xmlns:fb='http://www.facebook.com/2008/fbml' xmlns:og="http://opengraphprotocol.org/schema/"> 22/10/2012 | Blog do Crato
.

VÍDEO - CONVERSA FRANCA - O DESCASO NO CRATO - Dihelson Mendonça ( 30-11-2017 ).
Estamos de volta com as transmissões da TV Chapada do Araripe ( E agora, com alguns programas ao vivo ). Serão vários programas abordando temas diversos, como a realidade da nossa região, do Ceará e do mundo; Programas científicos, atualidade, entrevistas, e transmissão de eventos ao vivo. ( Veja o vídeo e compartilhe ). www.tvchapadadoararipe.com



Comunidade Cratense no Facebook - Mais de 25.000 seguidores. Clique em Curtir e adicione a sua Foto !

22 outubro 2012

Ler mais - Por: Emerson Monteiro


Das coisas que desenvolvem a alma, o ato de ler se destaca com amplas vantagens. Pois isto amplia o universo da compreensão e acelera a formulação do pensamento, nas diversas circunstâncias do viver. Após a aquisição da habilidade da escrita, o estudante crescerá à proporção em que aplicar seus momentos na mineração dos textos, para preencher vazios de raciocínio quantos aos diversos temas de que necessita.

Quem pretende adquirir maior capacidade de comunicação, na fala ou na escrita, deve ler com fervor. Através da leitura, chega o conhecimento de palavras novas, da regras gramaticais, do discurso. Andar pelos conteúdos elaborados por outros significa navegar mares e penetrar florestas até então desconhecidos. Com isso, a fluência mais cedo ou mais tarde apresentará suas virtudes e proporcionará sabores deliciosos ao sentido da busca interior.

O progresso acelerou e consolidou-se à medida que as nações adotaram os méritos da escrita. Daí o divisor entre povos iletrados e letrados no decorrer da história da raça humana. Numa comparação atualizada, a revolução ocasionada pela invenção da escrita equivale à adoção verificada, nestes recentes quinze anos, do uso do computador doméstico, que impulsiona reviravolta mental jamais prevista pelos férteis visionários do passado.

No entanto em cima disto cabem algumas considerações. Ainda que pareça contraditório, existem criaturas que sabem ler e não lêem. Os chamados analfabetos estruturais. Chegaram com sede ao pé do pote e não estendem os braços e pegam o copo para beber água pura, tais crianças que se esquecem de movimentar os brinquedos ganhos com alegria. Passam fome diante dos pomares da cultura, quais inocentes em si desavisados.

O escritor Moacyr Scliar disse que a leitura deveria ser tratada como uma questão de saúde pública, porquanto abre os horizontes e disponibiliza um leque de possibilidades, de compreensão do mundo. Com isso concluímos a dizer que sabe com todas as letras o valor da boa leitura quem sempre exercita este penhor, adquirido com sacrifício no instante da alfabetização, sonho de todos e real concretização de poucos.

Por: Emerson Monteiro
 

Tudofel: Lerfa Mu no estúdio (cadê Lupeu?)

Tudofel: Lerfa Mu no estúdio (cadê Lupeu?): Nosso alojamento na Apeoc ficava no terceiro e último andar. Nesse pavimento, na verdade, havia um único quarto, aquele onde estávamo...

Ministério Público solicita à Prefeitura do Crato que dê posse aos concursados


Prefeitura dará posse aos concursados

A informação é um bem precioso da sociedade. A assessoria de Imprensa da PMC parece que anda "dormindo no ponto" há pelo menos 10 dias, pois uma informação dessa importância já deveria ter sido amplamente divulgada na imprensa, pois a população precisa saber, e até para evitar os "famosos" mal-entendidos quanto à questão das demissões e a posse dos novos concursados.

