência das faixas de pedestres nas vias de Juazeiro do Norte, o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran) está fazendo modificações nas pinturas das sinalizações viárias. Baseado em um modelo que vem dando certo nas capitais, em alguns pontos estratégicos, como a entrada da cidade, nas proximidades do Cariri Garden Shopping, o órgão mudou a cor de fundo do local de passagem das pessoas que andam a pé, que agora é vermelho.

Na área central do município, o reavivamento da cor original das faixas, que é branca, vem acontecendo de forma progressiva. Na parte das indicações luminosas, um semáforo será implantado na Avenida Virgílio Távora, no cruzamento com a Humberto Bezerra. No local, passagem de veículos e transeuntes tem gerado transtornos. A expectativa é que, até a próxima semana, o problema seja solucionado. Para o período da realização da Romaria de Finados, que é a maior do ano e ocorre entre os dias 28 de outubro a 2 de novembro, o esquema de organização do trânsito será intensificado. Ao todo, 90 agentes do Demutran, divididos em equipes atuantes em três turnos, estarão presentes nas ruas. Na madrugada, haverá plantão para atender às eventuais ocorrências. No Bairro Franciscanos, onde está o Santuário de mesmo nome, um grupo de fiscais fará a verificação dos veículos que passarem pelo local. 500 mil pessoas deverão visitar a cidade neste dias. Os pontos de maior movimentação de romeiros são a Basílica Menor de Nossa Senhora das Dores, a Igreja dos Salesianos, Capela do Socorro, onde está túmulo do Padre Cícero, e Horto.

De acordo com a autarquia municipal de trânsito, durante o evento, o percentual de automóveis circulando pela cidade aumenta em cerca de 30%, sendo a maioria veículos de grande porte. Somente ônibus estima-se que, até a próxima sexta-feira, cheguem 800. Com relação à quantidade de caminhões pau de arara, que frequentemente transportam romeiros, tem diminuído nos últimos anos. Entretanto, ainda é possível encontrá-los em número significativo. Apesar de ser irregular, na cidade, este tipo de condução é autorizado pelos órgãos reguladores do trânsito só quando há romarias. Porém, para incentivar a utilização de meios mais seguros, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), em parceria com a Policia Rodoviária Estadual (PRE) e Demutran estão realizando campanhas de orientação sobre a temática. Até agora, segundo o órgão municipal, nas imediações de Juazeiro do Norte, não foi registrado nenhum acidente envolvendo esses carros.

Geralmente, os períodos de romarias causam transtornos no trânsito, principalmente no Centro da cidade. Devido à grande concentração de turistas e intensa passagem de veículos, nas adjacências da Praça Padre Cícero estão os principais entraves para órgãos reguladores. Outro problema é o fluxo de pedestres, que se espalha pelas vias de rolamento, atrapalhando a passagem dos carros e motos. Além de ocasionar a lentidão. Neste sentido, o Demutran, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), tem procurado desobstruir as calçadas para que eles possam circular com segurança. Segundo o órgão, apesar da falta de infraestrutura adequada, a incidência de acidentes é considerada mínima se comparada à quantidade de pessoas que andam a pé.

Estratégia

Para a regularizar o fluxo de veículos e evitar congestionamentos durante a Romaria de Finados, principalmente nos horários de pico, entre as 8 e 9 horas; 11h30 e 13 horas; e de 17h30 às 18h30, será montado uma estratégia especial. Em pontos determinados haverá agentes do Demutran orientando os motoristas. De acordo com diretor geral do órgão, Emmanuel Pedreira, o objetivo da ação é evitar os engarrafamentos que constantemente acontecem em outras romarias. "A gente pede que as pessoas residentes na cidade procurem vias alternativas para irem aos seus locais de trabalho, passeio ou retorno as suas residências. Só assim poderemos evitar os transtornos e ofereceremos espaço para os romeiros", revela.

Mais informações:

Departamento Municipal de Trânsito (Demutran)
Endereço: Rua Beata Maria de Araújo- S/N, Bairro: Romeirão
Telefone: (88) 3571.5826

YAÇANÃ NEPONUCENA
Repórter do Diário do Nordeste


Edições Anteriores:

Setembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30