O Ministério Público solicitou à prefeitura do Crato que DÊ POSSE aos aprovados no último concurso realizado, e para isto é necessário que sejam desligados dos cargos públicos aqueles que tinham apenas contratos temporários ( E inclusive prazo para sair ) a fim de que possam retornar pelas vias legais do concurso realizado. Serão empossados mais de 300 concursados, muitos deles, que já pertenciam ao quadro de funcionários do município, que agora irão garantir a sua estabilidade no trabalho. 

SALÁRIO DOS MÉDICOS DO PSF - Por quê o Atraso ?

Os médicos do PSF são pagos com verbas federais, pois o Programa de Saúde Familiar é um projeto do Governo Federal. Há 3 meses, o município do Crato não recebe os repasses do PSF. Para não deixar a classe médica sem o seu devido pagamento, o próprio município estava arcando há 3 meses com o atraso, pagando para receber depois. Neste mês, o repasse atrasou novamente, e pelo déficit de mais de 100 mil reais pela queda de 30% num dos repasses que compõe o total do FPM, a prefeitura resolveu esperar pelo repasse federal, que já foi sinalizado por Brasília como sendo creditado ainda nesta semana que se inicia. Portanto, a informação que obtive no gabinete do prefeito no fim-de-semana, é de que os médicos do PSF deverão ser pagos ainda nesta semana, tendo um atraso de apenas 8 dias na data em que deveriam ser normalmente pagos.

O.B.S - Essas informações foram colhidas em conversas com o Sr. prefeito, com o Secretário de Administração Christiano Siebra e com o Secretário de Finanças Olímpio Arraes. Seria muito bom se a própria Assessoria de Imprensa do Município pudesse se pronunciar, a fim de esclarecer em mais detalhes e com a documentação em mãos de que dispõe, pois a população precisa de notícias, e não pode ficar à mercê de boatos e da desinformação. Esta notinha de rodapé não tem o caráter oficial da assessoria de imprensa do município, mas como repórter independente, e vendo que a população necessita, resolvi informar dentro daquilo de que tenho conhecimento e acesso diretamente do gabinete do Sr. Prefeito Municipal.

Dihelson Mendonça
Com informações do Gabinete do Prefeito Samuel Araripe - PMC.
www.blogdocrato.com
Foto meramente ilustrativa - mundodastribos.com



Notícias da URCA - Univesidade Regional do Cariri - Dia 22/10/2012


Reitora se reúne com prefeito eleito do Crato e debate parcerias

A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, e o prefeito eleito do Crato, Ronaldo Matos, estiveram reunidos, no Gabinete da Instituição de Ensino Superior, na última quarta-feira, no intuito de debater parcerias futuras da Universidade com o Município, no desenvolvimento de projetos. Na ocasião, estiveram presentes o Vice-Reitor, Professor Patrício Melo, além de Pró-Reitores da URCA, e o vereador eleito Luiz Carlos, dentre outros participantes. A Reitora fez uma breve apresentação da Universidade, os seus diversos projetos, dentro da ampla área de atuação regional, e principalmente sua importância para a cidade do Crato, cidade-sede da reitoria, nos aspectos econômico, social e educacional. Ela destacou as políticas relacionadas à educação básica, no que diz respeito à inserção da URCA, com a maioria dos seus cursos voltados para licenciaturas. O meio ambiente, por meio do Geopark Araripe, foi outro projeto de destaque apresentado no encontro, de quase duas horas. O Crato é a cidade que conquistou a sede administrativa do projeto.
URCA presente no 51º Fórum Nacional de Reitores, em Florianópolis

A Reitora da Universidade Regional do Cariri (URCA), Professora Otonite Cortez, participou do 51º Fórum Nacional de Reitores, aberto no último dia 17, em Florianópolis. O evento foi uma realização da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) em parceria com a Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM). O tema do evento tratou sobre a regulamentação do financiamento federal para as universidades estaduais e municipais. A abertura oficial do Fórum ocorreu no Mar de Canasvieiras Hotel & Eventos, que sediou o evento. Estiveram presentes reitores, vice-reitores e profissionais das universidades filiadas, além de representantes governamentais que possuem relação direta com o ensino superior do país.

Congresso de Turismo dos Campos Gerais tem participação do Geopark Araripe

O Vice-Reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA), professor Patrício Melo, esteve participando da primeira edição do Congresso de Turismo dos Campos Gerais, no Paraná, realizado na semana que passou. A programação começou na segunda-feira (15), numa promoção do Departamento de Turismo da UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa). O evento foi encerrado na sexta-feira, com a realização de uma mesa redonda, com a participação do Vice-Reitor, realizado uma abordagem sobre o projeto do Geopark Araripe. O objetivo do evento foi promover a divulgação e discussão do tema no meio acadêmico, profissional e de pesquisa. Propiciou, também, o esclarecimento sobre o tema aos atores envolvidos e à sociedade. Destacando o tema “Turismo e Áreas Naturais”, o congresso abriu espaço para a reflexão sobre o papel da proposta do turismo em áreas naturais e sua influência na região dos Campos Gerais. Também foi destacada a multidisciplinaridade e interdisciplinaridade, com enfoque nas peculiaridades regionais.

A Semana de Estudos Turísticos (Sestur) foi o principal evento técnico-científico de turismo da região dos Campos Gerais, de 1999 a 2011. Foram 12 edições da semana promovidas pelo Departamento de Turismo. Em 2012, a semana transformou-se no I Congresso de Turismo dos Campos Gerais. A iniciativa integra a disciplina Organização de Eventos do curso de Turismo da UEPG. O evento é organizado pelos professores do Departamento de Turismo, contando com a participação dos acadêmicos do segundo ano. A Mesa Redonda teve como moderador professor doutor Gilson Burigo Guimarães, com os temas relacionados sobre o Geopark Araripe (CE), como o Professor Patrício Pereira Melo, também o Professor Afrânio José Soriano, do Geopark Bodoquena, no Pantanal (MS), e o Geopark Naturtejo (Portugal), com Carlos Miguel Neto de Carvalho. 

ASSESSORIA DE IMPRENSA
UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI - URCA
www.urca.br - Contato 88 8812.5525/3102.1213

Ceará garante o 9º lugar no quadro de medalhas das Paralimpíadas Escolares


As disputas das Paralimpíadas Escolares foi um verdadeiro sucesso para os paraatletas cearenses. A atleta Ana Raquel Freire, no finalzinho das disputas da Natação, conquistou mais duas medalhas. Ouro nos 100m livres e bronze nos 100m costa. Com esses dois resultados, o Ceará ficou em 1º lugar do Nordeste na classificação.  Nossos heróis, com 40 medalhas, sendo 20 de ouro, 8 de prata e 12 de bronze, conseguiram chegar ao 9º lugar no quadro de medalhas. 

Os bons frutos colhidos pelos guerreiros cearenses, 40 medalhas, foi superior ao ano passado, quando os paraatletas conquistaram 32 medalhas no total. Um dos destaques da competição nacional em 2012 foi a atleta da Natação Rochelle da Silva, que garantiu a medalha de ouro nos 50m livres classe B S10 e ainda bateu o recorde brasileiro com 31s71. No Atletismo, Maria Pamela ganhou três medalhas de ouro no salto em distância, nos 100 e nos 400m. Já o mesa-tenista Lucas Dourado ganhou a prata e ainda participou do Projeto de Detecção de Talentos do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para os Jogos Panamericanos Juvenil 2013 em Buenos Aires.

Paralimpíadas Escolares

Considerada a maior competição mundial para atletas com deficiência em fase estudantil, as Paralimpíadas Escolares, organizadas pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), promovem a inclusão social, a saúde, além de ser um grande celeiro de atletas que encontram no esporte uma forma de exercer sua cidadania. Os participantes são alunos com deficiência física, visual ou intelectual, com faixa etária entre 12 e 19 anos, matriculados em escolas do ensino fundamental, médio ou especial.
 
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado
Foto ilustrativa: Site Noticias de Floriano

Mercado financeiro prevê nova alta da inflação


A projeção de analistas do mercado financeiro para a inflação este ano continua em alta. A estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu pela 15ª vez consecutiva, ao passar de 5,43% para 5,44%. Para 2013, a projeção foi mantida em 5,42%.

Cabe ao Banco Central (BC) perseguir a meta de inflação que tem como centro 4,5% e margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Ou seja, as projeções do mercado financeiro estão acima do centro da meta, mas abaixo do limite superior de 6,5%. Um dos instrumentos usados pelo BC para influenciar a atividade econômica e calibrar os preços é a taxa básica de juros, a Selic, que na avaliação dos analistas, deve encerrar 2012 no atual patamar (7,25% ao ano).

A pesquisa do BC, realizada com analistas financeiros, traduz a expectativa deles sobre os rumos da economia. É divulgada toda segunda-feira por meio do Boletim Focus. O boletim desta segunda-feira (22) traz estimativa para a inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que foi ajustada de 4,48% para 4,56%, este ano, e de 4,91% para 4,83%, em 2013.

A expectativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi ajustada de 8,8% para 8,45% em 2012. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a alteração foi de 8,49% para 8,37% neste ano.
 
Agência Brasil

IMPERDÍVEL - Em Crato - O FANTÁSTICO CIRCO-TEATRO DE UM HOMEM SÓ - Com Heinz Limaverde


Respeitável público! - Dia 12 de Novembro tem espetáculo sim Senhor !

Sucesso de crítica e público em Porto Alegre, Rio, São Paulo, Brasília, Cuiabá, dentre outras cidades, "O fantástico circo-teatro de um homem só" será apresentado em Cato-CE no dia 12 de novembro no teatro do SESC. O espetáculo tem como ator o Cratense Heinz Limaverde, residente há muitos anos em Porto Alegre-RS. 







O mágico, a mulher-barbada, o cantor, o palhaço, o saltimbanco, o arlequim, o bufão e o vagabundo: todos os personagens do imaginário circense ganham vida na pele do premiado ator Heinz Limaverde na apresentação.
Senhoras e senhores, o espetáculo vai começar!!! Preparem seus corações, abram a mente, relaxem o corpo e aqueçam os músculos da imaginação…Saltimbancos e palhaços, o seu destino escreve a beleza e a precariedade da aventura criadora… a ironia da existência sobre seu nariz.


Segundo Ana Munari, escritora, doutora em letras pela PCURS. Porto Alegre RS:

"...O fantástico circo-teatro de um homem só. Uma das frases do release diz: O prazer da escuta. E é isso mesmo: a gente, mais do que assiste, escuta uma história, que o Heinz-artista-personagem-narrador conta para gente, vestindo-se dos personagens e dele mesmo – ou dos personagens que ele fora – e fazendo a gente acreditar que é tudo verdade. O Heinz é um artista tão completo que tudo que ele tem leva consigo. Pois não é que ele me fez acreditar na sua história, do menino nascido no Crato, menino diferente – alto e de tez clara – e de nome diferente – Heinz – para a terra do Ceará.  Um menino tão diferente que queria ser artista. Ser artista, na narrativa de Heinz, significa voltar ao Crato e àquele menino, olhar tudo com olhos de poeta e transformar as pedras do caminho em arte.Só que a verdade escondida na ficção nunca é simples, nunca se entrega assim fácil – quando é arte mesmo, se esconde e engana o espectador – então às vezes o Heinz é negro, às vezes é uma vedete do teatro de revista, às vezes é a mulher barbada. Mas não é só de personagem que o Heinz veste e se reveste, é de experiência vivida, é sob a lona do circo – que depois abriga o palhaço de cara limpa, varredor do picadeiro.

O homem só – e seu fantástico elenco – abre o baú de si mesmo, de onde tira as fantasias que usou para enganar a solidão de menino artista. Se aplausos falassem palavras, diriam a Heinz que ele não está sozinho: a gente entende direitinho do que ele está falando. Feliz do artista que pode fazer arte de si mesmo e puxar a linha da história no baú da sua vida, lá, onde ele guarda as gentes que ele habita no palco. 

Espetáculo da Cia Rústica de Teatro, dirigido por Patrícia Fagundes. Com Heinz Limaverde e “grande elenco”.

Solo de Heinz Limaverde.
Direção de Patrícia Fagundes.
Dramaturgia dos dois.     
Teatro do SESC, dia 12 de novembro 20:00hs.

Nota do Editor: Faço questão de convocar o público cratense a prestigiar este espetáculo que é sucesso de público e de crítica em todo o país e muito nos orgulha, pelo cratense Heinz Limaverde, que inclusive é filho de outro grande talento, o nosso amigo professor de inglês JAIRO STARKEY. Vamos todos ao teatro do SESC Dia 12 de novembro. E vai ter entrevista sim senhor !

Por: Dihelson Mendonça
www.blogdocrato.com



Blog do Crato parabeniza Ana Paula Nogueira



 

Presença marcante de uma Cratense no programa "ídolos 2012", da Rede Record, interpretando Luiz Gonzaga. Mais uma cratense brilhando lá fora, que merece todo o nosso apoio e torcida. Parabéns, Ana Paula. A vida é sempre pra frente. Sua carreira está brilhantemente decolada, agora é manter o pique e procurar novos horizontes. Sucesso. Sempre. Sempre!

Dihelson Mendonça
Administrador do Blog do Crato
Há 7 Anos, o Crato na Internet
www.blogdocrato.com

Papa canoniza sete novos santos



Cidade do Vaticano, 21 out (EFE).- Diante de milhares de pessoas que acompanhavam a missa realizada na Praça São Pedro, o papa Bento XVI proclamou neste domingo sete novos santos

Os novos santos são a espanhola Maria do Carmen Sallés e Barangueras (1948-1911), fundadora da ordem Religiosas Concepcionistas; a freira alemã María Anna Aposte (1838-1918), da Terceira Ordem de São Francisco de Siracusa de Nova York, conhecida como Madre Mariana de Molokai; a leiga Catalina Tekakwitha (1656-1680), filha de dois índios americanos, e a também leiga alemã Anna Schaffer (1882-1925). 

Também foram canonizados o jesuíta francês Jaime Berthieu (1838-1896), o leigo e mártir filipino Pedro Calungsod (1654-1672) e o sacerdote italiano Giovanni Battista Piamarta (1841-1913), fundador da Congregação da Sagrada Família de Nazaré e das Irmãs Humildes Servas do Senhor. Cerca de 50 mil pessoas acompanharam a missa. A canonização dos sete foi pedida pelo cardeal Angelo Amato, prefeito regional da Congregação das Causas dos Santos. Em seus quase oito anos de Pontificado, Bento XVI já proclamou 44 santos e mais de 600 beatos. 

EFE

STF deve decidir esta segunda sobre formação de quadrilha do mensalão


Após quase três meses, o Supremo Tribunal Federal (STF) deve terminar nesta semana o julgamento do processo de mensalão. Os ministros do STF retomam nesta segunda-feira (22) a análise sobre a acusação de formação de quadrilha. Na sessão, oito ministros que ainda não votaram sobre este tópico se verão diante de uma divergência aberta na semana passada entre o relator e o revisor da ação penal.

A denúncia do Ministério Público (MP) aponta uma quadrilha formada por 13 réus com o objetivo de comandar e operar o esquema voltado para a compra de apoio político no Congresso durante o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Essa é uma das partes mais simbólicas do julgamento, que deverá culminar com a condenação do ex-ministro José Dirceu por formação de quadrilha.

De acordo com a denúncia do MP, integrariam o grupo réus de três núcleos. O primeiro, político, teria a participação do ex-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares. O segundo, pelo publicitário, Marcos Valério, seus dois sócios Ramon Hollerbach e Cristiano Paz, seu advogado Rogério Tolentino e as funcionárias Simone Vasconcelos e Geiza Dias. O terceiro núcleo, financeiro, teria a participação da dona do Banco Rural, Kátia Rabello, os ex-dirigentes José Roberto Salgado, Vinícius Samarane e Ayanna Tenório.

Na sessão desta segunda, a tendência é que o voto do relator Joaquim Barbosa sobre formação de quadrilha seja acompanhado pela maioria dos ministros do STF. Barbosa condenou 11 dos 13 réus. Já ministro revisor Ricardo Lewandowski absolveu todos os acusados. O voto de Barbosa deverá ser acompanhado por seis ministros do STF.

A expectativa no tribunal é de que a rodada de votação se encerre ainda esta segunda. Se isso se concretizar, deve começar na terça o cálculo das penas para os condenados, última fase do julgamento.

Yahoo Notícias
Foto: Estadão


Em Fortaleza, vereadores recebem o 14º salário mais alto do Brasil


Os vereadores de Fortaleza têm o 14º maior salário na comparação com as 26 capitais do Brasil. Segundo um levantamento realizado pelo G1, o salário mais alto é o dos vereadores do Rio de Janeiro e o mais baixo é o dos parlamentares de Rio Branco.

Na Capital cearense, o vereador tem seus subsídios somados em R$ 9.288,04 neste ano. Já em 2013, com a aprovação da alta do salário, os vereadores eleitos para a próxima legislatura receberão mensalmente R$ 11.888,64. Além do salário, os parlamentares de Fortaleza também têm direito a verba de desempenho parlamentar no valor de R$ 12 mil, que poderá ser gasto com despesas de transporte, comunicação, entre outras ações; a verba de assessoria no valor de R$ 33.450 e a parcela do 13º salário.

Segundo a lei, o valor máximo dos subsídios dos vereadores corresponde ao salário dos deputados estaduais. Nas cidades com mais de 500 mil habitantes o valor não pode ultrapassar 75% do subsídio dos deputados estaduais.

G1

Juazeiro ganha Prêmio Jabuti


A Câmara Brasileira do Livro (CBL) anunciou os vencedores de cada uma das 29 categorias do 54º Prêmio Jabuti, que elege os melhores livros lançados em 2011. O vencedor na categoria romance “Contos e Crônicas” foi o juazeirense  Sidney Rocha que concorreu com seu livro "O Destino das Metáforas",  publicado pela Editora Iluminuras. Este prêmio é uma espécie de Oscar da Literatura Brasileira e Sidney é o primeiro juazeirense a conquistá-lo.  

Na final, bateu duas celebridades das letras brasileiras: Dalton Trevisan, que ficou com o segundo lugar com O anão e a ninfeta (Editora Record); e Sérgio Sant´Anna, autor de O livro de Praga (Cia. das Letras), que terminou a disputa em terceiro lugar. Sidney é editor e escritor, vive entre São Paulo, Recife e Brasília. Ele é autor também de outro livro de contos, intitulado Matriuska,  que vem atraindo a atenção pela qualidade e originalidade. Matriuska foi depois transformado em filme, com o mesmo título, dirigido por Pablo Polo e filmado todo no Recife.
“Costumo dizer que, em literatura, tudo é pensado. O sonho mesmo, no ponto de vista da construção onírica, já é um produto elaborado. Nada está simplesmente posto. Quem imagina diferente, que largue o ofício imediatamente. Melhor: nem comece. Detesto quando se referem ao ato de escrever como inspiração ou mediunidade ou zen-budismo ultramoderno. Detesto romantismos. Um escritor não pode ser ingênuo a este ponto porque não há leitor ingênuo de jeito nenhum. Eu mesmo, como leitor, não seguiria uma leitura onde não visse um plano, uma intenção de quem escreve. Ler algo assim é como essa tolice de seguir pessoas no twitter: Uma perda de tempo.”, disse Sidney em entrevista recente a http://www.verbo21.com.br

Via BLOG DO JUAONLINE de Daniel Walker
Rede Blogs do Ceará - ( um abração, Daniel ! )




Edições Anteriores:

Dezembro ( 2017 ):

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 30